Vous êtes sur la page 1sur 5

Geografia Cartografia 10 Questes Gabaritadas.

28/04/10 por Aluno Arretado 1 (FESP) Examine atentamente as sentenas a seguir e assinale o grupo das que lhe parecerem corretas. 1 - Paralelamente ao Equador ficam dispostos crculos que diminuem de tamanho proporo que esto mais prximos dos plos. 2 - A latitude de um lugar medida em km e representa a distncia entre dois pontos na superfcie do planeta. 3 - As coordenadas geogrficas compreendem a latitude, a longitude, a distncia em metros em relao ao nvel do mar e as isoietas. 4 - A longitude o afastamento, medido em graus, de um meridiano em relao a outro, chamado meridiano de Greenwich. 5 - Quando se projeta a rede de paralelos e meridianos sobre o papel, tem-se uma projeo cartogrfica. Assinale: a) se todas so corretas: b) se apenas 1, 2 e 3 so corretas; c) se apenas 1, 4 e 5 so corretas; d) se apenas 2, 3 e 5 so corretas; e) se apenas 2, 4 e 5 so corretas. 2 (UFPE) Observe as proposies abaixo, tomando por referncia o mapa do Nordeste.

I) Em relao ao Meridiano de Greenwich, o Nordeste est situado no Hemisfrio Oriental. II) As coordenadas geogrficas do ponto A, situado na parte central da Bahia, so: Lat. 12o S e Long. 42o W. III) De acordo com a escala apresentada, podemos concluir que cada centmetro do mapa corresponde a 150 Km no terreno. IV) No mapa, a distncia em linha reta entre Salvador e Teresina de 3,5 cm, que equivale a uma distncia real de 1.050 Km. V) So Lus a capital mais setentrional do Nordeste. So corretas: a) II, IV, V b) I, IV, V c) II, III, V d) II, III e) I, II, III 3 (PUC-MG) A questo abaixo deve ser respondida de acordo com o mapa espao geogrfica brasileiro.

As coordenadas geogrficas correspondentes localizao da cidade de TERESINA so: a) Lat. Sul 42o 48 36 e Long. Ocid. 50o 04 35 b) Lat. Sul 5o 04 36 e Long Ocid. 42o 48 56 c) Lat. Norte 42o 48 36 e Long. Ocid. 5o 04 36 d) Lat. Norte 5o 04 36 e Long. Ocid. 42o 48 56 e) Lat. Sul 5o 04 36 e Long. Orient. 42o 48 56 4 (PUC-RS) INSTRUO: Responder questo com base no mapa e afirmativas abaixo, relacionadas percepo cartogrfica.

I. Neste mapa aparece a poro meridional do Brasil e o Trpico de Cncer, localizado ao Sul do Equador. II. A rea menos deformada deste mapa o Plo Sul, pois uma Projeo Azimutal Polar. III. O mapa apresenta como ponto central o Plo Norte, ficando em evidncia o Crculo Polar rtico. IV. Todos os continentes nessa projeo esto ao norte do seu centro. V. Entre os meridianos apresentados existem dois fusos horrios. A anlise das afirmativas permite concluir que est correta a alternativa a) I, II e III

b) I, III e V c) II, IV e V d) II e IV e) III e V 5 (UFRN) Analise a figura abaixo e assinale a opo que corresponde, respectivamente, s coordenadas geogrficas dos pontos X e Z.

X Z o 60 de Latitude Sul 30o de Latitude Sul a) o 15 de Longitude Oeste 90o de Longitude Leste 15o de Latitude Norte 90o de Latitude Norte b) o 60 de Longitude Leste 30o de Longitude Oeste 60o de Latitude Norte 30o de Latitude Norte c) o 15 de Longitude Leste 90o de Longitude Oeste 15o de Latitude Sul 90o de Latitude Sul d) o 60 de Longitude Oeste 30o de Longitude Leste 6 (PUC-RS) Os desertos existentes no mundo so resultado da combinao de fatores que poderiam ser resumidos em duas situaes principais do ponto de vista da circulao atmosfrica: I. localizao em reas tropicais, onde os contra-alseos chegam secos e resfriados, impedindo precipitaes; II. ocorrncia de chuvas orogrficas a barlavento, determinando assim climas ridos a sotavento. Nessas condies esto, respectivamente, os desertos a) de Atacama e da Arbia. b) do Saarae da Austrlia. c) de Gobi e da Patagnia. d) da Califrnia e do Saara. e) da Austrlia e Kalahari. 7 (PUC-RS) Responder questo com base no mapa e nas afirmativas abaixo.

I. uma projeo cilndrica, caracterizando uma viso de mundo eurocntrica, privilegiando a forma dos continentes. II. Publicada pela primeira vez em 1973, pelo historiador alemo Arno Peters, indica uma projeo cilndrica equivalente. III. Pretende demonstrar uma viso geopoltica dos pases subdesenvolvidos, pois enfatiza o ponto de vista do Sul, apesar de comprometer a forma dos continentes.

IV. um mapa equivocado, pois o Norte est embaixo e o Sul em cima. V. Foi idealizada no sculo XVI, pelo belga Mercator, e se caracteriza por ser uma projeo conforme, sendo muito utilizada nas Grandes Navegaes. A anlise das afirmativas, relacionadas ao mapa, permite concluir que est correta a alternativa a) I, II e III b) I, III e V c) I e V d) II, III e IV e) II e III 8 (PUC-RS) Que hora solar verdadeira e hora legal so correspondentes respectivamente em uma cidade localizada a 48O de longitude Oeste e 30O de latitude Sul, sabendo que, no centro do fuso horrio onde se localiza a cidade, os relgios marcam 12h? a) 12h e 12min 11h b) 10h e 48min 11h c) 12h 12h e12min d) 11h e 48min 12h e) 12h 12h 9 (PUC-RS) Responder questo com base no grfico, que representa parte das coordenadas geogrficas

O ponto antpoda de B : a) 3o de latitude Norte e 2o de longitude Oeste. b) 87o de latitude Sul e 2o de longitude Oeste. c) 3o de latitude Norte e 178o de longitude Oeste. d) 2o de latitude Sul e 177o de longitude Leste. e) 3o de latitude Sul e 4o de longitude Leste. 10 (PUC-MG) Analisando o planisfrio abaixo, todas as afirmativas podem ser constatadas nele, EXCETO:

a) apresenta os paralelos retos e horizontais e o meridiano reto e vertical. b) o planisfrio resultou de uma projeo cnica. c) as reas de altas latitudes esto incorretas quanto a reas e distncias.

d) as latitudes extremas do hemisfrio meridional deixaram de ser mostradas. e) a Antrtida foi parcialmente cortada. Gabarito: 1-c 2-c 3-b 4-c 5-a 6-e 7-e 8-d 9-c 10-b

Vous aimerez peut-être aussi