Vous êtes sur la page 1sur 8

Curso COMUNICAO SOCIAL HABILITAO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA Disciplina: COMUNICAO, COMUNIDADE E CIDADANIA Professora: LCIA COSTA Aluno (A):

: Nelio Augusto Fernandes Matrcula: 201101610075 Data 29/02/2012

ESTUDO DIRIGIDO Texto base: BORDENAVE, Juan E. Daz. O que comunicao. So Paulo: Brasiliense, 2007. Coleo Primeiros Passsos. 1. Qual a importncia de compreender a comunicao, levando em considerao a leitura do prlogo do texto? (7-11) Segundo o autor a deteno da informao pelos meios de comunicao causa manipulaao e concentrao de poder. Somente com a compreenso da comunicao as pessoas podero se tornaro mais criticas em relao a comunicao em sociedade.

2. O que significa dizer que comunicao e sociedade so uma coisa s? (12-17) Entendemos existir esse por sociedade o conjunto de pessoas deve que

compartilham propsitos, gostos, preocupaes e costumes. Para compartilhamento, necessariamente, existir comunicao.

3. Comente a frase: a comunicao muito mais que os meios de comunicao social. (17-19) A comunicao depende, em maior grau, do nosso relacionamento dirio em sociedade do que dos meios de comunicao em s.

4. Fale sobre a importncia dos meios de comunicao na vida das pessoas, observando a leitura do texto e o uso desses meios na sociedade atual. (19-22) Segundo o autor a comunicao uma necessidade bsica da pessoa humana, do homem social. Os meios de comunicao e sua boa utiizao so imprescindveis para o crescimento de qualquer pessoa e sociedade. Estes meios desempenham funes essenciais como prover informaes e contato social.

5. O que so signo e significao? Fale sobre o surgimento de ambos e a importncia da gramtica (23-25) Signo uma unidade signficativa que faz referncia a uma coisa ou idia. Ao sentido ou contedo semntico deste signo d-se o nome de significado. Sendo esta a base para a comunicao em geral, tornou-se necessria a adoo de regras para relacionar os diversos signos. Nasce assim a gramtica.

6. Quais so as duas limitaes da linguagem oral e quais as solues encontradas para superar tais limites? (25-28) Falta de permanncia e a falta de alcance so as duas limitaes da linguagem oral. Para resolver o problema de permanncia o homem utilizou-se de signos ( desenho e linguagem escrita ). J o problema de alcance foi resolvido inicialmente com o uso de signos sonoros e visuais (tant, berrante, gongo, etc), mas uma soluo decisiva foi encontrada com a escrita. Assim, a mensagem pde ser transportada a qualquer distncia.

7. Comente o avano dos meios de comunicao considerando o desenvolvimento da tecnologia e da cincia. (29-32) No inicio da linguagem oral e, por assim dizer da comunicao, existia o problema do alcance da linguagem. Para resolver este problema criaram a linguagem escrita, com o objetivo de fixar sua comunicao e a linguagem visual e sonora, buscando maior alcance. O avano tecnolgico e cientfico foi somente a ampliao destas solues. A criao das impressoras facilitou a fixao de informao em larga escala e disponibilizou-a a sociedade. Com os meios eletrnicos observamos uma ampliao do alcance destas linguagens, tornando a comunicao possivel entre sociedades distntes geogrficamente. Prova disso a influncia de cultura que alguns paises ricos tm sobres as naes pobres.

8. Como tem se firmado a indstria da comunicao ao longo dos anos e porque a comunicao considerada um dos grandes problemas polticos do mundo? (32-34) A indstria da comunicao dependente de tecnolgia para existir e, como sabemos, a produo tecnolgia dispendiosa e seletiva. Desta forma, surgiram os imprios da comunicao e tecnologia, empresas ou grupos supranacionais que visam o lucro acima de tudo. Com a utilizao dos meios de comunicao na educao da sociedade precebeu-se o poder que estes Imprios tinham para doutrinar, impor ideologias e mudar o comportamento de um grupo social chegando at a estabilizar ou desestabilizar governos. Obviamente, qualquer meio que possibilite este controle das massas disputado empresarial e/ou politicamente. Em determinado tempo, as empresas que detinham maior poder financeiro/politico controlaram os meios e impuseram sua ideologia sociedade. Nascia assim o problema da comunicao, onde um pequeno grupo determina quais e como as informaes sero exibidas sociedade.

9. Quais so os elementos que constam na comunicao, tendo como base os aspectos comuns aos atos de comunicao explicitados nas pginas 35-36? (35-41) A realidade ou situao, os interlocutores, a mensagem, a forma e os meios utilizados para a comunicao.

10.Quais so as fases do processo de comunicao? (41-45) Pulsao vital, interao, seleo, percepo, decodificao, interpretao, incorporao e a reao.

11.Fale sobre as funes da comunicao. (45-49) A comunicao surge da necessidade humana de relacionar-se. Sendo assim, sua utilizao carregada de emoo, expressividade e sentidos que podem variar de acorodo com o interlocutor e o meio em que a mensagem comunicada. A comunicao pode exercer a funo de satisfazer a necessidade (funo instrumental), informar (funo informativa), controlar (funo regulatria), relacionar (funo interaconal), expressar identidade (funo expressiva), explorar (funo heuristica) e fantasiar (funo imaginativa). Uma outra funo a de identificar o papel dos interlocutores quem exprimem a mensagem.

12.Porque correto afirmar que impossvel no comunicar? (51-54) Em algumas ocasies as pessoas no esto determinadas trocarem uma mensagem. Mesmo assim, sem que percebam, comunicam-se e passam informaes a quem s observa. Sendo por gestos, expresses, tom de voz, etc o ato de comunicar exercido

mesmo quando quem pratica tais expresses no tem a inteno de comunicar. Diz-se por isso que impossivel no comunicar.

13.Como podemos perceber a relao entre cultura e comunicao a partir da leitura e da observao desses aspectos na nossa sociedade? (54-59) Entre estes As dois aspectos existe uma de relao de

interdependncia.

expresses

culturais

cada

sociedade

comunicam, direta ou indiretamente, algo a respeito desta sociedade. At os acontecimentos corriqueiros e comuns passam uma mensagem para quem s observa. Embora percebamos que, algumas vezes, esta comunicao pode no ser perfeita. Uma determinada expresso, gesto ou frase pode ter significado diferente dependendo da cultura. Mas sempre haver comunicao.

14.O que metacomunicao e como podemos identificar o seu uso nos atos de comunicao? (59-61) A metacomunicao a determinao do sentido de uma mensagem exposta pelo interlocutor. Desta forma ele diz como deseja que a mensagem seja interpretada. O seu uso identificado pela paracomunicao que existe durante a troca de mensagens. Gesto, olhar, entonao da voz e distncia entre os interlocutores podem modificar completamente o sentido de uma mensagem. Cabe ao interlocutor saber utilizar e reconhecer estes sentidos, do contrrio, a comunicao no ser plena.

15.Defina o que conceito. (62-67) O conceito o sentido ou significado que atribuimos a um conjunto de relaes. Podemos afirmar que isto a juno de signo + significante (forma grfica - sonora).

16.Diferencie o sentido conotativo do sentido denotativo. (69-72) O sentido denotativo diz respeito a propriedades fsica que podem ser observadas e percebidas atraves dos sentidos. J o sentido conotativo subjetico e pode varia de acordo com a pessoa.

17.Porque a linguagem considerada uma faca de dois gumes? (76-79) Porque o interlocutor a sua utilizao depende sobre da a capacidade dos a

interlocutores. Caso a mensagem no seja exposta de maneira clara e no tenha controle comunicao e paracomunicao o que deveria aproximar pode afastar e separar uma sociedade.

18.Fale sobre a manipulao da linguagem e como presente no contexto atual. (83-89) A linguagem essencial para permitir a percepo, expresso, interao, ensino e aprendizagem em uma sociedade. Ela que pode ser utilizada para aproximar e afastar pessoas, estabilizar e desestabilizar governos tambem pode ser utilizada para enganar, ocultar, persuadir e manipular uma sociedade. A manipulao de uma linguagem visa impor deteminada viso de mundo, valores e ideologia a uma sociedade, que, na maoria das vezes, no tem percepo suficiente para enxergar a manipulao. No contexto atual, o que antes era utilizado somente em perodos de guerra passou a ser comum e corriqueiro nos meios de comunicao de massa. Como exemplo podemos citar o caso da rede globo que em 1991, durante perodo de inflao nacional(Brasil), ao invs de informar aos telespectadores o indice de 27% de inflao no ms, anunciava este mesmo percentual como rendimento da caderneta de poupana, fazendo com que os mais desinformados ficassem contentes e apoioassem o governo.

19.Diferencie o poder da comunicao e a comunicao do poder. (9299) O poder da comunicao est relacionado ao crescimento da capacidade humada de se relacionar, expressar, analisar, criticar e buscar seu crescimento pessoal e social. A comunicao do poder est associada a manipulao que determinado grupo social faz dos meios de comunicao para perpetuar sua influncia e poder em uma sociedade.

20. possvel, na sociedade atual e no contexto em que vivemos existir uma comunicao da resistncia, que v de encontro indstria cultural e ao poder da chamada grande mdia? Explique e justifique sua resposta. A possibilidade de uma comunicao de resistncia existir verdadeira, mas ela, invariavelmente, no ter o mesmo poder de alcance e de persuaso da indstria cultural e da grande mdia. Nas tvs e rdios dificil encontrar alguma voz que seja contrria s vontades do imprio cultural e miditico e mesmo as que existe dispe de pouco ou nenhum poder de alcance e influncia. Atualmente o nico meio independente de comunicao que existe a internet. Neste ambiente ainda possivel encontrar mensagens opostas s imposies da grande mdia. Embora tenham vencido a barreira do alcance e possam ser vistos, lidos, analisados e debatidos em qualquer lugar do planeta recaem no mesmo problema de influncia, pois at este local a grande midia tratou de ocupar com pao e circo. Entendase por pao e crico as diversas redes sociais e o entretenimento futil que a grande maioria dos internautas gasta seu tempo. A grande maioria das pessoas est neste meio para ter a qualquer hora o que a tv, rdio e jornais no lhes propiciavam: as ltimas noticias do reality show, do seu artista preferido, horscopo e

outras diversas notcias que no trazem crescimento pessoal e social.

Vous aimerez peut-être aussi