Vous êtes sur la page 1sur 18

Pr-Reitoria de Graduao PROGRAD Comisso Permanente do Vestibular - COPEVE

PROCESSO SELETIVO 2008

1o ANO DO ENSINO MDIO


LEIA COM ATENO
01. S abra este caderno aps ler todas as instrues e quando for autorizado pelos fiscais da sala. 02. Preencha os dados pessoais. 03. O Caderno de Prova consiste de 40 questes de mltipla escolha e 4 Questes Abertas (Discursivas).
Caso no esteja completo, solicite outro ao fiscal da sala. No sero aceitas reclamaes posteriores. o(a) identificar e, consequentemente, anular sua Prova. FOLHA DE RESPOSTAS.

04. No coloque o seu nmero, nome ou assinatura em qualquer local da FOLHA DE RESPOSTAS. Isto 05. Assinale a resposta de cada questo no corpo da prova e, s depois, transfira os resultados para a 06. No sero consideradas as Questes Abertas (Discursivas) respondidas fora do espao destinado a
cada questo. 07. Para marcar a folha de respostas, utilize apenas caneta esferogrfica azul ou preta e faa as marcas de acordo com o modelo . A marcao da folha de respostas definitiva, no admitindo rasuras.

08. No risque, no amasse, no dobre e no suje a folha de respostas, pois isto poder prejudic-lo. 09. No ser permitida qualquer espcie de consulta. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem

a prestar esclarecimentos sobre o contedo das provas. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir. questes e transferir os resultados para a FOLHA DE RESPOSTAS. DE RESPOSTAS.

10. A durao desta Prova de 03 (trs) horas e 40 (quarenta) minutos, tempo para responder todas as 11. A correo da prova ser efetuada levando-se em conta EXCLUSIVAMENTE o contedo das FOLHAS 12. Ao trmino da Prova, devolva mesa de fiscalizao este Caderno de Provas, juntamente com a
FOLHA DE RESPOSTAS, e assine a Lista de Presena. No separe a FOLHA DE RESPOSTAS das Questes de Mltipla Escolha da FOLHA DE RESPOSTAS das Questes Abertas (Discursivas). posteriormente anulada, e os pontos, a ela correspondentes, atribuda a todos os candidatos. Inscrio: rgo Expedidor:

13. Se a Comisso verificar que a resposta de uma questo dbia ou inexistente, a questo ser

Nome: Identidade: Assinatura:

COMISSO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS

PORTUGUS/LITERATURA
TEXTO 1

A importncia da Literatura para a Engenharia


A motivao deste texto adveio da freqncia com a qual tenho me deparado, ao longo dos quase dez anos como docente da Escola de Engenharia da UFMG, com a velha frase: "O ltimo livro que li foi para o vestibular". O desalento da frase agravado (salvo excees) nos trabalhos, pelos textos incompreensveis, nos quais sujeitos, predicados, objetos diretos e vrgulas digladiam-se em batalhas cruentas, que nem os corretores ortogrficos conseguem minimizar. O contato com a Literatura no apenas benfazejo como forma de aprimoramento da expresso oral e escrita. Tambm fomenta o desenvolvimento do raciocnio abstrato, imprescindvel para os estudos de matemtica e fsica, dois pilares das Cincias Exatas e das Engenharias. Todavia, o usufruir da Literatura requer inevitavelmente uma dose de solido que, parece, os nossos alunos no conseguem se dar. Diferentemente da minha gerao, h hoje permanente possibilidade e perspectiva de contato a qualquer tempo (celular), em qualquer lugar (Internet). Desfrutar do prazer da Literatura essencialmente um momento do exerccio da individualidade. Da escolha do livro ao tempo gasto para a leitura. Em outro contexto, talvez o mais importante, a Literatura influencia a forma de ver o mundo, suscita reflexes, sedimenta valores. Pelo muito que desvela e pelo muito que vela. Lembro-me do impacto de uma obra-prima da escritora belgo-francesa Marguerite Yourcenar, Alexis - o tratado do vo combate, que li na juventude e venho relendo pela vida afora, sempre com renovado prazer. Na Literatura nacional, no se passa inclume pelas pginas de Vidas secas, O tempo e o vento, Tereza Batista cansada de guerra ou Capites de areia, sem refletir sobre a nossa realidade, apresentada a cada dia com disfarces imperfeitos. (...) Recentemente, reli um daqueles exemplares - Werther -, cujas folhas j traziam as manchas indelveis do tempo. O romance marcante da minha adolescncia (a)pareceu-me pueril na idade madura. Com a decepo desta releitura, pude redescobrir (em verdade confirmar) velha assertiva. H livros adequados para cada fase da nossa existncia. Por fim, muito do meu apreo pela Literatura advm do saber o quo rdua a produo de um texto. Mesmo cientfico. Levamos, por vezes, dias para finalizar um pargrafo, na renovada frustrao da busca da palavra mais adequada, da frase mais elegante, enfim, na construo do texto mais envolvente. Como na elaborao deste artigo. Situao paradoxal em relao ao tempo despendido por voc, leitor, se porventura conseguiu chegar at aqui.
(Marcelo Libnio. Boletim Informativo da UFMG, N 1398, Ano 29, 29/05/2003. Adaptado).

auxiliar os leitores a refletirem sobre a realidade que os cerca. D) fazer recrudescer os sentimentos de egosmo e de auto-suficincia humanos. E) instigar o escritor a explorar os recursos da linguagem. Resposta: D Justificativa: No Texto 1, o autor faz meno a vrias funes da Literatura. Afirma, por exemplo, que o contato com a Literatura no apenas benfazejo como forma de aprimoramento da expresso oral e escrita (alternativa A); que a Literatura tambm fomenta o desenvolvimento do raciocnio abstrato (alternativa B); que a Literatura influencia a forma de ver o mundo, suscita reflexes, sedimenta valores (alternativa C); e que estimula o escritor a explorar os recursos da linguagem (ltimo pargrafo, alternativa E). No entanto, o texto no se refere ao fato de a literatura fazer recrudescer os sentimentos de egosmo e de auto-suficincia humanos, como est posto na alternativa D. Ento, todas as alternativas esto corretas, exceto a D.

C)

02. No que se refere s caractersticas tipolgicas do


Texto 1, correto afirmar que ele: A) um texto prioritariamente descritivo, o que se revela principalmente pela forte adjetivao, a qual lhe d um colorido especial. B) apresenta de maneira bastante explcita as caractersticas de uma narrao, com personagens, tempo e cenrio bem marcados. C) apesar de ser escrito na primeira pessoa do singular, configura-se como uma dissertao, na qual se defende um ponto de vista. D) embora seja narrativo, apresenta diversos trechos descritivos, que contribuem para alcanar os sentidos pretendidos pelo autor. E) um texto impossvel de ser classificado, porque as caractersticas da descrio, da narrao e da dissertao esto presentes na mesma proporo. Resposta: C Justificativa: O Texto 1, mesmo escrito em primeira pessoa, apresenta-se claramente como um texto dissertativo, no qual o autor defende a importncia da literatura para a formao do ser humano. No apresenta as caractersticas de uma narrao, com personagens, tempo e cenrio marcados; tambm no tem uma funo meramente descritiva. Est correta, portanto, a alternativa C.

03. Analise as relaes de sentido apresentadas a seguir.


1) 2) O contato com a Literatura no apenas benfazejo... (2) O termo que expressa o sentido contrrio do sublinhado nocivo. sujeitos, predicados, objetos diretos e vrgulas digladiam-se em batalhas cruentas. (1) embora o trecho seja metafrico, o termo sublinhado tem o mesmo sentido de lutam.

01. O autor do Texto 1 faz referncia a vrias funes da


Literatura, exceto ao fato de a Literatura: A) B) ajudar as pessoas a falarem e escreverem com mais habilidade. contribuir para aumentar a capacidade de raciocnio.

3)

Na Literatura nacional, no se passa inclume... (3) o termo sublinhado significa ileso. 4) cujas folhas j traziam as manchas indelveis do tempo. (4) a expresso sublinhada equivale a marcas que no se podem destruir. Esto corretas: A) 1, 2, 3 e 4 B) 1 e 2 apenas C) 3 e 4 apenas D) 2 e 4 apenas E) 1 e 3 apenas Resposta: A

05. Assinale a alternativa na qual a relao entre os

movimentos literrios da coluna esquerda e suas caractersticas mais marcantes, dadas na coluna direita, est correta. MOVIMENTOS LITERRIOS BARROCO ARCADISMO 1 GERAO ROMNTICA 2 GERAO ROMNTICA 3 GERAO ROMNTICA CARACTERSTICAS racionalismo, equilbrio e antropocentrismo paganismo, carpe diem e bucolismo objetivismo, paganismo e erudio preocupao social, nacionalismo e racionalismo sentimentalismo, universalismo e determinismo

A) B) C) D)

Justificativa: Todas as proposies apresentam afirmaes verdadeiras: nocivo tem sentido contrrio a benfazejo; digladiam-se tem o sentido de lutam; inclume significa ileso; e a expresso manchas indelveis equivale, de fato, a manchas que no se podem destruir. Est correta, ento, a alternativa A. E)

Resposta: B Justificativa: A relao est correta na alternativa B, pois paganismo, carpe diem e bucolismo so, de fato, caractersticas do Arcadismo. Racionalismo, equilbrio e antropocentrismo no caracterizam o Barroco; objetivismo, paganismo e erudio tambm no caracterizam a primeira gerao romntica; da mesma maneira, preocupao social, nacionalismo e racionalismo no esto presentes na segunda gerao romntica, assim como a terceira gerao no se identificava por sentimentalismo, universalismo e determinismo.

04. Acerca dos sinais de pontuao utilizados no Texto 1,


analise as proposies a seguir. 1) As reticncias utilizadas no ttulo indicam suspenso do pensamento, que acentua o efeito de surpresa da informao que se lhes segue. 2) Em A motivao deste texto adveio da freqncia com a qual tenho me deparado, ao longo dos quase dez anos como docente da Escola de Engenharia da UFMG, com a velha frase: "O ltimo livro que li foi para o vestibular"., os dois pontos introduzem uma citao literal. 3) No trecho: Por fim, muito do meu apreo pela Literatura advm do saber o quo rdua a produo de um texto. Mesmo cientfico., o autor opta por isolar este ltimo segmento, colocando-o aps um ponto final, o que lhe confere maior destaque. 4) No trecho sublinhado: Na Literatura nacional, no se passa inclume pelas pginas de Vidas secas, O tempo e o vento, Tereza Batista cansada de guerra ou Capites de areia, sem refletir sobre a nossa realidade..., as vrgulas so facultativas, pois h elipse do verbo. Esto corretas apenas: A) 1 e 4 B) 2 e 3 C) 3 e 4 D) 1 e 2 E) 1, 2 e 3 Resposta: E Justificativa: A proposio 1 est correta, pois as reticncias do ttulo acentuam o efeito de surpresa do segmento para a engenharia. A proposio 2 est correta, pois os dois pontos, de fato, introduzem uma citao literal. A proposio 3 est correta, pois o segmento Mesmo cientfico, colocado de maneira isolada, ganha salincia. Entretanto, a proposio 4 est incorreta, uma vez que, no trecho sublinhado, as vrgulas so obrigatrias, pois separam itens numa enumerao. Por isso, a resposta correta a alternativa E.

MATEMTICA
06. Uma copiadora pratica os preos expressos na tabela
a seguir: Nmero de cpias 1 a 10 11 a 50 51 a 200 Preo unitrio (em reais) 0,20 0,15 0,12

Se um cliente pretende fazer 48 cpias, ao custo de R$ 0,15 a cpia, quantas cpias adicionais ele poderia fazer, gastando o mesmo valor, se pagasse R$ 0,12 a cpia? A) 10 B) 12 C) 14 D) 16 E) 18 Resposta: B Justificativa: O cliente pagar um total de 48.0,15 = 7,20 reais pelas 48 cpias e, pagando o mesmo total, poderia fazer 7,20/0,12 = 60 cpias, se pagasse R$ 0,12 a cpia. Portanto, poderia fazer 12 cpias adicionais.

07. Um retngulo com base medindo 16 e altura 12 deve

ser dividido em um quadrado, dois trapzios congruentes e um trapzio issceles, como ilustrado na figura a seguir. Escolhendo adequadamente o lado do quadrado, qual o valor mnimo que a soma das reas do quadrado e do trapzio issceles pode assumir?

B) 1/4 C) 1/6 D) 1/7 E) 1/8 Resposta: E Justificativa: O ano 2008 corresponde a t = 8. Assim, temos P(8) = 5.28c e P(8) = 10. Segue que 5.28c = 10 ou 28c = 2 e 8c = 1 ou c = 1/8.

12

10. As solues da igualdade


x2 1+ x2 + x4 (1 + x 2 )2 + ... + x 2n (1 + x 2 )n + ... = 25

16
A) B) C) D) E) 90 92 94 96 98

so: A) 1 B) 2 C) 3 D) 4 E) 5 Resposta: E Justificativa: O lado esquerdo da igualdade a soma dos termos da progresso geomtrica com primeiro termo e razo iguais a x2/(1 + x2). A razo tem valor absoluto menor que um; portanto a soma do lado esquerdo vale (x2/(1 + x2))/(1- x2/(1 + x2) ) = x2. A igualdade 2 equivale a x = 25 que tem razes 5.

Resposta: C Justificativa: Se x a medida do lado do quadrado, ento, a soma das reas do quadrado e do trapzio issceles (que tem bases medindo 16 e x e altura 2 2 2 12 x) x + (x +16)(12 - x)/2 = x /2 - 2x + 96 = (x 4x + 192)/2 = (x 2)2/2 + 94. O valor mnimo da soma ocorre para x = 2, e o valor mnimo ser 94.

BIOLOGIA
11. Na figura abaixo, esto ilustradas clulas de um
organismo, em diferentes fases da diviso celular. As clulas 1, 2 e 3 esto, respectivamente, em:

08. Os tamanhos de chapus masculinos na Inglaterra,

Frana e Estados Unidos so diferentes. A funo f(x) = (x 1)/8 converte os tamanhos franceses para os ingleses, e a funo g(x) = 8x converte os tamanhos norte-americanos para os franceses. Qual das funes a seguir converte o tamanho x dos norte-americanos para o tamanho h(x) dos ingleses? A) h(x) = x 1/8 B) h(x) = (x 1)/8 C) h(x) = x + 1/8 D) h(x) = (x + 1)/8 E) h(x) = 8x + 1 Resposta: A Justificativa: A funo h(x) a composio das funes f(x) e g(x) e ser dada por h(x) = f(g(x)) = f(8x) = (8x 1)/8 = x 1/8.

A)

anfase meitica I, anfase meitica II e metfase meitica II. B) anfase mittica, anfase meitica e metfase meitica. C) metfase I meitica, anfase I meitica e metfase meitica. D) anfase mittica, anfase meitica e metfase mittica. E) metfase meitica II, metfase meitica I e anfase mittica. Resposta: A Justificativa: A primeira figura ilustra uma clula em anfase meitica I, caracterizada pelo deslocamento dos cromossomos para os plos; cada par de cromossomos homlogos separa-se, indo para cada plo um cromossomo duplicado (com duas

09. A populao, P(t), de uma metrpole, em milhes de

habitantes, dada por P(t) = 5.2ct, com t sendo o nmero de anos, contados a partir de 2000 (ou seja, t = 0 corresponde ao ano 2000), e c uma constante real. Se a populao da metrpole em 2008 de 10 milhes de habitantes, qual o valor de c? A) 1/3

cromtides). A segunda figura ilustra uma clula em anfase meitica II; ocorre a diviso dos centrmeros, e cada cromtide de uma dade dirigese para um plo celular. A terceira figura retrata uma clula em metfase meitica II; cada cromossomo com duas cromtides (posto que ainda no ocorreu a diviso dos centrmeros) ocupa a regio equatorial da clula.

Lmina 4

observando-se estrias longitudinais e transversais. Clulas grandes que apresentam um corpo celular de onde partem prolongamentos; substncia intercelular praticamente inexistente.

12. Sabe-se que h uma relao direta entre a incidncia

de depsitos de placas gordurosas nas paredes das artrias e altas taxas de colesterol no sangue, onde ele se associa a lipdios e protenas. Com relao a esse tema, correto afirmar que: 1) o colesterol um constituinte das membranas celulares. 2) os nveis plasmticos de colesterol no dependem s de uma alimentao com maior ou menor ingesto de lipdios. 3) as lipoprotenas de baixa densidade (LDL) tm um percentual de colesterol bem mais alto do que as de alta densidade (HDL). 4) alta concentrao de HDL no sangue e baixa concentrao de LDL representam um maior risco de ateromas e enfartes. Est(o) correta(s): A) 1, 2, 3 e 4 B) 1, 2 e 4 apenas C) 3 e 4 apenas D) 1, 2 e 3 apenas E) 2 apenas. Resposta: D Justificativa: O colesterol est presente no sangue associado a lipdios e a protenas, formando glbulos ou corpsculos de lipoprotena. A alta concentrao de lipoprotenas de baixa densidade (LDL), que tm cerca de 45% de colesterol, e a baixa concentrao de lipoprotena de alta densidade (HDL), esta com apenas cerca de 20% de colesterol, representam maior risco de enfarte e ateromas. Obviamente, ao contrrio do que foi expresso na alternativa de nmero 4, alta concentrao de HDL no sangue e baixa concentrao de LDL representam risco pequeno do acometimento das doenas descritas.

Esses tecidos so, respectivamente: A) muscular cardaco, cartilaginoso, nervoso e muscular. B) nervoso, muscular, conjuntivo e epitelial. C) epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. D) conjuntivo reticular, cartilaginoso, nervoso e muscular. E) epitelial, cartilaginoso, nervoso e muscular cardaco. Resposta: C Justificativa: As caractersticas apresentadas nas amostras 1, 2, 3 e 4 referem-se, respectivamente, aos tecidos epitelial, no caso, tecido epitelial do intestino; conjuntivo, muscular e nervoso.

14. No esquema, ilustra-se o processo de respirao

celular em clulas eucariticas, onde ocorrem reaes tanto no citosol da clula quanto no interior das mitocndrias. Com relao a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Glicose

1 2ATP cido pirvico 2 CO2 2ATP 2 4CO2 32ATP H2

13. No quadro abaixo, faz-se uma sumria descrio de


caractersticas observadas em quatro preparaes microscpicas, mostradas em uma aula de histologia animal. As lminas 1, 2, 3 e 4 correspondem a quatro diferentes tecidos. Lmina 1

Lmina 2

Lmina 3

Clulas justapostas, com pouca substncia intercelular, observando-se projees da membrana plasmtica, em forma de dedos de luva. Clulas com diferentes formas, imersas em grande quantidade de substncia intercelular, destacando-se clulas alongadas, com ncleo oval e grande, e clulas grandes e de contornos irregulares. Clulas fusiformes, onde so observados vrios ncleos dispostos na periferia,

6H2O
A) B)

6O2

A gliclise (1) ocorre no citoplasma da clula e na ausncia de oxignio. O ciclo de Krebs (2) ocorre na matriz mitocondrial, e a cadeia respiratria (3), nas cristas mitocondriais.

C)

Ao final da fase (3), para que se forme gua, ocorre transferncia de hidrognios do oxignio para o NAD e o FAD. D) As reaes ilustradas em (4) ocorrem na ausncia de oxignio, que necessrio para as reaes da fase (5). E) Nas transferncias de hidrognio que ocorrem em (3), h liberao de eltrons que vo sendo captados por aceptores intermedirios, os citocromos. Resposta: C Justificativa: Na fase 3 (cadeia respiratria), os hidrognios transportados pelo NAD (nicotina-adeninadinucleotdeo) e pelo FAD (flavina-adeninadinucleotdeo) so transferidos para o oxignio, o que resulta na formao de molculas de gua. Nessas transferncias, h liberao de eltrons, que vo sendo captados por aceptores intermedirios, denominados citocromos. Esses eltrons perdem gradativamente energia, que ser utilizada para a produo de ATP (trifosfato de adenosina), e parte, liberada em forma de calor.

com ordem de grandeza igual a 1014 horas.

17. Uma partcula, na posio 12 m no instante t = 0, tem


a sua velocidade, em funo do tempo, dada pelo grfico a seguir. Se a sua posio no instante t = 5 igual a 20 m, o valor de igual a:

v (m/s)

1 0 3 2 2
A) B) C) D) E) 12 s 14 s 16 s 18 s 20 s

t (s)

15. As doenas sexualmente transmissveis podem trazer


srios comprometimentos ao sistema genital, levar infertilidade e/ou prejudicar a sade geral de um organismo. Assinale a alternativa que indica a nica doena citada que no transmitida sexualmente. A) B) C) D) E) Sfilis, causada por bactria. Blenorragia, causada por bactria. Tricomonase, causada por protozorio flagelado. Botulismo, causada por bactria. Condiloma acuminado (crista-de-galo), causada pelo papiloma vrus humano. Resposta: D

Resposta: C Justificativa: O deslocamento igual rea do grfico: 2 + /2 + 2 = 20 12. Da, obtemos que = 16 s.

18. Um bloco encontra-se em repouso sobre a superfcie

Justificativa: Das doenas citadas apenas o botulismo no sexualmente transmissvel. Ela determinada pela ingesto de alimentos contaminados com a toxina botulnica, produzida pela bactria Clostridium botulinum.

horizontal de uma mesa. O bloco est sob a ao de uma fora horizontal constante de mdulo F e tambm das foras peso, normal e de atrito esttico, de mdulos respectivamente denotados por P, N e Fat. O coeficiente de atrito esttico entre o bloco e a mesa representado por . Desprezando-se as dimenses do bloco, correto afirmar que:

F Fat

FSICA
P

16. Atualmente, estima-se a idade do universo em

aproximadamente 13,7 bilhes de anos. Pode-se afirmar que a ordem de grandeza da idade do universo em horas de: A) 10 12 B) 10 C) 1014 16 D) 10 E) 1018 Resposta: C Justificativa:
10

A) B) C) D)

a fora de mdulo F a reao fora de atrito. a fora normal a reao fora peso. o mdulo da fora de atrito igual a P. a reao fora normal uma fora aplicada pelo bloco sobre a mesa. E) a reao fora normal uma fora aplicada pelo centro da Terra sobre o bloco. Resposta: D Justificativa:

Um ano possui cerca de 365 dias 24 horas. Logo, a idade do universo de aproximadamente 13,7 109 anos 365 dias 24 horas = 1,2 1014 horas,

A resposta correta o item (D). A reao fora peso a fora que o bloco exerce sobre a Terra. O mdulo da fora de atrito s seria P, caso o bloco estivesse na iminncia de movimento, o que no

explicitado.

QUMICA
21. A matria existe, principalmente, em trs estados
fsicos: slido, lquido e gasoso. A maior parte da matria constituda por mistura de substncias. Cada substncia possui um conjunto nico de propriedades fsicas e qumicas que pode ser utilizado para identific-la. O grfico a seguir apresenta a curva de temperatura versus tempo para trs amostras materiais I, II e III, partindo do estado slido no tempo t = 0. De acordo com o grfico, correto afirmar que:

19. Dois blocos idnticos, de massa 2 kg cada, dimenses

desprezveis e feitos do mesmo material, movem-se juntos e em linha reta, com acelerao de 1 m/s2 sobre uma superfcie horizontal com atrito (ver figura). Em um dos blocos est aplicada uma fora constante e horizontal de mdulo F = 14 N. Nessa situao, os mdulos da fora que um bloco exerce sobre o outro e da fora de atrito cintico valem, respectivamente:

60
A) B) C) D) E) 7Ne5N 5 N e 14 N 7 N e 14 N 5 N e 20 N 7 N e 20 N

50 Temperatura (C) 40 30 20 10 0 0
A)

II

III

Resposta: A Justificativa: A 2 lei de Newton aplicada ao bloco da esquerda dada por: 14 FAB Fat = 2, onde denotamos por FAB a fora que um bloco faz no outro. A 2 lei de Newton para o outro bloco se l: FAB Fat = 2. Note que as foras de atrito cintico so as mesmas uma vez que os blocos so idnticos. Resolvendo este sistema de duas equaes, obtemos FAB = 7 N e Fat = 5 N.

40

80 Tempo (s)

120

160

20. Uma partcula de massa 2 kg em movimento vertical

ascendente passa no nvel y1 com velocidade de 10 m/s e no nvel y2, acima do nvel y1, com velocidade de 2 m/s. Considerando que nesse percurso a fora peso a nica fora atuando sobre a partcula, o trabalho realizado pela fora peso vale, em joules: A) 96 B) 20 C) 2 D) 20 E) 96 Resposta: A Justificativa: O trabalho do peso igual variao da energia cintica: 2(22 102)/2 = 96 J.

a amostra II apresenta temperatura de ebulio de 20 C. B) a amostra II aquece mais rpido que a amostra I. C) temperatura de 50 C, a amostra I encontra-se no estado lquido. D) as trs amostras so exemplos de substncias puras. E) a amostra III no constitui uma substncia pura por no manter as temperaturas de fuso e ebulio constantes. Resposta: E Justificativa: A amostra II apresenta temperatura de fuso de 20 C. A amostra II aquece mais lentamente que a amostra I. A amostra I encontra-se no estado slido. A amostra III no constitui uma substncia pura por no manter as temperaturas de fuso e ebulio constantes. Uma substncia pura apresenta constantes fsicas bem definidas.

22. Ao fazer incidir partculas radioativas numa lmina

metlica de ouro, Rutherford observou que a maioria das partculas atravessava a lmina, algumas desviavam e poucas refletiam. Vrias concluses foram retiradas dessas experincias, exceto a de que: A) B) o ncleo a regio mais densa do tomo. o tomo apresenta, predominantemente, espaos vazios. C) o ncleo praticamente do tamanho do tomo. D) os eltrons giram em torno do ncleo para garantir a neutralidade eltrica do tomo. E) o ncleo atmico apresenta carga eltrica positiva. Resposta: C

E) Justificativa: Rutherford concluiu que no tomo havia um ncleo muito pequeno, denso e positivo; e que o tomo apresentava, predominantemente, espaos vazios, com os eltrons girando em torno do ncleo.

O bromo mais eletropositivo, pois, no perodo, a eletropositividade cresce com o aumento do nmero atmico. Resposta: A

Justificativa: O bromo tem maior afinidade eletrnica, pois, com a adio de um eltron, ocorre uma maior liberao de energia, j que fica com configurao do gs nobre Kr. O raio do bromo menor que o raio do clcio, pois pertencem ao mesmo perodo e, no perodo, o raio diminui com o aumento do nmero atmico. A energia de ionizao (EI) do clcio menor que a do bromo, pois ambos pertencem ao mesmo perodo, e a EI cresce com o nmero atmico, no perodo. Os elementos teriam propriedades qumicas semelhantes, se estivessem no mesmo grupo. O bromo menos eletropositivo, pois, no perodo, a eletropositividade diminui com o aumento do nmero atmico.

23. A magnetita, importante minrio de ferro que deu

origem s bssolas, forma-se no interior da Terra pela reao expressa na equao qumica:

a FeO(s) + b CO2(g) x Fe3O4(s) + y CO(g) Os coeficientes estequiomtricos que tornam a, b, x e y a equao balanceada so, respectivamente: A) 2, 2, 1, 1. B) 3, 1, 1, 1. C) 3, 2, 3, 2. D) 1, 2, 3, 1. E) 2, 3, 1, 1. Resposta: B Justificativa: A equao balanceada : 3 FeO(s) + CO2(g) Fe3O4(s) + CO(g)

ESTUDOS SOCIAIS Histria


26. A Histria uma construo humana, marcada por
dificuldades, conflitos, cooperaes e conquistas. Seu estudo e sua anlise requerem cuidados e ateno com as fontes que so pesquisadas. Dentro dessa perspectiva, o conhecimento histrico : A) resultado de trabalhos com documentao escrita, onde se encontra, de forma clara, a verdade cientfica buscada pelo historiador. B) importante para a compreenso do passado cultural humano, embora desvinculado dos problemas vividos na contemporaneidade. C) produto de pesquisas em fontes diversas, com uma metodologia definida para firmar suas bases cientficas e produzir sua narrativa. D) diferente do produzido pelas cincias da natureza, por ter uma metodologia que no procura a verdade, mas apenas visa organizar documentos. E) reconhecido com fundamental para a anlise do passado, produzindo verdades inquestionveis sobre o que foi vivido na sociedade. Resposta: C Justificativa: A) Falsa: O historiador no trabalha apenas com a documentao. H uma diversidade de fontes que devem ser analisadas e consultadas por ele na construo da sua pesquisa. Falsa. A Histria busca compreender o passado, mas tem como ponto de partida as questes vividas pelo pesquisador no seu tempo. O presente no est desvinculado do passado e define muito dos caminhos do historiador. Verdadeira: A multiplicidade de fontes permite um trabalho mais rico na anlise e compreenso dos processos histricos, dentro de uma metodologia que orienta a pesquisa e

24. Aps a descoberta dos eltrons, prtons e nutrons,


os cientistas perceberam que a quantidade dessas partculas em um determinado tomo serviria para 3 identific-lo. Considere o on X , com 36 eltrons e nmero de massa 75. Assim, pode-se dizer que seu nmero atmico e o nmero de nutrons so, respectivamente: A) 36 e 43. B) 36 e 39. C) 36 e 75. D) 33 e 42. E) 33 e 45. Resposta: D Justificati va: Como o on X3 tem 36 eltrons e 3 cargas negativas, ter 33 prtons (Z = 33). O nmero de massa, A, sendo 75, o nmero de nutrons, N, ser: 42, pois A=Z+N.

25. A Tabela Peridica um dos conceitos mais

importantes da qumica. Seu desenvolvimento um exemplo de como descobertas cientficas podem ser feitas pelo uso da perspiccia para organizar dados coletados por um grande nmero de cientistas durante muitos anos. Comparando os elementos clcio e bromo na Tabela Peridica dada, assinale a alternativa correta. A) B) C) D) O bromo tem maior afinidade eletrnica, pois, com a adio de um eltron, ocorre uma maior liberao de energia. O raio do bromo maior, pois ele tem maior nmero de camadas eletrnicas. A energia de ionizao do clcio maior, pois mais difcil retirar um eltron desse elemento do que do bromo. Ambos os elementos tm propriedades qumicas semelhantes, pois esto no mesmo perodo.

B)

C)

D)

E)

tem sua especificidade. Falsa: A metodologia da Histria tem suas particularidades, mas busca tambm construir verdades que tm sua relao com o tempo em que produzida e o prprio conceito de cincia do pesquisador. Falsa: O conhecimento histrico importante para anlise do passado, mas no produz verdades inquestionveis. conhecimento crtico que acompanha as mudanas sociais e culturais.

28. O mundo medieval europeu recebeu influncia

destacada do catolicismo. A religio esteve presente na sociedade, em grande parte das suas experincias culturais. O poder da Igreja Catlica foi visvel, e a ordem feudal predominou em vrias regies da Europa. Na ordem feudal: A) durante toda a Idade Mdia, prevaleceu o poder da nobreza, sem interferncia dos papas, na sua poltica. B) existiam latifndios com uma produo que buscava a auto-suficincia econmica. C) havia uma hierarquia social, onde a riqueza definia a posio social, independente da origem familiar. D) havia uma produo agrcola importante, em que o comrcio entre as cidades era fundamental para a venda dos excessos. E) eram adotadas regras definidas para todos, com usos e costumes universalizados para toda a Europa Ocidental. Resposta: B Justificativa: A) Falsa: A nobreza tinha poderes e riquezas destacadas, mas o poder do papa era grande e procurava controlar politicamente muitas situaes e costumes. Verdadeira: Existiam latifndios, e a terra era muito disputada, mas havia uma produo baseada na auto-suficincia de cada feudo. Falsa: Era importante a origem social do indivduo no campo familiar, sendo uma sociedade rgida e estamental, ao contrrio de uma sociedade de classes e democrtica. Falsa: As cidades passaram por dificuldades na Idade Mdia, embora seja errado afirmar o seu desaparecimento. A vida era centrada no mundo rural. Falsa: Havia uma poltica descentralizada. Cada feudo construa sua autonomia e definia seus direitos e deveres.

27. Desvendar os mistrios do mundo e tentar entend-

los, para melhor viver, faz parte da Histria nos seus mais diversos perodos. Na antiga Grcia, foram destacados os estudos e as concepes de mundo na Filosofia. Um dos seus filsofos mais conhecido, Aristteles, defendeu: A) as teorias que consagravam o idealismo, criticando qualquer tipo de convivncia social distante da democracia. B) a construo de uma cincia prxima dos pensadores sofistas, exaltando o relativismo na tica. C) a existncia de um conhecimento resultado da observao e da experincia humanas, discordando, assim, de Plato. D) a desvinculao entre forma e matria, considerado o universo resultado da criao de um Deus tico e generoso. E) a prevalncia dos ensinamentos dialticos de Herclito, ressaltando o valor da convivncia social para a cultura. Resposta: C Justificativa: A) Falsa: Aristteles no era idealista como Plato, nem tampouco fez uma defesa da democracia. No era contra a escravido, alm de defender a existncia da propriedade privada. Falsa: O pensamento de Aristteles tem outros princpios filosficos. Os sofistas marcaram pelo seu relativismo, ressaltando a importncia da mudana e criticando a sociedade da poca. Verdadeira: Plato era idealista, o famoso formulador da Teoria da Caverna. Aristteles destacava a relao com o real e a capacidade de observao como base para o conhecimento. Falsa: O deus de Aristteles no era tico e, para ele, forma e matria no existiam isoladamente, sendo suas relaes fundamentais para a construo do universo. Falsa: Aristteles foi posterior a Herclito e formulou suas idias de forma diferente, embora no negasse o valor da convivncia social.

B) C)

D)

E)

B)

29. Leia atentamente as afirmativas abaixo sobre a cultura


muulmana no perodo medieval. 1) As manifestaes culturais muulmanas foram originais e ousadas para a poca, sobretudo suas construes arquitetnicas. 2) Os poemas do muulmano Omar Khayyam tiveram no ceticismo e no hedonismo suas grandes marcas. 3) A sociedade muulmana rejeitou os feitos culturais do Ocidente, criticando a filosofia grega e seus princpios ticos. 4) A literatura muulmana influenciou a ocidental, destacando-se as histrias fantsticas das Mil e uma Noites. 5) A religio e os seus preconceitos impediram descobertas no campo da medicina e das matemticas entre os muulmanos. Esto corretas apenas: A) 1 e 4 B) 2 e 3 C) 3 e 5 D) 4 e 5 E) 2 e 4

C)

D)

E)

Resposta: E Justificativa: A) Falsa: As construes arquitetnicas dos muulmanos tiveram influncia persa e bizantina; portanto, no se afirmaram pela sua originalidade, embora a literatura tenha sido aceita pela cultura ocidental, com destaque para Mil e uma Noites. Falsa: O poeta foi reconhecido pelos seus poemas ousados, sendo traduzido e publicado at hoje, mas a cultura ocidental influenciou muitos aspectos do pensamento muulmano, inclusive a filosofia, com destaque para os escritos de Averris. Falsa: Houve influncia grega entre os muulmanos, na produo dos seus conhecimentos, que atingiram tambm descobertas na medicina e na matemtica. Falsa: A afirmativa 4 est correta, mas as descobertas na matemtica e na medicina foram importantes para os muulmanos, no sendo impedidas pela religio. Verdadeira: Os poemas de Khayyam so ousados e Mil e Uma Noites influenciou a literatura ocidental.

pelo controle do poder local.

Geografia
31. Observe atentamente o grfico a seguir, onde est
esquematicamente representado o mecanismo da circulao atmosfrica geral de uma vasta rea do planeta Terra. Esse o mecanismo de formao:
Vero Inverno

B)

1 2

C)

1 1 Centro de altas presses 2 Centro de baixas presses


A) dos contra-alsios. B) dos ventos meridionais. C) dos mones. D) das brisas ocenicas. E) dos alsios de noroeste. Resposta: C Justificativa:

D)

E)

30. As instabilidades polticas no cessaram com a


instalao do Segundo Reinado no Brasil. Apesar do maior controle do Estado sobre as provncias, as insatisfaes e as inquietudes polticas continuavam com menos intensidade, mas a Rebelio Praieira de 1848 marcou politicamente a poca de D. Pedro II. Os rebeldes tiveram: A) um apoio militar de todas as provncias situadas no Norte e no Sul. B) um iderio poltico influenciado pelas obras de Marx e Saint-Simon. C) um forte sentimento antilusitano, com conflitos chamados mata-marinheiros. D) uma organizao militar exemplar, com ajuda de mercenrios ingleses. E) uma propaganda poltica bem organizada, liderada por uma elite socialista. Resposta: C Justificativa: A) B) Falsa: No houve esse apoio militar, apesar da forte resistncia dos rebeldes contra as tropas governistas. Falsa: Os rebeldes no radicalizaram suas reivindicaes ao ponto de incorporar a bandeira socialista. Alguns rebeldes tinham conhecimento do socialismo, mas este no foi o condutor poltico do movimento. Verdadeira: Havia manifestaes de rua violentas contra os comerciantes portugueses, acusados de inflacionar o comrcio e fomentar o desemprego. Falsa: A resistncia militar foi grande, mas houve ajuda de mercenrios estrangeiros. Falsa: O jornal O Dirio Novo era crtico e apontava os chamados desmandos administrativos, mas no era dirigido por uma elite socialista. A rebelio foi mais uma disputa

O grfico mostra a radical mudana dos ventos que sopram do ndico para a sia e vice-versa. Essa mudana se d com as estaes do ano ( vero e inverno) Trata-se, assim, da representao das mones.

32. Para estudar a superfcie terrestre, em seus vrios

aspectos, a Geografia realiza observaes diretas no campo, mas tambm utiliza representaes dessas superfcies em mapas. Para fazer um mapa, necessrio um sistema de projeo. Qual o sistema de projeo indicado na figura a seguir?

C)

D) E)

A) B) C) D) E)

Azimutal Cnico Policnico Cilndrico Policilndrico.

Resposta: A Justificativa: Pelas caractersticas apresentadas no grfico, o sistema apresentado do tipo Azimutal.

Resposta: E Justificativa: Todas as afirmativas so verdadeiras. O Japo um exemplo de um pas de pequena rea territorial e grandes massas populacionais. Isso implicou a viabilizao de densas redes urbanas.

33. Observe a rede de drenagem a seguir. Em que


estrutura geolgica desenvolveu? esse conjunto de rios se

35. O sistema capitalista atravessou, ao longo da Histria,


1)

diferentes fases, com caractersticas particulares. Na fase do Capitalismo Monopolista-Financeiro, ele: apoiou-se fundamentalmente nas expanses martimas europias. 2) notabilizou-se pelas igualdades sociais, mediante a permisso da propriedade privada dos meios de produo. 3) introduziu as Grandes Navegaes. 4) se apia no sistema bancrio nas grandes corporaes financeiras e no mercado globalizado. 5) tem grande parte dos lucros e do capital em circulao no planeta incorporado ao sistema financeiro. Esto corretas apenas: A) 1, 3 e 5 B) 4 e 5 C) 1 e 3 D) 2, 4 e 5 E) 1, 2, 4 e 5 Resposta: B Justificativa: Apenas as afirmativas 4 e 5 esto corretamente formuladas. A fase do Capitalismo Monopolista-Financeiro teve incio no sculo XX, apoiando-se, sobretudo, no sistema bancrio, nas grandes corporaes e no mercado globalizado. Uma boa parte dos lucros auferidos, bem como o capital em circulao, passam pelo sistema financeiro.

A) Falhas B) Fraturas C) Escarpas litolgicas D) Planaltos cristalinos E) Dobras. Resposta: C Justificativa: A rede de drenagem se instalou numa estrutura geolgica dobrada, partindo das anticlinais para as sinclinais, indicadas no desenho.

34. As afirmaes a seguir referem-se ao tema


Urbanizao. Analise-as. 1) nos pases de pequenas reas e grandes massas populacionais que se viabilizam densas redes urbanas; um exemplo marcante desse fato o Japo. 2) A populao impulsiona o processo de urbanizao, com graus variados de impactos sobre as cidades, dependendo, em parte, do contexto geogrfico local. 3) O ambiente urbano , em geral, mais deteriorado nas reas metropolitanas do que nas cidades pequenas; assim, sobre o ambiente metropolitano que acontecero os maiores danos natureza transformada. 4) A terra e o ar poludos nas regies metropolitanas so conseqncias, sobretudo, da especulao imobiliria e do aparato industrial e de servios. Est(o) correta(s): A) 1 apenas B) 4 apenas C) 1 e 2 apenas D) 3 e 4 apenas E) 1, 2, 3 e 4

INGLS
Danger is Their Middle seeking is in Their Genes Name,Thrill-

5) feared jumping off the roof of the house. The correct options are only: A) 1, 3 and 4 B) 1, 2 and 3 C) 2, 3 and 5 D) 3 and 4 E) 2 and 3 Resposta: C Justificativa: De acordo com o texto, o ento garoto de 10 anos, Matt Epper 2) no pensou que temeria pular do teto da casa, mas isto aconteceu; 3) pde ouvir apenas as rpidas batidas do seu corao; e 5) na verdade, teve medo de pular do teto da casa abaixo.

The great ones will tell you that when the moment comes there is no fear. But Matt Epper is afraid. He didnt think he would be. Maybe a little, but not like this. Everyone said that it would be easy: his sister, his uncle, even his grandmother. But as he stands on the edge of the roof looking down at the ground, he cant hear any of them screaming for him to jump. All he can hear is his own heartbeat racing so fast that he feels like his chest might explode. The boy is 10 years old. His hair is as blond as Southern California. And he has thought about this moment since he was 5 or 6. But now that its finally here, he isnt so sure anymore. Then, out of the corner of his eye, he sees his mother. Just jump, Matt! Come on! Theres nothing to it! Just kick your legs out and fly! What the hell is going on? Why would a mother tell her own son to jump off a roof? What kind of sense does that make? But its his mother, so he puts aside his fear, closes his eyes, and jumps. Theres a big smile on his face. Its over. Hes safe. And just like that, the 10-year-old boy has become an Epper. Matts mother, Eurlyne, is a stuntwoman. His uncles and aunts are stuntpeople too. Even his grandmother is a stuntwoman. And if Matt winds up jumping off roofs for a living when he grows up, hell take his place in the fourth generation of Eppers in the family business.
(Adapted from Danger is Their Middle Name,Thrill-seeking is in Their Genes, Entertainment Weekly, October 19, 2007, page 92).

38. In Just jump, Matt! Come on! Theres nothing to it! Just

kick your legs out and fly! and But its his mother, so he puts aside his fear, closes his eyes, and jumps. one can infer that the 10-year-old Matt A) B) C) D) E) could hear his mother shouting. didnt trust his mother at all. didnt know how to kick his legs out and fly. was never courageous enough to forget his fear. could trust his mother and forget his fear.

Resposta: E Justificativa: A me do garoto Matt Epper lhe disse para ele pular, que no h nenhum mistrio nisso, que ele precisa apenas jogar as pernas e voar. Da se pode deduzir que ele foi capaz de confiar na sua me e perder o medo de pular do teto abaixo.

36. The title of the text reveals that Matt Epper and his
family enjoy 1) taking risks. 2) adventure. 3) daring actions. 4) safety. 5) thrill-seeking. The right alternatives are: A) 3 and 4 only B) 2 and 3 only C) 2, 3 and 4 only D) 1, 2, 3 and 5 only E) 1, 2, 3, 4 and 5 Resposta: D Justificativa: O ttulo do texto indica que Matt Epper e sua famlia so fs ardorosos de atividades que envolvem risco, aventura, ousadia e busca do perigo.

39. The word stuntpeople, in the last paragraph, refers to


people who A) do dangerous acts in a film so that the actors dont have to take risks. B) do funny performances in a film so that the audience will laugh. C) are the subject of a cinema picture so that they may be famous. D) carry the cameras around the studio set so that a film can be made. E) write a play or other material to be spoken on radio or TV or in a film. Resposta: A Justificativa: A palavra stuntpeople significa: pessoas que fazem as performances perigosas de um filme, de tal forma que os reais atores no tm que assumir riscos.

37. Matt Epper


1) 2) 3) 4) didnt jump off the roof of the house. didnt imagine he would fear jumping off, but he did. could only hear his heart beating very quick. never thought about jumping off the roof of the house.

40. The phrase Just jump, Matt! Come on! Just kick your
legs out and fly! expresses 1) 2) 3) 4) 5) invitation. order. promise. encouragement. question.

The correct answers are A) 2, 3 and 4 only. B) 1, 2 and 4 only. C) 1 and 3 only. D) 3 and 4 only. E) 1, 2, 3, 4 and 5. Resposta: B Justificativa: As frases: Just jump, Matt! Come on!, Just quick your legs out and fly! expressam, ao mesmo tempo, um convite, uma ordem e um encorajamento.

4)

na Frana, a primeira atividade dos jovens o envio de e-mail. Em segundo lugar vem a leitura dos blogs. 5) medida que envelhecem, os jovens franceses mudam de atividades na Internet, preferindo a pesquisa e a compra. Esto corretas: A) 1, 2, 4 e 5 apenas B) 2, 3 e 5 apenas C) 1, 4 e 5 apenas D) 2, 4, e 5 apenas E) 1, 2, 3, 4 e 5 Resposta: D Justificativa: A) B) C) D) E) Falso: No comeo do texto est escrito que os jovens so campees tambm (e no apenas) no comentrio e na atualizao do blog. Verdadeiro: 72% dos jovens internautas lem os blogs e s 51% os comentam. Falso: So os suecos que so os campees (88%). Os franceses vm atrs (82%) Verdadeiro: O envio de e-mails representa 89% dos jovens franceses. A leitura fica em torno de 72%. Verdadeiro: No 3 pargrafo, o texto diz que medida que envelhecem, os jovens franceses passam de uma atividade de laser e de comunicao para atividades de pesquisa e de compra.

FRANCS
Les jeunes franais, champions du blogging
Les jeunes internautes franais, gs de 12 24 ans, sont les champions dEurope du blogging , cest--dire de la lecture des blogs, de leur commentaire ou de leur mise jour, selon une tude du cabinet Forrester publie mercredi. Selon cette tude sur les activits en ligne pratiques rgulirement par les jeunes internautes de sept pays dEurope, mene au troisime trimestre auprs de 1.000 personnes ges de 12 24 ans, 72% des jeunes internautes franais lisent des blogs une fois par mois ou plus et 51% les commentent une fois par mois ou plus . En revanche, ce sont les jeunes internautes sudois qui remportent la palme de ceux se connectant quotidiennement Internet toute activit confondue. En Sude, 88% des 12-24 ans pratiquent cette activit, contre 82% en France. La moyenne des sept pays europens tudis se situe 79%. En France, la lecture de blogs reprsente la deuxime activit des jeunes sur le net aprs lenvoi de-mail (89%). La recherche dinformation sur les produits est pratique par 55% des jeunes interrogs et lutilisation de sites de rfrences comme Wikipedia, par 40%. Au fur et mesure quils vieillissent, relve encore ltude, les jeunes internautes franais passent dune activit de loisirs et de communication une activit de recherche et dachat. Enfin, les jeunes internautes franais sont dcrits comme sociaux et quips . Le lien social est, pour eux, une source dinformation cl et ils accordent beaucoup dimportance, avant dacheter et lors de leur prise de dcision, aux conseils de leurs amis et de leur famille. En outre, leur niveau dadoption technologique est trs lev, notamment sur les quipements lis aux jeux vidos, la musique et au tlphone portable.
(Texte adapt du site : www.leparisien.fr, novembre 2007)

37. A pesquisa mostra tambm que os jovens:


A) B) so menos sociais que antes. esto bem equipados do ponto de vista tecnolgico. C) no do importncia aos conselhos dos amigos ou da famlia. D) preferem os vdeogames em vez do blog. E) no compram nada pela Internet. Resposta: B Justificativa: A) B) C) D) E) Falso: No ltimo pargrafo dito que os jovens so sociais. No h comparao. Verdadeiro: No ltimo pargrafo dito que os jovens adotam tecnologias elevadas principalmente vdeogames, celulares, etc. Falso: Ao contrrio. No ltimo pargrafo dito que os jovens do muita importncia aos conselhos dos amigos e da famlia. Falso: No h comparao de preferncia entre o vdeogame e o blog no texto. Falso: No 5 pargrafo dito que, envelhecendo, os jovens mudam de atividades passando a efetuar compras e fazendo pesquisas.

36. De acordo com o texto:


1) 2) 3) os jovens internautas franceses, entre 12 e 24 anos, so os campees da Europa na utilizao do blog apenas na modalidade da leitura. entre as atividades com os blogs, os jovens franceses so mais numerosos na leitura do que no envio de comentrios. os jovens franceses so tambm campees na Europa no acesso dirio Internet em qualquer tipo de atividade.

38. A voz ativa correspondente frase: La recherche


A) 55% des jeunes ont pratiqu la recherche dinformation sur les produits.

dinformation sur les produits est pratique par 55% des jeunes. , :

B)

55% des jeunes pratiqueront dinformation sur les produits. C) 55% des jeunes pratiquent dinformation sur les produits. D) 55% des jeunes pratiquaient dinformation sur les produits. E) 55% des jeunes pratiqueraient dinformation sur les produits. Resposta: C Justificativa:

la la la

recherche recherche recherche

ESPANHOL
Bernd sigue mimando a Robinho
Dos aciertos plenos del presidente y del entrenador del Real Madrid. El primero dej claro a sus subordinados que no sirve de nada multar a un jugador por irse de juerga o llegar tarde. Menos mal, porque algn deslenguado ya haba filtrado hasta la cuanta econmica del castigo. El segundo, el tcnico, fue valiente dando la cara por el jugador y pidiendo un margen de confianza. Los dos queran proteger al futbolista con ms talento de la plantilla, al nico capaz de hacer cosas inverosmiles. Estamos hablando de Robinho. Y todo eso no significa que pueda ir a su libre albedro. Pero seguro que por el camino escogido acabaremos disfrutando con su juego. El brasileo ha nacido para sonrer. Ayer empez a devolver esa confianza. A estas horas, sin su inspiracin y sin los milagros del portero Casillas, el Real Madrid estara medio fuera de la Champions League. Ese es el valor aadido de las grandes estrellas. Desde el principio se vio que estaba suelto, gil, fresco de ideas. Una primera bicicleta, que acab en nada, presagiaba lo que iba a venir despus. Y eso fueron goles, oportunidades, regates y el destrozo de una defensa del equipo griego que, por momentos, pareca de aficionados. Desde su debut en Cdiz, hace ya tres aos, no haba tenido una actuacin tan completa. Aunque sea un exceso, ya lo apuntaba un aficionado a las puertas del hotel antes del partido: Robinho, vete de fiesta cada vez que quieras, que estamos contigo. Bernd Schuster, el entrenador, piensa de forma parecida.
(Jos Javier Santos, Diario As, 25/10/2007).

la recherche

A voz passiva aqui, transformada em voz ativa, corresponde ao presente do indicativo, isto , letra C. A) Frase no pretrito passado composto. B) Frase no futuro do indicativo. C) Frase no presente do indicativo. D) Frase no imperfeito. E) Frase no futuro do pretrito.

39. O termo sublinhado na frase : Selon cette tude (...)


mene au troisime trimestre auprs de 1.000 personnes ges de 12 24 ans... : A) verbe du 1er groupe. B) adverbe de temps. C) prposition. D) adjectif numral ordinal. E) conjonction. Resposta: D Justificativa: O termo sublinhado corresponde em francs ao numeral ordinal terceiro. A resposta D. A) No um verbo do 1 grupo. B) No um advrbio de tempo. C) No uma preposio. D) um adjetivo numeral ordinal. E) No uma conjuno.

36. Una vez ledo el primer prrafo del texto, podemos


afirmar que: A) el autor del texto opina que Robinho debe ser sancionado por el Real Madrid. B) Robinho puede hacer lo que quiera: juega muy bien al ftbol. C) Jos Javier Santos piensa que la decisin adoptada por el presidente y el entrenador del Real Madrid es acertada. D) la actitud de Bernd Schuster ha sido cobarde: no se ha atrevido a sancionar al jugador. E) no es bueno proteger a Robinho; se trata de un jugador ms de la plantilla del Real Madrid. Resposta: C Justificativa: A resposta correta a letra C). J no incio, o autor afirma que o presidente e o treinador do Real Madrid estavam certos quando no sancionaram Robinho. De fato, o desempenho do atleta melhorou nos ltimos jogos. A letra A) est incorreta porque, tanto no incio como no final do texto, aparecem duas afirmaes que dizem o contrrio: no sirve de nada multar a um jugador por irse de juerga (primeiro pargrafo); Robinho, vete de fiesta cada vez que quieras. A opo B) tambm no est correta, porque o autor, segundo seu prprio critrio, estabelece certos limites plena liberdade de agir por parte de Robinho: Y todo eso no significa que pueda ir a su libre albedro. A letra D) tambm est incorreta, porque se diz o contrrio: El tcnico

40. Os trs verbos sublinhados no texto (lisent, vieillissent,


accordent) pertencem respectivamente aos:
er e e A) 1 , 2 et 3 groupes e e er B) 3 , 2 et 1 groupes C) 2e, 1er et 3e groupes er e e D) 1 , 3 et 2 groupes e e er E) 2 , 3 et 1 groupes Resposta: B

Justificativa: O infinitivo dos verbos LIRE, VIEILLIR e ACCORDER e pertencem respectivamente em francs aos 3, 2 e 1 grupos. Isto , letra B. er e e A) 1 , 2 et 3 groupes e e er B) 3 , 2 et 1 groupes e er e C) 2 , 1 et 3 groupes er e D) 1 , 3 et 2e groupes e e er E) 2 , 3 et 1 groupes

fue valiente dando la cara por el jugador.... Por ltimo, a opo E) est incorreta, pois se admite que Robinho merece um trato especial porque pode marcar as diferenas pela classe do seu jogo: el futbolista con ms talento de la plantilla...

Resposta: A Justificativa: 1) hasta 2) debut 3) pero 4) juerga 5) aficionado ( 3 ) mas ( 5 ) amador ( 1 ) at ( 4 ) farra ( 2 ) estria

37. Segn lo expuesto en el segundo prrafo del texto,


podemos decir que: A) el Real Madrid ha sido eliminado de la Champions League porque el rendimiento de Robinho ha sido muy bajo. B) Robinho no ha sabido responder a la confianza que en l haban depositado los directivos y el entrenador. C) el juego de Robinho fue decepcionante: sus bicicletas acabaron en nada. D) el da del debut de Robinho con el Real Madrid, en Cdiz, su rendimiento fue mucho mayor. E) Robinho jug ante los griegos como una estrella: fue una forma de devolver la confianza. Resposta: E Justificativa: A resposta correta a letra E). Com efeito, o que se diz no texto quando se afirma que: Ayer empez a devolver esa confianza. A estas horas, sin su inspiracin [de Robinho] (...) el Madrid estara fuera de la Champions. Ese es el valor aadido de las grandes estrellas. A resposta A) no est correta, pois se afirma o contrrio: graas a Robinho o Real Madrid ainda continua na competio. A opo B) tambm no est correta, porque, na primeira linha do pargrafo, se diz o contrrio: ele soube responder confiana nele depositada. A letra C) tampouco est correta, pois no texto se diz que, mesmo se a primeira bicicleta no deu certo, apenas foi o comeo de uma exibio de bom jogo e de vontade de agradar ao torcedor da equipe. Por ltimo, a letra D) tambm est incorreta porque o autor afirma que o jogo de Robinho contra a equipe grega foi semelhante (tan completo como) sua primeira atuao no dia do Cdiz.

39. Considere el siguiente pasaje, que aparece en el

primer prrafo del texto: porque algn deslenguado ya haba filtrado hasta la cuanta econmica. Indique cul de las siguientes opciones, en las que se sustituye la forma subrayada por otra, mantiene el mismo sentido que la original. 1) porque cierto deslenguado ya haba filtrado hasta la cuanta econmica 2) porque un deslenguado ya haba filtrado hasta la cuanta econmica. 3) porque aquel deslenguado ya haba filtrado hasta la cuanta econmica. 4) porque ese deslenguado ya haba filtrado hasta la cuanta econmica. 5) porque el deslenguado ya haba filtrado hasta la cuanta econmica Son correctas: A) 1, 2, 3, 4 y 5 B) 1 y 2 solamente C) 2 y 5 solamente D) 3, 4 y 5 solamente E) 3 y 4 solamente Resposta: B Justificativa: A forma espanhola algn, alguno possui um valor indefinido, que comparte com outras formas gramaticais, como cierto e ainda com un, uno, seja esta ltima forma considerada por algumas gramticas como artigo indeterminado, seja como um indefinido. Porm, outras formas gramaticais como aquel ou ese, longe de apresentar um sentido indefinido, situam no espao (ou no tempo) os elementos por eles referidos, isto , se caracterizam semanticamente pelo trao [+ definido]. O mesmo acontece com o chamado artigo determinado (el), que se usa quando se refere a algo que j conhecido ou foi apresentado anteriormente: esse valor determinado ou definido se ope ao sentido indefinido. Ento, apenas estaro corretas as substituies que foram feitas entre unidades gramaticais com o trao [- definido], isto , as opes 1) e 2). Portanto, a nica resposta correta a letra B).

38. Relacione las columnas que aparecen a continuacin


indicando qu palabra o expresin del portugus equivale a la forma correspondiente espaola, considerando el sentido que cual se usa en el texto: 1) hasta ( ) mas 2) debut ( ) amador 3) pero ( ) at 4) juerga ( ) farra 5) aficionado ( ) estria La secuencia correcta es: A) 3, 5, 1, 4, 2 B) 1, 2, 3, 4, 5 C) 5, 4, 1, 3, 2 D) 1, 3, 5, 2, 4 E) 3, 2, 1, 4, 5

40. En el primer prrafo del texto aparece la siguiente

frase: Los dos queran proteger al futbolista con ms talento de la plantilla. En ella, la expresin los dos se refiere a: A) B) C) D) E) el presidente y el entrenador del Real Madrid. el presidente del Real Madrid y Robinho. el entrenador del Real Madrid y Robinho. el portero del Real Madrid y Robinho. algn deslenguado y el tcnico del Real Madrid.

Resposta: A Justificativa: A nica resposta correta a letra A). Com efeito, comea o texto fazendo referncia ao presidente e ao treinador do Real Madrid. Em seguida, fala-se do primeiro (o presidente) para, imediatamente, referirse ao segundo (o tcnico). Na terceira frase, a referncia atinge os dois. s a partir desse momento que se faz referncia, no texto, a outros protagonistas: o prprio Robinho ou, mais abaixo, o goleiro Casillas.

QUESTES DISCURSIVAS
1 QUESTO
No Brasil, o amadurecimento do esprito de nacionalidade e o nascimento de uma literatura voltada para o espao, para o homem e para a lngua nacionais s se deram de forma efetiva no sculo XIX, aps a Independncia. Nesse perodo, o ndio ganha espao na Literatura, j que, contrapondo-se ao colonizador portugus e a sua cultura, representa o elemento nativo, as prprias origens do pas. A) Em Jos de Alencar, o indianismo encontrou uma de suas maiores expresses. Cite duas caractersticas do ndio retratado por Alencar e relacione-as ao projeto nacionalista do Romantismo. B) As palavras sublinhadas nos enunciados abaixo so da mesma classe gramatical? Cumprem a mesma funo gramatical? Justifique sua resposta. - Muitos idiomas nativos foram extintos para responder a interesses dos colonizadores.

- Os nativos, no tempo da colonizao, tudo fizeram para preservar sua pluralidade lingstica. Resposta esperada: A) A partir da nossa Independncia, em 1822, a literatura comeou a refletir os anseios de nossos artistas e intelectuais por definir uma identidade cultural para o Brasil. Nesse contexto, o Romantismo encontrou sua mais autntica expresso de nacionalidade na figura do ndio, que foi identificado pelos autores romnticos como o verdadeiro representante da raa brasileira. No caso especfico de Jos de Alencar, toda a sua obra parece estar voltada ao projeto de construo de uma cultura brasileira, projeto que ratificado por meio dos seus romances indianistas, nos quais no apenas buscou um tema nacional, mas tambm se preocupou em consolidar uma lngua mais brasileira. O ndio retratado por esse autor apresenta, dentre outras, as seguintes caractersticas: - encarna o mito do bom selvagem, de Rousseau; - retrata o mximo de pureza e inocncia; - comporta-se como um heri, semelhana do cavaleiro medieval; - sendo mulher (no caso de Iracema), idealizada, fsica e moralmente; - preserva valores como bondade, fidelidade, honestidade, coragem e honra. A palavra nativos tem funes distintas nos enunciados apresentados. No primeiro, est em relao com um substantivo e funciona para dar-lhe uma caracterizao. Cumpre, assim, a funo de adjetivo. No segundo, funciona para denominar, nomear algo, tendo, dessa maneira, a funo de substantivo.

B)

2 QUESTO
Uma partcula lanada verticalmente para baixo num ambiente sem resistncia do ar. Sua velocidade, passados t segundos desde o incio de sua queda, dada, em m/s, por v(t) = 10 + 10t. A) Esboce o grfico de v(t) em funo de t, para 0 t 4 s, no sistema de eixos coordenados abaixo. B) A distncia percorrida pela partcula, desde o instante t = 0 at o instante t = 3 s, dada pela rea da regio delimitada pela funo v(t), pelo eixo das abscissas, pelo eixo das ordenadas (t = 0) e pela reta t = 3 s. Calcule esta distncia, em metros.

Padro de resposta esperado: A) O grfico de v(t) para t 0 a semi-reta com origem no ponto (0,10) e passando por um dos pontos (t,10 + 10t), por exemplo, (3,40).
v 50 40 30 20 10

B)

A regio tem contorno um trapzio com bases medindo 10 m/s e 40 m/s e altura 3 s; portanto, sua rea (10+40).3/2 = 75 m. Portanto, a partcula percorreu 75 m desde t = 0 at t = 3 s.

3 QUESTO
A fotossntese um processo celular pelo qual a maioria dos seres autotrficos produz substncias orgnicas. A energia empregada no processo provm da luz e fica armazenada nas molculas de glicdios, na forma de energia potencial qumica. O processo fotossinttico mais comum o realizado pelas plantas, algas e certas bactrias. Esse processo utiliza, como reagentes, gs carbnico e gua, e gera, como produtos, glicdios e gs oxignio. A fotossntese tem incio com a absoro de energia luminosa por molculas de clorofila presentes na membrana tilacide. A energia luminosa absorvida excita eltrons da clorofila, os quais so transferidos para uma substncia receptora de eltrons (aceptor Q). A clorofila excitada recupera seus eltrons perdidos retirando-os de molculas de gua. Essa reao de decomposio da gua pela luz foi descoberta pelo bioqumico ingls Robert Hillem (1937) e denominada fotlise + da gua ou reao de Hill. As molculas de gua absorvem energia luminosa e se decompem em prtons (H ), gs oxignio (O2) e eltrons. A) Liste as quatro etapas fundamentais da fotossntese. Escreva a equao qumica balanceada que descreve a reao de Hill. Em qumica, a reao de Hill , na realidade, uma semi-reao de oxidao. No se esquea de balancear as cargas! Possvel Soluo: o absoro de energia; 2. transporte de eltrons que leva a reduo do NADP+ a NADPH; 3. produo de ATP; 4. fixao de carbono, que a converso de CO2 em glicdios. 2+ o Resposta: on Mg o Resposta: 2 H2O O2 + 4 H+ + 4 e B)

O2+4H++4eEluz 2H2O

4 QUESTO
A rede hidrogrfica de uma regio representada pelo conjunto de rios, riachos e lagos. Essa rede fortemente influenciada pelos solos, pelas rochas e pelo clima da regio. A) Explique as influncias das rochas e do clima sobre a rede hidrogrfica, e, particularmente, a importncia dos rios. B) Reconhecendo a importncia das redes hidrogrficas para as possibilidades de vida, explique a influncia dos rios Nilo e Tigre-Eufrates no surgimento de civilizaes naqueles vales.

Resposta esperada: A) As rochas podero dificultar ou facilitar a infiltrao das guas, caso sejam impermeveis ou permeveis. O clima influenciar no regime dos rios, proporcionando, por exemplo, as enchentes ou as vazantes. B) As duas regies situadas nos vales referidos possuam a vantagem da ocorrncia de solos muito frteis, decorrentes das enchentes desses rios. Esses cursos dgua tambm facilitavam o transporte para o interior.

Vous aimerez peut-être aussi