Vous êtes sur la page 1sur 2

medicamento homeoptico

No raro eu ouvir por a, principalmente de quem no conhece, que a Homeopatia "no faz efeito" porque o remdio homeoptico nada mais do que uma gota de substncia ativa diluda em uma piscina de gua... Esta afirmao est totalmente equivocada. A medicao homeoptica diluda sim, e justamente isso que nos permite o uso dos mais diversos tipos de substncias, inclusive as txicas, como medicamento. Mas a caracterstica mais importante do remdio homeoptico no s a diluio, mas o processo de DINAMIZAO. A dinamizao que faz uma substncia se transformar em medicamento homeoptico. Portanto, fitoterapia, decoces, antroposofia no so homeopatia, e voc vai entender porque. Se observarmos uma prescrio homeoptica clssica, veremos que na frente do nome da substncia (que pode ser do reino vegetal, animal ou mineral e chamada pelo seu nome cientfico) vem a potncia do medicamento Ex: Lycopodium clavatum 12 CH 12 CH a potncia, ou seja, o quanto aquela substncia passou pelo processo de diluio e dinamizao. CH quer dizer centesimal hahnemaniana. A cada 1 CH a substncia foi diluda 100 vezes e a cada diluio sofreu sucusses, as famosas batidinhas, que tornam o remdio homeoptico ativo. Portanto, qualquer outro remdio que no foi diludo e dinamizado, no homeopatia. Acredita-se que atravs do processo de dinamizao as impresses de determinada substncia fiquem "gravadas na memria" daquela gua que a contm. (o lcool tem funo apenas de conservao) Por isso, mesmo sem pode identificar o princpio ativo da substancia naquela amostra de remdio, ele faz efeito no corpo humano - e um efeito suave e sutil - pois constitudo apenas da impresso sutil da substncia. E por isso tambm, que o remdio homeoptico no txico como os alopticos. Pode acontecer de causar efeitos indesejveis, quando no prescrito corretamente, isso sim, mas no h toxicidade. Alguns cientistas tentaram explicar, atravs da teoria da memria da gua, a maneira como funcionaria o medicamento homeoptico. Apesar desta teoria estar bem prxima de uma explicao plausvel, estes cientistas foram ridicularizados frente sociedade cientfica cartesiana e preconceituosa. Mas como homeopata, acredito que esta a direo correta e logo logo isso ser mostrado cientificamente. Hoje, no me angustio mais nem um pouco com a suposta "invalidade cientfica" que muitos julgam da homeopatia, j que muito fcil de notar clinicamente a ao do remdio homeoptico. claro, evidente e indubtvel que homeopatia funciona! s observar! no blog HOLOSGAIA tem um post muito bom sobre isso, vale a pena conferir: http://holosgaia.blogspot.com/2010/08/memoria-da-agua-homeopatia-e.html O pai da homeopatia, Samuel Hahnemann, descobriu que a substncia diluda e dinamizada, poderia provocar no indivduo so, sintomas parecidos com os do

indivduo doente, sem os efeitos txicos do remdio na sua forma de tintura. Por exemplo: Hahnemann percebeu que se uma pessoa sadia, tomasse China officinalis na forma homeoptica, desenvolveria os sintomas da malria. Baseado ento no princpio hipocrtico de que semelhante cura semelhante, ele aplicou a China ao doente de malria. A inteno fornecer ao doente uma doena artificial mais semelhante possvel sua natural, atravs do medicamento homeoptico, a fim de extinguir a doena original. Por isso tudo, o medicamento homeoptico muito mais do que apenas uma gota diluda em uma piscina de gua. Exite muita histria, muito estudo e muita evidncia clnica por traz dele. Concordo que ainda h uma lacuna a ser preenchida. Mas isso passa a ter uma importncia menor frente aos benefcios da prtica homeoptica que respeita os princpios de estudar o doente e no a doena, avaliar honestamente, ajudar a natureza e acima de tudo: Primo nil nocere, primeiramente no prejudicar.

Devido sutileza do medicamento homeoptico, so necessrios alguns cuidados, tanto ao tomar como para armazen-lo:

- Tomar os medicamentos longe das refeies procurando manter um tempo mnimo de 15 minutos, inclusive aps a escovao dos dentes; - No utilizar o mesmo conta-gotas para medicamentos diferentes; - No use produtos com cnfora (como Vicky Vaporub ou Gelol), pois este pe o antdoto da homeopatia;- Evite bebidas alcolicas, caf em excesso e condimentos.

Cuidados com o Medicamento Homeoptico - Guardar o frasco em local seco e ventilado; - Fora do alcance de crianas; - Longe de fontes de radiao (TV, microondas, computadores, celulares); - Longe de substncias que tenham cheiros fortes (produtos de limpeza, perfumes, etc.); - No se auto medique; - No recomende seu medicamento a outras pessoas, pois a homeopatia trata o doente e no somente a doena, e s o seu mdico homeopata est capacitado a fazer sua avaliao.

Fonte : http://pedintegral.blogspot.com/search/label/homeopatia

==============

Vous aimerez peut-être aussi