Vous êtes sur la page 1sur 4

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARCOZELO - 152640 Ano Letivo 2011/2012

FICHA DE AVALIAO DE CINCIAS NATURAIS 7 ANO

Nome: ____________________________________ N:____Turma:____Data: ______________________

Avaliao:

Professor______________

O Enc. De Educao :_____________________________________

Grupo I
1. Os sismos so movimentos bruscos da crosta terrestre. Classifica as seguintes afirmaes como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). 1.1. O epicentro o local onde o sismo teve origem. ________ 1.2. O sismo propaga-se atravs das ondas ssmicas. ________ 1.3. Os efeitos de um sismo so tanto maiores quanto mais nos aproximamos do epicentro. ______ 1.4. Aos abalos que se sentem depois de um sismo damos o nome de rplicas. _______ 1.5. Os sismos so detectados pelos sismogramas, do qual resultam os sismgrafos. _____ 2. A figura seguinte representa a carta de isossista de um sismo ocorrido em 1909.

2.1. Diz o que so isossistas. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 2.2. Indica onde se localizou o epicentro do sismo. ____________________________________________________________________________ 2.3. Menciona duas cidades portuguesas em que o sismo teve a mesma intensidade. ______________________________________________________________________________ 2.4. Refere a intensidade do sismo nas cidades referidas anteriormente. ______________________________________________________________________________

3. Estabelece a correspondncia entre os termos da coluna I e as frases da coluna II.

Coluna I

Coluna II 1. Avalia a intensidade dos estragos causados.

A. Escala de Mercalli

2. Determina a quantidade de energia libertada no hipocentro 3. medida numa escala de 12 graus.

B. Escala de Richter

4. A sua medio feita atravs de intervalos de classes.

Coluna II Coluna I

GRUPO II
1. Completa as frases que se seguem, preenchendo os espaos em branco: 1.1. As ________________ so agregados naturais formados por um ou mais minerais. Os gelogos definem mineral como uma substncia ________________, cristalina, ________________, que ocorre naturalmente com uma composio qumica bem definida. 1.2. A _________________ uma propriedade fsica que importante na identificao de minerais. Atravs da ________________ de _____________ determina-se a dureza de um mineral. 1.3. O _______________ e o gesso so minerais que podem ser riscados por uma ________. O quartzo pode riscar o vidro e tem um brilho _______________. O ______________ o mineral mais duro que existe na natureza.
Chave: diamante, slida, dureza; Mohs; talco; vtreo; unha; inorgnica; rochas; escala.

2. O granito e o basalto so dois exemplos de rochas magmticas que se podem encontrar no nosso pas, e que se encontram representadas na figura 1, bem como o aspecto microscpico de cada uma delas.

ROCHA A

ROCHA B

2.1. Preenche a tabela seguinte com os dados pedidos relativamente a cada uma das rochas magmticas representadas.

Nome Rocha A Rocha B

Tipo de rocha

Minerais constituintes

Local do pas onde se encontra

2.2. Explica a diferena no tamanho dos cristais de cada uma das rochas, tendo em conta as condies em que se d o arrefecimento do magma que lhes d origem.

3. Classifica as seguintes afirmaes como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) A - As rochas magmticas resultam da consolidao do magma superfcie. ______ B - O quartzo est sempre presente na constituio do granito. ________ C - As rochas cujos minerais no so visveis a olho nu designam-se rochas plutnicas. _______ D - O basalto consolida em profundidade. _______ E - A textura das rochas vulcnicas resulta de um arrefecimento rpido do magma. 3.1. Corrige as afirmaes Falsas. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 4. Preenche o mapa de conceitos que se relativo aos tipos de rochas sedimentares:

Rochas Sedimentares

Quimiognicas

Argilitos

Arenitos

Calcrios conquferos

5.

A figura seguinte representa fases de formao de rochas sedimentares a partir de um macio grantico:

D 5.1. Identifica as fases assinaladas pelas letras A, B, C. A - _____________________________________ B - __________________________________ C - _____________________________________ 5.2. A etapa D corresponde diagnese. Indica o nome dos dois processos que intervm nessa fase. ______________________________________________________________________________ 5.3. Indica dois agentes erosivos que entram na fase A. ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

6. Estabelece a correspondncia entre os termos da coluna I e os conceitos da coluna II.


Coluna I A Metamorfismo regional B Metamorfismo de contacto Coluna II 1 Resulta das alteraes trmicas que as rochas encaixantes sofrem quando ocorre uma intruso magmtica. 2 Este tipo de metamorfismo afecta as rochas em grandes reas. 3 Devido s elevadas presses, estas rochas apresentam os cristais orientados em bandas. 4 Ocorreu a transformao (recristalizao) dos minerais devido ao aumento da temperatura

Coluna I Coluna II

7. Completa o quadro, indicando o tipo de rocha (magmtica, sedimentar, metamrfica) que corresponde s rochas indicadas:
Rocha Tipo de rocha Xisto Granito Sal-gema Basalto Arenito Gnaisse Calcrio

Bom Trabalho! O professor, Bruno Arajo

Vous aimerez peut-être aussi