Vous êtes sur la page 1sur 13

CONVERSANDO SOBRE CURRCULO

Mirian de Ftima Sousa Rocha

Resumo
Este trabalho sobre currculo visa convidar o leitor, especialmente, os profissionais de Educao a fazerem uma viagem junto a (con)vivncia acadmica rumo ao entendimento do iderio curricular vigente aplicado nas escolas brasileiras. O dilogo entre pesquisador e tericos tais como Michael F. D.Young, Toms Tadeu da Silva, Antonio Flvio Moreira, Michael Apple, Sacristn, Cesar Cool e Pacheco e a vivencia da pesquisadora no cotidiano educacional resulta neste trabalho que integra uma tese defendida no ano de 2009. Palavras chave: Currculo; LDB; Ensino.

Resumen
El Este trabajo sobre plan de estudios tiene como objetivo invitar al lector, sobre todo los profesionales de la educacin para hacer un viaje a lo largo de (con) la experiencia acadmica hacia la comprensin de los planes de estudio las ideas se utilizan actualmente en las escuelas brasileas. El dilogo entre el investigador y tericos como Michael F. D. Young, Toms Tadeu da Silva, Antonio Flavio Moreira, Michael Apple, Sacristn, Csar Cool y Pacheco, la experiencia del investigador en los resultados educativos al da en este trabajo integra un argumento en 2009. Palabras clave: Plan de estudios; LDB; Educacin.

1- INTRODUO A literatura sobre currculo mostra que, apesar de currculo e educao serem intrnsecos, um e outro esto sempre em paralelismo como se a ideologia das polticas educacionais e as concepes curriculares fossem os opositores dos resultados que produzem a educao. Neste entendimento, apresenta-se um dilogo, resultante de uma pesquisa, feito entre a pesquisadora e tericos curriculistas, que investem tempo, somam saberes e divulgam teorias para subsidiar o trabalho educativo, muitas das vezes servem para compor as polticas educacionais, outras, vo alm e passam a subsidiar o trabalho na clula educacional sala de aulas e laboratrios, noutras apenas integram os projetos, quando existem. A metodologia utilizada para desenvolvimento desta pesquisa foi pesquisa bibliogrfica, vivncia e convivncia no cerne educacional nos dois seguimentos educacionais brasileiros: Educao Bsica e Educao Superior, observao e entrevista com atores educacionais. Aps a coleta dessas informaes e durante a mesma foi-se desenvolvendo um trabalho onde a tessitura do mesmo se confunde com o holsmo educacional numa trama intrigante que remete o pesquisador, ora para relatar, ora para refletir sobre a educao e os rumos que poder tomar, caso no se desenvolva um trabalho apoiado em uma equipe responsvel, proativa e dinmica, com viso futurista e com os saberes da vivncia harmnica entre os seres. Este trabalho apresenta-se em bloco de dilogo entre pesquisador e tericos de acordo com os aspectos curriculares apontados nesta pesquisa.
1 Mirian de Ftima Sousa Rocha, doutoranda em Educao, Mestre em Educao, Especialista em Metodologias do Ensino Superior, Licenciada em Letras. Professora de Legislao da Educao e Supervisora do NEIPE Ncleo de Extenso e Iniciao Pesquisa da Faculdade So Lus mirianrocha@hotmail.com

2- DIALOGANDO COM OS CURRCULISTAS A pesquisa sobre currculo nasceu de uma inquietao da pesquisadora em atuao em sala de aula, no contexto educativo, nos estabelecimentos de ensino e inserida como membro da sociedade que tanto envia alunos para escola, como os recebe, na condio de egressos e os coloca prova de saberes apreendidos no contexto educativo. Para subsdio, busca-se apoio nos tericos: Michael F. D.Young, em Toms Tadeu da Silva, Antonio Flvio Moreira, Michael Apple, Sacristn, Cesar Cool, Pacheco e outros que oferecem elementos que ajudam a tessitura das informaes acerca de currculo. Alm da literatura pertinente ao fazer pedaggico atual e tambm na literatura advinda das leis que regem o assunto, tais como a Lei n.9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB, Os Parmetros Curriculares, dentre outros. Atualmente, os currculos apresentam-se de forma fragmentada, dada mais ateno a um contedo isolado do que a uma viso macro das necessidades comunitrias. Assim, a seleo dos contedos, respeitados os limites comuns regidos por lei, feita de acordo com o que prev o planejamento da escola, porm o que ocorre que nem sempre dado relevo a coneco que poder existir entre o contedo e a aplicabilidade do mesmo, o que faz com que surjam apatias por parte dos alunos por no encontrarem motivos que justifiquem interesse em contedo que aparentemente no tm importncia, se no houver um linking que interligue contedo e aplicabilidade do mesmo na vida prtica, quer profissional, quer no cotidiano social. Para trabalhar currculo no Sculo XXI, tem que se levar em considerao que as questes culturais esto arraigadas a questes de poder (SILVA, 2002, p.101). Situa o conflito entre ser ou no diferente. Veja-se:
[...] a diferena assim como a identidade um processo relacional. Diferena e identidade s existem numa relao de mtua dependncia. O que a (identidade) depende do que no a (diferena) e vice-versa... A diversidade [...] o resultado de um processo relacional - histrico e discursivo - de construo da diferena.

Atravs do texto supracitado, percebe-se como o tema diversidade tratado no meio acadmico, embora no aborde especificamente o tratar com os PNEE's, busca-se fazer um paralelismo com a temtica Educao Inclusiva, que tambm se aborda, buscando saber como se procede para, em sala de aula do ensino regular, fazer a integrao de alunos com ritmos diferentes. Diante da fragilidade do ensino, surge uma nova demanda: a de implementar um currculo conectivo em contraste com o currculo fragmentado e a diferena entre os dois reside em que os especialistas divisores veem o currculo do ponto de vista de suas matrias, ao passo que os especialistas conectivos tm de ver suas matrias do ponto de vista do currculo. Perrenoud (2002, p.149). Diz a propsito da fragmentao do ensino em disciplinas sem um elo norteador:
[...] a emergncia da noo de competncia decorre essencialmente da insatisfao com a excessiva fragmentao a que o trabalho

multidisciplinar tem conduzido, afastando o foco da organizao do trabalho escolar da formao pessoal. Disso resulta um aparente consenso sobre a necessidade de um retorno idia de uma reunificao do conhecimento em migalhas propiciado pelas disciplinas, o que se busca em duas frentes: deslocando o centro das atenes das disciplinas para as competncias pessoais e buscando uma integrao entre as disciplinas que atende pelo nome genrico de "interdisciplinaridade".

Em consonncia com o iderio de Perrenoud, registra-se a necessidade de trabalhar o rol de conhecimentos previstos nos currculos de forma integrada e com objetivos pr-definidos, pois a fragmentao que permeia o trabalho multidisciplinar afasta o propsito da formao pessoal, inerente aos anseios da educao personalista, que visa formar o homem integral em todas as dimenses. A competncia que se busca nos acadmicos hodiernos remete para a formao de profissional cnscio e seguro do papel social que desempenharo, quando estiverem atuando socialmente. A grande preocupao dos tericos, a exemplo de Perrenoud (2002), que o conhecimento est fragmentado em migalhas propiciado pelas disciplinas. Urge a necessidade de reunific-lo de forma que possa contemplar as informaes bsicas e necessrias para que os saberes advindos das disciplinas sejam aplicados, tanto na vida cotidiana, quanto na atuao profissional. Os diplomas, resultantes de cursos mal feitos, no do segurana de que o portador detenha os conhecimentos necessrios para desenvolver os saberes inerentes ao curso escolhido, entretanto h uma discrepncia nas selees feitas para preenchimento dos cargos no servio brasileiro, isto : nem sempre o mais preparado o que angaria a vaga. E se a vaga preenchida por um curioso, ou um profissional mal preparado, ou desconhecedor do cerne do trabalho, toda a estrutura da organizao onde o curioso estiver inserido ter dificuldades de crescimento, porque o mundo do trabalho como uma mquina que s funciona se todas as peas que a compe estiverem em plena sintonia. A fragmentao do conhecimento, dividida didaticamente em pequenos pedaos que se chamam disciplinas, tem lanado no meio acadmico muitos transtornos. Primeiro pela responsabilidade social que em si a conduo, implantao e manuteno de cursos superiores que devem ser de excelncia sempre, segundo porque toda alterao que porventura seja necessrio ocorrer deve ter anuncia do Ministrio da Educao e Cultura que faz a coordenao de todo processo Educativo no Brasil. A literatura sobre currculo mostra que, apesar de currculo e educao serem intrnsecos, um e outro esto sempre em paralelismo como se a ideologia das polticas educacionais e as concepes curriculares fossem os opositores dos resultados que produzem a educao. Nessa trilha, aborda-se currculo, visando situ-lo em sua aplicabilidade, no mago educacional e investiga-se se est acontecendo a preparao do professor para lidar com as polticas educacionais brasileiras sinalizadas na LDB brasileira atual, ou seja, Lei n 9.396/96; indispensvel aos educandos e ainda prope oferecer resultados diferenciados para a sociedade. Imbernn (2001, p. 37 e 38, grifo nosso) faz um comentrio sobre o papel do professor e a ideologia curricular, veja-se:

[...] a profisso docente sempre foi um campo repleto de misticismos, de conhecimentos cheios de contradies. Avanou-se mais no terreno das idias e das palavras que no das prticas alternativas de organizao. preciso desenvolver prticas alternativas baseadas na verdadeira autonomia e colegialidade como mecanismos de participao democrtica da profisso que permitam vislumbrar novas formas de entender a profisso, desvelar o currculo oculto das estruturas educativas e descobrir outras maneiras de ver a profisso docente, o conhecimento profissional necessrio, a escola e sua organizao educativa. Para tanto, temos de compreender o que ocorre ante as especificidades relativas s reas do currculo, as estruturas espao-temporais que impedem novas culturas de organizao, participao ativa da comunidade, dinmica e comunicao dos grupos, escolarizao pblica, veloz implantao de novas tecnologias da informao, integrao escolar de meninos e meninas com necessidades educativas especiais ou ao fenmeno intercultural.

Acredita-se que a aplicabilidade curricular perpassa a integrao entre as diversas faces da sociedade, pois se os legisladores, os educadores, a famlia, e os demais seguimentos sociais estiverem prontos a aplicar a ideologia dos Projetos Polticos Pedaggicos - PPP's, mas no houver interesse poltico para que ocorra esta ou aquela proposta curricular, todo o trabalho ser desperdiado. O iderio curricular remete para a idia de que o currculo predominante inclui propsitos conflitantes, num discurso que em que o passado o lado mau e o futuro oferece o lado bom. Esse pensamento tornase extremamente periculoso quando manuseado e externado pelos responsveis em organizar o clima de debate educacional, que na maioria das vezes no tm os conhecimentos tcnicos e ou cientficos necessrios para o casamento com o empirismo presente. Normalmente o currculo visto como a insero deste ou daquele item no rol das disciplinas que so ramificaes das matrias, quase nunca na forma como so abordados os conhecimentos inerentes aos saberes e, principalmente o que aquele saber trabalhado tem, em comum, com os demais oferecidos nas outras matrias e ainda o cmulo do isolamento - quase sempre no feito linking de aplicabilidade, ou seja, mostrar ao estudante a forma como vai aplicar aquele saber. Se for feita uma pesquisa nas instituies educacionais, dificilmente o aluno que v pela primeira vez um contedo sabe de onde veio, para que serve e o que que est sendo estudado. A previsibilidade de se obter um trabalho holstico, perpassa a idia da conscientizao de todos os que fazem a educao acontecer.
[...] O conceito de um currculo do futuro no se baseia apenas na crtica [...] ele implica de uma sociedade futura, os tipos de habilidade, conhecimento e atitudes que sero necessrios para cri-las e sustent-la, e as relaes entre tipos de conhecimentos, entre aprendizado acadmico e profissionalizante, entre teoria e prtica e entre as matrias [...] prope que o princpio de conectividade deva definir relaes entre as matrias e o mundo do trabalho e entre as formas de conhecimento especializado e especialista e o saber do dia-a-dia e o senso comum. (YOUNG, 2000, p.20)

Young (2000) remete para a possibilidade de se oferecer um currculo conectivo que vise atender s demandas sociais hodiernas, junto a um trabalho desenvolvido com responsabilidade profissional e social, que todos que compem o corpo institucional se envolvam com o trabalho ali desenvolvido, sejam os que lidam com a rea meio, sejam os que lidam com a rea fim das instituies de ensino. Quando Michael Young (2000) fala da conectividade e faz meno ao futuro, deve-se ler que o futuro agora, os estudantes primam pela excelncia; o campo que absorve os egressos espera qualidade no rol da quantidade existente, os pais almejam que o ensino prepare seus filhos para a vida e que, dento dela, saibam lidar com o que apreenderam com os mestres e tornem isso produtivo e rentvel, outros jovens, buscam titulaes e conhecimentos para desenvolver habilidades singulares, esses so os que vem alm do que est escrito nos textos, so os leitores que leem por excelncia, conseguem entender o contexto do que oferecido. Atualmente, muitos jovens buscam o caminho do empreendedorismo, desenvolvem habilidades e as aplicam, fazendo dessa maneira a sua profissionalizao; outros continuam na trilha dos cursos clssicos que so igualmente importantes e merecem ateno por parte daqueles que buscam aplic-los, uma vez que cursos clssicos e cursos novos leia-se aqui aqueles criados para atender a diversificao do mundo globalizado, so igualmente importantes. Por essa tica, veja-se o que Postman diz a respeito do despropsito da educao: "O significado da vida expressa-se por meio de uma narrativa, ou que sem uma narrativa a vida no tem significado: sem significado, a educao no tem propsito e a ausncia de propsito o fim da educao" (POSTMAN, 1995, apud PERRENOUD, 2002, p. 150). Ressalte-se ainda que alguns jovens, ao ingressarem no Ensino Superior no tm noo do que fazer uma graduao, ingressam nas Universidades/Faculdades e esperam pela (de)formao que acontecer quando da colao de grau daqueles que (no) enveredaram pela busca do conhecimento cientfico, buscando fazer daquele saber sua bssola de orientao profissional. Observe-se que muitos jovens buscam a excelncia sim, outros, numa parcela menor, no buscam nada. Necessrio se faz enfatizar que esse percentual presente em todos os seguimentos, portanto, tanto os educadores, quanto os legisladores, os professores e os demais envolvidos, no processo ensino-aprendizagem, devem saber como trabalhar esse percentual de alunos que s vezes precisam apenas de ateno. Note-se que o acima exposto refora a idia de que os currculos tm que apresentar nveis de excelncia sempre. Leia-se o que Young (2000, p. 47) diz quando se reporta ao currculo como fato, como o vnculo sociolgico e a aquisio dos saberes:
O currculo escolar apresentado como um conjunto de portas de entrada para o mundo adulto, ainda que as relaes entre as definies escolares e no-escolares do saber e da capacidade sejam na melhor das hipteses tnues. predominantemente um mundo ordenado por matrias - mesmo quando assume a forma de estudos integrados.

Observa-se como Michel Young (2000) se reporta ao currculo, neste caso o escolar, entendido como aquele que compe a Educao Bsica o currculo escolar apresentado como um conjunto de portas de entrada para o mundo adulto isto para resgatar a importncia de cada fragmento educacional oferecido ao educando que, aps concluso daquela etapa, entra, com ou sem conhecimento, na vida adulta. Os conhecimentos, se processados de forma positiva, faro daquele educando um cidado preparado para conviver com as exigncias sociais que se apresentam no mundo moderno, porque estar apto a manusear as ferramentas da informtica, dever estar preparado para ler e interpretar os contedos escolares e os falares da convivncia social e, o mais importante, dever saber transformar saberes em ao.
Para o aprendiz pouco h a distinguir entre cincia integrada ou humanidades e fsica e qumica ou histria. A integrao produz invariavelmente uma ordenao do mundo pela qual o aprendiz tem de achar seu caminho em vez de exigir que os prprios aprendizes se envolvam no processo de integrao (YOUNG, 2000, p. 47).

A integrao da dimenso dos contedos e sua aplicabilidade no dia-a-dia que far com que se tenham egressos eclticos, com preparo e sem ele para atuar no campo profissional, pois cada educando dever achar o seu caminho, isto , adicionar a sua mundividncia, os saberes adquiridos no contexto escolar para conduzir, com responsabilidade, a vida pessoal, profissional e emocional. Assim a fragmentao das disciplinas com aplicabilidades descontextualizadas, tanto dos objetivos dos cursos, quanto dos propsitos da educao cidad, leva o professor das disciplinas a trabalharem, muitas das vezes, at de forma isolada sem procurar saber o que foi dado pelo colega que o antecedeu e nem pelo que est planejado para dar continuidade ao bloco de saberes necessrio formao daquele e naquele curso. Por isso os egressos hodiernos, que no tm o propsito de serem bons profissionais, terminam por envergonhar a classe a que escolheram pertencer. Registre-se, ainda, o envolvimento e a responsabilidade de jovens que egressam dos cursos superiores prontos a fazer trabalhos de qualidade. Os que saem licenciados so grandes guerreiros: a luta por educao de qualidade, o desejo de trazer os estudantes para o cerne da educao, a vontade de aplicar tcnicas de estudos que os coloquem na condio de processadores de seus conhecimentos, aqueles que ensinam os jovens a pensar, a construir, a buscar. Esses so os que querem que o cidado terceiro milenista esteja apto a acompanhar as mudanas que agora acontecem a todo o momento, exigindo que o profissional esteja preparado para acompanhar as mudanas necessrias para a manuteno e crescimento pessoal e profissional. Portanto, os currculos devem conter em sua essncia a dinamizao espao-temporal para que no se apresente defasado, to logo receba uma avaliao. Apresenta-se uma investigao acerca do percurso por que passam os currculos, no numa perspectiva histrico cronolgica, mas numa comparao com o novo - aquele visto nas ltimas dcadas do Sculo XX, quando no Brasil, passou-se a ruptura do chamado Currculo Mnimo que atuou por tempos e houve a implementao das necessidades locais, esse ltimo

item j era contemplado na adaptao dos cursos, pois a finalizao de um Projeto Poltico Pedaggico se fazia com a produo e aprovao do chamado currculo pleno que nada mais era que a adaptao s necessidades locais, acrescendo ao mnimo, os contedos das Disciplinas Complementares e ofertando, em espaos livres nos semestres letivos a opo do aluno escolher as disciplinas eletivas. Essas mudanas no afetam em quase nada o produto final - os egressos - que, se responsveis sabem quem so, de onde vm e para onde querem ir. A mudana que se espera maior, que atinja no s o meio acadmico ofertando subsdios para trabalhar com alunos em convvio com os PNEEs, a Educao Informatizada, a Globalizao; mas que seja dado tanto ao aluno, quanto ao professor condies de trabalho, incluso e permanncia no meio social. Isso ser o momento de ruptura da educao fragmentada que a se apresenta, passando para uma educao holstica que busca a formao integral do homem em todas as dimenses: sociolgica, teleolgica, tcnicocientfica e humanstica. Neste momento, comea-se a tecer comentrios sobre a necessidade de obter inovaes no currculo para que se possa atender a demanda que a est para ser recebida pelos educadores atuais, de forma slida e significativa, com informaes acerca de assuntos pertinentes ao mundo globalizado. Os educandos buscam, nesta fase, aprender, agir e interagir no contexto social. No momento em que a crise mundial cresce, que a populao cresce e no h crescimento proporcional de poltica pblica que englobe nmero e ao numa proporo (integrao) normal, a populao educacional ativa concentra energia e anseios por melhorias de vida, por integrao social, por qualidade de vida dos educadores, que ali esto. Observe-se que nem sempre essa a tica do educador que fragmenta seu contedo de forma tamanha que o aluno no consegue encontrar elo com os demais contedos apresentados e no v, por conseguinte, razo de permanncia no contexto social educacional, esse um dos motivos da evaso escolar que tem origem diversa, uma delas esta que aqui se apresenta: o referencial da aplicabilidade dos ensinamentos educacionais com a aplicabilidade no cotidiano. Sabe-se que o conhecimento algo que independe do professor, em ao isolada, sabe-se tambm que o interesse pelo entendimento de um contedo o resultado de todo um processo educativo que vai da preparao da criana, passa pelo entendimento da necessidade e uso daquele contedo na vida, no dia-a-dia, no trabalho, na convivncia social e, principalmente, da importncia dele para o aprendizado de outros saberes que, apesar de ainda fragmentados, so necessrios para a formao integral do cidado. Para isso importante que o educador tenha conscincia do seu papel e que esteja preparado para atender s demandas sociais, visto que no adianta apenas colocar os alunos PNEEs em sala de aula, se os professores no forem conhecedores dos cdigos das linguagens Libras e Braille que os colocaro em sintonia com os alunos, ou ainda, terem noes das sndromes e da forma como lidar com cada uma delas; no basta ainda equipar laboratrios diversos: cincias, lnguas, informtica, se o profissional no obtiver os saberes para lidar com os aparelhos, sem a segurana no contedo, sem o domnio da

tecnologia, o desconhecimento das linguagens o processo inclusivo da educao hodierna caminha para duas excluses num espao nico, a do aluno e a do professor. 3 CURRCULOS E CURRCULISTAS: uma abordagem terica

A reviso de literatura sobre a trajetria de currculos permite fundamentar este estudo atravs dos registros dos estudiosos sobre o assunto que perpassa da historicidade e vai delineando uma viso cada vez mais abrangente "Currculo [...] uma atividade que no se limita a nossa vida escolar educacional, mas a nossa vida inteira" (SILVA, 2002, p. 43). Vale registrar a inquietao que assola os educadores hodiernos, que acompanhando a idia de Tadeu Silva (2002) vem tentando incutir nos alunos e na famlia que o estudo para a vida e afastar a idia de que se deve estudar para a prova ou se preparar para o vestibular e/ou para os concursos. O Estudo para conduzir a vida, da a importncia de valorizar o conhecimento emprico dos alunos porque a eles que, somado aos conhecimentos acadmicos, tm-se sujeitos com concepes distintas, mesmo que sejam egressos da mesma instituio. Silva (2002, p.53) diz: "como foi nossa experincia educacional quando entramos na escola, quais episdios lembramos". So as diferenas de valores que fazem perpetuar as diversidades e, a reside a grande diferena dos seres humanos. Outro aspecto que deve ser observado a ideologia curricular. A aplicao desta ou daquela ao responde sempre a interesses muito bem delineados e visa perpetuar o status quo dos idealizadores, ou de outrem a servio deles, para fechar essa linha de pensamento, veja-se o que diz Sacristn (2000, p. 13, grifo nosso):
a prtica a que se refere o currculo, no entanto, uma realidade prvia muito bem estabelecida atravs de comportamentos didticos, polticos, administrativos, econmicos, etc., atrs dos quais se encobrem muitos pressupostos, teorias parciais, esquemas de racionalidade, crenas, valores, etc., que condicionam a teorizao sobre o currculo. necessria uma certa prudncia inicial frente a qualquer colocao ingnua de ndole pedaggica que se apresente como capaz de reger a prtica curricular ou, simplesmente, de racionaliz-la.

Comungando com o que diz Sacristn, a aplicabilidade curricular perspassa por uma realidade prvia muito bem estabelecida que envolve no s o didtico, mas a poltica, o administrativo, o econmico atrs do que se encobrem as crenas e os valores que certamente sero repassados aos alunos. Pacheco sugere que se deve colocar, em evidncia, assuntos que realcem, reforcem, valorizem e modifiquem o cidado que est em fase de formao, porque os educadores sabem que, sem os desafios, sem a prudncia e sem a perseverana no se consegue alcanar os xitos clamados pela educao, mas que, sem a prudncia na aplicabilidade, poder ser dado

relevo a itens que no importam, no adicionam, no valorizam e nem formam o cidado pretendido pela sociedade hodierna. (SACRISTN, 2000, p.15) diz:
[...] quando definimos currculo estamos descrevendo a concretizao das funes da prpria escola e a forma particular de enfoc-las num momento histrico e social determinado, para uma modalidade de educao, numa trama institucional, etc.

Observe-se a colocao de Sacristn quando se refere s funes da escola, coloca-a na condio de operacionalizadora do que est previamente determinado para um dado momento histrico e social. Sobre incluso vale registrar:
A incluso um princpio fundamental que consiste em que todas as pessoas devem aprender juntas, onde quer que isso seja possvel, no importam quais as dificuldades ou diferenas elas possam ter. As escolas inclusivas precisam reconhecer e responder s necessidades diversificadas de seus alunos, assegurando-lhes educao de qualidade, para que a incluso social possa acontecer a partir da segurana adquirida na escola e na famlia (SASSAKI, 1997, p.120).

Peter Mittler, professor emrito de Necessidades Educativas Especiais, traduzido pela professora Windyz Ferreira, consultora da UNESCO, Ph.D. em Educao Inclusiva, assim se reporta com relao incluso.
As crianas que se sentem educacionalmente excludas tm maior probabilidade de se sentirem socialmente isoladas. Elas podem experimentar ainda no apenas a perda de confiana em si prprias como estudantes, mas tambm como indivduos. Isso pode ser disfarado pelo comportamento provocativo, o que, por sua vez, pode ativar medidas punitivas da escola ou dos colegas - esse fato pode isolar ainda mais o aluno, talvez at o ponto de ser excludo. Um modo para romper esse crculo maligno tentar prevenir as dificuldades de aprendizagem antes mesmo de elas surgirem, planejando um currculo acessvel e assegurando um ensino planejado de modo a garantir uma aprendizagem efetiva (MITLLER, 2003, p.140).

Corroborando com o entendimento sobre as aes curriculares e somando-se ao entendimento de Peter Mittler, pretende-se chamar a ateno dos atores da educao, com vistas aplicabilidade das aes curriculares, para que o aluno PNEE, agraciado pela poltica da incluso, sinta-se partcipe do contexto educacional, que a ele seja dada ateno pessoal, condies de acesso e permanncia e, o tempo da estada na instituio educativo no o coloque na condio de diferente e ele no participe do processo. Para isso, necessrio que a logstica de acolhimento seja didaticamente bem planejada, para que ateno e apoio no se confundam com paternalismo. Assim como a poltica da incluso, que se aponta neste trabalho, todas as aes curriculares devem ser apreendidas, discutidas e s ento serem aplicadas, pois sem a prvia organizao interna, todas as polticas tendem a seguirem o rumo do esquecimento, ou ainda o abandono das mesmas ainda em curso.

CONSIDERAES FINAIS

10

O tema Currculo ainda visto no meio acadmico como a aplicao de um rol de disciplinas que compem a estrutura curricular dos cursos, na maioria das vezes, aplicadas de forma dissociada das demais atividades inerentes ao fazer acadmico. As disciplinas que so trabalhadas em sala de aula so o resultado final do desenho feito pelo docente e nele encontra-se o ponto de partida, o recomeo do aprendizado acadmico/educativo. Os currculos conforme se v na teoria apresentada neste trabalho englobam os aspectos, sociais, polticos, econmicos e expressam a vontade daqueles que o aplicam, por isso que a equipe envolvida num processo educativo tem que conhecer os aspectos inerentes ao contexto para que desenvolva um trabalho que resulte em alunos envolvidos, pedagogicamente responsveis, socialmente flexveis e pessoalmente amveis. A proposta inclusiva vigente na Educao brasileira foi alicerada nos moldes do documento resultante do Encontro de Salamanca, na Espanha, em 1994, onde representantes de 88 pases discutiram sobre o assunto e traaram os primeiros encaminhamentos para que a educao alcanasse a todos, independentemente de ritmos ou limitaes. No Brasil, o tema comeou a se elitizar, no meio acadmico, a ser colocado nas pautas das discusses e por fim, com a promulgao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional - LDB, em 20 de dezembro de 1996, tomou ares de vis educativo necessrio ao bem estar social e indispensvel para incluir uma frao de cidados que at ento estavam margem educativa. Naquele momento, oficializaram-se, atravs do contido no Captulo V, artigos 58 a 60, da lei supracitada, os passos para que as instituies de ensino adaptassem, tanto a estrutura fsica quanto adequassem os currculos, especialmente os das licenciaturas, para que os egressos pudessem atender, nas salas de aula do ensino regular, os alunos PNEE's. Outro aspecto inclusivo e necessrio ao sucesso escolar/acadmico a aceitabilidade da globalizao e das ferramentas das tecnologias da Informao que visa colocar educador e educando diante de uma perspectiva que ultrapassa as etapas da sala de aula e vai proporcionado o aluno a tornarse um pesquisador por excelncia. Diante desse panorama, pretende-se convidar os atores educacionais para somares esforos, desenhar aes viveis, aplic-las numa trama responsvel e pedagogicamente correta, visando atrair o aluno para a escola e que ao adentrar, sinta-se integrado naquele meio e, ali trace um objetivo, e persiga-o.

REFERNCIAS
ADORNO, Theodoro W. Educao e emancipao. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. APPLE, Michael W. Ideologia e currculo. So Paulo: Brasiliense, 1982.

11

ARROYO, Miguel G. Assumir nossa diversidade cultural. Revista da Educao do BRASIL, Ministrio da Educao e do Desporto. Plano Decenal de Educao para todos, Braslia: MEC, 1993. BOTELHO, Paula. Linguagem e letramento na educao dos surdos: ideologias e prticas pedaggicas. Belo Horizonte: Autntica, 2002. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado, 1988. BRASIL. Lei n 9.394 de 20 de dezembro de1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional, em Dirio Oficial da Unio, Ano CXXXIV, n 248, de 23.12.1996. 40 p. ______. Lei n 10.463, de 24 de abril de 2002. Dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais - Libras e d outras providncias. ______ . Ministrio da Educao e Cultura. Plano Decenal de Educao para Todos. Braslia, 1993. ______. Ministrio da Educao e Cultura. Parmetros Curriculares Nacionais : documento introdutrio. Braslia: Distrito Federal, 1992. ______. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: adaptaes curriculares - estratgias para a educao de alunos com necessidades educacionais especiais. Braslia, MEC/SEF/SEESP, 1999. ______.Resoluo n 02/01 de 11 de setembro de 2001b. Conselho Nacional de Educao - Cmara de Educao Bsica. Institui Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica. COLL, Cesar (Org.). O construtivismo na sala de aula. 6. ed. So Paulo: tica,1996. COLL, Cesar. Psicologia e currculo, uma aproximao psicopedaggica elaborao do currculo escolar. 4. ed. So Paulo: tica, 1999. GADOTTI, Moacir. Histria das idias pedaggicas. So Paulo: tica, 2001. IMBERNN, Francisco. Formao docente e profissional: formar-se para a incerteza. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2001. (Coleo Questes de nossa poca vol.77). ______. A Educao no Sculo XXI, os desafios do futuro imediato. 2. Ed. Porto Alegre: Artes Mdicas. 2000. LINHARES, Clia Frazo Soares. Saberes docentes: da fragmentao e da imposio a poesia e a tica. Movimento, n.2, set. 2000. MARTINS, ngela. A poltica do conhecimento: a identidade do saber e as reformas educativas. In. LINHARES, Clia (org.). Polticas do conhecimento: velhos contos, novas contas. Niteri: Intertexto, 1999.

12

MINAYO, Maria Ceclia de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis: Vozes, 1994. MITTLER, Peter. Educao inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003. MOREIRA, Antonio F. B. Currculos e programas no Brasil. 9.ed. Campinas: Papirus, 1990.232p. MOREIRA, Antonio Flvio B. et al. Currculo: questes atuais. 8.ed. Campinas: Papirus, 2003. MOREIRA, Antonio Flvio; SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Currculo, cultura e sociedade. 3.ed. So Paulo: Cortez, 1999. NISKIER, Arnaldo. LDB a nova Lei da Educao. 4. ed. Rio de Janeiro: Consultor, 1996. OLIVEIRA, Rui de. Neurolingustica e o aprendizado da linguagem. So Paulo: Respel, 2000. PACHECO, Jos Augusto. Currculo: teoria e prxis. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2001. PERRENOUD, Philipe et al. As competncias para ensinar no sculo XXI: a formao dos professores e o desafio da avaliao. Porto Alegre: Art med, 2002. PUIGGRS, Adriana. Voltar a Educar: a educao latinoamericana no final do Sculo XX. So Paulo: Agir. 2000. (Coleo a Escola e outras vozes). ROHDEN, Huberto. Educao do Homem Integral. So Paulo: Martin Claret. 1998. SACRISTN, J. Gimeno. O Currculo: uma reflexo sobre a prtica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. ______. Escolarizao e cultura: a dupla determinao. In Silva Lus Heronda; AZEVEDO, Jos Clvis de; SANTOS, Edmilson de (orgs.). Novos Mapas culturais, Novas Perspectivas Educacionais. Porto Alegre: Sulina,1996. SALMA, Tannus (Org.). O uno e o mltiplo nas relaes entre as reas do saber. 3. ed. So Paulo: Cortez, 2001. SANTOS FILHO, Jos Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sanchez. Pesquisa Educacional: quantidade e qualidade. 3.ed. So Paulo: 2000. SASSAKI, Romeu Kazumi. Incluso: construindo uma sociedade para todos. 3.ed. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

13

SILVA, Lus Heron (org). A escola cidad no contexto da globalizao. Porto Alegre: Vozes. 1998. SILVA, Tomas Tadeu. Documentos de Identidade: uma introduo s teorias do currculo. Belo Horizonte: Autntica. 2002. SILVA, Tomas Tadeu; MOREIRA, Antonio Flvio (org.). Territrios Contestados: o currculo e os novos mapas polticos culturais. 4.ed. Petrpolis: Vozes, 1995 . TEIXEIRA, Elizabeth. As trs metodologias: acadmica, da cincia e da pesquisa. Petrpolis: Vozes, 2006. UNESCO. Declarao de Salamanca e linhas de ao sobre necessidades educativas especiais. Braslia: CORDE, 1994. VALENTE, Ana Lcia. Os negros, a educao e as polticas de ao afirmativa. Revista Brasileira de Educao. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro de 2001. YOUNG, Michael F. D. O Currculo do futuro: da nova sociologia da educao a uma teoria crtica do aprendizado. Campinas: Papirus. 2000. ZIBAS, Dagmar M. L. Globalizao e polticas educacionais na Amrica Latina. p.11-36. Caderno de Pesquisas, So Paulo, n. 100, 1997. ______. Escola Pblica versus Escola Privada. p 57-77. Caderno de Pesquisas, So Paulo, n. 100, 1997. YIN, R.K. Case study research. Newbury Park, CA, Sage, 1988.

Vous aimerez peut-être aussi