Vous êtes sur la page 1sur 11

CONCURSO PBLICO

Aplicao: 3/2/2002

CARGO:

CONSULTOR LEGISLATIVO
REA 4
DIREITO CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO, ELEITORAL E PARTIDRIO

CADERNO DE PROVA: PRIMEIRA ETAPA PARTE II

www.pciconcursos.com.br

Concurso Pblico Aplicao: 3/2/2002

SENADO FEDERAL

CARGO: CONSULTOR

LEGISLATIVO

REA 4 DIREITO CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO, ELEITORAL E PARTIDRIO

INSTRUES
1 2 Este caderno consta da prova objetiva da Primeira Etapa Parte II: Conhecimentos Especficos. Caso o caderno esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, o candidato dever solicitar ao fiscal de sala mais prximo que tome as providncias cabveis. Recomenda-se no marcar ao acaso: cada item cuja resposta divirja do gabarito oficial definitivo acarretar a perda de 0,20 ponto, conforme consta no Edital n.o 1/2001 SENADO, de 31/10/2001. No permitida a utilizao de nenhum material de consulta que no seja fornecido pelo CESPE. Durante a prova, o candidato no dever levantar-se ou comunicar-se com outros candidatos. A durao da prova de trs horas e trinta minutos, j includo o tempo destinado identificao que ser feita no decorrer da prova e ao preenchimento da Folha de Respostas. A desobedincia a qualquer uma das determinaes constantes nas presentes Instrues, na Folha de Rascunho ou na Folha de Respostas poder implicar a anulao da prova do candidato.

4 5 6

AGENDA
I 5/2/2002 Divulgao dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas na Internet no endereo eletrnico http://www.cespe.unb.br e nos quadros de avisos do CESPE/UnB, em Braslia. 6 e 7/2/2002 Recebimento de recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas exclusivamente nos locais que sero informados na divulgao desses gabaritos. 28/2/2002 Data provvel da divulgao (aps a apreciao de eventuais recursos), no Dirio Oficial e nos locais mencionados no item I, do resultado final das provas objetivas e da convocao para as provas discursivas.

II III

Observaes: No sero objeto de conhecimento recursos em desacordo com o estabelecido no item 10 DOS RECURSOS do Edital n.o 1/2001 SENADO, de 31/10/2001. Informaes relativas ao concurso podero ser obtidas pelo telefone 0(XX)614480100. permitida a reproduo deste material, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

SENADO FEDERAL
Concurso Pblico Aplicao: 3/2/2002

CARGO: CONSULTOR

LEGISLATIVO

REA 4 DIREITO CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO, ELEITORAL E PARTIDRIO


Nas questes de 51 a 80, marque, de acordo com o comando de cada uma delas: itens CERTOS na coluna C; itens ERRADOS na coluna E. Na Folha de Respostas, a indicao do campo SR servir somente para caracterizar que o candidato desconhece a resposta correta; portanto, a sua marcao no implicar apenao ao candidato. Use a Folha de Rascunho para as devidas marcaes e, posteriormente, a Folha de Respostas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 51 QUESTO 52

Acerca do direito constitucional, julgue os itens a seguir.

Ainda com base no direito constitucional, julgue os itens que se seguem.

O povo brasileiro foi o titular do poder constituinte originrio


com base no qual se elaborou a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, pois foi o voto popular, mediante sufrgio universal, que elegeu a Assemblia Nacional Constituinte que elaborou esse diploma legislativo; porm, a partir do momento em que a Constituio da Repblica foi promulgada, o povo deixou de ser titular do poder constituinte originrio, pois esse poder somente existe nos momentos de ruptura poltica; desde ento, o poder constituinte originrio foi substitudo pelo poder constituinte derivado, cuja titularidade do Poder Legislativo federal. A Constituio da Repblica promulgada em 1988 tinha vrios aspectos que a aproximavam dos ideais tpicos do Estado liberal, tais como a previso do direito de propriedade e da liberdade de iniciativa e a vedao ao Poder Pblico do direito de estabelecer regras jurdicas que, no tocante aquisio de bens e servios, dessem tratamento preferencial a empresas brasileiras de capital nacional. Alteraes constitucionais empreendidas desde meados da dcada passada retiraram do texto da Constituio da Repblica vrias disposies que eram expresso de ideais ligados a um Estado intervencionista, tais como as regras que tornavam defeso ao Estado conceder a empresas privadas a explorao dos servios de gs canalizado e das atividades de telefonia e de refinao de petrleo. Uma proposta de emenda constitucional destinada a tornar facultativo o voto para todos os brasileiros seria inconstitucional, por violar clusula ptrea, e, portanto, o presidente da Repblica poderia impugn-la perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a ordem constitucional vigente, a convocao de uma nova Assemblia Nacional Constituinte somente poderia ocorrer mediante emenda constitucional aprovada por trs quintos dos membros de cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos de votao.

Caso o Congresso Nacional editasse emenda constitucional


determinando que, desde que no ferissem clusulas ptreas, as emendas constitucionais acerca da reforma agrria deveriam seguir o mesmo processo de votao das leis complementares, a Constituio da Repblica tornar-se-ia uma constituio semi-rgida.

O ordenamento jurdico estruturado como um sistema


dinmico, pois o contedo das normas de um determinado estrato hierrquico pode ser deduzido do contedo das normas dos escales superiores.

Na ordem constitucional vigente no Brasil, no h diferena de


hierarquia entre as regras jurdicas criadas mediante emendas constitucionais e as normas constitucionais presentes no texto original da Constituio da Repblica.

Delegao legislativa que atribua ao presidente da Repblica o


direito de elaborar lei delegada acerca da proteo da relao de emprego contra despedida arbitrria ou sem justa causa somente pode ser aprovada, em ambas as casas do Congresso Nacional, pelo voto da maioria absoluta de seus membros.

Embora no seja cabvel ao direta de inconstitucionalidade


(ADIn) perante o STF contra projeto de lei federal, o Poder Judicirio pode exercer controle difuso de constitucionalidade de projetos de lei.

UnB / CESPE Senado Federal Primeira Etapa Parte II Cargo: Consultor Legislativo / rea 4 Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Partidrio 1 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 3/2/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 53

QUESTO 54

O governador do estado do Amazonas (AM) ingressou no STF com ADIn que impugnava a validade da lei bsica das escolas (LBE), uma lei ordinria estadual do AM que estabelecia, como forma de escolha dos diretores das escolas estaduais e municipais, a eleio direta entre os professores da respectiva escola. Ao tomar conhecimento desse fato, por ser a eleio direta dos diretores de escolas pblicas uma medida defendida pelo Ministrio da Educao, o presidente da Repblica decidiu ingressar no STF com ao declaratria de constitucionalidade (ADC) da referida LBE, argindo que no havia qualquer incompatibilidade entre essa lei e a Constituio da Repblica.

Considerando que o Senado Federal recebeu do STF comunicao de que transitou em julgado deciso desse tribunal, em sede de controle de constitucionalidade por via de exceo, julgando inconstitucional o art. 33 da Lei Geral de Telecomunicaes (LGT), que lei federal, julgue os itens seguintes.

Caso o Senado Federal no suspenda a execuo do referido


dispositivo em tempo razovel, essa omisso poder ser impugnada mediante ao direta de inconstitucionalidade por omisso, mas no por meio de mandado de injuno. Enquanto a declarao incidental de inconstitucionalidade tem efeitos inter partes e ex nunc, o ato do Senado que suspender a execuo do referido dispositivo legal operar efeitos erga omnes e ex tunc. Se o Senado suspender a execuo do art. 33 da LGT e, uma semana depois, o STF julgar constitucional esse mesmo dispositivo legal, em sede de ADIn, o Senado no poder revogar a suspenso da execuo do referido artigo. O Senado Federal no pode suspender a execuo de tratado internacional que tenha sido objeto, por parte do STF, de declarao incidental de inconstitucionalidade parcial sem reduo de texto. Em sede de controle concentrado de constitucionalidade, a declarao de inconstitucionalidade de leis federais opera efeitos erga omnes, independentemente de qualquer ato do Senado Federal.

Considerando a situao hipottica apresentada e levando em conta que o cargo de diretor de escola estadual e municipal definido pela lei como cargo em comisso, julgue os itens subseqentes.

QUESTO 55

luz do direito constitucional, julgue os itens subseqentes.

A comisso parlamentar de inqurito pode determinar a busca e


apreenso de documento localizado no escritrio onde um profissional liberal desempenha suas atividades, mas a ordem de busca e apreenso somente pode ser cumprida durante o dia, pois a norma constitucional que estabelece que a casa asilo inviolvel do indivduo deve ser interpretada de maneira extensiva, de modo a abranger local de exerccio profissional que constitua ambiente fechado ou de acesso restrito ao pblico. Considerando que a Constituio da Repblica estabelece como clusulas ptreas os direitos e garantias individuais, em respeito ao princpio hermenutico geral de que excees devem ser objetos de interpretao estrita, deve-se interpretar que apenas os direitos de primeira gerao configuram clusulas ptreas e, portanto, propostas de emenda constitucional tendentes a abolir direitos sociais podem ser objeto de deliberao do Congresso Nacional. No violaria o direito constitucional intimidade e vida privada lei complementar que atribusse ao Ministrio Pblico da Unio (MPU) competncia para requisitar informaes bancrias e fiscais de pessoas que estivessem sendo investigadas por desvio de dinheiro pblico, desde que essa lei estabelecesse que a informao fornecida manteria seu carter sigiloso e somente poderia ser utilizada no estrito exerccio das competncias do MPU. A Constituio da Repblica determina que o Estado brasileiro deve empenhar-se na formao de uma comunidade latino-americana. Essa disposio constitucional pode ser classificada como uma norma programtica. Na elaborao de leis e de tratados internacionais, a Constituio da Repblica exige a participao tanto do poder executivo como do legislativo, mas, enquanto os projetos de lei so inicialmente aprovados pelo Congresso Nacional e somente ento enviados sano do presidente da Repblica, os projetos de decreto legislativo que aprovam tratado internacional somente podem conter textos previamente aprovados pelo presidente da Repblica, o que torna dispensvel a sano presidencial ao ato do Congresso Nacional que aprova conveno internacional e faz que os tratados internacionais adquiram vigncia em todo o territrio brasileiro a partir da data da publicao do decreto legislativo que os aprova.

A norma impugnada pelo governador do AM


inconstitucional porque viola determinao constitucional no sentido de que os cargos em comisso so de livre nomeao pela autoridade competente.

O governador do AM somente ter legitimidade para


propor a referida ADIn caso ele no tenha sancionado a LBE.

Diversamente dos partidos polticos, o presidente da


Repblica no tem legitimidade ativa para propor a referida ADC, pois ele somente recebe da Constituio da Repblica a competncia para propor ADC relativamente a legislao federal.

No obstante a LBE ser lei estadual, se o STF declarar a


sua inconstitucionalidade, por via de exceo, essa declarao somente adquirir efeitos erga omnes caso a LBE venha a ser retirada do ordenamento jurdico pelo Senado Federal.

A Constituio da Repblica veda que as constituies


estaduais estabeleam controle concentrado de constitucionalidade das leis e atos normativos municipais, atribuindo aos tribunais de justia a competncia para processar e julgar aes diretas de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo municipal.

UnB / CESPE Senado Federal Primeira Etapa Parte II Cargo: Consultor Legislativo / rea 4 Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Partidrio 2 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 3/2/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 56

QUESTO 58

Julgue os itens abaixo.

No que se refere ao direito constitucional, julgue os itens abaixo.

Seria inconstitucional lei ordinria federal que vedasse a


constituio de novas cooperativas e equiparasse o regime tributrio das sociedades cooperativas existentes ao das sociedades comerciais. A navegao de cabotagem atividade de monoplio da Unio, podendo seu exerccio ser delegado, mediante concesso, a empresas privadas nacionais ou estrangeiras. A Constituio da Repblica considera empresa brasileira de capital nacional aquela cujo controle efetivo esteja, em carter permanente, sob a titularidade direta ou indireta de pessoas fsicas domiciliadas e residentes no pas ou de entidades de direito pblico interno, entendendo-se por controle efetivo da empresa a titularidade da maioria de seu capital votante e o exerccio, de fato e de direito, do poder decisrio para gerir suas atividades. Como o duplo grau de jurisdio um direito garantido na Constituio da Repblica, seria inconstitucional lei que conferisse a rgo estatal competncia para proferir decises que envolvessem aplicao de sanes e fossem irrecorrveis. Decreto regulamentador editado pelo presidente da Repblica, que estabelea norma incompatvel com a lei que ele regulamenta, no pode ser objeto de ADIn nem de ADC.

Lei complementar que fixasse para os ministros do STF mandato de


dez anos somente seria constitucional no caso de ter sido do prprio STF a iniciativa do projeto que deu origem referida lei. O STF no tem competncia para apreciar, em sede de ADIn, a adequao entre lei federal editada sob a gide da Constituio de 1967 e a atual ordem constitucional. Em um tribunal, a declarao de inconstitucionalidade de ato normativo do poder pblico, quando ocorre por via de ao, exige o voto da maioria absoluta dos membros da corte ou do respectivo rgo especial, mas, quando ocorre por via de exceo, a declarao de inconstitucionalidade exige apenas maioria simples. Apesar de o Tribunal de Contas da Unio (TCU) ser rgo do Poder Legislativo e de o STF ser rgo do Poder Judicirio, os membros dessas cortes so indicados pelo presidente da Repblica e aprovados pelo Senado Federal, em argio pblica e mediante votao secreta. Enquanto os tribunais superiores compem o terceiro grau de jurisdio da justia brasileira, o STF compe a quarta instncia jurisdicional, e todas essas cortes fazem parte do Poder Judicirio federal.

QUESTO 57

QUESTO 59

Supondo que, devido aos esforos de um grupo de parlamentares liderados pelo senador mineiro Joo Xavier, o estado de Minas Gerais (MG) tenha sido desmembrado e, na regio que tradicionalmente chamada de tringulo mineiro, tenha-se formado um novo estado federado, batizado como Tringulo (TR), e supondo tambm que, no momento da criao do novo estado, a regio abrigava metade da populao originria de Minas Gerais, julgue os itens a seguir.

A respeito do Poder Legislativo, do sistema tributrio nacional e das atribuies do Senado Federal, julgue os itens que se seguem.

Considerando que reforma na estrutura administrativa do Poder


Executivo federal ocorrida no final da dcada passada extinguiu os ministrios militares, subordinando as Foras Armadas a um nico Ministrio da Defesa e extinguindo o status de ministro dos comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, o Senado Federal deixou de ser competente para julgar os referidos comandantes pela prtica de crimes de responsabilidade. Para que o estado de Tocantins possa contrair emprstimo frente a um banco privado suo, necessrio aprovao do Senado Federal. O Senado Federal pode estabelecer, mediante resoluo aprovada pela maioria absoluta de seus membros, alquotas mnimas para o imposto sobre as operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao (ICMS), ainda que as operaes e as prestaes iniciem-se no exterior, incidente sobre operaes internas. Para que o nmero de suplentes de cada senador da Repblica fosse aumentado para trs, seria necessrio emenda constitucional de iniciativa exclusiva do Senado Federal. A Mesa do Senado Federal pode declarar, de ofcio, a perda do mandato de senador que tiver seus direitos polticos cassados em virtude do cancelamento de sua naturalizao; contudo, senador que sofrer condenao criminal transitada em julgado somente perder seu mandato por deciso da maioria absoluta dos membros do Senado Federal, em votao secreta.

Para que a criao do novo estado tenha seguido os


moldes constitucionalmente previstos, a lei complementar de desmembramento precisaria ter sido aprovada, mediante referendo, pela maioria dos eleitores inscritos em sees eleitorais do estado originrio de Minas Gerais. Embora sejam de propriedade do Tringulo os lenis freticos localizados exclusivamente no subsolo do seu territrio, esse estado no pode editar leis regulando a sua utilizao. Como, diferentemente do que acontece na Cmara dos Deputados, fixo o nmero de representantes de cada estado e do DF no Senado Federal, correto afirmar que, caso sejam criados vrios estados novos mediante desmembramento dos antigos, pode-se chegar a um ponto em que o nmero de membros do Senado Federal ser maior que o nmero de membros da Cmara dos Deputados. Caso fosse criado um novo estado federado, a partir da fuso dos estados de So Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, por maior que fosse a populao desse novo ente federado, a sua assemblia legislativa no poderia ser formada por mais de cem deputados estaduais. Seria constitucional disposio da Constituio do estado de Minas Gerais no sentido de que a instituio de regies metropolitanas deveria ser feita mediante lei estadual complementar.

UnB / CESPE Senado Federal Primeira Etapa Parte II Cargo: Consultor Legislativo / rea 4 Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Partidrio 3 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 3/2/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 60

QUESTO 62

Julgue os itens a seguir.

Julgue os itens a seguir.

A convocao de comisso parlamentar de inqurito no


Senado Federal exige requerimento do mesmo nmero de senadores necessrio para propor emenda constitucional. As comisses do Congresso Nacional e de suas casas, inclusive as comisses parlamentares de inqurito, podem convocar ministros de Estado para comparecerem perante a comisso e prestarem informaes. Caso um projeto de lei descriminando a produo e a comercializao de maconha, de iniciativa do presidente da Repblica, seja aprovado pela Cmara dos Deputados, mas rejeitado pelo Senado Federal, ser vedado ao Congresso Nacional, na mesma legislatura, apreciar projeto de idntico teor, exceto se ele for proposto pela maioria absoluta dos senadores da Repblica. O veto presidencial um instituto aplicvel s leis ordinrias, mas no faz parte do processo legislativo referente s leis complementares, pois o nmero de votos necessrio para a aprovao de uma lei complementar suficiente para rejeitar veto do presidente da Repblica. Enquanto, na Cmara dos Deputados, a legislatura de quatro anos, no Senado Federal, a legislatura de oito anos.

No inconstitucional artigo de constituio estadual que atribui a Se emenda constitucional alterar a Constituio da Repblica,
estabelecendo que vetos presidenciais somente sero rejeitados por maioria de dois teros dos parlamentares das duas casas, essa modificao incidir tambm sobre a rejeio dos vetos em nvel estadual e municipal, invalidando regras em contrrio constantes de constituies estaduais e de leis orgnicas de municpios. Caso a Constituio da Repblica seja alterada no tocante a norma de repetio obrigatria pelas constituies estaduais que efetivamente tenha sido repetida na Constituio de MG, a Assemblia Legislativa mineira ter obrigao de alterar a constituio estadual para adequ-la ao novo texto da Constituio da Repblica, sendo que sua omisso em cumprir esse dever poder ser impugnada mediante mandado de injuno. No caso de ocorrer grave comprometimento da ordem pblica em um municpio e de as autoridades municipais no enfrentarem devidamente o problema, o estado a que o municpio pertence poder nele intervir, mediante decreto de interveno exarado pelo governador do estado, para pr termo ao comprometimento da ordem. Mesmo que restasse provado que o municpio de Bento Gonalves RS expediu precatrio em favor de um credor, mas no respeitou o direito de precedncia desse credor em relao a outros credores, o governador do estado do Rio Grande do Sul (RS) no poderia, de ofcio, determinar interveno do estado no municpio para o fim especfico de promover o pagamento da dvida.
QUESTO 63

governador de estado competncia para editar medidas provisrias.

QUESTO 61

Roberto tem uma fazenda localizada no estado do Amap, em cujo subsolo foi descoberta uma jazida de ouro. O governo do estado do Amap estabeleceu uma taxa de fiscalizao ambiental (TFA), tendo como fato gerador o exerccio de fiscalizao sobre entidades que exeram atividades potencialmente danosas ao meio ambiente, inclusive atividades que envolvam minerao. Considerando essa situao hipottica, julgue os itens seguintes.

Acerca do direito constitucional tributrio, julgue os itens abaixo.

Caso Alberto, residente e domiciliado em Braslia DF, dono de uma


fazenda localizada em Alto Paraso GO, aps ter comprado um trator novo para sua fazenda, decida doar o trator antigo para Jairo, um amigo seu que reside na propriedade vizinha, o estado de Gois no poder cobrar de Jairo o imposto sobre transmisso causa mortis e doao (ITCD) incidente sobre a doao do referido trator. A instituio do imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR) deve ser feita mediante lei ordinria federal. Considerando que uma instituio educacional sem fins lucrativos alugue um imvel de sua propriedade a um banco e aplique toda a renda auferida em atividades que visam atingir as finalidades essenciais da instituio, correto afirmar que o referido imvel no ser imune ao pagamento de imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU), pois apenas os bens diretamente utilizados pela entidade so objeto de imunidade a imposto sobre patrimnio. Caso emenda constitucional suprimisse do sistema tributrio nacional a reserva lei complementar do estabelecimento de normas gerais sobre legislao tributria, regras sobre prescrio de crditos tributrios institudas mediante lei federal ordinria deveriam ser observadas pelos estados, pois, no ordenamento jurdico, as leis federais so hierarquicamente superiores s leis estaduais. Seria inconstitucional lei ordinria federal que reduzisse o imposto de renda incidente sobre a remunerao dos servidores pblicos civis da Unio sem estender esse mesmo benefcio aos servidores civis dos estados e dos municpios.

A jazida de ouro existente sob as terras de Roberto de


propriedade da Unio, que poder explor-la diretamente ou delegar sua explorao a particulares, mediante autorizao ou concesso. A Constituio da Repblica somente permite a criao de taxas incidentes sobre a utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos, e, portanto, a TFA estabelecida pelo governo do Amap inconstitucional, dado que a fiscalizao trata-se de mero exerccio de poder de polcia, no sendo um servio pblico que possa ser utilizado pelos administrados. A Constituio da Repblica confere aos municpios direito a compensao financeira pela explorao de recursos minerais dentro de seu territrio. Essa compensao tem carter tributrio e pode ser fixada mediante lei municipal. Caso uma jazida de ouro seja descoberta no subsolo de reserva indgena, ela poder ser explorada sem a anuncia das comunidades indgenas afetadas. Caso uma jazida de ouro seja descoberta no subsolo de reserva indgena, a autorizao governamental para sua explorao depender da edio de lei ordinria autorizadora, configurando-se caso excepcional em que a lei no tem carter de norma geral, mas de ato administrativo.

UnB / CESPE Senado Federal Primeira Etapa Parte II Cargo: Consultor Legislativo / rea 4 Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Partidrio 4 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 3/2/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 64

QUESTO 66

Julgue os itens a seguir.

Acerca dos direitos polticos e partidos polticos previstos na Constituio da Repblica de 1988, julgue os itens abaixo.

Se o presidente da Repblica editasse medida provisria fixando

em 60% o nmero mximo de candidatos do mesmo sexo que um partido poderia registrar para concorrer a eleies proporcionais, esse diploma normativo seria eivado de inconstitucionalidade. Para aprovao, pelo Senado Federal, de projeto de lei ordinria que estabelea novo tipo penal em matria eleitoral, a Constituio exige quorum de mais de metade dos membros da casa. Lei sobre propaganda eleitoral que nada disponha sobre sua prpria vigncia entrar em vigor 45 dias aps sua publicao. Embora os tratados internacionais sejam celebrados em nome da Repblica Federativa do Brasil e no em nome da Unio, convenes internacionais que tratam de matria eleitoral que a Constituio da Repblica reserva a lei complementar no tm validade no plano interno. Se uma lei ordinria federal publicada em 1990 criasse hipteses de inelegibilidade para proteger a legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico, ela seria recepcionada pela Constituio da Repblica.

Aos partidos polticos assegurada plena liberdade de


organizao, no se estabelecendo limites ao seu programa ideolgico.

A Constituio da Repblica definiu os partidos polticos como


pessoa jurdica de direito privado, devendo esses, aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, registrar seus estatutos no TSE.

Os analfabetos so inelegveis, mas podem alistar-se e votar. Com a Carta de 1988 e com a crescente internacionalizao dos
vnculos associativos, a liberdade partidria ampliou-se, garantindo-se aos partidos a participao de recursos financeiros de entidade estrangeira.

QUESTO 65

Considerando que o Partido Progressista Potiguar (PPP) e o Partido Neoliberal (PN) so partidos polticos devidamente constitudos e no participam de qualquer coligao, julgue os itens que se seguem.

O direito de voto nos plebiscitos e referendos, o direito de


propor ao popular e o direito de organizar e participar de partidos polticos caracterizam direitos polticos positivos.
QUESTO 67

Partidos polticos so pessoas jurdicas de direito privado que

adquirem personalidade jurdica mediante a inscrio de seus estatutos na justia eleitoral, devendo esses estatutos ser previamente registrados no cartrio competente. Caso o PPP seja um partido voltado exclusivamente para a eleio de representantes s assemblias estadual e municipais do Rio Grande do Norte (RN), os seus estatutos devero ser registrados no cartrio da capital norte-rio-grandense e no TRE RN. Porm, para que o PPP possa concorrer em eleio para presidente da Repblica, ele ter de registrar previamente seus estatutos em um cartrio de registro civil de pessoas jurdicas da capital federal e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Considere a seguinte situao hipottica. Para a apresentao do programa de propaganda partidria veiculado por rdio e televiso no primeiro semestre de 2001, o PPP contratou a famosa atriz Laura Potiguar, que formalmente filiada ao PN. Inconformado com o uso da imagem de uma sua filiada no programa do PPP, o PN ingressou, frente ao TSE, com representao contra o PPP, argindo a irregularidade da propaganda partidria. Nessa situao, correto afirmar que o TSE deveria julgar procedente a representao do PN, cassando o direito de transmisso de propaganda gratuita do PPP durante o segundo semestre de 2001. Considere a seguinte situao hipottica. Laura Potiguar, tendo discordado de certas posturas adotadas pelo PN, partido ao qual filiada, decidiu desligar-se desse partido e filiar-se ao PPP. Para tanto, h quinze dias, Laura solicitou a sua inscrio no PPP, mas no solicitou ao PN o cancelamento de sua filiao, pois acreditava que a inscrio mais nova prevaleceria sobre a mais antiga. Nessa situao, a posio de Laura configura dupla filiao e, portanto, ambas as filiaes devem ser consideradas nulas para todos os efeitos. Caso o PN receba dos Estados Unidos da Amrica (EUA) doao de R$ 10.000,00 para a realizao de um simpsio com o objetivo de convencer os membros do Congresso Nacional a votar leis antiterrorismo mais duras, dever ser suspensa a participao do PN no fundo partidrio pelo perodo de um ano.

Julgue os itens subseqentes.

Se um analfabeto, maior de setenta anos, comparecer ao local de


votao, onde votou, e, mais tarde, tentar votar outra vez, de maneira a beneficiar o seu candidato, no cometer crime eleitoral, conforme tipificao estabelecida no Cdigo Eleitoral.

Para um promotor de justia em Gois candidatar-se ao cargo


de presidente da Repblica, dever afastar-se das suas funes at os seis meses anteriores ao pleito.

Se um candidato ao Senado Federal por So Paulo pelo partido


ABC, utilizar de quatro painis na respectiva capital para divulgar sua imagem, tendo feito a propaganda dentro do prazo permitido em lei e em lngua estrangeira, correto afirmar que cometeu crime eleitoral, conforme tipificao estabelecida no Cdigo Eleitoral.

Sabendo que a Constituio da Repblica celebrou a transio


do regime autoritrio para o regime democrtico e trouxe novas garantias fundamentais aos cidados, correto afirmar que no haver, em nenhuma hiptese, penas cruis, de banimento, de carter perptuo, de trabalhos forados e de morte.

Uma lei que altere o processo eleitoral entra em vigor na data de


sua publicao, no se aplicando, no entanto, eleio que ocorra at um ano da data de sua vigncia.

UnB / CESPE Senado Federal Primeira Etapa Parte II Cargo: Consultor Legislativo / rea 4 Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Partidrio 5 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 3/2/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 68

QUESTO 70

Tendo em vista a Constituio da Repblica e a Lei n.o 9.096/1995, que dispe sobre partidos polticos, julgue os itens que se seguem.

Segundo a jurisprudncia predominante do Supremo Tribunal Federal, julgue os itens seguintes, conforme entendimento do STF.

A propaganda de partidos polticos no rdio e na televiso


gratuita e restrita aos horrios disciplinados pela referida lei, cabendo aos partidos acordar diretamente com as emissoras os horrios das propagandas pagas. A Constituio da Repblica no permite normas que privem o cidado do direito de participao no processo poltico bem como nos rgos governamentais. assegurado ao partido poltico com estatuto registrado no TSE o direito utilizao gratuita de escolas pblicas ou casas legislativas para a realizao de suas reunies ou convenes, responsabilizando-se pelos danos porventura causados com a realizao do evento. A Constituio da Repblica veda expressamente a cassao de direitos polticos e sua perda, mas no sua suspenso. Considere a seguinte situao hipottica. Um mdico cardiologista, sabendo de irregularidades na construo de um viaduto na cidade, achou por bem fazer denncia ao TCU. A funcionria do protocolo informou ao mdico que apenas partidos polticos, associaes ou sindicatos so partes legtimas, para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades. Nesse caso, a funcionria do TCU agiu em conformidade com a Constituio da Repblica.

A imunidade tributria conferida a instituies de assistncia

social sem fins lucrativos alcana as entidades fechadas de previdncia privada nas quais no h a contribuio dos empregados, apenas a do patrocinador. A garantia constitucional do habeas corpus no instrumento idneo para impugnar a validade da deciso que decreta a quebra de sigilo bancrio. Aos procuradores dos estados, no exerccio de assistncia judiciria, reconhecida a prerrogativa do recebimento de intimao pessoal, em qualquer processo e grau de jurisdio, se investidos na funo de defensor pblico. Somente o plenrio do STF tem jurisdio preventa para o julgamento de reclamaes que visem garantir a autoridade de suas decises. No h direito adquirido na forma de regime jurdico.

QUESTO 71

Considerando o controle da administrao pblica, a Constituio da Repblica e a legislao pertinente, julgue os itens que se seguem.

O controle administrativo do abuso de autoridade pode ser

QUESTO 69

Julgue os itens abaixo, relativos Lei n.o 8.666/1993, que dispe acerca de licitaes, e Lei n.o 9.504/1997, que estabelece normas para as eleies.

Os princpios da legalidade, moralidade e eficincia, inscritos


na Constituio da Repblica, so princpios que regem a administrao pblica e o procedimento licitatrio, previsto na Lei n.o 8.666, que institui normas para licitaes e contratos da administrao pblica. Sabendo que a imprensa noticiou recentemente a calamidade causada pelas fortes chuvas na cidade histrica de Gois, esse fato, por si s, no torna dispensvel a exigncia de licitao para a realizao de obras e servios de recuperao de bens culturais afetados pela enchente. O direito constitucional brasileiro vigente consagra o sistema majoritrio por maioria relativa para a eleio de presidente e vice-presidente da Repblica, governador e vice-governador e de prefeito e vice-prefeito municipal. Para a eleio de senadores, a Constituio da Repblica estabelece o sistema majoritrio por maioria absoluta. A realizao de qualquer ato de propaganda partidria ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado, no depende de licena da polcia.

suscitado por qualquer cidado, com finalidade de responsabilizar civil, penal e administrativamente o agente pblico que praticar abuso previsto em lei, desde que este esteja ocupando cargo, emprego ou funo pblica permanente. As sanes aplicveis prtica de improbidade administrativa demandante de controle administrativo incluem as proibies de contratar com o poder pblico e receber incentivos fiscais e creditcios, direta ou indiretamente, ou por pessoa jurdica. O cumprimento do Plano Plurianual (PPA) e a execuo de programas de oramentos so objetos de controle interno da administrao pblica. A aprovao e concesso de terras pblicas com rea superior a 2.500 hectares constitui matria submetida ao controle interno da administrao pblica. As aes de defesa ou reintegrao de posse, as aes ordinrias de indenizao e as aes cautelares em geral constituem medidas judiciais de controle de correo da conduta administrativa pblica.

QUESTO 72

Com base na Constituio da Repblica e na legislao pertinente ao controle da administrao pblica, julgue os itens subseqentes.

O controle externo da administrao pblica, de competncia

exclusiva do Congresso Nacional, est fora do controle sistemtico do Tribunal de Contas. A explorao e o aproveitamento de recursos hdricos em terras indgenas exorbitam da esfera do controle direto do Congresso Nacional, sendo objeto de controle jurisdicional. A comprovao da legalidade dos atos administrativos, a avaliao de resultados da gesto financeira e oramentria, a fiscalizao do uso dos recursos pblicos e sua economicidade, independentemente de qualquer controvrsia, so objetos de controle jurisdicional da administrao pblica. A ao direta de inconstitucionalidade e o mandado de injuno constituem mecanismos de controle da administrao pblica. Os agentes pblicos, com ou sem remunerao, nomeados, designados ou contratados pela administrao pblica, esto fora da esfera de efeitos e sanes previstos na legislao referente improbidade administrativa.

UnB / CESPE Senado Federal Primeira Etapa Parte II Cargo: Consultor Legislativo / rea 4 Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Partidrio 6 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 3/2/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 73

QUESTO 75

Em cada um dos itens abaixo, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Com relao s juntas eleitorais e ao alistamento eleitoral, julgue os itens a seguir.

Um grupo de alfaiates ocupa, h mais de trinta anos, uma casa


pertencente ao estado da Bahia, situada no centro de Salvador. Com o projeto de restaurao do centro histrico, o governo do estado entrou com ao de reintegrao de posse, alegando tratar-se de bem pblico. Apesar dos argumentos jurdico-filosficos e da alegao do direito de morar apresentados em contestao pelos alfaiates, a sentena foi-lhes desfavorvel. Nesse caso, a sentena foi desfavorvel por no haver fundamento legal para atender o pedido dos alfaiates. Bento, filiado ao partido poltico ALFA, decide denunciar autoridade administrativa competente ato de improbidade. Nesse caso, segundo a Lei de Improbidade Administrativa, Bento no pode representar a autoridade administrativa competente para a instaurao de investigao destinada apurao da prtica do ato. O dono de uma lanchonete resolveu ampliar seu negcio, colocando mesas e cadeiras na rua e na calada de seu estabelecimento. Na prefeitura da cidade, recebeu a informao de que deveria solicitar autorizao administrativa para tal ato. Nesse caso, a forma correta de utilizao dos bens pblicos a indicada pela administrao pblica. Uma prefeitura possua terrenos sem destinao pblica definida, registrados como bens particulares. O prefeito decidiu do-los para moradores de uma ocupao urbana, ao fundamento de que esta medida atenuaria o problema social de moradia da cidade. Nesse caso, o prefeito usou de seu poder discricionrio, agindo em conformidade com o princpio da legalidade. Uma associao, fundamentada em seu estatuto que dispe sobre a defesa dos direitos difusos e coletivos, decidiu cobrar a entrada para visitantes em stios arqueolgicos de uma determinada regio do pas, alegando que protegia o meio ambiente. Nesse caso, a cobrana est em conformidade com a Constituio da Repblica.

O alistamento eleitoral o ato de competncia dos juzes


eleitorais mediante o qual o eleitor qualificado e inscrito no corpo de eleitores, tratando-se de atividade de jurisdio voluntria.

Suspenso temporria de direitos polticos, que pode ocorrer


enquanto durarem os efeitos de condenao criminal transitada em julgado, no deve resultar em cancelamento da inscrio do eleitor, mas, apenas, na suspenso do seu registro perante a justia eleitoral, o que implica a reteno de seu ttulo de eleitor pela autoridade judicial competente.

Enquanto os juzes eleitorais exercem atividades jurisdicionais


voluntrias e contenciosas, as juntas eleitorais exercem apenas atividades jurisdicionais voluntrias e atividades administrativas.

Diferentemente das zonas eleitorais, as juntas so rgos da


justia eleitoral e, portanto, fazem parte do poder judicirio federal.

As juntas eleitorais devem ter entre trs e cinco membros, sendo


um deles juiz de direito. Texto CE questes 76 e 77 Gabriel, oficial da Marinha brasileira com seis anos de servio, decidiu candidatar-se a deputado federal pelo Rio Grande do Norte RN, nas eleies de 2002, pelo Partido Azul (PA). Embora, durante os ltimos 3 anos, Gabriel tenha residido no RN e esteja inscrito em uma Seo Eleitoral de Natal RN, por fora de sucessivas remoes ex officio, ele no residiu por mais de seis meses seguidos na mesma cidade durante esse perodo, sendo que sua ltima remoo ocorreu em 10/1/2002, quando se mudou para Mossor RN. Para evitar transtornos, Gabriel consultou a assessoria jurdica do Ministrio da Marinha acerca de como ele deveria proceder para afastar-se de sua atividade. Em resposta, obteve a informao de que precisaria afastar-se definitivamente da atividade militar para concorrer a cargo pblico eletivo, pois somente os militares com mais de dez anos de servio poderiam afastar-se temporariamente do cargo at a eleio. Afirmou tambm a referida assessoria que, de toda forma, no havia mais tempo hbil para que Gabriel se desligasse das Foras Armadas e fosse candidato nas eleies de 2002, pois ele no mais poderia cumprir a exigncia da legislao eleitoral no sentido de que somente podem concorrer a cargo eletivo eleitores filiados ao respectivo partido poltico pelo menos um ano antes da data do pleito.

QUESTO 74

Com relao ao controle da administrao pblica, julgue os itens a seguir.

As sanes previstas para a prtica dos atos de improbidade

administrativa sero aplicadas, segundo a Lei n.o 8.429/1992, independentemente da aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal de Contas. Na ruptura unilateral de contrato de locao celebrado entre a Unio e particular, tendo como objeto determinado bem dominical, obrigatrio o pagamento de indenizao por parte da administrao pblica. Os bens pblicos de uso comum so utilizados de forma livre, indiscriminada e exclusivamente gratuita. Um bem pblico de uso especial pode ser desafetado para se transformar em bem pblico de uso comum. Em caso de execuo judicial de alto valor, a administrao pode retardar discricionariamente o pagamento de precatrios judiciais.

UnB / CESPE Senado Federal Primeira Etapa Parte II Cargo: Consultor Legislativo / rea 4 Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Partidrio 7 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 3/2/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 76

QUESTO 78

Considerando a situao hipottica descrita no texto CE, julgue os itens a seguir.

Se Gabriel no fosse oficial e estivesse prestando servio militar


obrigatrio durante os seis meses que antecedessem eleio, ento ele no seria alistvel no perodo em que os partidos devem registrar seus candidatos e seria inelegvel para o cargo a que pretendia candidatar-se. improcedente a afirmao da assessoria jurdica de que Gabriel seria inelegvel por no mais poder cumprir o tempo mnimo de um ano de filiao, pois essa uma exigncia da legislao eleitoral que se aplica aos candidatos em geral, mas no aos oficiais das Foras Armadas. incorreta a afirmao da assessoria jurdica de que Gabriel precisaria afastar-se definitivamente da atividade militar para concorrer eleio, pois seria suficiente um licenciamento provisrio at a realizao do pleito, sendo que o afastamento definitivo deveria ocorrer apenas na eventualidade de o candidato ser efetivamente eleito. Se o PA efetuasse o pedido de registro da candidatura de Gabriel, a autoridade competente para apreciar esse pedido no seria o juiz eleitoral de Natal responsvel pela seo eleitoral em que Gabriel inscrito. Supondo que o Partido Branco (PB) tenha impugnado o pedido de registro da candidatura de Gabriel, sustentando que ele no preenchia um requisito bsico de elegibilidade porque, na data da eleio de 2002, ele no ter cumprido a exigncia de domiclio eleitoral na circunscrio de Natal RN durante o perodo de um ano, ento a justia eleitoral dever declarar a inelegibilidade de Gabriel, pois o PB tem legitimidade ativa para proceder impugnao e sua argumentao jurdica procedente.

Augusto o atual governador do Paran pelo Partido Branco (PB), exercendo seu primeiro mandato, e pretende concorrer a reeleio, sendo que ele no se desvincular de seu cargo eletivo at o fim do mandato. No mesmo pleito, Bartolomeu, irmo de sua esposa, pretende candidatar-se a seu primeiro mandato como vereador do municpio de Paranagu PR, pelo Partido Vermelho (PV). Com base na situao hipottica descrita, julgue os itens a seguir.

Por ser detentor de cargo eletivo, Augusto tem candidatura nata


e, portanto, o PB tem o dever de indic-lo como candidato reeleio. Porm, se assim o desejar, Augusto pode submeter-se s prvias do partido e, caso no seja escolhido pela conveno, perder o direito a ter registrada sua candidatura. Se Bartolomeu vier a ser eleito e diplomado, o PB ter direito a ingressar com recurso contra a sua diplomao, sob o fundamento de que ele seria inelegvel em virtude de seu parentesco com Augusto. Se Augusto vier a ser reeleito e o PV obtiver fortes indcios de que, na data do pleito em que concorria reeleio, Augusto utilizou veculos de propriedade do estado para proporcionar transporte a seus eleitores e cabos eleitorais, ento ser cabvel que o PV ingresse, antes da diplomao de Augusto, com representao ao TRE PR, solicitando abertura de investigao judicial eleitoral, representao que poder resultar na decretao da inelegibilidade de Augusto, tanto na referida eleio como nas eleies realizadas nos trs anos subseqentes data da realizao desse pleito. Se Caio, irmo de Augusto, solicitar a transferncia de seu ttulo de eleitor de Campinas SP para Curitiba PR, 130 dias antes do pleito, e o juiz eleitoral competente indeferir esse pedido sob o argumento de que o requerimento havia sido efetuado fora do prazo legal, no ser correto enquadrar o ato do juiz no crime eleitoral cujo fato tpico negar ou retardar autoridade judiciria a inscrio requerida, sem fundamento legal. Considere a seguinte situao hipottica. Augusto tentou convencer seu irmo Ronaldo a solicitar a transferncia de seu ttulo eleitoral de Braslia DF para Curitiba PR, para que pudesse contar com o seu voto na tentativa de reeleio. A princpio, Ronaldo no cedeu aos apelos do irmo, sabedor de que ele no cumpria as exigncias da legislao eleitoral no tocante transferncia. Porm, tanto insistiu Augusto, que Ronaldo terminou por solicitar a referida transferncia, juntando ao pedido uma falsa declarao de que ele residia em Curitiba h mais de um ano. Nessa situao, ambos os irmos cometeram crimes eleitorais de ao penal pblica incondicionada.

QUESTO 77

Julgue os itens subseqentes, relativamente situao apresentada no texto CE.

Se, em 10/5/2002, Gabriel solicitar a transferncia de seu ttulo


eleitoral para Mossor RN, a justia eleitoral dever indeferir esse pedido porque o postulante no ter residido na cidade pelo perodo mnimo estabelecido em lei. Se Gabriel for eleito e diplomado, seu mandato poder ser impugnado mediante ao de impugnao de mandato eletivo, a qual deve ser ajuizada perante o TSE, pois os membros do Congresso Nacional fazem parte do Poder Legislativo federal. Se, durante a campanha eleitoral, Gabriel fizer circular panfletos divulgando uma pesquisa com resultados deliberadamente alterados, ele cometer crime eleitoral punvel com pena restritiva de liberdade e, por esse ato, Gabriel dever ser processado e julgado perante a justia eleitoral de primeiro grau. Considerando que Rodrigo tenha concorrido na conveno do PA que escolheu os candidatos a deputado federal pelo RN e no tenha sido escolhido pelo partido, seria correto afirmar que ele teria legitimidade ativa para impugnar o pedido de registro da candidatura de Gabriel, no prazo de cinco dias, a contar da publicao do referido pedido de registro. No seria contrria legislao eleitoral vigente disposio dos estatutos do PB que considerasse defeso o registro de candidatos com menos de trs anos de filiao ao partido.

UnB / CESPE Senado Federal Primeira Etapa Parte II Cargo: Consultor Legislativo / rea 4 Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Partidrio 8 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 3/2/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

QUESTO 79

QUESTO 80

Joo, servidor pblico da Fundao Hospitalar de Belo Horizonte MG, vir a ser escolhido por conveno do Partido Azul (PA) como candidato a deputado estadual, sendo-lhe atribudo o nmero 12.321. Nesse pleito, tambm concorrer, para o mesmo cargo, um candidato com nmero 14.312. Considerando que o art. 15, inciso III, da Lei n.o 9.504, de 1997, determina que os candidatos s Assemblias Legislativas concorrero com o nmero do partido ao qual estiverem filiados, acrescido de trs algarismos direita, julgue os itens que seguem.

Carlos, conhecido pelos amigos e companheiros de trabalho como Carlinhos, servidor da Agncia Nacional de Telecomunicaes (ANATEL) e candidatou-se ao cargo de vereador do municpio de Pelotas RS. Julgue os itens abaixo, com relao a essa candidatura.

Carlos poderia registrar-se com o nome Carlinhos da


ANATEL.

Supondo que Joo completasse 28 anos uma semana aps a data


em que ele deveria tomar posse como deputado, o pedido de registro de sua candidatura deveria ter sido indeferido pela justia eleitoral. O pedido de registro da candidatura de Joo dever ser feito pelo PA e dirigido ao TRE de MG, mas, caso o PA no efetue a solicitao do registro no prazo previsto na legislao eleitoral, Joo ter o direito de requerer pessoalmente o registro. Considerando que Joo no exera funo comissionada nem cargo em confiana, correto afirmar que ele no precisaria afastar-se de sua atividade de servidor pblico para que sua candidatura fosse plenamente vlida. Se Joo for eleito, mesmo que haja compatibilidade de horrios, ele dever ser afastado de seu cargo de servidor pblico e no lhe ser facultado optar pela sua remunerao por esse cargo. Se um eleitor escrever em sua cdula de votao, no espao reservado ao voto para deputado estadual, o nmero 12.312 e esse nmero no corresponder a qualquer dos candidatos do PA, ento esse voto dever ser computado apenas para a legenda do PA.

Se Carlos for eleito vereador, a sua diplomao dever ocorrer


aps a proclamao dos resultados, sendo esses dois atos da esfera de competncia da Junta Eleitoral de Pelotas.

Se o irmo de Carlos, Emanuel, decidisse transferir seu ttulo do


Rio de Janeiro RJ para Pelotas RS, para poder votar no irmo, ele deveria solicitar a transferncia do ttulo ao juiz eleitoral do Rio de Janeiro RJ, responsvel pela zona eleitoral em que ele est inscrito, at 28/6/2002.

Caso seja eleito, Carlos somente ser afastado do cargo que


ocupa na ANATEL se houver incompatibilidade de horrios entre as suas atividades de servidor pblico e de agente poltico.

Se Carlos tivesse concorrido para o cargo de prefeito e houvesse


sido eleito, ento ele deveria ser afastado do seu cargo na ANATEL, devendo o perodo de afastamento ser contado como tempo de servio para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento.

UnB / CESPE Senado Federal Primeira Etapa Parte II Cargo: Consultor Legislativo / rea 4 Direito Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Partidrio 9 / 9

Concurso Pblico Aplicao: 3/2/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi