Vous êtes sur la page 1sur 5

Teoria da Imagem

2. Abordagens tericas imagem 2.1. A abordagem semitica 2.2. Lingustica e semiologia 2.3. A imagem e as funes da linguagem
----

2. Abordagens tericas imagem

2.1. A abordagem semitica


Estudar fenmenos sob o seu aspecto semitico : Considerar o seu modo de produo de sentido, por outras palavras, a maneira como eles suscitam significados, ou seja, interpretaes. () um signo um signo apenas quando exprime ideias e suscita no esprito daquele ou daqueles que o recebem uma atitude interpretativa. (Joly, 2007: 30)

Papel do cientista semitico: Perceber se existem categorias de signos diferentes e se possuem uma especificidade e leis de organizao prprias ou processos de significao particulares.

Origens da Semitica Surgiu no sculo XX, mas tem razes antigas: Antepassados remontam antiguidade grega medicina e filosofia da linguagem Ex: disciplina mdica semiologia estudava a interpretao dos signos ou sintomas de vrias doenas; linguagem como categoria de signos ou smbolos que serviam para comunicar entre si Semitica e semiologia: origem no grego semeion signo Semitica Semiologia: Semitica origem americana: Charles S. Peirce, EUA (1839-1914)

Termo que designa a semitica como filosofia das linguagens Semiologia origem europeia: Ferdinand de Saussure, Suia (1857-1913), Estudo de linguagens especficas (imagem, gesto, teatro, etc)

Peirce Desde o incio procura elaborar uma teoria geral dos signos (semiotics) e uma tipologia que inclusse a lngua, mas que fosse mais abrangente: um signo possui uma materialidade da qual nos apercebemos com um ou vrios dos nossos sentidos. Podemos v-lo (um objecto, uma cor, um gesto), ouvi-lo (linguagem articulada, grito, msica, rudo) cheir-lo (diversos odores: perfume, fumo), toc-lo ou ainda sabore-lo. Esta coisa de que nos apercebemos significa algo diferente a particularidade essencial do signo: estar l, presente, para designar ou significar outra coisa ausente (Peirce, in Joly, 2007: 35) Um signo algo que significa outra coisa para algum, devido a uma qualquer relao ou a qualquer ttulo: um signo mantm uma relao com 3 plos: a) representamen ou significante (St) a face perceptvel do signo b) Objecto ou referente aquilo que representa c) interpretante ou significado (Sd) aquilo que significa 1. Sd Interpretante 2. Representamen Objecto 3. St Referente Ex: Imagem uma fotografia (significante) representando um alegre grupo de pessoas (referente) pode significar, de acordo com o contexto, foto de famlia ou, em publicidade, alegria ou convivncia (significados).

3 tipos de signos:
1. cone classe dos signos cujo significante mantm uma relao de analogia com o que representa (referente). ex: desenho de um automvel 2. indcio classe dos signos que mantm uma relao causal de contiguidade fsica com aquilo que representam. ex: signos naturais palidez para fadiga, nuvem para chuva, fumo para fogo (logo o desenho de um cigarro aceso mostra que ele queima) 3. smbolo classe de signos que mantm com o seu referente uma relao de conveno. ex: smbolos clssicos bandeiras de pases, pomba para paz, crculo vermelho com uma barra associado a um cigarro aceso simboliza a proibio de fumar

3 etapas da construo dos signos visuais:


1. Seleco dos traos pertinentes: o reconhecimento mais rpido e eficaz o que utiliza menos os traos do objecto representado o menos parecido com esse objecto Deve haver semelhana entre a experincia perceptiva de um objecto e a que sugere a sua representao. 2. Escolha dos procedimentos de transcrio grfica e cromtica: toda a experincia perceptiva plurissensorial - tanto no mundo natural como na imagem no existe sensao visual pura e solicitada a sensorio-motricidade (separao de tons quentes base de vermelho e dos tons base de azul causam a impresso de profundidade) 3. Estabilizao icnica: a construo do cone s est acabada quando se identificam os diferentes elementos e o princpio de unidade que assegura a coerncia

A Imagem como signo Subcategorias do cone: 1. Imagem: rene os cones que mantm uma relao qualitativa entre o significante e o referente (desenho, foto, pintura figurativa) 2. Diagrama: utiliza uma analogia racional, interior ao objecto (organigrama, planos de um motor) 3. Metfora: trabalha a partir de um paralelismo qualitativo ( uma figura de retrica) leo para algum com fora e nobreza Imagem um signo icnico (Peirce); tornou-se sinnimo de representao visual. A Imagem heterognea: rene e coordena, no mbito de um limite, diferentes categorias de signos: 1. Signos icnicos imagens no sentido terico 2. Signos plsticos cores, formas, composio interna ou textura 3. Signos lingusticos linguagem verbal

Tipos de Imagens 1. Imagens fabricadas: imitam mais ou menos correctamente um modelo ou propemno; podem tornar-se virtuais e dar a iluso da prpria realidade so cones perfeitos. 2. Imagens manifestas: assemelham-se ao que representam. Ex: fotografia, vdeo ou filme. Distinguem-se das fabricadas porque so vestgios so indcios antes de serem cones

Se a imagem representao, e se as representaes so compreendidas por outros que no as fabricaram, porque existe uma conveno sociocultural: devem parte da sua significao ao seu aspecto de smbolo.

ao permitir-nos estudar esta circulao da imagem entre semelhana, vestgio e conveno, isto , entre cone, indcio e smbolo que a teoria semitica nos permite perceber no apenas a complexidade mas tambm a fora da comunicao pela imagem (Joly, 2007: 44)

Existem diferentes teorias semiticas: 1. Base em Peirce interpretao da iconicidade como figura semelhante a um elemento do mundo natural a priori (postulado da semelhana entre signo ou figura semitica; 2. Base em Greimas v a semelhana como um efeito produzido, uma propriedade construda a posteriori da relao entre a figura e o eventual referente; nega a iconicidade de uma semitica cientfica, relegando-a a efeito de sentido.

A semiologia examina os signos e a relao entre eles Saussure 1. Os signos - tm dois elementos - a sua relao, que fixada pelos cdigos culturais e lingusticos, que sustenta a representao (Saussure, 1977): a) a forma (sons,palavra, imagem, fotografia) - significante b) a ideia ou conceito que na nossa mente associamos forma - significado.

2. Langue/parole - a linguagem est dividida em duas partes.:


a) lngua (langue) : regras gerais e cdigos do sistema lingustico, partilhados pelos utilizadores do meio de comunicao, uma estrutura subjacente governada por regras. b) palavra (parole) traduz os actos particulares de discurso, escrita ou desenho que so produzidos pelos emissores utilizando a estrutura e as regras da lngua (langue). Era a parte da estrutura subjacente de regras que Saussure queria estudar de forma cientfica, e por isso o seu modelo foi apelidado de estruturalista (Hall, 1997b). 3. A natureza arbitrria do signo - para Saussure no existe uma relao natural ou inevitvel entre significante e significado. a) os signos no tm um significado fixo e os elementos de um sistema definemse pela sua relao com os outros membros - os signos tm uma natureza arbitrria

b) a natureza arbitrria que d o argumento que o significado relacional: os signos no possuem um significado intrnseco, mas depende da relao entre um signo e o seu conceito, relao que fixa por um cdigo.

2.3. A imagem e as funes da linguagem


Jakobson (1963) coloca a nfase em questes como a significao e a estrutura interna da mensagem e apresentou um modelo que tem vindo a influenciar a anlise do discurso publicitrio.

1. funo emotiva: objectivo comunicar atitudes, estatuto ou estado. (ex: imagem com planos expressivos grande plano / plano de detalhe na Imprensa e na Televiso; discurso textualmente hbrido, com participaes verbais de indivduos com um envolvimento activo nos factos) 2. funo apelativa: particularmente importante no discurso da publicidade e da propaganda poltica. Tenta-se veicular contedos de natureza volitiva, para influenciar o modo de pensar e o comportamento do receptor. 3. funo referencial: orienta-se para a realidade da mensagem - funo dominante nos textos de carcter cientfico e didctico e nas notcias dos diferentes rgos de comunicao. 4. funo ftica: incide no contacto, no sentido de manter abertos os canais entre o emissor e o receptor (ex: redundncia para garantir a compreenso dos conceitos utilizados) 5. funo potica: centra-se na prpria mensagem (ex: recurso rima fontica, ao ritmo, a certos recursos estilsticos, a determinadas imagens metafricas) - o significado numa mensagem potica inseparvel do conjunto de signos utilizados (icnicos, plsticos ou lingusticos) e devem ser interpretados em conjunto (cf. Joly, 2007).

Vous aimerez peut-être aussi