Vous êtes sur la page 1sur 27

Placa Principal ou Motherboard

10-10-2010

Introduo s Tecnologias da Informao I

CPU Unidade Central de Processamento

Unidade de Controlo (UC) determina e controla as operaes a efectuar Unidade Lgica e Aritmtica (ULA) responsvel pela execuo de todas as operaes aritmticas Registos armazenam, temporariamente, os dados com que a ULA efectua as operaes Unidade de Comunicao Interna (UCI) - liga os diferentes componentes internos do microprocessador aos componentes externos

Barramento

Para que todos os componentes funcionem necessrio que comuniquem entre si, permitindo a circulao dos dados d d a processar Para tal, existe um sistema de comunicao interno tal designado por Barramento ou Bus. Barramento Local, que interliga a Unidade Central de Processamento (CPU) memria Barramento de Entrada e Sada, que interliga todos os dispositivos externos ao barramento local

Memrias primrias

So indispensveis ao funcionamento do sistema informtico. Esto em contacto directo com a CPU.

So elas que fornecem ao processador as


instrues e os dados com que este vai operar em cada momento.

10-10-2010

Introduo s Tecnologias da Informao I

Memrias P i i M i Primrias

Normalmente, consistem em chips (circuitos p ( integrados) que se encaixam directamente na placa principal (motherboard) do computador.

Podem ser de dois tipos: ROM RAM


10-10-2010 Introduo s Tecnologias da Informao I 5

RAM

Primria ROM Memria

Secundria

10-10-2010

Introduo s Tecnologias da Informao I

RAM - Random Access Memory


Memria i t M i interna de curta durao d t d

Voltil. Quando se desliga o computador os dados g p perdem-se. Armazena informao apenas enquanto o computador est a trabalhar. Pode ler e escrever qualquer dado de qualquer lugar.

Memrias primrias
10-10-2010 Introduo s Tecnologias da Informao I 7

RAM

10-10-2010

Introduo s Tecnologias da Informao I

ROM Read Only Memory


Memria i t M i interna de longa durao d l d

No Voltil. Responsvel pelo arranque do computador. p p q p Contm instrues de programas. A informao no pode ser alterada. o ao o se a te ada A informao no desaparece quando se desliga o computador. p No necessita de energia para manter a informao armazenada.

Memrias primrias
10-10-2010 Introduo s Tecnologias da Informao I 9

ROM

10-10-2010

Introduo s Tecnologias da Informao I

10

Memrias Secundrias
Permitem guardar grandes quantidades de informao. So suportes de armazenamento de informao ( i f (programas, trabalhos ou de t b lh d outros tipos de dados) que interessa guardar p antes e/ou depois das actividades de processamento. Estes tipos de memria tambm so considerados dispositivos de Input/Output.
Introduo s Tecnologias da Informao I 11

10-10-2010

Unidades de Memria

Memrias Secundrias
Exemplos: Disquetes, Discos compactos (CDs - Compact Disk), DVD (Digital Vdeo Disk), Disco rgido

10-10-2010

Introduo s Tecnologias da Informao I

12

Unidades de Memria

Memrias Secundrias

10-10-2010

Introduo s Tecnologias da Informao I

13

Principais Componentes de um Sistema Informtico

Dispositivos de Entrada (input)

Unidade Central de Processamento (CPU)

Dispositivos de Sada (output)

Memrias Primrias

Dispositivos de armazenamento

Estrutura bsica de um Sistema Informtico, considerando apenas o hardware


Introduo s Tecnologias da Informao I

10-10-2010

14

Software
Programas escritos em diversas linguagens de programao que determinam a actividade e o comportamento de um sistema informtico desde os dados a serem processados at ao funcionamento de um perifrico perifrico.

Sistema
Conjunto de programas fundamentais para of funcionamento do computador Si t i t d t d Sistema Operativo Ms-Dos, Windows 95, Windows 98, Windows ME, Windows Xp, Windows NT, NT Windows 2000 Unix Linux etc 2000, Unix, Linux, etc.

SOFTWARE

Aplicao
Programas de mbito especfico usados pelos utilizadores para a realizao de algumas tarefas. Processadores de texto, editores de imagens jogos etc imagens, jogos, etc.

Sistema O Si Operativo i

O Sistema Operativo encontra se entre o Hardware e os programas de encontra-se aplicao. Actua como intermedirio ou interface.

Representao Interna dos Dados p

Os sistemas informticos processam informao de muito tipo (texto, nmeros, imagens, sons, etc.) ) No t t N entanto ao nvel do hardware trabalham ld h d t b lh fundamentalmente com base no sistema numrico binrio um sistema de numerao que utiliza apenas dois dgitos: 0 (zero) e 1 (um).

Representao Interna dos Dados

Os processadores e outros circuitos digitais so concebidos para funcionarem com dois tipos de sinais elctricos: um sinal representa o zero (0) e o outro representa o um (1) (1). De igual modo, todas as memrias informticas e suportes de armazenamento usados nos sistemas informticos esto concebidos para registarem informao codificada em igual forma de dgitos binrios (zeros e uns).

Representao I t R t Interna d Dados dos D d


A unidade mnima que pode conter apenas um sinal digital (um 0 ou um 1) designada por bit.

BINARY

+
BIT

DIGIT

Um bit a unidade mnima de informao em binrio, podendo representar apenas 1 ou 0 p p

1
BIT representando 1

0
BIT representando 0

Representao Interna dos Dados p

Para representar valores numricos no sistema a que estamos habituados ( (sistema decimal) podemos utilizar )p agrupamentos de 1, 2, 4 ou mais bytes (portanto, conjuntos de 8, 16, 32 ou mais bits). A representao de imagens, sons ou quaisquer outros tipos de dados nos sistemas informticos passa tambm necessariamente pela sua codificao em g p agrupamento de bits.

Representao Interna dos Dados p



Cada bit por si s, no pode conter mais do que dois estados possveis. Porm se agruparmos vrios bits, j podemos ter nmeros, nmeros caracteres e outros tipos de dados dados. Com 2 bits temos 4 combinaes possveis: 00; 01; 10; 11. Com 3 bits temos 8 combinaes possveis: de 000 a 111. Com 8 bits temos 256 (28) combinaes possveis.

EXTRA

Representao Interna dos Dados p


Em Geral:
Nmero de combinaes possveis = 2n

Co Com n = n de dgitos ou espaos pa a d g tos para dgitos binrios

EXTRA

Representao Interna dos Dados p 8 bits = 1 byte


Os bytes so os agrupamentos de bits mais usados nos sistemas informticos para representar informao. Podem representar nmeros, caracteres, instrues em cdigo mquina ou outros tipos de dados dados.
1 0 0 1 1 0 1 1

Exemplo de um byte

Representao Interna dos Dados p

Para representar caracteres so usadas tabelas de codificao, como, por exemplo, a Tabela codificao como exemplo ASCII (American Standard Code Information Interchange) Esta tabela utiliza as 256 combinaes p possveis de cada byte (8 bits) para codificar as letras do alfabeto, bem como outros caracteres usados na escrita e ainda alguns cdigos especificos dos sistemas informticos.
EXTRA

Converses

Converter um nmero decimal para binrio

Decimal -> Binrio

Decimal
= 10 smbolos
x10 x10 x10 x10 x2 x2 x2

Binrio
b l = 2 smbolos
x2 x2 x2 x2

1000 5
x

100 4
x

10 3
x

1 2
x

64

32

16 1

8 0
x

4 1
x

2 1

1 0
x

.Como no sistema decimal temos dez smbolos(0,1,2,3,4,5,6,7,8,9), fazemos multiplicaes por 10. .Cada smbolo tem um valor consoante a posio em que se encontra. .Para sabermos o valor do nmero acima fazemos: 5x1000+4x100+3x10+2x1=5432 no sistema decimal.

.No sistema binrio temos dois smbolos(0,1), ento fazemos multiplicaes por 2. .Cada smbolo tem um valor consoante a posio em que se encontra. .Para sabermos o valor do nmero acima fazemos: 0x64+1x32+1x16+0x8+1x4+1x2+0 x1=54 no sistema binrio.

Vous aimerez peut-être aussi