Vous êtes sur la page 1sur 8

Concreto Concreto basicamente o resultado da mistura de cimento, gua, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela

a gua, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monoltico. Outro ponto de destaque no preparo do concreto o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da gua utilizada, pois ela a responsvel por ativar a reao qumica que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reao no ocorrer por completo e se for superior a ideal, a resistncia diminuir em funo dos poros que ocorrero quando este excesso evaporar. A relao entre o peso da gua e do cimento utilizados na dosagem, chamada de fator gua/cimento (a/c). O concreto deve ter uma boa distribuio granulomtrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influncia na permeabilidade e na resistncia das estruturas de concreto. Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratrio (conforme normas da ABNT), a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessrios elaborao do trao (massa especfica, granulometria, etc.).

A proporo entre todos os materiais que fazem parte do concreto tambm conhecida por dosagem ou trao, sendo que podemos obter concretos com caractersticas especiais, ao acrescentarmos mistura, aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adies.

Tipos de Concreto

Ao - Ao para Concreto Armado Concreto Dosado em Central Argamassa Concreto ARI - Concreto de Alta Resistncia Inicial Concreto Armado Concreto Auto Adensvel - Concreto Auto Adensvel ou Fludo Concreto Bombevel Concreto de Alto Desempenho - CAD - Concreto de Alto Desempenho Concreto Celular Concreto Ciclpico Concreto Colorido

Concreto Convencional Concreto Extrusado (Farofa - Maquininha) - Concreto extrusado (maquininha) Concreto com Adio de Fibras Grout Concreto Leve Concreto com Mdulo de Elasticidade Definido Concreto para Pavimento Rgido Concreto com Pega Programada Concreto Pesado Concreto Pr-Moldado

Resistncia O clculo de uma estrutura de concreto feito com base no projeto arquitetnico da obra e no valor de algumas variveis, como por exemplo, a resistncia do concreto que ser utilizado na estrutura. Portanto, a Resistncia Caracterstica do Concreto Compresso (fck) um dos dados utilizados no clculo estrutural. Sua unidade de medida o MPa (Mega Pascal), sendo: Pascal: Presso exercida por uma fora de 1 newton, uniformemente distribuda sobre uma superfcie plana de 1 metro quadrado de rea, perpendicular direo da fora. Mega Pascal (MPa) = 1 milho de Pascal = 10,1972 Kgf/cm. Por exemplo: O Fck 30 MPa tem uma resistncia compresso de 305,916 Kgf/cm. O valor desta resistncia (fck) um dado importante e ser necessrio em diversas etapas da obra, como por exemplo: Para cotar os preos do concreto junto ao mercado, pois o valor do metro cbico de concreto varia conforme a resistncia (fck), o slump, o uso de adies, etc. No recebimento do concreto na obra, devendo o valor do fck, fazer parte do corpo da nota fiscal de entrega, juntamente o slump. No controle tecnolgico do concreto (conforme normas da ABNT), atravs dos resultados dos ensaios de resistncia compresso.

Neste ensaio, a amostra do concreto "capeada" e colocada em uma prensa. Nela, recebe uma carga gradual at atingir sua resistncia mxima (kgs). Este valor dividido pela rea do topo da amostra (cm). Teremos ento a resistncia em kgf/cm. Dividindo-se este valor por 10,1972 se obtm a resistncia em MPa. A ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), descreve com exatido os ensaios de Resistncia Compresso e de Slump Test, atravs de suas normas.

O concreto, dentro das variveis que podem existir nos projetos estruturais, foi o item que mais evoluiu em termos de tecnologia. Antigamente muitos clculos eram baseados no fck 18 MPa e hoje, conseguimos atingir no Brasil, resistncias superiores a 100 MPa. Isto uma ferramenta poderosa para os projetistas e para a engenharia em geral. Implica na reduo das dimenses de pilares e vigas, no aumento da velocidade das obras, na diminuio do tamanho e do peso das estruturas, formas, armaduras, etc. Consistncia

A consistncia um dos principais fatores que influenciam na trabalhabilidade do concreto. Cabe ressaltar este assunto, pois muito se confunde entre consistncia e trabalhabilidade. O termo consistncia est relacionado a caractersticas inerentes ao prprio concreto e est mais relacionado com a mobilidade da massa e a coeso entre seus componentes. Conforme modificamos o grau de umidade que determina a consistncia, alteramos tambm suas caractersticas de plasticidade e permitimos a maior ou menor deformao do concreto perante aos esforos. Um dos mtodos mais utilizados para determinar a consistncia o ensaio de abatimento do concreto, tambm conhecido como slump test.

Neste ensaio, colocamos uma massa de concreto dentro de uma forma tronco-cnica, em trs camadas igualmente adensadas, cada uma com 25 golpes. Retiramos o molde lentamente, levantando-o verticalmente e medimos a diferena entre a altura do molde e a altura da massa de concreto depois de assentada (figura abaixo).

A trabalhabilidade depende, alm da consistncia do concreto, de caractersticas da obra e dos mtodos adotados para o transporte, lanamento e adensamento do concreto. Como exemplo, podemos dizer que um concreto com slump de 60 mm foi excelente e de fcil trabalhabilidade quando aplicado em um determinado piso. Este mesmo concreto, aplicado em um pilar densamente armado, foi um tremendo desastre, ou seja, a consistncia era a mesma (60 mm), mas ficou impossvel de se trabalhar. O que costuma ocorrer na obra, nestes momentos de difcil aplicao do encarregado pela concretagem solicitar para colocar gua no concreto, alterando as caractersticas do mesmo. A relao entre gua e cimento essencial para a resistncia do concreto e no pode ser quebrada. No d para remediar sem correr riscos. O correto sempre fazer ou comprar um concreto de acordo com a caracterstica das peas e com os equipamentos de aplicao disponveis. As Concreteiras tm sempre profissionais capacitados a indicar o tipo de Slump apropriado para cada situao.

Agregados Agregados so materiais que, no incio do desenvolvimento do concreto, eram adicionados massa de cimento e gua, para dar-lhe corpo, tornando-a mais econmica. Hoje eles representam cerca de oitenta por cento do peso do concreto e sabemos que alm de sua influncia benfica quanto retrao e resistncia, o tamanho, a densidade e a forma dos seus gros podem definir vrias das caractersticas desejadas em um concreto. Devemos ter em mente que um bom concreto no o mais resistente, mas o que atende as necessidades da obra com relao pea que ser moldada. Logo, a consistncia e o modo de aplicao acompanham a resistncia como sendo fatores que definem a escolha

dos materiais adequados para compor a mistura, que deve associar trabalhabilidade dosagem mais econmica. Os agregados, dentro desta filosofia de custo-benefcio, devem ter uma curva granulomtrica variada e devem ser provenientes de jazidas prximas ao local da dosagem. Isto implica em uma regionalizao nos tipos de pedras britadas, areias e seixos que podem fazer parte da composio do trao. Com relao ao tamanho dos gros, os agregados podem ser divididos em grados e midos, sendo considerado grado, todo o agregado que fica retido na peneira de nmero 4 (malha quadrada com 4,8 mm de lado) e mido o que consegue passar por esta peneira. Podem tambm ser classificados como artificiais ou naturais, sendo artificiais as areias e pedras provenientes do britamento de rochas, pois necessitam da atuao do homem para modificar o tamanho dos seus gros. Como exemplo de naturais, temos as areias extradas de rios ou barrancos e os seixos rolados (pedras do leito dos rios). Outro fator que define a classificao dos agregados sua massa especfica aparente, onde podemos dividi-los em leves (argila expandida, pedra-pomes, vermiculita), normais (pedras britadas, areias, seixos) e pesados (hematita, magnetita, barita). Devido importncia dos agregados dentro da mistura, vrios so os ensaios necessrios para sua utilizao e serve para definir sua granulometria, massa especifica real e aparente, mdulo de finura, torres de argila, impurezas orgnicas, materiais pulverulentos, etc.

Nas Centrais Dosadoras os agregados devem ser separados em baias e so colocados nas balanas ou caixas com o auxlio de uma p carregadeira. A ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) o rgo que define estes ensaios e suas formas de execuo. Os resultados dos mesmos vo implicar na aprovao dos agregados para sua utilizao no concreto.

Uma das vantagens do concreto dosado em central , portanto, que este pacote de ensaios j est embutido na contratao dos servios de concretagem.

Aditivos Os aditivos, que no estavam presentes nos primeiros passos do desenvolvimento do concreto, hoje so figuras de fundamental importncia para sua composio. H quem diga que eles so o quarto elemento da famlia composta por cimento, gua e agregados e que sua utilizao diretamente proporcional necessidade de se obter concretos com caractersticas especiais. Eles tm a capacidade de alterar propriedades do concreto em estado fresco ou endurecido e apesar de estarem divididos em vrias categorias, os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos. Como exemplo, podemos dizer que sua aplicao pode melhorar a qualidade do concreto nos seguintes aspectos: Trabalhabilidade Resistncia Compacidade Durabilidade Bombeamento Fluidez (auto adensvel)

E pode diminuir sua: Permeabilidade Retrao Calor de hidratao Tempo de pega (retardar ou acelerar) Absoro de gua

Sua utilizao, porm, requer cuidados. Alm do prazo de validade e demais precaues que se devem ter com a conservao dos aditivos importante estar devidamente informado sobre o momento certo da aplicao, a forma de se colocar o produto e a dose exata. No exagero comparar os aditivos aos remdios, que podem tanto trazer mais sade para seus pacientes, como podem virar um veneno se ministrados na dose errada. Tomando-se os cuidados necessrios a relao custo-benefcio destes produtos muito satisfatria. As empresas que prestam servios de concretagem, no abrem mo das suas qualidades e possuem, portanto, equipamentos e controles apropriados para conseguir o melhor desempenho possvel dos concretos aditivados.

Frmas

O desenvolvimento do concreto, nas ltimas dcadas, no foi apenas com relao aos componentes da mistura, mas envolveu todos os processos que pudessem interferir na qualidade, no custo da obra e nos cuidados com o meio ambiente.

As frmas no ficaram fora desta evoluo. Sem o seu avano, a alta velocidade das obras, permitida por concretos mais resistentes e menos deformveis, estaria totalmente comprometida. A necessidade a mola mestra do progresso, e como sempre dela que surgem as boas solues. No caso das frmas, a preocupao com o meio ambiente, a quantidade de reaproveitamentos, a qualidade no acabamento do concreto, a praticidade na hora de montar e desmontar, so alguns dos fatores que impulsionaram o setor. O trabalho que era feito na obra, de maneira artesanal, gerando resduos e desperdcios de toda ordem, virou uma produo industrializada, com projetos sob medida e reduo do custo final. Alm dos mtodos de trabalho, a variedade de materiais para a confeco das frmas tambm cresceu. O que era exclusividade das madeiras naturais, evoluiu para os compensados de reflorestamento e ganhou a concorrncia de formas metlicas, dos plsticos e atualmente at de plsticos reciclados.

Seja qual for o material ou o mtodo de trabalho, um bom estudo das alternativas fundamental antes de comprar ou alugar um conjunto de frmas.

Vous aimerez peut-être aussi