Vous êtes sur la page 1sur 11

1 - O Estado brasileiro garante ao turista estrangeiro proteo ao direitos individuais? R.: Sim. Apesar de a Constituio mencionar, em seu art.

5., caput, que os direitos individuais so garantidos ao brasileiros e estrangeiros residentes no Pas, h consenso doutrinrio e jurisprudencial no sentido de que tambm se aplica aos turistas estrangeiros. Interpretao diversa conduziria, por exemplo, inaceitvel concluso de que um turista estrangeiro poderia ter sua vida, sua integridade fsica, sua intimidade, sua propriedade e seus direitos livremente violados no Brasil. Isso no teria cabimento no contexto de um Estado Democrtico de Direito. 2 - Qual a diferena entre os princpios da isonomia material e da isonomia formal? R.: A isonomia, a rigor, uma ideia que somente se completa se promovida e praticada nos aspectos formal e material. Historicamente, foram gestadas no plano normativo em momentos diferentes, mas as duas noes, na verdade, que compem o conceito de forma integral. A ideia de isonomia formal caminha no sentido de impedir o Estado de conceder privilgios ou, de outra forma, impor sacrifcios a apenas parcelas da sociedade sem uma justificativa razovel para o tratamento diferenciado. No geral, o princpio se realiza por meio de absteno estatal. Diferentemente, a isonomia material caminha do sentido de impor ao Estado o dever de promover a igualdade entre as pessoas ou de, ao menos, reduzir as desigualdades entre as pessoas no plano concreto, considerando que embora seja iguais em dignidade jurdica nem sempre esto em situao de igualdade real no contexto social. A Constituio entende que o Estado tem compromisso com os dois aspectos da isonomia, muito embora, no que se refere isonomia material, sua contemplao esteja, em muitas situaes, prevista em normas programticas.

3 - compatvel com o principio da isonomia a regra contida no Art. 100, I do CPC? R.: O art. 100, I, do CPC garante mulher privilgio processual no que se refere ao local do ajuizamento de aes em matria de direito de famlia. Numa anlise geral e contempornea, no se coaduna com o princpio da isonomia entre homens e mulheres, expressamente considerado no art. 5., I, da Constituio da Repblica. Entretanto, de se considerar que a norma foi veiculada em 1973, ocasio em que no havia norma constitucional prevendo a isonomia entre os sexos e, de outro lado, no plano ftico, as mulheres, muito comumente, estavam econmica e socialmente submetidas a uma situao de desvantagem em relao aos homens.

Imagino que no o caso de se trabalhar, nesse caso especfico, com a lgica simples da recepo, pois ainda h, nos dias atuais, situaes em que a aplicao da norma em questo gerar justia (casos de comprovada submisso da mulher ao homem). Quando no for o caso, haver de ser observada a regra do art. 5., I, da Constituio. No se pode desconsiderar que a isonomia entre homens e mulheres no absoluta. A prpria constituio estabelece distines entre os sexos. Em matria de isonomia, sempre importante trabalhar com a antiga lgica aristotlica, segundo a qual esse princpio se cumpre quando se d tratamento igualitrio entre os iguais e tratamento diferenciado entre os desiguais, na justa medida de suas desigualdades. Na jurisprudncia, a isonomia no se revela violada quando a discriminao estabelecida pelo Estado tem amparo no princpio da razoabilidade. 4 - Com que argumentos voc criticaria uma resoluo de uma agencia reguladora que viesse a criar novos direitos e deveres para os consumidores e prestadores de servio no setor de telecomunicaes? R.: As crticas nessa seara so, geralmente, relacionadas com o princpio da legalidade, previsto no art. 5., II, da Constituio da Repblica. Essa norma reserva lei formal a condio de impor deveres jurdicos (correlatos a direitos subjetivos). verdade que a Constituio admite, extraordinariamente, que o Presidente da Repblica atribua, por medida provisria (art. 62 da CRFB/88) ou por meio de lei delegada (art. 68 da CRFB/88), direitos e deveres no previstos em lei formal. Entretanto, h expressa previso quanto a essa possibilidade no texto da mesma Constituio que contempla o princpio da legalidade. No o mesmo que se passa com as resolues das agncias reguladoras. H, no plano doutrinrio e jurisprudencial, alguns posicionamentos no sentido de que as inovaes jurdicas trazidas por essas espcies normativas contradizem o princpio da legalidade. Entretanto, a doutrina mais especializada e a jurisprudncia majoritria, inclusive do Supremo Tribunal Federal, tem admitido a inovao jurdica trazida pelas resolues de agncias reguladoras, desde que no contrariem a lei. Essa possibilidade decorreria da referncia ao Poder Regulador do Estado, referenciado no art. 174 da Constituio da Repblica, bem como do fato de que essas resolues tm amparo em leis ordinrias e, assim, as obrigaes que impem esto postas em virtude de lei, como preconiza o art. 5., II, da Constituio da Repblica. Certo que o poder normativo das agncias reguladores foi concebido com o objetivo de despolitizar a normatizao de setores estratgicos da economia e de conferir maior especializao e celeridade na gestao de regras tendentes regulao desses setores. 5 - Como se posiciona o STF sobre a utilizao de algemas na efetivao de prises diante do exposto no Art.5, III da CRFB?

R.: S lcito o uso de algemas em casos de resistncia e de fundado receio de fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da priso ou do ato processual a que se refere, sem prejuzo da responsabilidade civil do Estado. (Smula Vinculante 11.) 6 - A luz do disposto no Art.5, IV da CRFB, diga se possvel a persecuo criminal baseada em denuncia annima. R.: (...) 1. No se descura que o inqurito policial no pode ser baseado, unicamente, em escrito redigido de forma annima ou apcrifa. Entretanto, se a instaurao foi precedida de constatao de fato concreto, em que se verificou a possibilidade da veracidade das condutas narradas na pea, tal providncia torna a persecuo vlida. 2. o que ocorreu no caso, em que o Ministrio Pblico Federal - rgo a quem foi dirigido o minucioso e detalhado registro sem assinatura - avaliou, concretamente, fato narrado na referida declarao, antes de requerer a abertura de inqurito Polcia Federal. (...). (STJ, HC 221.739/PE, Rel. Ministra LAURITA VAZ, QUINTA TURMA, julgado em 17/04/2012, DJe 27/04/2012) 7 - legitima, luz do principio da liberdade de informao, a legislao que estabelece limites propaganda de cigarros e de bebidas alcolicas? R.: Sim. Alm de se ter por certo que no h direitos absolutos, nem mesmo os direitos fundamentais, essa possibilidade expressamente prevista no art. 220, 3. e 4., da Constituio da Repblica. 8 - O direito liberdade religiosa assegura a condio de no realizar provas em concursos pblicos em determinadas datas marcadas por religies especificas para que seus seguidores se dediquem exclusivamente a cultos e liturgias? R.: RECURSO ORDINRIO - MANDADO DE SEGURANA - CONCURSO PBLICO - PROVAS DISCURSIVAS DESIGNADAS PARA O DIA DE SBADO - CANDIDATO MEMBRO DA IGREJA ADVENTISTA DO STIMO

DIA - PEDIDO ADMINISTRATIVO PARA ALTERAO DA DATA DA PROVA INDEFERIDO - INEXISTNCIA DE ILEGALIDADE - NO VIOLAO DO ART. 5, VI E VII, CR/88 - ISONOMIA E VINCULAO AO EDITAL - RECURSO DESPROVIDO. 1. O concurso pblico subordina-se aos princpios da legalidade, da vinculao ao instrumento convocatrio e da isonomia, de modo que todo e qualquer tratamento diferenciado entre os candidatos tem que ter expressa autorizao em lei ou no edital. 2. O indeferimento do pedido de realizao das provas discursivas, fora da data e horrio previamente designados, no contraria o disposto nos incisos VI e VIII, do art. 5, da CR/88, pois a Administrao no pode criar, depois de publicado o edital, critrios de avaliao discriminada, seja de favoritismo ou de perseguio, entre os candidatos. 3. Recurso no provido. (STJ, RMS 16.107/PA, Rel. Ministro PAULO MEDINA, SEXTA TURMA, julgado em 31/05/2005, DJ 01/08/2005, p. 555) 9 - Em que casos se admite a violao do domicilio independentemente de determinao judicial? R.: De acordo com o art. 5., XI, da Constituio da Repblica, nos casos de : A Flagrante delito; B Desastre; C Para prestar socorro; D Por determinao judicial, durante o dia. 10 - Quais os critrios enumerados pela legislao infraconstitucional para nortear as decises judiciais que autorizam as interceptaes telefnicas? R.: O art. 5., XII, da Constituio da Repblica garante o direito intimidade e privacidade pela proteo ao sigilo das comunicaes. Entretanto, admite que a lei regulamente as hipteses em que, por meio de deciso judicial, venham a ser promovidas interceptaes telefnicas para fins de investigao criminal (no contexto do inqurito) ou instruo processual penal (j no mbito do processo). A regulamentao dessa possibilidade coube Lei n. 9.296, cujo art. 2. assim dispe:

Art. 2 No ser admitida a interceptao de comunicaes telefnicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipteses: I - no houver indcios razoveis da autoria ou participao em infrao penal; II - a prova puder ser feita por outros meios disponveis; III - o fato investigado constituir infrao penal punida, no mnimo, com pena de deteno. Pargrafo nico. Em qualquer hiptese deve ser descrita com clareza a situao objeto da investigao, inclusive com a indicao e qualificao dos investigados, salvo impossibilidade manifesta, devidamente justificada.

11 - Em que circunstncia se legitimaria a restrio ao sigilo de correspondncia por meio de decreto presidencial? R.: Decretao de Estado de Defesa (art. 136, 1., I, b) e de Estado de Stio (art. 139, III). 12 - Considerando o direito liberdade de locomoo justifique a legislao infraconstitucional que limita a possibilidade de realizao de viagens internacionais a pessoas que estejam respondendo a processo criminal? R.: De incio, de se firmar que a liberdade de locomoo direito fundamental, mas no marcado, como qualquer outro, pelo absolutismo. A proteo de outro direito fundamental ou do interesse pblico pode justificar sua restrio. No por outro motivo, o art. 5., XV, da Constituio da Repblica o consagra em norma de eficcia contida, admitindo, assim, que a lei venha a estabelecer restries liberdade de locomoo. Assim que se justifica a norma que restringe a liberdade de locomoo de pessoa que esteja respondendo a processo criminal (art. 320 do CPP). de se ver, inclusive, que no h nesse caso qualquer violao ao princpio da presuno de inocncia, especialmente pela natureza cautelar da medida. 13 - Diante da decretao de estado de stio, eventual restrio a liberdade de informao pode abranger os pronunciamentos parlamentares?

R.: Sim. Embora o art. 139, pargrafo nico, da CRFB/88 exclua da possibilidade restritiva extraordinria os pronunciamentos parlamentares, de se ver que a parte final contempla uma condio, qual seja, a de que haja liberao pela respectiva Mesa. Se no houver a liberao, a restrio poder ocorrer com essa amplitude. 14 - Viola o direito a liberdade de associao a cobrana judicial de valores relativos s despesas com segurana privada contratada por moradores de determinada rua, mesmo que

a pessoa cobrada tenha manifestado expressamente o desejo de no participar do rateio pelo fato de no integrar a associao de moradores? R.: Apesar da liberdade de associao ser expressamente garantida pelo art. 5., XVII, da Constituio da Repblica, a jurisprudncia vinha entendendo que exonerar os no associados dessas contribuies ofenderia o princpio da vedao ao enriquecimento sem causa. O STJ, entretanto, mudou essa orientao, firmando a impossibilidade da cobrana. Confira: EMBARGOS DE DIVERGNCIA. RECURSO ESPECIAL. ASSOCIAO DE MORADORES. TAXAS DE MANUTENO DO LOTEAMENTO. IMPOSIO A QUEM NO ASSOCIADO.IMPOSSIBILIDADE. - As taxas de manuteno criadas por associao de moradores, no podem ser impostas a proprietrio de imvel que no associado, nem aderiu ao ato que instituiu o encargo. (EREsp 444.931/SP, Rel. Ministro FERNANDO GONALVES, Rel. p/ Acrdo Ministro HUMBERTO GOMES DE BARROS, SEGUNDA SEO, julgado em 26/10/2005, DJ 01/02/2006, p. 427). 15 - Quais os poderes garantidos pelo direito a propriedade privada? Qual o significado da clausula da funo social da propriedade? Cite 3 exemplos de normas constitucionais que permitem a imposio de limites ao poder de uso da propriedade privada? R.: Poderes de uso, gozo, disposio e defesa. A clusula da funo social da propriedade impe a adequada utilizao da propriedade (relativizando a lgica de que o uso um poder do proprietrio, podendo, em certos casos, figurar com dever) e veda a sua subutilizao sempre que o interesse social o recomendar, conforme as regras da Constituio e da legislao infraconstitucional. So exemplos de normas constitucionais que limitam a utilizao da propriedade privada: a) art. 182; b) art. 184; c) art. 243. 16 - O direito de petio se encerra no simples recebimento de requerimentos por parte da Administrao Publica? R.: No. Ao direito subjetivo de peticionar junto aos rgos da Administrao Pblica corresponde o dever de responder ao que foi pedido. A Lei n. 9784/99 regulamenta o direito de petio no mbito do processo administrativo federal.

17 - Qual o significado do principio da inafastabilidade do controle jurisdicional? R.: Em termos sintticos, indica a impossibilidade de se criar obstculos ao acesso ao Poder Judicirio, medida que se coloca como indispensvel ingrediente concretizao do ideal de Estado de Direito e do princpio da segurana jurdica. Nem mesmo a lei, a pretexto de disciplinar o direito processual, pode dificultar o acesso Justia, devendo caminhar, antes, no sentido de ampli-lo. 18 - Se uma nova lei vier a ser editada para regulamentar os contratos de locao de imveis residenciais, suas disposies afetariam os efeitos futuros de contratos anteriores a ela? R.: No. A Constituio, a pretexto de salvaguardar o princpio da segurana jurdica, contemplou no art. 5., XXXVI, a garantia da proteo ao ato jurdico perfeito. Em sua homenagem, os contratos so regidos pela legislao vigente poca de sua celebrao, no sendo atingidos pelas leis ulteriores que venham a regular a matria neles tratadas. 19 - O principio do juiz natural foi violado pela emenda constitucional n 45 na parte em que previu o incidente de deslocamento de competncia referenciado pelo Art.109 5 da CRFB? R.: O princpio do Juiz Natural, contemplado no art. 5., XXXVII, da Constituio da Repblica, opera em ltima anlise no sentido de impedir que se escolha o rgo julgador dos processos, impondo que as regras definidoras de competncia jurisdicional sejam objetivas e sejam utilizadas as vigentes no momento da ocorrncia do fato a ser submetido apreciao judicial, tudo com o propsito de promover o princpio da imparcialidade da jurisdio. O art. 109, 5., da Constituio da Repblica, criado pela EC n. 45/2004, permite que, mesmo aps a instaurao do processo, a competncia jurisdicional seja modificada pelo STJ, a pedido do PGR, saindo o processo da Justia Estadual para a Justia Federal, nas circunstncias l referenciadas. O incidente de deslocamento de competncia suscitou dvidas quanto sua constitucionalidade, especialmente em face do princpio do Juiz Natural. Embora no haja deciso do STF a esse respeito, o STJ entende que no existe a alegada inconstitucionalidade. Confira: CONSTITUCIONAL. PENAL E PROCESSUAL PENAL. HOMICDIO DOLOSO QUALIFICADO. (VTIMA IRM DOROTHY STANG). CRIME PRATICADO COM GRAVE VIOLAO AOS DIREITOS HUMANOS. INCIDENTE DE DESLOCAMENTO DE COMPETNCIA IDC. INPCIA DA PEA INAUGURAL. NORMA CONSTITUCIONAL DE EFICCIA CONTIDA. PRELIMINARES REJEITADAS. VIOLAO AO PRINCPIO DO JUIZ NATURAL E AUTONOMIA DA UNIDADE DA FEDERAO. APLICAO DO PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADE. RISCO DE

DESCUMPRIMENTO DE TRATADO INTERNACIONAL FIRMADO PELO BRASIL SOBRE A MATRIA NO CONFIGURADO NA HIPTESE. INDEFERIMENTO DO PEDIDO. 1. Todo homicdio doloso, independentemente da condio pessoal da vtima e/ou da repercusso do fato no cenrio nacional ou internacional, representa grave violao ao maior e mais importante de todos os direitos do ser humano, que o direito vida, previsto no art. 4, n 1, da Conveno Americana sobre Direitos Humanos, da qual o Brasil signatrio por fora do Decreto n 678, de 6/11/1992, razo por que no h falar em inpcia da pea inaugural. 2. Dada a amplitude e a magnitude da expresso direitos humanos, verossmil que o constituinte derivado tenha optado por no definir o rol dos crimes que passariam para a competncia da Justia Federal, sob pena de restringir os casos de incidncia do dispositivo (CF, art. 109, 5), afastando-o de sua finalidade precpua, que assegurar o cumprimento de obrigaes decorrentes de tratados internacionais firmados pelo Brasil sobre a matria, examinando-se cada situao de fato, suas circunstncias e peculiaridades detidamente, motivo pelo qual no h falar em norma de eficcia limitada. Ademais, no prprio de texto constitucional tais definies. 3. Aparente incompatibilidade do IDC, criado pela Emenda Constitucional n 45/2004, com qualquer outro princpio constitucional ou com a sistemtica processual em vigor deve ser resolvida aplicando-se os princpios da proporcionalidade e da razoabilidade.

4. Na espcie, as autoridades estaduais encontram-se empenhadas na apurao dos fatos que resultaram na morte da missionria norteamericana Dorothy Stang, com o objetivo de punir os responsveis, refletindo a inteno de o Estado do Par dar resposta eficiente violao do maior e mais importante dos direitos humanos, o que afasta a necessidade de deslocamento da competncia originria para a Justia Federal, de forma subsidiria, sob pena, inclusive, de dificultar o andamento do processo criminal e atrasar o seu desfecho, utilizando-se o instrumento criado pela aludida norma em desfavor de seu fim, que combater a impunidade dos crimes praticados com grave violao de direitos humanos. 5. O deslocamento de competncia em que a existncia de crime praticado com grave violao aos direitos humanos pressuposto de admissibilidade do pedido deve atender ao princpio da

proporcionalidade (adequao, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito), compreendido na demonstrao concreta de risco de descumprimento de obrigaes decorrentes de tratados internacionais firmados pelo Brasil, resultante da inrcia, negligncia, falta de vontade poltica ou de condies reais do Estado-membro, por suas instituies, em proceder devida persecuo penal. No caso, no h a cumulatividade de tais requisitos, a justificar que se acolha o incidente. 6. Pedido indeferido, sem prejuzo do disposto no art. 1, inc. III, da Lei n 10.446, de 8/5/2002. (IDC . 1/PA, Rel. Ministro ARNALDO ESTEVES LIMA, TERCEIRA SEO, julgado em 08/06/2005, DJ 10/10/2005, p. 217). 20 -Qual a diferena entre graa, anistia e indulto? R.: A Anistia medida legislativa (art. 48, VIII) que pretende operar sobre determinados fatos certo grau de esquecimento para fins penais, de modo a pacificar os espritos, figurando como causa de extino da punibilidade. diferente da abolitio criminis na medida em que a anistia no revoga o tipo penal, no atua sobre a norma; mas sim sobre o fato. A tipicidade, em termos abstratos, continua intacta, embora no caso previsto em lei seja ela incua, tendo em vista a extino da punibilidade pela lei da anistia. A anistia genrica, no tendo um destinatrio especfico, como prprio das normas jurdicas. Diferente disso, o indulto medida do Poder Executivo (competncia do Presidente da Repblica - art. 84, XII, que pode delegar aos Ministros de Estado, ao PGR e ao AGU) que, apesar de tambm promover a extino da punibilidade, se diferencia da anistia pelo fato de incidir apenas sobre os efeitos principais da condenao, liberando o indultado do cumprimento da pena; no apagando o fato histrico do crime. O indulto pode ser individual ou coletivo. Quando individual, tambm chamado de graa (art. 188 da LEP). A referncia a esses institutos se faz pelo fato de o art. 5., XLIII, da Constituio da Repblica impedir a concesso de graa ou anistia nos casos de tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e crimes hediondos. Essa vedao alcana a proibio do indulto coletivo. que o termo graa foi utilizado como sinnimo de indulto (STF). 21 - Em que circunstancias pode o brasileiro ser extraditado?

R.: O brasileiro naturalizado pode ser extraditado em duas situaes: a) em caso de crime comum praticado antes da naturalizao; b) nos casos de trfico ilcito de entorpecentes ou drogas afins, tenha sido o crime praticado antes ou depois da naturalizao. 22 - Qual o significado do principio do contraditrio? Ele se confunde com o principio da Ampla defesa? R.: O princpio do contraditrio destaca o fato de o processo, judicial ou administrativo, ser marcado pela dialtica, que consiste na entrega de oportunidades equivalentes ao dois plos da relao processual para se manifestarem nos autos. Esse princpio, apesar de mencionado ao lado com o da ampla defesa, com ele no se confunde. O princpio da ampla defesa indica a necessidade de se garantir ao jurisdicionado a ampla oportunidade de produo de provas no processo, alm de outros recursos processuais tendentes a subsidiar, da melhor forma, a prestao jurisdicional e a defesa de seus interesses. A doutrina extrai do princpio da ampla defesa, que um corolrio do princpio do devido processo legal, a concluso de que ningum obrigado a produzir prova contra si mesmo, considerando que o silncio pode servir como instrumento de defesa. 23 - Considerando o disposto no Art.7, pargrafo nico da CRFB, poderia o legislador infraconstitucional estender s empregadas domsticas o direito remunerao especial, majorada em 50%, em razo do servio extraordinrio? R.: Sim. Embora a regra no decorra diretamente do texto constitucional, deve-se ter em mente que as garantias trabalhistas contempladas no art. 7. da Constituio so os instrumentos mnimos de proteo do trabalhador, podendo ser ampliadas pela legislao infraconstitucional. 24 - No que consiste o principio da unidade sindical? R.: O princpio da unidade sindical, previsto no art. 8., II, da Constituio da Repblica, corresponde vedao de criao de mais de um sindicato representativo de mais de uma categoria profissional ou econmica numa mesma base territorial. 25 - Joaquim filho de alemo e de uma brasileira, mas nasceu na Frana. No foi registrado em repartio brasileira. Ao completar 18 anos, viajou ao Brasil e abriu na justia federal um processo de opo pela nacionalidade brasileira. Antes de ser concludo o processo, foi requerida a extradio de Joaquim pelo governo da Itlia. Pode o STF conceder a extradio? R.: No. Primeiro, dever o processo de extradio ser suspenso, na forma do art. 265, IV, a, do

Cdigo de Processo Civil, at que se conclua o processo de opo que tramita na Justia Federal. Na sequncia, confirmada a nacionalidade brasileira, esta ser concedida como nacionalidade originria, nos termos do art. 12, I, c, da Constituio da Repblica. Assim, como brasileiro nato, no poder ser extraditado. 26 - Quais os casos em que a Constituio admite o tratamento diferenciado entre brasileiros natos e naturalizados? R.: A regra a da no distino (art. 12, 2.). Entretanto, a prpria Constituio excepciona a regra nas seguintes situaes : a) art. 12, 3.; b) art. 5., LI; c) art. 89, VII; d) art. 222. 27 - Considerando o disposto no Art.14 2 da CRFB, seria possvel o exerccio do direito de voto no Brasil por um portugus? R.: De regra, os estrangeiros no podem exercer direitos polticos no Brasil. Entretanto, o Portugus com residncia fixa no Pas, em razo de tratado internacional firmado com Portugal garantindo a reciprocidade, tem tratamento equivalente ao do brasileiro naturalizado (art. 12, 1.). Assim, poder exercer direitos polticos. 28 - A desincompatibilizao seria exigvel da Presidenta da Republica se ela viesse a concorrer reeleio nas prximas eleies?

R.: No. A desincompatibilizao somente exigvel quando o Chefe do Executivo concorrer a outro cargo; no no caso de reeleio (art. 14, 6.).

Vous aimerez peut-être aussi