Vous êtes sur la page 1sur 6

Processos de Fabricao - Fresamento

Introduo
Diferenas principais entre torneamento e fresamento: 1) Cinemtica do processo torneamento ==> pea rotaciona e ferramenta translada fresamento ==> pea translada e ferramenta gira

2) Formas geradas torneamento ==> peas com simetria de revoluo fresamento ==> peas prismticas

Processos de Fabricao - Fresamento


Tipos de Fresamento:

Fresamento tangencial (perifrico): dentes ativos encontram-se na periferia (superfcie cilndrica) da ferramenta, e o eixo da ferramenta paralelo superfcie a ser usinada. As ferramentas usadas no fresamento tangencial so chamadas fresas cilndricas ou tangenciais.

Fresamento frontal (de topo): dentes ativos esto na superfcie frontal da ferramenta, cujo eixo perpendicular superfcie a ser usinada. As ferramentas usadas no fresamento frontal so chamadas fresas frontais ou de topo.

Geometria da Ferramenta (semelhana com torneamento):

Processos de Fabricao - Fresamento


Parmetros da operao de fresamento:

Dimetro da fresa (D) Nmero de dentes (Z) Avano por dente (fz) percurso percorrido por um dente em uma revoluo da ferramenta. Representa a distncia entre duas superfcies consecutivas na direo de avano ngulo da direo de avano () ngulo entre as direes de corte e de avano. Varia continuamente durante o processo. ngulo da direo efetiva () ngulo ente a direo de corte e a direo efetiva.Varia continuamente durante o processo. Profundidade ou largura de usinagem (ap) profundidade ou largura de penetrao da ferramenta na direo perpendicular ao plano de trabalho. Penetrao de trabalho (ae) penetrao da ferramenta medida no plano de trabalho e perpendicular direo de avano. Apesar de no ser usada no processo de torneamento, muito importante no fresamento e na retificao plana.

Processos de Fabricao - Fresamento


Fresamento Discordante :

ngulo da direo de avano () cresce desde zero at um valor mximo. O sentido do movimento de avano contrrio ao movimento rotatrio da fresa. Da mesma maneira que , a espessura de corte aumenta de zero at um mximo. No incio do corte, a fresa toca a pea e a fora para baixo, causando uma fora que tende a afast-las. Logo aps, porm, a fora de corte aponta para cima, o que faz com que a fresa puxe a pea ao seu encontro. Esta variao de intensidade e do sentido da fora de corte produz vibraes que prejudicam a tolerncia e o acabamento superficial da superfcie fabricada.

Processos de Fabricao - Fresamento


Fresamento Discordante:

ngulo da direo de avano () inicia o corte em seu valor mximo, decrescendo at zero. O sentido do movimento de avano o mesmo do movimento rotatrio da fresa. Componente vertical de fora de usinagem possui sempre o mesmo sentido, o que elimina os efeitos negativos observados no fresamento discordante. Contato da fresa com a pea inicia em b (hDmx.) e se desloca at o ponto de menor espessura do cavaco. Um inconveniente do fresamento tangencial concordante que a fora de avano ocorre no mesmo sentido do deslocamento. Para que a mesa ande em um sentido, a porca do sistema e avano deve suportar esforos no outro. Como a Fres sobre a fresa varia em mdulo, a fora resultante sobre o fuso ir variar em mdulo e direo, podendo causar vibrao. Este problema pode ser corrigido atravs de manuteno a fim de tirar folgas da mquina e do uso de fusos de esferas, onde no existe folga. Outro problema do fresamento concordante que o corte inicia sempre com a espessura mxima de corte. Se a superfcie possui camada superficial endurecida (xido ou sujeira), o contato inicial ferramenta-pea ser em condies desfavorveis, o que causar a queda da vida da ferramenta.

Processos de Fabricao - Fresamento

Fresadora Horizontal

Fresadora Vertical

Fresadora de Portal (Gantry)

Fresadora Hexapod

Vous aimerez peut-être aussi