Vous êtes sur la page 1sur 6

Manual de utilizao do MSCSim v.1.

Indice Introduo ..................................................................................................................... 3 Ambiente de Simulao ................................................................................................ 3 Menu superior ...................................................................................................... 3 Menu de acesso rpido ......................................................................................... 4 Simulao ..................................................................................................................... 4 Configuraes ...................................................................................................... 4 Memory Trace ...................................................................................................... 5 Iniciando a simulao ........................................................................................... 5 Recursos da simulao ......................................................................................... 5 Instalao ...................................................................................................................... 6 Autores .......................................................................................................................... 6 Dvidas.......................................................................................................................... 6

Introduo
O MSCSim (Multilevel and Split Cache Simulator) uma ferramenta de simulao de memria cache unificada, separadas e/ou com mltiplos nveis e memria virtual para fins de pesquisa e didticos. O MSCSim tem como objetivo ser um aliado do professor no ensino, do aluno no aprendizado e facilitar a pesquisa das diversas estruturas da hierarquia de memrias, buscando sempre ampliar o raciocnio investigativo e crtico em relao aos resultados obtidos durante as simulaes. A ferramenta no deixou de lado a estabilidade, robustez, independncia de plataforma, clareza e riqueza de contedo.

Ambiente de Simulao
O ambiente de simulao (figura 1) e composto por uma tela principal que possui um menu (superior) e um menu de acesso rpido (esquerda).

Figura 1. Viso geral do ambiente de simulao.

Menu Superior O menu superior dividido em cinco categorias: Simulador, Configuraes, Memory Trace, Animao e Ajuda. Abaixo (tabela 1) se encontra de forma resumida a funcionalidade de cada submenu de cada categoria. Menu Simulador Configuraes Submenu Simular Sair Tipo Configuraes Salvar Abrir Memory Trace Criar Descrio Inicia a simulao. Fecha o ambiente de simulao. Configura o tipo de simulao. Configura os parmetros da estrutura a ser simulada. Salva as configuraes em um arquivo no formato xml. Carrega as configuraes de um arquivo xml. Cria um arquivo de memory trace (extenso .mtr).

Animao

TLB Hit -> Cache Hit TLB Hit -> Cache Miss TLB Miss -> Page Fault TLB Miss -> Page Hit -> Cache Hit TLB Miss -> Page Hit -> Cache Miss

Ajuda

Sobre Ajuda Menu de Acesso Rpido

Exibe animao de uma hierarquia de memrias onde acontea TLB Hit e Cache Hit. Exibe animao de uma hierarquia de memrias onde acontea TLB Hit e Cache Miss. Exibe animao de uma hierarquia de memrias onde acontea TLB Miss e Page Fault Exibe animao de uma hierarquia de memrias onde acontea TLB Miss, Page Hit e Cache Hit Exibe animao de uma hierarquia de memrias onde acontea TLB Miss, Page Hit e Cache Miss Exibe informaes sobre os autores do MSCSim. Carrega o arquivo de ajuda.

Tabela 1. Funcionalidades encontradas no menu superior.

O menu de acesso rpido exibe os ltimos arquivos de configuraes (arquivos salvos no formato xml) e memory trace (arquivos salvos no formato mtr) carregados, disponibilizando-os para futuras simulaes. Ao carregar o ambiente realizada uma validao em cada arquivo do menu para verificar a sua existncia, caso no exista ele retirado do menu.

Simulao
Atravs de uma configurao feita manualmente ou por um arquivo de configuraes (.xml) gerado pelo simulador, juntamente com a leitura de um memory trace (.mtr), inicia-se a simulao. A seguir sero explicados cada passo necessrio para a realizao de uma simulao e em seguida todas as funcionalidades que so encontradas no MSCSim. Configuraes Acessando o menu configuraes -> tipo, possvel escolher qual o tipo de simulao a ser realizada, de acordo com as seguintes opes: - Memria Cache e Principal; - Memria Principal e Virtual; - Memria Cache, Principal e Virtual; - Split Cache (Cache separada); - Mltiplos Nveis de Cache (com suporte a cache separada e/ou unificada). Aps escolher o tipo da simulao, necessrio especificar as configuraes da estrutura a ser simulada. Acessando o menu configuraes -> configuraes, exibida uma tela a ser parametrizada. Os parmetros disponveis so exibidos na tabela 2 (pode variar de acordo com o tipo de simulao). Tipo Tamanho da palavra Memria Principal Tamanho Poltica de substituio Tempo de acesso Descrio Tamanho da palavra em bytes. Tamanho da memria principal em bytes. Poltica de substituio (FIFO ou LRU) de memria principal. Tempo de acesso a memria principal em ns.

TLB Nmero de slots da TLB Poltica de substituio Memria Virtual Tamanho da memria Tamanho da pagina Memria Cache Tamanho do bloco Numero de nveis Split ou Unificada Tipo Associatividade Poltica de escrita Poltica de substituio Nmero de slots Tempo de acesso Tipo de acesso

Nmero de slots da TLB (Translation-look aside buffer). Poltica de substituio (FIFO ou LRU) da TLB. Tamanho da memria virtual em bytes. Tamanho da pagina virtual em bytes. Tamanho do bloco da cache em bytes. Nmero e nveis de cache na hierarquia. Define se um nvel da hierarquia ser composto por uma cache unificada ou separada (split). Tipo de cache: Mapeamento Direto, Associativa por Conjunto ou Completamente Associativa. Nvel de associatividade da cache Associativa por Conjunto. Poltica de escrita (Write Through ou Write Back) da cache. Poltica de substituio (FIFO ou LRU) da cache. Nmero de slots da cache. Tempo de acesso a cache. Tipo de acesso a cache: seqencial ou paralelo.

Tabela 2. Parmetros disponveis para a configurao da simulao.

As configuraes definidas podem ser salvas em um arquivo .xml acessando o menu configuraes -> salvar, assim podendo ser reutilizadas em uma nova simulao. Memory Trace O arquivo de memory trace pode ser criado via simulador, utilizando a opo memory trace -> criar. Nesta tela possvel gerar o arquivo de forma manual inserindo cada endereo um a um, ou de forma automatica apenas delimitando os valores base, teto e nmero total de endereos. Para cada endereo inserido de forma manual necessrio especificar se este um dado (D) ou instruo (I) e escrita (E) ou leitura (L). Inicializando a Simulao Aps configurar os parmetros e tipos da simulao ou carregar um arquivo j salvo pode-se inicializar a simulao atravs do menu simulador -> simular. Ao clicar em simular ser solicitado o arquivo de memory trace (.mtr) e em seguida ser exibida a tela da simulao. Recursos da simulao A tela da simulao e composta por vrias guias e botes (tabela 3 e 4) que podem variar de acordo com a simulao escolhida, que so: Guias Simulao Descrio Exibe os endereos carregados e suas informaes, como: escrita ou leitura e dado ou instruo. Tambm so exibidos os dados do endereo na cache, como: bloco, slot, tag, cache miss ou hit, tipo de falta e tempo de acesso. Para as simulaes de mltiplos nveis e split cache so mostrados apenas as informaes de escrita ou leitura e dado ou instruo. Exibe os endereos carregados para esta cache. Tambm so exibidos os dados do endereo na cache, como: bloco, slot, tag, cache miss ou hit, tipo de falta e tempo de acesso. Disponvel apenas para as simulaes de mltiplos nveis e split cache. Exibe os endereos remanescentes na memria cache mostrando a sua

Simulao Cache

Memria Cache

Memria Principal Estatstica

localizao (slot). Exibe os endereos que esto na memria principal e suas respectivas posies. Exibe uma estatstica geral sobre o desempenho da estrutura simulada, como taxa de acerto, taxa de ocupao, taxa de cada tipo de falta e tempo mdio de acesso.
Tabela 3. Guias disponveis para as simulaes.

Botes Prximo Sair Gerar HTML Estatstica

Descrio Carrega o prximo endereo do arquivo de memory trace. Cancela a simulao corrente e fecha a tela. Gera um conjunto de arquivos HTML com as informaes da simulao em diretrio a ser especificado pelo usurio. Todos os arquivos gerados possuem nomenclatura padro. Para visualiza-los acesse o arquivo index.html. Exibe as estatsticas de uma determinada cache.
Tabela 4. Botes disponveis para as simulaes.

Instalao
Para realizar a instalao necessrio descompactar o arquivo mscsim.zip e em seguida configurar o arquivo executa.bat (figura 2) que se encontra na raiz da pasta descompactada. Para configurar o executa.bat deve-se especificar o caminho onde se encontra a instalao do arquivo java.exe em seu computador. No exemplo abaixo a instalao do java.exe se encontra na pasta C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_06\bin.

Figura 2. Configurao do arquivo executa.bat.

Autores
Os autores responsveis por esse projeto so: Jos Leandro D. Mendes Luza Maria Novais Coutinho Carlos Augusto P. S. Martins

Dvidas
Qualquer dvida, critica ou sugesto, favor enviar um e-mail para mscsim@mscsim.com ou luizamncoutinho@yahoo.com.br ou joseleandrodm@yahoo.com.br. Maiores informaes sobre o MSCSim podem ser obtidas no site www.mscsim.com.

Vous aimerez peut-être aussi