Vous êtes sur la page 1sur 12

ADENSAMENTO DO CONCRETO: ANLISE DO USO DO VIBRADOR DE IMERSO Lucas Borges Santana Antnio Freitas da Silva Filho

Resumo: Com este trabalho buscou-se analisar o uso do vibrador de imerso a partir de uma investigao feita em 10 canteiros de obras na cidade de Salvador-BA. As visitas s obras foram feitas em dia de concretagem para que se pudesse avaliar o procedimento de adensamento do concreto. A Norma NBR 14931:2004 Execuo de estruturas de concreto Procedimento foi utilizada como base para a pesquisa, pois faz referncia, em seu item 9.6.2, pgina 21, aos cuidados que devem ser tomados no adensamento com vibradores de imerso. Os resultados no foram satisfatrios e mostra que a grande maioria dos profissionais envolvidos no processo no cumpre o que exigido pela Norma, bem como h uma srie de erros que podem vir a prejudicar a qualidade e a segurana das estruturas de concreto armado.

Palavras-chave: Concreto armado; Adensamento; Vibrador de imerso. 1.0 Introduo Na execuo de estruturas de concreto armado, em suas diversas etapas, deve haver um controle de qualidade a fim de se obter um produto dentro dos padres recomendados pelas normas regulamentadoras. A etapa do adensamento consiste em compactar a massa de concreto a fim de diminuir o maior volume possvel dos vazios encontrados no seu interior, preenchidos por bolhas de ar. Pode-se dizer que atualmente a grande maioria das obras, principalmente as prediais, utiliza o equipamento vibrador de imerso para adensar o concreto fresco. Segundo Andriolo (1984), durante as concretagens de estruturas comum a utilizao de vibradores de imerso para obteno de um bom adensamento. O controle de qualidade no processo de adensamento com utilizao do vibrador de imerso pode vir a evitar o surgimento futuro de problemas relacionados ao concreto endurecido como, por exemplo, trincas, exposio precoce das armaduras, ninhos de concretagem, baixa resistncia, e, at mesmo, o comprometimento da estrutura, ou seja, problemas que envolvem a segurana e a economia da sociedade. Cnovas (1988) afirma que uma vibrao mal feita pode ocasionar problemas no concreto os quais aparecero com sintomas patolgicos diferentes, embora os mais freqentes sejam os ninhos de pedras e bolhas O interesse pessoal do pesquisador surgiu devido a observao de uma rotina de erros durante a utilizao do vibrador de imerso pelos operrios das obras onde estagiou, alm da inexistncia de um devido controle por parte dos engenheiros e encarregados no momento da concretagem.

Autor: Lucas Borges Santana, formando em Engenharia Civil pela Universidade Catlica do Salvador, email: lucasbs@oi.com.br Orientador: Antnio Freitas da Silva Filho, professor da Universidade Catlica do Salvador

Segundo Mattos (1997), talvez, realmente no esteja sendo dada, por parte dos engenheiros, encarregados e, principalmente, os prprios vibradoristas (profissional que manipula o equipamento no momento da concretagem), a devida importncia quanto ao uso adequado do vibrador de imerso. A norma NBR 14931:2004 Execuo de estrutura de concreto procedimento, recomenda alguns cuidados na utilizao deste equipamento, os quais, geralmente no so seguidos. 2.0 Metodologia Mtodo de investigao baseado em visitas a obras no momento da concretagem e acompanhamento do processo de adensamento do concreto, com registro de tudo o que foi observado. Como instrumentos de apoio foram listadas as recomendaes da NBR 14931, quanto utilizao do vibrador de imerso e os erros mais comuns citados por diversos autores. Com essas listas foram desenvolvidos dois quadros de acompanhamento, aplicados no momento das visitas com a finalidade de facilitar a identificao dos possveis erros. Devido impossibilidade de se registrar fotograficamente tudo o que foi observado, foram criados, tambm, dois questionrios para utilizao em campo. O objetivo das perguntas era avaliar o conhecimento do tema por parte dos operrios e o nvel de participao dos engenheiros e encarregados na ocorrncia do problema. Desta forma pde-se expor no corpo desse artigo, de forma comprovada, uma estatstica da ocorrncia de erros no processo de adensamento do concreto. 3.0 Referencial Terico 3.1 Adensamento Adensamento consiste em compactar a massa de concreto a fim de diminuir o maior volume possvel dos vazios encontrados no seu interior e preenchidos por bolhas de ar. Alves (1982) diz que o adensamento do concreto se faz necessrio para eliminar os vazios no seu interior, aumentando sua compacidade. Para Andriolo (1984), ao ser lanada no local de aplicao, a massa de concreto apresenta vazios decorrentes da prpria ao, dos misturadores, dos processos de transporte e de lanamento. As bolhas, ou vazios, se originam devido ao manuseio do concreto, e podem se constituir em pontos de pouca resistncia e permeveis. O processo de adensamento do concreto baseia-se essencialmente, na eliminao do ar aprisionado. O mtodo mais antigo de conseguir isso consiste em golpear ou apiloar a superfcie do concreto para expulsar o ar e forar as partculas a uma disposio mais compacta.(NEVILLE, 1982)

3.2 Vibrador de imerso 3.2.3 Definio Um vibrador de imerso composto de trs partes distintas: 1) Fonte de energia, a qual pode ser pneumtica, motor eltrico ou a gasolina 2) Agulha vibrante 3) Magueira Nas obras, geralmente, os vibradores so separados por motor (fonte de energia) e mangote (agulha vibrante + mangueira). 3.2.2 Utilizao Com o desenvolvimento de novas tecnologias, surgiu no mercado o processo de vibrao com equipamentos mecnicos. Estes, mais conhecidos como vibradores de concreto, so classificados de acordo com o modo de aplicao e de acordo, tambm, com a energia acionante. Segundo Neville (1982): [...] Nos mtodos mais modernos usa-se a vibrao, atravs da qual, as partculas so momentaneamente separadas, possibilitando seu agrupamento em uma massa compacta. O mtodo prefervel de adensamento (ou compactao) a vibrao interna. Sua vantagem est no fato de que o vibrador age imerso no concreto fresco, maximizando a transferncia dos impulsos de vibrao [...] A vibrao do concreto talvez seja a etapa mais importante da concretagem. (MATTOS, 1997) Durante as concretagens de estruturas comum a utilizao de vibradores de imerso (ANDRIOLO, 1984) Este , talvez, o mais comum dos vrios tipos de vibradores. (NEVILLE, 1982).

Figura 1 Vibrador de imerso eltrico. (Fonte: Revista Tchne, Jul-Ago 1997)

3.2.2 Escolha

Tabela 1 Faixas de aplicao de vibradores de imerso (Fonte: MATTOS, Aldo Drea Boas Vibraes em sua Obra, 1997 - Tchne Jul-Ago 1997, apud Guide for Consolidation of Concrete American Concrete Institute)

Segundo Mattos (1997), a amplitude afeta mais o movimento do agregado grado e o efeito da freqncia sentido na pasta. Diante disso, afirma que concretos mais plsticos devem ser, preferencialmente, adensados com vibradores de alta freqncia e, analogamente, misturas mais speras e secas devem ser vibradas em baixas freqncias e altas amplitudes. Ainda Mattos, afirma: O raio de vibrao tambm depende da trabalhabilidade da mistura. Um mesmo vibrador apresenta raios maiores para misturas mais plsticas, pois o efeito da vibrao da agulha se propaga melhor em um meio mais fluido. Ento a escolha do vibrador deve ser feita baseada no tipo de concreto a ser utilizado e, claro, nas dimenses das peas a serem concretadas. A exemplo, h dificuldade de penetrao de uma agulha vibratria de bitola > 35 mm numa viga com largura igual a 14cm e alta densidade de armadura; poder no haver penetrao completa da agulha na pea, prejudicando o processo e a qualidade do produto.

3.2.3 Recomendaes NBR 14931:2004 Execuo de estruturas de concreto Procedimento: 1 Preferencialmente aplicar o vibrador na posio vertical; 2 Vibrar o maior nmero possvel de pontos ao longo do elemento estrutural; 3 Retirar o vibrador lentamente, mantendo-o sempre ligado, a fim de que a cavidade formada pela agulha se feche novamente; 4 No permitir que o vibrador entre em contato com a parede da frma, para evitar a formao de bolhas de ar na superfcie da pea, mas promover um adensamento uniforme e adequado de toda a massa de concreto, observando os cantos e arestas, de maneira que no se formem vazios; 5 Mudar o vibrador de posio quando a superfcie apresentar-se brilhante. YAZIGI (2001): 1 Introduzir e retirar a agulha lentamente (o vibrador deve entrar no concreto por si s), de modo que a cavidade formada se feche naturalmente. 2 Em geral, 15 segundos so suficientes para adensar a rea em que a agulha est imersa. Desaconselha-se vibrar alm do necessrio, pois a permanncia excessiva do vibrador imerso poder causa segregao dos materiais do concreto. 3 Vrias incises, mais prximas e por menos tempo, produzem melhores resultados. 4 Evitar o contato da agulha do vibrador com as frmas, utilizando-o na vertical. No vibrar o concreto pela armadura. 5 No desligar o vibrador enquanto ele estiver imerso no concreto so outras medidas importantes. MATTOS (1997): 1 A agulha do vibrador deve estar totalmente submersa durante a vibrao, em posio vertical (a agulha s deve ser colocada inclinada ou na horizontal no caso extremo de a laje ser muito pouco espessa). 2 A distancia entre os pontos de insero consecutivos deve ser em torno de 1,25 vezes o raio de ao do vibrador, a fim de que haja superposio entre as reas vibradas. 3 Os operrios devem ser capazes de identificar visualmente o raio de ao (pode-se determinar o raio cravando-se uma barra de ao no concreto fresco e medindo sua vibrao para diferentes distancias do vibrador). 4 A maneira correta de introduzir a agulha vibrante no concreto fresco deix-la afundar por si s. 5 O vibrador deve permanecer imerso por 5 a 15 segundos.

4.0 Coleta e anlise de dados Nesta etapa, no momento da visita, foram utilizadas duas tabelas de apoio (ver a seguir) para facilitar a identificao e registro de possveis erros no adensamento do concreto. Com a utilizao da Tabela 2 abaixo, foi possvel identificar a aplicao das recomendaes da Norma. Essa tabela foi desenvolvida a partir das recomendaes citadas no item 9.6.2, pgina 21 da NBR 14931:2004 Execuo de estruturas de concreto Procedimento.
Nmero 1 2 3 Recomendao Aplicada Aplicao do vibrador na posio 20% vertical Vibrar o maior nmero possvel de 60% pontos ao longo do elemento estrutural Retirar o vibrador lentamente, mantendo-o sempre ligado, a fim de 20% que a cavidade formada pela agulha se feche novamente No permitir que o vibrador entre em contato com a parede da forma, para evitar a formao de bolhas de ar na 10% superfcie da pea, mas promover um adensamento uniforme e adequado de toda a massa de concreto, observando cantos e arestas, de maneira que no formem vazios Mudar o vibrador de posio quando a 30% superfcie apresentar-se brilhante. No aplicada 80% 40% 80%

90%

70%

Tabela 2 - NBR 14931 2004 Execuo de estruturas de concreto Procedimento, tem 9.6.2 cuidados no adensamento com vibradores de imerso.

Diante do que foi observado em campo pde-se demonstrar, a partir do Grfico 1 a seguir, o ndice de cumprimento das recomendaes da Norma.
ANLISE DO QUADRO 1
Incidncia (% de obras) 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1 2 3 4 5 N da Recomendao NBR 14931:2004 Aplica No aplica

Grfico 1 - ndice de aplicao das recomendaes da NBR 14931:2004.

Foto 1 - Utilizao do vibrador com agulha na horizontal. (No cumprimento da recomendao N 1 do Quadro 1)

Analisando o Grfico 1 nota-se que apenas a recomendao de Vibrar o maior nmero possvel de pontos ao longo do elemento estrutural, apresentou um ndice de aplicao maior que o de no aplicao, o que ainda no implica um bom resultado, logo que 40% das obras no a cumprem Conclui-se ento que grande parte das obras visitadas no segue as recomendaes da Norma NBR 14931:2004 Execuo de estruturas de concreto Procedimento. . Com utilizao da Tabela 3 abaixo foi possvel identificar a ocorrncia de falhas no momento do adensamento. Essa tabela foi desenvolvida listando as falhas mais comuns citadas por diversos autores.
Nmero 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Falha Observado 50% Arrastar concreto com o vibrador 80% Vibrar com agulha inclinada Empurrar o vibrador para dentro da 30% massa 80% Retirar muito rpido a agulha Usar pontos de insero muito 20% afastados 90% Encostar o vibrador na armadura 40% Vibrar camadas muito espessas 30% Vibrar por muito tempo 20% Vibrar por pouco tempo No observado 50% 20% 70% 20% 80% 10% 60% 70% 80%

Tabela 3 - Falhas mais comuns observados pelos autores.

ANLISE DO QUADRO 2
Incidncia (% de obras) 100% 80% 60% 40% 20% 0% 1 2 3 4 5 6 7 8 9 N da Falha Observada No observada

Grfico 2 - ndice de ocorrncia de falhas no momento da concretagem.

Foto 2 - Vibrar camadas muito espessas (Falha N 7 do Quadro 2)

O Grfico 2 prova o alto ndice de ocorrncia das falhas citadas pelos autores em suas publicaes.

Para a mesma etapa de visita s obras, tambm foram utilizados dois questionrios (ver a seguir) com o objetivo de avaliar o conhecimento terico das pessoas envolvidas no processo de adensamento. Questionrio 1 - Direcionado aos engenheiros e/ou encarregados 1. Voc conhece a norma NBR 14931:2004 Execuo de Estruturas de Concreto Procedimento? 2. Vocs do treinamento aos profissionais envolvidos adensamento com utilizao do vibrador de imerso? 3. H critrio(s) para escolha do vibrador? 4. H um controle de qualidade ou fiscalizao para a etapa de vibrao do concreto?
ANLISE DO QUESTIONRIO 1
100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 1 2 3 4 N da Pergunta

no

processo

de

Indice

Anlise positiva Anlise negativa

Grfico 3 - Anlise das respostas dos engenheiros e/ou encarregados

A anlise do grfico acima mostra que 100% dos engenheiros entrevistados dizem conhecer a NBR 14931:2004. Metade dos responsveis pelas obras visitadas admite no fornecer treinamento aos funcionrios (vibradoristas, encarregados, estagirios) envolvidos no processo de adensamento. A falta de treinamento um dos principais fatores que acarretam em falhas no processo. Na escolha do equipamento, 100% dos engenheiros levam em conta apenas a agulha, a qual deve possuir dimetro que permita sua penetrao por entre as formas e armaduras das peas. Logo a escolha sempre a seguinte: Bitola de 45 mm para lajes e pilares. Bitola de 35 mm para vigas. Todos os entrevistados afirmam possuir um responsvel pela fiscalizao do processo de adensamento.

Questionrio 2 - Direcionado ao(s) operrio(s) responsveis pela utilizao do vibrador de imerso 1. Qual a melhor posio para se aplicar o vibrador: a) Vertical b) Horizontal c) Inclinada 2. Qual das seguintes atitudes voc tomaria: a) Vibrar por pouco tempo e em pontos relativamente prximos b) Vibrar por muito tempo em pontos mais afastados 3. Voc desliga o vibrador: a) Dentro do concreto b) Fora do concreto 4. correto deixar o vibrador encostar nas formas e nas ferragens? a) Sim b) No 5. Por quanto tempo voc deixa o vibrador imerso no concreto? a) De 5 a 15 segundos b) De 20 a 30 segundos c) De 40 a 50 segundos 6. Vocs recebem algum tipo de treinamento ou orientao para vibrar o concreto? a) Sim b) No
ANLISE DO QUESTIONRIO 2
100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 1 2 3 4 5 6 N da Pergunta

Indice

Anlise positiva Anlise negativa

Grfico 4 Anlise das respostas dos operrios responsveis pela utilizao do vibrador de imerso (Vibradoristas)

Feita anlise, observa-se a coerncia nas respostas dos vibradoristas, o que prova que ele possuem conhecimento sobre o tema. Em uma das obras visitadas foi constatada a presena de um ninho de pedras e bolhas, causada pela m vibrao do 10

concreto em uma viga. Na foto observa-se a ausncia da pasta e aglomerao de agregados grados, assim como o vazio na pea. Neste caso, a provvel causa foi a vibrao por pouco tempo.

Foto 3 Ninho de concretagem em viga Conseqncia da m vibrao do concreto.

5.0 Consideraes finais Com os resultados obtidos foi possvel expor a realidade do processo de adensamento do concreto nas obras que, de fato, no foi satisfatria, pois apresenta um alto ndice de descumprimento das recomendaes da NBR 14931:2004. Foi observado pelo autor que muitas falhas citadas por outros autores ocorrem, de fato, nas obras visitadas. Por outro lado, 100% dos engenheiros entrevistados afirmam conhecer a norma, e, todas as perguntas direcionadas aos operrios (vibradoristas) foram respondidas com coerncia, o que prova que eles sabem o que certo, porm no pem em prtica. Conclui-se ento que a principal causa dos erros encontrados em campo, bem como a discordncia entre os procedimentos da norma e as prticas observadas so reflexo do descaso e falta de fiscalizao durante as concretagens. preciso concentrar uma ateno especial a esse tipo de procedimento, visto que, de fundamental importncia para a qualidade e a segurana das estruturas de concreto armado.

11

6.0 Referncias ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 14931:2004 Execuo de estruturas de concreto Procedimentos: 2004, Rio de Janeiro ALVES, Jos Dafico Manual de Tecnologia do Concreto: 2 Edio 1982, Goinia GO: UFG Editora ANDRIOLO, Francisco Rodrigues Construo de Concreto: Manual de Praticas para Controle e Execuo 1984, So Paulo-SP: PINI FERNANDEZ CNOVAS, M. Patologia e terapia do concreto. So Paulo: Pinni, 1988. MATTOS, Aldo Drea Boas Vibraes em sua Obra, 1997 - Tchne Jul-Ago 1997 NEVILLE, Adam M. Propriedades do Concreto, 1982 - So Paulo, PINI YAZIGI, Walid A Tcnica de Edificar, 3 edio 2001, So Paulo SP: PINI

12

Vous aimerez peut-être aussi