Vous êtes sur la page 1sur 3

1.

O que projeto de pesquisa?

A pesquisa um mtodo ordenado e racional, tendo como principal finalidade reunir dados com a inteno de encontrar solues para um determinado problema. Ao pesquisar a palavra projeto nos dicionrios observa-se que este termo designa um meio no qual so conduzidas aes para se conseguir algo. Baseado neste conceito pode-se afirmar que o projeto uma proposta descritiva do caminho, no qual demonstra a inteno de se executar algo. Desta forma o projeto de pesquisa um documento que dever constar as aes principais da soluo a ser desenvolvida ao longo do processo. Este documento dever especificar os seguintes pontos: 3. Objetivos das questes a ser pesquisada; Justificar a realizao da pesquisa; Definir a modalidade da pesquisa; Determinar os procedimentos e anlise de casos; Esclarecer o cronograma a ser seguido no seu desenvolvimento; Proporcionar a indicao dos recursos necessrios para lograr xito na pesquisa.

O que relatrio de pesquisa?

O relatrio de pesquisa um relato no qual ser descrito os conhecimentos obtidos e observados ao longo da pesquisa.

4.

Qual a relao entre projeto de pesquisa e relatrio de pesquisa?

O projeto de pesquisa possui a finalidade de estruturar como dever ocorrer a pesquisa antes da elaborao de um relatrio. O relatrio por sua vez um relato no qual ser descrito os conhecimentos obtidos e observados ao longo da pesquisa. 5. Quais os elementos de um projeto de pesquisa?

Os elementos de um projeto de pesquisa tem a finalidade de esclarecer como a pesquisa ser realizada, como tambm a determinao dos recursos e sua empregabilidade. Segundo Antonio Carlos, em Como elaborar um projeto de pesquisa, define-se habitualmente como elementos os seguintes elementos necessrios de um projeto so: 6. Formulao do problema; Construo de hiptese ou especificao dos objetivos; Identificao do tipo de pesquisa; Operacionalizao das variveis; Seleo da amostra; Elaborao dos instrumentos e determinao da estratgia de coleta de dados; Determinao do plano de anlise dos dados; Previso da forma de apresentao dos resultados; Cronograma da execuo da pesquisa; Definio dos recursos Humanos, Materiais e financeiros a serem alocados;

Quais os elementos de um relatrio de pesquisa?

De acordo com norma NBR 10719 o relatrio de pesquisa dever obedecer a seguintes elementos:

Figura 1 - Elementos integrantes do relatrio de pesquisa segundo a NBR 10719/1989 7. Qual a estrutura de um projeto de pesquisa? A estruturao de um projeto de pesquisa dever ser descrito seguindo a seguinte estrutura: Ttulo; Apresentao; Objeto e problema da pesquisa; Justificativa; Hipteses e objetivos; Quadro terico; Fontes, procedimentos e etapas; Cronograma; Bibliografia.

8.

Qual a estrutura de um relatrio de pesquisa? A NBR 10719 define o relatrio tcnico-cientfico compreendo as seguintes partes: a)preliminares ou pr-texto (incluindo primeira e segunda capas); b)texto; c)ps-liminares ou ps-texto (incluindo terceira equarta capas).

BIBLIOGRAFIA FRANA, Jnia.VManual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas . 3.ed. rev. e aum. Belo Horizonte: UFMG, 1996. M T T A R N E T O , J o o A u g u s t o . M e t o d o l o g i a c i e n t f i c a n a e r a d a informtica. So Paulo: Saraiva, 2002. S O U Z A , F r a n c i s c o d a s C h a g a s . E s c r e v e n d o e n o r m a l i z a n d o trabalhos a cadmicos: um guia metodolgico. Florianpolis: Editora da UFSC, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi