Vous êtes sur la page 1sur 18

Cinemtica vetorial Questo aberta:

01. Em que movimentos permanece constante: a) o mdulo da velocidade vetorial; b) a direo de velocidade vetorial; c) a velocidade vetorial.

Testes:
02. (FATEC) Um automvel percorre 6,0km para o norte e, em seguida 8,0km para o leste. A intensidade do vetor posio, em relao ao ponto de partida : a) 10 km b) 14 km c) 2,0 km d) 12 km e) 8,0 km

03. Considere uma partcula descrevendo uma trajetria circular. O vetor posio associado ao movimento da partcula: a) ser constante; b) ter mdulo necessariamente constante; c) somente ter mdulo constante se a origem do sistema de coordenada for o centro da circunferncia; d) somente ter mdulo constante se a origem do sistema de coordenadas pertencer a uma reta normal ao plano da trajetria e passando pelo centro da circunferncia descrita; e) ser nulo.

04. (OSEC) Um mvel percorre uma trajetria circular de 1,00 metro de raio. Aps percorrer um quarto de circunferncia, o deslocamento do mvel , aproximadamente: a) 1,00m b) 1,41m c) 3,14m d) 6,28m e) n.d.a.

05. (MACKENZIE) Um corpo atirado verticalmente para cima a partir do solo com velocidade inicial de mdulo 50 m/s. O mdulo de sua velocidade vetorial mdia entre o instante de lanamento e o instante em que retorna ao solo : a) 50 m/s b) 25 m/s

c) 5,0 m/s d) 2,5 m/s e) zero

06. (PUC - RS) As informaes a seguir referem-se a um movimento retilneo realizado por um objeto qualquer. I. A velocidade vetorial pode mudar de sentido. II. A velocidade vetorial tem sempre mdulo constante. III. A velocidade vetorial tem direo constante. A alternativa que representa corretamente o movimento retilneo : a) I, II e III b) Somente III c) Somente II d) II e III e) I e III

07. Considere uma partcula em movimento. A respeito de sua velocidade vetorial (instantnea) assinale a opo falsa: a) tem direo sempre tangente trajetria; b) tem sentido sempre concordante com o sentido do movimento; c) tem intensidade sempre igual ao valor absoluto da velocidade escalar (instantnea); d) somente constante se o movimento for retilneo e uniforme; e) constante no movimento circular e uniforme.

08. Considere uma partcula em movimento circular e uniforme. Assinale a opo falsa: a) a velocidade escalar constante; b) a velocidade vetorial tem mdulo igual ao da velocidade escalar; c) a velocidade vetorial tem mdulo constante; d) a velocidade vetorial varivel; e) a velocidade vetorial mdia e a velocidade escalar mdia tm mdulos iguais.

09. Em um movimento com trajetria retilnea podemos afirmar: a) a acelerao tangencial ser nula; b) a acelerao tangencial ter mesmo sentido da velocidade vetorial; c) a acelerao tangencial ter sempre o mesmo sentido; d) a acelerao tangencial, suposta no nula, ter sempre a mesma direo; e) a acelerao tangencial ser constante.

10. (UFPA) Uma partcula percorre, com movimento uniforme, uma trajetria no retilnea. Em cada instante teremos que: a) Os vetores velocidade e acelerao so paralelos entre si; b) A velocidade vetorial nula; c) Os vetores velocidade e acelerao so perpendiculares entre si; d) Os vetores velocidade a acelerao tm direes independentes; e) O valor do ngulo entre o vetor velocidade e o vetor acelerao muda de ponto a ponto.

Resoluo:
01 - a) O mdulo da velocidade vetorial igual ao da velocidade escalar e ser constante se o movimento for uniforme. b) A velocidade vetorial ter direo constante se a trajetria for retilnea. c) Para a velocidade vetorial ser constante ela deve ser todas as suas caractersticas constantes e, portanto, o movimento dever ser retilneo e uniforme. 02 - A 06 - E 03 - D 07 - E 04 - B 08 - E 05 - E 09 - D

10 - C

Composio de movimentos
Testes:
01. (FEI) Um vago est animado de velocidade cujo mdulo V, relativa ao solo. Um passageiro, situado no interior do vago move-se com a mesma velocidade, em mdulo, com relao ao vago. Podemos afirmar que o mdulo da velocidade do passageiro, relativa ao solo, : a) certamente menor que V; b) certamente igual a V; c) certamente maior que V; d) um valor qualquer dentro do intervalo fechado de 0 a 2V; e) n.d.a.

02. A lei de movimento de uma partcula, relativamente a um referencial cartesiano, dada pelas equaes x = 2,0t2 e y = 1,0t2 + 1,0 um unidades do SI. A trajetria da partcula uma: a) circunferncia b) elipse c) hiprbole d) parbola e) reta

03. (UNITAU) A trajetria descrita por um ponto material P e a equao horria da projeo horizontal de P, num sistema de coordenadas cartesiano ortogonal Oxy, expressas em unidades do sistema internacional, so respectivamente: y = 0,125x2 e x = 6,0t, onde x e y so coordenadas de P e t tempo. A velocidade de P segundo Ox e a acelerao de P segundo Oy, em unidades do sistema internacional, tm densidades iguais a: a) 4,5 e 6,0 b) 6,0 e 9,0 c) 3,0 e 9,8 d) 6,0 e 4,5 e) 3,0 e 9,0

04. Um saveiro, com motor a toda potncia, sobe o rio a 16 km/h e desce a 30 km/h, velocidades essas, medidas em relao s margens do rio. Sabe-se que tanto subindo como descendo, o saveiro tinha velocidade relativa de mesmo mdulo, e as guas do rio tinham velocidade constante V. Nesse caso, V, em km/h igual a: a) 7,0 b) 10 c) 14 d) 20 e) 28 05. Um homem rema um barco com velocidade de 5,00 km/h na ausncia de correnteza. Quanto tempo ele gasta para remar 3,00 km rio abaixo e voltar ao ponto de partida num dia em que a velocidade da correnteza de 1,0 km/h? a) 1,25 h b) 1,20 h c) 1,15 h d) 1,10 h e) 1,00 h

06. (VUNESP) Gotas de chuva que caem com velocidade v = 20 m/s, so vistas atravs da minha vidraa formando um ngulo de 30 com a vertical, vindo da esquerda para a direita. Quatro automveis esto passando pela minha rua com velocidade de mdulos e sentidos indicados. Qual dos motoristas v, atravs do vidro lateral, a chuva caindo na vertical?

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) nenhum deles v a chuva na vertical.

07. Um barco pode atravessar um rio de largura constante, de modo que o tempo de trajeto seja o mnimo possvel. Para tanto: a) o barco deve ser disposto em relao correnteza de modo que o percurso seja o mnimo possvel; b) o barco deve ser disposto de modo que a sua velocidade em relao s margens seja a mxima possvel; c) o barco deve ser disposto de modo que sua velocidade resultante em relao s margens seja perpendicular correnteza; d) o barco deve ser disposto de modo que sua velocidade prpria (velocidade relativa s guas) seja perpendicular correnteza; e) n.d.a.

08. (SANTA CASA) Um automvel percorre um trecho retilneo de uma estrada mantendo constante sua velocidade escalar linear. O ponto de contato entre um pneu e a estrada: a) tem velocidade nula em relao estrada; b) tem velocidade nula em relao ao automvel; c) est em repouso em relao qualquer ponto do pneu; d) executa movimento circular e uniforme em relao estrada; e) tem a mesma velocidade linear do centro da roda, em relao estrada.

09. (UNIP) Considere um automvel com velocidade constante em uma estrada reta em um plano horizontal. No pneu do automvel esto desenhados quatro patinhos. Quando o automvel passa diante de um observador parado beira da estrada, este tira uma fotografia do pneu.

Na figura representamos o pneu no instante da fotografia e os quatro patinhos ocupam as posies A, B, C e D. A respeito da nitidez dos patinhos na foto podemos afirmar que: a) O patinho C o mais ntido e o patinho A menos ntido. b) Todos os patinhos so igualmente ntidos. c) Todos os patinhos tm nitidez diferente. d) O patinho A o mais ntido. e) O patinho D o menos ntido.

10. A figura mostra uma roda que rola sem deslizar sobre o solo plano e horizontal.

Se o eixo da roda se translada com velocidade constante de intensidade 50 m/s, que alternativa apresenta os valores mais prximos das intensidades das velocidades dos pontos A, B e C em relao ao solo, no instante considerado? ponto A ponto B ponto C a) 50 m/s 50 m/s 50 m/s b) zero 70 m/s 100 m/s c) zero 50 m/s 100 m/s d) 25 m/s 30 m/s 50 m/s e) 100 m/s 100 m/s 100 m/s

Resoluo:
01 - D 06 - C 02 - E 07 - D 03 - B 08 - A 04 - A 09 - A 05 - A 10 - B

Cinemtica escalar

Questo aberta:

01. Voc um ponto material? Exemplifique.

Testes:
02. Considere um ponto na superfcie lunar. A trajetria desse ponto ser: a) circular; b) elptica; c) retilnea; d) depende do referencial adotado; e) n.d.a. Texto para as questes 03 e 04 O esquema a seguir representa o perfil de uma estrada, que vai ser percorrida por um carro.

O ponto A corresponde ao marco zero da estrada e adotado como origem dos espaos. A conveno de sinais para a medida do espao indicada no desenho (de A para F). A medida dos arcos entre os pontos sucessivos sempre de 50 km (AB = BC = CD = DE = EF = 50km). No instante t = 0, denominado origem dos tempos, o carro inicia seu movimento, obedecendo a seguinte lei horria: s = 50 + 50t2 (t em h; s em km). Depois de uma hora de viagem, o movimento do carro passou a obedecer a seguinte lei horria: s = 100t (t em h; s em km). Nota: o tempo t medido desde a partida do carro. 03. Aps meia hora do incio da viagem o carro se encontra em uma posio na estrada entre: a) o quilmetro 12 e o quilmetro 13; b) o quilmetro 50 e o quilmetro 60; c) o quilmetro 62 e o quilmetro 63; d) o quilmetro 0 e o quilmetro 1; e) o quilmetro 30 e o quilmetro 31.

04. O carro passa pelo ponto E da estrada aps um tempo de viagem de: a) 1,0h b) 2,0h c) 3,0h d) 4,0h e) 5,0h

Texto para as questes 05 e 06 Consideremos um ponto material em trajetria retilnea e cuja equao horria dada por: s = 1,0 t3-1,0 t (SI) 05. Admitindo que o movimento estudado tenha seu incio no instante t = 0 podemos afirmar que o mvel vai estar na origem dos espaos: a) apenas no instante t = 1,0s b) em dois instantes c) em trs instantes d) em nenhum instante e) n.d.a.

06. A velocidade escalar mdia entre os instantes t = 0 e t = 2,0s: a) 3,0 b) zero c) 6,0 d) 1,0 e) -3,0

Texto para as questes 07 e 08 Consideremos um ponto material em trajetria retilnea e cuja equao horria dada por: s = 1,0 t3-1,0 t (SI) 07. A velocidade escalar instantnea em funo do tempo ser expressa, em unidades do SI, por: a) v = 1,0 t3 - 1,0 t b) v = 3,0 t2 - 1,0 c) v = 6,0 t d) v = 0 e) v = 3,0 t2

08. O espao inicial e a velocidade escalar inicial, em unidades SI, valem respectivamente: a) 0 e 0 b) 0 e -1,0 c) 2,0 e 2,0 d) -1,0 e 0 e) -2,0 e -2,0

09. O movimento de um ponto material obedece funo horria: s = -1,0t2 + 2,0t, sendo s medido em metros e t em segundos. No instante t = 2,0s, o movimento : a) progressivo e retardado; b) retrgrado e acelerado; c) progressivo e acelerado; d) retrgrado e retardado; e) uniforme.

10. Um ponto material move-se em trajetria retilnea obedecendo funo horria s = 6,0 - 2,0t + 1,0t2, onde s o espao e t o tempo em unidades SI. Podemos afirmar que: a) o movimento sempre progressivo; b) o movimento sempre retrgrado; c) o movimento retrgrado at o instante t = 1,0 segundo e progressivo a partir deste instante; d) o movimento retrgrado at o instante t = 6,0 segundos e progressivo a partir deste instante; e) n.d.a.

Resoluo:
01 - Depende das distncias envolvidas no movimento realizado. Uma pessoa considerada um ponto material quando vai a p de sua residncia ao seu local de trabalho, suposto distante. A mesma pessoa deixa de ser um ponto material quando est fazendo ginstica, pois os deslocamentos realizados, quando se faz ginstica, so de mesma ordem de grandeza das dimenses da pessoa. 02 - D 06 - A 03 - C 07 - B 04 - B 08 - B 05 - B 09 - B

10 - C

Movimento Uniforme
01. A luz solar gasta 5,0 . 102 s para chegar Terra. O dimetro do Sol da ordem de 1,4 . 106 km. Seja 10n a ordem de grandeza do nmero de corpos idnticos ao Sol que cabem no espao entre o Sol e a Terra, com centros na reta que una o centro do Sol ao centro da Terra. O valor de n : a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 10 02. Abaixo esto representados, exatamente como foram obtidos, 5 pedaos de fita, marcados por uma "campainha" que os fere periodicamente e com uma freqncia constante. Estas fitas foram puxadas pela mo, no sentido assinalado, representando, portanto, a velocidade da mo do observador.

Qual das fitas representa, no intervalo de tempo considerado (10 tiques), o movimento que tem velocidade escalar mdia maior? a) I b) II c) III d) IV e) V 03. (FUND. CARLOS CHAGAS) Um trem de 200m de comprimento, com velocidade escalar constante de 60 km/h, gasta 36s para atravessar completamente uma ponte. A extenso da ponte, em metros, de: a) 200 b) 400 c) 500 d) 600 e) 800 Para as questes 04 e 05 Dois pontos materiais A e B caminham sobre uma mesma reta e no mesmo sentido. na origem dos tempos a distncia entre os pontos de 5,0 km. A velocidade escalar de A de 80 km/h e a velocidade escalar de B de 60 km/h, mantidas constantes.

04. A velocidade escalar de A relativa a B igual a: a) zero; b) 80 km/h; c) -20 km/h d) 20 km/h e) -80 05. A encontra B: a) no instante t = 15 h; b) no instante t = 15 min; c) no instante t = 1/4 min; d) nunca

km/h

e)

n.d.a

Para as questes 06 e 07 Dois pontos materiais A e B caminham sobre uma mesma reta e no mesmo sentido. na origem dos tempos a distncia entre os pontos de 5,0 km. A velocidade escalar de A de 80 km/h e a velocidade escalar de B de 60 km/h, mantidas constantes.

06. A funo horria que descreve o movimento de B, relativo a A para s em km e t em h, representada por: a) s = 5,0 - 20t b) s = 5,0 + 20 t c) s = 20t d) s = -20t e) n.d.a. 07. A funo horria que descreve o movimento de A, relativo a B para s em km e t em h, representada por: a) s = -5,0 - 20t b) s = 5,0 + 20 t c) s = 20t - 5,0 d) s = -20t e) n.d.a. 08. Considere dois trens T1 e T2 caminhando em linhas frreas retilneas e paralelas com velocidades de intensidade V1 = 36 km/h e V2 = 72 km/h, em sentidos opostos. Um observador O1 est no trem T1 e nota que a passagem de T2, diante de sua janela, durou um intervalo de tempo de 10s. O tempo gasto por T2, para passar por um tnel de comprimento 200m, de: a) 25s b) 20s c) 30s d) 50s e) 60s Para as questes 09 e 10 Considere um movimento cuja posio s, em funo do tempo t, est representado no grfico.

09. A distncia percorrida pelo mvel entre os instantes t = 0 e t = 20s, em metros, vale: a) -40 b) zero c) 20 d) 40 e) 80 10. O mvel passa pela origem no instante: a) zero b) 5,0s c) 10s d) 15s e) 20s

Resoluo:
01 - B 06 - A 02 - A 07 - C 03 - B 08 - A 04 - D 09 - E 05 - B 10 - C

Movimento variado
Testes:
01. (FUVEST) Um veculo parte do repouso em movimento retilneo e acelera com acelerao escalar constante e igual a 2,0 m/s2. Pode-se dizer que sua velocidade escalar e a distncia percorrida aps 3,0 segundos, valem, respectivamente: a) 6,0 m/s e 9,0m; b) 6,0m/s e 18m; c) 3,0 m/s e 12m; d) 12 m/s e 35m; e) 2,0 m/s e 12 m 02. (FUND. CARLOS CHAGAS) Dois mveis A e B movimentam-se ao longo do eixo x, obedecendo s equaes mvel A: xA = 100 + 5,0t e mvel B: xB = 5,0t2, onde xA e xB so medidos em m e t em s. Pode-se afirmar que:

a) A e B possuem a mesma velocidade; b) A e B possuem a mesma acelerao; c) o movimento de B uniforme e o de A acelerado; d) entre t = 0 e t = 2,0s ambos percorrem a mesma distncia; e) a acelerao de A nula e a de B tem intensidade igual a 10 m/s2. 03. (MACKENZIE) Um mvel parte do repouso com acelerao constante de intensidade igual a 2,0 m/s2 em uma trajetria retilnea. Aps 20s, comea a frear uniformemente at parar a 500m do ponto de partida. Em valor absoluto, a acelerao de freada foi: a) 8,0 m/s2 b) 6,0 m/s2 c) 4,0 m/s2 d) 2,0 m/s2 e) 1,6 m/s2 04. (UFMA) Uma motocicleta pode manter uma acelerao constante de intensidade 10 m/s2. A velocidade inicial de um motociclista, com esta motocicleta, que deseja percorrer uma distncia de 500m, em linha reta, chegando ao final desta com uma velocidade de intensidade 100 m/s : a) zero b) 5,0 m/s c) 10 m/s d) 15 m/s e) 20 m/s 05. (UFPA) Um ponto material parte do repouso em movimento uniformemente variado e, aps percorrer 12 m, est animado de uma velocidade escalar de 6,0 m/s. A acelerao escalar do ponto material, em m/s vale: a) 1,5 b) 1,0 c) 2,5 d) 2,0 e) n.d.a. 06. (UNIP) Na figura representamos a coordenada de posio x, em funo do tempo, para um mvel que se desloca ao longo do eixo Ox.

Os trechos AB e CD so arcos de parbola com eixos de simetria paralelos ao eixo das posies. No intervalo de tempo em que o mvel se aproxima de origem dos espaos o seu movimento : a) uniforme e progressivo; b) retrgrado e acelerado; c) retrgrado e retardado; d) progressivo, retardado e uniformemente variado; e) progressivo, acelerado e uniformemente. 07. (PUCC) Um vaso de flores cai livremente do alto de um edifcio. Aps ter percorrido 320cm ele passa por um andar que mede 2,85 m de altura. Quanto tempo ele gasta para passar por esse andar? Desprezar a resistncia do ar e assumir g = 10 m/s2. a) 1,0s b) 0,80s c) 0,30s d) 1,2s e) 1,5s 08. (PUCC) Duas bolas A e B, sendo a massa de A igual ao dobro da massa de B, so lanadas verticalmente para cima, a partir de um mesmo plano horizontal com velocidades iniciais. Desprezando-se a resistncia que o ar pode oferecer, podemos afirmar que: a) o tempo gasto na subida pela bola A maior que o gasto pela bola B tambm na subida; b) a bola A atinge altura menor que a B; c) a bola B volta ao ponto de partida num tempo menor que a bola A; d) as duas bolas atingem a mesma altura; e) os tempos que as bolas gastam durante as subidas so maiores que os gastos nas descidas. 09. (UFPR) Um corpo lanado verticalmente para cima, atinge certa altura, e desce. Levando-se em conta a resistncia do ar, pode-se afirmar que o mdulo de sua acelerao : a) maior, quando o corpo estiver subindo; b) maior, quando o corpo estiver descendo; c) igual ao da acelerao da gravidade, apenas quando o corpo estiver subindo; d) o mesmo, tanto na subida quanto na descida; e) igual ao da acelerao da gravidade, tanto na subida quanto na descida. 10. (UCPR) Num local onde a acelerao da gravidade vale 10 m/s2 uma pedra abandonada de um helicptero no instante em que este est a uma altura de 1000m em relao ao solo. Sendo 20s o tempo que a pedra gasta para chegar ao solo, pode-se concluir que no instante do abandono da pedra o helicptero: (Desprezam-se as resistncias passivas) a) subia b) descia c) estava parado d) encontrava-se em situao indeterminada face aos dados; e) esta situao impossvel fisicamente.

Resoluo:
01 - A 06 - D 02 - E 07 - C 03 - A 08 -D 04 - A 09 - A 05 - A 10 - A

Vetores
Questes abertas:
01. Um projtil lanado com uma velocidade de mdulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ngulo de 60. Calcule os componentes horizontal e vertical da velocidade.

02. (INATEL) Dois corpos A e B se deslocam segundo trajetria perpendiculares, com velocidades constantes, conforme est ilustrado na figura adiante.

As velocidades dos corpos medidas por um observador fixo tm intensidades iguais a: VA = 5,0 (m/s) e VB = 12 (m/s). Quanto mede a velocidade do corpo A em relao ao corpo B?

Testes:
03. (UnB) So grandezas escalares todas as quantidades fsicas a seguir, EXCETO: a) massa do tomo de hidrognio; b) intervalo de tempo entre dois eclipses solares; c) peso de um corpo; d) densidade de uma liga de ferro; e) n.d.a.

04. (UEPG - PR) Quando dizemos que a velocidade de uma bola de 20 m/s, horizontal e para a direita, estamos definindo a velocidade como uma grandeza: a) escalar b) algbrica c) linear d) vetorial e) n.d.a.

05. (UFAL) Considere as grandezas fsicas: I. Velocidade II. Temperatura III. Quantidade de movimento IV. Deslocamento V. Fora Destas, a grandeza escalar : a) I b) II c) III d) IV e) V

06. (CESGRANRIO) Das grandezas citadas nas opes a seguir assinale aquela que de natureza vetorial: a) presso b) fora eletromotriz c) corrente eltrica d) campo eltrico e) trabalho

07. (FESP) Num corpo esto aplicadas apenas duas foras de intensidades 12N e 8,0N. Uma possvel intensidade da resultante ser: a) 22N b) 3,0N c) 10N d) zero e) 21N

08. (FUND. CARLOS CHAGAS) O mdulo da resultante de duas foras de mdulos F1 = 6kgf e F2 = 8kgf que formam entre si um ngulo de 90 graus vale: a) 2kgf b) 10kgf c) 14kgf d) 28kgf e) 100kgf

09. (UFAL) Uma partcula est sob ao das foras coplanares conforme o esquema abaixo. A resultante delas uma fora, de intensidade, em N, igual a:

a) 110 b) 70 c) 60 d) 50 e) 30

10. (ACAFE) Os mdulos das foras representadas na figura so F1 = 30N, F2 = 20 N e F3 = 10N. Determine o mdulo da fora resultante:

a) 14,2 N b) 18,6 N c) 25,0 N d) 21,3 N e) 28,1 N

Resoluo:
01 - Vx = 10m/s

02 - 13 m/s 03 - C 07 - C 04 - D 08 - B 05 - B 09 - D 06 - D 10 - D

Vous aimerez peut-être aussi