Vous êtes sur la page 1sur 4

FICHA DE SEGURANA

Nome do produto: Data da reviso: Nm. de produto: Atlas Copco Cop Oil 2010-04-06 Pgina: Impressa: SDS-ID: 1/4 2010-04-06 PT-PT/1.0

1. IDENTIFICAO DA SUBSTNCIA/PREPARAO E DA SOCIEDADE/EMPRESA Nome de produto: Aplicao: Distribuidor: Atlas Copco Cop Oil leo de ferramentas pneumticas Svenska Statoil AB Box 194 SE-149 22 Nynshamn Tel:+46 8 429 60 00 www.statoillubricants.com Resposvel pela preparao da ficha de segurana: Milan Kopp smkp@statoil.com Marie-Louise Linderoth smle@statoil.com Tamanho da embalagem: -

2. IDENTIFICAO DOS PERIGOS


O produto no classificado. Para a sade do ser humano: Para o ambiente: O contacto prolongado e repetido com a pele pode provocar rubor, comicho, irritao, eczema/rachaduras e acne oleosa. Os efeitos nocivos podem aumentar no leo usado. Derramamentos de leo geralmente constituem um perigo para o ambiente.

3. COMPOSIO/INFORMAO SOBRE OS COMPONENTES


Caso no sejam fornecidos nmeros EU / CAS de componentes classificados que o fornecedor de matriasprimas tenha submetido / v submeter para iseno, no foram ainda enviadas as informaes completas ou no h obrigao de submisso de nmero EU / CAS. 67/548/CEE
%: >80 No. CAS: 120962-03-0 No. CE: Nome qumico: Azeite ou leo de colza, refinado Classificao: Notas:

4. PRIMEIROS SOCORROS
Inalao: Levar a pessoa ao ar livre e faz-la repousar. Enxaguar nariz e boca com gua. Em caso de irritao prolongada da garganta ou tosse: consultar um mdico e mostrar esta ficha. Remover imediatamente as roupas contaminadas e lavar a pele com gua e sabo. Conseguir assistncia mdica caso qualquer mal-estar continue. Produto que, sujeito a presses elevadas, tenha sido forado a penetrar a pele pode causar problemas srios e exige tratamento hospitalar IMEDIATO. Enxaguar com gua. Contactar mdico caso o mal-estar continue. No provocar vmitos. Obter assistncia mdica.

Contacto com a pele:

Contacto com os olhos: Ingesto:

FICHA DE SEGURANA

Nome do produto: Data da reviso: Nm. de produto:

Atlas Copco Cop Oil 2010-04-06

Pgina: Impressa: SDS-ID:

2/4 2010-04-06 PT-PT/1.0

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIOS


Meios de extino: Riscos especificos: Exitinguir o incndio com espuma, dixido de carbono ou p quimico. No utilizar gua para combater o incndio. O produto aquecido pode formar vapores inflamveis. A combusto pode criar vapores irritantes. Em caso de combusto incompleta, pode dar-se a formao de monxido de carbono (CO). Incndios em reas fechadas devem ser extinguidos apenas por pessoal com devida formao. As embalagens expostas aco do calor devem ser arrefecidas com gua e retiradas do local do incndio, se isto for possvel sem riscos.

Equipamento de proteco Vestir um equipamento respiratrio de proteco adequado. para o pessoal de combate a incndios:

6. MEDIDAS A TOMAR EM CASO DE FUGAS ACIDENTAIS


Precaues individuais: Precaues ambientais: Mtodos de limpeza: Marque o derrame. Para informao sobre a proteco individual ver o ponto 8. Evitar eliminar em rede de esgotos. Contactar as autoridades locais em caso de derramamento para sistemas de drenagem/ambiente aqutico. Contenha a substncia derramada com areia ou terra. Recolha o derrame com panos ou material de absoro de leos. Contactar as autoridades locais em caso de derramamento para sistemas de drenagem/ambiente aqutico. Para informaes sobre a eliminao, ver o ponto 13. gua: Contenha o derrame e tente recuperar tanto quando o possvel. Podem ser recuperados volumes mais reduzidos utilizando absorventes adequados.

7. MANUSEAMENTO E ARMAZENAGEM
Manuseamento: Observar as regras de boa higiene industrial. Evitar inalao de nvoa de leo e contacto com a pele e os olhos. Evitar o contacto prolongado e repetido com leo, em particolar leo usado. Utilizar mtodos de trabalho que minimizem a formaco de leo nebulizado. No trabalho com leo quente, pode ser necessria a ventilao mecnica. Armazene correctamente para evitar derrames e vapores de leo. Tampa inferior. Armazene os recipientes de lado de forma a que as tampas de enchimento se encontrem abaixo do nvel do fluido.

Medidas tcnicas: Precaues tcnicas: Precaues tcnicas de armazenagem. Condies de armazenagem:

8. CONTROLO DA EXPOSIO/PROTECO INDIVIDUAL


Medidas tcnicas: Proteco das mos: Proteco dos olhos: Proteco da pele: Medidas de higiene: Dever haver uma ventilao eficaz. Observar os valores-limite e reduzir ao mnimo o risco de inalao dos vapores e leo nebulizado. Em caso de risco de respingos: Utilizar luvas de proteco. Recomendamos a utilizao de luvas de Viton ou borracha nitrlica. Em caso de risco de respingos: Utilizar culos de proteco/proteco para o rosto. Em caso de risco de respingos: Utilize vesturio de proteco impenetrvel por leo. Observar as regras de boa higiene industrial. O leo dever sempre ser removido rapidamente com gua e sabo ou um produto para limpeza da pele. Nunca utilizar solventes organicos. No usar roupas e calados contaminados pelo leo e nunca ponha panos humedecidos com leo nos bolsos.

FICHA DE SEGURANA

Nome do produto: Data da reviso: Nm. de produto:

Atlas Copco Cop Oil 2010-04-06

Pgina: Impressa: SDS-ID:

3/4 2010-04-06 PT-PT/1.0

9. PROPRIEDADES FSICAS E QUMICAS


Aspecto: Odor: Ponto de fuso: Ponto de inflamao: Densidade relativa: Solubilidade: Outras informaes: lquido amarelado Odor a leo <-39C >200C ASTM D 92 927 kg/m3 ASTM D 4052 (15C) Solvel em: Solventes orgnicos Insolvel na gua. Viscosidade: 64mm/s (40C) ASTM D 445 Temperatura de ignio: >200C

10. ESTABILIDADE E REACTIVIDADE


Estabilidade: Condies/matrias a evitar: Estvel em condies normais de temperatura . Oxidantes fortes.

Produtos de decomposio No caso de aquecimento ou incndio, podem ser libertados monxido de perigosos: carbono, dixido de carbono e hidrocarburetos de baixo peso molecular.

11. INFORMAO TOXICOLGICA


Inalao: Contacto com a pele: Inalao de leos nebulizados ou em forma de vapores, criados pelo aquecimento do produto, irrita as vias respiratrias e provoca tosse. Produto que, sujeito a presses elevadas, tenha sido forado a penetrar a pele pode causar morte/danos srios nas clulas sob a pele. O contacto prolongado e repetido com a pele pode provocar rubor, comicho, irritao, eczema/rachaduras e acne oleosa. No absorvido em quantidades txicas agudas atravs da pele. Pode ocasionar irritao passageira dos olhos. Baixo grau de toxicidade aguda, mas a aspirao seguida ingesto e vmito pode causar pneumonite qumica grave e potencialmente fatal. O leo usado pode conter contaminantes prejudiciais. O contacto prolongado ou repetido com leo usado pode provocar doenas graves da pele, p.ex., dermatite.

Contacto com os olhos: Ingesto: Efeitos especficos:

12. INFORMAO ECOLGICA


Mobilidade: Degradabilidade: Ecotoxicidade: Potencial de bioacumulao: Outros efeitos adversos: O produto insolvel na gua e se dissemina na superfcie da agua. >60% OECD 301B/F No nocivo para organismos aquticos. Valor LC/EC50 previsto > 100 mg/l Bioacumulao: No se prev que seja bioacumulvel. Uma pelcula de leo pode causar danos fsicos em organismos e perturbar o transporte de oxignio na zona intermdia entre ar/gua ou gua/ar. Nota: As informaes acima referem-se a: Fluidos base.

FICHA DE SEGURANA

Nome do produto: Data da reviso: Nm. de produto:

Atlas Copco Cop Oil 2010-04-06

Pgina: Impressa: SDS-ID:

4/4 2010-04-06 PT-PT/1.0

13. CONSIDERAES RELATIVAS ELIMINAO


Os resduos so classificados como resduos perigosos. Eliminar os detritos e resduos de acordo com as determinaes das autoridades locais. Residuos resultantes da utilizao: Cdigo CER: 13 02 08

Embalagens contaminadas: Recomendamos a eliminao atravs de instalaes aprovadas.

14. INFORMAES RELATIVAS AO TRANSPORTE


O produto no est coberto por regulamentao internacional sobre o transporte de cargas perigosas (IMDG, ICAO/IATA, ADR/RID).

15. INFORMAO SOBRE REGULAMENTAO


Rotulagem: Com base em informaes do fabricante relativamente composio qumica, o produto no requer classificao mas necessrio aplicar a seguinte rotulagem: Ficha de segurana fornecida a pedido de utilizadores profissionais. Regulamentos nacionais: Decreto-Lei n. 82/2003 de 23 de Abril 2003 (e alteraos posteriores). Regulamento (CE) n. o 1907/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 18 de Dezembro de 2006 , relativo ao registo, avaliao, autorizao e restrio de substncias qumicas (REACH), que cria a Agncia Europeia das Substncias Qumicas, que altera a Directiva 1999/45/CE e revoga o Regulamento (CEE) n. o 793/93 do Conselho e o Regulamento (CE) n. o 1488/94 da Comisso, bem como a Directiva 76/769/CEE do Conselho e as Directivas 91/155/CEE, 93/67/CEE, 93/105/CE e 2000/21/CE da Comisso. Decreto-Lei n 290/2001 de 16 de Novembro. Decreto-Lei n 239/97 de 9 de Setembro e Portaria n 209/2004 de 3 de Maro.

16. OUTRAS INFORMAES


O utilizador dever estar instrudo sobre a execuo do trabalho e conhecer o contedo desta ficha. Legislao aplicvel. Informaes do(s) fornecedor(es) de matria-prima. Para informaes tcnicas mais aprofundadas, consulte a nossa Ficha de Dados Tcnicos deste produto e outras folhas tcnicas. Tratamento de leos usados: Proteja a sua sade - Evite o contacto prolongado e repetido com a pele. Lave com gua e sabo. Proteja o ambiente - no polua os esgotos, a gua ou a solo. Contacte as entidades locais competentes sobre a forma de descartar os lubrificantes usados.

As informaes contidas nesta ficha de segurana esto baseadas nas informaes em nosso poder na data da elaborao da ficha. As informaes so fornecidas sob a pressuposio de o produto ser utilizado sob as condies indicadas e conforme o modo de utilizao especificado na embalagem ou na literatura tcnica relevante. Qualquer outra utilizao do produto, eventualmente em combinao com qualquer outro produto ou procedimentos, ser da responsabilidade do utilizador.

Vous aimerez peut-être aussi