Vous êtes sur la page 1sur 31

Aula 01

Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

CAPTULO 01 CONCEITOS BSICOS


1.1. Direito Constitucional O Direito Constitucional tem por objeto de estudo a Constituio poltica de determinado Estado. Ou seja, o Direito Constitucional estuda a Constituio. 1.2. Constituio Mas, o que uma Constituio? Constituio a lei fundamental do Estado. A noo de lei fundamental importante porque dela decorre um princpio importante, qual seja: o princpio da supremacia constitucional. Significa que a Constituio, como lei fundamental, coloca-se no pice do ordenamento jurdico de qualquer Estado, conferindo validade a todas as demais normas jurdicas que, por isso, so hierarquicamente inferiores. Portanto, uma lei, para ser vlida, necessita estar de acordo com a Constituio, ou seja, no pode contrariar a lei fundamental do Estado. 1.3. Estado Finalmente, a definio de Estado importante para nosso estudo, porque orientar o entendimento de uma srie de princpios fundamentais. Para compreender a noo de Estado necessrio voltar-se a seus elementos constitutivos. A doutrina, de um modo geral, aponta quatro elementos constitutivos do Estado: a) elemento poltico (governo); b) elemento humano (povo, populao ou nao); c) elemento geogrfico (territrio); d) elemento teleolgico (finalidade).

CAPTULO 02 PRINCPIOS FUNDAMENTAIS 2.1. O que so princpios fundamentais? Princpio um valor bsico. Uma diretriz. Nos artigos 1 a 4, a Constituio enumera uma srie de princpios que denomina princpios fundamentais. Constam ali os alicerces bsicos de nosso Estado quanto sua forma, forma de governo, regime de governo, separao de poderes, etc. 2.2. Forma de estado Analisamos acima os elementos constitutivos do Estado: governo, territrio, povo e finalidade. Pois bem, forma de estado trata da maneira como se organiza o exerccio do poder dentro do territrio. Se o poder poltico est organizado sob forma centralizada, ento temos o que se denomina Estado unitrio. Se, por outro lado, o poder se encontra distribudo entre vrias organizaes governamentais, autnomas, que fundamentam sua atuao luz da Constituio, ento temos o que se denomina Estado Federal ou Forma Federativa de Estado. Finalmente, cabe salientar que a forma federativa de estado clusula ptrea, nos termos do que preceitua o inciso I, do 4, do artigo 60, da Constituio: Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: (...) 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; (...) 2.3. Forma de governo A maneira como o poder poltico institudo e exercido em determinado Estado, assim como a forma especfica como se relacionam governantes e governados, d origem ao conceito de forma de governo. A doutrina assinala, basicamente, duas formas de governo: a Monarquia e a Repblica.

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

2.4. Sistema ou Regime de governo Sistemas de governo so tcnicas que regem as relaes entre Poder Legislativo e o Poder Executivo no exerccio das funes governamentais. O modo como se estabelece esse relacionamento, de sorte a preponderar maior independncia ou maior colaborao entre eles, ou combinao de ambos numa Assemblia, d origem aos trs sistemas bsicos: o presidencial (Presidencialismo que o sistema de governo da Unio e do 1 Brasil), o parlamentar (Parlamentarismo) e o convencional (de Assemblia) . 2.5. Regime poltico O regime poltico adotado pela Constituio funda-se no princpio democrtico. 2.6. Princpio da Separao dos Poderes Estatui a Constituio em seu artigo 2: Art. 2 So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o legislativo, o Executivo e o Judicirio. Esclarecendo: se o poder uno e indivisvel, o que h, na verdade, uma diviso de funes, entre rgos distintos, que exercem suas atribuies com autonomia. Nesse sentido, o Poder Executivo exerce, predominantemente, a funo administrativa, o Poder Legislativo, a funo legislativa e fiscalizatria e o Poder Judicirio, a judiciria. Cada um destes rgos exerce sua funo precpua de maneira predominante, mas no exclusiva. Isto , os outros rgos tambm exercem parte das funes que so, de regra, do outro. Por isso, fala-se 2 em funo tpica e atpica . Alm do mais, a Constituio prev uma srie de atribuies a cada um destes rgos, de maneira que cada um deles efetue um controle sobre as atividades do outro, limitando-as: um controle recproco. Trata-se do denominado sistema de freios e contrapesos (tambm denominado checks and balances), pelo qual um rgo interfere nas atribuies do outro. Finalmente, cabe salientar que a separao de poderes foi elevada categoria de clusula ptrea, pela Constituio brasileira:

Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: (...) 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: (...) III - a separao dos Poderes;

2.7. Fundamentos da Repblica Federativa do Brasil Fundamento um termo tirado da Arquitetura, e significa aquilo sobre o qual repousa certa ordenao ou conjunto de conhecimento, aquilo que d a alguma coisa sua existncia ou sua razo de ser, aquilo que legitima a existncia de alguma coisa. Nesse sentido, aqueles fundamentos da Repblica Federativa do 3 Brasil so as bases sobre as quais ela assenta, enquanto Estado Democrtico de Direito . Para seu concurso, de suma importncia a memorizao dos fundamentos elencados no artigo primeiro, a saber: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico.
SILVA, Jos Afonso da. Comentrio contextual constituio. Op. cit. p.381. Assim, a funo tpica do Poder Executivo administrar. Suas funes atpicas so: legislar e julgar. A funo tpica do Legislativo legislar e fiscalizar. Suas funes atpicas: administrar e julgar. Finalmente, a funo tpica do Judicirio julgar. Funes atpicas: administrar e legislar. 3 Idem, ibidem. p.35.
2 1

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

2.8. Objetivos Fundamentas da Repblica Federativa do Brasil Vejamos o artigo 3, da Constituio: Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Objetivo um signo que aponta para frente, indicando um ponto adiante a ser alcanado pela prtica de alguma ao aqui: ao governamental. Fundamental, aqui, adjetivo que se refere ao que se tem como mais relevante no momento, ao que prioritrio e bsico. No significa que outros objetivos no devam constituir preocupao dos Estado. Significa apenas que os objetivos fundamentais so impostergveis e ho de ser 4 preocupao constante da ao governamental (...). 2.9. Princpios Ordenadores das Relaes Internacionais O artigo 4 enumera os princpios que devem ser observados pela Repblica Federativa do Brasil em suas relaes internacionais: -----------------------------------------------------------------------------------------------------Art. 4 A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico. Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes. ------------------------------------------------------------------------------------------------------

SILVA, Jos Afonso da. Comentrio contextual Constituio. Op. cit. p. 46.

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

CAPTULO 03 DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS 3.1. Introduo Direitos e Garantias Fundamentais O ttulo II, da Constituio, denomina-se Dos Direitos e Garantias Fundamentais e engloba cinco captulos, a saber: dos direito e deveres individuais e coletivos (captulo I); dos direitos sociais (captulo II); da nacionalidade (captulo III); dos direitos polticos (captulo IV); e dos partidos polticos (captulo V). Portanto, segundo a Constituio, direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direito de nacionalidade, direitos polticos e direito de formao de partidos polticos so, todos, direitos e garantias fundamentais. A doutrina aponta uma classificao dos direitos fundamentais. Tentaremos resumi-la: 1) Direitos de Primeira Gerao Historicamente, foram os primeiros reconhecidos. Direitos civis e polticos, ligamse ao princpio da liberdade. Tambm denominados de liberdades clssicas. Impem uma limitao ao poder do Estado, ou seja, uma atuao negativa. Exemplos: vida, liberdade, propriedade, igualdade formal (perante a lei), incolumidade fsica, etc; 2) Direitos de Segunda Gerao Direitos de orientao econmica, social e cultural. Impem ao Estado uma atuao positiva, no sentido de minorar as desigualdades materiais. Por isso, ligam-se ao princpio da igualdade. Exemplos: direito previdncia social, segurana, lazer, trabalho, etc; 3) Direitos de Terceira Gerao So direitos de natureza transindividual, ou seja, no detm destinatrios especificados, abrangendo toda a sociedade. Exemplo: direito ao meio ambiente equilibrado, desenvolvimento sustentado, direito paz, direito de propriedade sobre o patrimnio cultural comum da humanidade, etc; 4) Direitos de Quarta Gerao Alguma doutrina j aponta no sentido da existncia de direitos de quarta e, mesmo, quinta geraes. Seriam de quarta gerao os direitos relativos manipulao gentica, biotecnologia e bioengenharia, etc. 5) Direitos de Quinta Gerao Finalmente, a quinta gerao de direitos fundamentais abrangeria os direitos relativos realidade virtual, ciberntica, envolvendo a internacionalizao de jurisdio atravs do desenvolvimento de altas tecnologias. Quem seriam os destinatrios (ou sujeitos) dos direitos e garantias fundamentais? Em princpio, todos os seres humanos. O princpio da universalidade aponta para a extenso dos direitos e garantias fundamentais a qualquer pessoa que esteja no territrio do Estado. No plo ativo destas relaes podemos ter pessoas naturais e jurdicas, nacionais e estrangeiras. No plo passivo, encontra-se o Estado. Estas regras podem ser excepcionadas, de maneira que, eventualmente, pode-se deparar com o Estado no plo ativo e um particular no plo passivo. Seria possvel que os direitos fundamentais operassem entre particulares apenas? A moderna doutrina admite que os direitos fundamentais alcancem relaes caracterizadas pela horizontalidade, ou seja, por relaes 5 pautadas pela igualdade, engendradas por particulares. Trata-se de denominada eficcia horizontal dos direitos fundamentais. Finalmente, importa salientar uma diferena importante entre direitos e garantias. Ora, no basta que a Constituio reconhea uma srie de direitos, importante tambm que estabelea instrumentos para a garantia dos mesmos. Pedro Lenza assinala: Assim, os direitos so bens e vantagens prescritos na norma constitucional, enquanto as garantias so os instrumentos atravs dos quais se assegura o exerccio dos aludidos 6 direitos (preventivamente) ou prontamente os repara, caso violados . 3.2. Direitos e deveres individuais e coletivos o artigo 5, da Constituio Estatui a Constituio no caput de seu artigo 5, inaugurando o captulo denominado Dos direitos e deveres individuais e coletivos: --------------------------------------------------------------------------------------------------------Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Contrariamente verticalidade, caracterizadora das relaes em que se encontra presente o Estado e que, via de regra, est em posio de supremacia em face do particular. 6 LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 11 ed. So Paulo: Editora Mtodo, 2007. p.695.

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

3.2.1. Destinatrios O caput do artigo 5, menciona os brasileiros e estrangeiros residentes no pas, como destinatrios de suas disposies. Pergunta-se: um estrangeiro de passagem, para fins de turismo, estaria excludo do rol de protees do dispositivo em questo? Claro que no. Cabe ao intrprete adequar o sentido deste dispositivo em particular com o sentido da Constituio como um todo. A partir da, constata-se que o artigo 5, aplica-se a qualquer pessoa que esteja em territrio nacional. 3.2.2. Direitos expressos no caput Para fins de concurso pblico, necessrio se faz memorizar os direitos expressamente 7 assegurados no caput do artigo 5, quais sejam: VIDA , LIBERDADE, IGUALDADE, SEGURANA e PROPRIEDADE. 3.2.3. Princpio da igualdade (ou isonomia) O caput do artigo 5, inicia afirmando que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza. Trata-se do princpio da igualdade ou isonomia, pelo qual se exige tratamento jurdico idntico a todos que se encontrem em situao idntica. Por outro lado, demanda um tratamento diferenciado, no que tange queles que se encontrem em situao distinta. A questo : no caso de situaes diferentes que exigem, para que se cumpra o princpio da isonomia, tambm um tratamento diferente, como eleger um critrio de discriminao? A resposta : o critrio de discriminao deve se pautar na razoabilidade do tratamento diferenciado, com vistas finalidade de cada instituto estabelecido legalmente. A doutrina assinala duas acepes da igualdade: igualdade na lei e igualdade perante a lei. A primeira dirige-se ao legislador, que deve observar a isonomia ao elaborar a lei. A segunda refere-se ao aplicado da lei (Administrao e Judicirio) que devem observ-la na implementao dos dispositivos legais aos casos concretos. 3.2.4. Isonomia entre homens e mulheres O artigo 5, inciso I, da Constituio estatui: -----------------------------------------------------------------------------------------I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio; -----------------------------------------------------------------------------------------Trata-se do princpio da isonomia, j agora direcionado especificamente para o tratamento dispensado pelo legislador/aplicador da lei em face de homens e mulheres. 3.2.5. Princpio da legalidade Vejamos o inciso II, do artigo 5, da Constituio: ---------------------------------------------------------------------------------------------II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; ---------------------------------------------------------------------------------------------Pelo dispositivo acima citado, conclui-se que, no Brasil, apenas a LEI instrumento normativo hbil criao de direitos e obrigaes para os particulares. Em outros termos, apenas a LEI pode inovar na ordem jurdica. A palavra LEI, no contexto do inciso II, acima citado, deve ser compreendida como qualquer dos atos normativos elencados no artigo 59, da Constituio, a saber: ---------------------------------------------------------------------------------------------Art. 59. O processo legislativo compreende a elaborao de: I - emendas Constituio; II - leis complementares;

Alexandre de Moraes ensina: O direito vida o mais fundamental de todos os direitos, pois o seu asseguramento impe-se, j que constitui em pr-requisito existncia e exerccio dos demais direitos. MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: teoria geral, comentrios aos arts. 1 ao 5 da Constituio de Repblica Federativa do Brasil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2007. p.76.

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

III - leis ordinrias; IV - leis delegadas; V - medidas provisrias; VI - decretos legislativos; VII - resolues. Pargrafo nico. Lei complementar dispor sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. ---------------------------------------------------------------------------------------------Ou seja, os atos elencados neste dispositivo so os nicos capazes de, legitimamente, inovar na ordem jurdica. No podemos confundir, entretanto, o princpio da legalidade com o princpio da reserva legal. Pelo primeiro, Lei significa qualquer ato de carter genrico e abstrato, ainda que emanado do Poder Executivo ou Judicirio. Pelo segundo (princpio da reserva legal), Lei deve ser entendida em seu aspecto formal, quer dizer, como ato normativo especfico, elaborado pelo Poder Legislativo, de acordo com as regras estabelecidas pela Constituio, ou seja, o devido processo legislativo. Sua densidade maior. Finalmente, importante situar os atos normativos secundrios elaborados pelo Poder Executivo, a saber, os decretos executivos, luz do princpio da legalidade. Nesse ponto, estatui o artigo 84, inciso IV, da Constituio: ---------------------------------------------------------------------------------------------Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: (...) IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo; ----------------------------------------------------------------------------------------------

3.2.6. Vedao da tortura e tratamento desumano ou degradante Determina o artigo 5, inciso III, da Constituio: ---------------------------------------------------------------------------------------------III - ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; ---------------------------------------------------------------------------------------------A Constituio veda, expressamente: a tortura, o tratamento desumano e o tratamento degradante. Tal vedao vai ao encontro de um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, assinalado logo no artigo primeiro, inciso III, qual seja: a dignidade da pessoa humana. Ora, se um dos fundamentos da Repblica a preservao da dignidade da pessoa humana, nada mais lgico do que a vedao da tortura, tratamento desumano ou degradante. O repdio da Constituio tortura to grande, que considerou esse crime inafianvel e insuscetvel de graa ou anistia, nos termos do que estipula o inciso XLIII, deste artigo 5. 3.2.7. Liberdade de manifestao do pensamento Estipula o artigo 5, inciso IV: ---------------------------------------------------------------------------------------------IV - livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato; ---------------------------------------------------------------------------------------------A Constituio garante a clssica liberdade de manifestao do pensamento, corolrio das lutas burguesas contra o Estado Absolutista. Assim, qualquer pessoa pode se expressar por qualquer meio, desde que exponha tambm sua identidade.

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

3.2.8. Direito de resposta e indenizao Preceitua o inciso V, do artigo em estudo: ---------------------------------------------------------------------------------------------V - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; ---------------------------------------------------------------------------------------------Se, por um lado, a Constituio garante a liberdade de manifestao do pensamento, por outro, tambm assegura o direito de resposta e a indenizao, como contrapartidas ao eventual abuso no exerccio daquele direito. No se deve esquecer que o direito de resposta ser proporcional ao agravo. Ou seja, a resposta deve guardar os mesmos caracteres do agravo. Por exemplo: se o agravo se deu em mdia escrita, a respostas tambm deve guardar estas caracterstica. Se o agravo ocupou a pgina inicial de um jornal, assim deve ser a resposta. Alm disso, a Constituio assegura a indenizao, por dano material, moral ou imagem. Finalmente, os examinadores tm por costume perguntar se possvel indenizao por dano moral ou imagem, independentemente da ocorrncia de dano material? Responde-se: sim, plenamente possvel. 3.2.9. Liberdade de conscincia e de crena Vejamos o inciso VI, do artigo 5: ---------------------------------------------------------------------------------------------VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias; ---------------------------------------------------------------------------------------------O dispositivo em comento se desmembra em trs partes, assegurando: 1. a inviolabilidade da liberdade de conscincia e de crena; 2. o livre exerccio dos cultos religiosos; 3. a proteo, nos termos de lei, dos locais de culto e suas liturgias. A liberdade de conscincia refere-se mais ao aspecto filosfico, metafsico, do comportamento intelectual de uma pessoa (por exemplo, os pacifistas ou os ecologistas), enquanto a crena liga-se mais ao aspecto religioso. O livre exerccio dos cultos assegurado, mas sempre compatibilizando-se com o exerccio de outros direito e garantias fundamentais (por exemplo, o estabelecimento de horrios especficos para a prtica dos cultos). Finalmente, a proteo dos locais de culto ocorrer na forma da lei, ou seja, trata-se de norma constitucional de eficcia limitada. 3.2.10. Prestao de assistncia religiosa Artigo 5, inciso VII: ---------------------------------------------------------------------------------------------VII - assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva; ---------------------------------------------------------------------------------------------O Estado brasileiro um Estado laico, ou seja, no h religio oficial. Entretanto, a Constituio assegura a prestao de assistncia religiosa nas entidades de internao coletiva. So exemplos: as penitencirias, as casas de deteno, os estabelecimentos de internao de menores, os colgios internos, etc. Nos termos da lei, indica que se trata de norma constitucional de eficcia limitada. 3.2.11. Escusa de conscincia Estabelece o inciso VIII, do artigo 5, em comento: ---------------------------------------------------------------------------------------------VIII - ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei; ----------------------------------------------------------------------------------------------

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

A Constituio bastante clara ao proteger: 1. a crena religiosa; 2. a convico filosfica; 3. a convico poltica. Ou seja, no pode haver a privao de direitos (qualquer direito) das pessoas, por sustentarem tais ou quais crenas religiosas, ou convices filosficas ou polticas. Entretanto, a Constituio estabelece uma exceo: quando tais crenas ou convices filosficas so invocadas para eximir as pessoas do cumprimento de obrigao legal a todos imposta, pode haver a privao de direitos. Vejamos o problema mais de perto. Existem algumas obrigaes legais que so impostas a todas as pessoas, como, por exemplo, o servio militar obrigatrio, nos termos do que preceitua o artigo 143, da Constituio: ---------------------------------------------------------------------------------------------8 Art. 143. O servio militar obrigatrio nos termos da lei . ---------------------------------------------------------------------------------------------Contudo, da liberdade de conscincia, crena religiosa e de convico filosfica, deriva o direito de escusa de conscincia, ou seja, o direito de recusar prestar determinadas imposies que contrariem as convices religiosas ou filosficas do interessado. comum que por questes religiosas, especialmente, algum se 9 recuse a prestar servio militar ou a prestar reverncia Bandeira Nacional . Por isso, o inciso VIII, em comento, reconhece o direito de escusa de conscincia, entretanto, no de maneira absoluta, pois impe o cumprimento de uma prestao alternativa (que deve, obviamente, respeitar as crenas ou convices da pessoa). Ou seja, o indivduo pode se recusar a cumprir a obrigao legal a todos imposta, por escusa de conscincia, mas tem a obrigao de cumprir a prestao alternativa fixada em lei. O mais comum a escusa de conscincia relativa ao cumprimento do servio militar, razo pela qual o pargrafo primeiro, do artigo 143, estipula: --------------------------------------------------------------------------------------------- 1 - s Foras Armadas compete, na forma da lei, atribuir servio alternativo aos que, em tempo de paz, aps alistados, alegarem imperativo de conscincia, entendendo-se como tal o decorrente de crena religiosa e de convico filosfica ou poltica, para se eximirem de atividades de carter essencialmente militar. ---------------------------------------------------------------------------------------------O que acontece se a pessoa se recusa a cumprir, tambm, a prestao alternativa fixada em lei? Nesse caso, de duplo descumprimento (da obrigao legal a todos imposta e da prestao alternativa fixada em lei), pode haver a privao de seus direitos polticos, nos termos do que preceitua o artigo 15, inciso IV, da Constituio: ---------------------------------------------------------------------------------------------Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: (...) IV - recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do art. 5, VIII; ---------------------------------------------------------------------------------------------Trata-se, como assinala Jos Afonso da Silva, de hiptese de perda dos direitos polticos , que podero ser readquiridos, aps o cumprimento da obrigao legal, ou da prestao alternativa. Em suma:
10

Estabelece o 2, do mesmo artigo: As mulheres e os eclesisticos ficam isentos do servio militar obrigatrio em tempo de paz, sujeitos, porm, a outros encargos que a lei lhes atribuir. 9 SILVA, Jos Afonso da. Comentrio... Op. cit. p. 96. 10 Idem, ibidem. p. 231/232.

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda 1.

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

2. 3.

4.

a Constituio protege a crena religiosa e a convico filosfica ou poltica, ao proibir que haja privao de direitos das pessoas por professarem tal ou qual religio ou filosofia ou ostentarem determinado posicionamento poltico; a Constituio reconhece, portanto, o direito de escusa de conscincia; tal reconhecimento no absoluto, na medida em que pode haver o descumprimento de obrigao legal a todos imposta, mas no o de prestao alternativa fixada em lei; caso o indivduo se recuse a cumprir, tambm, a prestao alternativa (duplo descumprimento), pode perder seus direitos polticos, luz do artigo 15, inciso IV, da Constituio.

3.2.12. Direito liberdade de expresso O inciso IX, do artigo 5, estabelece: ---------------------------------------------------------------------------------------------IX - livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena; ---------------------------------------------------------------------------------------------A Constituio estabelece a proteo liberdade de expresso. Trata-se de decorrncia da liberdade assegurada em termos genricos no caput do mesmo dispositivo. Quando a Constituio estabelece a liberdade de expresso, est reconhecendo a liberdade de exteriorizao das atividades relacionadas ao intelecto, s artes, cincia e s comunicaes. O texto constitucional veda expressamente a censura ou a necessidade de licena. Censurar opor restries com carter de reprimenda. Se so livres as atividades indicadas porque no comportam restries, e menos ainda qualquer forma de reprimenda em razo de seu exerccio. (...) Licena, aqui, est no seu sentido prprio de ato pblico que reconhece o cumprimento de requisitos para o exerccio de um direito subjetivo. (...) Tudo isso mostra que a liberdade consignada no dispositivo h de fluir 11 desembaraadamente . 3.2.13. Inviolabilidade intimidade, vida privada, honra e imagem Vejamos o inciso X: ---------------------------------------------------------------------------------------------X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; ---------------------------------------------------------------------------------------------A doutrina assinala o direito privacidade, como um gnero do qual decorrem, como espcie, os direitos intimidade, vida privada, honra e imagem. Trata-se de proteo que se estende, tambm, s pessoas jurdicas, guardadas as devidas propores. A violao privacidade acarreta como conseqncia a indenizao por dano material ou moral. 3.2.14. Proteo ao domiclio Dispe o inciso XI, do artigo 5, da Constituio: ---------------------------------------------------------------------------------------------XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial; ---------------------------------------------------------------------------------------------O primeiro elemento importante a ser compreendido o significado de casa. Ou seja, como interpret-lo? O vocbulo casa deve ser interpretado em sentido amplo, ou seja, todo o local, delimitado e

11

Id., ibid. p.99.

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

separado, que algum ocupa com exclusividade, a qualquer ttulo, inclusive profissionalmente, pois nessa relao 12 entre pessoas e espao, preserva-se, mediatamente, a vida privada do sujeito . Assim, a Constituio veda expressamente que qualquer pessoa, especialmente as autoridades pblicas, ingresse no domiclio do indivduo sem o seu consentimento. A vedao no absoluta, comportando excees. Assim, possvel o ingresso no domiclio do indivduo sem seu consentimento em casos de: 1) flagrante delito, desastre ou para prestar socorro em tais hipteses, o ingresso pode ocorrer durante o dia ou noite; 2) ordem judicial trata-se reserva de jurisdio, uma vez que apenas a autoridade judiciria pode autorizar o ingresso em domiclio sem o consentimento do morador. Nesse caso, o cumprimento da ordem judicial apenas pode ocorrer durante o dia. 3.2.15. Segurana das comunicaes pessoais Vejamos o inciso XII, do artigo em estudo: ---------------------------------------------------------------------------------------------XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal; ---------------------------------------------------------------------------------------------Ainda na esteira de proteo do direito privacidade, a Constituio garante o sigilo de: 1. correspondncia; 2. comunicaes telegrficas; 3. dados (engloba o sigilo bancrio, fiscal e o uso de informaes decorrentes da informtica); 4. e comunicaes telefnicas. Nos termos do que preceitua a Constituio, apenas o sigilo das comunicaes telefnicas poderia ser afastado, sendo certo que os demais sigilos (correspondncia, comunicaes telegrficas e dados) 13 seriam absolutos. Entretanto, parte da doutrina, com arrimo em deciso do Supremo Tribunal Federal , compreende que nenhum direito fundamental absoluto, portanto, caso ocorra uma situao de aparente conflito de valores, deve-se resolv-la pela ponderao, o que implica a possibilidade, em certas situaes, de se afastar tambm o sigilo das correspondncias, comunicaes telegrficas e de dados. Afastar o sigilo das comunicaes telefnicas significa ter acesso comunicao por telefone fixo ou mvel, seja a conversa, a voz, os dados informticos, os telemticos, fac-smile etc. A violao procedida mediante a gravao do contedo da transmisso telefnica, o que chamado de escuta ou interceptao telefnica. Nesse sentido, a Constituio exige o cumprimento de trs requisitos para que o sigilo das comunicaes telefnicas seja afastado: 1) ordem judicial (reserva de jurisdio); 2) nas hipteses e na forma que a lei estabelecer (reserva legal qualificada); 3) para fins de investigao criminal ou instruo processual penal.

3.2.16. Liberdade de profisso O inciso XIII, do artigo 5, dispe: ---------------------------------------------------------------------------------------------XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer; ---------------------------------------------------------------------------------------------Trata-se de norma constitucional de eficcia contvel, ou seja, trata-se de direito constitucional de exercer qualquer trabalho, ofcio ou profisso, independentemente de eventuais

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. Op. cit. p.83. A deciso do STF refere-se justamente possibilidade de se violar o sigilo da correspondncia. No caso, tratava-se de carta recebida por presidirio e violada pela administrao penitenciria.
13

12

10

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

constrangimentos do Poder Pblico nesse ou naquele sentido. Quer dizer, a Constituio veda o dirigismo estatal na escolha da profisso ou atividade. Entretanto, algumas profisses necessitam de uma regulamentao especial, em virtude de suas especificidades tcnicas, como, por exemplo, mdicos, advogados, etc. Nessas hipteses, a Constituio autoriza que a lei estabelea algumas restries ou exigncias. 3.2.17. Liberdade de informao Vejamos o inciso XIV: ---------------------------------------------------------------------------------------------XIV - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional; ---------------------------------------------------------------------------------------------A liberdade de informao insere-se no contexto de um Estado Democrtico de Direito, compreendendo a procura, o acesso, o recebimento e a difuso de informaes por qualquer meio, e sem dependncia de censura. 3.2.18. Liberdade de locomoo Analisemos o inciso XV: ---------------------------------------------------------------------------------------------XV - livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens; ---------------------------------------------------------------------------------------------Perceba-se que a ampla liberdade de locomoo assegurada pela Constituio refere-se ao tempo de paz. Ou seja, em caso de guerra declarada ou estado de stio possvel a legtima restrio ao direito de locomoo. importante salientar uma outra situao: nos termos de lei, qualquer pessoa pode entrar, permanecer ou sair do territrio nacional. Ou seja, h uma regulamentao especial a ser efetuada por lei para esses casos especficos. Quando se trata de locomoo interna, no h previso de qualquer lei limitando o exerccio deste direito. 3.2.19. Direito de reunio 14 Estabelece o inciso XVI , do artigo 5, da Constituio: ---------------------------------------------------------------------------------------------XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente; ---------------------------------------------------------------------------------------------Incluem-se no conceito de reunio as passeatas e manifestaes nos logradouros pblicos, as quais so ajuntamentos de pessoas que se produzem em certas circunstncias, para exprimir uma vontade coletiva ou sentimentos comuns, como a celebrao de uma festa, a comemorao de um acontecimento, a expresso de uma homenagem ou de uma reivindicao, de um protesto notando-se que a idia e os sentimentos 15 desses aglomerados se conhecem pelas insgnias, por cartazes, bandeirolas, gritos e cantos . A Constituio estabelece alguns requisitos para o exerccio deste direito individual de expresso coletiva: 1. reunio pacfica; 2. sem armas; 3. locais abertos;

STF Informativo n. 473, 25 a 29 de junho de 2007 Manifestao Pblica e Direito de Reunio: Por entender caracterizada a ofensa ao art. 5, XVI, da CF, que assegura a todos o direito de reunio pacfica, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, o Tribunal julgou procedente pedido formulado em ao direta ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores - PT e outros para declarar a inconstitucionalidade do Decreto distrital 20.098/99, que veda a realizao de manifestao pblica, com a utilizao de carros, aparelhos e objetos sonoros na Praa dos Trs Poderes, na Esplanada dos Ministrios e na Praa do Buriti e vias adjacentes. ADI 1969/DF, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 28.6.2007. (ADI-1969). www.stf.gov.br Em 29/04/2008 16:56. 15 SILVA, Jos Afonso da. Comentrio ... Op. cit. p.113.

14

11

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda 4. 5.

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

no frustrao de outra reunio; exigido prvio aviso (note-se que a Constituio afasta a necessidade de autorizao por parte do Poder Pblico). Importante: em caso de conduta do Poder Pblico que vise, de alguma forma, a obstar o exerccio deste direito, o remdio constitucional adequado o mandado de segurana, e no o habeas corpus. O STF firmou o entendimento de que a liberdade de locomoo (locomover-se para a reunio) um direito instrumental e no o direito propriamente violado. 3.2.20. Liberdade de associao Vejamos os incisos XVII a XXI, que trata das associaes: ---------------------------------------------------------------------------------------------XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; XVIII - a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado; XX - ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; ---------------------------------------------------------------------------------------------A liberdade de associao no se confunde com o direito de reunio. A primeira possui um carter de continuidade, enquanto que o ltimo episdico. Associao pode ser conceituada como uma coligao voluntria de pessoas fsicas, com o intuito de alcanar determinado fim. Seus elementos so: base contratual, permanncia e fim lcito. A Constituio garante a plena liberdade de associao, para fins lcitos, ao mesmo tempo em que veda a de carter paramilitar. Fins lcitos so aqueles que no contrariam o ordenamento jurdico. Carter paramilitar, significa a associao que se organiza nos moldes de uma corporao militar: disciplina, ordenamento hierrquico interno, etc. A criao de associaes independe de autorizao estatal. A criao de cooperativas tambm independe de autorizao, mas se far na forma da lei. A Constituio veda a interferncia do Poder Pblico no funcionamento de ambas. 16 Quanto dissoluo ou suspenso compulsrias das atividades de uma associao, devemos distinguir duas situaes: 1. dissoluo exige-se deciso judicial transitada em julgado; 2. suspenso das atividades exige-se deciso judicial, mas no necessrio o trnsito em julgado. 3.2.21. Direito de propriedade, limitaes e impenhorabilidade do bem de famlia rural Vejamos os incisos XXII a XXVI, do mesmo artigo 5: ---------------------------------------------------------------------------------------------XXII - garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atender a sua funo social; XXIV - a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio;

16

Isto porque a dissoluo espontnea da associao caracterstica da liberdade de associao.

12

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

XXV - no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano; XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; ---------------------------------------------------------------------------------------------A Constituio garante o direito de propriedade, mas no de maneira absoluta, uma vez que a mesma deve atender sua funo social. Nesse sentido, a propriedade deve atender ao interesse coletivo e ser utilizada nos termos do que preceituam os valores e princpios constitucionais. O inciso XXIV trata da desapropriao, forma de limitao que afeta o carter perptuo da propriedade. O inciso XXV, por sua vez, refere-se requisio. Finalmente, o inciso XXVI consagra a impenhorabilidade do bem de famlia rural. Para tanto, exige trs requisitos: 1. pequena propriedade rural; 2. exclusivamente trabalhada pela famlia; 3. dvida que advenha de atividade produtiva. 3.2.22. Direitos autorais Assinalam os incisos XXVII e XXVIII, do artigo 5: ---------------------------------------------------------------------------------------------XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; XXVIII - so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas; ---------------------------------------------------------------------------------------------Os direitos do autor so transmissveis aos herdeiros aps sua morte, pelo tempo que a lei fixar. Aps esse prazo a obra cai em domnio pblico, ou seja, qualquer pessoa pode reproduzi-la. 3.2.23. Propriedade industrial Dispe o inciso XXIX: ---------------------------------------------------------------------------------------------XXIX - a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas; ---------------------------------------------------------------------------------------------Trata-se de norma constitucional de eficcia limitada. Tal dispositivo assegura ao inventor o direito de obter patente. Note-se que a lei assegura privilgio temporrio para sua utilizao. 3.2.24. Herana Vejamos o inciso XXX: ----------------------------------------------------------------------------------------------

13

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda XXX - garantido o direito de herana;

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

XXXI - a sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do "de cujus"; ---------------------------------------------------------------------------------------------O que direito de herana? Jose Afonso da Silva explica: Trata-se de um direito decorrente do direito de propriedade, de sorte que, tendo sido garantido este, j se estava, em princpio, garantindo aquele, sem necessidade de sua explicitao especfica. Ao faz-lo a Constituio nada criou de novo, at porque no indicou os titulares de um tal direito, que continuou dependendo do direito civil. Contudo, pode-se ver conseqncia na constitucionalizao do direito de herana, tal com a de que a lei civil no poder deixar de reconhecer a sucesso hereditria de herdeiros necessrios (filhos especialmente), se os houver, nos bens deixados pelo de cujus. Herana um dos modos de transmisso da propriedade em razo da morte de seu titular 17 (transmisso causa mortis) e, assim, tambm, um dos modos de aquisio da propriedade . O inciso XXXI trata da sucesso (substituio subseqente do titular do bem) em razo de morte. A norma se aplica sucesso de bens de estrangeiro situados em territrio nacional e apenas beneficia cnjuge e filhos brasileiros. O dispositivo consagra o princpio da lei mais benfica. Assim sendo, uma vez aberta a sucesso de bens de estrangeiro (bens situados no Brasil) aplica-se sempre a lei que beneficiar o cnjuge ou os filhos. Pode ser a lei do pas em que o de cujus era domiciliado, como pode ser a lei brasileira. Aplica-se o dispositivo legal que mais beneficiar os herdeiros. 3.2.25. Defesa do consumidor Determina o inciso XXXII: ---------------------------------------------------------------------------------------------XXXII - o Estado promover, na forma da lei, a defesa do consumidor; ---------------------------------------------------------------------------------------------Deve-se ressaltar que tal dispositivo, por constar do artigo 5, da Constituio, eleva os consumidores categoria de titulares de direitos e garantias fundamentais. Trata-se de norma de eficcia limitada. Entretanto, j se promulgou lei dando eficcia e aplicabilidade ao dispositivo Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/1990). 3.2.26. Direito de receber informaes O inciso XXXIII, assim dispe: ---------------------------------------------------------------------------------------------XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; ---------------------------------------------------------------------------------------------Jos Afonso de Silva ressalva: O direito de receber informaes s se materializa com o pedido expresso, por escrito, do interessado, com especificao clara e precisa de que informaes se trata, e desde que sejam informaes de que o rgo requerido tenha disponibilidade e possa liberar. O direito depende tambm da indicao do interesse particular, coletivo ou geral. (...) O direito previsto o de receber informaes requeridas que sejam do interesse do requerente, ou de uma coletividade a que ele pertence, ou gerais. A esse direito, devidamente requerido e formulado, corresponde a obrigao dos rgos pblicos de satisfaz-lo, mediante a prestao das informaes requeridas no prazo que a lei estabelecer, que gira entre 15 a 30 dias. (...) Se a obrigao 18 no for cumprida no prazo da lei, fica a autoridade que cabia satisfaz-la sujeita pena de responsabilidade . Que remdio constitucional pode ser utilizado, caso a autoridade competente se recuse a prestar as informaes? Nessa hiptese, necessrio distinguir o interesse especfico que est em questo. Assim, temos:
17 18

SILVA, Jos Afonso da. Comentrio ... Op. cit. p.125. SILVA, Jos Afonso da. Comentrio ... Op. cit. p. 128/129 passim.

14

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda 1. 2. 3. 4.

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

Informao de interesse pessoal relativa pessoa do requerente HABEAS DATA; Informaes de interesse pessoal relativas a terceiros MANDADO DE SEGURANA; Informaes de interesse coletivo MANDADO DE SEGURANA; Informaes de interesse geral MANDADO DE SEGURANA. O dispositivo assinala, ainda, uma excludente da obrigao de prestar informaes, qual seja: informao sigilosa relativa segurana da sociedade e do Estado. Finalmente, uma questo complicada: h dados sigilosos para a prpria pessoa? A doutrina est dividida, entretanto, a maioria parece considerar que sim, desde que se enquadre na excludente da obrigao de prestar informaes, acima citada. 3.2.27. Princpio da proteo judiciria ou inafastabilidade da jurisdio Determina o inciso XXXV, que: ---------------------------------------------------------------------------------------------XXXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito; ---------------------------------------------------------------------------------------------Podemos resumir, com Alexandre de Moraes , algumas conseqncias deste princpio: Inexistncia da jurisdio condicionada ou instncia administrativa de curso forado inexiste a obrigatoriedade de esgotamento da instncia administrativa para que a parte possa acessar o Judicirio; Acesso ao Judicirio e justia desportiva a prpria Constituio exige, excepcionalmente, o prvio acesso s instncias desportivas, nos casos de aes relativas disciplina e s competies esportivas, reguladas em lei (CF, art. 217, 1); Inexistncia da obrigatoriedade de duplo grau de jurisdio no existe a obrigatoriedade do duplo grau de jurisdio, sendo esta, inclusive a orientao do STF.
20 19

1. 2.

3.

3.2.28. Princpio da irretroatividade das leis Analisemos o inciso XXXVI, do artigo 5, da Constituio: ---------------------------------------------------------------------------------------------XXXVI - a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada; ---------------------------------------------------------------------------------------------Trata-se do princpio da irretroatividade das leis que prestigia o princpio da segurana jurdica, cujo objetivo dar estabilidade s relaes jurdicas que ocorreram e ocorrem diuturnamente. Por isso, eventuais leis que sejam elaboradas at podem retroagir, entretanto, em hiptese alguma podem prejudicar: 1. o direito adquirido consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou algum por ele, possa exercer, como aqueles cujo comeo do exerccio tenha termo pr-fixo, ou condio preestabelecida 21 inaltervel, a arbtrio de outrem ; 2. o ato jurdico perfeito reputa-se ato jurdico perfeito o j consumado segundo a lei vigente ao tempo em 22 que se efetuou ; 23 3. a coisa julgada chama-se coisa julgada ou caso julgado a deciso de que j no caiba recurso . 3.2.29. Vedao do juzo ou tribunal de exceo O inciso XXXVII contundente: -----------------------------------------------------------------------XXXVII - no haver juzo ou tribunal de exceo; -----------------------------------------------------------------------No Brasil, as pessoas tm direito de conhecer, de antemo, quais rgos ou autoridades so competentes para julg-las. Para tanto, necessrio que tais rgos ou autoridades sejam pr-estabelecidos por lei (lei que deve seguir as normas constitucionais de competncia).

19 20 21

O inciso XXXIV ser analisado no tpico remdios constitucionais. MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. Op. cit. p.105/106 passim. Lei de Introduo ao Cdigo Civil (LICC) art. 6, 2. 22 Lei de Introduo ao Cdigo Civil (LICC) art. 6, 1. 23 Lei de Introduo ao Cdigo Civil (LICC) art. 6, 3.

15

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

3.2.30. O tribunal do jri ------------------------------------------------------------------------------------------XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida; ------------------------------------------------------------------------------------------A Constituio assegura: 1. plenitude de defesa ou seja, garante-se todos os meios e recursos inerentes ao devido processo legal, ampla defesa e contraditrio; 2. sigilo das votaes para preservar a independncia dos jurados; 3. soberania dos veredictos quem decide sobre a culpabilidade do ru em crimes dolosos contra a vida , exclusivamente, o jri. No possvel que suas decises sejam substitudas por juzes ou mesmo pelo tribunal. Pode haver recurso contra as decises do jri? Sim, entretanto, o tribunal superior, caso entenda que o jri efetuou julgamento fora dos parmetros legais, deve determinar outro julgamento pelo jri, no podendo, ele mesmo (o tribunal superior), decidir a questo; 4. julgamento de crimes dolosos contra a vida trata-se de uma competncia mnima (ou seja, pode ser ampliada). O que um crime doloso? Pode-se definir o dolo como a conscincia e a vontade na realizao da conduta tpica, 24 ou a vontade da ao orientada para a realizao do tipo . Ou seja, so os crimes que atentam contra a vida, praticados com vontade e conscincia pelo indivduo, que visa a atingir aquele fim. 3.2.31. Princpios da reserva legal e anterioridade em matria penal Preceitua o inciso XXXIX, do artigo 5: ------------------------------------------------------------------------------------------XXXIX - no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal; ------------------------------------------------------------------------------------------Trata-se dos princpios da reserva legal e anterioridade em matria penal, pelos quais 25 apenas LEI anterior prtica do fato, pode descrev-lo como tipo penal, ou seja, como conduta criminosa . Finalmente, importa mencionar que a Emenda Constitucional n.32/01 vedou a possibilidade de edio de medida provisria sobre matria de direito penal. 3.2.32. Irretroatividade da lei penal e retroatividade da lei mais benfica ------------------------------------------------------------------------------------------XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru; ------------------------------------------------------------------------------------------A Constituio bastante clara neste inciso: a lei penal no pode retroagir, ou seja, no pode alcanar fatos ocorridos anteriormente sua vigncia. Mas abre uma exceo: a lei penal pode retroagir quando seja, de qualquer maneira, mais benfica ao ru. 3.2.33. Discriminaes atentatrias dos direitos e liberdades fundamentais Vejamos o disposto no inciso XLI: ------------------------------------------------------------------------------------------XLI - a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais; ------------------------------------------------------------------------------------------24 25

MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal. 22 ed. So Paulo: Editora Atlas, 2005. p.140. Importa salientar que a competncia para legislar em matria penal privativa da Unio, luz do artigo 22, inciso I, da Constituio.

16

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

A Constituio remete lei a disciplina da punio s condutas que, de alguma forma, discriminem ou atentem contra os direitos e liberdades fundamentais. 3.2.34. Racismo ------------------------------------------------------------------------------------------XLII - a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei; ------------------------------------------------------------------------------------------O racismo atenta contra o princpio fundamental da igualdade. Baseia-se na idia de que existem raas humanas, umas superiores s outras. A Constituio repudia veemente a prtica do racismo, determinando que: 26 1. crime inafianvel ou seja, no confere ao acusado o direito fiana ; 27 2. crime imprescritvel o acusado pode ser processado a qualquer tempo, sem nenhum limite atuao persecutria do Estado; 3. sujeito pena de recluso, nos termos de lei. 3.2.35. Tortura, trfico ilcito de entorpecentes, terrorismo e crimes hediondos ------------------------------------------------------------------------------------------XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem; ------------------------------------------------------------------------------------------ preciso analisar o dispositivo com bastante cuidado. Primeiro, vejamos os ilcitos enumerados no inciso: 1. tortura; 2. trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins; 3. terrorismo; 4. crimes hediondos; 28 Tais delitos so: a) inafianveis e b) insuscetveis de graa ou anistia. Perceba que, nesse caso, ao contrrio do que acontece com o racismo, tais delitos so prescritveis. Cabe mencionar, ainda, que respondem por eles: a) os mandantes; b) os executores; c) os que, podendo evit-los, omitem-se. 3.2.36. Ao de grupos armados ------------------------------------------------------------------------------------------XLIV - constitui crime inafianvel e imprescritvel a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico; ------------------------------------------------------------------------------------------Aqui voltamos a encontrar semelhana de tratamento com o racismo, uma vez que a ao de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico constitui crime inafianvel e imprescritvel.

26 A fiana, em termos legais, uma garantia real de cumprimento das obrigaes processuais do ru. (...) um direito constitucional do acusado, que lhe permite, mediante cauo e cumprimento de certas obrigaes, conservar sua liberdade at a sentena condenatria irrecorrvel. um meio utilizado para obter a liberdade provisria: se o acusado est preso, solto; se est em liberdade, mas ameaado de priso, a custdia no se efetua. MIRABETE, Julio Fabbrini. Cdigo de processo penal interpretado. 8 ed. So Paulo: Editora Atlas, 2001. p.726. 27 A prescrio a perda do direito de punir do Estado pelo decurso do tempo. Justifica-se o instituto pelo desaparecimento do interesse estatal na represso do crime, em razo do tempo decorrido, que leva ao esquecimento do delito e superao do alarma social causado pela infrao penal (...) Contrariando a doutrina, que prega a prescritibilidade em todos os ilcitos penais, a Constituio determina que so imprescritveis a prtica do racismo (art. 5, XLII) e a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrtico (art. 5, XLIV). Idem. Manual de direito penal. Op. cit. p.404. 28 Graa e anistia so causas de extino da punibilidade arroladas no inciso II, do artigo 107, do Cdigo Penal. A graa, forma de clemncia soberana, destina-se a pessoa determinada e no a fato, sendo semelhante ao indulto individual (...) A anistia pode ocorrer antes ou depois da sentena, extinguindo a ao e a condenao e se destina a fatos e no a pessoas, embora, possa exigir condies subjetivas para ser aplicada ao ru ou condenado. Idem, ibidem. p.387/388.

17

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

3.2.37. Princpio da pessoalidade da pena Vejamos o que dispe o inciso XLV, do artigo 5, em comento: ------------------------------------------------------------------------------------------XLV - nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido; ------------------------------------------------------------------------------------------A expresso nenhuma pena passar da pessoa do condenado significa que nenhum de seus descendentes, amigos ou familiares, podem ser obrigados ao cumprimento de pena por delito praticado por aquele. A Constituio permite apenas que (1) a reparao do dano e (2) a decretao do perdimento de bens, sejam estendidas aos sucessores, mas, ainda assim, at o limite do valor do patrimnio transferido a ttulo de herana ou doao. 3.2.38. Princpio da individualizao da pena ------------------------------------------------------------------------------------------XLVI - a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos; ------------------------------------------------------------------------------------------O inciso XLVI, inicialmente, consagra o princpio da individualizao da pena, que no deve ser confundido com o anteriormente estudado, da personalizao da pena. Este, como vimos, consiste na vedao de que terceiros estranhos ao ato criminoso sejam alcanados penalmente pela deciso condenatria. O princpio da individualizao da pena, ora estudado, determina que a imposio da pena, conforme definido em lei, 29 leve em considerao caractersticas pessoais do ru . Pense no seguinte exemplo: um indivduo que assalta um supermercado com o objetivo de conseguir bebidas alcolicas para uma festa merece a mesma pena de uma pessoa que, eventualmente, assalte o mesmo estabelecimento para adquirir comida? Evidentemente, no. Muito embora ambos tenham praticado o mesmo delito previsto em lei. O dispositivo enumera, ainda, de maneira exemplificativa, as penas que podem ser adotadas pela lei, quais sejam: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos. 3.2.39. Penas proibidas pela Constituio Analisemos o inciso XLVII: ------------------------------------------------------------------------------------------XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo;
29

MOTTA e BARCHET. Op. cit. p.223/224.

18

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis; ------------------------------------------------------------------------------------------ possvel, no Brasil, a aplicao da pena de morte? SIM! Mas apenas como exceo. A regra a proibio da aplicao da pena de morte. Esta apenas ser permitida em casos de guerra declarada, nos termos 30 do artigo 84, inciso XIX . Tambm so proibidas as penas de carter perptuo, de trabalhos forados, de banimento e cruis. 3.2.40. Cumprimento da pena em estabelecimentos distintos ------------------------------------------------------------------------------------------XLVIII - a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado; ------------------------------------------------------------------------------------------31 Trata-se da pena de privao de liberdade , que deve ser cumprida em estabelecimentos penais adequados. A Constituio elege critrios objetivos (natureza do delito) e subjetivos (idade e sexo), para fins de designao do local de cumprimento da pena. Tal dispositivo insere-se tambm na perspectiva de 32 individualizao da pena , acima estudado. 3.2.41. Integridade fsica e moral do preso O inciso XLIX, do artigo 5, da Constituio abriga, talvez, a norma menos cumprida pelo Estado brasileiro: ------------------------------------------------------------------------------------------XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; ------------------------------------------------------------------------------------------Seria uma norma dispensvel, no estivssemos no Brasil. Sim, porque deflui diretamente do artigo 1, inciso III, da Constituio, que assegura como fundamento da Repblica a dignidade da pessoa humana e do inciso III, do prprio artigo 5, que, como visto, probe a tortura e o tratamento desumano ou degradante. Entretanto, na realidade, no isto o que acontece. Se no todos, ao menos a grande maioria dos estabelecimentos prisionais brasileiros seriam inconstitucionais. 3.2.42. Presidirias e aleitamento materno ------------------------------------------------------------------------------------------L - s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao; ------------------------------------------------------------------------------------------A melhor lio sobre o tema a de Jos Afonso da Silva. Vamos transcrever as partes mais importantes para seu concurso: Destinatrias da norma so as presidirias, assim consideradas as condenadas a cumprir penas em estabelecimentos penais (...) Assegurar condies consiste no organizar condies para que as presidirias possam amamentar seus filhos, quer tenham eles nascido na priso, quer tenham nascido antes (...) O direito assegurado o de permanncia do alactante no presdio dia e noite junto da me, morando com ela, ali. S ela pode decidir o contrrio, de modo expresso e espontneo, permitindo que o filho seja retirado e trazido apenas na hora da amamentao. O perodo de amamentao o limite temporal do direito assegurado. Trata-se de perodo incerto, que depende da proviso de leite que a mama da presidiria produza, assim como depende da disposio da criana. Cabe ressaltar, ainda, que o dispositivo abriga um direito da prpria criana, consistente no acesso alimentao natural, por meio do aleitamento.
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: (...) XIX - declarar guerra, no caso de agresso estrangeira, autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele, quando ocorrida no intervalo das sesses legislativas, e, nas mesmas condies, decretar, total ou parcialmente, a mobilizao nacional; 31 Ver item 3.2.37. 32 Ver item 3.2.37.
30

19

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda 3.2.43. Extradio

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

Incisos importantssimos para seu concurso: ------------------------------------------------------------------------------------------LI - nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei; LII - no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio; ------------------------------------------------------------------------------------------A extradio pode ser definida como sendo o ato por meio do qual um indivduo 33 entregue por um Estado a outro, que seja competente para process-lo e puni-lo . A doutrina assinala vrias formas de extradio. Para nosso estudo, duas so importantes: a ativa e a passiva. A primeira pelo ngulo de 34 35 quem formula o pedido de extradio . A segunda, pelo ngulo de quem recebe o pedido de extradio . As regras estabelecidas pelos incisos LI e LII, referem-se extradio passiva, ou seja, regulam a entrega, pelo Brasil, de indivduo solicitado por Estado estrangeiro. Para uma anlise mais didtica das regras relativas extradio passiva, devemos estabelecer uma diviso entre, de um lado, estrangeiros e, de outro, brasileiros. Entre estes ltimos, trataremos de maneira distinta os natos e os naturalizados. Assim, de acordo com a Constituio, teremos: 1. brasileiro NATO impossibilidade de extradio. REGRA ABSOLUTA. 36 2. brasileiro NATURALIZADO impossibilidade de extradio. REGRA RELATIVA. Excees (ou seja, brasileiros naturalizados podem ser extraditados): a) em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao; b) em caso de envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, tanto antes como depois da naturalizao; 3. estrangeiros possibilidade de extradio (regra). A Constituio apenas no permite a extradio em casos de: a) crime poltico; b) crime de opinio. 3.2.44. Princpio do juiz e promotor naturais ------------------------------------------------------------------------------------------LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente; ------------------------------------------------------------------------------------------Tal dispositivo veicula a idia do promotor e juiz naturais. Natural, no sentido de que as autoridades processantes e julgadoras dos indivduos, no Brasil, devem estar investidos, por lei, de competncia, que deve derivar da prpria Constituio. Tal dispositivo deve ser interpretado luz da inafastabilidade da 37 38 jurisdio e da vedao de tribunal de exceo , j analisados. 3.2.45. Princpio do devido processo legal ------------------------------------------------------------------------------------------LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; ------------------------------------------------------------------------------------------O devido processo legal substantivo importante porque dele derivam os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade. Nesse sentido, os atos normativos infraconstitucionais, inclusive os legais, para guardarem relao de compatibilidade com a Constituio, devem pautar-se por tais princpios.

33 MELLO, Celso D.de Albuquerque. Curso de direito internacional pblico (volume II). 15 ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro/So Paulo/Recife: Renovar, 2004. p.1019. 34 Idem, ibidem. p.1022. 35 Id., ibid. p. 1022. 36 No que tange ao portugus equiparado (CF, art.12, 1), Alexandre de Moraes explica: O portugus equiparado, nos termos do 1, do art.12, da Constituio Federal, tem todos os direitos do brasileiro naturalizado, assim, poder ser extraditado nas hipteses descritas no item 2. Porm, em virtude de tratado bilateral assinado com Portugal, convertido no Decreto Legislativo n. 70.391/72 pelo Congresso Nacional, posteriormente substitudo pelo Decreto n. 3.927, de 19-9-2001, que promulgou o Tratado de Cooperao, Amizade e Consulta Brasil/Portugal, somente poder ser extraditado para Portugal. MORAES. Direitos humanos ... Op. cit. p.253. 37 Ver item 3.2.26. 38 Ver item 3.2.28.

20

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

3.2.46. Princpios do contraditrio e ampla defesa ------------------------------------------------------------------------------------------LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; ------------------------------------------------------------------------------------------Cabe assinalar, para finalizar este tpico, que o contraditrio e a ampla defesa so assegurados em processo judicial e administrativo. No obstante, no se aplica em caso de inqurito policial. 3.2.47. Provas ilcitas ------------------------------------------------------------------------------------------LVI - so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos; ------------------------------------------------------------------------------------------Provas ilcitas so aquelas obtidas com violao do direito material e so expressamente 39 repudiadas pela Constituio. So diferentes das provas ilegtimas, obtidas com violao do direito processual . So exemplos de provas ilcitas aquelas obtidas por meio de tortura, gravao clandestina, etc. 3.2.48. Princpio da presuno de inocncia ------------------------------------------------------------------------------------------LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; ------------------------------------------------------------------------------------------No Brasil, ningum considerado definitivamente culpado pela prtica de um ilcito enquanto no transite em julgado a sentena penal condenatria. Transitar em julgado significa que a deciso judicial no est mais sujeita a qualquer recurso. De duas, uma: todos os recursos existentes j foram utilizados; ou, no h mais prazo hbil para utiliz-los. No obstante, possvel que o indivduo seja preso antes de transitado em julgado a deciso, ou seja, antes de formulada definitivamente sua culpa. Isto porque o ordenamento jurdico prev uma srie de prises cautelares (priso em flagrante, temporria, preventiva, etc), que servem para acautelar, ou seja, garantir a eficcia do provimento jurisdicional final. 3.2.49. Identificao criminal ------------------------------------------------------------------------------------------LVIII - o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei; ------------------------------------------------------------------------------------------Trata-se de norma constitucional de eficcia contida. O texto constitucional assegura que as pessoas que possuem documento de identificao como registro geral (R.G.) ou carteira profissional de advogado, no devem ser identificadas criminalmente, a no ser nas hipteses definidas em lei. 3.2.50. Ao penal privada subsidiria da pblica ------------------------------------------------------------------------------------------LIX - ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal; ------------------------------------------------------------------------------------------No Brasil, a titularidade das aes penais, via de regra, do Ministrio Pblico, de acordo com o disposto no artigo 129, inciso I, da Constituio Federal: ------------------------------------------------------------------------------------------Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; ------------------------------------------------------------------------------------------Como direito formal designam-se as normas gerais atravs das quais so regulamentados a organizao e o processo das autoridades judiciais e administrativas, os chamados processo civil e penal e o processo administrativo. Por direito material entendem-se as normas gerais que determinam o contedo dos atos judiciais e administrativos, e que em geral so designadas como Direito civil, Direito penal e Direito administrativo (...). KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Op. cit. p.256.
39

21

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

Em algumas hipteses excepcionais, a titularidade conferida, pela lei, ao ofendido ou sua famlia ( o que se denomina de ao penal privada). O inciso em estudo trata da ao privada subsidiria da pblica que, no ensinamento de Mirabete pode ser intentada pelo ofendido ou seu representante legal nos crimes 40 de ao pblica se o Ministrio Pblico no oferece denncia no prazo legal . Ou seja, nos crimes cuja titularidade do Ministrio Pblico (e no nos crimes cuja titularidade do ofendido) h a possibilidade de o ofendido ou sua famlia promoverem a ao, quando houver inrcia do parquet. Se no se caracterizar esta inrcia, no h possibilidade de o particular exercer intentar a ao. 3.2.51. Publicidade dos atos processuais ------------------------------------------------------------------------------------------LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; ------------------------------------------------------------------------------------------A publicidade uma exigncia num Estado Democrtico de Direito, porque assegura, em certa medida, o controle dos atos do Poder Pblico. O inciso em questo refere-se aos julgamentos pelo Poder Judicirio e deve ser interpretado em conjunto com o artigo 93, inciso IX, da Constituio: ------------------------------------------------------------------------------------------Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princpios: (...) IX todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao; (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 45, de 2004) ------------------------------------------------------------------------------------------Nesse sentido, podemos afirmar que a regra a publicidade. As excees (ou seja, as restries publicidade) apenas podem ocorrer nos casos de: 1. defesa da intimidade art. 5, inc. LX; 2. interesse social art. 5, inc. LX; 3. direito intimidade art.93, inc. IX. 3.2.52. Priso ------------------------------------------------------------------------------------------LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; ------------------------------------------------------------------------------------------Como decorrncia da liberdade de locomoo, j estudada, a Constituio estabelece hipteses excepcionais para a priso das pessoas. Ou seja, a regra a manuteno da liberdade de locomoo, sendo sua limitao a exceo. Nesse sentido, a priso apenas admitida em caso de : 41 1. flagrante delito priso em flagrante um ato administrativo, como deixa entrever o art.301 , uma medida cautelar de natureza processual que dispensa ordem escrita e prevista expressamente pela Constituio Federal (...) Em sentido jurdico, flagrante uma qualidade do delito, o delito que est sendo cometido, praticado, o ilcito patente, irrecusvel, insofismvel, que permite a priso de seu 42 autor, sem mandado, por ser considerado a certeza visual do crime . 2. ordem escrita e fundamentada da autoridade competente O mandado de priso deve ser expedido pela autoridade competente, que, por ordem constitucional, apenas a autoridade judiciria, com as excees da Carta Magna (transgresso militar ou crime propriamente militar, art. 5, LXI). O instrumento

40 41

MIRABETE, Julio Fabbrini. Cdigo de processo penal interpretado. Op. cit. p.140. Refere-se ao Cdigo de Processo Penal. 42 Idem, ibidem. p.636.

22

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

escrito de ordem de captura o mandado de priso, que deve ser lavrado pelo escrivo e assinado pela 43 autoridade competente . Ou seja, a Constituio probe qualquer ordem de priso que no parta da autoridade judiciria, exceto, claro, a priso em flagrante delito, que pode ser efetuada por qualquer pessoa. Finalmente, o texto constitucional estabelece algumas excees regra: 1. transgresso militar; 2. crime propriamente militar. 3.2.53. Direitos do preso ----------------------------------------------------------------------------------------LXII - a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada; LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado; LXIV - o preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial; ----------------------------------------------------------------------------------------A Constituio enumera uma srie de direitos relativos s pessoas que tm sua liberdade restringida: 1. a priso deve ser comunicada ao juiz competente, famlia do preso ou pessoa por ele indicada; 2. direito de ser informado de seus direitos; 3. direito de permanecer calado; 4. direito assistncia familiar e de advogado; 5. direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio. 3.2.54. Relaxamento de priso ilegal e liberdade provisria ------------------------------------------------------------------------------------------LXV - a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria; LXVI - ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana; ------------------------------------------------------------------------------------------Como a liberdade de locomoo a regra, a Constituio determina que a priso ilegal ser imediatamente relaxada e que ningum permanecer preso quando couber a liberdade provisria. 3.2.55. Priso civil ------------------------------------------------------------------------------------------LXVII - no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel; ------------------------------------------------------------------------------------------Uma vez mais, a liberdade de locomoo foi tutelada como regra pela Constituio, por isso, vedada a priso civil por dvidas. Mas, o que uma priso civil? a priso que tem por objetivo no a punio do indivduo como ocorre com a priso penal mas obrig-lo ao cumprimento de uma obrigao. A Constituio estabelece duas excees, admitindo a priso civil por dvidas: 1. do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia se o inadimplemento for involuntrio, no h que se falar em priso; se a ausncia de pagamento for justificado (ou seja, escusvel), tambm no se cogita de priso; 2. do depositrio infiel depositrio a pessoa que recebe algo para guardar, sem que se torne proprietrio. Tem o dever de restitu-la a qualquer momento ao proprietrio. Infiel o depositrio que consome com a 44 coisa, no estando apto a devolv-la .
43

Id., ibid. p.617.

23

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda
45

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

3.2.56. Assistncia jurdica ------------------------------------------------------------------------------------------LXXIV - o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos; ------------------------------------------------------------------------------------------O dispositivo tem como objetivo propiciar a todas as pessoas o acesso justia. O artigo 46 134 , da Constituio Federal, determina que a defensoria pblica ser a instituio encarregada de prestar esta assistncia jurdica, sem prejuzo da participao de outros rgos pblicos e, inclusive, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Ressalte-se que o texto constitucional expresso ao vincular a assistncia jurdica integral apenas queles que comprovarem insuficincia de recursos. 3.2.57. Erro judicirio ------------------------------------------------------------------------------------------LXXV - o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena; ------------------------------------------------------------------------------------------A reparao de um dano causado um princpio geral de direito. Nesse caso especfico, a responsabilidade do Estado objetiva, ou seja, independe da comprovao de culpa, luz do disposto no 6, do artigo 37, da Constituio. O texto constitucional determina a indenizao em caso de: a) erro judicirio; b) priso alm do tempo fixado na sentena. 3.2.58. Gratuidade de certides e aes constitucionais ------------------------------------------------------------------------------------------LXXVI - so gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: a) o registro civil de nascimento; b) a certido de bito; LXXVII - so gratuitas as aes de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania. ------------------------------------------------------------------------------------------A Constituio assegura para os reconhecidamente pobres e na forma da lei, a gratuidade 47 do registro civil de nascimento e certido de bito . So os dois momentos mais importantes da vida humana: o nascimento e a morte. O STF j se manifestou a respeito destas gratuidades, considerando que os atos relativos ao nascimento e ao bito so a base para o exerccio da cidadania, sendo assegurada a gratuidade de todos os atos 48 necessrios ao seu exerccio (CF, art. 5, LXXVII) . A propsito, o Tribunal considerou que no h qualquer problema em estender tal gratuidade aos que no sejam reconhecidamente pobres, sendo certo que o texto constitucional estabeleceu apenas um mnimo a ser observado pela lei, que poder ser ampliado. No inciso LXXVII, a Constituio assegura a gratuidade: a) da ao de hbeas corpus; b) habeas data; c) atos necessrios ao exerccio da cidadania. As primeiras so aes que tm por objetivo liberar a pessoa de situaes de constrangimento, relativamente liberdade de locomoo ou no que tange a registros errneos ou incorretos. Os atos necessrios ao exerccio da cidadania so, por exemplo, aqueles referentes ao alistamento eleitoral, militar, etc. 3.2.59. Razoabilidade e celeridade processuais ------------------------------------------------------------------------------------------STF Informativo n. 495 Braslia, 18 a 22 de fevereiro de 2008 www.stf.gov.br Em 1 de maio de 2008, s 11:01hs. Os incisos LXVIII a LXXIII sero comentados quando tratarmos dos remdios constitucionais. 46 Art. 134. A Defensoria Pblica instituio essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientao jurdica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5, LXXIV.). 47 Vale conferir o artigo 236, da Constituio Federal: Art. 236. Os servios notariais e de registro so exercidos em carter privado, por delegao do Poder Pblico. (...) 2 - Lei federal estabelecer normas gerais para fixao de emolumentos relativos aos atos praticados pelos servios notariais e de registro. Ou seja, tais servios notariais devem ser remunerados normalmente. O que a Constituio faz abrir exceo quanto aos registros de nascimento e bito, para os reconhecidamente pobres.
45 48 44

Informativo STF n. 471. Acesso em: www.stf.gov.br, em 09 de outubro de 2007, s 00:30h.

24

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

LXXVIII a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. (Includo pela Emenda Constitucional n. 45, de 2004) ------------------------------------------------------------------------------------------Inciso acrescentado pela Emenda Constitucional n.45, de 2004. Tal dispositivo deve ser 49 interpretado em conjunto com o inciso XXXV (princpio da inafastabilidade da jurisdio), j estudado . Nesse sentido, alm de garantir a tutela jurisdicional definitiva, a Constituio, agora, quer que essa mesma tutela seja concedida de maneira clere, rpida. No basta dar justia, mister d-la rapidamente. De notar que tal garantia no se estende apenas aos processos judiciais, mas alcana, tambm, os administrativos. 3.3. Remdios constitucionais 3.3.1. Conceito Os remdios constitucionais so meios postos disposio dos indivduos para provocar a interveno das autoridades competentes visando a sanar, corrigir, ilegalidade e abuso de poder em prejuzo de direitos e interesses individuais. Alguns desses remdios revelam-se meios de provocar a atividade jurisdicional, e, ento, tm natureza de ao: so aes constitucionais. So garantias constitucionais na medida em que so instrumentos destinados a assegurar o gozo de direitos violados ou em vias de serem violados, ou simplesmente no atendidos (...) So, pois, espcies de garantias, que, pelo seu carter especfico e por sua funo saneadora, 51 recebem o nome de remdios e remdios constitucionais, porque consignados na Constituio . 3.3.2. Direito de petio ------------------------------------------------------------------------------------------XXXIV - so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; ------------------------------------------------------------------------------------------O direito de petio constitui o direito de as pessoas se dirigirem ou solicitarem a ateno do Poder Pblico, na defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder. Ressalte-se, desde logo, que tal direito pode ser exercido independentemente do pagamento de taxas, ou seja, trata-se de imunidade tributria. O direito de petio pode ser exercido contra qualquer autoridade de qualquer dos poderes (Poder Executivo, Legislativo ou Judicirio). A autoridade tem o dever de receber e analisar o pedido efetuado, dentro do prazo estabelecido em lei. Caso a autoridade ignore a petio ou se recuse a receb-la, pode-se impetrar mandado de segurana, para remediar a ilegalidade. 3.3.3. Direito de certido -------------------------------------------------------------------------------------------XXXIV - so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: (...) b) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal; ------------------------------------------------------------------------------------------A certido importante porque funciona como documento que comprova uma dada situao a situao certificada. Trata-se de direito cujo exerccio no se submete ao pagamento de taxas, ou seja, h, no caso, uma imunidade tributria. A aquisio das certides para a defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal um direito individual e pessoal. Negada a expedio da certido, o remdio adequado para sanar a ilegalidade o mandado de segurana e no o habeas data. 3.3.4. Habeas corpus
50

49 50

Conferir o item 3.2.26. Alguns autores denominam tutela constitucional das liberdades, outros, tutela das liberdades constitucionais. 51 SILVA, Jos Afonso da. Comentrio ... Op. cit. p.161.

25

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------LXVIII - conceder-se- "habeas-corpus" sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder; ------------------------------------------------------------------------------------------Trata-se de ao constitucional, de natureza penal, que tem como objeto a tutela da liberdade de locomoo das pessoas fsicas. H duas espcies de habeas corpus: liberatrio e preventivo. O primeiro se d quando a limitao da liberdade de locomoo j ocorreu. O segundo, tambm denominado salvoconduto, quando est em vias de ocorrer. O coator aquele que executa a ilegalidade ou abuso de poder. Geralmente uma autoridade pblica, mas pode ser tambm uma pessoa privada. O paciente a pessoa fsica que sofre a restrio. A legitimidade ativa no habeas corpus universal, ou seja, qualquer pessoa, com qualquer capacidade civil (crianas, pessoas com necessidades especiais) pode impetr-lo. Tambm a capacidade postulatria universal, quer dizer, no h a necessidade de nenhuma qualificao tcnico-jurdica para utiliz-lo. Dispensa-se, portanto, a presena do advogado. O habeas corpus no pode ser utilizado em face de punies disciplinares militares, conforme preceitua o artigo 142, 2, da Constituio. 3.3.5. Mandado de segurana ------------------------------------------------------------------------------------------LXIX - conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico; ------------------------------------------------------------------------------------------Antes de mais nada, cabe mencionar a regra da subsidiariedade. A utilizao do mandado de segurana fica subordinada anlise prvia da viabilidade de utilizao do habeas corpus ou habeas data. Apenas quando essas aes no puderem ser utilizadas, deve-se recorrer ao mandado de segurana. Trata-se de ao constitucional de natureza civil; meio posto disposio de todas as pessoas fsicas ou jurdicas para a proteo de direito lquido e certo, lesado ou ameaado de leso, por ato de autoridade ou agente no exerccio de atribuies do Poder Pblico. Pode ser preventivo ou repressivo. O primeiro visa a impedir que a leso a direito lquido e certo ocorra. O segundo, tem por objetivo reparar uma leso que j ocorreu. O objeto do mandado a proteo de direito lquido e certo (direito cujos fatos so incontroversos, ou seja, comprovados logo por ocasio da impetrao do writ). A legitimao ativa pertence s pessoas fsicas ou jurdicas que tenham, eventualmente, seus direitos lquidos e certos violados ou na iminncia de s-los. A legitimao passiva da autoridade coatora, que, geralmente, uma autoridade pblica, mas pode ser, tambm, um particular que esteja no exerccio de atribuies do Poder Pblico. 3.3.6. Mandado de segurana coletivo ------------------------------------------------------------------------------------------LXX - o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados; ------------------------------------------------------------------------------------------O mandado de segurana coletivo bastante parecido com o individual, que acabamos de estudar. Seu objeto a proteo de direitos lquidos e certos, mas, desta feita, pertencentes a uma coletividade ou categoria de pessoas. direcionado defesa de interesses coletivos em sentido amplo: direitos coletivos em sentido estrito, interesses individuais homogneos e interesses difusos. No que tange ao mandado de segurana coletivo, a informao mais importante para seu concurso gira em torno da legitimao ativa para a propositura do mesmo. Vejamos: 1. partido poltico com representao no Congresso Nacional tal representao significa a existncia de um deputado ou um senador filiado ao partido; 2. organizao sindical legalmente constituda e em defesa dos interesses de seus membros;

26

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

3. entidade de classe legalmente constituda e em defesa dos interesses de seus membros; 4. associao legalmente constituda, na defesa dos interesses de seus membros e em funcionamento h pelo 52 menos um ano. Tais entidades legitimadas atuam como substitutas processuais, ou seja, em nome prprio na defesa de direito alheio (de seus filiados). Trata-se, portanto, de legitimao extraordinria. 3.3.7. Mandado de injuno ------------------------------------------------------------------------------------------LXXI - conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania; ------------------------------------------------------------------------------------------Analisemos, para compreender melhor o Mandado de Injuno, o seguinte dispositivo constitucional, que trata da greve dos servidores pblicos: ------------------------------------------------------------------------------------------Art. 37. (...) VII - o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica; (Redao dada pela Emenda Constitucional n. 19, de 1998) ------------------------------------------------------------------------------------------Perceba que a Constituio remete o exerccio do direito de greve dos servidores pblicos, 53 aos termos e limites estabelecidos em lei especfica . Pois bem, quando estudamos o princpio da separao de poderes, vimos que o Poder Legislativo o encarregado de elaborar as leis. Pergunta-se: o que ocorre caso este 54 Poder no cumpra sua misso constitucional, ou seja, no legisle? Os servidores ficam desamparados, sem poder exercer um direito constitucionalmente garantido? Em princpio, sim. Para evitar tal situao, a Constituio previu, como remdio constitucional, o mandado de injuno. Trata-se de ao constitucional de natureza civil, destinada ao combate da inrcia do Poder Pblico no cumprimento do dever de legislar, quando tal omisso ocasionar a inviabilidade do exerccio: a) dos direitos e liberdades constitucionais; b) das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. O mandado de injuno pode ser utilizado por qualquer pessoa, fsica ou jurdica, que esteja em situao na qual a ausncia de norma impea o exerccio de um direito, liberdade, etc. O STF admite a possibilidade de impetrao de mandado de injuno coletivo, tendo por legitimados os mesmos designados para o Mandado de Segurana Coletivo. Quanto legitimao passiva, apenas os rgos ou autoridade pblicas responsveis pela omisso normativa podem ser acionados. Ou seja, os particulares no podem figuram no plo passivo de tal ao. 3.3.8. Habeas data ------------------------------------------------------------------------------------------LXXII - conceder-se- "habeas-data": a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; ----------------------------------------------------------------------------------Vejamos a definio de Vallado: O habeas data ao constitucional de natureza civil e procedimento sumrio, que protege o direito personalssimo do indivduo ao acesso s informaes sobre sua
Note que a exigncia de estar em funcionamento h pelo menos 01 (um) ano refere-se to-somente s associaes e no aos partidos, organizaes sindicais ou entidades de classe. Norma constitucional de eficcia limitada. 54 A generalidade desta situao omisso legislativa implica no fenmeno designado pela doutrina como sndrome de inefetividade das normas constitucionais.
53 52

27

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

pessoa, constantes de bancos de dados de entidades governamentais, ou de entidades privadas, mas que tenham 55 carter de publicidade, e manuteno dessas informaes corretas, verdicas e completas . Segundo a Constituio, o habeas data pode ser utilizado para: 1. assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrantes, constantes de registros ou banco de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; 2. para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; Apenas a prpria pessoa titular das informaes almejadas pode impetrar o habeas data. Trata-se de uma ao de carter personalssimo. A legitimao passiva das entidades governamentais ou de entidades privadas que tenham carter pblico. O cabimento do habeas data condiciona-se necessidade de negativa na via administrativa, de maneira que inexistir interesse de agir se no houver relutncia do detentor das informaes em fornec-las ao interessado. 3.3.9. Ao popular ------------------------------------------------------------------------------------------LXXIII - qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia; ------------------------------------------------------------------------------------------Trata-se de ao constitucional de carter civil, cuja titularidade foi reservada ao cidado, para a proteo de direitos que pertencem a toda a coletividade, tendo como objetivo anular ato lesivo ao patrimnio pblico, moralidade administrativa, meio ambiente, patrimnio histrico e cultural. Quem o cidado, legitimado ativo da ao popular? Trata-se do nacional no gozo dos direitos polticos, pelo que se afasta o estrangeiro e as pessoas jurdicas da legitimao ativa. Ou seja, considera-se cidado o eleitor, aquele que procedeu ao alistamento eleitoral. A ao popular visa a anular ato lesivo aos seguintes bens jurdicos: a) patrimnio pblico; b) patrimnio de entidade da qual o Estado participe; c) moralidade administrativa; d) meio ambiente; e) patrimnio histrico e cultural. No plo passivo figuram, principalmente, as pessoas jurdicas pblicas ou privadas, em nome das quais foi produzido o ato. 3.4. Aplicao imediata dos direitos e garantias fundamentais ------------------------------------------------------------------------------------------ 1 - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata. ------------------------------------------------------------------------------------------A Constituio determina que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tenham aplicao imediata. O sentido a ser extrado o de que os direitos e garantias devem ter a mxima eficcia possvel. Nesse sentido, Alexandre de Moraes: Em regra, as normas que consubstanciam os direitos fundamentais democrticos e individuais so de eficcia e aplicabilidade imediatas. A prpria Constituio Federal, em uma norma-sntese, determina tal fato dizendo que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm 56 aplicao imediata (CF, art.5, 1). 3.5. Rol exemplificativo ------------------------------------------------------------------------------------------ 2 - Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. ------------------------------------------------------------------------------------------55 56

VALLADO. Op. cit. 177. MORAES. Direitos humanos ... Op. cit. p.22/23.

28

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

Os direitos e garantias expressos na Constituio no excluem outros decorrentes: a) do regime por ela adotado; b) dos princpios por ela adotados; c) dos tratados internacionais em que a Repblica figure como parte. Jos Afonso da Silva ensina: O regime adotado o democrtico representativo, com participao direta e pluralista. Os princpios adotados so tambm os democrticos, os republicanos, os federalistas, os da realizao dos direitos fundamentais do homem, o princpio do respeito dignidade da pessoa 57 humana, o da cidadania plena, entre outros . Nesse sentido, o prprio STF reconheceu como clusula ptrea o princpio da anterioridade tributria (CF, art. 150, inc. III, letras b e c), considerando-o como direito fundamental do contribuinte. 3.6. Tratado internacional ------------------------------------------------------------------------------------------ 3 Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. (Includo pela Emenda Constitucional n. 45, de 2004) ------------------------------------------------------------------------------------------O que um tratado internacional? Tratado todo acordo formal concludo entre sujeitos 58 de direito internacional pblico, e destinado a produzir efeitos jurdicos. Pelo direito constitucional brasileiro, as autoridades competentes para a elaborao do tratado so, respectivamente, o Presidente da Repblica (CF, art.84, inc. VIII) e o Congresso Nacional, a quem compete resolver definitivamente sobre o mesmo (CF, art.49, inc. I). Assim, resumidamente, temos: 2) Celebrao do tratado pelo Presidente da Repblica (art. 84, inc. VIII); 3) Deliberao pelo Congresso Nacional. Caso o tratado seja aprovado, este assume a forma de decreto legislativo (art.49, inc. I); 4) Troca ou depsito dos instrumentos de ratificao pelo Poder Executivo junto aos demais pactuantes internacionais; 5) Finalmente, como ato normativo que d publicidade e executoriedade ao tratado em mbito interno, decreto presidencial. Uma vez concludo todo esse procedimento, o tratado passa a ter fora normativa internamente. A pergunta que surge : que status tem esse tratado? Ou, por outra via: tem a mesma hierarquia das leis ordinrias, hierarquicamente superior ou inferior? Muito bem, o tratado ingressa no ordenamento interno com o mesmo status das leis ordinrias, podendo revog-las ou ser revogado por elas. Entretanto, vimos no item anterior que os tratados internacionais podem veicular normas relativas a direitos e garantias fundamentais. Nesse caso, luz do 2, j analisado, continuariam a ter status de lei ordinria ou passariam a ter status constitucional? Em vista de grande embate doutrinrio acerca do tema, a Emenda Constitucional n.45/2004, acrescentou o 3, ao artigo 5, tentando solucionar a questo. Nesse caso particular, temos que os tratados e as convenes que versem sobre direitos 59 humanos podem adquirir o status de emenda constitucional, se os decretos legislativos que os veicularem forem aprovados com as mesmas exigncias relativas aprovao das emendas constitucionais aprovao em cada Casa do Congresso, em dois turnos, com trs quintos dos votos dos respectivos membros. 3.7. Tribunal penal internacional ---------------------------------------------------------------------------------------- 4 O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. (Includo pela Emenda Constitucional n. 45, de 2004) ----------------------------------------------------------------------------------------O Tribunal Penal Internacional foi criado pela ONU, para julgamento de crimes praticados contra a humanidade, onde quer que ocorram. Sua criao teve como objetivo evitar a repetio constante dos tribunais de exceo para estes casos, como os de Nuremberg, Ruanda e da ex-Iugoslvia.
57 58

SILVA, Jos Afonso da. Comentrio ... Op. cit. p.178. REZEK, Jos Francisco. Direito internacional pblico: curso elementar. 9 ed. So Paulo: Saraiva, 2002. p.14. 59 Podem adquirir. Ou seja, no algo automtico. A aquisio desse status depende do cumprimento de certos requisitos estabelecidos pelo prprio pargrafo.

29

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

A Emenda n. 45/2004, recepcionou constitucionalmente o Tribunal Penal Internacional, visto que o Brasil j manifestou adeso ao mesmo. Vamos, mais uma vez, importante lio de Jos Afonso da Silva: A constitucionalizao do TPI tem igualmente uma dimenso simblica e histrica, mas no pode ser entendida como desprestgio ou qualquer restrio jurisdio nacional. Dizer que o Brasil se submete sua jurisdio vale dizer que suas sentenas sero acatadas e executadas pelas autoridades brasileiras, salvo quando contrariarem frontalmente regras da Constituio como caso, j observado, da priso perptua. Nesse particular, a recepo constitucional do TPI tem relevncia porque espanca dvida quanto relao da jurisdio nacional e dessa jurisdio internacional. Esta complementar em relao quela, mas, uma vez exercida, fica a jurisdio nacional 60 obrigada a acat-la e execut-la tal como uma deciso judicial interna, com a ressalva j consignada supra . QUESTES: 01. Quais so os elementos constitutivos da noo de Estado? a) territrio e povo; b) povo, apenas; c) governo, territrio, povo e finalidade; d) soberania. 02. A prestao da assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos, prevista na Constituio da Repblica como direito fundamental, incumbncia precpua: a) do Ministrio Pblico. b) da Defensoria Pblica. c) da Advocacia-Geral da Unio. d) das Procuradorias dos Estados e Municpios. 03. Segundo a Constituio Federal, o Direito de Certido pode ser exercido pelo indivduo: a) junto aos rgos pblicos e privados. b) para esclarecimento de situaes de interesse de terceiros. c) para a defesa de direitos personalssimos. d) somente por meio do pagamento de taxa. 04. Os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna, a) podem equivaler Emenda Constituio. b) equivalem sempre lei ordinria. c) no necessitam de referendo do Congresso Nacional, desde que celebrados pelo Presidente do prprio Congresso Nacional. d) no podem ser declarados inconstitucionais. 05. A Constituio Federal NO assegura gratuidade para a obteno de a) registro civil de nascimento, aos reconhecidamente pobres. b) certido de bito, aos reconhecidamente pobres. c) assistncia judiciria, aos que comprovarem insuficincia de recursos. d) assistncia religiosa, aos que comprovarem insuficincia de recursos. 06. Os direitos fundamentais, segundo o texto da Constituio Federal, a) tm aplicao imediata, mas, alguns deles, podem ser suspensos durante a interveno federal. b) tm aplicao imediata, mas, alguns deles, podem ser suspensos durante o estado de stio. c) tm aplicao imediata e nunca podem ser suspensos. d) no tm aplicao imediata.

60

SILVA, Jos Afonso da. Comentrio ... Op. cit. p.181/182.

30

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Constitucional Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

07 A razovel durao do processo judicial a) no direito consagrado na Constituio Federal. b) direito consagrado na Constituio Federal, mas pode ser suprimido por Emenda Constituio. c) direito consagrado na Constituio Federal, mas pode ser suprimido por tratado internacional, desde que aprovado, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. d) direito consagrado na Constituio Federal e no pode ser suprimido por Emenda Constituio. 08. Dentre as garantias constitucionais, o indivduo, para assegurar o conhecimento de informaes relativas sua pessoa, constantes de bancos de dados de entidades governamentais, poder valer-se de a) Mandado de Segurana Coletivo. b) Mandado de Injuno. c) Habeas Data. d) Ao Popular. 09. Segundo previso expressa da Constituio Federal, os tratados internacionais sobre direitos humanos, em que a Repblica Federativa do Brasil for parte, equivalero, na ordem interna, a) s emendas constitucionais, desde que aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. b) s leis ordinrias, porque sempre devero ser aprovados, em cada Casa do Congresso, em dois turnos, por maioria simples dos votos dos respectivos membros. c) aos Decretos Regulamentares, por serem atos praticados exclusivamente pelo Presidente da Repblica, enquanto Chefe de Governo, sem a participao do Congresso Nacional. d) s sentenas estrangeiras, porque devem ser previamente homologados pelo Superior Tribunal de Justia. 10. (OAB/SP 125) O direito do indivduo obter informaes dos rgos pblicos, prescrito na Constituio Federal, a) absoluto, porque, na condio de direito fundamental, no pode ser restringido, inclusive sob estado de stio. b) relativo, porque s pode ser exercido para obteno de informaes de interesse pessoal. c) absoluto, porque no sofre nenhuma ressalva expressa da Constituio da Repblica. d) relativo, porque no abrange as informaes cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade.

Gabarito:
12345678910C B C A D B D C A D

31

Vous aimerez peut-être aussi