Vous êtes sur la page 1sur 3

CANDIDO, Antonio. O direito literatura. In: vrios escritos. So Paulo: Duas Cidades. 1995.

O assunto que me foi confiado nesta srie aparentemente meio desligado dos problemas reais: Direitos humanos e literatura. impressionante como em nosso tempo somos contraditrios neste capitulo. (...) com o incrvel progresso industrial aumentamos o conforto at alcanar nveis nunca sonhados, mas exclumos deles grandes massas que condenamos misria; em certos pases como o Brasil, quanto mais cresce a riqueza, mais aumenta a pssima distribuio dos bens. E de fato, durante muito tempo acreditou-se, removidos uns tantos obstculos, como a ignorncia e os sistemas despticos de governo, nas conquistas do progresso seriam canalizadas no rumo imaginado pelos utopistas, porque a instruo, o saber e a tcnica levaria necessariamente felicidade coletiva. (...) Pensar em direitos humanos tem pressuposto: reconhecer que aquilo que consideramos indispensvel para ns tambm indispensvel para o prximo. Na verdade, a tendncia mais funda achar que os nossos direitos so mais urgentes que o do prximo. Nesse ponto, as pessoas so frequentemente vitimas de uma curiosa obnubilao. Elas afirmam que o prximo tem direito, sem duvida, h certos bem fundamentais, como casa, comida, instruo, sade -, coisas que ningum bem formado admite hoje em dia que sejam privilgios de umas minorias, como so no Brasil. Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possvel, todas as citaes de toque potico, ficcional ou dramtico em todos os nveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos de folclore, lenda, chiste, at as formas mais complexas e difceis da produo escrita das grandes civilizaes. Assim como todos sonham todas as noites, ningum capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabuloso. E durante a viglia a criao ficcional ou potica, que mola da literatura em todos os seus nveis e modalidades manifesta desde o devaneio amoroso ou econmico no nibus ate ateno fixada na novela de televiso ou na leitura seguida de um romance. A funo da literatura esta ligado a complexidade de sua natureza, que explica inclusive o papel contraditrio mais humanizador (talvez humanizador por que contraditrio). Analisando-a, podemos distinguir pelo menos trs faces: (1) ela uma construo de objetos autnomos como estrutura e significados; (2) ela uma forma de expresso, isto , manisfesta a emoes e a viso do mundo dos indivduos e dos grupos; (3) ela um forma de conhecimento, inclusive como incorporao de difusa inconsciente.

(*elevada poeticamente os marginalizado socialmente)Jane fruio ato fruir gozo,belo na arte desfrutar o belo. O bela da arte a construo potica da linguagem. Toda obra literria antes de mais nada uma espcie de objeto, de objeto construdo; e grande o poder humanizador desta construo, enquanto construo. A produo literria tira as palavras do nada e as dispe como todo articulado. Este o primeiro nvel humanizador, ao contrario do que geralmente se pensa. A organizao da palavra comunica-se ao nosso esprito e o leva primeiro, a se organizar; em seguida, a organizar o mundo. Toda obra literria pressupe esta separao do caos, determinada por arranjo especial das palavras e fazendo uma proposta de sentido. As produes literrias, de todos os tipos e todos os nveis, satisfazem necessidades bsicas do ser humano, sobretudo a nossa percepo e a nossa viso de mundo. (...) fru-la um direito das pessoas de qualquer sociedade, desde o ndio que canta as suas proezas de caa ou evoca danando a lua cheia ate o mais requintado erudito que procura captar com sabias redes os sentidos flutuantes de um poema hermtico. Entendo aqui por humanizao (j que tenho falado tanto nela) como processo que confirma no homem aqueles traos que reputamos essenciais, como o exerccio da reflexo, a aquisio do saber. A boa disposio para com o prximo, o afinamento das emoes, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepo da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor. a que se situa a literatura social, na qual pensamos quase exclusivamente quando se trata de uma realidade to poltica e humanitria quanto dos direitos humanos, que partem de uma analise do universo social e procuram retificar as suas iniquidades. Disso resulta uma literatura empenhada, que parte de posies ticas, polticas, religiosas ou simplesmente humansticas. A eficcia humana funo da eficcia esttica, e portanto o que na literatura age como fora humanizadora a prpria literatura, ou seja, a capacidade de criar formas pertinentes. Isso no quer dizer que s serve obra perfeita. Assim, o pobre entra de fato e de vez na literatura como tema importante, tratado com dignidade, no mais como delinquente, personagem cmico ou pitoresco. A partir do perodo romntico a narrativa desenvolveu cada vez mais o lado social, como aconteceu no Naturalismo, que timbrou em tomar como personagens centrais o operrio, o campons, o pequeno arteso, o desvalido, a prostituta, o discriminado em geral. Acabei de focalizar a relao da literatura com os direitos humanos de dois ngulos diferentes. Primeiro, verifiquei que a literatura corresponde a uma necessidade universal que dever ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e viso do mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e, portanto nos humaniza. Negar a fruio da literatura e mutilar

a nossa humanidade. Tanto num nvel quanto no outro ela tem muito a ver com a luta pelos direitos humanos. A organizao da sociedade pode restringir ou ampliar a fruio deste bem humanizador. Para que a literatura chamada erudita deixe de ser privilegio de pequenos grupos, preciso que a organizao da sociedade seja feita de maneira a garantir uma distribuio equitativa dos bens. Por isso, numa sociedade estratificada deste tipo a fruio da literatura se estratifica de maneira abrupta e alienante. Pelo que sabemos, quando h um esforo real a igualitarizao h aumento do habito de leitura, e, portanto difuso crescente das obras. Utopia parte, certo que quando mais igualitrio for sociedade, e quanto mais lazer proporcionar, maior devera ser a difuso humanizadora das obras literrias, e, portanto, na possibilidade de contriburem para o amadurecimento de cada um. Nas sociedades de extrema desigualdade, o esforo dos governos esclarecidos e dos homens de boa vontade tenta remediar na medida do possvel a falta de oportunidades culturais. Nas sociedades que procuram estabelecer regimes igualitrios, o pressuposto que todos devem ter a possibilidade de passar dos nveis populares para os nveis eruditos como consequncia normal da transformao de estrutura, prevendo-se a elevao sensvel da capacidade de cada uma graas aquisio cada vez maior de conhecimentos e experincias. Nas sociedades que mantm a desigualdade como norma, e o caso da nossa, podem ocorrer movimentos e medidas, de carter publico ou privado, para diminuir o abismo entre os nveis e fazer chegar ao povo os produtos erutidos. Nesse contexto, revoltante o preconceito segundo o qual as minorias que podem participar das formas requintadas de cultura so sempre capazes de aprecialas-, o que no verdade. Portanto, a luto pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes nveis da cultura. A distino entre cultura popular e cultura erudita no deve servir para justificar e manter uma separao inqua, como se do ponto de vista cultural a sociedade fosse dividida em esferas incomunicveis, dando lugar a dois tipos incomunicveis de fruidores. Uma sociedade justa pressupe o respeito dos direitos humanos, e a fruio da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os nveis um direito inalienvel.

Vous aimerez peut-être aussi