Vous êtes sur la page 1sur 15

A CULTURA NA LUTA POR RECONHECIMENTO: REDEFINIES DO FUNK NUMA PRODUO AUDIOVISUAL DA REDE JOVEM DE CIDADANIA Victor Guimares1

Resumo: O artigo busca investigar o papel da cultura como recurso (YDICE, 2004) na construo de demandas por reconhecimento elaboradas por grupos juvenis da periferia de Belo Horizonte em uma produo audiovisual realizada em parceria com a ONG Associao Imagem Comunitria e exibida no programa de televiso Rede Jovem de Cidadania. Em nossa anlise, buscamos perceber como so formuladas, em meio a uma luta por visibilidade nos meios de comunicao de massa, demandas por estima social (HONNETH, 2003) que tm, em seu cerne, a valorizao do funk, uma prtica cultural bastante presente no universo das juventudes urbanas brasileiras. Palavras-chave: cultura como recurso; luta por reconhecimento; produo audiovisual; juventude; funk.

Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Comunicao da UFMG. E-mail: zictorzictor@gmail.com.

Neste trabalho, procuramos investigar a mobilizao da cultura como recurso para a construo de demandas por reconhecimento na produo audiovisual Baile Funk, realizada por jovens da periferia de Belo Horizonte em parceria com a ONG Associao Imagem Comunitria (AIC). O vdeo, com durao de 23 minutos e 7 segundos, foi exibido pela primeira vez como um programa da Rede Jovem de Cidadania, na Rede Minas de Televiso, em 12 de dezembro de 2009. Desde ento, j foi reprisado algumas vezes, alm das exibies comunitrias em centros culturais de bairros da periferia da cidade. Antes de passarmos anlise, contudo, necessrio explicitar alguns pressupostos conceituais e situar essa produo num contexto sciohistrico mais amplo.

Cultura como recurso Em seu livro A convenincia da cultura, George Ydice busca dar conta de um fenmeno contemporneo: a cultura, em nosso tempo, deixa de ser definida socialmente como em si, e se torna conveniente, cultura para: passa a ser mobilizada de acordo com propsitos especficos, e tem sua legitimao baseada na utilidade. Baseando-se no conceito heideggeriano de reserva disponvel, Ydice (2004) avana a noo de cultura como recurso, como meio para a realizao de fins variados.
Se na primeira metade do sculo XX Adorno pde definir arte como o processo pelo qual o indivduo ganha liberdade exteriorizando-se, em contraste ao filistino quem anseia pela arte por aquilo que consegue extrair dela (1984:25), hoje em dia quase impossvel encontrar declaraes pblicas que no arregimentem a instrumentalizao da arte e da cultura, ora para melhorar as condies sociais, como na criao de tolerncia multicultural e participao cvica atravs de defesas como as da UNESCO pela cidadania cultural e por direitos culturais, ora para estimular o crescimento econmico atravs de projetos de desenvolvimento cultural urbano (YDICE, 2004, p. 27).

Para Ydice (2004), uma srie de processos contemporneos sobretudo a globalizao e a hegemonia do projeto neoliberal levaram a um contexto em que as distines at ento prevalecentes nas definies da alta cultura, da antropologia e da cultura de massa (YDICE, 2004, p. 16) no fazem mais sentido, e nem so invocadas publicamente. A cultura deixa de possuir uma substncia seja no sentido da cultura como as mais altas expresses da raa ou na definio antropolgica, como todo um modo de vida e se torna conveniente, como um meio para se atingir fins. No importa se com o intuito de expandir o capital ou de promover a justia social, a cultura hoje funciona, em grande medida, como um recurso. Por exemplo, hoje possvel perceber que:

diferenas regionais e nacionais, entendidas como campos de fora diferentemente estruturados que formam o sentido de qualquer fenmeno de uma cano pop ao ativismo ambiental e anti-racista so funcionais para o comrcio e o ativismo globais (YDICE, 2004, p. 17).

preciso salientar que a noo de cultura como recurso no implica um julgamento que diagnosticaria uma corrupo da idia de cultura. Essa , antes, uma caracterstica de nosso tempo: a mesma lgica pode estar presente em lutas legtimas ou em aes puramente estratgicas para a promoo de interesses de grupos isolados. O autor analisa, por exemplo, a experincia do grupo cultural Afro Reggae, que, em sua luta contra a excluso racial e a ilegalidade nas favelas do Rio de Janeiro, se utiliza da msica e da dana como plataforma para que a juventude da favela possa dialogar com sua comunidade e com a sociedade como um todo. A produo cultural, nesse caso, serve como um recurso na luta pela justia social. Postulamos, neste trabalho, a proficuidade da utilizao do conceito de cultura como recurso para o entendimento de algumas lutas por reconhecimento (HONNETH, 2003) no campo da estima social. Em nossa anlise, buscaremos perceber como so formuladas, em meio a uma luta por visibilidade, demandas por reconhecimento que tm, em seu cerne, a valorizao de prticas culturais. Embora essa conexo no tenha sido vislumbrada por Ydice, argumentamos que (e procuraremos demonstrar como) a cultura pode ser mobilizada como recurso na luta por reconhecimento.

Lutas por estima social Com o conceito de lutas por estima social, entendemos um tipo particular de conflito identificado por Axel Honneth (2003) no quadro terico de sua Teoria do Reconhecimento. O conceito bsico dessa teoria de que existe, inerente prpria vida social, uma luta dos sujeitos pelo reconhecimento recproco de sua identidade (HONNETH, 2003, p. 30). A formao mesma de nossas identidades depende do reconhecimento de nossos parceiros de interao, num processo eminentemente intersubjetivo e mtuo. Alm disso, para o autor, importante atentar para as lutas que os sujeitos travam cotidianamente pelo reconhecimento social no apenas porque o reconhecimento condio sine qua non para a autorrealizao, mas porque so as expectativas normativas estruturalmente inscritas nessas relaes de reconhecimento a referncia fundamental para compreendermos os processos de mudana social.

A idia especfica da estima2 que, ao contrrio do reino dos direitos, no qual importante que sejamos reconhecidos como iguais, o domnio da estima social o lugar da particularidade: o objeto do reconhecimento so as propriedades particulares que caracterizam os seres humanos em suas diferenas pessoais (HONNETH, 2003, p. 199). A relao do reconhecimento opera aqui da seguinte forma: a partir da experincia de ser reconhecido em suas peculiaridades pelos parceiros de interao, o sujeito desenvolve um sentimento de auto-estima, que essencial para o desenvolvimento de uma auto-relao positiva e para a formao da identidade pessoal. Segundo Honneth (2003), o pressuposto para que esse padro de reconhecimento seja possvel um horizonte de valores intersubjetivamente partilhado. Os sujeitos em interao s esto de condies de se estimarem um ao outro se partilham uma orientao por valores e objetivos que indicam o significado das contribuies de cada um para a comunidade, uma vez que seu valor social se mede pelo grau em que elas parecem estar em condies de contribuir realizao das predeterminaes dos objetivos sociais (HONNETH, 2003, p. 200). Ao lutarem por estima social, buscando destacar suas contribuies especficas para a comunidade, os sujeitos e grupos sociais procuram interferir sobre a distribuio de estima na sociedade, atuando diretamente sobre os consensos normativos que permeiam as relaes sociais. A partir desse quadro terico, possvel investigar lutas contra o preconceito e a excluso social, bem como pela valorizao de prticas culturais especficas como o caso de nosso objeto de anlise. Na prxima seo, buscamos situar o contexto scio-histrico em que emergem as prticas que buscamos analisar.

Juventudes urbanas, prticas culturais e visibilidade Para Juarez Dayrell (2005), na construo dos modos de vida juvenil, o mundo cultural ocupa uma centralidade (DAYRELL, 2005, p. 34). Embora essa no seja uma exclusividade da situao contempornea, uma vez que em toda sociedade os jovens foram alvo especfico de alguma prtica cultural, nos dias atuais essa relao com a cultura adquire traos especficos.
A partir de Hegel e Mead, com o pressuposto de que o reconhecimento condio necessria para a auto-realizao dos sujeitos, Honneth (2003) estabelece, no intuito de descrever a dinmica moral que perpassa nossas sociedades, uma tipologia fenomenolgica que distingue trs padres de reconhecimento intersubjetivo amor, direitos e estima social , correspondentes s trs esferas de interao social tambm delineadas pelo autor: os mbitos das relaes afetivas primrias, das relaes jurdicas e das relaes na comunidade de valores. Essas formas de reconhecimento correspondem s etapas de autorelao prtica do ser humano, e esto profundamente conectadas.
2

Num primeiro aspecto, possvel destacar a presena das culturas ou subculturas juvenis3 como os punks, os darks, os funkeiros, os jovens ligados cultura hip hop, os emos que povoam o cenrio urbano e significam espaos de autonomia e construo da auto-estima para os jovens.
Sem nos deter num conceito especfico, quando falamos em culturas juvenis nos referimos a modos de vida especficos e prticas cotidianas dos jovens, que expressam certos significados e valores no tanto no mbito das instituies como no mbito da prpria vida cotidiana (DAYRELL, 2005, p. 35).

Por meio dos diferentes estilos subculturais, os jovens manifestam uma srie de significados compartilhados, um conjunto de signos especficos que denotam a pertena a um determinado grupo. Argumentamos e buscaremos evidenciar por meio de nossa anlise que diversos elementos dessas subculturas podem ser mobilizados no sentido da construo de demandas por estima social elaboradas por sujeitos que se dirigem sociedade como um todo. Esse lanar mo da cultura pode tornar-se uma dimenso fundamental da luta por reconhecimento. Como veremos, as subculturas so objeto de uma tentativa de valorizao por parte dos jovens, em contraposio a vises hegemnicas que circulam sobre a vinculao dos jovens com alguns estilos (como, notadamente, o caso do funk). Aliada a essa relao com os estilos, necessrio lanar um olhar tambm sobre as produes culturais levadas a cabo cotidianamente pelos grupos juvenis. Uma srie de pesquisas recentes (ABRAMO, 1994; HERSCHMANN, 2000; DAYRELL, 2005; CAROLINA & DAYRELL, 2006) tem investigado a intensa efervescncia cultural desses grupos, sobretudo no campo da msica. A participao em grupos culturais tem sido considerada um fator determinante na construo de identidades, na intensificao da sociabilidade entre os jovens e no posicionamento destes no espao pblico (DAYRELL, 2005). De forma mais afeita a nosso objeto, necessrio destacar a efervescncia cultural protagonizada pelos jovens moradores de vilas e favelas das grandes cidades. Analisando o universo da produo cultural nas periferias de Belo Horizonte, urea Carolina e Juarez Dayrell apontam que:
Usamos as noes de cultura juvenil, subcultura, estilo cultural ou simplesmente estilo de forma indistinta. Com qualquer dessas idias, queremos nos referir s prticas culturais realizadas cotidianamente por grupos de jovens, que so reunidas em universos culturais especficos funk, hip hop, emo, etc. - e que so fundamentais na construo da identidade juvenil. Reconhecemos a herana dos Estudos Culturais britnicos na teorizao sobre as subculturas e a resistncia juvenil, mas, neste trabalho, no nos apegamos s sutilezas conceituais que, porventura, diferenciariam essas noes. Autores como Dayrell (2005) tambm utilizam os termos de maneira mais ou menos indistinta.
3

Ao contrrio da imagem socialmente criada a respeito dos jovens pobres, quase sempre associada violncia e marginalidade, eles se colocam como produtores culturais. Em torno dessa produo, estabelecem trocas, experimentam, divertem-se, produzem, sonham em sobreviver das atividades culturais, enfim, vivem um determinado modo de ser jovem (CAROLINA & DAYRELL, 2006, p. 288).

Os autores buscam ressaltar a existncia de uma cena cultural em constante movimento mormente no campo da msica nas periferias da cidade de Belo Horizonte. Um circuito que engloba grupos culturais, estratgias de interveno urbana e mesmo um mercado prprio de discos e roupas especializadas nos estilos. Eles descrevem uma cena que, mesmo ocupando um espao marginal no circuito cultural, se mantm viva e atuante, apesar das oscilaes entre momentos de latncia e de maior visibilidade (CAROLINA & DAYRELL, 2006, p. 292). Para nossos propsitos, vale destacar as conexes entre as subculturas, a participao em grupos culturais e a existncia de lutas polticas por reconhecimento. Para os autores supracitados, por meio da sua produo, eles [os jovens] recriam as possibilidades de entrada no mundo cultural alm da figura do espectador passivo, colocando-se como criadores ativos (CAROLINA & DAYRELL, 2006, p. 293). Argumentamos que, ao se posicionarem como produtores de cultura, os jovens de periferia reivindicam para si uma estima social que deve ser dirigida s suas contribuies efetivas para a sociedade. Busca-se um reconhecimento de seu trabalho cultural como algo valioso, em contraposio aos esteretipos relacionados violncia e participao em organizaes criminosas. Ainda segundo os autores, essas atividades culturais so um dos poucos espaos de construo da auto-estima, possibilitando-lhes construir identidades positivas (CAROLINA & DAYRELL, 2006, p. 294). O enfoque da teoria do reconhecimento aparece novamente como bastante frutfero: a luta por estima social, caso seja bem sucedida, permite aos jovens referir-se a si mesmos de forma positiva; permite a eles a construo da auto-estima. E se pensamos em novas maneiras de se conceber a ao coletiva na contemporaneidade (MELUCCI, 2001), possvel olhar para esses agrupamentos culturais e enxerg-los como exemplos claros de iniciativa poltica, em que se desenvolve um grande potencial de transformao social. Ao se envolverem na produo cultural, os jovens formulam um discurso sobre suas comunidades, desenvolvem laos de solidariedade e, sua maneira, lutam pela construo da autonomia.

Em Belo Horizonte, a atuao mais ou menos organizada no campo da cultura apresenta nmeros bastante significativos. O Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, de 2004, aponta a existncia de mais de 700 grupos culturais nas periferias da cidade. Isso sem falar na insero desses sujeitos nos centros culturais e comunitrios que existem em todas as comunidades, nas dezenas de bibliotecas populares, nas rdios comunitrias e nos jornais e fanzines alternativos. No entanto, importante atentar para a questo da invisibilidade. Toda essa movimentao cultural e poltica da juventude que descrevemos , em grande medida, invisvel publicamente. Como apontam os prprios integrantes da Associao Imagem Comunitria, entidade responsvel pela criao da Rede Jovem de Cidadania e parceira na produo do vdeo que iremos analisar,
Muito embora existam incontveis iniciativas de mobilizao popular nas periferias da Regio Metropolitana de Belo Horizonte, ainda prevalece em diversas esferas pblicas, especialmente a miditica, um discurso extremamente perverso e equivocado que insiste em ignorar a capacidade de interveno e as aes organizadas pelas prprias comunidades para reverter as desigualdades e melhorar a qualidade de vida da populao. H uma efervescncia cultural e social que no vista, tampouco apoiada ou mesmo legitimada pela sociedade em geral (LIMA et al, 2006, p. 30).

no intuito de interferir na distribuio da visibilidade possvel a esses grupos que os sujeitos procuram se engajar em prticas comunicativas de carter comunitrio, na perspectiva do acesso pblico comunicao4. Nas lutas em torno da visibilidade para seus problemas e suas contribuies, e por um dilogo possvel com a sociedade que a forma, a cultura juvenil reivindica o direito comunicao aberta, afirma a vontade de utilizar todas as redes de sociabilidade que a tornam possvel e de experimentar todos os canais expressivos e comunicativos que a sociedade coloca sua disposio (MELUCCI, 2001, p. 104). Mas os canais so poucos. Ainda h vrios obstculos para que as vozes dessas juventudes possam ser amplificadas. Embora existam espaos em que a juventude aparece de modo plural, em grande medida os maiores veculos de comunicao insistem em fazer circular esteretipos sobre os jovens seja numa viso romntica, que associa esse momento da vida com um tempo de pura liberdade e de prazer, seja naquela imagem que considera a juventude como um problema, o qual ganha

A idia de acesso pblico tem sua origem na experincia dos canais de televiso a cabo ocupados por cidados comuns e entidades da sociedade civil, que foram uma realidade sobretudo na Amrica do Norte. Trata-se do reconhecimento de que o espao da mdia deve ser disponibilizado, tambm, para setores no-especializados e no-comerciais, na perspectiva da democratizao da comunicao.

visibilidade apenas quando vinculado ao aumento dos ndices de violncia. Para o jovem de periferia, essa situao adquire traos bastante perversos. nesse sentido que a experincia proporcionada pela Rede Jovem de Cidadania adquire importncia. O projeto, realizado pela AIC desde 2003, permite que grupos juvenis os mais diversos se apropriem da linguagem audiovisual e produzam vdeos sobre suas realidades especficas, que so exibidos em um programa de televiso veiculado semanalmente para todo o estado de Minas Gerais e em eventos nas comunidades de periferia. Ao se apropriarem dos procedimentos da televiso, os jovens produzem imagens prprias, e buscam contestar esteretipos veiculados largamente pelos media de massa.

Apontamentos metodolgicos Faz-se necessrio dizer que entendemos como demandas por reconhecimento os procedimentos discursivos nos quais grupos sociais dos mais diversos formulam reivindicaes por situaes ampliadas de reconhecimento. A demanda pressupe um estado de no-reconhecimento, ou de reconhecimento inadequado, e traz, em sua formulao, as marcas de uma luta por reconhecimento que acontece socialmente. Diante de situaes como a ausncia de direitos ou o preconceito, os sujeitos formulam, discursivamente, com os meios de que dispem, uma tematizao de sua situao e manifestam o desejo de transform-la. A formulao discursiva de uma demanda fundamental, uma vez que essa uma luta, em grande parte, simblica, e que se d em arenas de debate pblico, nas quais a mdia tem um papel central. No caso das demandas por estima social, estas so dirigidas para a sociedade como um todo, ou para a comunidade de valores, no dizer de Honneth (2003). Em nosso objeto de anlise, elas se constituem como reivindicaes para que uma prtica cultural especfica ligada aos jovens de periferia seja considerada vlida, digna de ser estimada pela sociedade. Essas demandas buscam contestar uma imagem depreciativa dessa prtica e, por conseguinte, dos sujeitos a elas associados. Nesse sentido, uma demanda que se dirige a uma prtica especfica uma reivindicao para que seus adeptos sejam considerados sujeitos com caractersticas peculiares, que devem ser estimadas pela sociedade como um todo. Ao contestarem uma imagem considerada preconceituosa, essas produes acabam por construir um novo lugar para aqueles que a praticam.

Nossa empreitada analtica busca revelar as principais estratgias de construo do vdeo, numa investigao detida das escolhas estticas e do uso da linguagem audiovisual, permitindo uma compreenso acerca da construo discursiva das demandas por reconhecimento. Essas estratgias dizem de uma luta por reconhecimento que acontece socialmente, mas que tambm interna s prprias imagens. Na escrita da anlise, buscamos aliar a descrio das seqncias, a anlise das regularidades no uso da linguagem audiovisual e a referncia a nosso problema especfico de pesquisa.

Redefinies de uma prtica cultural: anlise de Baile Funk O programa Baile Funk nasceu como uma proposta conjunta do MC Jefinho um jovem MC de Belo Horizonte, que tem um histrico de outras parceiras com a AIC e de Clebin Quirino, que atualmente um dos educadores da Rede Jovem de Cidadania e que tambm trabalha com msica. O objetivo do programa, segundo os propositores e realizadores, era dar visibilidade s questes do movimento funk de Belo Horizonte. Para eles, a articulao em torno desse estilo ainda mais invisvel socialmente do que aquela em torno do hip hop. O vdeo, de carter documental, se constri a partir de uma visita ao baile das Quadras do Vilarinho, na regio de Venda Nova, em Belo Horizonte. Nesse espao, so realizadas entrevistas e produzidas imagens no interior do espao onde acontece o baile e nas imediaes. Os protagonistas da narrativa so pessoas envolvidas, de alguma forma, com o movimento funk: Rafael Rebouas, administrador das Quadras do Vilarinho; Priscila e Danilo, freqentadores do baile (identificados como funkeiros); Lebo, DJ do baile, e Boco, MC. Argumentamos que, no vdeo, possvel identificar diversos traos da construo de uma demanda por reconhecimento em torno do funk. A narrativa estabelece uma redefinio do baile como um espao de manifestao do prazer e da alegria, numa sutil e quase no tematizada contraposio a vises correntes que o identificam com a violncia, atribuindo-lhe uma imagem profundamente negativa (HERSCHMANN, 2000). Nessa construo, as prticas culturais que se constituem em torno desse universo especfico aparecem como um recurso na luta por estima social.

O papel das histrias de vida A primeira estratgia que podemos identificar na construo do vdeo a presena marcante das histrias de vida de sujeitos ligados, de alguma forma, ao

universo dos bailes funk de Belo Horizonte. Em uma srie de entrevistas, os sujeitos filmados discorrem sobre sua ligao com essa subcultura e tematizam a importncia do funk em suas vidas. As caractersticas especficas do funk e o papel decisivo do estilo na vida desses sujeitos so mobilizados nessas falas dos adeptos da subcultura, numa tentativa de atribuir valor a esse conjunto de prticas. Numa dessas entrevistas, temos a histria de vida do DJ Lebo, que comanda o som nas Quadras do Vilarinho:
Eu sou DJ Lebo, DJ aqui das Quadras do Vilarinho... Tenho, trabalho com funk, com... todas as vertentes da msica, n? H mais de dezenove anos. E t a... na batalha, n. T a na luta. Correndo atrs, t certo, como diz n, na gria dos funkeiros, n, correndo atrs. Buscando nossos objetivos, n? E com funk, com a msica, com o som que eu sustento a minha famlia, n, sou casado...

O entrevistado apanhado em primeirssimo plano: trata-se de um homem negro, de cerca de quarenta anos, muito bem vestido, com o cabelo estilizado e brincos na orelha. Durante todo o relato do DJ Lebo que continuar por alguns minutos os planos se alternam entre a entrevista e as imagens de um baile da Vilarinho. Enquanto ouvimos sua voz, um plano geral revela o palco e parte da platia. No centro do palco, est o prprio DJ Lebo, com outras roupas (cala preta, blusa branca, bon branco). Atrs dele, no fundo do palco, h dois grafiteiros que compem uma srie de imagens com a inscrio Vilarinho, bem grande e colorida. H vrias entrevistas em que os adeptos do funk discorrem sobre a importncia do estilo em suas vidas. Em todas, a tendncia de que o plano dure e permita aos personagens divagaes amplas, relatos entremeados por informaes bastante pessoais, alm de algum espao para hesitaes e derivas. Embora em alguns momentos haja o uso do jump cut5 estilo de edio de entrevistas marcado por cortes sucessivos, em que a performance do personagem montada de maneira bastante arbitrria , os tempos desses testemunhos so bastante dilatados, se tomamos como base de comparao as prticas correntes do jornalismo televisivo. Esse estilo de montagem das entrevistas permite que os relatos ocupem um papel significativo na narrativa, e que as histrias de vida desses sujeitos ligados ao funk configurem uma estratgia importante na construo de uma demanda por reconhecimento. Os relatos trazem a dimenso mais individual da luta. Por meio deles, percebemos que o funk ocupa um lugar fundamental na vida de cada um desses sujeitos.

Para uma crtica do uso do jump cut, ver COMOLLI, 2006.

As prticas culturais ligadas ao estilo a dana, a msica, o espao do baile, os modos de se vestir, as grias dos funkeiros so mobilizadas com freqncia, em vrios dos testemunhos. A montagem das entrevistas permite que esses sujeitos apaream em suas especificidades individuais, enquanto sujeitos biograficamente definidos. Enquanto no telejornal comum que os sujeitos filmados correspondam a tipos sociais bem demarcados, aqui h um espao muito maior para que as diferenas apaream no contedo das histrias que cada um conta, mas tambm nas modulaes especficas de cada voz ou nos afetos de cada rosto representado na imagem. Do ponto de vista do reconhecimento, esse dado decisivo, uma vez que, mesmo que se trate de uma luta coletiva em torno do funk, as demandas por estima social tm sempre como referncia o indivduo, com suas caractersticas peculiares e intransferveis. Ao dizerem da importncia do estilo em suas vidas seja do ponto de vista pragmtico, seja na dimenso afetiva , os testemunhos manifestam a tentativa de atribuir ao funk um valor positivo, buscando influenciar, assim, a distribuio de estima na sociedade. Se tomamos por base a imagem que circula socialmente sobre o funk e os bailes que tematizada no prprio vdeo, como veremos adiante , possvel apontar que os depoimentos dos adeptos do funk, destacando o papel importante do estilo em suas vidas particulares, atestam que essa subcultura mobilizada, enquanto recurso, na luta por estima social.

O olhar sobre a msica Outra estratgia importante pode ser identificada no uso da msica funk, em associao com as imagens. Toda a narrativa do vdeo pontuada pelo uso do gnero musical que define a subcultura, produzindo diversas associaes com as imagens do baile funk sobretudo cenas de dana. Essa presena, a nosso ver, expressa a tentativa de dar a ver o estilo em sua materialidade: ao mostrar a msica, o programa constri um lugar para o funk, e destaca a riqueza e as caractersticas especficas do estilo. As prticas culturais especficas aparecem novamente como um recurso, mas sob uma nova chave: no so mobilizadas por um discurso que diz de sua importncia; so inscritas materialmente nas imagens e nos sons que constituem o conjunto expressivo da produo audiovisual. Argumentamos que inscrever materialmente essas prticas significa destacar as contribuies especficas desse universo cultural e desses sujeitos para a realizao dos objetivos tcitos da sociedade.

A seqncia de abertura do programa significativa de um procedimento que ser recorrente em toda a narrativa: a associao de imagens do baile a msicas de funk, algumas com letras de afirmao e denncia social. Ela se inicia com um plano curto de uma luz estroboscpica, que vai ganhando foco enquanto as primeiras batidas do funk comeam a se delinear. Segue-se um plano geral de uma fila de jovens: mais tarde, saberemos que eles so os freqentadores do baile do Vilarinho. A sequncia continua com uma srie de planos curtos que retratam grupos de jovens danando funk, sempre em sincronia e com roupas caractersticas. A montagem do fragmento remete linguagem do videoclipe, com planos curtos e ritmo acelerado. O movimento dos corpos, associado s variaes da msica, produz um tom de alegria que perpassa todo o fragmento o que s confirmado por dois pequenos planos de conjuntos de jovens que se abraam e sorriem em direo cmera (e ao espectador). Durante o trecho, a msica que vem se associar s imagens o Rap da Felicidade, de Cidinho e Doca. Apesar do ttulo da cano fazer referncia ao outro estilo rap , esta considerada um clssico do funk nacional. O fragmento da letra que utilizado na sequncia diz:
Eu s quero ser feliz Andar tranquilamente na favela onde eu nasci E poder me orgulhar E ter a conscincia que o pobre tem seu lugar

Na perspectiva da teoria do reconhecimento, acreditamos que possvel interpretar os versos que demonstram o desejo de ser feliz, de ter uma vida tranqila e de poder se orgulhar de sua condio, como a expresso da vontade de construo da auto-estima. Aquele que pode se orgulhar aquele que pode se expressar livremente, aquele cuja auto-estima construda socialmente lhe permite referir-se positivamente a suas propriedades e capacidades concretas (HONNETH, 2003, p. 198). Articulada com as imagens que expressam a alegria por meio da dana, a letra dos pioneiros do funk carioca ganha uma nova dimenso. As caractersticas especficas do estilo so exibidas, e o material expressivo da msica que contm as caractersticas do funk em si vem se somar s imagens que tm o baile como referentes. Ao articular uma letra que fala do orgulho de ser quem s imagens do baile funk, o programa destaca as propriedades e capacidades concretas dos funkeiros e do prprio funk. Nesse e em outros fragmentos, a associao entre som e imagem produz uma dupla exibio das caractersticas do funk. Enquanto a trilha sonora traz vrios

exemplos de canes, com traos estticos que demonstram a diversidade do estilo, as imagens mostram os outros elementos da subcultura: as danas prprias, com seus passinhos e sua sincronia, as roupas e o visual caracterstico dos funkeiros. Alm disso, ao exibirem os corpos e rostos desses sujeitos, numa abordagem marcada pela alegria, essas imagens constroem um lugar distinto para os adeptos do funk. A mobilizao da cultura ganha aqui novos traos: os elementos da subcultura no aparecem no discurso dos adeptos, mas como um recurso inscrito no prprio material expressivo do vdeo. Dar a ver essas caractersticas especficas significa chamar a ateno para as contribuies particulares que essas prticas culturais e esses sujeitos tm a oferecer.

Redefinies do funk Na formulao do discurso do programa, h ainda uma terceira dimenso, sumamente importante do ponto de vista da luta por reconhecimento: as definies do funk e do baile presentes nas formulaes daqueles sujeitos ligados, de alguma forma, ao estilo. Aqui, embora essas definies estejam indissociavelmente ligadas s histrias de vida dos sujeitos, no se trata de depoimentos individuais: a fala ganha um carter vinculante, coletivo, uma vez que se refere subcultura como um todo e, ao faz-lo, diz de uma prtica abrangente, e constri um lugar para seus adeptos. Num trecho da entrevista de Rafael, organizador do baile das Quadras do Vilarinho, vemos seu rosto em primeirssimo plano. Durante um trecho de fala relativamente longo, o enquadramento vai se afastando aos poucos, ainda no mesmo plano, e revela parte do corpo dos jovens da equipe de filmagem: uma jovem segura o microfone, outro tem em suas mos uma segunda cmera. A fala de Rafael no fragmento significativa:
Quem vem prum baile funk, apesar de algumas pessoas dizerem o contrrio... cem por cento das pessoas que vm pro baile funk, elas vm procurando alegria, e paz. Ningum... Existem os problemas relacionados aglomerao de pessoas, pode existir uma coisa aqui outra coisa ali, mas noventa... noventa e nove no... cem por cento das pessoas, elas vm pro baile funk procurando alegria e paz. uma diverso e uma questo de socializao do pessoal, do jovem, principalmente esse jovem da periferia. Ento eu definiria baile funk como alegria e paz.

Em sua definio do baile funk e das intenes dos adeptos do estilo, Rafael tematiza, de forma ao mesmo tempo sutil e bastante clara, o estigma que acomete os funkeiros: a noo corrente de que o baile funk seria um espao de hostilidade e

violncia, freqentado por sujeitos tambm identificados com a criminalidade. Embora no atribua esse discurso a nenhum sujeito ou grupo especfico afinal de contas, essa uma representao que circula amplamente na sociedade , Rafael busca estabelecer uma oposio queles que dizem o contrrio. Em sua fala, ele define o espao do baile numa chave positiva, como um lugar de alegria, de paz, de criao de possibilidades de socializao para os jovens de periferia. Em outro momento, MC Boco tecer uma outra definio do baile funk, invocando sua experincia pessoal como pai. O enquadramento revela os gestos expressivos das mos do personagem. Ele diz:
um lugar familiar, um lugar que pai, me, meninos, amiga, se encontra, e o seguinte: hoje, eu falo com sinceridade. Eu tenho uma filha de cinco ano. Eu trago a minha filha pro baile funk. Porque eu sei que meu... o baile funk hoje em dia tem segurana, n, tem harmonia, tem diverso... Ento que pai, que ia trazer uma filha de cinco anos, num sabendo que o funk hoje em dia, alm de ser cultura um lugar de divertimento, um lugar que o pessoal todo mundo respeita um ao outro. Ento, baile funk pra mim eu vou falar de corao: baile funk pra mim vida. Vida, vida, vida, vida, vida.

Numa clara tentativa de atribuir uma imagem positiva ao funk e a seus freqentadores, Boco se utiliza da figura da filha para dizer da tranqilidade e da harmonia que marca a experincia do baile. Nessa redefinio, percebemos uma estratgia retrica interessante, que lida com o consenso tcito em torno do papel de pai para atribuir fora argumentao em torno do funk. O discurso se dirige claramente a um outro generalizado (MEAD, 1934), e se configura como uma tentativa de influenciar as interpretaes sobre o funk que circulam socialmente.

Consideraes finais Construir novas imagens do funk construir novos lugares para seus adeptos. Do ponto de vista do reconhecimento, isso decisivo. Destacar as contribuies particulares de um grupo de indivduos, por meio da exibio e valorizao de suas prticas culturais, em oposio ao preconceito dominante, dar um passo importante na construo da estima social. Ao darem visibilidade s caractersticas peculiares dessa subcultura, atribuindolhes uma importncia singular nas vidas de seus adeptos, o programa acaba por construir um lugar positivo para esses sujeitos, em contraposio ao estigma que acomete essas prticas culturais e os indivduos a elas vinculados. Ao destacar as contribuies dessa prtica e desses sujeitos, o vdeo d a ver uma demanda por reconhecimento no campo da estima social, em cujo cerne est a cultura.

No vdeo, os adeptos do funk, muitas vezes relegados ao silncio no discurso hegemnico, alcanam a possibilidade de dizer de si; as caractersticas positivas e as contribuies especficas da subcultura, muitas vezes invisveis socialmente, aparecem como recurso (YDICE, 2004) na luta por reconhecimento, inscritas de diversas formas no material expressivo dos vdeos; um estilo freqentemente associado violncia e criminalidade ganha novas definies, que o identificam com valores positivos como a alegria, a igualdade e o exerccio da cidadania. No interior de uma representao, contesta-se as outras representaes que esto presentes fora dela. As visibilidades fabricadas pela imagem analisam, confirmam, rejeitam e tentam reconfigurar o visvel social.

Referncias bibliogrficas:
ABRAMO, H. W. Cenas juvenis: punks e darks no espetaculo urbano. So Paulo: Scritta, 1994. CAROLINA, ; DAYRELL, J. Juventude, produo cultural e participao poltica. In: LIMA, Rafaela (org.). Mdias Comunitrias, Juventude e Cidadania. Belo Horizonte: Autntica/Associao Imagem Comunitria, 2006. COMOLLI, J-L. Fim do fora-de-campo? In: Catlogo do ForumDoc.BH. Belo Horizonte: Filmes de Quintal/Fafich. 2006. DAYRELL, J. T. A msica entra em cena: o rap e o funk na socializao da juventude. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. FREIRE FILHO, J. & HERSCHMANN, M. Funk carioca: entre a condenao e a aclamao na mdia. ECO-PS, vol. 6, n 2, p. 60-72, 2009. HERSCHMANN, M. O funk e o hip-hop invadem a cena. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais. So Paulo: Editora 34, 2003. LIMA, R. et al. Da TV Sala de Espera Rede Jovem de Cidadania. In: LIMA, Rafaela (org.) Mdias comunitrias, juventude e cidadania. Belo Horizonte: Autntica/Associao Imagem Comunitria, 2006. MEAD, G. H. Mind, self and society: from the standpoint of a social behaviorist. Chicago: Univ. of Chicago Press, 1934. MELUCCI, A. A inveno do presente movimentos sociais nas sociedades complexas:. Petrpolis: Vozes, 2001. VIANNA, H. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. YDICE, G. A convenincia da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

Vous aimerez peut-être aussi