Vous êtes sur la page 1sur 5

PR-REITORIA DE GRADUAO CURSO DE RELAES INTERNACIONAIS TEORIA POLTICA MODERNA E CONTEMPORNEA

SEGUNDA AVALIAO
I. DA COMPOSIO DA MDIA FINAL A mdia final da disciplina Teoria Poltica Moderna e Contempornea ser resultante de trs avaliaes, cada uma com nota que varia de 0 (zero) a 10 (dez). Na Primeira Avaliao realizamos atividades em sala, que somaram o total de 6,0 (seis pontos) e uma prova que aconteceu em 27/04/2012 valendo 4,0 (quatro pontos), totalizando assim 10 (dez pontos). A Segunda Avaliao ser uma atividade de pesquisa que dever ser apresentada oralmente e na forma de paper. A Terceira Avaliao ser realizada na forma de prova. Assim, a composio da mdia final se dar por meio da soma das duas maiores notas, dentre as trs avaliaes realizadas, e posterior diviso desse resultado por dois. As regras para realizao da Segunda Avaliao esto descritas abaixo. O primeiro passo a escolha de um dos temas que se encontram no item II deste documento.

II. DO TEMA Os temas para realizao da pesquisa referem-se unidade VI do plano de ensino e devero ser desenvolvidos em grupos formados por at cinco componentes cada. Cada grupo de alunos dever escolher um nico tema. Os temas e seus respectivos tpicos so:

1. Reforma Poltica.
- Identificar as principais propostas em discusso no Congresso acerca da Reforma Poltica; - Como essas propostas podero impactar a vida do cidado brasileiro; - Anlise de especialistas acerca do tema e das propostas apresentadas;

2. Sistema Partidrio e Governabilidade.


- Formao dos partidos no Brasil: aspectos polticos e jurdicos; - Descrio e anlise do sistema partidrio brasileiro; De como o sistema partidrio vigente no Brasil pode afetar a Governabilidade;

3. Cultura Poltica e Comportamento Eleitoral: as motivaes do voto na


capital do pas

PR-REITORIA DE GRADUAO CURSO DE RELAES INTERNACIONAIS TEORIA POLTICA MODERNA E CONTEMPORNEA - Cultura poltica e comportamento eleitoral; - Comportamento eleitoral por classe social, gnero e escolaridade; - Tradio e ruptura nas eleies do Distrito Federal; 4. Soberania e Globalizao - De como a Globalizao impacta a soberania; - Poder econmico e soberania; - Poder blico e soberania. 5. Poltica e corrupo - Percepo do eleitor acerca da corrupo; - Movimentos sociais de combate a corrupo; - Impactos da corrupo nas contas pblicas e na prestao dos servios estatais; - Papel poltico das CPIs. 6. Movimentos revolucionrios no Oriente Mdio - Conflitos na Lbia, Egito, Tunsia; - Significado social e poltico dos atuais movimentos rebeldes no Oriente Mdio; - Reforma dos Estados do Oriente Mdio aps queda das ditaduras; - Impactos desses movimentos para o resto do mundo; - As redes sociais (virtuais) e a propagao de ideologia polticas; Os temas acima podero ser trabalhados a partir de pesquisa de campo. Para tanto, os pesquisadores delimitaro o objeto a ser investigado, podendo focar o trabalho num caso especfico. Toda a bibliografia utilizada dever constar no final, inclusive sites, jornais e revistas especializadas.

III. DO PAPER
O paper um pequeno artigo de natureza cientfica acerca de um determinado tema. Nele devero constar informaes acerca do tema trabalhado, principais referncias usadas na elaborao do texto, metodologia usada e concluses do autor. Embora se trate de um artigo pequeno, devendo ser claro, sucinto e objetivo, o paper no pode perder em profundidade analtica. O autor deve atentar-se para necessidade de destacar os pontos mais importantes da pesquisa realizada. Contedo do paper:

PR-REITORIA DE GRADUAO CURSO DE RELAES INTERNACIONAIS TEORIA POLTICA MODERNA E CONTEMPORNEA a) Introduo: no deve ultrapassar uma pgina deve conter apresentao do tema, delimitao e problematizao, justificativa, objetivos e mtodo usado para realizao da pesquisa.

b) Desenvolvimento: a parte mais importante do paper e tambm a maior,


utiliza-se em torno de oitenta a noventa por cento das pginas, por esse motivo exige-se mais ateno e dedicao do pesquisador. Nele o pesquisador dever apresentar os conceitos e referncias tericas usados, os dados e resultados da pesquisa, a discusso acerca do tema trazendo outras referncias que tratam da mesma matria, inclusive anlise e reflexes diferentes a fim de proporcionar o debate das mesmas. Deve-se, contudo, atentar-se para necessidade de se manter a objetividade para que no se perca o foco. No desenvolvimento comum se recorrer ao pensamento de algum autor usado para se aprofundar a anlise da matria investigada. Esse pensamento poder ser reproduzido literalmente no paper. Contudo, imprescindvel que se faa a distino entre o seu texto e aquele que foi ali reproduzido. Para esse fim, o autor do paper dever apresentar a referncia usada conforme regras da ABNT (Associao Brasileira de Normas e Tcnicas).

c) Concluso: trata-se do fechamento do trabalho, no qual constam as


consideraes finais. O pesquisador pode usar a concluso para esclarecer algum ou outro ponto que merea, segundo sua avaliao, ser destacado. Deve tambm estabelecer as conexes lgicas entre os diversos tpicos abordados no trabalho. Em funo do tamanho reduzido do paper, a concluso no deve ultrapassar o limite de uma pgina.

d) Bibliografia: em todo e qualquer trabalho cientfico se utilizam conceitos,


idias, teorias e at dados j produzidos sobre a matria investigada. Na bibliografia deve constar as informaes acerca desse material investigado. No h determinao quanto quantidade de autores e/ou livros pesquisados, mas considerando as reduzidas dimenses de um paper, o pesquisador poder ater-se apenas as principais referncias no assunto investigado.

IV. DA AVALIAO DO PAPER


A nota atribuda ao paper ir variar de 0 (zero) a 5,0 (cinco pontos) e os itens e critrios a serem avaliados so: ITEM Aspectos tcnicos DESCRIO Letra times new roman ou arial; fonte 12; espaamento entre linhas 1,5; impresso em papel A4; at cinco laudas NOTA 0,5

PR-REITORIA DE GRADUAO CURSO DE RELAES INTERNACIONAIS TEORIA POLTICA MODERNA E CONTEMPORNEA (introduo+desenvolvimento+conclus o); capa contendo nome da instituio, curso, disciplina, tema do paper, nome do professor, nome(s) completo(s) e matrcula(s) do(s) aluno(s) e data. O texto deve ser escrito conforme regra culta. Para cada erro gramatical ser descontado 0,1 (um dcimo de um ponto). O paper dever conter delimitao temtica e problematizao; objetivos anunciados e alcanados; adequao da metodologia empregada; fundamentao conceitual e terica; articulao e conexo lgica das idias apresentadas; reflexes e concluses apresentadas. Bibliografia atualizada e em sintonia com o tema abordado; uso de pesquisadores com tradio e referncia no tema estudado; correta citao da bibliografia utilizada. Cada grupo ter o tempo de dez minutos para realizao da apresentao dos resultados da pesquisa e mais cinco minutos para responder aos questionamentos que forem suscitados pela platia e pelo professor. Para tanto o grupo dever escolher um orador entre os membros, podendo, durante a apresentao e debate, os demais membros ajudarem o orador naqueles pontos que consideram essenciais. A presena de todos os membros do grupo obrigatria. Total

Norma culta

1,0

Contedo

4,0

Bibliografia Apresentao oral

0,5

4,0

10,0

No caso da identificao de plgio, ser atribuda nota zero ao aluno e seu trabalho ser encaminhado s instncias disciplinares da UCB a fim de que o mesmo receba as punies previstas: advertncia ou expulso.

V. DA ENTREGA A apresentao oral acontecer no dia 08 de junho (o professor definir a ordem das apresentaes) e o paper ser recebido pessoalmente pelo professor e exclusivamente em cpia impressa at o dia 15 de junho. Cpias enviadas por email, ou outro recurso que no o impresso, ou entregues aos funcionrios da Direo do Curso de Relaes Internacionais no sero avaliadas, sero consideradas como no entregues e atribuir-se- nota zero ao aluno. No sero aceitos atestados ou declaraes de trabalho como justificativa para no entrega do paper. Caso o aluno no possa comparecer na instituio at a data determinada, poder encaminhar o seu trabalho por outra pessoa.

PR-REITORIA DE GRADUAO CURSO DE RELAES INTERNACIONAIS TEORIA POLTICA MODERNA E CONTEMPORNEA CALENDRIO DATA 18/05/201 2 25/05/201 2 Apresentao para o professor do estgio atual de desenvolvimento da 01/06/201 2 08/06/201 2 15/06/201 2 pesquisa (todos os componentes do grupo devero obrigatoriamente estar presentes). Orientao do professor. Apresentao oral ( obrigatria a presena de todos os componentes do grupo). Data final para entrega do paper. ATIVIDADES Apresentao da segunda avaliao; critrios e ponderaes. Formao dos grupos de pesquisa e orientao para realizao da pesquisa. Realizao da pesquisa. Orientao do professor.

VI. CONSIDERAES FINAIS A realizao da Segunda Avaliao dever ser obrigatoriamente em grupos formados por at cinco componentes cada. A nota ser atribuda igualmente a todos os componentes do grupo. Caber exclusivamente ao grupo o acompanhamento das atividades realizadas por seus membros. de inteira responsabilidade dos alunos a composio dos seus grupos, bem como a deciso de excluso ou incluso de um membro. O aluno que no estiver presente na data de apresentao receber nota zero (no sero aceitos atestados mdicos). Os casos omissos sero resolvidos discricionariamente pelo professor. Braslia, 18 de maio de 2012. Odair Jos Torres de Arajo Professor

Vous aimerez peut-être aussi