Vous êtes sur la page 1sur 46

ECONOMIA: CONCEITOS BSICOS

EAE - 110 INTRODUO ECONOMIA PARA NO ECONOMISTAS 1 SEM. 2012

Bibliografia
MANKIW, N. Gregory. Introduo Economia: princpios de micro e macroeconomia; Editora Campus. Rio de Janeiro, 2001 Bibliografia Complementar:
STIGLITZ, Joseph e WALSH, Carl. Introduo Microeconomia e

Macroeconomia. Editora Campus.


EQUIPE DE PROFESSORES DA USP Manual de Economia 3

edio Editora Saraiva.


SOARES, C. E e RODRIGUES, M. Sob a Lupa do Economista Uma

anlise econmica sobre bruxaria, futebol, terrorismo, bilheterias de cinema e outros temas inusitados 1 edio Editora Campus-Elsevier.

Material Complementar
Dicionrio de Economia de Paulo Sandroni (1999):

http://introducaoaeconomia.files.wordpress.com/2010/03/dicionari o-de-economia-sandroni.pdf
Outros links teis: Blog de Gregory Mankiw: http://gregmankiw.blogspot.com Brasil Econmico: http://www.brasileconomico.com.br/ Pgina do Banco Central do Brasil: http://www.bcb.gov.br Pgina do IBGE: http://www.ibge.gov.br Pgina do IPEA (Dados): http://www.ipeadata.gov.br/ The Economist (em ingls): http://www.economist.com Valor Online: http://www.valoronline.com.br

Viso Geral do Curso


Definies Gerais de Economia

Oferta e Demanda
Elasticidades

Polticas Pblicas e Economia


Mercados e Eficincia de Mercado

Impacto de tributao na economia


Conceitos bsicos em comrcio internacional Externalidades Produo e Custos Mercados Competitivos Monoplio e oligoplio Mercado de Trabalho

Objetivo do Curso
Apresentar fundamentos bsicos da teoria microeconmica de forma que os alunos adquiram capacidade analtica de acompanhar os fatos do cotidiano do mundo econmico. Exemplo: Entendimentos do vocabulrio econmico Leitura de jornais especializados; Previses econmicas; Anlise de comrcio internacional; Anlise de cenrios econmicos; Entre outros

Exemplo: Notcias de Jornal


Governo teme repique em preo de alimentos*

O governo avalia, em conversas reservadas, que os alimentos "j deram sua contribuio" para segurar a inflao neste ano e se prepara para enfrentar, at dezembro, um "soluo" nos preos agrcolas derivado da entressafra na produo de gros, carne bovina, cereais e etanol. A preocupao forte e tem deixado os especialistas em alerta. Espera-se, porm, que essa presso seja menor do que a registrada no segundo semestre de 2010. "O peso ser menor", diz uma fonte do Ministrio da Fazenda. Ainda assim, parte do governo segue "assombrada" com as recentes quebras de safra, sobretudo na produo de trigo e milho de inverno, provocadas por questes climticas.
A persistncia do cenrio de baixos estoques mundiais e de firme demanda externa por commodities, principalmente da China, completam o panorama traado pelo governo. Os ministrios da Agricultura e da Fazenda tm mantido conversas reservadas com o Banco Central para avaliar cenrios e tendncias. No foco, est o grupo alimentao e bebidas, cujo peso no ndice oficial de inflao (IPCA) chega a 22%. Esse grupo especfico registrou inflao de 0,72% em agosto - bem acima do IPCA do ms, de 0,37%.
* A reportagem do jornal Valor Econmico, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

Exemplo: Notcias de Jornal


Fim do monoplio ficou s no papel
A indefinio sobre novas rodadas da ANP traz incertezas sobre o modelo de funcionamento do setor de petrleo no pas nas prximas dcadas e, ao mesmo tempo, chama a ateno para o domnio absoluto que a Petrobras detm no mercado brasileiro, quatorze anos depois da quebra do monoplio, em 1997. Domnio que deve ser mantido por muitos outros anos. A estatal concentrou as importantes descobertas dos ltimos anos e responsvel por quase 90% da produo atual.

Oligoplio de montadoras no Brasil est sob presso, diz banco


Segundo o Morgan Stanley, a General Motors acredita que as montadoras coreanas e chinesas no vo repassar inteiramente para o consumidor o aumento de 30 pontos do IPI. Ao contrrio, a expectativa de que elas assumam para si grande parte do custo gerado por esse imposto. Os veculos no Brasil so bem mais caros do que em diversos outros pases. A seo Quanto custa, deste Radar Econmico, mostrou que o preo do carro aqui no raro o dobro de um equivalente nos Estados Unidos. Em outro texto, a mesma seo indicou que os automveis importados da China so mais caros no Brasil do que em outros pases latinoamericanos, como o Chile.

Viso Geral da Aula de Hoje


Apresentao do Programa do Curso

Matria: Definies Gerais de Economia Escassez e escolhas Organizaes econmicas

Definio de Economia
Economia o estudo de como administrar recursos escassos diante de fins alternativos
Todas as questes econmicas surgem porque queremos mais do

que podemos ter.


Esta definio indica que a Economia a cincia da escassez.

Contudo, no haveria problema econmico se as necessidades humanas fossem limitadas.


Necessidades Humanas ilimitadas X Recursos Produtivos Limitados (escassos) Oque e quanto / Como / Para quem (produzir)

ESCASSEZ

ESCOLHA

Definio de Economia
Economia uma Cincia Social:
estuda como o indivduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produo de bens* e servios, de modo a distribu-los entre vrias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas (que so ilimitadas)

Interage com outras cincias: matemtica, estatstica, fsica, direito, sociologia, geografia, cincia poltica, entre outras; Estuda como alocar recursos produtivos que so limitados (escassos) para satisfazer necessidades humanas que so ilimitadas.

*Bens livres (ar) vs. Bens econmicos: Livres viram econmicos?

Evoluo Histrica da Economia


Antiguidade: Primeiras Manifestaes (anlise de formas de estado /

preos justos e no abusivos);


Primeira metade do Sc. XVIII: Mercantilismo Comercial para aumentar

poder das monarquias (comrcio internacional, protecionismo, tarifas);


Segunda metade do Sc. XVIII: Iluminismo (direitos de propriedade,

liberalismo comercial), mo invisvel - Adam Smith (1776);


Sculo XIX: Escola Socialista (clssica, teoria do valor-trabalho, governo

centralizador combatendo desemprego, pobreza e crises econmicas);


Final do Sc. XIX: Escola Neoclssica/ Escola Marginalista/Anlise

matemtica;
Dcada de 1930: Escola Keynesiana; ltimas dcadas do Sc. XX: Neoliberalismo (Chicago, governo no

intervencionista)

Evoluo Histrica da Economia


1776 - Riqueza das Naes de Adam Smith

13

Micro e Macroeconomia
Microeconomia:

enfoca as partes individuais da economia. Estuda como as Famlias e as Empresas tomam decises e interagem nos mercados: Teoria do Consumidor;

Teoria da Produo e Organizao Industrial;


Informao Assimtrica; enfoca a economia como um todo. Estuda o comportamento e as relaes entre os grandes agregados econmicos: Consumo privado (CP); Produto interno bruto (PIB);

Macroeconomia:

Taxa de desemprego (TD);


Taxa de juro (por exemplo, a taxa SELIC)

Consumo pblico.

Microeconomia

15

Definio de Economia
O objeto de estudo da economia a escassez: * Como economizar recursos? * Porque necessidades humanas so ilimitadas?

Crescimento populacional renova necessidades bsicas. Busca pela elevao do padro de vida contnua. Evoluo tecnolgica cria novas necessidades. Faz parte da natureza humana querer progredir.

16

A Escassez e os Problemas Econmicos Fundamentais


Para resolver a questo da escassez toda sociedade, no importa a forma de organizao econmica ou regime poltico, temos que fazer escolhas.

17

A Escassez e os Problemas Econmicos Fundamentais


Quando fazemos escolhas selecionamos uma das vrias alternativas disponveis Escolha = troca = trade-off

Trade-off: abrir mo de algo para receber outra coisa:No free lunch

18

A Escassez e os Problemas Econmicos Fundamentais

Necessidades Humanas ilimitadas X Recursos Produtivos Limitados (escassos)

ESCASSEZ

ESCOLHA

O que e quanto? Como? Para quem? (produzir)

19

A Escassez e os Problemas Econmicos Fundamentais


O que e quanto produzir: Dados os recursos escassos, a sociedade deve escolher o que produzir e que quantidade: - Mais bens de consumo ou mais bens de luxo? - Mais casas ou mais carros? - Mais bens de consumo ou bens de capital? - Qual o montante de cada opo?
Deciso: Os consumidores, atravs da demanda, fornecero as indicaes e os produtores decidiro o que e quanto produzir de acordo com o preo dos bens e servios. Assim, em principio, aquele bem cujo preo (rentabilidade) for maior, ser aquele cuja produo aumentar.

20

A Escassez e os Problemas Econmicos Fundamentais


Como produzir:

A sociedade ter de escolher que recursos de produo sero utilizados para a produo. uma questo de eficincia produtiva: - Qual mtodo de produo ser utilizado? - Qual a tecnologia mais qualificada? - melhor mtodos/tcnicas poupadoras de mo-de-obra ou que economizam capital?

Deciso: Este problema econmico resolve-se no mbito das empresas; envolve questo da seleo da tecnologia e dos recursos adequados. A escolha se dar na base do preo das tecnologias alternativas.

21

A Organizao Econmica para Resolver os Problemas Econmicos


De maneira sinttica destacam-se duas formas de organizao econmica:
(a) Economia do Mercado (descentralizada) (b) Economia Planificada (centralizada)

22

A Organizao Econmica para Resolver os Problemas Econmicos


Economia de Mercado: O mecanismo de preo e seu automatismo garantido pela internalizao do comportamento dos consumidores/famlias na demanda, e das empresas na oferta, fazem com que os preos flutuem e resolvam os problemas econmicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir).

23

A Organizao Econmica para Resolver os Problemas Econmicos


Como os mercados possuem falhas, o governo pode melhorar os resultados intervindo na economia. Com isto ele busca promover:
Eficincia:

propriedade que a sociedade tem de obter o mximo possvel a partir de seus recursos escassos. a propriedade de distribuir a prosperidade econmica de maneira justa entre os membros da sociedade.

Eqidade:

24

A Organizao Econmica para Resolver os Problemas Econmicos


A eficincia se refere ao tamanho do bolo econmico:

A eqidade diz respeito maneira como este bolo distribudo:

25

A Organizao Econmica para Resolver os Problemas Econmicos


Grande escolha na sociedade: Equidade vs. Eficincia
Ex. Se tributar para distribuir renda (equidade), reduz-se a produo (eficincia).
Escolhas geram mudanas: sociedade que poupa (consome menos) troca consumo presente por crescimento econmico, ou seja, consumo futuro Ideia central da economia: possvel prever como as escolhas mudaro analisando a mudana nos incentivos de faz-las.
Folha de exerccios de economia (podem cair na prova) vs clculo (no vo

cair na prova). A escolha ser resolver os exerccios de economia.

26

O Papel Econmico dos Governos


Assim, a atuao do governo justifica-se pelo objetivo de superar a chamada distoro de alocaes. As principais modalidades so:
Atuando sobre a formao de preos: tabelamento, juros,

cmbio, salrio mnimo, etc.


Complementando o papel da iniciativa privada,

principalmente com investimentos de infraestrutura bsica (estradas, portos, energia, habitao, etc.)
Fornecimento de servios pblicos (gua, luz, saneamento,

etc.)
Fornecendo bens pblicos (no so vendidos) educao,

justia, segurana, etc.


Comprando bens e servios do setor privado

27

A Organizao Econmica para Resolver os Problemas Econmicos


Economia Planificada:
O Estado, atravs de um rgo Central de Planejamento, decide como resolver todos os problemas econmicos fundamentais.
Os sistemas de Economia Planificada fracassaram porque requerem um sistema de informao para o planejamento que o inviabiliza sob a tica econmica.

Do ponto de vista poltico tiveram problemas de sustentao,


pois se transformaram em regimes bastante fechados.

28

A Organizao Econmica para Resolver os Problemas Econmicos


O que nos mostra a realidade?
Independentemente do regime poltico: Organizao Econmica/Sistema Econmico Misto: Economia de Mercado atuando com forte presena governamental.
Mesmo

em pases como EUA e Reino Unido, o Setor Pblico representa 50% ou mais da atividade econmica.

China, onde o Estado tem forte presena ao estilo de Economia Planificada, funciona hoje com base num sistema de Economia de Mercado.

29

Economia Positiva Versus Economia Normativa


Economia como cincia? Como tomar decises e explicar situaes?
Para responder essa questo preciso conhecer a distino entre Economia Positiva e Economia Normativa. Economia Positiva: so afirmaes/argumentos de como o mundo econmico realmente (atua). So afirmaes descritivas. Ex.: Salrio mnimo causa desemprego; tabelamento de preos causa desabastecimento. Ex.: Esta ocorrendo um aquecimento do planeta devido a maior concentrao de dixido de carbono na atmosfera.

Economia normativa: so afirmaes/argumentos de como o mundo econmico deveria ser (atuar). So afirmaes prescritivas. Ex.: O governo deveria aumentar o SM para beneficiar os trabalhadores; o governo deve fixar preos para proteger o consumidor. Ex.: Devemos reduzir nossa utilizao de combustveis a base de carbono

30

Economia Positiva Versus Economia Normativa

31

Uso de Modelos em Economia


A economia positiva ocupa a maior parte do esforo dos

economistas profissionais, e o carter de cincia da economia positiva faz com que a previso dos resultados seja fundamental.
Assim, os modelos para compreender o mundo

econmico desempenham um papel fundamental na Economia Positiva.

32

Modelos e a Compreenso do Mundo Econmico


A compreenso do mundo econmico derivado da economia positiva divide-se em trs passos:

Observao e mensurao da realidade: toda cincia precisa de dados/informaes. 2. Modelo econmico: descrio simplificada de alguma aspecto da economia, contendo somente as caractersticas do que se quer explicar.
1.
Um mapa metereolgico ignora rodovias. Modelo para explicar consumo de arroz ignora ter celular.

3.

Teste do modelo: as previses de um modelo devem corresponder aos fatos ou entrar em conflito com ele.

33

O que um Modelo?
Modelo qualquer representao da realidade usada para entender melhor situaes da vida real (Krugman e Wells, p.18)
So representaes simplificadas da realidade.
Permitem ao economista se concentrar nos efeitos de uma mudana de

cada vez, baseado no pressuposto de que tudo o mais permanea constante (clusula CETERIS PARIBUS).
Modelos omitem detalhes para permitir que vejamos o que realmente

importa.
Biologia: boneco de plstico com esqueleto de ossos, ou msculos, ou sistema

circulatrio. So modelos simplificando a compreenso do corpo humano.

Modelos simplificam a realidade para que possamos compreend-la

melhor.

Modelos Econmicos
Economistas utilizam modelos para simplificar a realidade e melhorar a compreenso do mundo Dois dentre os mais bsicos modelos econmicos so, ao nvel de introduo economia:
O Diagrama do Fluxo Circular da Renda Fronteira de Possibilidade de Produo (FPP)

35

Modelos Bsicos de Introduo Economia: o Fluxo Circular de Renda


Diagrama/Representao esquemtica da organizao da

economia (simplificao)
Tomadores de deciso: famlias e empresas. Verso bsica (simplificada): no h governo, nem

comrcio com resto do mundo (ignora-se tributos, gastos do governo, as exportaes e as importaes).
O fluxo circular um modelo porque ele abstrai inmeros

aspectos da economia, permitindo compreender como funciona a atividade econmica, em sua forma mais elementar.

O Diagrama do Fluxo Circular da Renda


Receita Bens e Servios vendidos

Mercados de Bens e Servios


Empresas vendem Famlias compram

Despesa Bens e Servios comprados

fluxo real fluxo monetrio

Empresas
Produzem e vendem b&s Contratam e utilizam Fatores de produo

Famlias
Compram e consomen b&s So donas e vendem os os fatores de produo

Insumos para a produo


Salrios, Aluguis e Lucros

Mercado de Fatores de Produo


Famlias vendem Empresas compram

Terra, Trabalho e Capital

Renda

A Fronteira de Possibilidades de Produo


Fronteira de possibilidades de produo:

Vrias combinaes de produto que a economia pode gerar potencialmente, dados os fatores de produo e a tecnologia disponveis. o modelo simplificado mostrando os trade-offs que a Economia freqentemente se defronta. Pensar globalmente na economia (bens de consumo e bens capital) e como os trabalhadores so distribudos.

A Fronteira de Possibilidades de Produo


Quantidade produzida de motocicletas

3,000

D
C

2,200 2,000

1,000

300

600 700

1,000 Quantidade produzida


de automveis

39

Custo de Oportunidade
O custo de alguma coisa medido atravs do que desistimos para obt-la. A FPP nos mostra que o custo de oportunidade de um bem pode ser medido em termos de outro bem.

Passando-se de A para C a perda de produo de 100 carros equivale ao aumento de produo de 200 motocicletas.
Quando a economia esta no ponto A o custo de oportunidade de 200 motocicletas de 100 carros.

40

A Fronteira de Possibilidades de Produo


Quantidade produzida de motocicletas

3,000

D
C

2,200 2,000

A
Fronteira de possibilidades de produo

1,000

300

600 700

1,000 Quantidade produzida


de automveis

41

Conceitos Ilustrados pela Fronteira de Possibilidades de Produo


Eficincia
Custo de Oportunidade Crescimento Econmico Escassez

42

A Fronteira de Possibilidades de Produo FPP


Conceitos presentes na FPP:

Eficincia: ocorre quando h uma combinao sobre a

FPP. Isto indica o pleno emprego de fatores de produo disponveis na economia.

rea dentro da curva: h fatores subutilizados

43

A Fronteira de Possibilidades de Produo FPP


Conceitos presentes na FPP:
Custo de oportunidade: aquilo que se desiste de um bem

para obter unidades adicionais de outro. chamado tambm de custo alternativo.


Custo alternativo um quociente (reduo na quantidade produzida

de um bem dividido pelo aumento na produo do outro bem)

O custo de oportunidade crescente ( a FPP cncava com relao origem dos eixos devido especializao dos fatores de produo). Desloco fator competente num setor, mas no especializado no outro.

44

A Fronteira de Possibilidades de Produo FPP


Crescimento Econmico: Avano Tecnolgico/ Revoluo Educacional, etc, podem fazer a FPP se deslocar para fora permitindo produzir mais de ambos os bens.
O crescimento econmico proveniente da mudana tecnolgica e/ou da acumulao de capital.

Mudana tecnolgica: desenvolvimento de novas e melhores maneiras de se produzir bens e servios. Acumulao de capital: crescimento dos recursos de capital (fsico e financeiro) e tambm do capital humano (educao acumulada)

45

Quantidade produzida de motocicletas

A Fronteira de Possibilidades de Produo


Deslocamento para fora na fronteira de possibilidades de produo

4,000

3,000

2,100 2,000

E A

700 750

1,000 Quantidade produzida


de automveis

46

Resumo
Economia

o estudo de como administrar recursos escassos diante de fins alternativos. Para tratar os assuntos com objetividade a economia utiliza o mtodo cientfico. O campo de estudo da economia est dividido em dois subcampos: microeconomia e macroeconomia. A Economia emprega tanto a anlise positiva quanto a normativa. Declaraes positivas dizem respeito a como o mundo enquanto que as declaraes normativas dizem respeito a como o mundo deveria ser. Modelos: Fluxo Circular da Renda e FPP. Fornecem importantes conceitos de anlise econmica.

Vous aimerez peut-être aussi