Vous êtes sur la page 1sur 12

(Modelo de Artigo Cientfico)

OS

TIPOS

FUNDAMENTAIS

DE

DOMINAO

POLTICA

NA

VISO

WEBERIANA

HAMILTON ALMEIDA FERREIRA Professor Mestre Faculdade de Direito Santo Agostinho

RESUMO Este artigo trata das formas de dominao poltica tipificadas por Max Weber, num mbito definido de exerccio do poder poltico. Os tipos fundamentais de dominao poltica, conforme o autor em estudo define, proporcionam um enorme espao, dentro dos diversos exemplos histricos, para que possam ser analisados. As formas de dominao poltica tipificadas por WEBER apresentam certa relevncia do papel desempenhado pela dominao em todos os tipos de formao social, seja ela, economicamente, mais ou menos importante e politicamente, mais ou menos organizada. Weber conceitua trs tipos fundamentais de dominao: a dominao burocrtica, baseada num sistema de regras racionais estatudas; a dominao tradicional, centrada no patriarcalismo e no patrimonialismo e que encontra seu fundamento na autoridade pessoal e na tradio sagrada; e, a dominao carismtica, que se fundamenta na entrega ao extraordinrio, na crena no carisma, na revelao ou graa concedida determinada pessoa, como por exemplo, um heri ou um redentor poltico.

PALAVRAS-CHAVE: Dominao. Poltica. Poder. Autoridade.

ABSTRACT

This article discusses the forms of political dominationtypified by Max Weber, a defined scope for the exercise of political power. The basic types of political domination, as the author sets the study, provide a huge space, within the various historical examples, that can be analyzed. The forms of political domination typified by WEBER have some relevance of the role of domination in all types of social formation, be it economically, more or less important and politically, more or less organized. WEBER conceptualizes three basic types of domination: the bureaucratic domination, based on a rational system of rules laid down; traditional domination, focused on patriarchy and the patrimonial and which finds its basis in personal authority and sacred tradition, and the charismatic domination, which is based on delivery to the extraordinary, the belief in charisma, the revelation or grace granted to a particular person, such as a hero or a political redeemer.

1. Introduo Nas formaes sociais de todos os tipos, sejam as economicamente mais relevantes ou menos relevantes, as de formaes politicamente mais organizadas ou menos organizadas, a dominao desempenha um papel claro de poder1, porm nem toda posio de poder manifesta-se como forma de dominao. Mas, em grande parte das formas de dominao, o modo como os meios econmicos so empregados para conservar a dominao influencia, diretamente, na estrutura em que se exerce o poder. Tambm ajuda na definio da estrutura, aquela funo intermediria que possui o interesse em
1

Em sentido social, o poder pode ir desde a capacidade geral de agir, at a capacidade do homem em determinar o comportamento do homem: poder do homem sobre o homem. No campo da poltica, o poder considerado como uma das variveis fundamentais, em todos os setores de estudo da poltica: na anlise das burocracias, das organizaes de estruturas hierrquicas, das relaes internacionais, dos sistemas polticos nacionais e locais. Desta forma, o poder est ancorado por um lado na institucionalizao e na legitimao da autoridade e, por outro na possibilidade efetiva do recurso ameaa e, como extrema medida, ao uso da violncia. BOBBIO, N. Dicionrio de Poltica.

obedecer, para obter ou manter o poder de domnio sobre aqueles em funes inferiores. Nem sempre a dominao busca alcanar, para seus detentores, uma quantidade expressiva de bens, a simples disposio de bens, ou seja, na mo de quem os bens estiverem, ou como esta pessoa dispor dos bens, ocasionalmente estar exercendo, direta ou indiretamente uma forma de dominao. Exemplificando, uma determinada pessoa, escolhida para ocupar um cargo de secretrio de ao social, cuja uma das funes a distribuio de alimentos, poder canalizar esta ao de diversas formas, seja atendendo a interesses pessoais ou de quem o colocou no cargo, vislumbrando para um ou para o outro um cargo pblico de maior relevncia onde poder exercer o domnio poltico. A maneira como sua atividade for exercida ir determinar por conseqncia as atitudes do assistido que, para sua subsistncia, deixar ser influenciado. As formas com as quais possvel elencar os conceitos de dominao fazem com que no se restrinja a um nico significado. A subsistncia de toda dominao depende do apelo aos princpios de sua legitimao. So trs as formas de poder, a serem analisadas neste artigo, que podem validar e legitimar a dominao poltica, conforme a viso de MAX WEBER exposta em sua obra Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. So elas: a) Poder Burocrtico: Baseado num sistema de regras racionais estatudas, pactuadas ou impostas, que encontram obedincia quando a pessoa por elas autorizada a exige. O portador individual do poder de mando est legitimado por aquele sistema de regras racionais, sendo seu poder legtimo, na medida em que exercido de acordo com aquelas regras. Obedece-se s regras e no pessoa, ocorre quando a ao social de uma formao de domnio se baseia numa relao associativa racional. b) Poder Tradicional: Encontra seu fundamento na autoridade pessoal, na tradio sagrada, isto , no habitual, no que tem sido assim desde sempre, tradio que prescreve obedincia diante de determinadas pessoas. A ao social, numa viso vinculada a relaes de autoridade tradicionais. c) Poder Carismtico: A formao de dominao carismtica apia-se na autoridade no racionalmente e nem tradicionalmente fundamentada de

personalidades concretas, esta pode encontrar seu fundamento na entrega ao extraordinrio, ao novo, na crena no carisma, isto , na revelao atual ou na graa concedida a determinada pessoa - em redentores, profetas e heris de qualquer espcie. Estas formas de poder compem o que WEBER denomina de tipos fundamentais puros da estrutura da dominao, que sero abordados e analisados no desenvolvimento deste artigo.

2. A dominao burocrtica Alguns fatores, que formam o princpio das competncias oficiais fixas, constituem a existncia de uma autoridade burocrtica, seja na dominao baseada no direito pblico ou na dominao de uma empresa burocrtica de economia privada. So eles: a) A existncia de uma forma de distribuio fixa das atividades regularmente necessrias para realizar os fins do complexo burocraticamente dominado, como deveres oficiais; b) A necessidade dos poderes de mando, determinados para cumprir estes deveres, estar expressamente distribudos, e os meios coativos que eventualmente podem empregar devem estar tambm expressamente delimitados por regras; c) A criao de providncias planejadas, contratando pessoas com qualificao regulamentada de forma geral, para o cumprimento regular e contnuo dos deveres assim distribudos e o exerccio dos direitos correspondentes. Outro princpio que constitui o funcionamento do poder burocrtico o da hierarquia dos cargos. Trata-se do sistema devidamente regulamentado de mando e subordinao das autoridades, com fiscalizao das autoridades inferiores pelas superiores, oferecendo ao mesmo tempo, ao dominado a possibilidade de apelar de uma autoridade inferior instncia superior desta. Para que uma administrao seja considerada moderna e organizada, esta tem que se basear na organizao dos seus documentos, cujo original sempre se registra e arquiva, e ter um quadro de funcionrios subalternos e

escrives de todas as espcies, alm de separar, por princpio, o escritrio da moradia privada, distinguindo em geral a atividade oficial, como rea especial, da esfera da vida privada, e os recursos monetrios e outros meios oficiais da propriedade privada do funcionrio. Formao que por toda parte produto de um longo desenvolvimento. Encontra-se esta estrutura tanto nas empresas pblicas quanto naquelas da economia privada, estendendo-se nestas ltimas, tambm, ao empresrio dirigente ou a profissionais liberais. O avano da organizao burocrtica deve-se a sua superioridade tcnica sobre qualquer outro tipo de estrutura. Com o desenvolvimento em alta escala dos aparatos burocrticos, torna-se mais econmico investir em funcionrios qualificados que contribuem para renovao dos procedimentos e para a busca de resultado mais calculveis. Nesse sentido WEBER (1999, p. 212) expe:
A exigncia da realizao mais rpida possvel das tarefas oficiais, alm de inequvoca e contnua, atualmente dirigida administrao, em primeiro lugar, pela economia capitalista moderna. As modernas empresas capitalistas de grande porte so elas mesmas, em regra, modelos inigualados de uma rigorosa organizao burocrtica. Suas relaes comerciais baseiam-se, sem exceo, em crescente preciso, continuidade e, sobretudo, rapidez das operaes. Isto est condicionado, por sua vez, pela natureza peculiar dos modernos meios de transporte e comunicao, dos quais faz parte, entre outras coisas, o servio de informaes da imprensa. (...) A realizao conseqente da dominao burocrtica significa o nivelamento da honra estamental e, portanto, quando no se restringe ao mesmo tempo o princpio da liberdade de mercado, a dominao universal da situao de classe. Se esta conseqncia da dominao burocrtica no se deu por toda parte paralelamente ao grau de burocratizao, isto se deve diversidade dos possveis princpios que determinam a cobertura das necessidades nas comunidades polticas. Mas tambm para a burocracia moderna, o segundo elemento, as regras calculveis, tem importncia predominante. A peculiaridade da cultura moderna, especialmente a de sua base tcnico-econmica, exige precisamente esta calculabilidade do resultado.

Pode-se entender como estrutura burocrtica perfeita aquela que se baseia na desumanizao dos seus atos, na eliminao do amor, do dio e de todos os elementos sentimentais, puramente pessoais e, de modo geral irracionais, que criam obstculos na execuo das tarefas oficiais. As ordens movidas por simpatia pessoal, favor, gratido, do lugar ao especialista no envolvido pessoalmente e, por isso, rigorosamente objetivo. Torna-se necessrio nos lugares onde existe a democracia de massas, que visa acabar com os privilgios patrimoniais e plutocrticos, ter uma

administrao que coloca o trabalho profissional remunerado em destaque, respeitando as avaliaes tcnicas e pareceres devidamente fundamentados. Uma complexo estrutura quase burocrtica plenamente slido, realizada como torna-se um da social extremamente instrumento

transformao em relaes de dominao, ela continua sendo um meio de poder de primeira categoria para aquele que dispe do aparato burocrtico, desde que seja uma estrutura bem organizada, ordenada e dirigida de forma planejada. Onde quer que a burocratizao da administrao tenha sido levada de maneira consistente, cria-se uma forma praticamente inquebrantvel das relaes de dominao. O funcionrio individual no pode desprender-se do aparato do qual faz parte. Os dominados, por sua vez, no podem nem prescindir de um aparato de dominao burocrtico, uma vez existente, nem substitu-lo, porque este se baseia numa sntese bem planejada de instruo especfica, especializao tcnica com diviso do trabalho e firme preparo para exercer determinadas funes habituais e dominadas com destreza. Se este aparato suspende o trabalho ou forado a faz-lo, a conseqncia um caos, sendo difcil a tarefa de improvisar uma instituio substitutiva. Isto se aplica tanto esfera administrativa pblica quanto da economia privada, tal como se verifica com as greves de funcionrios pblicos, bem como com as greves e manifestaes das categorias pertencentes economia privada. Pode-se dizer, com o devido cuidado, que a burocratizao fomentada pelo avano da democracia, apesar de ser um fundamento particularmente favorvel, prudente deixar presente o fato de que a democracia tambm inimiga do domnio burocrtico, podendo criar, neste papel, rupturas e obstculos muito sensveis para a organizao burocrtica. Mesmo assim, o poder da burocracia plenamente desenvolvida sempre muito grande, desde que pactuada com a sociedade no intuito de favorecer a todos de forma isenta na busca do fortalecimento institucional.

3. A dominao tradicional A estrutura tradicional da dominao se baseia em relaes rigorosamente pessoais, superioridade fsica, dependncia patrimonial,

convivncia, entre outras. Tambm denominada como dominao patriarcal, quando sua origem encontra-se na autoridade do chefe da comunidade domstica ou de dominao patrimonial, quando h uma relao de poder em virtude dos bens que o senhor tradicional possui. Para uma melhor compreenso dos fundamentos bsicos que norteiam o poder institucional, apresentado no tpico anterior, e o poder tradicional, WEBER (1999, p. 234) faz um paralelo entre a dominao burocrtica e a patriarcal:
(...) ambas encontram seu apoio interior, em ltima instncia, na obedincia a normas por parte dos submetidos ao poder. Estas normas, no caso da dominao burocrtica, so racionalmente criadas, apelam ao senso da legalidade abstrata e baseiam-se em instruo tcnica; na dominao patriarcal, ao contrrio, fundamentam-se na tradio; na crena na inviolabilidade daquilo que foi assim desde sempre. E a significao das normas nas duas fundamentalmente diferente. Na dominao burocrtica a norma estatuda que cria a legitimao do detentor concreto do poder para dar ordens concretas. Na dominao patriarcal a submisso pessoal ao senhor que garante a legitimidade das regras por este estatudas, e somente o fato e os limites de seu poder de mando, tm por sua vez, sua origem em normas, mas em normas no-estatudas, sagradas pela tradio.

O poder de domnio patriarcal est inserido, pela tradio, na figura do senhor e caso o seu poder no esteja limitado pela tradio ou por poderes concorrentes, ele o exerce de forma ilimitada, arbitrria e sem compromisso com regras. Nestes casos de autoridade domstica, situaes remotas, naturalmente surgidas, que vai construindo a fonte da crena na autoridade, baseada em piedade; na convivncia especificamente ntima, pessoal e duradoura no mesmo lar, daqueles que so os dominados submetidos comunidade domstica; na superioridade normal da energia fsica e psquica do homem para a mulher submetida a autoridade domstica; na necessidade objetiva de apoio para a criana; no hbito e na influncia persistente da educao e lembranas arraigadas da infncia e juventude para o filho; e para o servo, baseada na falta de proteo fora da esfera de poder de seu patro. O patriarcalismo no se baseia somente em vnculos de sangue, a primitiva concepo patriarcal trata das relaes entre procriao e nascimento, o poder domstico sob o aspecto de propriedade. Os filhos de todas as mulheres submetidas ao poder domstico (tradicional) de um homem, tanto da esposa como das escravas, eram considerados, independentemente da

paternidade biolgica, seus filhos ou seus protegidos, assim como so considerados seus gados os animais nascidos de seus rebanhos. O comunismo primitivo exercido nas comunidades domsticas, tanto na esfera sexual quanto na econmica, foi submetido a limites cada vez mais estreitos, devido ao sucesso de outras formas de dominao, como a da empresa racional, tratando-se de uma descentralizao da comunidade domstica. Esta prpria relao de dependncia permanece como uma relao de lealdade. Mas uma relao baseada em tal fundamento, por mais que se represente inicialmente uma denominao puramente unilateral, faz surgir a exigncia de reciprocidade, por parte dos submetidos ao poder e, esta exigncia, em virtude da natureza da relao, adquire reconhecimento social como costume. O senhor detentor do poder tradicional, de acordo com o costume, deve ao submetido a proteo de perigos externos ou algo em troca pela explorao da capacidade de trabalho do dominado. Em contra partida, o submetido deve ao senhor seu apoio, com todos os meios disponveis. Nos casos da estrutura de dominao patriarcal, onde o poder domstico descentralizado mediante a cesso de bens aos filhos ou, eventualmente, a outros dependentes da comunidade domstica, WEBER denomina como dominao patrimonial. A obteno de um domnio poltico de um senhor sobre outros, no submetidos ao poder domstico, significa ento a agregao ao poder domstico de outras relaes de dominao. Conforme cita WEBER (1999, p. 246):
O senhor patrimonial poltico est unido com os dominados numa comunidade consensual, a qual existe tambm independentemente de um poder militar patrimonial autnomo e se baseia na convico de que o poder senhorial tradicionalmente exercido seja o direito legtimo do senhor. A uma pessoa neste sentido legitimamente dominada por um prncipe patrimonial queremos chamar aqui de sdito poltico.

Aparentemente na relao de dominao poltica patrimonial, com a progressiva diviso das funes e racionalizao, sobretudo com o aumento das tarefas escritas e o estabelecimento de uma hierarquia ordenada de instncias, pode assumir traos burocrticos. Porm, falta ao cargo patrimonial a distino burocrtica entre a esfera privada e a oficial, estas se confundem. A administrao poltica tratada como assunto puramente pessoal do senhor, e a

propriedade e o exerccio do seu poder poltico, como parte integrante de seu patrimnio pessoal. A forma com que ele exerce o poder objeto de seu livre arbtrio, desde que a santidade da tradio, que interfere por toda parte no lhe imponha limites. Toma decises puramente pessoais at mesmo sobre a delimitao das competncias e atribuies de seus funcionrios e protegidos. Ao contrrio da burocracia, o servidor patrimonial tem uma relao, puramente pessoal, de submisso ao senhor. A fidelidade ao cargo do funcionrio patrimonial no uma fidelidade objetiva do servidor perante tarefas objetivas, cuja extenso e contedo esto delimitados por determinadas regras, mas, sim, uma fidelidade de criado que se refere de forma rigorosamente pessoal ao senhor e constitui uma parte integrante de seu dever de princpio universal de piedade e fidelidade. Desta forma a estrutura de dominao patrimonial poltica no conhece o conceito de competncia nem o de autoridade administrativa no sentido conceitual moderno. Vigora uma situao de relao de poder sempre instvel, sem garantias expressas. Nesta estrutura de dominao poltica, a capacidade pessoal do senhor de impor a sua vontade , em alto grau, decisiva para a proporo em que este realiza na prtica seu poder nominal, assegurando a qualquer custo a unidade de seu domnio para que suas pretenses sejam garantidas.

4. A dominao carismtica Na estrutura de poder tradicional, que tem como qualidade importante a continuidade, o patriarca o lder natural da vida cotidiana. Na estrutura burocrtica, que tambm possui carter cotidiano, mas dentro da esfera racional, tem-se uma relao permanente com seu sistema de regras racionais e de satisfao de necessidades constantes e quase sempre previsveis. Em oposio a toda espcie de organizao administrativa, a estrutura de dominao carismtica no conhece nenhuma forma e nenhum procedimento ordenado de nomeao ou demisso, nem de carreira ou promoo; no conhece nenhum salrio, nenhuma instruo especializada, regulamentada do portador do carisma ou de seus ajudantes e nenhuma instncia controladora ou qual se possa apelar; no lhe esto atribudos determinados distritos ou

competncia objetivas exclusivas e, por fim, no h nenhuma instituio permanente e independente das pessoas e da existncia de seu carisma pessoal, maneira das autoridades burocrticas. Ao contrrio, o detentor do poder carismtico conhece apenas determinaes e limites imanentes. O portador do carisma assume tarefas que consideram adequadas e exige obedincia e adeso em virtude de sua misso. Seu sucesso depender do xito em sua misso. Caso esta no seja reconhecida por aqueles aos quais ele se sente enviado, sua exigncia fracassa. A satisfao de todas as necessidades que transcendem as exigncias da vida econmica cotidiana tem fundamentos carismticos. Enfatiza WEBER (1999, p. 326)
O heri carismtico no deriva sua autoridade de ordens e estatutos, como o faz a competncia burocrtica, nem de costumes tradicionais ou promessas de fidelidade feudais como o poder patrimonial, mas sim consegue e a conserva apenas por provas de seus poderes na vida. Deve fazer milagres se pretende ser um profeta, e realizar atos hericos, se pretende ser um lder guerreiro. Mas, sobretudo deve provar sua misso divina no bem estar daqueles que a ele devotamente se entregam. Caso contrrio, ele evidentemente no o senhor enviado pelos deuses.

fundamento

do

poder

carismtico

est

no

reconhecimento

puramente efetivo da misso pessoal do senhor carismtico pelos dominados e tem sua origem na entrega fiel ao extraordinrio, alheio a toda regra e tradio e por isso considerado divino, e que pode nascer do desespero ou do entusiasmo. A dominao carismtica genuna desconhece disposies jurdicas, regulamentos abstratos e a jurisdio formal. Seu direito concentra-se no resultado concreto da vivncia extremamente pessoal de graa celestial e fora herica, significa renncia ao compromisso com toda ordem externa em favor da glorificao exclusiva do autntico esprito proftico e herico. E principalmente, comporta-se de maneira revolucionria, podendo inverter valores e romper soberanamente com todas as normas tradicionais ou racionais institudas. A dominao poltica carismtica, contraria a afirmao de que a racionalizao e a ordem racional revolucionam de fora para dentro, exercendo seus efeitos e manifestando seu poder revolucionrio de dentro para fora a partir de uma reao central homognea do modo de pensar dos dominados, quase sempre de forma cega.

Enquanto a ordem burocrtica se limita a substituir a crena na santidade por normas racionais, pelo fortalecimento das instituies e a dominao tradicional, fundamentada no poder patriarcal, patrimonial, na dependncia pelo costume, o poder carismtico, em sua forma de manifestao suprema, rompe todas as regras e tradio, em vez do respeito diante dos costumes, exige o carismtico sujeio ntima ao nunca visto, devoo absolutamente singular.

5. Consideraes Finais A dominao poltica, num sentido mais amplo, um dos elementos mais importantes da ao social. Isso no representa que toda ao social possui uma estrutura direcionada a uma forma de dominao, mas, em sua maioria, h uma correlao entre uma e outra. Como foi possvel observar, no artigo apresentado, em diversas estruturas, sejam elas pblicas ou privadas, h como detectar aes que apontam para uma determinada forma de dominao. Os fins so distintos assim como suas aes e, por conseguinte a maneira de exercer a dominao diferente. Neste sentido MAX WEBER (1999, p. 187) bem contundente: todas as reas da ao social, sem exceo, mostram-se profundamente influenciadas por complexos de dominao. Para que ocorra a relao entre dominador e dominado, no apenas diretamente na esfera das relaes ou dos mercados privados, mas tambm em outras situaes de dominao, necessrio que haja a obedincia. A obedincia pode ser refletida no cumprimento do mandado por convico de sua conformidade, por um sentimento de obrigao, por medo, por mero costume, por causa de vantagens pessoais ou por devoo. Quem exerce a dominao poltica est administrando um poder de domnio. O poder de comando pode assumir vrias aparncias, at mesmo aquela em que o dominador est a servio dos dominados. O estudo da teoria weberiana que tipifica as vrias formas de dominao poltica identifica de forma delimitada os princpios fundamentais que

aliceram a base das trs formas de poder dominador: a burocrtica, a tradicional e a carismtica.

Bibliografia ARISTTELES. Poltica. Trad. Mrio da Gama Kury. Braslia: UnB, 1985. BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; GIANFRANCO, Pasquino. Dicionrio de Poltica. Coord. da traduo Joo Ferreira. 7. ed. Braslia: UnB, 1995. BONAVIDES, Paulo. Cincia e Poltica. 10. ed. So Paulo: Malheiros, 1997. FRANA, Jnia Lessa; VASCONCELLOS. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 8. ed. Rev. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009. IANNI, Octavio. A Formao do Estado Populista na Amrica Latina. 2. ed. Revista e Ampliada. So Paulo: tica, 1989. LEAL, Vtor Nunes. Nova Fronteira, 1997. LIMA JR., Olavo Brasil de. Democracia e Instituies Polticas no Brasil dos anos 80. So Paulo: Loyola, 1993. RODRIGUES, Marly. A Dcada de 50: Populismo e metas desenvolvimentistas no Brasil. 3. ed. So Paulo: tica, 1996. TABAK, Fanny (org.). Ideologias - Populismo. Rio de Janeiro: Eldorado, 1973. WEBER, Max. Cincia e Poltica: Duas Vocaes. Trad. Leonidas Hegenberg. So Paulo: Cultrix, 1999. WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Braslia, DF: Universidade de Braslia, 1999. WEFFORT, Francisco Correia. O Populismo na Poltica Brasileira. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. Coronelismo, Enxada e Voto. 3. ed. Rio de Janeiro:

Vous aimerez peut-être aussi