Vous êtes sur la page 1sur 14

Redes de Computadores Comunicao de Dados

Alexandre Rosa Bruno Guerra

Subcamadas LLC e MAC

Aracaju, SE 2012

Alexandre Rosa Bruno Guerra

Subcamadas LLC e MAC

Trabalho apresentado no curso de graduao em Redes de Computadores da Faculdade Estcio de Sergipe, como parte dos requerimentos de concluso da disciplina de protocolos de Comunicao.

Prof. Marcio Rodrigo

Aracaju, SE 2012

Sumrio
INTRODUO ...................................................................................................................................... 3 1. 2. 3. 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 4. Camada LLC ................................................................................................................................. 4 Interface LLC-MAC ..................................................................................................................... 6 Camada MAC ................................................................................................................................ 7 802.3 CSMA/CD ..................................................................................................................... 7 O Protocolo CSMA com Deteco de Coliso (CSMA/CD) .................................................. 8 Protocolo CSMA com Preveno de Coliso (CSMA/CA) .................................................... 9 802.4 Token Bus...................................................................................................................... 9 802.5 Token Ring .................................................................................................................. 11 Concluses .................................................................................................................................... 12

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .................................................................................................. 13

INTRODUO

Pontes so utilizadas para interligar LANs, local ou remotamente, sem sobrecarregar cada segmento da rede com trfego desnecessrio. Operam na camada de enlace de dados, um dispositivo que proporciona a comunicao entre diferentes segmentos de LAN como se estivessem conectados ao mesmo switch ou HUB. Como todas as camadas de enlace, a camada de enlace da LAN est preocupada com a transmisso de um quadro de dados entre duas estaes, sem n comutador intermedirio. A camada de enlace est dividida em duas subcamadas: LLC (Logical Link Control, ou Controle Lgico de Enlace). MAC (Medium Access Control, ou Controle de Acesso ao Meio).

1.

Camada de Enlace de Dados

A camada de enlace para LANs traz alguma semelhanas s mais comuns camadas de enlace existentes. Como todas as camadas de enlace, a camada de enlace da LAN at preocupada com a transmisso de um quadro de dados entre duas estaes, sem n comutador intermedirio. Tem como caracterstica peculiar: Deve suportar a natureza de multiacess do enlace. liberado de alguns detalhes de acesso ao link pela subcamada MAC. Deve fornecer algumas funes da camada de rede. Algumas definies sero apresentadas para facilitar o entendimento sobre o funcionamento de pontes.

1. Camada LLC

LLC o padro publicado pelo IEEE 802.2. um subconjunto do protocolo HDLC (High-Level Data-Link Control) O LLC oculta a diferena entre os diversos tipos de redes 802, fornecendo um nico formato e uma nica interface com a camada da rede. Pode ser dividido em trs partes: 1. A interface com a estao, especificando os servios que LLC fornece ao descritor de rede; 2. O protocolo LLC, especificando as funes LLC; 3. A interface com MAC, os servios que LLC requisita para desempenhar suas funes. O formato, a interface e o protocolo se baseiam principalmente no modelo OSI. O uso mais comum do LLC descrito a seguir. A camada da rede de acesso do LLC. A subcamada de rede da mquina de transmisso passa um pacote para o LLC, usando as primitivas de acesso do LLC. A subcamada LLC acrescenta o cabealho LLC contendo nmeros de seqncia e de confirmao. A estrutura resultante , ento, inserida no campo de carga til (payload) de um quadro 802.x e, em seguida, transmitida. No receptor, acontece o processo inverso. O padro LLC especifica duas formas alternativas de servio para camadas superiores: servios sem conexo e sem confirmao e servio orientado conexo. Um servio sem conexo e sem confirmao um estilo de datagrama de servio que, simplesmente, permite o envio e recebimento de quadris LLC, sem forma de confirmao para garantir a entrega. Suporta endereamento ponto-a-ponto, multiponto e de broadcast e multiplexao. Ou seja, consiste na situao em que a mquina de origem envia quadros independentes (entre si) mquina de destino, mas no necessrio que a mquina de destino confirme o recebimento desses quadros. Nenhuma conexo estabelecida ou liberada durante o processo. Se um quadro for perdido, no haver qualquer tentativa de recuper-lo. Um servio orientado conexo fornece uma conexo estilo circuito virtual entre pontos de acesso de servio. Proporciona um meio pelo qual um usurio pode requisitar ou ser notificado da estabilizao ou trmino de uma conexo. Ou seja, as mquinas de origem e de destino estabelecem uma conexo antes dos dados serem transferidos.

O quadro LLC consiste de quatro campos. Ao contrrio dos vrios formatos de controle de enlace, LLC requisita is endereos de identificao de origem e destino. Os origem e destino so unicamente identificados por um par. Entretanto, os endereos dos ns tambm so usados pelo MAC e so includos no exterior do quadro MAC.

2.

Formato do quadro LLC

O formato do campo de controle idntico ao campo do HDLC e o funcionamento o mesmo, com trs excees: LLC somente faz uso do modo de operao balanceado assncrono, e no emprega o modo de resposta assncrono ou normal do HDLC. Este modo usado para suportar servio orientado conexo. LLC suporta um servio sem conexo pelo uso do quadro de informao no numerada. LLC permite multiplexao pelo uso de SAPs (Service Access Point). Assim como HDLC, trs formatos de quadros so definidos para LLC: Information Transfer, supervisory e unnumbered. Seus usos dependem do tipo de operao empregado, ou sem conexo ou orientado conexo.

3.

Formato do campo de controle

Com a primeira operao, unidades de dados de protocolos (PDUs) so trocadas entre entidades LLC sem a necessidade de estabelecer uma conexo. No h confirmao, controle

de fluxo, ou controle de erro. Com a segunda operao, uma conexo estabelecida entre duas entidades LLC antes da troca de dados. Os quadros de information transfer so usados para enviar dados. N(S) e N(S) so nmeros de seqncia do quadro que suporte controle de erro e fluxo de controle. Uma estao envia uma seqncia de quadros e coloca o nmero em N(S). N(R) uma confirmao sobreposta. O quadro supervisory usado para confirmao e controle de fluxo. O campo SS de 2 bits usado para indicar: Receive Ready (RR), Receive Not Ready (RNR) e Reject (REJ). RR usado para confirmar que o ltimo quadro foi recebido indicando em N(R) o prximo quadro esperado. RNR confirma um quadro, como RR, ma tambm pergunta estao que est transmitindo para suspender a transmisso. Quanto a estao receptora estiver novamente pronta, ela envia um quadro RR. REJ usado para indicar que o quadro com nmero N(R) rejeitado e que ele e quaisquer quadros transmitidos subseqentemente devem ser enviados novamente. Quadros unnumbered so usados para controle o bit padro define um dos comandos: SABME (set asynchronous balanced mode extendend): usado poa entidade LLC para requisitar conexo lgica com outra entidade LLC. DISC (disconnect): usado para terminar uma conexo lgica; a estao emissora anuncia que est suspendendo operao.

2. Interface LLC-MAC

O LLC pretende operar com qualquer um dos trs protocolos MAC (CSMA/CD, token bus, token ring). Uma nica interface lgica para qualquer das camadas MAC est definida. O padro 802.2 no define uma interface explcita, mas fornece um "modelo". As primitivas bsicas so:

MA-DATA.request. Para requisitar a transferncia de um quadro LLC de um LLC local para um destino LLC. Isto inclui os quadros information transfer, supervisory, e unnumbered. MA-DATA.confirm. Responde de uma camada local MAC para MA-DATA.request do LLC. MA-DATA.indicate. Para tranferir quadro de entrada LLC de um MAC local para LLC local.

3. Camada MAC

A camada MAC consiste em uma conectividade ponto-a-ponto entre duas estaes de rede, o qual reduz a suscetibilidade a erro da LAN. MAC um subconjuto da arquitetura HDLC e fornece uma interface mais compatvel para WANs. A camada MAC tambm independente do mtodo de acesso (Ethernet, Token Ring, Token Bus, FDDI, ATM, Fast Ethernet, etc.). A poro MAC da camada de Enlace de Dados um protocolo especfico, que permite que uma rede IEEE 802 tena mais flexibilidade. Os quadros MAC fornecem a informao de repasse necessria na forma de endereos de origem e destino. Esta informao essencial para a transmisso e recepo de dados serem bem sucedidas. O IEEE 802 suporta trs tipo de quadros MAC: 802.3 CSMA/CD; 802.4 Token Bus; 802.5 Token Ring;

4.

Formatos de quadros MAC.

3.1. 802.3 CSMA/CD

Esse protocolo funciona apenas em redes com fio. Ele funciona da seguinte forma: primeiro feita uma verificao para saber se o barramento est ocupado. Se ele estiver livre, a mensagem enviada. J se ele estiver ocupado, podem ocorrer duas coisas, dependendo da implementao do protocolo. Se a implementao for 1-Persistente CSMA, o n continuamente monitora o barramento at que ele fique livre. Assim que ele for liberado, ele inicia a transmisso. J se o CSMA for um No-Persistente CSMA, se o canal est ocupado,

ele no fica monitorando-o continuamente. Ele espera um intervalo de tempo aleatrio e tenta novamente. O intervalo de tempo do CSMA No-Persistente sempre um nmero aleatrio entre 0 e sendo "n" o nmero de tentativas que foram feitas at ento. Entretanto, o tempo esperado nunca ser maior do que 1024 unidades de tempo e na dcima sexta tentativa, o n desiste de enviar a mensagem. Ambos os protocolos - o 1-Persistente CSMA e o No-Persistente CSMA previnem quase todas as colises, exceto as que ocorrem quando dois ns enviam dados quase simultaneamente. Por exemplo, se o n A e B quizerem enviar dados ao mesmo tempo, ambos iro verificar se o barramento est livre e iro descobrir que sim. Ento, ambos comeam a transmitir e assim ocorre a coliso. Dentre estes dois tipos de protocolo, o No-Persistente CSMA considerado melhor. O motivo que fazendo com que os ns esperem um tempo aleatrio diminui a probabilidade de coliso devido ns tentarem enviar dados ao mesmo tempo. Para entender o porqu, imagine que um n A est transmitindo e ao longo desta transmisso, B e C tambm passam a querer transmitir. Como eles no conseguem, eles passam a monitorar o canal at que A pare de transmitir. Quando A parar de transmitir, tanto B como C percebero que o barramento est livre e mandaro suas mensagens simultaneamente. Com isso, temos uma coliso. Este problema bastante minimizado quando o teempo de espera at uma segunda tentativa definido aleatoriamente. No CSMA No-Persistente, obtem-se cerca de 70% de sucesso na entrega de dados.

3.2. O Protocolo CSMA com Deteco de Coliso (CSMA/CD)

Um dos grandes problemas do CSMA que ele no capaz de perceber quando ocorre uma coliso. Para sanar esta limitao, surgiu o CSMA/CD. A diferena entre o CSMA e o CSMA/CD est no que acontece quando ocorre coliso. Assim que um n detecta coliso, ele imediatamente para de transmitir mensagens e envia um sinal de alerta que consiste em uma mensagem de 64 bytes composta apenas de "1"s. Assim que todos os ns ao longo de barramento receberem o sinal de alerta que impede que eles tambm tentem enviar dados, o sinal de alerta interrompido e ento os ns

que desejam enviar algo esperam uma quantidade de tempo aleatria para comearem a enviar dados. A grande vantagem do CSMA/CD que ele busca avisar a todos os ns da rede que houve coliso, ento os outros ns no tentaro enviar mensagens pela rede desnecessariamente quando eles sabem que est havendo uma coliso. Graas a isso, o CSMA/CD possui uma taxa de sucesso de entrega de cerca de 92%. O CSMA/CD No-Persistente o protocolo mais usado em redes de computador com fio.

3.3. Protocolo CSMA com Preveno de Coliso (CSMA/CA)

Este protocolo para redes sem fio, e com o seguinte funcionamento: o n que deseja se comunicar com outro, pede autorizao para ele enviando um sinal RTS (Request To Send). Se um n receber um RTS e estiver livre para se comunicar, ele envia um sinal chamado CTS (Clear To Send). Somente depois de receber um CTS, um n pode comear a transmitir dados para outro. Toda vez que um n que no est envolvido na troca de dados percebe um RTS ou CTS na rede, ele fica sem enviar dados por algum tempo. Desta forma, a taxa de sucesso de envio chega a 100%. Todas as colises so evitadas, j que os ns s podem enviar dados quando recebem a confirmao do receptor de que eles podem transmitir sem problemas. As colises com este protocolo s so possveis em situaes especiais em que cada n possui um alcance de transmisso diferente ou caso existam ns mveis capazes de se deslocar pela rea de transmisso. O CSMA/CA o protocolo mais usado hoje em redes sem fio.

3.4. 802.4 Token Bus

Fisicamente o token bus constitudo por um cabo linear ou com a forma de uma rvore, aonde se ligam as estaes. Logicamente as estaes encontram-se ligadas em anel. Quando o anel lgico inicializado, a estao com o nmero maior pode enviar o primeiro quadro. Depois de faz-lo passa a permisso ao vizinho imediato, enviando ao

10

vizinho um quadro de controlo especial, denominado por token. Este token propaga-se volta do anel, sendo permitido apenas enviar quadros estao que tenha em sua posse o token. Uma vez, num dado momento, apenas uma estao possui o token, no podero ocorrer colises. Um ponto importante a reter o facto da ordem fsica com que as estaes so ligadas ao cabo no ser importante. Uma vez que o cabo inerentemente um meio difusor, cada estao ao receber um pacote, rejeit-lo- desde que o mesmo no seja endereado a ela prpria. O protocolo MAC 802.4 muito complexo, com cada estao a ter que manter 10 relgios diferentes e mais de 2 dzias de variveis de estado internas. Trata-se dum protocolo bem mais extenso que o 802.3, diferente no estilo e escrito em linguagem ADA, ao passo que o 802.3 est implementado em Pascal. Em termos da camada fsica, o token bus utiliza cabo coaxial de 75 Ohm, banda larga, utilizado para TV. So permitidos 3 tipos diferentes de moldulao analgica; PCFSK (Phase Continuous FSK), Phase Coherent Frequency Shift Keying. So possveis velocidades de transmisso de 1,5 e 10 Mbps. O nvel fsico totalmente incompatvel com o de 802.3 e bastante mais complicado.

5.

Rede com protocolo Token Bus

11

3.5. 802.5 Token Ring

O Protocolo Token Ring, criado pela IBM na dcada de 60, s podem ser usados em redes que possuem uma topologia em Anel. Ou seja, todos os ns devem estar ligados dois outros ns. Nestas redes, existe uma mensagem de 3 bytes conhecida como "token" (tambm pode ser chamada de ficha ou basto) que circula pela rede. S tem permisso para enviar dados a mquina que est com o token. Caso uma mquina no deseje se comunicar, basta passar o token para a prxima mquina. Alm disso, existe um limite de tempo que cada mquina tem para ficar com o token. Com isso, tambm no ocorrem colises. Apesar de poder chegar a velocidades maiores que a redes que se baseiam no CSMA/CD, atualmente o Token Ring muito pouco usado. O motivo so os altos custos dos equipamentos necessrios para manter uma rede assim. At mesmo a prpria IBM que desenvolveu o padro j migrou suas redes para o padro Ethernet, que usa CSMA/CD.

6.

Rede com protocolo Token Ring.

12

4. Concluses

A camada LLC a responsvel por adicionar informaes de que protocolo na camada Internet foi o responsvel por gerar os dados. Dessa forma, durante a recepo de dados da rede esta camada no computador receptor tem que saber que protocolo da camada de Internet ele deve entregar os dados. Essa camada definida pelo protocolo IEEE 802.2. A camada de Controle de Acesso ao Meio (MAC) a responsvel por montar o quadro que ser enviado para a rede. Esta camada responsvel por adicionar o endereo MAC de origem, o endereo MAC um endereo fsico de uma placa de rede. Os quadros que so destinados a outras redes utilizaro o endereo MAC do roteador da rede como endereo de destino. Esta camada definida pelo protocolo IEEE 802.3, se uma rede com cabos estiver sendo usada, ou pelo protocolo IEEE 802.11, se uma rede sem fio estiver sendo usada.

13

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

IEEE 802.3 Ethernet Working Group. Disponvel em: http://www.ieee802.org/3/. Acesso em: 29 de maio de 2012.

Repositrio de Documentos Tcnicos do Grupo de Redes UFRGS. Disponvel em: http://penta.ufrgs.br/home_red.htm. Acessado em: 31 de maio de 2012;

Padres de Redes Locais Disponvel em: http://www.inf.ufes.br/~zegonc/material/Redes%20de%20Computadores%202011-2/1%20%20Aulas/2012-1/Padroes%20de%20Redes%20Locais.pdf. Acessado em 31 de maio de 2012;

WIKIPEDIA.ORG. Token Bus Network. Disponvel em: http://en.wikipedia.org/wiki/Token_bus_network. Acessado em: 31 de maio de 2012

Vous aimerez peut-être aussi