Vous êtes sur la page 1sur 3

Pr relatrio de Padronizao de solues

Titulaes1
As titulaes esto entre os procedimentos analticos mais exatos. Em uma titulao, o analito* reage com um reagente padronizado (o titulante) em uma reao de estequiometria conhecida. Geralmente, a quantidade de titulante variada at que a equivalncia qumica seja alcanada, como indicado pela mudana de cor de um indicador qumico ou pela mudana na resposta de um instrumento. A quantidade do reagente padronizado necessria para atingir a equivalncia qumica pode ser relacionada com a quantidade de analito presente. Portanto, a titulao um tipo de comparao qumica. Por exemplo, na titulao do cido forte HCl com a base forte NaOH, uma soluo padronizada de NaOH usada para determinar a quantidade de HCl existente. A reao : HCl(aq) + NaOH(aq) -> NaCl(aq) + H2O(l) (I) A soluo padronizada de NaOH adicionada de uma bureta at que um indicador como a fenolftalena mude de cor. Nesse ponto, chamado ponto final, o nmero de mols de NaOH adicionado aproximadamente igual ao nmero de mols de HCl inicialmente presente.

Padro Primrio e Secundrio1


Um padro primrio um composto altamente purificado que serve como material de referncia em mtodos titulomtricos volumtricos ou de massa. A preciso do mtodo criticamente dependente das propriedades desse composto. Os seguintes requisitos so importantes para um padro primrio: 1. Alta pureza. Os mtodos estabelecidos para confirmar a pureza devem estar disponveis. 2. Estabilidade atmosfera. 3. Ausncia de gua de hidratao para que a composio do slido no se altere com as variaes na umidade. 4. Custo baixo. 5. Solubilidade razovel no meio de titulao. 6. Massa molar razoavelmente grande para que o erro relativo associado com a pesagem do padro seja minimizado. Poucos compostos preenchem ou mesmo aproximam-se desses critrios, e somente um nmero limitado de substncias padro primrio est disponvel comercialmente. Como
*

Analito: Espcie presente em uma amostra e sobre a qual informaes analticas esto sendo almejadas..1

consequncia, os compostos menos puros so, s vezes, utilizados no lugar de um padro primrio. A pureza desses padres secundrios dever ser estabelecida por anlise cuidadosa. Pontos de Equivalncia e Pontos Finais1 O ponto de equivalncia em uma titulao um ponto terico alcanado quando a quantidade adicionada de titulante quimicamente equivalente quantidade de analito na amostra. Por exemplo, o ponto de equivalncia na titulao de cloreto de sdio com nitrato de prata ocorre exatamente depois da adio de 1 mol de ons prata para cada mol de on cloreto na amostra. O ponto de equivalncia na titulao do cido sulfrico com hidrxido de sdio alcanado aps a introduo de 2 mols de base para cada mol de cido. No podemos determinar o ponto de equivalncia de uma titulao experimentalmente. Em vez disso, podemos apenas estimar sua posio pela observao de algumas variaes fsicas associadas com a condio de equivalncia. Essa alterao chamada ponto final da titulao. Todo esforo feito para se assegurar que qualquer diferena de massa ou volume entre o ponto de equivalncia e o ponto final seja pequena. Entretanto, essas diferenas existem como resultado da inadequao das alteraes fsicas e da nossa habilidade em observ-las. A diferena no volume ou massa entre o ponto de equivalncia e o ponto final o erro de titulao. Os indicadores so frequentemente adicionados soluo de analito para produzir uma alterao fsica visvel (o ponto final) prximo ao ponto de equivalncia. As grandes alteraes na concentrao relativa ao analito ou ao titulante ocorrem na regio do ponto de equivalncia. Essas alteraes nas concentraes causam uma alterao na aparncia do indicador. As alteraes tpicas do indicador incluem o aparecimento ou desaparecimento de uma cor, uma alterao na cor ou aparecimento e desaparecimento de turbidez.

Reaes de Neutralizao1
As titulaes de neutralizao so largamente empregadas para determinar as quantidades de cidos e bases. Alm disso, podem ser utilizadas para monitorar o progresso das reaes que produzem ou consomem ons hidrognio. As solues padres de cidos e bases fortes so utilizadas extensivamente na determinao de analitos por si mesmo cidos ou bases ou que podem ser convertidos nessas espcies por tratamento qumico Como todas as outras, as titulaes de neutralizao dependem da reao qumica entre o analito e um reagente padro. O ponto de equivalncia qumica localizado por um indicador qumico ou um mtodo instrumental.

Bibliografia:
2

1 - Skoog, D.A.; West, D.M.; Holler F.J.; Crouch, S.R., Fundamentos de Qumica Analtica, Traduo da 8a edio Norte-Americana, Thomson Learning, So Paulo, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi