Vous êtes sur la page 1sur 12

01) (UFABC/2009) Os diabticos controlam a glicemia atravs de injees dirias de insulina ou mesmo atravs de controle alimentar associado a prticas

esportivas. Sobre os hormnios pancreticos que atuam na glicemia, foram feitas as seguintes afirmaes: I. O pncreas produz a insulina e tambm outro glicocorticide, o glucagon, que possui ao antagnica. II. A insulina liga-se a receptores presentes na membrana das clulas, permitindo que a glicose atravesse a membrana. III. O glucagon tem efeito inverso ao da insulina, aumentando a glicemia, pois atua estimulando a transformao do glicognio em glicose. IV. A insulina tem uma funo enzimtica, j que pertence ao grupo das protenas, e o glucagon promove a entrada de glicognio nos hepatcitos. De acordo com as informaes contidas na tirinha e nas afirmaes, pode-se esperar que est correto apenas o que se afirma em a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e III. e) II, III e IV. 02) (UFV-JULHO/2009) Considere as seguintes afirmativas, relacionadas com o sistema endcrino humano: I. A tireide a glndula produtora do hormnio tiroxina, tambm denominado de paratormnio, que participa da regulao de clcio e fosfato no sangue. II. O glucagon e a insulina so hormnios produzidos por grupos de clulas do pncreas, denominados Ilhotas de Langerlhans, que participam do controle dos nveis de glicose no sangue. III. A hipfise, localizada na base do encfalo, produz vrios hormnios, como o gonadotrfico, o adrenocorticotrfico e o tireotrfico, que participam da regulao da atividade de outras glndulas endcrinas. IV. As gnadas (ovrios e testculos) tambm so glndulas endcrinas, que produzem hormnios responsveis pelo amadurecimento sexual e pelas caractersticas sexuais secundrias da espcie. Esto CORRETAS apenas as afirmativas: a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, II e IV. d) I, III e IV. 03) (UFC/2008) O momento das provas de A1 e A2 sem dvida, causa nos alunos de1enfermagem uma mistura de sensaes como prazer, por estar prxima a to sonhada aprovao; emoo, por vivenciar uma grande escolha, e medo de cometer um equvoco ao responder as questes. Essas sensaes estimulam o sistema nervoso, ocasionando taquicardia e aumento da freqncia respiratria. Assinale a alternativa que apresenta a glndula que foi estimulada e o hormnio produzido como conseqncia das sensaes citadas no texto.

a) Supra-renal e adrenalina. b) Tireide e adrenalina. c) Tireide e calcitonina. d) Hipfise e adrenalina. e) Pineal e melatonina 4) De acordo com os seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta o hormnio cujo receptor glut 4 ativado para facilitar a entrada do acar na clula. a) Tiroxina. b) Insulina. c) Glucagon. d) Paratormnio. 05) (UFT/2008) A homeostase em animais mantida por dois sistemas de controle: o neural e o endcrino. Os hormnios exercem efeitos impressionantes nos processos da reproduo, de desenvolvimento e metablicos. A hipfise uma glndula endcrina dividida em dois lobos, adeno-hipfise e neurohipfise, e produz uma srie de hormnios que modula outras glndulas, entre elas, a tireide. O hormnio ........... produzido pela .................. estimula a tireide, modulando a secreo dos hormnios..................... e ......................, atravs de um refinado mecanismo de controle recproco, conhecido por retroalimentao. Entre as alternativas a seguir, qual descreve adequadamente a complementao das lacunas acima? a) TSH, neuro-hipfise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3). b) TSH, adeno-hipfise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3). c) tireoxina (T4), adeno-hipfise, TSH e triiodotireonina (T3). d) TSH, adeno-hipfise, calcitonina e tireoxina (T4). 06) (UFES/2004) A hipfise produz e secreta uma srie de hormnios que tm ao em rgos distintos, sendo, portanto, considerada a mais importante glndula do sistema endcrino humano. Sobre os hormnios hipofisrios, CORRETO afirmar que: a) o FSH, produzido na hipfise anterior, facilita o crescimento dos folculos ovarianos e aumenta a motilidade das trompas uterinas durante a fecundao. b) a vasopressina, secretada pelo lobo posterior da hipfise, responsvel pela reabsoro de gua nos tbulos renais. c) o hormnio adenocorticotrpico (ACTH) um esteride secretado pela adeno-hipfise e exerce efeito inibitrio sobre o crtex adrenal. d) o comportamento maternal e a recomposio do endomtrio, aps o parto, ocorrem sob a influncia do hormnio prolactina. e) o hormnio luteinizante atua sobre o ovrio e determina aumento nos nveis do hormnio folculo estimulante (FSH) aps a ovulao. 07) (UEG/2006) Ligada por uma haste ao hipotlamo, a hipfise fica em uma cavidade do osso esfenide, e a sua parte glandular comanda diversas outras glndulas do organismo. Todas as glndulas citadas a seguir so controladas diretamente pela hipfise, EXCETO:

a) Ovrio b) Tireide c) Pncreas d) Supra-renal 08) (UFLA) Considere os seguintes hormnios: 1. Glucacom 2. Adrenalina 3. Somatotrfico 4. Noradrenalina 5. Insulina As glndulas responsveis pela secreo desses so, respectivamente: a) Pncreas, supra-renais, hipfise, pncreas, supra-renais. b) Supra-renais, pncreas, hipfise, supra-renais, pncreas. c) Pncreas, hipfise, supra-renais, supra-renais, pncreas. d) Pncreas, supra-renais, hipfise, supra-renais, pncreas. e) Pncreas, supra-renais, supra-renais, pncreas, hipfise. 09) (PUC-MG/2005) O esquema a seguir representa um processo de regulao endcrina por fatores internos e externos ao organismo.

De acordo com o esquema e seus conhecimentos, correto afirmar, EXCETO: a) Estmulo e inibio atuam coordenadamente opondo-se a grandes variaes na concentrao plasmtica de tiroxina em indivduos normais. b) Tiroxina pode atuar como hormnio que contribui para nos adaptarmos ao frio. c) A reduo nos nveis de TSH sempre indicador de hipotireoidismo. d) A carncia nutricional de iodo pode determinar a reduo na produo de tiroxina e o aumento de volume da tireide.

10) (UFF) Suave caminho de volta ao sono natural Novas pesquisas condenam o uso de comprimidos de melatonina e mdicos defendem a receita tradicional contra insnia: medidas antiestresse e dieta sem cafena. (MARINHO, Antonio, In: O Globo, Jornal da Famlia, 25/08/96) O texto reproduzido alerta para o uso indiscriminado e abusivo da melatonina como medicamento. Esta substncia normalmente produzida pelo organismo e tem efeitos sobre vrios rgos e sistemas. Seus nveis de concentrao so finamente regulados para as diferentes situaes biolgicas. Havendo interferncia externa neste processo de feedback, podem ocorrer alteraes orgnicas indesejveis. A melatonina produzida na: a) pineal b) hipfise c) tireide d) paratireide e) adrenal 11) (UFOP-JULHO/2007) Os hormnios so mensageiros qumicos produzidos por glndulas endcrinas ou clulas isoladas, liberados para a corrente sangnea, indo atuar sobre rgos distncia, estimulando ou inibindo as funes destes ltimos. Em relao aos hormnios, s glndulas e suas aes, CORRETO afirmar que: a) A tireide uma glndula que atua sobre gnadas e controla a produo de hormnios sexuais. b) Disfunes das glndulas hipfise, paratireides, pncreas e adrenais podero resultar em nanismo, cretinismo, diabetes e presso alta. c) A hipfise produz os hormnios adrenocorticotrfico, folculo-estimulante, somatotrfico e tiroxina. d) A concentrao de glicose sangnea mantida dentro de uma faixa constante devido ao da adrenalina e do glucagon. 12) (UERJ/2006) O hormnio cortisol, devido a sua acentuada ao anti-inflamatria, muito usado como medicamento.

Observe o seguinte procedimento de terapia hormonal prescrito para um paciente: - administrao de doses altas de cortisol diariamente, durante trinta dias; - diminuio progressiva das doses, aps esse prazo, at o final do tratamento. No grfico a seguir, so mostradas a taxa de produo de cortisol pelo organismo do paciente e a concentrao desse hormnio no sangue, nos primeiros trinta dias de tratamento. a) Descreva a alterao da taxa de produo de cortisol durante os primeiros trinta dias. b) Explique o motivo pelo qual, ao final do tratamento, as doses de cortisol devem ser diminudas progressivamente. 13) (UFJF/2005) Os hormnios sexuais so substncias que, no sistema reprodutor feminino, promovem interaes que regulam o ciclo menstrual. Analise a possibilidade de ocorrncia das vias A, B e C, apresentadas no esquema abaixo, e faa o que se pede.

Legenda: GnRH Hormnio liberador de gonadotrofinas LH Hormnio luteinizante FSH Hormnio folculo estimulante a) Qual das vias indica a fase ps-ovulatria? Justifique sua resposta. b) O que acontecer se a ovulao e a fecundao ocorrerem, mas o corpo lteo no se desenvolver? Justifique sua resposta. c) A produo de hormnios controlada por mecanismos de retroalimentao negativa (feedback negativo). Explique como ocorre esse mecanismo, utilizando o esquema acima para exemplific-lo. 14) (UFPel/2004) Tireide preguiosa reduz risco de cncer de mama Mulheres que tm a glndula tireide preguiosa tm menos risco de ter cncer de mama, de acordo com novo estudo da Universidade do Texas (EUA). A tireide uma glndula que fica na parte anterior do pescoo e ajuda a regular, entre outras coisas, os batimentos cardacos, o metabolismo e o humor.O estudo sugere que a subfuno dessa glndula,

conhecida como hipotireoidismo, retarda o desenvolvimento do cncer, quando ele j existe. Para outros pesquisadores, no entanto, o assunto ainda controverso. www. folha.uol.com. br /folha/cincia,11.08.2003. Analisando a notcia veiculada, e utilizando conhecimentos de Biologia, responda s perguntas abaixo. a) Que relao pode ser encontrada entre o hipotireoidismo e a velocidade de disseminao de um cncer? b) Que hormnios so secretados por uma glndula tireide normal? Como regulada essa secreo? c) Para a produo de seus hormnios, a tireide se utiliza de um on. Que elemento esse?
16. Os hormnios gastrina e colecistoquinina esto envolvidos no controle do processamento dos alimentos no trato digestrio. Em relao ao papel dessas substncias, pode-se afirmar que a gastrina A) estimula a secreo de HCl e pepsinognio e aumenta a motilidade do estmago, enquanto que a colecistoquinina estimula a liberao de suco entrico e inibe a liberao da bile pela vescula biliar. B) inibe a produo de HCl e estimula a produo de pepsinognio, enquanto que a colecistoquinina inibe a liberao do suco pancretico pelo pncreas e estimula a absoro de gua no intestino grosso. C) estimula a liberao do suco gstrico e inibe os movimentos peristlticos, enquanto que a colecistoquinina inibe a liberao de bile pela vescula biliar e estimula a absoro de gua no intestino grosso. D) estimula a secreo de HCl e pepsinognio e aumenta a motilidade do estmago, enquanto que a colecistoquinina estimula a liberao de enzimas pancreticas e da bile pela vescula biliar. 17) Os distrbios na Produo do GH podem causar que tipos de anormalidades?

17) (UFRR/2008) O ecstasy uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente, conhecida como a pula-do-amor, possui uma substncia chamada MDMA metilenodioximetanfetamina- que atua sobre trs neurotransmissores: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O mais atingido a serotonina, que controla as emoes e tambm regula o domnio sensorial, o domnio motor e a capacidade associativa do crebro. O MDMA provoca uma descarga de serotonina nas clulas nervosas do crebro para produzir os efeitos de leveza e bem estar; porm, a serotonina tambm reguladora da temperatura do corpo, podendo causar hipertermia ou superaquecimento do organismo, sendo esta a principal causa de morte dos usurios. Adaptado: Superinteressante, set./2000. Em relao aos neurotransmissores, analise as afirmativas abaixo: I. Os neurotransmissores so transportados atravs dos neurnios e liberados na fenda sinptica onde do origem ao impulso nervoso da clula. II. Nos neurnios o impulso nervoso tem sentido unilateral e invarivel - dendrito > corpo celular > axnio - no ocorrendo nunca em sentido contrrio. III. Os neurotransmissores so transportados pela corrente sangunea e atuam em rgos especficos, denominados rgos-alvo.

Marque a opo que julgar verdadeira: a) I est correta. b) I e III esto corretas. c) III est correta. d) I e II esto corretas. e) I, II e III esto corretas. 18) (UNIMONTES/2009) Os axnios so prolongamentos maiores cuja funo transmitir impulsos nervosos do corpo celular para outras clulas, permitindo, desse modo, a ligao entre clulas. Essa passagem da informao de um neurnio para outra clula feita atravs das sinapses. A figura abaixo ilustra esse processo. Analise-a.

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA. a) As sinapses qumicas ocorrem apenas nas junes entre as terminaes dos axnios e os msculos, sendo chamadas placas motoras. b) As vesculas sinpticas liberam os neurotransmissores, atravs da membrana, pelo processo de difuso facilitada. c) A maioria dos medicamentos antidepressivos age produzindo uma diminuio da disponibilidade dos neurotransmissores na fenda sinptica. d) O citoplasma dos axnios no possui ribossomos, sendo as protenas axonais sintetizadas no corpo celular. 19) (CEFET-SC/2007) Considerando os processos fisiolgicos humanos, assinale a nica assertiva CORRETA: a) No processo de circulao sangnea, o sangue entra no corao atravs das artrias. b) Uma das funes do fgado armazenar acar na forma de amido. c) Sinapse nervosa a passagem do impulso nervoso de uma clula para a outra, atravs de mediadores qumicos. d) A traquia um tubo cartilaginoso que tem como nica funo permitir a passagem do ar

at os brnquios. e) Os excretas produzidos em nosso organismo so eliminados apenas pelos rins. 20) (CEFET-MG) O mecanismo de recepo e transmisso de estmulo nervoso se d atravs de fibras nervosas mielnicas ou amielnicas, onde a rapidez de propagao difere entre elas. O fato de as fibras mielnicas propagarem o impulso nervoso mais rapidamente que as amielnicas, pode ser explicado pelas seguintes ocorrncias: I. despolarizao da fibra nervosa no ndulo de Ranvier; II. propagao saltatria dos impulsos na fibra nervosa; III. propagao contnua dos impulsos ao longo da fibra nervosa; IV . inverso de cargas inicas na fibra nervosa, quando em repouso. As afirmativas incorretas so apenas: a) I e II b) I e IV c) II e III d) II e IV e) III e IV 21) (UFOP/2005) As vrias atividades do organismo dependem do perfeito funcionamento do sistema nervoso: os neurnios levam informaes da periferia para o SNC e vice-versa. Para exercerem essas atividades, os neurnios apresentam certas caractersticas, que no esto bem definidas em: a) As informaes entre neurnios se do por sinapses. b) O impulso nervoso sempre conduzido do corpo celular para o axnio, para passagem de informaes entre neurnios. c) Os mediadores qumicos esto sempre armazenados no corpo celular dos neurnios. d) A bainha de mielina torna a conduo do impulso nervoso mais rpida nos neurnios. 22) (UFJF/2004) Alguns anestsicos locais agem impedindo a despolarizao da membrana plasmtica dos neurnios. A sensao de dor , ento, eliminada em funo da: a) modificao da fenda sinptica. b) ruptura da bainha de mielina dos neurnios. c) diminuio do nmero de sinapses. d) inibio da secreo do neurotransmissor. e) inverso no sentido do impulso nervoso. 23) (UFSM) Pode-se dizer que o acmulo de mercrio afeta a sobrevivncia e o funcionamento dos....... Tanto a transmisso do impulso nervoso, que ocorre sempre dos ..... para os ........... quanto a liberao de neurotransmissores so prejudicadas. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas: a) dendritos neurnios axnios b) axnios dendritos neurnios c) neurnios dendritos axnios d) axnios neurnios dendritos e) neurnios axnios dendritos

24) (UECE/2007) Sabe-se que a deficincia na produo de serotonina pode ser uma das causas do estado depressivo dos adolescentes, conforme indicam pesquisas no campo da psiquiatria. Esta substncia um neurotransmissor, sendo liberada na seguinte regio do neurnio, para que o impulso nervoso se propague: a) corpo celular. b) terminal sinptico do dendrito. c) bainha de mielina do axnio. d) terminal sinptico do axnio.

25) (PUC-MG/2007) Observe o esquema da clula nervosa representada. Assinale a afirmativa INCORRETA. a) Nas partes 1 e 4, podem ocorrer sinapses qumicas, dependentes de molculas neurotransmissoras como a acetilcolina. b) Molculas produzidas em 2 podem ser transportadas at 4 atravs do citoesqueleto. c) Em 3, observa-se um envoltrio membranoso chamado de bainha de mielina, presente apenas em axnios dos neurnios do sistema nervoso central. d) A parte 5 responsvel pela conduo do impulso nervoso, que unidirecional e dependente dos ons sdio e potssio. 26) (UFJF/2008) H diversas drogas e doenas que afetam o funcionamento dos neurnios. Considerando o funcionamento dessas clulas, responda as questes a seguir. a) A maioria dos anestsicos locais age bloqueando os canais de sdio dos neurnios. Qual a relao entre o bloqueio desses canais e o efeito anestsico? b) O diabetes mellitus reduz a mielinizao dos neurnios. Quais as conseqncias disso sobre o processo de transmisso do impulso nervoso? c) Alguns tipos de inseticidas orgnicos, como os fosforados e os carbamatos, impedem a degradao da acetilcolina na sinapse neuromuscular, o que provoca a contrao contnua dos msculos afetados. Explique por que ocorre essa contrao muscular contnua.

27) (FUMEC/2006) Aps a digesto das protenas no sistema digestivo humano, os aminocidos passam para a corrente sangnea. CORRETO afirmar que, no organismo, a absoro de aminocidos ocorre no: a) estmago

b) fgado c) intestino delgado d) intestino grosso

28) (UFSJ/2007) A digesto ocorre atravs da mistura dos alimentos, do movimento destes ao longo do tubo digestivo e da decomposio qumica de grandes molculas de alimento para molculas menores. Considerando-se que o processo qumico se diferencia para cada tipo de alimento, CORRETO afirmar que: a) no estmago inicia-se a digesto das protenas, que se finaliza no intestino delgado pela atuao do suco pancretico e secrees biliares. b) o amido ingerido presente nos pes e nos legumes decomposto por enzimas presentes na saliva, no suco gstrico e no intestino delgado. c) a parte no digerida, que so as fibras e restos celulares da mucosa do intestino, conduzida ao clon, mantendo-se l at ser expelida. d) os cidos biliares produzidos no fgado atuam diretamente sobre as gorduras permitindo a ao das enzimas gstricas, transformando-as em molculas menores de cidos graxos e colesterol. 29) (PUC-RJ/2007) O fgado uma glndula encontrada nos mamferos com diversas caractersticas e funes. Assinale a opo na qual NO encontramos uma funo ou caracterstica deste rgo. a) responsvel pela detoxificao do sangue. b) um dos responsveis pela destruio de hemcias velhas. c) Produz bile, que auxilia na emulso das gorduras. d) Est associada reserva de glicognio. e) Secreta o hormnio insulina. 30) (UFU/2006) O processo de digesto nos humanos composto por duas fases: uma mecnica, na qual a correta mastigao essencial, e outra enzimtica, controlada por hormnios da digesto. Sobre estes hormnios, analise as afirmaes a seguir e marque a alternativa correta. a) As gorduras parcialmente digeridas, presentes no quimo, estimulam as clulas do duodeno a liberarem o hormnio secretina, que provoca a eliminao da bile pela vescula biliar. b) A acidez do quimo, que chega ao duodeno, estimula certas clulas da parede intestinal a liberar, especialmente, o hormnio colecistoquinina, que agir no pncreas, estimulando-o a liberar, principalmente, bicarbonato de sdio. c) A secreo do suco gstrico estimulada por impulsos nervosos e pelo hormnio gastrina, produzido no estmago. d) A digesto de protenas inicia-se no estmago e completa-se no duodeno por ao de trs proteases secretadas pelo pncreas: enteroquinase, pepsina e procarboxipeptidase. 31) (UFMG/2007) A doena celaca consiste em um distrbio inflamatrio do intestino delgado, que ocorre em indivduos com sensibilidade ao glten e ingesto de trigo, centeio ou cevada. Analise estas duas figuras, em que est representada uma regio do intestino delgado em um indivduo normal I e em um indivduo com doena celaca II

Considerando-se a alterao estrutural representada na Figura II, INCORRETO afirmar que indivduos portadores de doena celaca podem apresentar a) baixa produo de hemoglobina. b) diminuio da densidade mineral ssea. c) aumento da absoro de gua. d) retardo do crescimento corporal. 23) (UNIMONTES-JUNHO/2005) Aparelho digestivo ou sistema digestrio, como recomenda a nova nomenclatura, composto de uma srie de rgos tubulares interligados, formando um nico tubo que se estende desde a boca at o nus. Alguns rgos que compem esse sistema esto evidenciados na figura abaixo. Observe-a:

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a QUE REPRESENTA o rgo em que produzida a enzima pepsina.

a) II b) III c) IV d) I 33) (UNIFESP/2006) Parte da bile produzida pelo nosso organismo no reabsorvida na digesto. Ela se liga s fibras vegetais ingeridas na alimentao e eliminada pelas fezes. Recomenda-se uma dieta rica em fibras para pessoas com altos nveis de colesterol no sangue. a) Onde a bile produzida e onde ela reabsorvida em nosso organismo? b) Qual a relao que existe entre a dieta rica em fibras e a diminuio dos nveis de colesterol no organismo? Justifique. 34) (UFOP-JUNHO/2008) O esvaziamento gstrico excessivamente rpido pode levar formao de uma lcera duodenal. J a regurgitao do contedo duodenal pode contribuir para a formao das lceras gstricas. Em relao afirmao acima, responda: a) A afirmao verdadeira? Justifique sua resposta. b) Comente o controle hormonal da digesto no estmago e no intestino.

Vous aimerez peut-être aussi