Vous êtes sur la page 1sur 1

grande o potencial de contribuio da etnografia para o estudo da prtica escolarcotid iana, uma vez que este tipo de investigao

considera a inter-relao entre o professor, conhecimento e o discente, enfoca as relaes dos agentes escolares levando em conta os fatores socioculturais mais amplos que afetam a dinmica escolar. (ANDRE, 1995, p. 35) Tcnicas: observao participante, anlise documental, Entrevista intensiva So muitas as razes que justificam o uso da etnografia no estudo da prtica escolarco tidiana, dentre elas: reconstruir os processos e as relaes que configuram a experin ciaescolar diria; desvelar os encontros e desencontros que permeiam o dia-a-dia d a prticaescolar; descrever as aes e representaes dos seus atores sociais; reconstruir sualinguagem, suas formas de comunicao e significados que so criados e recriados n ocotidiano do seu fazer pedaggico Ao realizar um estudo do tipo etnogrfico deve-se obrigatoriamente considerar asdi menses institucional ou organizacional (aspectos referentes ao contexto da prtica escolar);instrucional ou pedaggica (situaes de ensino nas quais se d o encontro prof essor-aluno-conhecimento) e sociopoltica/cultural (determinantes macroestruturais da prtica educativa(histria, poltica, cultura, entre outros)

A autora destaca que o estudo de caso etnogrfico permite ao pesquisador uma viso aprofundada das situaes vivas do dia-a-dia, [... conferindo uma capacidade heurstic a, isto, [...] conh ecimentos que clarifiquem ao leitor os vrios sentidos do fenmeno estudado . Por fim, orienta que no se deve partir de um esquema terico fechado e acrescenta que requer sensibilidade e preparo do pesquisador e respeito s questes ticas. (ANDR 1995, p. 49 -54) A observao participante ocorre quando h te por ela afetado. interao do pesquisador com a situao estudada

As entrevistas so utilizadas para o aprofundamento de questes e esclarecimento dos problemas observados. Enquanto os documentos so usados no sentido de contextualiz ar ofenmeno, explicitar suas vinculaes mais profundas e completar as informaes coleta das atravs das outras fontes. (ANDR, 1995, p. 28)

Por meio basicamente da observao participante o pesquisador procura entender essac ultura, usando para isso uma metodologia que envolve registro de campo, entrevis tas,anlises de documentos, fotografias e gravaes. O observador no pretende comprovar teorias nem fazer grandes generalizaes. O que busca, sim, descrever a situao, compreend-la,revelar os seus mlti los significados, deixando que o leitor decida se asinterpretaes podem ou no ser ge neralizveis, com base em suasustentao terica e sua plausibilidade. (Idem, p. 37) (gr ifo da autora) ANDR, Marli E. D. A.de. Etnografia da Prtica Escolar.12. ed. Campinas: Papirus, 19 95.

Vous aimerez peut-être aussi