Vous êtes sur la page 1sur 3

A CRISE DO IMPRIO ROMANO A partir do sculo III d.C., a civilizao romana entra em uma crise profunda.

Vamos estudar agora as razes pelas quais o Imprio Romano, a mais gloriosa da Antiguidade Clssica, entrou em declnio to forte que, em 476 a.C., ela deixaria de existir na sua parte Ocidental, como veremos a seguir. O primeiro ponto a ser destacado o fim do expansionismo romano, base de toda a riqueza e estabilidade poltica e social do Imprio. A interrupo da expanso romana ocorreu em virtude dos seguintes fatores: (1) a prpria dimenso territorial alcanada; (2) a presso dos povos dominados; (3) a distncia, custos e inviabilidade de novas anexaes; (4) o prprio fato de j ter conquistado todo o Mar Mediterrneo.

A interrupo da expanso territorial desestabilizou o ncleo do sistema produtivo do imprio: a base da economia romana era a mo-de-obra escrava, os quais eram adquiridos principalmente atravs das conquistas. Na medida em que novos escravos no eram capturados, o modo de produo escravista entrou em crise. Esta a razo estrutural da crise do Imprio. Mas no a nica. Ao mesmo tempo, crescia entre as camadas subalternas da sociedade romana (escravos e plebeus pobres) o cristianismo, que negava o carter divino do imperador romano e era consolador e carregado de esperanas queles que sofriam na mundo material, prometendo uma vida melhor aps a morte. Universal, monotesta, contrrio violncia e estrutura hierarquizada e militarizada do imprio, o cristianismo era visto pelo poder oficial como uma religio subversiva. No obstante, a nova religio crescia dentro de Roma, at que o Imperador Constantino (313-337) declarou a liberdade de culto aos cristos (por meio do dito de Milo), e Teodsio (378-395) transformou o cristianismo em religio oficial do Imprio. Outro aspecto a ser destacado so as famosas invases brbaras. De incio se estabelecendo no territrio romano

pacificamente, como trabalhadores agrcolas, a partir dos sculos IV e V esses povos brbaros (todos aqueles que no eram romanos) comeam a chegar com mais violncia sobre Roma. Atrados pelas riquezas materiais e terras frteis de Roma, bem como se aproveitando da fragilidade militar da civilizao decadente, alm da presso que recebiam pela migrao dos terrveis Hunos (liderados por tila, o flagelo de Deus), que os empurravam em direo Roma, adentraram com maior violncia o territrio romano, saqueando as cidades, conquistando terras e fundando vrios reinos. Essas invases brbaras contriburam decisivamente para desfigurar o antigo imprio e acelerar sua derrocada no ocidente.

Diante desse quadro de crise, o Estado romano tentava intervir para solucionar a situao, entre os quais destacam-se as iniciativas de Constantino, que alm de ter liberado o culto aos cristos e at se convertendo religio, criou uma segunda capital para o Imprio, Constantinopla, regio menos atingida pela crise do escravismo e batizada assim em sua homenagem. Alm dele, o tambm j citado Teodsio estabeleceu a diviso entre o Imprio Romano do Ocidente (sede em Roma) e do Oriente (sede em Constantinopla). Porm, essas medidas no foram suficientes para resolver a crise de Roma, dada a sua natureza estrutural. Muitos plebeus empobrecidos foram forados a abandonar suas terras e buscar proteo dos grandes proprietrios rurais. Nascia a o sistema de colonato, embrio do feudalismo. Nesse sistema, o plebeu pobre (colono) recebia do nobre um lote de terra e proteo para assegurar a sua sobrevivncia. Em troca, o colono entregava parte do que produzia nesse lote ao dono da terra. O colonato tornou-se o sistema de trabalho predominante na fase final do imprio. At que, no ano de 476 a.C., os hrulos (um dos povos brbaros) invadiram e saquearam a cidade de Roma, derrubando o ltimo imperador, Rmulo Augusto, e decretando o fim do Imprio

Romano do Ocidente. Portanto, no se pode afirmar que as invases brbaras foram a causa nica da queda de Roma. Deve-se ter em mente que o Imprio, enfraquecido economicamente com a crise do escravismo, aliado ao crescimento do cristianismo, no teve condies de se defender dos ataques externos. Walderez Ramalho Gostou deste post? Que tal testar seus conhecimentos sobre a Histria de Roma? Clique aqui para acessar a Lista de atividades sobre Roma.

Vous aimerez peut-être aussi