Vous êtes sur la page 1sur 7

Voc sabia que sorrir faz bem sade?

Est comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doena. O funcionamento do corpo melhora e vrias dores diminuem visivelmente. Quem sorri estimula o crebro a liberar endorfina e serotonina substncias responsveis pela sensao de prazer e felicidade. Essas substncias proporcionam uma sensao de leveza e bem-estar, alm de ativarem o sistema imunolgico. Essa imunizao ajuda a prevenir, principalmente, doenas ocasionadas por elevado grau de estresse. O sorriso combate a depresso e o estresse, diminui a presso arterial, melhora a digesto, desintoxica o organismo, espanta a dor e at deixa a pele mais bonita. Alm disso, se voc est sempre sorrindo, as pessoas iro querer sempre ficar perto de voc e sua convivncia social ser muito favorecida. Sorrir um remdio sem efeitos colaterais; no precisa de prescrio e de graa. Por isso, pare de franzir a testa e solte uma boa gargalhada sempre que possvel que os benefcios viro.

O que acontece quando sentimos raiva?


Quando sentimos raiva, nosso corpo responde liberando dois hormnios que enfraquecem o sistema imunolgico: estradiol e adrenalina. Portanto, quem sente raiva est sujeito ao surgimento de doenas ou ao atraso na recuperao de doenas j existentes. praticamente impossvel eliminar todos seus momentos de raiva. Por isso, o importante estar consciente para que estes momentos sejam cada vez menos freqentes e duradouros no seu dia-a-dia.

Cultivar o bom humor deve ser uma filosofia de vida para todos. Voc deve reconhecer as emoes boas ou ms e respeit-las. Mudar a forma de olhar para a vida no fcil, mas bastante possvel com treinamento. Por exemplo, se voc se encontra em um congestionamento de trnsito vale a pena perder a cabea? claro que no! Tente sempre olhar o lado positivo das coisas. Por que no tirar este

tempo para ouvir msica, conversar, ou pensar e fazer planos? Sempre procurar o lado positivo das coisas pode parecer um conselho simples demais, mas tente faz-lo e veja como todo o mundo ao seu redor se modifica.

Cuide do seu bem-estar


Esteja mais atento s coisas simples da vida: dormir melhor, caminhar em uma praa, estar com os amigos. Cuide bem de seu corpo e mente para ter bem-estar e auto-estima. Procure sempre se conhecer para saber o que lhe d mais prazer. Tudo isso leva naturalmente ao sorriso. Incorpore o bom humor no seu dia-a-dia. Vista-se de sorrisos e abrace o mundo com toda a sua ateno e delicadeza. E voc j sorriu hoje?
http://belezaesaude.dae.com.br/sorrir-faz-bem-a-saude/

Felicidade possvel mudar a sua vida em apenas 59 segundos?


Voc acha possvel mudar a sua vida em apenas 59 segundo? Muitos diro: "59 segundos? Isso menos do que um minuto. Impossvel!!!". Mas, segundo o psiclogo Richard Wiseman, autor do livro "59 segundos - pense pouco, mude muito", Ed. BestSeller, isto possvel por meio de pequenas mudanas facilmente incorporadas ao dia-a-dia que ajudaro a alcanar objetivos e ambies em questo de segundos. Segundo ele, so esses pequenos insights que ajudam a cultivar a capacidade de decidir, a criatividade e, consequentemente, a felicidade. Quer tentar? Aqui o autor lista 10 dicas fceis de serem colocas em prtica... Desenvolva a atitude de gratido Fazer as pessoas listarem trs coisas pelas quais so gratas na vida ou trs acontecimentos que transcorreram de modo especialmente positivo na ltima semana pode aumentar consideravelmente o nvel de felicidade por cerca de um ms. Isso, por sua vez, pode fazer com que as pessoas fiquem mais otimistas quanto ao futuro e melhorem sua sade fsica. Coloque um foto de beb em sua carteira Colocar uma foto de beb sorridente em sua carteira aumenta a chance de que ela seja devolvida em caso de perda em 30%. Os olhos e o narizinho do beb ativam um mecanismo evolutivo profundamente arraigado que faz com que as pessoas fiquem mais

atenciosas, e isso aumenta a probabilidade de devoluo. Pendurar um espelho na cozinha Pr um espelho diante das pessoas quando elas tm diante de si diferentes opes de alimentos resulta numa reduo de extraordinrios 32% no consumo de alimentos no saudveis. Ver o prprio reflexo as deixa mais cientes do prprio corpo e aumenta a probabilidade de comerem coisas que fazem bem. Compre um vaso de planta para o escritrio Pr plantas num escritrio resulta num aumento de 15% no nmero de ideais criativas apresentadas por empregados homens, e ajuda as mulheres a produzir solues mais originais para os problemas. As plantas ajudam a reduzir o estresse e induzem um bom humor, o qual, por sua vez, promove criatividade. Toque as pessoas levemente na parte de cima do brao Tocar algum suavemente na parte de cima do brao aumenta a probabilidade de que concordem com alguma solicitao porque o toque percebido inconscientemente como sinal de status elevado. Escreva sobre seu relacionamento Parceiros que dedicam alguns momentos a cada semana para passar seus pensamentos e sentimentos mais profundos sobre o relacionamento para o papel aumentam em 20% a chance de permanecer juntos. Esse tipo de "texto expressivo" faz com que os parceiros usem uma linguagem mais positiva quando falam um com o outro, levando a um relacionamento mais saudvel e feliz. Lide com possveis mentirosos fechando seus olhos e pedindo um e-mail As pistas mais confiveis para se detectar uma mentira esto nas palavras que as pessoas usam, com os mentirosos tendendo a omitir detalhes, a usar mais "hum" e "ah" e evitando autor referncias ("eu", "me", "mim"). Alm disso, as pessoas tm cerca de 20% menos chance de mentir num e-mail do que num telefonema, porque suas palavras ficaro registradas e, portanto, maior a probabilidade de voltarem para assombr-las. Elogie o esforo das crianas, em vez de sua habilidade Elogiar o esforo de uma criana em vez de sua habilidade ("muito bem, voc deve ter se esforado muito") as encoraja a tentar independentemente das consequncias, e, portanto, contorna qualquer medo de fracasso. Isso, por sua vez, aumenta a probabilidade de que enfrentem problemas desafiadores, achem esses problemas interessantes e procurem resolv-los por iniciativa prpria.

Visualiza-se fazendo em vez de conseguindo As pessoas que se visualizam tomando as medidas prticas necessrias para atingir suas metas tm probabilidade muito maior de ter xito do que aquelas que simplesmente fantasiam sobre seus sonhos se tornarem realidade. Uma tcnica especialmente eficaz envolve a perspectiva de uma terceira pessoa: quem visualiza a si mesmo como os outros o veem cerca de 20% mais bem-sucedido do que aqueles que adotam uma viso de primeira pessoa. Considere seu legado Pedir que as pessoas dediquem apenas um minuto para imaginar um amigo ntimo em seu enterro e que reflitam sobre o prprio legado pessoal e profissional as ajuda a identificar suas metas de longo prazo e a analisar em que medida esto progredindo na direo de tornar essas metas realidades. Bibliografia - "59 segundos - pense um pouco, mude muito", de Richard Wiseman, Ed. BestSeller. http://zennaloy.blogspot.com/2011/05/felicidade-e-possivel-mudar-sua-vida-em.html

Voc sabia que o bom humor e o otimismo afastam do nosso corpo todo tipo de doena?
Com um sorriso, o funcionamento do corpo melhora e vrias dores diminuem sensivelmente. O sorriso estimula o crebro a liberar endorfina e serotonina (elementos responsveis pela sensao de felicidade e prazer) e que proporcionam sensaes de leveza, bem-estar e ativam o sistema imunolgico, ajudando a prevenir doenas ocasionadas por elevado grau de estresse. Alem de combater a depresso, estresse e diminuir a presso arterial, ele espanta a dor e deixa a pele mais bonita. Cultivar o bom humor e ter a sensibilidade de poder ver o lado positivo das coisas pode transformar todo o mundo ao seu redor. Estar atento s coisas simples da vida, cuidar melhor do corpo e mente levar naturalmente ao sorriso.

Sorrir o melhor remdio que podemos usar, no necessita prescrio e de graa.

Cultive o bom humor com sete hbitos


Mude algumas formas de lidar com as situaes estressantes do dia a dia
TAMANHO DA LETRA: PUBLICADO EM 10/12/2011 POR LETCIA GONALVES

Exibir um sorriso, mas espumar de nervosismo por dentro, est longe de ser uma atitude saudvel. Suas emoes precisam ter vazo ou h o risco de que elas comecem a se refletir em problemas fsicos, desde dores nas costas at taquicardia ou falta de ar, por exemplo. No banque o palhao com voc mesmo: o bom humor precisa ser sincero. "Ele um jeito de encarar a vida, uma postura positiva e aberta para enfrentar o que vier com mais disposio", afirma a psicloga Marina Vasconcellos, especialista em psicodrama. Aprenda a levar a vida de forma mais leve, usando o humor a seu favor, sem que o sorriso fique apenas na aparncia. Organize a sua rotina Com organizao, possvel se programar melhor para dar conta de todas as tarefas. "O planejamento ajuda a evitar aflies ou crises de desespero por no conseguir cumprir os prazos ou por esquecer alguma atividade em meio falta de prioridades", afirma a psicloga Marina Vasconcellos. "Tudo isso traz uma rotina mais tranquila e, como consequencia, o bom humor." No fuja de situaes frustrantes Fingir que no existe sofrimento pode at deixar seu bom humor intacto por um tempo. Mas os momentos frustrantes no deixam de existir simplesmente porque voc fugiu deles. Use essas situaes para amadurecer e encarar os desafios com mais facilidade. "As frustraes so oportunidades para o crescimento pessoal, mas cabe a cada um tomar o cuidado de no desperdiar essas chances", afirma a psicloga Mrcia Cavalieri, de Ribeiro Preto. Permita-se errar No pra viver pessimista, mas para considerar que h sempre ao menos duas possibilidades, e uma delas pode ser diferente da sua expectativa. Com esse preparo emocional, as chances de voc ficar de mau humor com o pior resultado diminuem. " preciso sonhar e desejar, mas sem deixar de lado as reais possibilidades. Assim a frustrao deixa de ser um peso to grande", afirma Mrcia. Comemore cada pequena conquista Quem imagina a felicidade como uma sequencia permanente de grandes emoes pode viver frustrado buscando isso a vida inteira. "Os momentos simples precisam ser mais valorizados, assim, naturalmente, voc passa a cultivar mais o sorriso, o bom humor. Fica mais fcil reconhecer o que trs felicidade em vez viver em busca dela", afirma a psicloga Marina Aprenda com os erros Depois que o erro j foi cometido, o mau humor no ajuda em nada. A psicloga Marina Vasconcellos prope que voc deixe de considerar o erro como o fim de tudo, algo que desanima e leva desistncia frente a um objetivo. "Em vez de se irritar, pense como reagir em uma prxima ocasio, quando algo sair do programado ou esperado", afirma a profissional. Esvazie a cabea O excesso de pensamento negativo no d espao para o bom humor. Procure se esforar para pensar no problema por um determinado perodo, concentrando as suas energias para resolv-lo. Mas depois mude o foco e pense em outras coisas, sua sade mental vai agradecer. "No h contribuio maior para o bom humor do que a capacidade de resolver os prprios problemas em vez de permanecer se lamentando deles", diz Mrcia

D risada! Quando damos gargalhadas, os nveis de cortisol e adrenalina - hormnios do estresse - baixam. Alm disso, o crebro passa a produzir endorfina, hormnio que deixa o corpo mais relaxado. Mas a risada precisa ser sincera, por isso, procure situaes prazerosas que permitam voc passar mais tempo descontrado.

SORRIA, voc est sendo curado


A cincia comprovou que o bom humor previne e ajuda a combater doenas. Aprenda a cultivar esse estado de esprito
por Melina Costa | design Robson Quinaflix | foto Gustavo Arrais Com dois ossos de um brao e outros trs de uma perna quebrados um deles, imagine s, uma fratura exposta! , voc acharia graa em alguma coisa? Pois Ursula Kirchner, que se viu nessa situao aps cair de uma escada, no parou de rir durante as cinco horas que esperou pelo atendimento mdico. "Agi assim para renovar meu estoque de endorfina", conta essa alem radicada no Brasil, com a autoridade de quem doutora em medicina e odontologia pela Universidade Livre de Berlim. "Cheguei ao hospital sem sentir nada." IMAGEMTXTUrsula acredita que o jeito bem-humorado de encarar a adversidade ajudou a abreviar o tratamento ela tirou o gesso um ms antes do previsto e dispensou drogas contra dor. Explica-se: o bom humor estimula a produo de endorfina, um analgsico natural (veja o infogrfico), e fortalece a imunidade mostra uma pesquisa do professor Lee Berk, da Escola de Medicina da Universidade de Loma Linda, na Califrnia, nos Estados Unidos. que as risadas aumentam o nmero e a atividade das clulas NK (do ingls natural killers), um tipo de linfcito capaz de identificar e destruir vrus e at tumores. Basta assistir a 30 minutos de um vdeo divertido para aumentar os nveis de imunoglobulina A, um tipo de anticorpo presente na saliva com o poder de afastar resfriados e gripes.

HUMOR NA CABEA Conhea os neurotransmissores, as substncias qumicas que fazem a sua mente sorrir At o corao sai ganhando. Gente bem-humorada produz mais serotonina, um neurotransmissor que dificulta a aderncia de plaquetas capazes de formar cogulos um perigo para as artrias. "A idia de que o bom humor est diretamente relacionado sade no metafsica. uma realidade", salienta o psiquiatra Geraldo Ballone, que foi professor da Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, no interior paulista. Mas o que , afinal, o bom humor? Um de seus sinais o riso, mas isso no tudo. "Para a psiquiatria, a pessoa bem-humorada aquela que mais bem se adapta aos problemas e sofre menos com eles", resume Ballone. J est comprovado que gente assim produz menos cortisol e adrenalina, os hormnios do estresse verdadeiros venenos a longo prazo, porque elevam a presso arterial. O bom humor depende da gentica e do esforo pessoal para encarar tudo de uma maneira mais leve. "A cincia j provou que a vida no boa nem ruim. A viso que temos dela que a torna melhor ou pior", opina a neurocientista Silvia Cardoso, fundadora do Instituto para a Educao em Medicina e Sade, em Campinas. Ela define como bemhumoradas as pessoas que decidem ver a vida sob um ngulo positivo. O mdico indiano Madan Kataria defende que a risada no s conseqncia, mas tambm fonte do bom humor. "Mesmo que voc ache que no tem motivos para isso, procure rir", recomenda aos seus pacientes. "Em segundos a risada forada se torna verdadeira." Os efeitos no corpo so imediatos. "Com o riso, a presso sangnea se normaliza e a tenso muscular e a dor diminuem", diz Silvia. Foi acreditando no poder dessas reaes que Kataria deixou a medicina tradicional h dez anos para fundar o primeiro Clube da Gargalhada, onde pessoas se renem apenas para... adivinhe! Sim, rir. Hoje existem cerca de 5 mil clubes do gnero em 40 pases do mundo. No comeo Kataria contava piadas para estimular as gargalhadas. "Mas logo meu estoque se esgotou", revela. A sada foi forar o riso por meio de exerccios de respirao. Ele descobriu que bastam poucos segundos de "hh- h" para contagiar grupos inteiros. "A risada como uma meditao. Quando voc ri, no consegue pensar em outra coisa", explica Ursula, a alem que sofreu as fraturas sem perder o bom humor. Depois de fazer cursos na ndia com o dr. Kataria, ela resolveu fundar, ao lado de Mari Vieira, professora de ioga, o primeiro Clube da Gargalhada no Brasil, na cidade mineira de Belo Horizonte. Todas as quartasfeiras ela rene

pessoas na praa da Liberdade e incentiva a risada. "O brasileiro precisa voltar a rir como h 20 anos, quando cheguei aqui", justifica. "O bom humor desse povo foi se perdendo, mas d para ser recuperado." De que maneira? Rindo muito, ora! E QUANDO O MAU HUMOR BATER SUA PORTA.... ...reflita sobre as seguintes perguntas para tentar recuperar o sorriso 1. Meu problema to grave quanto eu penso? Ser que no estou fazendo dele algo pior do que de fato ? "Sempre h uma soluo", lembra a mestra em psicologia e vice-presidente da Associao Brasileira de Qualidade de Vida, Smia Simurro. 2. O que estou sentindo? Medo, raiva, frustrao, impotncia? Ser que a dificuldade pela qual estou passando merece toda essa carga negativa? 3. O que estou fazendo para resolver a questo? Minhas atitudes esto realmente me ajudando a sair do atoleiro em que me meti ou, ao contrrio, apenas me mantm nele?

BOM HUMOR X FELICIDADE IMAGEMTXTQuem cultiva o bom humor acha mais graa na vida sem trocadilho. Tem a ver com felicidade? " difcil dizer, mas ela est relacionada com a presena freqente dos sentimentos positivos", responde Edward Diener, PhD e professor de psicologia da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Segundo o especialista, o dinheiro, como bem diz o ditado, contribui pouco para a felicidade. A juventude menos ainda. Uma pesquisa do governo americano mostrou que jovens de 20 anos ficam tristes, em mdia, 40,8 dias por ano. J os que tm mais de 60 sentem-se assim apenas 27,6 dias. 0278_bem_estar01.swf|380|476 Pgina 1 de 2 Com dois ossos de um brao e outros trs de uma perna quebrados um deles, imagine s, uma fratura exposta! , voc acharia graa em alguma coisa? Pois Ursula Kirchner, que se viu nessa situao aps cair de uma escada, no parou de rir durante as cinco horas que esperou pelo atendimento mdico. "Agi assim para renovar meu estoque de endorfina", conta essa alem radicada no Brasil, com a autoridade de quem doutora em medicina e odontologia pela Universidade Livre de Berlim. "Cheguei ao hospital sem sentir nada." IMAGEMTXTUrsula acredita que o jeito bem-humorado de encarar a adversidade ajudou a abreviar o tratamento ela tirou o gesso um ms antes do previsto e dispensou drogas contra dor. Explica-se: o bom humor estimula a produo de endorfina, um analgsico natural (veja o infogrfico), e fortalece a imunidade mostra uma pesquisa do professor Lee Berk, da Escola de Medicina da Universidade de Loma Linda, na Califrnia, nos Estados Unidos. que as risadas aumentam o nmero e a atividade das clulas NK (do ingls natural killers), um tipo de linfcito capaz de identificar e destruir vrus e at tumores. Basta assistir a 30 minutos de um vdeo divertido para aumentar os nveis de imunoglobulina A, um tipo de anticorpo presente na saliva com o poder de afastar resfriados e gripes.

HUMOR NA CABEA Conhea os neurotransmissores, as substncias qumicas que fazem a sua mente sorrir

Vous aimerez peut-être aussi