Vous êtes sur la page 1sur 40

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA

LABORATRIO DE INSTRUMENTAO E CONTROLE DE PROCESSOS I

PROF. NIVALDO MIRANDA PROF. ANTNIO CARLOS INCIO MOREIRA PROF. CELSO MARTINS DE ALMEIDA FAGIOLI

NDICE

AULA PRTICA 01 - IDENTIFICAO DE INSTRUMENTOS DE MEDIO E OUTROS EQUIPAMENTOS ..................................................................................... 3 AULA PRTICA 02 - PRESSOSTATO ........................................................................................ 6 AULA PRTICA 03 - SIMULAO DE CONTROLE LIGA-DESLIGA DE PRESSO ........... 10 AULA PRTICA 04 - CALIBRAO DE MANMETROS ...................................................... 12 AULA PRTICA 05 - CONTROLE ELETROMECNICO DE NVEL....................................... 15 AULA PRTICA 06 - CONTROLE DIGITAL DE NVEL COM ELETRODOS.......................... 17 AULA PRTICA 07 - TRANSMISSORES DE NVEL ............................................................... 19 AULA PRTICA 08 - MEDIDORES DE VAZO DO TIPO ROTMETRO .............................. 21 AULA PRTICA 09 - MEDIDORES DE VAZO DO TIPO TURBINA ..................................... 23 AULA PRTICA 10 - CONTROLE DE TEMPERATURA ......................................................... 25 AULA PRTICA 11 - TRANSDUTORES DE TEMPERATURA I .......................................... 28 AULA PRTICA 12 - TRANSDUTORES DE TEMPERATURA II.......................................... 31 AULA PRTICA 13- SIMULAO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS..................................... 34 AULA PRTICA 14 -MALHA DE CONTROLE DE NVEL E VAZO I .................................. 36 AULA PRTICA 15 - MALHA DE CONTROLE DE NVEL E VAZO II ................................ 38 PROJETO...................................................................................................................................40

AULA PRTICA 01 DATA:___/___/___ IDENTIFICAO DE INSTRUMENTOS DE MEDIO E OUTROS EQUIPAMENTOS


Medio o processo de utilizao de um dispositivo fsico para determinar o valor de uma grandeza ou varivel fsica qualquer. O dispositivo fsico que, de certa forma, amplia as faculdades humanas, denominado instrumento de medio (IM). Um IM funciona com base no aproveitamento dos efeitos de fenmenos mecnicos, eltricos, magnticos, etc. Portanto, para utilizao adequada de um IM, conveniente a compreenso dos princpios relacionados com o seu funcionamento. Tal compreenso tambm ser til na seleo de um determinado IM para uma certa aplicao. Em Controle Automtico de Processos Industriais (CAPI) os instrumentos so classificados em cinco categorias: Indicadores, registradores, transmissores, controladores e elementos finais de controle (EFC). A expanso tecnolgica, alm de fomentar, aumenta a demanda por instrumentos mais elaborados e precisos. A compreenso dos princpios gerais de funcionamento dos IMs, por parte dos usurios essencial, no apenas para o uso adequado, como tambm para o acompanhamento das inovaes produzidas pelo avano tecnolgico. Esta aula composta de duas atividades. Primeiro, sero levantados os recursos disponveis no laboratrio para a identificao das variveis passveis de abordagem. Para tal, sugerida a elaborao de um quadro contendo o recurso disponvel e as variveis associadas. Segue um exemplo.

RECURSO DISPONVEL Compressor VARIVEIS Presso e vazo

Segundo, alguns equipamentos e projetos experimentais sero identificados por seus nomes e funes. Para tal, sugerida a construo dos quadros de acordo com os modelos a seguir, os quais sero preenchidos levando-se em considerao os equipamentos e projetos colocados sobre a bancada.

EQUIPAMENTOS:
ITEM E-1 NOME termmetro potenciomtrico FUNO medir temperatura CLASSIFICAO

E-2

E-3

E-4

E-5

PROJETOS:
ITEM P-1 NOME mdulo de presso FUNO medir, sinalizar e controlar a presso de um volume conhecido

P-2

P-3

P-4

P-5

Questes propostas

1-

Quais so as variveis com que se pode trabalhar no laboratrio?

2Classifique os equipamentos sobre a bancada, de acordo com as categorias especificadas em CAPI.

3- Quais precaues devem ser tomadas na manuteno de um compressor?

AULA PRTICA 02 DATA:___/___/___ PRESSOSTATO


O pressostato uma chave comandada pneumaticamente, utilizada em processos industriais nos quais a presso a ser controlada possa oscilar dentro de uma faixa aceitvel de valores. A presso que comanda a mudana de estado dos contatos definida pelos ajustes denominados valor desejado e diferencial. Nesta prtica vamos examinar o comportamento de um pressostato. Para tal, atuaremos nos ajustes do dispositivo e verificaremos a resposta em termos de mudanas dos estados dos contatos. O quadro a seguir sugere alguns pontos de ajustes ( valor desejado e diferencial ) para que se possa estabelecer a relao entre o estado dos contatos do pressostato e a presso de entrada.

VALOR DESEJADO

DIFERENCIAL

PRESSO MNIMA

PRESSO MXIMA

DIFERENA

mnimo mximo mnimo mximo

Estabelea os procedimentos necessrios para preencher o quadro sugerido, de forma que haja sinalizao para os dois estados dos contatos do pressostato. Em seguida, esboce um grfico que relacione estes estados em funo da presso de entrada.

Questes propostas
1Qual a funo do diferencial do pressostato?

2-

Relacione as precaues necessrias na utilizao do pressostato.

3-

No diagrama dado, identifique as partes integrantes do pressostato e explique o seu funcionamento.

4NF?

Como podemos fazer a sinalizao proposta, usando um pressostato do tipo

5No pressostato utilizado, o valor desejado (set point) define qual presso?

valor de

6-

Qual o valor do diferencial mximo do pressostato utilizado na prtica?

7-

Qual o valor do diferencial mnimo do pressostato utilizado na prtica?

8-

A que voc atribui as diferenas encontradas entre os valores de diferencial (mximo e mnimo) indicados na placa do pressostato e os valores de diferencial (mximo e mnimo) obtidos na tabela de resultados do trabalho realizado?

Vlvula solenide NF

CMARA DE ENTRADA CORPO DA VLVULA FURO DE COMPENSAO DIAFRAGMA CMARA DE SADA CMARA DE VEDAO MOLA AUXILIAR

MOLA PRINCIPAL BOBINA ( SOLENIDE ) INVLUCRO SUPERIOR NCLEO DE FERRO OBTURADOR-SEDE AUXILIAR OBTURADOR-SEDE PRINCIPAL TERMINAIS DE LIGAO DA BOBINA 9

AULA PRTICA 03 DATA:___/___/___ SIMULAO DE CONTROLE LIGA-DESLIGA DE PRESSO

O controle liga-desliga pode ser usado satisfatoriamente se a varivel controlada puder oscilar dentro de uma faixa de controle previamente selecionada. Esta oscilao ser maior ou menor dependendo da caracterstica do processo (capacitncia) e da sensibilidade do controlador ( diferencial do pressostato ). Este tipo de controle aplicado geralmente em processo de alta capacitncia, onde as mudanas da varivel controlada so lentas. Como exemplo podemos citar o controle de presso de um compressor e o controle de temperatura de um forno ou de um refrigerador. Nesta aula faremos o controle de presso de uma linha de ar comprimido, atravs da demanda. Assim, aumentaremos a presso pelo fechamento da sada de ar ou diminuiremos a presso pela abertura da sada de ar. Como elemento final de controle usaremos uma vlvula do tipo solenide. A aula prtica consiste de trs atividades. Primeiro regularemos o pressostato para a seguinte faixa:

10

Para isso utilizaremos os ajuste de valor desejado e diferencial e o manmetro de Bourdon, todos montados na bancada de teste. Segundo, faremos um circuito de sinalizao com a seguinte conveno: PRESSO DO PROCESSO Aumentando Diminuindo LMPADA ACESA

Vermelha Verde

Finalmente, ligaremos a vlvula solenide ao circuito, de modo que a presso fique controlada entre os valores previamente ajustados.

Questes propostas 1Qual a utilidade prtica do uso de vlvulas solenides do tipo NA e NF?

2-

Faa o diagrama eltrico de montagem do sistema de controle, agora usando um pressostato do tipo NF.

3-

Faa o diagrama esquemtico da vlvula de controle NF indicando o corpo da vlvula, o obturador, a bobina, o ncleo de ferro e a mola.

4-

No diagrama esquemtico do sistema de controle estudado, indique a linha pressurizada ( processo ), o suprimento e escape de ar, o pressostato, o manmetro de Bourdon, as lmpadas sinaleiras e a vlvula solenide.

11

AULA PRTICA 04 DATA:___/___/___ CALIBRAO DE MANMETROS

No controle automtico de processos industriais, de importncia fundamental que os instrumentos de medio [IM] estejam aferidos e calibrados em relao a um IM padro, uma vez que da resultam medidas confiveis e consequente melhoria da qualidade do controle do processo. Na aferio de manmetros tipo Bourdon, possvel a utilizao do testador de peso morto ou da bomba de comparao. No primeiro caso, temos um aparelho que utiliza pesos padronizados atuando em reas bem definidas gerando presses conhecidas. No segundo caso, uma bomba hidrulica atua em dois ramos de vasos comunicantes. O medidor sob aferio e o medidor padro so colocados nos ramos dos vasos comunicantes e so, portanto, submetidos mesma presso. Assim, a presso indicada pelo medidor sob aferio comparada com a presso indicada pelo padro. Esta aula composta de trs atividades. Primeiro, dever ser aferido um manmetro tipo Bourdon em relao a um manmetro padro. Para tal, conhecer o funcionamento e detalhes de operao da bomba de fundamental importncia. A partir da, efetuaremos a comparao das medidas, registrando-as no quadro dado. Segundo, levantaremos a curva INSTRUMENTO PADRO VERSUS INSTRUMENTO SOB AFERIO. A partir deste grfico possvel que identifiquemos alguns defeitos do manmetro sob aferio. Terceiro, se necessrio, ser feita a calibrao do medidor. Para tal deveremos identificar os ajustes de zero e de faixa do aparelho, bem como estabelecer um procedimento de calibrao, uma vez que a atuao em um ajuste normalmente afeta o outro.

12

13

Questes propostas
1Qual a vantagem operacional do testador de peso morto em relao bomba de comparao?

2-

Qual a vantagem operacional da bomba de comparao em relao ao testador de peso morto?

3-

Identifique os trs blocos funcionais do manmetro do tipo Bourdon.

INSTRUMENTO SOB AFERIO

INSTRUMENTO PADRO

14

AULA PRTICA 05 DATA:___/___/___ CONTROLE ELETROMECNICO DE NVEL

Em CAPI, podemos utilizar um sistema de controle de nvel simples e eficiente com bias e chaves tipo fim-de-curso, desde que este nvel possa variar entre um valor mximo e um valor mnimo. Os nveis mximos e mnimos so definidos pelo usurio levando-se em conta, respectivamente, a segurana e a reserva estratgica do processo. Nesta prtica, o controlador consiste de uma bia acoplada uma haste que atua em duas chaves do tipo fim-de-curso. A variao do nvel do lquido acarretar uma mudana de posio da haste que acompanha o movimento da bia. Nos nveis extremos, as chaves fim-de-curso acionaro um rel eletromecnico, que em conjunto com uma vlvula solenide, atuaro no suprimento do reservatrio de forma que o nvel do lquido ser mantido entre um valor mnimo e um valor mximo. Esta aula prtica consistir de trs atividades. Inicialmente verificaremos o funcionamento de um sistema de controle proposto pelo professor, bem como da simbologia utilizada para a sua representao. Na segunda atividade sinalizaremos o estado do nvel dentro do reservatrio proposto, a saber:

15

Nvel do reservatrio aumentando: Nvel do reservatrio diminuindo:

Lmpada vermelha acesa

Lmpada verde acesa

A terceira etapa ser a simplificao do circuito proposto, substituindo o rel utilizado por um de apenas uma par de contatos reversveis, isto , um contanto NA e um contato NF.

Questes propostas
1Na experincia realizada, o projeto de controle foi efetuado com o controle no suprimento e a demanda livre. Faa um novo projeto com o controle na demanda e o suprimento constante.

2-

Faa o diagrama do sistema de controle mostrando: O tanque, o suprimento, a demanda, a bia, a haste, as chaves fim-de-curso, as lmpadas, o rel eletromecnico e a fonte de alimentao.

3-

Qual a desvantagem do circuito encontrado na terceira etapa em relao ao circuito proposto na segunda etapa?

16

AULA PRTICA 06 DATA:___/___/___ CONTROLE DIGITAL DE NVEL COM ELETRODOS

Em alguns processos industriais, o controle de nvel pode ser feito utilizando-se eletrodos. Esta estratgia de controle utilizada onde o lquido do reservatrio tem um mnimo de condutividade eltrica, no inflamvel e no tem risco de exploso. Estes eletrodos, posicionados adequadamente nos reservatrios, atuam em circuitos eletrnicos especiais que por sua vez manipulam as variveis diretamente responsveis pelo nvel do reservatrio. As vantagens operacionais de tais sistemas so evidentes, j que no temos peas moveis ( bias, hastes, roldanas, etc ) sujeitas atrito. Nesta prtica utilizaremos um tanque metlico, com dois eletrodos, um colocado numa posio inferior e outro colocado numa posio superior; definindo respectivamente os nveis mnimo e mximo do reservatrio. Utilizaremos tambm um carto eletrnico, que contem o bloco lgico, o circuito de potncia e circuito responsvel pela sinalizao. Usaremos como elemento final de controle, uma vlvula solenide do tipo Normal Fechada. Esta aula prtica consistir de trs atividades. Inicialmente projetaremos o bloco lgico do circuito de controle. Este conter trs portas NO E (NANDs). Na segunda atividade identificaremos os terminais do carto eletrnico e suas respectivas funes. Para esta atividade simularemos as condies de nvel dentro do reservatrio, usando fiao adequada e um meio condutor qualquer. Identificaremos assim os terminais responsveis pela ligao do carto aos eletrodos mnimo, mximo e de referncia. Finalmente, ligaremos o carto eletrnico ao tanque, que por ser metlico, funcionar como eletrodo de referncia. Observe cuidadosamente a ligao das alimentaes de tenso alternada e tenso continua do circuito de controle.

17

Questes propostas
1Quando o tanque no for metlico, como definiremos a referncia do circuito de controle acima proposto?

2-

Faa o diagrama do sistema de controle, mostrando: o tanque, o suprimento, o consumo, os eletrodos, o bloco lgico de controle, o bloco de potncia, o bloco de sinalizao e o elemento final de controle.

3-

Esquematize um outro bloco lgico de controle opcional, se voc dispe de trs portas lgicas a saber: uma OU, uma E e uma INVERSORA.

18

AULA PRTICA 07 DATA:___/___/___ TRANSMISSORES DE NVEL

Nos processos industriais, de fundamental importncia que tenhamos a condio de monitorar uma determinada varivel distncia. No caso do nvel de um reservatrio de gua de abastecimento, na maioria das vezes o sistema de controle est localizado muito distante do processo ( tanque, sistemas de bombeamento, transdutores de nvel, etc). Nessa situao torna-se necessrio o uso de transmissores, que tem a funo de mandar a informao da varivel nvel para o controlador para que esse atue no elemento final de controle de modo a manter esse nvel em um valor desejado qualquer (set-point). Nessa prtica usaremos um transmissor eletrnico de presso diferencial do tipo capacitivo. O transmissor converte um sinal de presso, traduzido em termos de nvel em um sinal padronizado de 4-20 mA. O equipamento possui ajustes de zero e de ganho e necessita de uma fonte de alimentao externa. Esta aula prtica consiste de trs atividades. Na primeira atividade identificaremos as principais partes integrantes do transmissor de presso diferencial (tomadas de impulso Ph e Pl, ajustes de zero e ganho, indicador de sada graduado em termos %, etc) e do tanque onde se deseja medir o nvel ( tubulaes de suprimento e consumo e dispositivo de medio local do nvel. Na segunda parte identificaremos o circuito eltrico do transmissor. Na terceira atuaremos nos ajustes de zero e ganho do transmissor para que a sada eltrica do mesmo (4-20mA) esteja de acordo com a faixa de nvel especificada ( 0-100% ).

19

Questes propostas
1-

2-

3-

4-

20

AULA PRTICA 08 DATA: ___/___/___ MEDIDORES DE VAZO DO TIPO ROTMETRO


Nos processos industriais muito importante o conhecimento da varivel vazo por varias razes. Seja para a estimativa de consumo de um determinado produto ao longo de um certo tempo, ou seja, para a determinao da quantidade armazenada deste produto aps um determinado perodo, diversos mtodos de medida de vazo so utilizados. O medidor de vazo do tipo rotmetro consiste de um tubo cnico colocado verticalmente no fluido, dentro do qual se coloca uma bia de medio que se move livremente. Para cada vazo de entrada a bia se posiciona num determinado local dentro do tubo, varrendo uma escala de 0-100%, graduada em termos de vazo. Nesta prtica usaremos dois medidores de vazo do tipo rotmetro. No primeiro temos um tubo cnico com duas bias definindo duas escalas diferentes de vazo. No segundo temos um tubo cnico com uma bia metlica definindo apenas uma escala de medida de vazo. A aula prtica consiste de trs atividades. Na primeira atividade identificaremos o conjunto dos dois medidores, indicando em um diagrama esquemtico o nome de cada uma de suas partes integrantes. Na segunda atividade ajustaremos uma determinada vazo a partir de um medidor e faremos a comparao desta medida com outro medidor. Finalmente justificaremos a diferena encontrada entre os dois medidores.

Questes propostas
1Descreva o princpio de funcionamento do medidor de vazo do tipo rotmetro.

2-

Qual a justificativa do medidor ter o nome de rotmetro?

21

3-

Quais as limitaes do uso dos medidores do tipo rotmetro?

4-

Como poderemos aumentar a faixa de medio de um rotmetro?

5-

No diagrama esquemtico do transmissor eltrico de vazo do tipo rotmetro, d o nome de cada uma de suas partes integrantes.

22

AULA PRTICA 09 DATA: ___/___/___ MEDIDORES DE VAZO DO TIPO TURBINA


Dentre os diversos medidores de vazo existentes no mercado destacamos os do tipo turbina. Nestes, um volume fixo de fluido captado e liberado por um recalque qualquer como, por exemplo, a presso de bombeamento de um produto dentro de uma tubulao. No caso da turbina, todo o fluido que passa pelo medidor atua nas palhetas desta, provocando assim um deslocamento angular proporcional vazo. Este deslocamento pode ser usado para gerar uma tenso eltrica que ir traduzir a vazo em termos de sinal eltrico de sada. Nesta prtica usaremos dois medidores de vazo do tipo turbina. No primeiro o condicionador de sinais um circuito eletrnico que atua em LEDs, capazes de indicar para cada vazo de entrada no transdutor uma leitura correspondente numa escala graduada em termos de vazo. J no segundo usaremos um conjunto turbinagerador como transdutor e como condicionador de sinais usaremos um voltmetro. A medida da vazo ser feita por um processo indireto, uma vez que ser feita atravs de uma tabela de converso que indicar a vazo efetiva para cada nvel de tenso apresentado pelo transdutor. Esta prtica consiste de duas atividades. Na primeira atividade levantaremos os trs blocos principais de analise de dois medidores de vazo do tipo turbina (um de vazo de lquidos e um de vazo de gases). Neste levantamento deveremos identificar cada um dos blocos (transdutor, condicionador de sinais e escala), bem como dos sinais de entrada e sada. J na segunda atividade estabeleceremos procedimentos de calibrao dos dois medidores, uma vez que os mesmos so prottipos utilizados para fins didticos.

Questes propostas

1-

Qual a opo para a transmisso do sinal de sada do transdutor de vazo do tipo turbina, se no pudermos contar com um gerador?

23

2-

Como podemos minimizar o efeito nocivo da turbulncia na medida de vazo utilizando transdutor do tipo turbina?

3-

Cite outras aplicaes prticas para o transdutor estudado.

4-

Esquematize os diagramas de bloco dos sistemas de calibrao proposto na segunda atividade de laboratrio.

5-

Esquematize como poderemos construir um medidor de vazo com sada digital, utilizando um transdutor do tipo turbina.

24

AULA PRTICA 10 DATA: ___/___/___ CONTROLE DE TEMPERATURA

O controle de temperatura indispensvel em processos onde a qualidade est intimamente ligada a caractersticas trmicas do produto. Em um tratamento trmico de superfcies metlicas a temperatura tem de ser controlada em um ponto especifico ou em uma faixa, num determinado tempo. Para tal so utilizados os controladores que recebendo informaes da varivel temperatura do processo atravs de transdutores, envia comandos aos elementos finais de controle que tem por finalidade manter esta varivel num valor desejado, chamado Set-point. Quando a temperatura do processo pode ser controlada em uma faixa de trabalho utilizado o controle liga-desliga (ON OFF) de temperatura que pela sua simplicidade e baixo custo largamente utilizado. Como exemplo podemos citar o controle de temperatura de um refrigerador domstico e o controle de temperatura de uma estufa de laboratrio. Nos dois casos temos um termostato a gs que atua em contatos eltricos que ligam ou desligam a resistncia de aquecimento ou o motor de refrigerao conforme a aplicao.

25

Esta prtica consiste de trs etapas. Na primeira verificaremos as partes integrantes do processo proposto, ou seja, o tanque, o sistema de aquecimento, o sistema de resfriamento, a medio de temperatura e o circuito eltrico auxiliar de controle e sinalizao. Na segunda montaremos o circuito para que possamos controlar a temperatura do tanque numa faixa arbitrada. importante executar um circuito de sinalizao e para tal usaremos um conjunto de lmpadas que nos informar da dinmica do processo. Finalmente regularemos a faixa de controle de temperatura atuando nos ajustes do termostato, at que uma condio desejada de temperatura seja alcanada.

Questes propostas

1-

Como podemos executar o sistema proposto se temos um termostato do tipo NF?

2-

Como podemos atuar no processo para que possamos atuar na refrigerao automaticamente?

3-

Em quais processos no podemos utilizar o sistema proposto?

26

4-

Estabelea a equao do diferencial mnimo em funo da temperatura no termostato utilizado na prtica.

5-

Estabelea a equao do diferencial mximo em funo da temperatura no termostato utilizado na prtica.

6-

No diagrama esquemtico de montagem da prtica, identifique o tanque, o ebulidor, o trocador de calor, o termostato, o termmetro, as lmpadas sinaleiras e a alimentao eltrica.

27

AULA PRTICA 11 DATA: ___/___/___ TRANSDUTORES DE TEMPERATURA I

Nos sistemas de medio de temperatura os transdutores exercem um papel fundamental. Tais dispositivos tm a funo de sentir a varivel e transform-la em um sinal qualquer que possa ser processado num condicionador de sinais adequado. importante que o transdutor tenha as caractersticas funcionais de repetibilidade e linearidade para que o sistema de medio da temperatura seja confivel. Em algumas aplicaes os sinais dos transdutores so diretamente levados aos controladores ou estaes de registro, uma vez que a indicao instantnea da varivel, local ou remota, no uma informao importante no sistema de controle. Quando trabalhamos com a varivel temperatura temos disposio diversos tipos de transdutores. Nesta prtica trabalharemos com dispositivos semicondutores que so sensveis temperatura. Estes semicondutores podem variar diretamente com a temperatura (PTC) ou podem variar inversamente (NTC). Alm da proporcionalidade, um outro fator importante na escolha dos dispositivos a sensibilidade. Para uma dada aplicao podemos ter um transdutor de elevada sensibilidade e pequena faixa de utilizao, enquanto que numa outra aplicao poderemos ter exatamente o inverso.

28

Esta prtica consiste de trs etapas. Na primeira levantaremos o comportamento de dois transdutores de temperatura quando submetidos temperatura varivel. Para tal, utilizaremos os transdutores em dez pontos diferentes de temperatura, anotando para cada caso o valor da resistncia eltrica deste. A segunda etapa consiste da construo do grfico da resistncia de sada dos transdutores em relao temperatura de entrada. Finalmente determinaremos a equao matemtica que melhor traduza o comportamento do transdutor quando submetido temperatura varivel.

Questes propostas

1-

Esquematize dois condicionadores de sinais, um digital e um analgico, capazes de processar os sinais produzidos pelos transdutores estudados.

2-

D exemplos prticos de aplicao dos transdutores de temperatura utilizados, justificando-os quanto sensibilidade e faixa de trabalho.

3-

Faa o diagrama de montagem da prtica feita, indicando o processo de aquecimento, o processo de resfriamento, os transdutores e os dispositivos de medida do sinal de sada e da temperatura.

29

30

AULA PRTICA 12 DATA: ___/___/___ TRANSDUTORES DE TEMPERATURA II

Nos sistemas de medio de temperatura os transdutores exercem um papel fundamental. Estes transdutores tm a funo de sentir a varivel e transform-la em um sinal qualquer que possa ser processado num condicionador de sinais adequado. importante que o transdutor tenha as caractersticas funcionais de repetibilidade e linearidade para que o sistema de medio da temperatura seja confivel. Em algumas aplicaes os sinais dos transdutores so diretamente levados aos controladores ou estaes de registro, uma vez que a indicao instantnea da varivel, local ou remota, no uma informao importante no sistema de controle. Quando trabalhamos com a varivel temperatura temos disposio diversos tipos de transdutores. Nesta prtica trabalharemos com o termopar de ferro / constantan e o termoresistor de platina (Pt-100). No primeiro a resistncia eltrica diretamente proporcional temperatura, enquanto que no segundo a tenso eltrica gerada diretamente proporcional temperatura. No caso do termopar temos disposio inmeros tipos (K, J, S, etc.), cada um com uma aplicao diferente.

31

Esta prtica consiste de trs etapas. Na primeira levantaremos o comportamento de dois transdutores de temperatura quando submetidos temperatura varivel. Para tal, utilizaremos os transdutores em dez pontos diferentes de temperatura, anotando para cada caso o valor da resistncia eltrica de um deles (termoresistor) e a tenso gerada pelo outro (termopar). A segunda etapa consiste da construo dos grficos da resistncia de sada do termoresistor em relao temperatura e da tenso gerada pelo termopar em relao temperatura de entrada. Finalmente determinaremos a equao matemtica que melhor traduza o comportamento dos transdutores quando submetidos temperatura varivel.

Questes propostas

1-

Esquematize dois condicionadores de sinais, um digital e um analgico, capazes de processar os sinais produzidos pelos transdutores estudados.

2-

D exemplos prticos de aplicao dos transdutores de temperatura utilizados, justificando-os quanto sensibilidade e faixa de trabalho.

3-

Faa o diagrama de montagem da prtica feita, indicando o processo de aquecimento, o processo de resfriamento, os transdutores e os dispositivos de medida do sinal de sada e da temperatura.

32

33

AULA PRTICA 13 DATA: ___/___/___ SIMULAO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS

A simulao de processos industriais uma forma de agilizarmos o comportamento de uma varivel qualquer que, se analisada em termos de tempo real, ir se modificar muito lentamente, prejudicando assim o entendimento do processo como um todo. O estudo dos nveis lgicos de um sistema de controle digital de nvel de reservatrio a trs eletrodos ser o mesmo se o reservatrio necessita de 30 horas ou de 30 segundos para encher. O ganho de tempo no processo simulado evidente. Assim sendo, o computador torna-se uma ferramenta poderosa no sentido de obtermos simulaes cada vez mais reais do comportamento de um dado processo, sem os inconvenientes do processo real (tempo de resposta dos medidores, gasto de material, etc.). Uma outra vantagem adicional a possibilidade de simulao de falhas, que se fossem feitas no processo real, acarretariam danos e prejuzos ao sistema. Esta aula consiste do estudo de duas simulaes denominadas AULA 1 e AULA 3. Para entrar nos programas siga o seguinte procedimento: APara o acesso ao programa AULA 1, digite: C:\> cd DEE\IC-1\AULA1 Pressione a tecla ENTER Digite a palavra AULA Pressione a tecla ENTER Para o acesso ao programa AULA #, digite: C:\> cd DEE\IC-1\AULA3 Pressione a tecla ENTER Digite NIVEL3 Pressione a tecla ENTER

B-

Aps a entrada nos programas, verifique todos os itens do menu apresentado, solicitando, sempre que necessitar, a ajuda do professor.

34

Questes propostas

1-

Quais as limitaes do uso industrial do sistema de controle proposto no programa AULA 3?

2-

Qual ser o circuito lgico para o sistema proposto no programa AULA 3 se usarmos trs portas NO E (NANDs)?

35

AULA PRTICA 14 DATA: ___/___/___ MALHA DE CONTROLE DE NVEL E VAZO I

Como j foi visto em prticas anteriores, a simulao de processos industriais uma forma de agilizarmos o comportamento de uma varivel qualquer que, se analisada em termos de tempo real, iria se modificar muito lentamente, prejudicando assim o entendimento do processo como um todo. Um recurso interessante para a simulao o estabelecimento de um modelo em escala reduzida de um processo com o propsito de estudarmos o comportamento de determinadas variveis em condies previamente estabelecidas. Essa escala reduzida no deve prejudicar aspectos tais como comportamentos estticos e dinmicos que devem estar de acordo com o processo real. Nesta prtica identificaremos os diversos elementos que compem a malha de controle de nvel e vazo do laboratrio. Os elementos so: tanque principal, transmissor e indicador de nvel, controlador e indicador de nvel, conversor de frequncia, vlvula de carga do tanque principal, tanque de estabelecimento, conjunto moto-bomba, vlvula de carga do conjunto moto-bomba, vlvula de reteno, rotmetro, vlvula de derivao do rotmetro, integrador de vazo, integrador/medidor de vazo, tubulao de suprimento. Uma vez identificados os elementos, representaremos os equipamentos usando uma simbologia adequada norma da ABNT.

36

Questes propostas

1-

2-

3-

4-

37

AULA PRTICA 15 DATA: ___/___/___ MALHA DE CONTROLE DE NVEL E VAZO II

Uma vez identificados os elementos da malha de controle de nvel e vazo, feita a sua representao usando a simbologia normalizada pela ABNT, e com a malha de controle ligada faremos nessa aula a descrio do funcionamento da malha de controle. conveniente que o texto da descrio tenha como referncia a malha representada na aula prtica 14 e seja o mais detalhado possvel. Um exemplo: o controlador indicador de nvel (LCI), montado no tanque principal, manda sinal eltrico (4-20 Ma) para um controlador indicador de nvel montado na frente do painel.... Feita a descrio do funcionamento da malha de controle, passaremos para os ajustes de parmetros do controlador. Os parmetros que devemos ajustar so: valor desejado (Set Point) do nvel, faixa proporcional, tempo integral, tempo derivativo, alarme de nvel baixo e alarme de nvel alto do controlador PID.

38

Questes propostas

1-

2-

3-

4-

39

PROJETO OBJETIVO
Projetar e executar um prottipo que utilize uma ou mais variveis de processo (presso, nvel, vazo, temperatura, etc.) estudadas na disciplina de Instrumentao e Controle I.

DESCRIO
O prottipo (alarme, medidor, controlador, elemento primrio, elemento final, etc.) dever conter solues tcnicas relevantes para os diversos problemas que com certeza surgiro na execuo do mesmo. Estas solues envolvero minimizao de custos, melhoria de confiabilidade, repetibilidade, vida til, etc. O projeto pode ser tambm um programa de computador relacionado com o estudo da Instrumentao, ou mesmo um trabalho de melhoria de um projeto j existente no Laboratrio de Instrumentao e Controle.

INFORMAES COMPLEMENTARES - Os projetos devero ser apreciados pelo professor de Laboratrio antes de sua execuo, para o estudo do interesse e viabilidade tcnica do mesmo.
- Uma vez entregue, os projetos ficaro incorporados ao acervo do Laboratrio de Instrumentao e Controle para uma possvel utilizao e estudos de outras turmas de laboratrio. - O nmero de alunos por projeto de no mximo quatro. - O grupo de trabalho poder ser feito com alunos de turmas e turnos diferentes. - No sero aceitos projetos puramente tericos ou projetos sem prottipos. - O prottipo dever ser acompanhado da relao de alunos do grupo de trabalho, da descrio do princpio de funcionamento do prottipo, dos diagramas eltricos de montagem, da lista completa de materiais utilizados e de outras informaes que os alunos julgarem relevantes. - O projeto dever ser entregue at o dia ____ de _________de 20______.

40

Vous aimerez peut-être aussi