Vous êtes sur la page 1sur 4

A principal motivao desta postagem e alertar sobre o perigo de brincar com a eletricidade.

Esta brincadeira pode representar uma porcentagem meio macabra que de 50% (ou voc morre, ou voc sobrevive com algum dano, dependendo da corrente). O choque eltrico causado por uma corrente eltrica que passa atravs do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque aquele que se origina quando uma corrente eltrica entra pela mo da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o trax, ela tem grande chance de afetar o corao e a respirao.

Os efeitos principais que uma corrente eltrica (externa) produz no corpo humano so fundamentalmente quatro: Tetanizao, Parada respiratria, Queimadura e Fibrilao ventricular.

Tetanizao A tetanizao um fenmeno decorrente da contrao muscular produzida por um impulso eltrico. Verifica-se que, sob ao de um estmulo devido aplicao de uma diferena de potencial eltrico a uma fibra nervosa, o msculo se contrai, para em seguida retomar ao estado de repouso. Se ao primeiro estmulo seguir-se um segundo, antes que o repouso seja atingido, os dois efeitos podem somar-se. Diversos estmulos aplicados seguidamente, em contraes repetidas do msculo, de modo progressivo; a chamada contrao tetnica. Quando a freqncia dos estmulos ultrapassa um certo limite o msculo levado contrao completa. permanecendo nessa condio at que cessem os estmulos, aps o que lentamente retorna ao estado de repouso. Parada respiratria A mxima corrente que uma pessoa pode tolerar ao segurar um eletrodo, podendo ainda larg-lo usando os msculos diretamente estimulados pela corrente, segundo determinaes experimentais em corrente alternada de 50/60 Hz, so valores de 6 a 14 mA, em

mulheres (10 mA de mdia) e 9 a 23 mA em homens (16 mA de mdia); portanto uma corrente eltrica inferior a necessria ao funcionamento de uma lmpada incandescente normalmente usada em nossas residncia. Correntes superiores a estas podem causar uma parada respiratria, contrao de msculos ligados respirao e/ou Paralisia dos centros nervosos que comandam a funo respiratria. Se a corrente permanece, O indivduo perde a conscincia e morre sufocado. A rapidez da aplicao da respirao artificial (boca a boca), e do tempo pelo qual ela realizada, principalmente intervir imediatamente aps o acidente (em 3 ou 4 minutos no mximo) para evitar asfixia da vtima ou mesmo leses irreversveis nos tecidos cerebrais muito importante nestas situaes. Queimadura A passagem da corrente eltrica pelo corpo humano desenvolve calor por efeito Joule, podendo produzir queimaduras, principalmente nos pontos de entrada e sada da corrente, tendo em vista que a resistncia eltrica da pele maior do que os tecidos internos e se forem pequenas as reas de contato, pois a densidade ser maior, produzindo desta forma queimaduras tanto mais graves quanto maior esta densidade de corrente e quanto mais longo o tempo pelo qual a corrente estiver presente no corpo.

Fibrilao ventricular O fenmeno fisiolgico mais grave que pode ocorrer quando da passagem da corrente eltrica pelo corpo humano a fibrilao ventricular. Se atividade eltrica fisiolgica normal sobrepe-se uma corrente eltrica de origem externa e muitas vezes maior do que a corrente biolgica, fcil imaginar o que sucede com o equilbrio eltrico do corpo. As fibras do corao passam a receber sinais eltricos excessivos e irregulares, as fibras ventriculares ficam superestimuladas de maneira catica e passam a contrair-se de maneira desordenada uma independente da outra , de modo que o Corao no pode mais exercer sua funo. Observa-se que, cessada a atividade cardaca, em cerca de trs minutos ocorrem leses irreparveis no msculo cardaco e no tecido cerebral.

Efeitos da corrente eltrica no organismo humano 100 microamperes a 1 miliampr limiar da sensao 1 mA a 5 mA formigamento 5mA a 10 mA sensao desagradvel 10 mA a 20 mA pnico, sensao muito desagradvel 20 mA a 30 mA paralisia muscular 30 mA a 50 mA a respirao afetada 50 mA a 100 mA dificuldade extrema em respirar, ocorre a fibrilao ventricular 100 mA a 200 mA morte 200 mA queimaduras severas

Vous aimerez peut-être aussi