Vous êtes sur la page 1sur 8

A PRTICA DE PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EDUCAO INFANTIL: UM BREVE ESTUDO

Lidivnia de Lima Macena. Pedagogia - UEPB-CAMPUS III lidigba@yahoo.com.br Avanay Samara do N. Santos. Pedagogia - UEPB-CAMPUS III avanaysamara@yahoo.com.br Anglica de Paula Gonalves Rosa Pedagogia - UFPB-VIRTUAL subzarrania@bol.com.br Prof Ms. Luciana Silva Nascimento Orientadora - UEPB -CAMPUS III lucnasci@terra.com.br

Resumo: A Pedagogia de Projetos neste artigo enfatiza o trabalho na Educao Infantil, bem como a contribuio do ensino-aprendizado do educando. Abordaremos neste trabalho um breve histrico a respeito da pedagogia de projetos como tambm a entrada desta Pedagogia no processo interdisciplinar nas escolas. Pois, atravs deste mtodo pedaggico, a participao do aluno indispensvel para o desenvolvimento da aprendizagem e sucesso do projeto. Para fundamentar os nossos estudos nos apoiamos em tericos como: John Dewey (1916/1964), Leite (1996), Piletti (1999), Nogueira (2007) entre outros. A partir do uso da pesquisa bibliogrfica ficou evidente que o mtodo da pedagogia de projetos faz com que os alunos tenham a oportunidade de confrontar os contedos estudados em sala de aula, seus conhecimentos prvios, a vivncia dos fatos observados e a (re) significao dos saberes incorporados atravs de projetos, que envolvam o seu cotidiano de forma a desenvolver seu aprendizado. Desta maneira formando cidados conscientes de sua realidade poltico-social e capaz de reagir a ela. Salientamos que este artigo tem como objetivo tambm servir como uma orientao para se trabalhar com a pedagogia de projetos com crianas na educao infantil e tambm aprimorar a formao do educador. Palavra-chaves: Pedagogia de Projetos. Educador/Educando. Educao Infantil.

Introduo O presente trabalho versa uma reflexo em torno da importncia de se trabalhar com a Pedagogia de Projetos na Educao Infantil. Para tanto, a metodologia utilizada neste artigo foi consulta bibliogrfica de autores que trabalham a temtica. O interesse pelo tema surgiu a partir dos estudos no componente curricular Prtica Pedaggica IV, do curso de Pedagogia da UEPB, Campus III. Tentaremos mostrar as mudanas na sociedade que influenciam na escola. A sociedade vivencia mudanas de carter estrutural, interferindo desta forma na educao que tem um grande desafio no processo de ensino aprendizagem. Atravs da pedagogia de projetos a escola se prope a ensinar o aluno a pensar, despertando uma conscincia critica, estimulando a inteligncia coletiva, e transformando o aluno em sujeito da ao pedaggica. A pedagogia de projetos emergiu uma grande discusso em torno de sua contribuio ao processo de ensino e aprendizagem, com uma nova viso da educao dando nfase a autenticidade, criatividade e construo do conhecimento, evitando assim que o cotidiano escolar seja submergido pela mesmice do dia-a-dia. Projetos didticos: um breve histrico O debate singular a respeito da Pedagogia de Projetos surgem com o advento da Escola Nova, no principio do sculo XX na obra do filosofo e professor John Dewey e seu seguidor Kilpatrick, que defendeu essa modalidade de ensino em sua obra Mtodo de projetos (ANNA CAMPS, 2006). Segundo Pilleti (1993) O mtodo de projetos, se prope a transformar as atitudes dos alunos durante o ensino. O educando deve converter-se em um ser ativo que concebe, prepara e executa o prprio trabalho, o docente neste processo consiste em orient-lo quando necessrio na organizao das ideias e como execut-las. O mtodo de projetos teve seu desenvolvimento impulsionado pelos princpios da chamada Pedagogia Ativa, que consiste em fazer uma relao entre o contedo estudado e a realidade dos fatos da vida diria, promovendo discusso em grupo, no estudo dirigido individual entre outros trabalhos, de forma que o aluno possa se tornar o protagonista de sua atividade culminando com a ampliao de seu conhecimento.

Neste sentido Dewey nos apresenta o que ele chamou de tcnicas educativas:
Em vez do clima autoritrio tradicional, introduziu o compromisso livre e a democracia. A criana no vem para a escola para adquirir conhecimentos que lhe serviro, quem sabe, mais tarde. A criana vem para a escola para resolver os problemas que enfrenta no seu meio ambiente. O professor um guia, que o aconselha e o ajuda, como um colega mais experiente. (PILETTI, 1993, P. 118).

A Pedagogia de projetos visa elevar o espao escolar, transformando-o em um ambiente aberto a realidade do aluno e volta o aprendizado para as necessidades destes, de forma a contribuir com a mudana da comunidade em que estes educandos esto inseridos. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino/ aprendizagem. Estudar deixa de ser um simples ato de memorizar e decodificar os signos lingusticos, mas ultrapassando este conceito ir mais alm que apenas ensinar os contedos, ou seja, a formao dos alunos parte deles e para eles, de forma que venham participar, vivenciar os sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se no s pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experincias proporcionadas, pelos problemas criados, pela ao desencadeada.
Ao participar de um projeto, o aluno est envolvido em uma experincia educativa em que o processo de construo de conhecimento est integrado s prticas vividas. Esse aluno deixa de ser, nessa perspectiva, apenas um aprendiz do contedo de uma rea de conhecimento qualquer. um ser humano que est desenvolvendo uma atividade complexa e que nesse processo est se apropriando, ao mesmo tempo, de um determinado objeto de conhecimento cultural e se formando como sujeito cultural. Isso significa que impossvel homogeneizar os alunos, impossvel desconsiderar sua histria de vida, seus modos de viver, suas experincias culturais, e dar um carter de neutralidade aos contedos, desvinculando-os do contexto scio-histrico que os gestou. (LEITE, [S. D])

Este mtodo tenta fazer com que os alunos atuem, em vez de se tornar apenas ouvintes, que execute seus prprios experimentos em vez de aceitar sem conscincia crtica as informaes que lhes so repassadas pelo professor. As atividades desenvolvidas com base neste mtodo no podem ficar unicamente na oralidade, sem um objetivo concreto.

Pelo contrrio, devem ser orientadas para

objetivos claros e bem definidos. A aula

deweyana uma conquista das capacidades e obteno de experincias. As mudanas no mbito social, cultural e econmico que a sociedade vem sofrendo, a escola no deixa esta discusso fora dos debates, na viso da pedagogia de projetos os assuntos pertinentes e significativos devem ser abordados na sala de aula com a mediao do educador, produzindo reflexes sobre o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade que se desponta em nossa frente e como o alunado pode se preparar para esta realidade. nesse contexto e dentro deste debate que a discusso sobre Pedagogia de Projetos, hoje, se coloca.
No podemos continuar encarando nossos alunos como aqueles de 10, 20 ou 30 anos atrs. Aquilo que praticvamos ontem no mais suportvel hoje. Precisamos acreditar que a instrumentao do professor o diferencial para possibilitar um ensino atual e adequado a educao tradicional, e principalmente aquela com mscara de no tradicional, e quebrar alguns paradigmas, a fim de substituir nossas posturas, conceitos e mtodos inadequados para atender a esse novo aprendiz que interage de maneira rpida em seus diferentes meios sociais. (NOGUEIRA, 2007, p. 27).

Isso significa que uma discusso sobre uma postura pedaggica e no sobre uma tcnica de ensino mais atrativa para os alunos. Porm uma alternativa que pode ser trabalhada na sala de aula de forma a valorizar a contextualizao do cotidiano do aluno e a possibilidade da interdisciplinaridade. Pedagogia de Projetos: Um egresso interdisciplinar A interdisciplinaridade surgiu no cenrio educacional a partir da dcada de 70, com uma nova concepo de aprendizagem causando otimismo por parte do corpo docente. Esta nova compreenso a respeito da pedagogia de projetos veio como uma sada para a prtica da interdisciplinaridade. Junto com o estudo dos PCNs (Parmetros Curriculares Nacionais) que abordam a temtica em questo nos livros volume oito(8) e nove (9), ambos trabalham os Temas Transversais. Segundo os PCN,

A interdisciplinaridade questiona a segmentao entre os diferentes campos de conhecimentos produzida por uma abordagem que no leva em conta a inter-relao e a influencia entre eles questiona a viso compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como conhecida, historicamente se constituiu. Refere-se, portanto, a uma relao entre disciplinas (BRASIL, 2001. P. 40).

Ao trabalhar um projeto interdisciplinar, o educador d oportunidade dos alunos terem atravs de um objetivo em comum adquirir conhecimentos multidirecionados na prxis pedaggica. O processo de aprendizagem inicia-se antes da escolaridade obrigatria. Nesta fase, os educandos so freqentemente curiosos, buscam explicaes para o que vem, ouvem e sentem, estes questionamentos podem ser aproveitados para se trabalhar a pedagogia de projetos com possibilidades de ocorrer interdisciplinaridade e aprendizagem, podendo satisfazer a curiosidade da criana no tema abordado em todo o seu aspecto. Em Almeida (2000; p.22) encontramos:
Os projetos so assim porque abrem uma brecha naquela coisa meio morna do dia-a-dia da sala de aula. Criam possibilidades de ruptura por se colocarem como espao corajoso, no qual possvel unir a Matemtica Biologia, a Qumica Histria, a Lngua Portuguesa formao de uma identidade cultural.

As fontes para a obteno de respostas e de conhecimentos sobre o mundo vo desde o ambiente domstico e a cultura regional, at a mdia e a cultura de massas. Portanto, as crianas chegam escola tendo um repertrio de representaes e explicaes da realidade. papel da escola e do professor estimular os alunos a perguntarem e a buscarem respostas sobre a vida humana, sobre os ambientes e recursos tecnolgicos que fazem parte do cotidiano ou que estejam distintos no tempo e no espao. Nesta perspectiva Dewey (1964, p.430) com a chamada Pedagogia Ativa considerava que a educao um processo de vida e no uma preparao para a vida futura. A escola deve representar vida presente. To real e vital para a criana como o que ela vive em casa, no bairro ou no ptio.

Pedagogia de Projetos na Pr-escola

Nas classes da pr-escolas possvel elaborar projetos, d explicaes e legitimidade s prticas pedaggicas, na medida em que tudo parte da situao problema para busca de situaes didticas que vise solucion-la. Para isso, todos da escola vo desejar envolver-se com o projeto. O aluno o condutor do processo, pois atravs dele que a escola projetar-se- para resolver as situaes problemas, considerando e respeitando o que os alunos desejam saber, conhecer e descobrir de acordo com a sua idade e amadurecimento, sob influncias no processo de aprendizagem.
A Pedagogia de Projetos visa re-significao desse espao escolar, transformando-o em num espao vivo de interaes, aberto ao real e s suas mltiplas dimenses. O trabalho com Projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino-aprendizagem. (LEITE,1996: p.8).

Um aspecto importante na pedagogia de projetos o professor incentivar o aluno a formular suposies e perguntas fluindo sua viso critica, pois esse procedimento permite conhecer as representaes e conceitos intuitivos dos alunos, orientando o processo de construo de conhecimento. Ainda de acordo com Leite (1996; p.9), ela nos fala:
Um projeto gera situaes problemticas, ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os educandos, ao decidirem, opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social.

necessrio considerar que a pedagogia de projeto uma concepo de educao construtivista que veio para aperfeioar o trabalho escolar, gerando vrias possibilidades de conhecimento na construo de uma escola que perceba que o trabalho em conjunto pode gerar autonomia que facilita a aprendizagem na fase posterior. A partir dos estudos de Barbosa (2008) na educao Infantil, a escola novidade. Em especial para as crianas na primeira infncia, perodo que vai de 0 aos 3 anos na qual elas aprendem muito, os estudos de Piaget, Wallon e Vygotsky, entre outros, apontam que as crianas aprendem desde que nascem. A chamada segunda infncia, perodo que vai dos 3 aos 6 anos, caracterizada pela criana nessa fase possui um repertrio de imagens e ideias quantitativas e qualitativamente mais elaboradas.

No que se refere Pedagogia de Projetos, na educao infantil, ela exerce uma possibilidade de estabelecer relaes que permita trabalhar com maiores variedades de informaes, alargando a compreenso do mundo e das interaes do aluno com este mundo. Neste sentido Freire diz: Saber ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua prpria produo ou sua construo (1996; p. 47). Assim sendo, precisamos de uma escola que ensine a pensar, formando cidados crticos capazes de interagir com o mundo, mas, principalmente, que arrisque, tente e busque novos conhecimentos, enfim, que atue de fato e que exera sua cidadania. Na viso de Edgar Morin (MORIN apud QUEIROZ, 2001) preciso ensinar a identidade terrena, a paz, a esperana, para possibilitar a transformao da educao pra atender seu maior objetivo: a reconstruo do homem e do mundo por meio do resgate da cidadania. A instituio escolar visa no s desenvolver o cognitivo, mas, preparar os alunos para a vida tornando-se cidados conscientes de sua realidade social. Podemos dizer que a Pedagogia de Projetos ensina a aprender com as orientaes dos PCNs, sendo o aluno o sujeito no processo de aprendizagem. Despertando nele a paixo inata pela descoberta e, por isso, convm no lhe dar a resposta ao que no sabe, nem a soluo pronta a seus problemas; fundamental alimentar-lhe a curiosidade, motivla a descobrir sadas, orient-la na investigao at conseguir o que deseja.

Consideraes Finais A pedagogia de Projeto vem sendo causa de vrias discusses entre professores que buscam oferecer condies de reflexes sobre a prtica de ensino em todas as modalidades e suas atribuies. A Pedagogia de Projetos na Educao Infantil tem uma perspectiva de envolver os educandos no contexto de aprendizagem continua centrada nas necessidades de sua realidade. Portanto, construir, criar, inovar um desafio para a educao lanada pela pedagogia de projetos que tem uma viso de romper com o tradicional, capaz de transformar a escola e possibilitar o sucesso dos alunos, numa perspectiva de sujeitos ativos e atuantes na sociedade. Percebe-se que, hoje, o uso dos projetos para se trabalhar com situaes problemas a forma mais eficaz de se educar as crianas a respeito da questo abordada, pois se tem a

possibilidade de integrar o sujeito em problemas de discusses sociais, sendo ele em carter de comunidade escolar ou comunidade familiar. Desta maneira formando cidado consciente de sua realidade poltico-social e capaz de reagir a ela. Podemos concluir que ao trabalhar com a pedagogia de projetos, o professor - tem a possibilidade de no cair na repetitiva prtica pedaggica da mesmice do dia-a-dia e tem a possibilidade de ter uma prtica dinmica na organizao do trabalho pedaggico onde as crianas so consideradas co-autoras do seu processo de aprendizagem, modificando a viso que a escola vem apresentando para as crianas, ou seja, como apenas receptoras passivas do processo ensino-aprendizagem, e sim como um educando ativo e participativo na aprendizagem. Referncias ALMEIDA, Fernando Jos de. JNIOR Fernando Moraes Fonseca. Projetos e Ambientes Inovadores. Ministrio da Educao. Braslia, 2000. BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graa Souza. Projetos pedaggicos na educao infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. BRASIL. MEC. Parmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Apresentao dos temas transversais: tica/ Ministrio da Educao. Secretaria da educao Fundamental. Braslia: A Secretaria, 2001. CAMPS, Anna, et. AL. Propostas didticas para aprender a escrever. Traduo Valrio Campos, Porto Alegre: Artmed, 2006. DEWEY, John. Democracy and Education. N. York: Macmillan.1916/1964. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 33. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1996. LEITE, Lcia Helena Alvarez. Pedagogia de Projetos: interveno no presente. Revista Presena Pedaggica, v. 2, n 08. Belo Horizonte: Dimenso, Mar./Abr., 1996. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia de Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das mltiplas inteligncias. 7 ed. So Paulo: rica. 2007. PILETTI, Claudino. Didtica Geral. So Paulo: tica. 1999. QUEIROZ, Tnia Dias; BRAGA, Mrica M. V.; LEICK, Elaine Penha. Pedagogia de projetos Interdisciplinares: Uma proposta prtica de construo de conhecimento a partir de projetos. So Paulo: Rideel, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi