Vous êtes sur la page 1sur 2

Ciclo Cataltico da Destruio da Camada de Oznio

Todo fenmeno qumico ou fsico motivado por um catalisador, substncia que interage com reagentes e produtos mas no consumida no processo, denominado de catlise. Uma catlise, ou processo cataltico, pode ser negativa ou positiva, conforme retarde ou acelere o processo. Ainda pode ser classificada como homognea, quando catalisador e reagentes encontram-se no mesmo estado fsico, ou heterognea, quando encontram-se em estados fsicos diferentes. As principais propriedades dos catalisadores esto intimamente relacionadas sua composio qumica e tecnologia empregada em sua preparao, quando sintticos. Comumente busca-se catalisadores que tornem uma reao qumica mais eficiente, ou seja, que aumentem sua velocidade, que a taxa de tempo na qual ocorre a decomposio dos reagentes e a formao dos produtos. Entretanto, esta propriedade no a nica a ser observada quando na determinao de um processo de catlise eficiente. Tambm so de extrema relevncia o tempo de vida til do catalisador e a formao de um mnimo possvel de produtos secundrios. J o termo ciclo cataltico empregado para elucidar o mecanismo completo de uma reao qumica que envolve um ou mais catalisadores. Partindo-se do princpio de o(s) catalisador(es) ser(em) regenerado(s) no processo, ciclos catalticos mostram uma sequncia de reaes na forma de um ciclo, os quais comeam pela ligao de um ou mais reagentes ao catalisador, e terminam pela regenerao do catalisador. Ciclos catalticos so de fundamental importncia para descrever-se a funo de catalisadores na bioqumica, na qumica dos organometlicos, na sntese de materiais para a indstria e em processos naturais. Um importante ciclo cataltico elucidado o envolvido na destruio da camada de oznio. A uma altitude de 20 a 30 Km, onde h uma concentrao de oznio (O3) relativamente alta, alguns compostos, como os CFCs (molculas que apresentam cloro, flor e carbono em sua composio), originam tomos de cloro livres pela incidncia da luz ultravioleta solar (LUV). Os CFCs comearam a ser usados na dcada de 1930. Como so atxicos, comparativamente baratos, fceis de liquefazer, relativamente inertes, volteis e no combustveis, tornaram-se largamente usados como propelentes em sprays em aerossol.

O tomo de cloro livre, devido sua instabilidade, atacar quimicamente uma molcula de O3, resultando em uma molcula de oxignio (O2) e outra partcula altamente instvel, que acabar por atacar uma outra molcula de O2.

Nesse processo, pode-se perceber que o tomo livre de cloro, liberado pelos compostos CFCs, no efetivamente consumido no processo, podendo atacar outras molculas de O3, comportando-se como o catalisador no processo de destruio da camada de oznio.

Vous aimerez peut-être aussi