Vous êtes sur la page 1sur 10

1. Os Cavaleiros Templrios.

1.1 - Introduo. Cavaleiros andantes que tinham como suporte a realizao espiritual, os Templrios, Ordem guerreiro-religiosa, influenciaram definitivamente a Idade Mdia e a Histria da Civilizao Ocidental, propiciando descobrimentos e progresso cientfico. Apesar de todos os conhecimentos adquiridos atravs do contato com os povos com os quais guerrearam e se relacionaram, os Templrios tinham como funo primordial manter viva a f crist nos seus aspectos Iniciticos e difundir essa doutrina. Valentes, arrojados, aventureiros, detentores do saber da poca, incumbidos de nobres misses, os Templrios eram respeitados por reis e papas e deixaram, atrs de si, um rastro de lendas e estrias que at hoje so motivo de estudos e investigaes. Seus tesouros lendrios nunca foram encontrados. Possivelmente esse tesouro tenha sido todo o conhecimento armazenado e a compreenso das razes simblicas profundas, das tradies espirituais. Tinham como lema: Nom nobis Domine nom nobis sed Nomini tuo ad Gloriam. No para ns, Senhor, no para ns, mas para a glria de teu nome.

1.2

Os Cruzados: predecessores dos Templrios. Desde a morte de Cristo que os fiis de todas as partes se habituaram a ir, em

peregrinao, aos lugares santos, isto , quelas terras da Palestina (Jerusalm, Belm, Nazareth, Cafarnaum etc.) onde viveu, pregou e padeceu o Divino redentor. Aps a queda do Imprio Romano, tais peregrinaes continuaram, e nem mesmo a tomada, pelos rabes, dos lugares santos em 636, lhe ps termo, j que, os islamitas consideravam Jerusalm como uma cidade santa e Jesus, um profeta. At que, no decorrer do sc. XI, os turcos seljurcidas ocuparam toda a Palestina, inclusive Jerusalm (1078). Esses orientais eram fanticos pagos e perseguiam os peregrinos, a quem infligiam sevicias e torturas.

Desta forma, o acesso Terra Santa tornou-se arriscado, inibindo os cristos de se aproximarem do Santo Sepulcro, o que causou verdadeira indignao na Europa Medieval, que estava profundamente impregnada de esprito religioso. Acreditava-se que quem visitasse o tmulo de Cristo teria a bem-aventurana eterna assegurada. Fechar Jerusalm significava fechar as portas do cu e, por isso, organizaramse, na Europa, vrias expedies militares onde senhores feudais, reis e imperadores se aliavam para libertar os lugares santos, no movimento que veio a se chamar As Cruzadas. As Cruzadas, gigantesco jogo de xadrez entre o Ocidente e o Oriente, era jogada num tabuleiro que ocupava a Bacia do Mediterrneo a as casas se chamavam Jerusalm, Bizncio, Cairo, So Joo de Acre, Tunis, Krak dos Cavaleiros e outros nomes de evocao romanesca. As peas eram figuras de imperadores, reis e cavaleiros de nomes sonantes na Histria e na lenda: Godofredo de Bouillon, primeiro rei de Jerusalm, Tancredo, Ricardo Corao de Leo, Frederico Barba-Roxa, S. Lus, rei de Frana, e muitos outros do lado cristo, enquanto que do lado mulumano erguia-se a silhueta de Saladino (Salah-ed-Din), sulto do Egito, um curdo em torno do qual se contam muitas lendas, por suas faanhas, inteligncia e nobreza de carter. Como resultado dessas expedies fundaram-se no Oriente vrios Estados feudais sendo o principal o reino de Jerusalm, conquistado em 1099. Para correr a defesa da Palestina, e a semelhana do que sucedia entre os rabes, criaram-se entre a Cristandade, duas Ordens monstico-militares, verdadeiras milcias de Cristo. Uma, a Ordem do Hospital; a outra, a Ordem do Templo, cujo nome oficial era Milcia de Jesus Cristo, ou Irmos Soldados, Pobres de Jesus Cristo. A Terra Santa simbolizava o local da sabedoria e da espiritualidade; logo, quem guardasse esse local guardaria tambm esses valores. Certa vez, em resposta aos Judeus, Cristo afirmou: _ Desfazei este Templo, e eu em trs dias o farei ressurgir. Os Judeus replicaram: _ Este Templo foi construdo em quarenta e seis anos e tu, em trs dias o hs de fazer ressurgir?. Cristo se referia ao Templo do seu corpo (So Joo, 2:21). Essa afirmao mostra claramente que seu corpo o Templo e nele habita a plenitude da divindade. H que se pensar que os Templrios eram os guardies do Templo, ou seja, eles guardavam a doutrina divina.

1.3

Ascenso A Ordem do Templo foi fundada na Terra Santa em 1128 por Hugo de Pyens

(Payns, Pains ou Paganis - essa ultima, a forma latinizada) e Godofredo de Santo Omer, fidalgos franceses, a quem em breve se juntaram outros sete cavaleiros, dentre eles, Arnaldo da Rocha, que se presume tenha sido portugus. Dispunham de poucos recursos apenas um corcel para dois cavaleiros, diz a Historia, se bem que a interpretao simblica seja mais profunda: o cavaleiro que dirigia o animal, representaria a parte espiritual; o que vinha atrs, a parte material. A juno dessas duas partes simbolizava a unidade. O Rei de Jerusalm, Balduino II, consciente dos servios que lhe seriam prestados, alojou-os nas Ordem do Templo. Diz-se que, ao percorrerem os labirintos do Templo, encontraram o que durante milnios constituira o segredo dos Levitas a verdade divina e as revelaes teosficas da Kabbalah, que era a historia da criao com suas frmulas hermticas conseguindo interpretar os smbolos que adornavam as paredes do Templo, utilizando alguns deles como referencias para sua saga. A pedido do Rei de Jerusalm, So Bernardo (Bernardo de Clairvaux) colige as regras da Ordem, baseadas nas de Santo Agostinho, e torna-se o inspirador espiritual e intelectual dos Templrios. No conclio de Troyes, em 1128, na presena de seu Gro-Mestre Hugo de Payens, a pedido do Papa Horcio II e do Patriarca de Jerusalm Guasimodo, os Templrios ganharam o habito branco. Em cerca de 1150, o Papa Eugnio II determinou que sobre o habito usassem a cruz vermelha, simbolicamente formada por duas achas de armas cruzadas. Sua bandeira com a balsa repartida de negro terror e morte do inimigo e branco f e caridade para os Cristos, trazia a cruz vermelha circundada pelo salmo de Davi. No para ns, Senhor, no para ns, mas para a glria do Teu nome, padro de modstia e adorao a Deus. Desinteressados dos valores materiais, abnegados na sua devota misso protetora, dedicando-se caridade pblica e dispostos a auxiliarem militarmente o Rei de Jerusalm, os Templrios tiveram o melhor acolhimento possvel. runas do antigo Templo de Salomo, da o seu nome

Cavaleiros francos, normandos, germnicos, portugueses, italianos acudiram a engrossar as fileiras da Ordem, que, em pouco tempo, se converteria na mais pujante de todas as sociedades religiosas do sc. XII. Guardavam sistemas, estradas, protegiam os peregrinos e colonos que chegavam da Europa combatendo inimigos e bandidos mulumanos sob o compromisso de trs votos: pobreza, castidade e obedincia. Ao mesmo tempo, institua-se tambm a doutrina secreta, o esoterismo que, interpretando os smbolos do Templo de Jerusalm, criava uma nova mentalidade baseada nas trinta e duas vidas da sabedoria da Kabbalah. A Ordem possua quatro classes: os Cavaleiros, os Escudeiros, os Irmos Leigos e os Capeles, formando este o clero privativo da instituio. Para obter o grau de Cavaleiro exigia-se condio de nobreza, isto , descendncia de famlia de Cavaleiros de matrimonio legitimo. O candidato devia estar livre de qualquer compromisso ou voto, no ser casado ou ter noiva. O Gro-Mestre, eleito como todos os dignitrios, tinha categoria de prncipe entre os reis e, o titulo de Vigrio Geral do papa. Nos Conclios tomava assento depois dos bispos e antes dos embaixadores. Os outros altos dignitrios eram o grande Prior, o Senescal, o Marechal, o Tesoureiro, o Porta Estandarte e o Turcopelier (general de cavalaria ligeira, cujo soldados se chamavam Turcopolos, no Oriente). Todos os superiores dispunham de um Irmo de Armas para sua defesa. Os Mestres Provinciais tinham dois Cavaleiros por assistentes. Os filiados Ordem seguiam rgida disciplina e, todos os dias assistiam ao Oficio Divino. Quando os deveres militares disso os impedissem, rezariam certo nmero de oraes, jejuando certos dias da semana e no devendo consumir ovos ou leite nas sextas-feiras. Era-lhes vedada caa de aves ou animais no ferozes. O juramento prestado aps as provas do fogo, da gua, e de extenso interrogatrio, vinha assegurar as verdadeiras razes da Ordem: juro consagrar minhas palavras, minha fora e minha vida defesa da crena em Deus e dos mistrios da f, prometendo inteira obedincia ao Gro-Mestre da Ordem. E sempre que os Sarracenos invadirem terras da Cristandade, atravessarei os mares, para libertar meus irmos, socorrendo com meu brao a Igreja e os Reis Cristos contra os infiis combatendo, se preciso for, sem fugir, mas somente se forem Mulumanos. Pouco antes de 1150, os Templrios estabeleceram-se na Frana, no nordeste de Paris. Sua sede erguia-se numa regio pantanosa e pouca salubre. Com pouco mais de trinta anos de existncia a Ordem contava, espalhada na Europa, com cerca de nove mil casas, templos e fortalezas.

Apesar de no aparentar muito, na fase inicial, a Ordem se desenvolveu de uma maneira extraordinria, expandindo-se tanto na Europa como na Terra Santa, uma vez que despertou o interesse e a imaginao de muitos Cavaleiros idealistas da poca que, cansados da vida mundana, procuraram na vida ativa e blica dos monges guerreiros uma razo para viver e uma causa justa para morrer. Cada vez mais, foram os Templrios se infiltrando e ganhando confiana generalizada. Os postulantes, que eram artfices, agricultores, mercadores, serviam Ordem dentro de suas habitaes profissionais, cultivando terras, administrando propriedades, exercendo seus ofcios. Foram se multiplicando. Praas fortificadas, templos e castelos iam sendo edificados e a relao dos Templrios com as corporaes medievais de artes e ofcios deu origem, mais tarde, a numerosas especulaes sobre uma possvel integrao da Ordem na seqncia dos predecessores da moderna Maonaria. O fato de existirem mulheres na Ordem sujeito a duvidas. A figura feminina era a representao da beleza. Nos escudos de combate havia legendas amorosas. A cruz era um pretexto e o amor um fim. Conta-se que a Ordem do Templo teve um cavaleiro Gerardix (Gerardine de Brisson) que, na defesa da Praa de So Joo de Acre contra os Turcos seljurcidas, realizou prodgios de bravura antes de cair prisioneiro. A surge a revelao sensacional: o herico cavaleiro era mulher, disfarada. possvel que muitas mulheres tenham usado deste artifcio. Apoiada pelo papado, recebendo numerosos legados e avultadas doaes de membros do clero e grandes senhores, atingiu a Ordem uma dimenso gigantesca. Por determinao do Papa Inocncio II, em 1139, a Ordem passou depender da Santa S, o que a tornou independente dos bispos e das monarquias reinantes, ganhando assim larga independncia de carter internacional e vasto poder, conseqentemente. Sem conhecer fronteiras, a Ordem do Templo, organizao paramilitar, com uma rede de atividades econmicas resultantes de bens espalhados por toda a Europa e pelo Oriente Prximo, passou a ser um Estado quase independente, dentro dos Estados. Sua iseno e seriedade, em matria de finanas, tornaram-os merecedores da confiana de todos. Sua reputao como guardies seguros de estradas e caminhos, leva a que fossem considerados os melhores e mais eficientes transportadores de dinheiro e valores da poca. Funcionavam como uma instituio bancria com agncias em toda a Europa Ocidental e Terra Santa: adiantamentos, transferncia de fundos, pagamentos distncia, sistemas de contas correntes e emprstimos contra garantias (sem juros, pois isso era contrario a Lei da Igreja).

Difundiram tambm as letras e cambio, transferindo dinheiro sempre que necessrio, utilizando a segurana de suas frotas e suas escoltas. Criaram uma vasta rede que, cruzando os mares, transportavam tropas, peregrinos e mercadorias entre Europa e Oriente Prximo. A rigor, a nenhum dos cavaleiros era permitido auferir vantagens pessoal dos valores da Ordem, possuir quaisquer bens, nem trazer dinheiro particular consigo. Ministrando tesouros reais tornaram-se umas foras econmicas notvel numa poca em que a economia era basicamente primaria, agrcola e local. Aliando a esta grandeza um poderio militar enorme, cheia de prestigio, tanto entre os Cristos como entre os Mulumanos, a Ordem tornou-se uma fora poltica tremenda, jogando com o Papado e as monarquias mais importantes da poca de igual para igual. Presididos pelo Gro-Mestre, de forma rgida e severa, com exagerada discrio nas reunies e captulos que decorriam portas fechadas, num sigilo total, acumulavam segredos impenetrveis. Conselheiros de reis, respeitados por sua integridade e capacidade militar e poltica, comearam a despertar invejas e preconceitos. Seis de seus vinte e dois Gro-Mestres morreram heroicamente em batalhas. Seu equipamento militar era idntico aos dos outros cavaleiros da poca: escudo, lana, elmo, coifa, cota de malha, mas a espada de dois gumes tinha a ponta arredondada, o que apenas permitia acutilar nunca ferir de ponta.

1.4

Priso dos Templrios e Morte de Jacques DeMolay. No dia 12 de outubro do ano da graa de nosso senhor Jesus Cristo de 1307,

quinta-feira, o 22 Gro-Mestre da Ordem Militar do Templo de Jerusalm, Jacques DeMolay, estava em Paris assistindo ao funeral de uma Princesa da Casa Real da Frana. Estava ele um pouco nervoso, pois corriam boatos sombrios sobre os desgnios do Rei de Frana Felipe IV, o Belo. Segurando um dos cordes do esquife, ao lado do Rei, Jacques DeMolay pensava que esta grande honra que lhe era tributada, dissipava estas Vozes, pois demonstrava que o Rei o tinha em alta estima e considerao. A Ordem do Templo, aps ter deixado a Palestina, estava na Ilha de Chipre, onde gozava de Soberania, sendo seu Gro-Mestre tratado como Prncipe Soberano.

A esquadra naval da Ordem era, na poca, a mais poderosa, contando com enormes Galeras, que espalhavam o terror nos mares infestados de piratas turcos. A bandeira branca e preta de guerra da Ordem tremulava alegremente nos mastros das naus, afugentando os inimigos e concedendo segurana para os fiis. No ano precedente, o Rei Felipe IV de Frana, aps a desastrosa batalha de So Joo de Acre, tinha solenemente recebido os esquadres da Ordem que o visitaram na Frana, onde, no Centro de Paris, possuam o famoso Castelo do Templo, sede geral da Ordem. Porm, o Gro-Mestre, nesta viagem, tinha cometido um grande erro psicolgico ao comparecer perante o Rei com uma escolta de sessenta Templrios pertencentes alta nobreza e, ostentando o enorme tesouro que tinham trazido da Palestina para guardarem no Templo. Felipe havia ficado envergonhado de sua condio, pois verificara que os Templrios representavam uma fora verdadeira, cheia de prestgio, riquezas e poderio militar. Um Estado poderoso dentro da Frana! De qualquer maneira, tinha recebido o Gro-Mestre, que era padrinho do Delfim Carlos (filho de Felipe IV), com a costumeira distino que os Reis da Frana dispensavam a esta Ordem militar e religiosa, a mais poderosa do mundo da Cristandade, que o tinham salvado muitas vezes de seu prprio povo enfurecido em revolta. Jacques DeMolay supunha, porm, sem ter certeza, que as infmias espalhadas contra a Ordem do Templo, provinham do prprio Rei Felipe, mas, como era bastante ingnuo e de idade avanada, recusava-se a acreditar que o pai de seu afilhado fosse seu inimigo. Dever pagar caro por esta confiana depositada em um Rei covarde, embusteiro e falso moedeiro! Confiante na palavra deste Rei que jurava ser seu amigo, admirador e parente, Jacques DeMolay tinha defendido Felipe perante todos os Templrios desconfiados, declarando que tinha certeza da lisura do Rei. Assim, aps o funeral, o Gro-Mestre tinha se retirado na Ville Neuve du Temple, respirando um pouco mais aliviado, ingressando na sua fortaleza, guarnecida de quatro torrees e bem defendida. No fim da tarde, Jacques DeMolay, juntamente com seus cavaleiros e escudeiros, aps o jantar retirou-se aos seus aposentos para descansar. Neste exato momento, todos os oficiais espalhados pelo reino e que representavam o poder do Rei de Frana, estavam abrindo uma carta, levando o selo real e contendo instrues secretas e trgicas.

Estas mensagens tinham deixado o pas no ms precedente. Estavam sendo lidas no mesmo momento em todos os municpios e cidades da Frana, nesta terrvel noite de doze para treze de outubro de 1307. Ao ler o contedo da mensagem, os oficiais reais ficaram cheios de medo, pois se tratava nada menos que prender o Gro-Mestre e seus Templrios que eram hospedes de honra do Rei de Frana; e isto com autorizao do Papa. Incrvel! Foram reagrupados os bailos, os senescais e toda a tropa possvel para essa tarefa inglria, embora contassem para a execuo da traio, da surpresa e do descanso noturno. Os sinos batiam s trs horas da manh, quando, em todo o territrio francs, as Casas do Templo estavam a ponto de serem invadidas soez e covardemente. Ao baterem nos portes, alegaram tratar-se de uma normal inspeo com respeito aos dzimos do clero, e, imediatamente, foram deixados entrar. Mal fora levantada a ponte levadia, os armeiros do Rei desleal precipitaram-se gritando e agitando as armas, surpreendendo, assim sem qualquer resistncia os infelizes Templrios, pois estavam dormindo. Triste espetculo ver-se os defensores da Igreja e do prprio Rei de Frana conduzidos como gado ao matadouro. Em paris, foi pessoalmente guardio do selo do Rei, Guilherme de Nogaret que quis liderar a infame expedio contra o prprio GroMestre. Todos os Templrios que acompanhavam o Gro-Mestre, bem assim, como os outros espalhados nos Conventos e Comendadorias, foram postos nas prises do Estado onde se, excetuando ordens pessoais do Rei, deviam, imediatamente, ser interrogado pelos comissrios da Inquisio para confessar suas culpas, devendo ser empregada a tortura. Logo ao nascer do dia, os corneteiros de sua Majestade, chamaram o povo para lhe dizer que o Rei Felipe queria que todos soubessem a razo desse golpe de fora contra Os inimigos da Frana e dos franceses. Ningum, naturalmente, acreditou, mas o Rei j instalara seu governo no Castelo do Templo, lanando mos das posses dos Templrios e preparando-se para dormir na cama ainda quente do Gro-Mestre atraioado pelo prprio compadre. Os historiadores depois deste dia se interessaram muito pelos Cavaleiros do Templo, tentando descobrir os motivos que teriam levado o Rei a esta ao nefanda e inglria. Os motivos eram bvios: a cobia de dinheiro, o medo de uma Ordem poderosa e, a vingana do mesquinho que foram impedidos de entrar na Ordem. Quais as razes mais que poderia existir? Montanhas de papel foram escritas, hipteses levantadas,

absurdos afirmados, mas a verdade verdadeira era e , at os nossos dias, uma s: a covardia, a cobia, o medo e a traio! Terminando a nossa breve narrao sobre a priso dos Templrios franceses e de Jacques DeMolay, seu 22 e ltimo Gro-Mestre, naquele momento, diremos que o Rei Felipe tratou de reunir imediatamente os estados gerais na cidade Toure, para declarar os Templrios passiveis de pena de morte. Entre as argies mais srias que instruram o processo contra os Cavaleiros Rubro-cruzados, figuravam a de apostasia da f, idolatria e heresia, alm dos pecados contra a natura... Afirmava-se, por exemplo, que o ingresso na Ordem obedecia a um Ritual obsceno, durante o qual, os postulantes ou novios iam excitar os veteranos cavaleiros, sobre as partes mais intimas do corpo, ... in ore, in umbilico, seu in ventre nudo, et in ano, seu spina dorsi; item aliquando, in umbilico. Item aliquando in virga virili (Vide Michelet no processo dos Templrios Tomo I, pg. 89/90). Assim, debaixo de tortura todos os acusados confessaram aqueles procedimentos, mas, vimos depois, que o Gro-Mestre quando em 11 de maro solicitou ser ouvido outra vez e, quando os inquisitores, pensavam que, o outrora altivo GroMestre, iria implorar perdo ao Rei e misericrdia ao Papa, gritara sua inocncia, rejeitando sua condio de ru, no temendo a morte, mostrando-se superior a adversidade que o atingia; declarara que tudo lhe tinha sido extorquido a fora pela santa inquisio, atravs de tormentos. Naturalmente foi um tremendo escndalo, tendo a verdade trasbordada do recinto do frum para os comentrios da praa pblica, onde os verdadeiros objetivos do Rei no eram desconhecidos. E, de tal forma, Felipe se sentia atingido nos seus brios de monarca absoluto, que, dois dias depois, pronunciara, ele mesmo, a sentena de condenao de Jacques DeMolay, que deveria morrer na fogueira como ru de crimes infames, heresias, sodomia, mas, na verdade, pelo delito de lesa Majestade. Enfim ia consumar-se a tragdia que permitiria drenar para os cofres do Rei, a fabulosa fortuna material dos templrios, pagando, ao mesmo tempo as dividas, do prprio Rei, Ordem do Templo. Nunca se deve emprestar dinheiro aos poderosos! Amarrado a uma coluna e cercado de trocos combustveis embebidos em lquidos inflamveis, Jacques DeMolay assiste impassvel e como indiferente aos preparativos do seu trgico suplicio, sem um queixume, sem um gesto de desespero que significasse covardia perante a morte! E, quando o frade encarregado dos responsos, avanava de crucifixo na mo e o concita a arrepender-se dos crimes contra a religio, o Gro-Mestre responde com a serenidade do justo: Guardei, frade, vossas oraes para o Papa que esse sim, vai precisar delas!.

Cabe salientar que aps estas frases, Jacques DeMolay despiu-se de suas vestes, perante os olhares crticos e curiosos da sinistra platia, deixando-se conduzir e ser amarrado ao tronco, no centro da fogueira ento montada. O Gro-Mestre seria queimado, mas o seu manto permaneceria intacto! Destaca-se do grupo de carrascos a figura sinistra de um homem com um negro capuz a esconder-lhe as feies, e envergando o balandrau dos esbirros da Inquisio. Curva-se e lana o fogo lenha que, rapidamente, se inflama e se converte num monto de chamas. E, neste momento trgico, se escuta uma voz, a voz do 22 Gro-Mestre dos Templrios, que grita: Intimo o Rei e o Papa a comparecerem perante o Tribunal d Deus, no prazo de um ano. Deus tende piedade de mim!.

A Histria colocou sobre Felipe IV O Belo , Rei da Frana, a marca de Caim pelo assassinato de DeMolay e milhares de corajosos membros da Ordem do Templo, da qual DeMolay era seu Gro-Mestre. Esses acontecimentos ocorreram h quase 700 anos. A tirania ensina a necessidade da tolerncia. O fanatismo provoca um chamado fraternidade. A Ordem DeMolay reala, na atualidade, no magnfico exemplo de herosmo de Jacques DeMolay, sua inaltervel fidelidade confiana nele depositada, e sua lealdade at a morte. Estas e outras virtudes, que no so privativas de uma poca somente, se encontram difundidas nos ensinamentos da Ordem DeMolay, como a mais slida filosofia para formar um bom carter humano. Acreditamos que se quando jovens, alicerarmos nossas vidas em tais cimentos, seremos homens mais fortes e melhores quando chegarem os anos da maioridade. Considerando esse acontecimento como uma verdade histrica ou interpretando-o como um ensinamento simblico, pelo qual se reala a virtude da fidelidade e a da tolerncia, seu objetivo principal para Ordem DeMolay assinalar os postulados principais de sua doutrina. Os tempos passam, mas a histria sempre se repete, em todas as pocas haver homens que se julgam donos daquilo que sagrado ou que deve ser sagrado. Existiro, sempre, homens que usaro em vo o nome de Deus com a finalidade de encobrir suas ambies mesquinhas, escondendo seus reais propsitos e objetivos, alimentando sua vaidade de poder e posio social. A falsidade em nosso mundo institucionalizada, e, somente atravs da verdade e pura Liberdade, Igualdade e Fraternidade, podemos combat-la, construindo um mundo melhor, mais humano e mais fraterno.

Vous aimerez peut-être aussi