Vous êtes sur la page 1sur 7

Companhia de Engenharia de Trfego

AVALIAO DE COMPORTAMENTO RESPEITO TRAVESSIA DE PEDESTRES


LEVANTAMENTO DA PERCEPO DE CONDUTORES E PEDESTRES SOBRE A UTILIZAO DA FISCALIZAO COMO INDUTORA DE COMPORTAMENTO

Foto: Carlos Alberto Vendramini

Diretoria de Educao e Planejamento DP Superintendncia de Educao e Segurana SES Gerncia de Educao de Trnsito GED

Agosto/2011

Companhia de Engenharia de Trfego

Introduo
O objetivo deste relatrio apresentar os resultados da pesquisa de opinio com pedestres e condutores de veculos, com dados colhidos entres os dias 17 e 25 de agosto de 2011, no que diz respeito intensificao da fiscalizao e autuaes, ocorrida em 8/agosto, trs meses aps iniciado o programa de proteo do pedestre implantado pela Prefeitura de So Paulo. A fiscalizao tem como instrumento o Cdigo de Trnsito Brasileiro (CTB), o qual estabelece regras a serem respeitadas. Dentre elas se pode citar os artigos 35 e 70, descritos a seguir de forma resumida: Artigo 35: antes de iniciar a manobra de converso direita ou esquerda, o condutor dever indicar seu propsito de forma clara e com a devida antecedncia, por meio de luz indicadora de direo do seu veculo (seta). Artigo 70: os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim tero prioridade de passagem, exceto onde houver sinalizao semafrica prpria para pedestre. Um dos objetivos da presente pesquisa de opinio foi buscar identificar se pedestres e condutores de veculos: Tem conhecimento do programa de proteo ao pedestre; Tiveram conhecimento que a fiscalizao seria intensificada e o desrespeito travessia do pedestre seria multado com maior rigor; No caso de terem tido conhecimento, atravs de qual meio de comunicao; Concordam que a fiscalizao um elemento importante para a mudana de comportamento; Exclusivamente com pedestre, a pesquisa objetivou verificar, ainda, se ele julgava que com a fiscalizao seu direito travessia seria mais respeitado.

Companhia de Engenharia de Trfego

Exclusivamente com os condutores, procurou-se saber, tambm: Se ele conhece as regras de proteo ao pedestre; Qual a importncia de se autuar quem desrespeita o pedestre na faixa; Se a partir do incio da fiscalizao ele passou a observar mais o direito do pedestre na travessia A pesquisa foi realizada no perodo de 17/8 a 25/82011, de segunda a sexta-feira, na rea delimitada pelo centro expandido at a Avenida Paulista, onde a fiscalizao foi intensificada. Foram efetuadas 840 entrevistas, sendo 419 com pedestres e 421 com condutores de veculos. Atravs de pesquisa de opinio, procurou-se identificar, tanto com o condutor quanto com o pedestre, qual o grau de conhecimento da Campanha e em que medida a fiscalizao e autuao, iniciadas em 8 de agosto, interferem no comportamento de respeito do condutor no momento da travessia do pedestre em faixa no semaforizada.

Conhecimento da Campanha
No que tange ao conhecimento do Programa de Proteo do Pedestre, 76% (322) dos pedestres e 90,5% (379) dos condutores disseram estar informados. Os ltimos levantamentos confirmaram que a manuteno da Campanha na mdia tem chegado cada vez mais ao conhecimento da populao. O quadro, a seguir, apresenta a evoluo deste conhecimento em comparao com perodo inicial da pesquisa.
% de pedestres que tiveram conhecimento da campanha 48,1% 61,2% 76,8% % de condutores que tiveram conhecimento da campanha 57,3% 77,6% 90,5%

Perdo da Pesquisa 20 a 24/5/11 11 a 15/7/11 17 a 25/8/11

Quando questionados se ficaram sabendo que seria intensificada a fiscalizao e autuaes na regio central, no ms de agosto, 80,2% (333) dos pedestres e 88,6% (373) dos condutores alegaram terem tido conhecimento.

Companhia de Engenharia de Trfego

Para 72,6% (238) dos pedestres e 74,9% (260) dos condutores, a televiso foi apontada como o meio de divulgao com que tiveram conhecimento da intensificao da fiscalizao; o jornal foi o segundo meio mais apontado e em seguida os amigos.

Significado da Fiscalizao
Tanto os pedestres, 94,5% (394), quanto os condutores, 88,0% (359), concordam que a fiscalizao um elemento importante para a mudana de comportamento. 81,3% (334) dos pedestres julgam que a travessia ser mais respeitada pelos condutores com uma intensificao da fiscalizao e 89,5% (374) dos condutores alegaram que com maior fiscalizao eles passaram a observar com maior ateno o direito travessia dos transeuntes.

Conhecimento da regra da preferncia do pedestre


A pesquisa indicou que 72,5% (303) dos condutores disseram conhecer as regras de prioridade ao pedestre que constam do Cdigo de trnsito Brasileiro.

Em uma amostra de 415 condutores, na regio central da cidade de So Paulo, foi realizada a seguinte pergunta: Voc faz uma converso direita e logo na esquina tem uma faixa de pedestres. De quem a preferncia? Foram dadas trs alternativas e deixamos espao para caso houvesse dvidas ou outras sugestes: 76,4% (317) dos condutores julgam que a preferncia do pedestre. 13,7% (57) dos condutores acham que a preferncia do condutor; 5,3% (22) no sabiam a resposta. 4,6% (19) dos condutores disseram que dependia do farol, se este estivesse aberto para eles, ento a preferncia seria deles.

Como se pode observar, cerca de 25% dos condutores desconhecem a regra.

Companhia de Engenharia de Trfego

A uma amostra de 1.637 pedestres, foi elaborada questo semelhante que foi feita aos condutores: Voc est fazendo a travessia em uma faixa de pedestres localizada em uma esquina, no mesmo instante um veculo est fazendo uma converso. De quem a preferncia na converso?: 78,5% dos pedestres julgam que a preferncia dos pedestres; 9,5% dos pedestres acham que a preferncia do motorista; 12% no sabem dizer de quem a preferncia.

Companhia de Engenharia de Trfego

Questo aberta sobre a fiscalizao


No questionrio da pesquisa com os condutores deixou-se uma questo, para resposta livre, em relao ao fato da intensificao da fiscalizao, obtendo-se 258 manifestaes. O quadro abaixo sintetiza as diversas opinies.

Manifestaes O pedestre tambm deve ser multado

Incidncia 81

Perdendo dinheiro (mexendo no bolso) todo mundo respeita S com multa o direito do pedestre vai ser respeitado A multa importante para o motorista aprender No tem importncia, no deveria ter multa Tem que ensinar e corrigir Tem que multar mesmo A lei tem que ser cumprida O programa s para arrecadar dinheiro Menos acidentes e maior segurana para os pedestres Se ensinasse no precisava multar Multa s no suficiente Por amor ao prximo Tem que ter outro modo de fazer isto que no seja a multa Para irritar o motorista

36 32 31 17 11 10 10 10 5 4 4 3 3 1

Companhia de Engenharia de Trfego

Diretoria de Planejamento e Educao DP Irineu Gnecco Filho Superintendncia de Educao e Segurana SES Nancy Schneider Gerncia de Educao de Trnsito GED Luiz Carlos Mantovani Nspoli Departamento de Educao na Rua Ana Beatriz Bussolini

Equipe Tcnica: Lilian Rose da Silva Carvalho Freire Coordenao da Pesquisa Francisco Alves Coordenao de Campo

Estagirios de Pesquisa
Cleici Kelli Pinheiro Diemes Seliguin Henrique Euzbio Isaias Alves dos Santos Jos Daniel Bebiano de Castro Mariane Fonseca da Paz Michele Conceio de Carvalho Rafaela Quintino da Silva Rodolfo Morage da Silva

Agosto/2011

Vous aimerez peut-être aussi