Vous êtes sur la page 1sur 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PR-REITORIA DE PESQUISA E PS-GRADUAO

Edital de Abertura de Inscries PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DESENHO, CULTURA E INTERATIVIDADE - PPGDCI O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que as inscries para a Seleo 2012 de acesso ao curso de Mestrado do PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DESENHO CULTURA E INTERATIVIDADE - PPGDCI estaro abertas aos profissionais de Nvel Superior, portadores do Diploma de Graduao Plena em Desenho e reas afins, no perodo de 14 de maio a 15 de junho de 2012. 1. NMERO DE VAGAS Sero oferecidas 20 vagas 2. INSCRIES 2.1 As inscries sero realizadas na Coordenao do Programa de PsGraduao em Desenho Cultura e Interatividade PPGDCI, Prdio de Ps-Graduao em Educao e Letras e Artes, Sala 15, 1 Piso, Mdulo II, Campus Universitrio da UEFS, das 08:00 s 17:00 horas, de segunda a sexta-feira, mediante o pagamento de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais) por inscrio. 2.2 As inscries sero feitas pessoalmente ou por representante, ou atravs de representante com apresentao de procurao com poderes especiais para efetivar a inscrio acompanhada da cpia da cdula de identidade do candidato e original da cdula do procurador; ou pelos correios via sedex com data de envio at o dia 14 de junho; 2.3 No sero aceitas inscries com documentao incompleta, pendente, ou com fotocpia ilegvel. 2.4 Perodo de inscries: 14 de maio a 15 de junho de 2012. 2.5 Os candidatos que obtiveram os cursos de Graduao e/ou Ps-Graduao no exterior devero apresentar sua documentao convalidada na forma da lei. 3. DOCUMENTAO O candidato dever apresentar, no ato de inscrio para a Seleo ao Curso de Mestrado:

Ficha de inscrio preenchida (adquirida na home page do Programa); Curriculum Lattes comprovado, com cpias autenticadas; Cpia do diploma de concluso de Curso Superior de plena durao (apresentar original); Alunos concluintes de cursos de graduao podero se inscrever desde que apresentem atestado de concluso da IES e em sendo aprovados devero apresentar diploma de concluso de curso impreterivelmente na data da matrcula; Cpia do histrico escolar da graduao (apresentar original); Demais documentos pessoais (RG, CIC, ttulo de eleitor com comprovante da ltima eleio/referendo, certificado de reservista, certido de nascimento ou casamento e foto 3x4). Tais documentos devero ser apresentados em cpias autenticadas ou com os respectivos originais; Comprovante de pagamento da taxa de inscrio. Trs exemplares do Plano Preliminar de Pesquisa com 10 pginas (times new roman, fonte 12, espaamento 1,5), com os seguintes itens:

Ttulo 1 Tema (circunscrito a uma das linhas de pesquisa vinculas as reas de concentrao do PPGDCI) 1.1 Delimitao do tema com apresentao clara do objeto de estudo 1.2 Objetivos 1.3 Justificativa 2 Delimitao terica 2.1 Reviso bibliogrfica 3 Procedimentos (metodologia) 4 Referncias (incluir o que for efetivamente citado)

4. REAS DE CONCENTRAO E LINHAS DE PESQUISA Os Projetos de Pesquisa desenvolvidos pelos docentes do Programa respondem rea Multidisciplinar Desenho, s reas de Concentrao Desenho e Cultura e Desenho Registro e Memria Visual reunidos em quatro Linhas Gerais de Pesquisa, sem prejuzo de associaes e articulaes em Projetos Integrados a partir de afinidades temticas ou de outra natureza cientfica que venham a compor com os trabalhos agora desenvolvidos na Ps-Graduao stricto sensu. As reas de concentrao e respectivas linhas de pesquisa podem ser sintetizadas do seguinte modo:

4.1. CONCENTRAO EM DESENHO E CULTURA:

4.1.1. DESENHO: HISTRIA, CULTURA E INTERATIVIDADE Preocupa-se com a investigao dos aspectos scio-antropolgicos do desenho produzido na Bahia. Considerar, nessa busca, as vrias formas de representao, desde a ilustrao de livros at as tendncias verificadas na estrutura urbana das cidades cujos traos identifiquem as culturas dos povos que as constituram.

4.1.2. LINGUAGENS VISUAIS: MEMRIA E CULTURA Preocupa-se com o registro de imagens e sua importncia para a anlise de questes que envolvam o homem e sua produo cultural.

4.2. CONCENTRAO EM DESENHO, REGISTRO E MEMRIA VISUAL:

4.2.1 ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM DESENHO Interessa-se por investigar o Desenho enquanto linguagem de interao e fonte de conhecimento, considerando-o pela manifestao expressional de grupos humanos atravs dos tempos. 4.2.2. PATRIMNIO CULTURAL, REPRESENTAO E MEMRIA Nesta linha a preocupao volta-se para os modos de constituio da memria sobre o patrimnio cultural.

5. SELEO Ser exigido documento de identificao para acesso ao local das provas: Perodo: 18 de junho a 18 de julho de 2012 Local: Prdio de Ps-Graduao em Educao, Letras e Artes, mdulo II, Campus Universitrio. MESTRADO A Seleo para o Curso de Mestrado em Desenho Cultura e Interatividade da UEFS consta de quatro etapas, a saber: Itens eliminatrios 1 Etapa: Anlise da documentao exigida na inscrio, avaliao do projeto (de 18 de junho a 03 de julho de 2012); 2 Etapa: Prova de Conhecimento Especfico, contendo duas ou mais questes, abordando temas relacionados com o conhecimento Desenho e / ou ligados s

respectivas linhas de pesquisa (dia 05 de julho de 2012, das 09:00 s 13:00 horas); 3 Etapa: Entrevista com apresentao do plano preliminar de pesquisa (dias 12 e 13 de julho de 2012, conforme escalonamento previamente divulgado). Item classificatrio 4 Etapa: Prova de Proficincia em uma Lngua Estrangeira Espanhol Francs ou Ingls. Esta etapa constitui requisito obrigatrio para obteno do ttulo de mestre em Desenho Cultura e Interatividade, entretanto, para efeito da seleo de ingresso ao programa, no ter carter eliminatrio, apenas classificatrio. (dia 18 de julho 2012, das 14:00 s 17:00 horas). Observaes: 1. Os candidatos que no obtiverem avaliao igual ou superior a 7,0 nas etapas eliminatrias sero eliminados. 2. Os candidatos s participaro das etapas subseqentes mediante aprovao naquela imediatamente anterior. 3. As vagas do Mestrado sero preenchidas pelos candidatos aprovados que obtiverem as maiores notas, obedecendo a uma escala decrescente de classificao at o limite de vagas estabelecido pelo edital. 4. Para os candidatos, eventualmente selecionados, cuja nota na prova de proficincia tenha sido inferior a 7 (sete), a realizao da defesa da dissertao fica expressamente condicionada aprovao na Prova de Proficincia em uma Lngua Estrangeira, observando como limite a realizao da 3 matrcula sob pena de perda da vaga. 5. Os candidatos portadores de necessidades especiais devero informar o fato em campo prprio, no formulrio de inscrio. 6. A bibliografia bsica indicada para a realizao das provas encontra-se disponibilizada no anexo. 6. DIVULGAO DOS RESULTADOS 1 etapa: 04 de julho de 2012. 2 etapa: 11 de julho de 2012. 3 etapa: 18 de julho de 2012. Resultado Final: 23 de julho de 2012. 7. ENTREGA DOS DOCUMENTOS No dia 30 de julho de 2012, das 08:00 s 11:30, na Diviso de Assuntos Acadmicos DAA. Presena obrigatria. Obs: O no cumprimento dos prazos de entrega dos documentos implicar na desclassificao do candidato.

8. MATRCULA 8.1 Os selecionados devero comparecer Diviso de Assuntos Acadmicos (1 andar do Prdio da Administrao), no dia 30 de julho de 2012, pessoalmente ou atravs de representante munido de procurao na data a ser marcada pela mesma para a entrega da documentao abaixo especificada e para efetivao da matrcula. No sero aceitos documentos rasurados, com divergncia de datas, de dados ou com qualquer outra divergncia e/ou estado que comprometa sua legibilidade. Perder o direito vaga aquele que no apresentar a documentao completa e correta at a data definida para matrcula. Devero ser entregues, no ato da matrcula, cpias j autenticadas em cartrio ou originais e cpias de toda a documentao. a) Diploma de Graduao Plena; b) Histrico Escolar; c) Certido de Nascimento ou Casamento (obrigatrio para estado civil casado) d) Documento de Identidade (Civil ou Carteira Profissional); e) Ttulo de Eleitor; f) Comprovante de votao da ltima eleio ou Certificado de quitao com a Justia Eleitoral; g) Certificado de Reservista (somente para selecionados do sexo masculino at 45 anos) h) 01 foto 3 X 4 (recente). 8.2 A matrcula ser realizada na Diviso de Assuntos Acadmicos, no dia 06 de agosto de 2012, das 08:00 s 11:30. Presena obrigatria. 8.3 A matrcula poder ser realizada PE

ssoalmente ou atravs de representante com apresentao de procurao com poderes especiais para efetivar a inscrio acompanhada da cpia da cdula de identidade do candidato e original da cdula do procurador
8.4 No ser aceita matrcula com documentao incompleta, pendente ou fotocpia ilegvel. 9. INCIO DO CURSO Previsto para 13 agosto de 2012.

Feira de Santana, 10 de maio de 2012

JOS CARLOS BARRETO DE SANTANA Reitor

ANEXO BIBLIOGRAFIA: 01- CONCENTRAO EM DESENHO E CULTURA 1. - ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepo Visual: uma psicologia da viso criadora. Traduo de Ivone Terezinha de Faria. So Paulo, Pioneira, 2002. 2. - BARTHES, Roland. A cmara Clara: nota sobre a fotografia. Trad. Jlio Castaon Guimares. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. 3. - BENJAMIN, W. Obras escolhidas: Magia e tcnica, arte e poltica. So Paulo: Brasiliense, 1987. 4. - BRANDAO, Carlos Rodrigues. A cultura na rua. Campinas, So Paulo: Papirus,1989.. 5. - CASTORIADIS, Cornelius. A instituio imaginria da sociedade. Traduo de Guy Reynaund. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 6. - DUBOIS, Philipe. O ato fotogrfico. Trad. Marina Appenzeller. Campinas- SP: Papirus, 1993. 7. - DURAND, Gilbert. O imaginrio: ensaio acerca das cincias e da filosofia da imagem. Trad. Rene Eve Levi. Rio de Janeiro: DIFEL, 1998. 8. - ELIADE, Mircea. Imagens e Smbolos: Ensaios sobre o simblismo mgicoreligioso. Traduo de Sonia Cristina Tamer. So Paulo: Martins Fontes, 1991. 9. - FELDMAM - BIANCO, Bela e LEITE, Mirian L. Moreira (org.) Dasafios da imagem: fotografia, iconografia e vdeo nas cincias sociais. Campinas- SP.: Papirus, 1998. 10. - FERREIRA, Edson Dias. Desenho e Antropologia: influncias da cultura na produo autoral. In Anais do VI International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Recife: 2005. 11. - FERREIRA, Edson Dias. Desenho, fotografia e cultura na era da informtica. In Anais do VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. Curitiba: 2007. 12. - GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Traduo de Fanny Wrobel. Rio de Janeiro: Jorge Zarah, 1978. 13. - GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a Antropologia. Traduo de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 14. - GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Desenhismo. Santa Maria- RS: editora da UFSM, 1996.

15. - GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Desenhando. Santa Maria- RS: editora da UFSM, 1998. 16. - HALBWACHS, Maurice. Memria Coletiva. So Paulo: Vrtice Editora, 1990. 17. - JOLY, Martine. Introduo anlise da imagem. Traduo de Marina Appenzeller. Campinas- SP: Papirus, 1996. 18. - MENEGOTTO, Jos Luis. ARAJO, Tereza. O Desenho Digital Tcnica e Arte. Rio de Janeiro: Intercincia, 2000. 19. - MORIN, Edgar. O enigma do homem. Trad. Fernando de Castro Ferro. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
20. - POLLAK, Michel. Memria e identidade social. Estudos Histricos, Rio de

Janeiro, v.5, n. 10, p.200-212, 1992. 21. - POLLAK, Michel. Memria, esquecimento, silncio. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol 2, n. 3, p.3-15, 1989.

02- CONCENTRAO EM DESENHO, REGISTRO E MEMRIA VISUAL 22. - ARRUDA, Gilmar. Cidades e Sertes: entre a histria e a memria. Bauru: EDUSP, 2000, PP. 41-98 23. - BERGSON, Henri. Da sobrevivncia das imagens. A memria e o esprito. In: Matria e memria: ensaios sobre a relao do corpo com o esprito. 2 edio. So Paulo: Martins Fontes. pp. 155-208. 24. - BURKE, Peter. Fotografias e retratos. In: Testemunha ocular: histria e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004. p.25-41. 25. _____________. O testemunho das imagens. Iconografia e iconologia. In: Testemunha ocular: histria e imagem. Bauru, SP: EDUSC, 2004. p.11-56. 26. - CARDOSO, Ciro F. S.; MAUAD, Ana Maria. Histria e imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. In: Cardoso e Vainfas (orgs.). Domnios da Histria, pp.401-417. 27. - CHAUI, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: Ed. tica, 2000. (Unidade 4/captulo 2 A percepo). 28. - MANGUEL, Alberto. A imagem como memria. In: Lendo imagens: uma histria de amor e dio. So Paulo: Companhia das Letras, 2001 p. 89-106. 29. - MERLAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepo. So Paulo: Martins Fontes, 1999, pp. 34-51.

30. - PAIVA, Eduardo Frana. A iconografia na histria. Histria & Imagem. Belo Horizonte: Autntica, 2006.p.17-34. 31. - REIS, Lysie e TRINCHO, Glucia Maria. A Histria contada a partir do Desenho. Anais do Graphica 98. pp. 156-164. 32. -CARVALHO, Jos Murilo de. Tiradentes: Um heri para a Repblica e Repblica-mulher: Entre Maria e Marianne. In: ______. A Formao das Almas: O Imaginrio da Repblica no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1993, pp.55-73 e 75-96, respectivamente. 33. KOSSOY, Boris. Fotografia e Histria. So Paulo: tica, 1989.

Vous aimerez peut-être aussi