Vous êtes sur la page 1sur 8

Disciplina: DIP I / Turno: Manh

PERGUNTAS: Aula 07.mai.2012


1.

Quais so os requisitos para a responsabilidade internacional estatal? A responsabilidade do Estado surge em funo dos aspectos legais impostos a ela. Estes so: aspectos legislao onde o dever principal em funo dos direitos fundamentais do cidado, aspectos econmicos, culturais e ambientais. Atravs de alguns princpios constitucionais se consegue apurar a responsabilidade internacional estatal, dentre eles: principio da independncia estatal onde, embora o Estado esteja inserido no contexto internacional, necessrio ter internamente regras, normas e deveres prprios que determinam as diferenas entre um Estado e outro; o princpio da Autodeterminao onde o Estado para se autodeterminar necessita preservar seus aspectos culturais, tnicos e religiosos embora tenha sua legislao externa globalizada, e por fim a soluo pacfica para litgios onde se pode utilizar algumas outras formas de direito para encontrar essas solues, dentre elas a mediao, arbitragem, meios legais, consultas. A responsabilidade internacional apresenta trs elementos: o ato ilcito, a imputabilidade e o prejuzo ou dano. O ato deve ser ilcito perante o direito internacional. A norma ou obrigao violada, portanto, deve pertencer a esta esfera, independente do tratamento no direito interno. Assim, uma norma que lcita no direito interno de um determinado Estado pode ser ilcita internacionalmente, e seu descumprimento invocar a responsabilidade internacional, no podendo o Estado arguir a legalidade do ato no direito interno para escapar da responsabilizao. O ato ilcito pode ser positivo ou negativo. Ressalta-se que as obrigaes ou normas no resultam apenas de tratados ou convenes; podem decorrer tambm do costume ou dos princpios gerais do direito.

2.

Diferencie os direitos fundamentais e as liberdades fundamentais. Direito fundamental uma norma de contedo declaratrio, ou seja, so os direitos dispostos na Carta dos Direitos Humanos em proteo ao cidado que est imposto nos aspectos legais onde o dever principal a proteo ao indivduo preservando sua integridade fsica, a proteo diplomtica, a proteo de permanncia em um Estado Estrangeiro, direito a vida, proteo a sade, dever do estado de prestar assistncia, proteo ao trabalho e ao lazer. Alm dos direitos fundamentais, existem as liberdades fundamentais onde para cada direito fundamental se tem uma liberdade, ou seja, eles devem existir na mesma proporo, possuindo dimenses semelhantes. Desta forma, liberdade fundamental o que o direito ampara para o livre exerccio da conduta do indivduo num estado estrangeiro, desde que no fira e nem esteja fora da norma de direito interno. A dimenso semelhante entre os direitos e as liberdades fundamentais o que se pode explicar dos direitos e deveres do cidado. Os deveres so exigncias das obrigaes do cidado como estrangeiros, normas internas de Estado, ou seja, so exigncias legais do Estado para com o cidado, so as consequncias das imposies do Estado. J os direitos, a norma, o que est assegurado, pois esses so conquistados pela necessidade do indivduo garantir-se internacionalmente nos aspectos legais, integridade, direito de ir e vir, ter seu lugar protegido.

Aula - 14.mai.2012 1. Diferencie o estado de direito constitucional do estado de direito internacional. Para Mazzuoli o Estado Constitucional diferente do Estado de direito Internacional. O Estado de Direito Constitucional a formao legtima de um Estado, ou seja, ele abrange uma formao mais ampla juridicamente, possuindo elementos constitutivos (povo, populao, territrio e governo) e legislao interna (Constituio Federal). J o Estado de Direito Internacional possui seus efeitos restritos, ou seja, as mudanas de diferenas dos elementos constitutivos (leis de direito externo, tratados, decretos, no interveno de um Estado em outro Estado), no modificam o direito internacional. O Estado para o Direito Internacional significa estar firme, ou seja, no muda em relao a seus elementos constitutivos. 2. Explique a extenso da responsabilidade do estado de direito internacional. A responsabilidade do estado de direito internacional se estende de trs formas: em funo dos atos de governo, em funo dos direitos e deveres fundamentais e em funo do domnio pblico. Os atos de governo so atos que abrangem diversos pases, so regras de direito comunitrio, ou seja, eles so um conjunto de Estados baseados em funo das regras de direito dos blocos econmicos e organizaes internacionais. J, a extenso em funo dos direitos e deveres fundamentais, estes esto explcitos na Carta dos Direitos Humanos de 1948 sendo o governo um elemento constitutivo do Estado de direito Internacional. Por fim, a extenso em funo do domnio pblico abrange o espao areo, martimo (direito delimitado, plataforma continental) e terrestre (regras de direito interno e externo). Essas regras so definidas em funes das regras de direito externo.

Aula - 21.mai.2012 1. Explicar a importncia da responsabilidade internacional entre os Estados. A responsabilidade internacional do Estado o instituto jurdico em virtude do qual o Estado a que imputado um ato ilcito segundo o direito internacional deve uma reparao ao Estado contra o qual este ato foi cometido. Ou seja, a responsabilidade internacional do Estado decorre de uma transgresso a norma jurdica internacional, bem como a incidncia de uma conduta de natureza dolosa ou culposa do autor. Ela est pautada nos princpios de Direito Internacional que so: independncia, autodeterminao, dignidade, no interveno de terceiros e desenvolvimento sustentvel. Desta forma, a responsabilidade internacional consiste na apurao dos danos causados entre um Estado e outro.

2.

Explicar com suas palavras a responsabilidade internacional e a ideia de justia.

A responsabilidade internacional conforme o autor Valrio Mazzuoli, liga-se a ideia de justia, segundo a qual os Estados vinculados ao cumprimento daquilo que assumiram no cenrio internacional, devendo observar seus compromissos de boa-f e sem qualquer prejuzo aos outros sujeitos do direito das gentes. Portanto, o Estado internacionalmente responsvel por toda ao ou omisso que lhe seja imputvel de acordo com as regras do Direito Internacional Pblico, e das quais resulte violao de direito alheio ou violao abstrata de uma norma jurdica internacional por ele anteriormente aceita.

3.

Conceitue o endosso e quais os critrios para determinar a sua extenso. O endosso a outorga de proteo dada pelo Estado a um nacional que se encontra vitimado por ato ilcito cometido por outro Estado. O Estado que concede a proteo toma para si a ofensa praticada contra o particular, assim, sempre a proteo ter por finalidade afastar o ato arbitrrio do Estado onde se encontra o particular. Este ato discriminatrio, de forma tal que no so em todas as ocasies em que o endosso requerido e que o mesmo deferido, sendo ainda possvel a sua outorga sem prvia requisio. Ou seja, o endosso a reclamao do estado nacional da vtima. atravs do endosso que o indivduo recebe a proteo diplomtica e esta concedida por um Estado apenas para os seus nacionais

1)
2) 3)

Condies para uma reclamao formal (endosso): O Estado deve ser vtima nas relaes internacionais O Estado deve ter esgotado todos os meios, recursos no mbito do direito interno. O Estado que estiver como vtima deve ter agido corretamente (boa-f), isento de culpa.

4. Quais so os princpios do direito internacional que determina a sua responsabilidade. A responsabilidade est pautada nos princpios de direito internacional, dentre eles: INDEPENDNCIA NACIONAL: nas suas regras de direito interno, ou seja, as regras so estabelecidas por cada Estado onde possuem internamente regras, normas e deveres prprios que determinam as diferenas entre um Estado e outro.
a)

PREVALNCIA DOS DIREITOS HUMANOS: em suas relaes externas e internas eleva-se o respeito aos direitos fundamentais como princpio constitucional. A dignidade humana simboliza, desse modo, verdadeiro super princpio constitucional, a norma maior a orientar o constitucionalismo contemporneo, nas esferas local e global, dotando-lhe de especial racionalidade, unidade e sentido.
b)

AUTODETERMINAO: deve ser resguardada aos Estados a livre determinao interna, ou seja, o Estado para se autodeterminar necessita preservar seus aspectos culturais, tnicos, religiosos embora sua legislao externa seja globalizada.
c)

d) DIGNIDADE: as condies que o Estado d aos seus indivduos (sujeitos de direito pblico), direito de ir, vir, sade.

NO INTERVANO DE TERCEIROS: a responsabilidade do estado nica, prpria daquele estado, no pode ser mencionada como responsabilidade de outro. Ou seja, deve abster-se de intervir em questes internas dos demais Estados.
e)

SOLUO PACFICA DE CONFLITOS: a carta das naes unidas determina que as partes envolvidas em conflitos devero procurar, antes de tudo, a soluo por negociao, inqurito, mediao, conciliao, arbitragem, soluo judicial, recurso a entidades, acordos regionais ou qualquer outro meio pacfico sua escolha.
f)

Aula - 28.mai.2012
1.

Explique com suas palavras o conceito de preveno e seus pressupostos. O princpio da preveno busca minimizar o dano causado ao ser humano ou ao meio ambiente, pelas atividades econmicas ou no perpetradas pelo homem. Acontece que esse dano que se quer minimizar pelo menos conhecido, ou seja, os efeitos provocados j so determinados ou, no mnimo determinveis.

2.

Qual o fundamento na responsabilidade internacional dos Estados. O fundamento da responsabilidade internacional decorre do dever de no causar dano a outrem e mais, surge o dever de cumprir as obrigaes internacionalmente avenadas. Ela surge com trs teorias, dentre elas: teoria objetiva, teoria subjetiva e teoria mista. - A teoria objetiva aquela que diz que o Estado no se ocupa do dolo e da culpa, denominada teoria do risco. o nexo causal entre o acontecimento (conduta praticada) e o dolo de dano resultante. A objetiva quer dizer o que vai resultar entre o acontecimento e o dano resultante: o objeto. Decorre do exerccio de sua prpria funo. - A teoria subjetiva relativa ao sujeito que pratica (o Estado). O Estado infrator deve agir com dolo ou culpa. - A teoria mista considerada uma mescla da objetiva com a subjetiva e depende que para os atos praticados por omisso deve-se analisar seu houve culpa, negligncia ou impercia por parte do Estado infrator. Esta teoria no muito utilizada.

Aula - 04.jun.2012 (reviso GRAU B) 1. Explique a responsabilidade internacional de cada estado. A responsabilidade internacional consiste na apurao dos danos causados entre um Estado e outro. Est vinculada ideia de justia. O Estado internacionalmente responsvel por toda ao ou omisso que lhe seja imputada de acordo com as regras do direito internacional pblico e das quais resulta a violao do direito alheio. Responsabilidade internacional , segundo Mazzuoli, o instituto jurdico que visa responsabilizar determinado Estado pela prtica de um ato atentatrio (ilcito) ao

Direito Internacional perpetrado contra os direitos ou a dignidade de outro Estado, prevendo certa reparao a este ltimo pelos prejuzos e gravames que injustamente sofreu. A responsabilidade internacional constituda por trs elementos essenciais: o ato ilcito; a imputabilidade e o prejuzo ou dano. O ato ilcito aquele conforme delimitado pelo direito internacional. Segundo Accioly, o ato que viola os deveres internacionais resultantes de tratados, costumes e princpios gerais do direito. A imputabilidade corresponde ao nexo que liga o ilcito a quem responsvel por ele, ou seja, significa que nem sempre o autor do ilcito diretamente responsvel por ele. Conforme explica Mazzuoli, a imputabilidade a possibilidade de o ato antijurdico ser atribudo a um sujeito de direito internacional. So imputveis, de acordo com Rezek, a no s os Estados, mas tambm as organizaes internacionais. A existncia do dano necessria para se constituir a responsabilidade internacional. E ainda, conforme explica Mazzuoli, este dano deve sempre decorrer de uma conduta ilcita. 2. Diferencie estado de direito constitucional e estado de direito internacional. Para Mazzuoli o Estado Constitucional diferente do Estado de direito Internacional. O Estado de Direito Constitucional a formao legtima de um Estado, ou seja, ele abrange uma formao mais ampla juridicamente, possuindo elementos constitutivos (povo, populao, territrio e governo) e legislao interna (Constituio Federal). J o Estado de Direito Internacional possui seus efeitos restritos, ou seja, as mudanas de diferenas dos elementos constitutivos (leis de direito externo, tratados, decretos, no interveno de um Estado em outro Estado), no modificam o direito internacional. O Estado para o Direito Internacional significa estar firme, ou seja, no muda em relao a seus elementos constitutivos. 3. Qual o pressuposto da cooperao internacional? A cooperao internacional um princpio do direito internacional que surge para regulamentar os blocos econmicos em funo da legalidade estabelecida para o desempenho das atividades do bloco, ou seja, cooperar internacionalmente significa trazer divida, duvidas para solucionar os litgios oriundos dos blocos. A cooperao necessita de integrao e nesta existem trs fases, que so: a Zona de preferncia tarifria (ZPT) que consiste na adoo de nveis tarifrios preferenciais com custos menores ou inferiores aos pases integrantes do bloco econmico; a Unio Aduaneira onde os pases integrantes no direito comunitrio dos blocos econmicos estabelecem regras conjuntas para facilitar a exportao e agilizar o comrcio local; e a Unio Poltica que pressupe Unio Econmica, monetria e poltica, isto , interesses comuns a serem partilhados entre os estados.

4.

Quais as caractersticas do direito comunitrio?

O direito comunitrio sempre na sua forma jurdica de carter agregador e possui como caractersticas fundamentais, o que segue: 1) Deve estar em um bloco econmico devendo agregar economia, por que pressupe uma comunidade formada.

2) Alm do sistema jurdico nico, todos os Estados devem segui-lo. Possuem mesma legislao por que possuem tratados e este est notificado, e devido a isto os Estados no bloco comprometem a segui-lo. 3) Deve fortalecer a viabilidade econmica do bloco, ou seja, deve ter meios econmicos e meios jurdicos e esta caracterstica vai ser de aspecto funcional. 4) Tratar os Estados de forma igualitria (principio da igualdade, no interveno, legalidade) estes princpios tambm viabilizam o aspecto substancial, ou seja, o contedo que deve ter dentro do direito comunitrio seguindo os princpios j direcionados. Forma de atuao dos Estados.
5.

Diferencie comunidade regional e direito comunitria. O direito comunitrio surge com a necessidade do Direito Internacional integrar e reforar a formao dos blocos econmicos e a sua formao jurdica ampliou sua formao estrutural. Ou seja, chamamos de direito comunitrio a consolidao de leis complementares (direito externo e direito interno) que so comuns para blocos econmicos ou Estados com parceiros para iseno de impostos, tarifas (zonas aduaneiras). Sua principal funo ser transparente e rgido com suas leis. J a comunidade regional so as comunidades formadas com a estrutura interna semelhante, seu objeto a zona tarifria, seu objetivo econmico e a sua abrangncia jurdica so os Estados interligados por tratados que pressupe ato formal (com prembulo, contedo, clusulas de adeso, parte final e ratificao). So disciplinadas pelo princpio da legalidade, continuidade, literalidade, boa-f, dentre outros. Portanto, a diferena entre comunidade regional e direito comunitrio est na formao. No direito comunitrio os Estados so independentes, porm interligados por tratados. A comunidade regional possui o ALCA, NAFTA, GATT, estes no possuem estrutura interna. No fazem parte da composio da comunidade regional as assembleias, parlamentos e bancos centrais.

6.

Explique aspecto substancial e aspecto funcional no direito comunitrio. O direito comunitrio possui a necessidade de integrar e reforar a formao dos blocos econmicos ampliando a sua formao estrutural atravs de sua formao jurdica tendo como principal caracterstica a transparncia e rigidez de sua leis. O direito comunitrio de carter agregador, ou seja, deve estar em um bloco econmico agregando economias porque pressupe uma comunidade formada, alm do sistema jurdico nico todos os estados devem segui-lo, pois possuem mesma legislao, ou seja, possuem tratados e este est notificado, deve ainda fortalecer a viabilidade econmica do bloco, ou seja, deve ter meios econmicos e meios jurdicos e essa caracterstica vai ser de aspecto funcional, e por fim deve tratar os Estados de forma igualitria e estes princpios viabilizam o aspecto substancial. Desta forma, o aspecto substancial o contedo que deve ter dentro do direito comunitrio seguindo os princpios j direcionados na forma de atuao dos Estados, e o aspecto funcional o fortalecimento econmico dos blocos formados pelos Estados atravs dos meios jurdicos e econmicos.

7.

Conceitue estados interdependentes, mas interligados. O que significa?

Estados interdependentes, porm interligados so os Estados que esto sob a vigncia de um Tratado que pressupe ato formal (com prembulo, contedo, clusulas de adeso, parte final e ratificao). So disciplinadas pelo princpio da legalidade, continuidade, literalidade, boa-f, dentre outros. Esses Estados agregados em um Bloco econmico pressupe uma comunidade formada. Esta comunidade formada possui um sistema jurdico nico devido existncia de um Tratado. Neste tratado, os Estados se comprometeram a seguir o bloco econmico, permanecendo desta forma interligados uns com os outros mesmo possuindo suas normas de direito interno. 8. Explique quais so as fases da integrao. A integrao possui trs fases: - a ZONA DE PREFERNCIA TARIFRIA (ZPT): que consiste na adoo de nveis tarifrios preferenciais com custos menores ou inferiores aos pases integrantes do bloco econmico; - a UNIO ADUANEIRA: onde os pases integrantes no direito comunitrio dos blocos econmicos estabelecem regras conjuntas para facilitar a exportao e agilizar o comrcio local; - e a UNIO POLTICA: que pressupe Unio Econmica, monetria e poltica, isto , interesses comuns a serem partilhados entre os estados. 9. A responsabilidade internacional pode ser penal? Por qu? A responsabilidade internacional pode ser penal, uma vez que nela ocorre violao de um tipo penal, a responsabilidade internacional pessoal onde envolve os sujeitos de direito pblico. Ex: crimes de guerra. A responsabilidade internacional segue sempre as diretrizes do direito civil, porm responsabilizar o Estado por uma omisso ou concesso seria responsabilizar o sujeito de direito pblico de forma pessoal, pois este pratica a ao ou omisso (responsabilidade penal). 10. Disserte sobre a responsabilidade internacional entre os estados. A responsabilidade internacional consiste na apurao dos danos causados entre um Estado e outro. Est vinculada ideia de justia. O Estado internacionalmente responsvel por toda ao ou omisso que lhe seja imputada de acordo com as regras do direito internacional pblico e das quais resulta a violao do direito alheio. Responsabilidade internacional , segundo Mazzuoli, o instituto jurdico que visa responsabilizar determinado Estado pela prtica de um ato atentatrio (ilcito) ao Direito Internacional perpetrado contra os direitos ou a dignidade de outro Estado, prevendo certa reparao a este ltimo pelos prejuzos e gravames que injustamente sofreu. A responsabilidade internacional constituda por trs elementos essenciais: o ato ilcito; a imputabilidade e o prejuzo ou dano. O ato ilcito aquele conforme delimitado pelo direito internacional. Segundo Accioly, o ato que viola os deveres internacionais resultantes de tratados, costumes e princpios gerais do direito. A imputabilidade corresponde ao nexo que liga o ilcito a quem responsvel por ele, ou seja, significa que nem sempre o autor do ilcito diretamente responsvel por ele. Conforme explica

Mazzuoli, a imputabilidade a possibilidade de o ato antijurdico ser atribudo a um sujeito de direito internacional. So imputveis, de acordo com Rezek, a no s os Estados, mas tambm as organizaes internacionais. A existncia do dano necessria para se constituir a responsabilidade internacional. E ainda, conforme explica Mazzuoli, este dano deve sempre decorrer de uma conduta ilcita.

Vous aimerez peut-être aussi