Vous êtes sur la page 1sur 5

Deixe seu computador mais rpido sem gastar nada

Atire a primeira pedra quem nunca reclamou de seu computador estar len to. Uma forma de resolver o problema comprar peas para atualizar seu PC ou mesmo adquirir uma mquina nova. Mas isso envolve custos e, como bem se sabe, nem sempre temos dinheiro sobrando. Por isso, vamos listar uma srie de dicas para voc deixar seu computador mais rpido. E o melhor: sem gastar nada! Algumas dessas sugestes so bem bsicas, enquanto outras requerem algum grau de conhecimento -- no se preocupe, pois vamos detalhar tudo. As dicas so para o Windows XP, que o sistema mais usado na atualidade. Vamos a elas.
Bsico

1) Abra somente os programas necessrios. No abra softwares que no vai usar, nem deixe esses programas abertos aps o uso. 2) Seja organizado com seus arquivos, para ocupar o menor espao possvel em disco. Faa backup das pastas e arquivos que voc nunca usa em CD/DVD e guarde-os fora do computador. 3) Na instalao de programas, nunca deixe ativa a opo de inicilos automaticamente com o computador. Isso deixa o processo de inicializao mais lento.
Otimizando o Windows

Aqui, alm de instalar alguns programas, vou indicar procedimentos que, apesar de simples, requerem ateno. Se voc no se sentir confortvel a executar algum deles, chame aquele primo que adora computadores. :)
Armazenamento

O Windows funciona com um sistema de registros, que armazena um monte de informaes sobre o que est instalado, suas configuraes e caminhos para que os programas funcionem adequadamente. Deixar lixos no registro comprometem o desempenho da mquina. Clique aqui e faa o download do MV RegClean 5.0, que um programa muito simples e funcional.

- Ao finalizar a instalao, execute o programa: ele estar em um con e na sua rea de trabalho. - A interface bem simples. Clique no boto Opes e verifique se o item sempre gerar backup antes da remoo de itens invlidos est ativo. Em caso negativo, ative-a. - Clique em Confirmar. - Clique em Iniciar. - Aguarde finalizar o diagnstico. - Clique em Remover.
Recursos visuais

Se voc acha mais importante um bom desempenho do que certos recursos visuais do Windows, vamos desabilit-los. Isso disponibiliza recursos para voc usar em outras aplicaes. - Clique em Iniciar, Configuraes, Painel de Controle e, finalmente, em Sistema. - Na janela que se abrir, selecione a aba Avanado. - Na opo Desempenho, clique em Configuraes. - Na aba Efeitos visuais, desabilite os efeitos que voc considera men os importantes -- se preferir desabilitar todos, basta selecionar ajustar para o melhor desempenho. Desabilite tambm o recurso de Desktop Offline - Clique em Iniciar, depois em Configuraes, Painel de Controle e Vdeo. - Clique na aba rea de trabalho e, na seqncia, no boto Personalizar rea de Trabalho. - Clique na aba Web e, em seguida, no boto Propriedades. - Desabilite o item Tornar esta pgina disponvel offline. - Clique em OK. - Volte na aba Geral. - Aproveite para desabilitar o campo Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias, que tambm consome recursos de seu PC.

Desfragmentador de disco

Procure sempre rodar o desfragmentador de disco. No sabe o que isso? Imagine que em seu HD os arquivos ficam espalhados por todo can to, no importa em que pasta voc os coloque. O desfragmentador pe ordem na casa, deixando em primeiro lugar os arquivo que voc mais acessa. O Windows tem um desfragmentador embutido. - Clique em Iniciar e, depois, em Programas. - V em Acessrios e, depois, em Ferramentas de sistema. - Clique em Desfragmentador de disco. - No programa, selecione uma unidade de disco (C:) e clique em Desfragmentar.
Iniciar e desligar,/h2> Tambm po ssv el mel ho rar o desempe nh o no mome nt o de iniciar e desli ga r o computa d or . Muit a aten o para exec ut ar este s proce di me nt o s: se eles f orem f eitos de f orma errada, pode compr omet er o f uncio na men t o de se u computad or . - V em Inici ar . - Clique em ex ecuta r, esc re va reged it e apert e o boto OK. - A tela que vai abri r se pare ce muit o com o Wind ows Explore r. - Clique no sina l de mais ao lado de HKEY_CU RREN T _U S ER. - Pro cure o item Co nt ro l Pane l e cli que no sin al de mai s. - Pro cure o item Desk to p e clique nesta past a. - direit a, vai apar ec er uma lista de itens. Wai tT oK il l Ap pT ime o ut e d dup lo cli que sobre esse nome. - Mude o campo Dad os do valor para 4000. Ant es era 20000 - Clique em OK. - Vol te na rv or e de pastas do lado esque rd o e siga os passos a seg ui r. - Clique no sina l de mais ao lado de HKEY_LOC AL_ MA CH I N E. - Pro cure o item S yst em e cli que no sin al de mai s. - Pro cure o item Cur re nt Con tr olS et e clique no sin al de mais. Pr oc ur e

- Pro cure o item Co nt ro l e clique na past a. - direit a vai apar ec er uma lista de iten s. Pr oc ur e Wai tT oK il lS e rv ic eT imeo ut e d dupl o clique sobr e esse nome. - Mude o campo Dad os do valor para 4000. Ant es era 20000 - Clique em OK. - Feche o rege di t e reini ci e se u comput ad or. Memria Ate n o : Est a dica para quem tem Windows XP Prof essi on al . Quan do voc usa alg un s programas espec f ic os do Wind ows, o siste ma oper ac io na l tem por hbit o deixar se us ar quivos DLL na memr ia por alg um tempo, me smo depoi s de voc f echar o programa. Isso pode tor na r o uso do comput ad or um pouco mai s lento conf ira as dica s par a evi ta r isso. - V em Inici ar - Clique em ex ecuta r, esc re va gpedi t. msc e apert e o bot o OK. - esque rd a , dent ro de Conf i gur a o do comp ut ador , clique na set a ao lado de Mod el os Ad mi ni st rat ivos. - Agua rd e carr eg ar : isso pode levar algun s segun dos. - Clique na seta ao lado de S istema. - Clique na past a Pe rf is de usur i o. - direit a apa re ce r uma lista de itens. D dupl o clique no item Nmer o mx imo de tenta ti vas para desc ar re gar e at uali zar perf il de usu ri o . - Mud e o ca mp o sel ec ionado para At ivad o e o camp o Mx de tenta ti va s para 0. - Clique em OK e f eche o gped it . Limpeza Ex iste ta mbm no Win do ws uma f errame nt a para aj ud ar na limp ez a de seu disco rgi do . - Clique em Inicia r e, depoi s, em Progr amas. - V em Acessr i o s e em Ferr amen t as de si st ema.

- Clique em Li mpe za de disc o. - No prog ra ma, sele ci on e uma unid ad e de disc o ( C: ) e clique em OK. - Depo is nova me nt e. de o prog ra ma anali sar se u disc o, clique em OK

Depoi s de f azer tud o isso, reini ci e se u comput ad or. Pr ovavel me nt e voc vai sent ir um ganh o de dese mp en ho. Exi st em aind a alguns mac et es, como mex e r nas conf i gur a e s de inici al iz a o ( o que rod a ou no) e nos serv i o s do Win dows, mas isso eu vou deixar para outr o post . Se voc cheg ou at aqui, j um vence dor. : ) Font e: G1

Vous aimerez peut-être aussi