Vous êtes sur la page 1sur 11

O MTODO DA EXPERIMENTAO NATURAL DE LAZURSKY: SUA APLICAO NAS PROPOSTAS EDUCACIONAIS DE HELENA ANTIPOFF EM MINAS GERAIS (1932-1974)

AUTORAS: RIKA LOURENO MESTRANDA EM PSICOLOGIA SOCIAL / FACULDADE DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS / UFMG REGINA HELENA DE FREITAS CAMPOS ORIENTADORA /

FACULDADE DE EDUCAO / UFMG

Na Europa e nos Estados Unidos, conforme Cambi (1999), a partir das ltimas dcadas do sculo XIX teve incio uma nova vertente da histria da pedagogia - a pedagogia experimental. Orientada pelo modelo positivista de cincia vigente na poca, a pedagogia experimental propunha a construo de um novo saber pedaggico, fundamentado nos conhecimentos que vinham sendo produzidos nas reas da fisiologia, antropologia, sociologia e psicologia. De acordo com Manacorda (1995) e Cambi (1999), da adoo deste novo modelo, surgiu a necessidade de tornar mais objetivos os mtodos de pesquisa em pedagogia e de fundamentar em dados empricos as propostas educacionais. Tal objetivao da pedagogia poderia ser alcanada atravs da experimentao e, sobretudo, da mensurao, o que culminou com a abertura de escolas experimentais e de laboratrios pedolgicos e ainda com a criao de instrumentos para coleta de dados acerca do desenvolvimento biolgico e psicolgico das crianas. Recomendava-se que, na prtica educacional, o ensino passasse a ser centrado na criana, guiando-se pelo conhecimento das aptides e interesses individuais infantis, os quais deveriam ser identificados atravs dos mtodos de mensurao recm criados, sobretudo, na rea da psicologia. No Brasil este movimento de renovao pedaggica teve incio na dcada de 1920, quando estados como Cear, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, considerando a educao como propulsora do desenvolvimento social, propuseram reformas do ensino pblico segundo os moldes escolanovistas ento vigentes na Europa e nos Estados Unidos (Ribeiro, 1998). A adoo deste novo modelo escolar no pas permitiu a difuso, nos meios escolares, de prticas psicolgicas para medidas das habilidades mentais.

No Estado de Minas Gerais, mais especificamente, o movimento da Escola Nova foi oficialmente introduzido com a Reforma Francisco Campos Mrio Casasanta, a partir do ano de 1927. Para a difuso dos novos mtodos de ensino e administrao escolar entre as professoras da rede pblica de ensino, foi criada a Escola de Aperfeioamento, a qual contava no s com professoras brasileiras formadas na Universidade de Colmbia sob a orientao de Dewey, mas tambm com educadores vindos dos grandes centros europeus de divulgao e aplicao do iderio escolanovista, como Thodore Simon, Lon Walther, Jeanne Milde e Helena Antipoff, dentre outros (Prates, 1989). Formada no Instituto Jean Jacques Rousseau em Genebra, Helena Antipoff assumiu em 1929 a cadeira de Psicologia Educacional na Escola de Aperfeioamento. A, alm de psicologia do desenvolvimento e da infncia, ensinava s suas alunas os mtodos de pesquisa em psicologia e as principais tcnicas psicolgicas para medidas das habilidades mentais das crianas. Nos resultados da aplicao destes instrumentos as professoras deveriam se fundamentar para proceder homogeneizao das classes escolares por nvel de desenvolvimento intelectual. Esta era uma das propostas da Escola Nova que deveria ser implantada nas escolas mineiras acreditava-se que em turmas homogneas o ensino poderia ser mais individualizado e levar mais em considerao os interesses e as aptides de cada um. Da leitura dos artigos publicados por Helena Antipoff entre as dcadas de 1920 e 1950, pode-se perceber que era uma grande conhecedora dos testes ento existentes para o conhecimento da personalidade e para a medida do desenvolvimento das capacidades psicomotoras e mentais, tendo sido uma das principais divulgadoras do uso dos resultados obtidos atravs destes como fundamento para a prtica educativa em Minas Gerais. Helena Antipoff, embora reconhecendo o valor dos testes psicolgicos para a educao, sabia tambm das suas limitaes relacionadas s condies artificiais de aplicao e ao fato de apresentarem como resultados caractersticas isoladas do indivduo em um determinado momento, no considerando o seu funcionamento psicolgico como uma totalidade. A alternativa que propunha para sanar tais limitaes dos testes psicolgicos, permitindo a obteno de um quadro de conhecimentos mais completo do educando, era o mtodo da experimentao natural de Lazursky (Antipoff, 1992a). Tendo sido este mtodo pouco difundido no cenrio da psicologia educacional e da psicologia de um modo geral, sua adoo por Helena Antipoff foi o objeto deste estudo.

OBJETIVOS, FONTES E METODOLOGIA

Definido o objeto de estudo, procurou-se investigar como Helena Antipoff entendia o mtodo da experimentao natural e como se utilizou deste instrumento para a orientao das propostas educacionais que ps em prtica em algumas das instituies em que atuou no Brasil. As fontes utilizadas para esta investigao foram os manuscritos inditos deixados por Helena Antipoff, assim como os textos que publicou ao longo de sua carreira de educadora, documentos estes abrigados nos Arquivos UFMG de Histria da Psicologia no Brasil. Foram usados tambm, os textos de Helena Antipoff re - publicados nos quatro volumes da Coletnea da Obras Escritas de Helena Antipoff, publicada pelo Centro de Documentao e Pesquisa Helena Antipoff em 1992. Dentre os documentos disponveis foram selecionados aqueles em que a autora fez qualquer referncia a Lazursky e / ou ao mtodo da experimentao natural. Estes documentos foram lidos e analisados segundo a abordagem fenomenolgica, que, segundo Amatuzzi (1996), permite que se identifique no vivido ou no relato do vivido, o significado atribudo pelo sujeito sua prpria experincia. Esta anlise permitiu uma compreenso tanto da forma como o mtodo da experimentao natural foi percebido por Helena Antipoff, como do modo como foi utilizado por ela em sua prtica na rea da educao.

RESULTADOS

O psiquiatra russo Alexandre Lazursky (1874-1917) considerado um dos primeiros russos a se tornarem especialistas em testes mentais (Kozulin, 1984). Conforme relatado por Antipoff (1926), a partir de 1908 Lazursky dedicou-se ao estudo de mtodos que permitissem o conhecimento psicolgico da personalidade de uma maneira global, inserindo-se no debate que permeava a psicologia cientfica das primeiras dcadas do sculo XX acerca do melhor mtodo a ser utilizado para as pesquisas e para a produo de conhecimento na rea. Duas eram as possibilidades metodolgicas em discusso naquela poca no contexto da psicologia - a observao e a experimentao - e ambas apresentavam limitaes que constituam o cerne dos debates. A observao era considerada um mtodo passvel de falhas

devido postura passiva do observador frente ao evento investigado, sendo obrigado a aguardar que as circunstncias fornecessem os dados que buscava. Tal mtodo demandava muito tempo e, alm disto, a complexidade dos fatos observados poderia levar o observador a imprecises. A experimentao, por sua vez, no se mostrava como uma alternativa muito mais atraente, pois, apesar de permitir um certo controle sobre as variveis investigadas, os resultados careciam de naturalidade, uma vez que os experimentos eram realizados em laboratrios e em condies artificialmente criadas. Assim, se a observao pecava por fornecer elementos complexos demais que dificultavam a sua apreenso global, a experimentao pecava pelas simplificaes excessivas, resultantes da tentativa de medir as funes psquicas isoladamente umas das outras. (Antipoff, 1926). Segundo Helena Antipoff (1926) Lazursky, conhecendo os mtodos existentes para caracterizao da personalidade e as suas limitaes, buscou aperfeio-los. Depois de uma srie de investigaes, que envolveram a aplicao de diversos testes psicolgicos em crianas de idade escolar, entrevistas com pais e professores destas crianas, observaes de comportamentos das crianas nos seus ambientes naturais (em casa e na escola) e comparao dos resultados obtidos por meio dos testes com aqueles obtidos por meio da observao das crianas em atividades cotidianas da escola, Lazursky props uma terceira metodologia, resultado da sntese entre o mtodo da experimentao e o da experimentao: a experimentao natural. O mtodo da experimentao natural de Lazursky foi sintetizado por Helena Antipoff em 1952 da seguinte maneira: Entre as atividades de um ambiente real determinado, escolhem-se alguns comportamentos que fornecem bastante variedade e riqueza de manifestaes caracterolgicas. Num estudo minucioso desses comportamentos, estabelece-se um quadro relativamente completo de todas as atividades possveis, descritas de modo concreto. Conhecido esse quadro, observam-se nele as reaes individuais de um nmero de pessoas anteriormente conhecidas atravs de observaes, exames e testes de toda a espcie. A cada reao tpica atribui-se uma significao caracterolgica; segundo a intensidade da manifestao, avalia-se o grau mais ou menos intenso da reao psicolgica. O quadro de atividades reais, com sua traduo em equivalentes psicolgicos, avaliados em trs ou cinco graus de intensidade, pode servir doravante de reativo conhecido para a observao da conduta de novos indivduos.(Antipoff, 1992a, p.165).

Assim formulado, o mtodo proposto por Lazursky podia ser considerado experimental porque o experimentador partia de um objetivo pr-definido que pretendia alcanar e porque os exerccios e os materiais propostos eram escolhidos com antecedncia de acordo com este objetivo, para despertar a reao que interessava investigar. Ao mesmo tempo, a experimentao no ocorria no ambiente artificial de um laboratrio de psicologia, mas, ao contrrio, nas condies naturais e no ambiente habitual da criana. Quanto observao, ela acompanhava de perto a experimentao, sendo feita de forma sistematizada e contnua, permitindo que os dados obtidos representassem as reaes complexas e naturais das crianas, resultados que no poderiam ser obtidos por meio da aplicao de vrios testes psicolgicos diferentes em laboratrio (Antipoff, 1926). Por estas caractersticas, o mtodo tambm foi denominado por Helena Antipoff de mtodo da observao metdica. O contato de Helena Antipoff com o mtodo de Lazursky se deu no perodo entre 1921 e 1924, quando trabalhara, na Rssia, na triagem, encaminhamento e reeducao de crianas que haviam ficado rfs em decorrncia dos conflitos militares da Primeira Guerra Mundial e da Revoluo de Outubro de 1917. O contato direto com Lazursky no ocorreu, uma vez que ele j havia falecido quando Helena Antipoff comeou a se envolver com a psicologia naquele pas, mas, devido difuso do mtodo entre os educadores, pde conhec-lo. Referindo-se ao mtodo desenvolvido por Lazursky, ela relatou em 1927: Na Rssia, seu mtodo considerado como um dos mais fecundos e seu uso difundiu-se em todos os lugares em que se estuda a personalidade da criana. (Antipoff, 1992b, p. 38). De volta a Genebra no ano de 1926, Helena Antipoff comeou a divulgar o mtodo que aprendera a utilizar na Rssia. Trabalhando no Instituto Jean Jacques Rousseau, um dos principais centros europeus de irradiao do iderio escolanovista, chamou a ateno dos colegas para a aplicabilidade do mtodo da experimentao natural nas propostas pedaggicas da instituio e como alternativa que no apresentava as limitaes dos mtodos experimental e da observao. O mtodo foi apresentado e as possibilidades de sua aplicao foram discutidas por Helena Antipoff em artigos como Ltude de la personnalit par la mthode de Lasoursky, publicado no Intermdiaire ds ducateurs em 1926 e De lexprimentation naturelle, publicado na Nouvelle ducation em 1927 (Antipoff, 1926, 1992b). Vale ressaltar que, mesmo defendendo a aplicao do mtodo da experimentao natural, Helena Antipoff no pretendeu descartar os outros mtodos ento existentes para o conhecimento psicolgico da criana. Em 1928 ela se referia ao valor dos mtodos psico estatsticos:

La valeur de la mthhode psychostatistique a cela de bon quelle permet de dcouvrir les vrits objectives, et le psychologue en terminant son long travail peut dire avec une certaine prcision: cest comme a et pas autrement. (p.03).

Entretanto, a prpria Helena Antipoff (1992b) reconheceu, ainda em 1927, que para a obteno de resultados fidedignos da aplicao dos testes psicolgicos era necessrio treinamento e prtica, alm de tempo para aplicaes individuais em laboratrio. Uma vez que as professoras primrias mal tinham tempo para preparar seus cursos, o Mtodo da Experimentao Natural colocava-se como a melhor alternativa para as professores seguirem as propostas da nova pedagogia de fundamentar a educao no conhecimento dos alunos. Este pensamento se manteve quando Helena Antipoff chegou ao Brasil em 1929 assumindo a cadeira de Psicologia na Escola de Aperfeioamento de Professoras de Belo Horizonte. Neste momento, estava em fase de implantao a Reforma do Ensino Pblico de Minas Gerais. A educao mineira devia comear a se modificar seguindo os moldes da Escola Nova e, para isto, Helena Antipoff ensinava s suas alunas que eram professoras da rede pblica de ensino do Estado as teorias e os mtodos para o conhecimento da criana, os quais elas deveriam ser capazes de aplicar quando retornassem s suas escolas. Alm dos exerccios de aplicao dos diversos testes psicolgicos no Laboratrio de Psicologia da Escola de Aperfeioamento, para o conhecimento das caractersticas psquicas das crianas, assim como de seu desenvolvimento e dos fatores associados ao mesmo, as alunas da turma de psicologia recebiam de Helena Antipoff uma tarefa que permitia o seu treinamento no mtodo de Lazursky: Grupadas duas a duas, ou trs a trs, se a classe numerosa, passam a tarde, uma vez por semana, em 31 classes dos 6 grupos escolares, nos diversos bairros da cidade (...) Cada grupo trabalha numa mesma classe um semestre inteiro. Este prazo permite detido estudo das condies fsicas da classe (...), do regime escolar (...), da personalidade do mestre, dos mtodos de ensino, de todo trabalho pedaggico feito na classe durante o semestre. feito este estudo segundo o mtodo da observao sistemtica do psiclogo russo Alexandre Lazursky. Seguindo-o, nossas alunas inventariam, para cada disciplina escolar, as manifestaes do comportamento infantil, com seus equivalentes funcionais e caracterolgicos. (...) De tal maneira, nossas alunas chegam a um apanhado geral das influncias pedaggicas, intelectuais e sociais sob as quais viveu cada grupo de alunos. (Antipoff, 1930, p. 231-232).

Concomitantemente s aulas na Escola de Aperfeioamento, Helena Antipoff participou do trabalho de homogeneizao das classes dos grupos escolares, tarefa que considerava, no incio da dcada de 1930, o primeiro passo a ser dado no sentido da individualizao do ensino. Para isto, a aplicao em massa dos testes de inteligncia nas crianas seria a medida mais adequada. Entretanto, o fato de muitos alunos no possurem certido de nascimento e de no se ter acesso idade exata dos mesmos, tornava bastante imprecisos os resultados dos testes. Neste sentido, Helena Antipoff (1992c) advertia: No nos deixemos iludir, porm, com os resultados dos testes mentais. Os melhores dentre eles nunca do diagnsticos inteiramente exatos e precisos sobre o desenvolvimento espiritual da criana (p.33). E, apresentava a sugesto de usar o mtodo da experimentao natural como recurso para corrigir as falhas da homogeneizao das classes feita por meio dos testes mentais e para orientar as professoras no planejamento de suas aulas: Consagramos uma importncia capital s observaes metdicas que devem ser feitas na prpria classe sobre cada criana que a constitui, com o duplo fim de corrigir a classificao inicial, caso demonstre falhas, e colocar a criana em condies mais apropriadas sua natureza, como tambm para introduzir no meio da classe (...) a educao mais eficiente para cada um de seus membros, de acordo com as tendncias, as necessidades e aptides de que portador individual. (p.34).

Em 1931, iniciado o processo de homogeneizao das classes escolares e estando em funcionamento as classes especiais das escolas pblicas para a educao das crianas que por algum motivo no conseguiam acompanhar o ritmo das demais nas classes comuns, mais uma vez, Helena Antipoff insistia na necessidade de se conhecer tambm esses alunos em suas especificidades para educ-los melhor, sendo o mtodo da observao metdica uma das formas de se adquirir este conhecimento: E s depois de uma observao atenta e metdica da conduta dessas crianas, de acordo com exames do mdico e do psiclogo, depois da profunda reflexo acerca de todos esses dados, das observaes e dos exames, que o professor ter conhecido e compreendido os seus alunos e resolvido o complexo problema da personalidade. (...) Eis a o primeiro ponto para assegurar o trabalho pedaggico nas classes especiais: o interesse pelo indivduo e a necessidade de conhecer-lhe a personalidade fsica, psquica, social. Alis, o que reclama a pedagogia moderna em relao a todas as crianas (...). (Antipoff, 1992e, p.159).

Entretanto, como se pode perceber, no caso da educao especial, mais do que no caso da educao das crianas nas classes ditas normais, o mtodo da experimentao natural deveria ser usado para complementar as informaes obtidas atravs dos testes mentais e dos exames mdicos. O objetivo do uso do mtodo deixou ento de ser somente permitir que o professor conhecesse a personalidade, os interesses e as habilidades de seus alunos. O mtodo de Lazursky passou a ser tambm usado para auxiliar na construo de um conhecimento cientfico acerca dos diversos aspectos da excepcionalidade. Assim Helena Antipoff revelou este pensamento: Para quem tem a seu cargo a educao das crianas excepcionais, a obrigao de conhecer a sua personalidade fsica e mental no se apresenta como um trusmo pedaggico, mas se impe como uma necessidade imperiosa. (Antipoff, 1992a, p.161). Esse investimento na educao especial, iniciado em 1931 com a formao das classes especiais, manteve-se por toda a vida de Helena Antipoff. Neste sentido, a educadora participou da fundao de algumas instituies para oferecer educao e assistncia aos excepcionais. Em 1932, reuniu-se com um grupo de mdicos, educadores e religiosos criando em Belo Horizonte, a Sociedade Pestalozzi. Em 1935, com auxlio da Sociedade Pestalozzi, foi criado o Instituto Pestalozzi de Belo Horizonte. Em 1940, a Sociedade Pestalozzi adquiriu a Fazenda do Rosrio, no municpio de Ibirit, visando oferecer a educao s crianas excepcionais ou abandonadas e onde, poucos anos depois, comeou a investir tambm na educao rural. E, no ano de 1945, quando esteve morando no Rio de Janeiro, promoveu a fundao da Sociedade Pestalozzi do Brasil. No ambiente destas instituies, conforme revelou em texto escrito no ano de 1943, o trabalho era tomado como condio essencial na formao do carter e como um fator de alto valor na educao das crianas excepcionais. (Antipoff, 1992d, p.130). Deste modo, alm das matrias didticas e da educao especial das funes mentais, constava dos programas educativos para crianas e adolescentes excepcionais, o trabalho. Este se caracterizava pela oferta do ensino tcnico profissional, ensino de trabalhos manuais em oficinas e trabalho domstico. (Antipoff, 1992a). Com a prtica nestas instituies, ao longo das dcadas de 1940 e 1950, Helena Antipoff foi mudando seu pensamento acerca dos benefcios da homogeneizao de classes, passando a dar preferncia aos grupos mistos (Antipoff, 1992d) e, ao mesmo tempo, foi descobrindo outras formas de aplicao do mtodo de Lazursky. Sem deixar de enfatizar o seu uso para o conhecimento global da criana, alterou o mtodo passando a utiliz-lo para a avaliao das atividades escolares das crianas excepcionais.

Assim, o mtodo de Lazursky foi adaptado para a anlise dos trabalhos realizados pelas crianas e, tal como as atividades relacionadas ao trabalho, comeou a fazer parte das propostas pedaggicas das instituies em que Helena Antipoff atuava. Para facilitar a anlise dos trabalhos, foram elaboradas fichas individuais nas quais eram anotados os rendimentos das crianas nas diversas atividades que realizavam no ambiente escolar. Dentre os aspectos observados, estavam a iniciativa, rapidez, responsabilidade, cuidado com o material e bom humor. As fichas, elaboradas em linguagem acessvel compreenso infantil, eram preenchidas semanalmente pelas professoras por elas responsveis. Os resultados, no final de cada semana, eram apresentados s crianas, que podiam tambm se auto-avaliar, ouvir a avaliao dos colegas quanto aos seus comportamentos e ainda argumentar caso no concordassem com os resultados das avaliaes. A adaptao do mtodo de Lazursky por Helena Antipoff na educao de crianas excepcionais, com a introduo das fichas de observao e a sua apresentao para as crianas em reunies com os colegas e direo da escola, permitiu ento a ampliao dos seus objetivos inicialmente definidos, caracterizados por Helena Antipoff (1992a) do seguinte modo: As fichas de trabalho serviam, assim, para mais de uma finalidade: orientavam os professores e os prprios alunos no melhor conhecimento de cada um, serviam de critrio objetivo para remunerao e tambm guiavam os meninos no aperfeioamento de suas habilidades e do seu carter. (p. 173).

CONCLUSO

A trajetria de Helena Antipoff teve duas marcas: a da sua ampla formao cientfico terica em psicologia e educao, e a do seu agudo senso prtico. Estas duas caractersticas levavam-na a buscar aplicar seus conhecimentos tanto na busca de embasamento para suas propostas e de respostas cientficas e objetivas para os problemas com os quais se deparava em sua prtica, como na tentativa de possibilitar melhores condies de vida para o ser humano (Campos, Loureno e Antonini, 1998). Foi, sobretudo na rea educacional e nas atividades desenvolvidas no Brasil, que estas caractersticas de Helena Antipoff ganharam mais realce. A primeira se manifestou ao propor a psicologia e as possibilidades de conhecer a infncia que ela proporcionava como um dos

fundamentos para a pedagogia. A segunda, ou seja, o senso prtico, mostrou-se quando, ao propor que o professor tivesse alguma formao em psicologia e fizesse uso da mesma para conhecer a personalidade, as habilidades e os interesses de seus alunos antes de planejar o ensino a ser ministrado, sugeriu que tal conhecimento fosse obtido pelo meio que considerava mais simples e ao mesmo tempo, mais completo - a experimentao natural. Entretanto, o que este estudo revelou, foi uma terceira caracterstica da trajetria de Helena Antipoff a flexibilidade, sntese das suas duas outras caractersticas, que permitiu que elaborasse sua prpria verso do mtodo da experimentao natural. Este fora criado por Lazursky com o objetivo principal de proporcionar ao psiclogo e, sobretudo ao professor o conhecimento da personalidade da criana. Ao longo de sua prtica com a educao das crianas excepcionais, Helena Antipoff conseguiu adaptar o mtodo de Lazursky para que pudesse tambm servir para a concretizao de seus ideais de uma educao que fosse orientada: pelo respeito liberdade e s diferenas individuais, pelo incentivo socializao e autonomia e ainda, pela busca de incentivar nas crianas o hbito de reflexo sobre as prprias aes.

BIBLIOGRAFIA

AMATUZZI, Mauro Martins. Apontamentos acerca da pesquisa fenomenolgica. Estudos em Psicologia. 13(1), 1996, p.5-19. ANTIPOFF, Helena. Ltude de la Personalit par la Mthode de Lasoursky. Lducateur. out.1926. p.285-292. ANTIPOFF, Helena. Lvolution et la Variabilit ds Fonctions Psycho-motrices daprs ltude statistique des resultants de divers tests dhabilit manuelle. Archives de Psychologie. XXI, (21), mar.1928, p.01-54. ANTIPOFF, Helena. Experimentao Natural I e II. In: CENTRO de Documentao e Pesquisa Helena Antipoff (org.). Coletnea das Obras Escritas de Helena Antipoff Educao do Excepcional (v.III) . Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1992a. p. 161-174. ANTIPOFF, Helena. A Experimentao Natural mtodo psicolgico de A. Lazursky. In: CENTRO de Documentao e Pesquisa Helena Antipoff (org.). Coletnea das Obras Escritas de Helena Antipoff Psicologia Experimental (v.I). Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1992b. p. 29-41. ANTIPOFF, Helena. Homogeneizao das Classes Escolares (C e D). In: CENTRO de Documentao e Pesquisa Helena Antipoff (org.). Coletnea das Obras Escritas de

Helena Antipoff Educao do Excepcional (v.III). Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1992c. p.31-35. ANTIPOFF, Helena. Material para Estudo da Experimentao Natural no Trabalho. In: CENTRO de Documentao e Pesquisa Helena Antipoff (org.). Coletnea das Obras Escritas de Helena Antipoff Educao do Excepcional (v.III) . Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1992d. p. 129-138. ANTIPOFF, Helena. A Pedagogia nas Classes Especiais. In: CENTRO de Documentao e Pesquisa Helena Antipoff (org.). Coletnea das Obras Escritas de Helena Antipoff Psicologia Experimental (v.I). Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1992e. p.157-186. ANTIPOFF, Helena. A Psychologia na Escola de Aperfeioamento de Bello Horizonte. Archivos Brasileiros de Hygiene Mental. III(7); jul.1930, p.22-234. CAMBI, Franco. Histria da Pedagogia. So Paulo: UNESP, 1999. CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Helena Antipoff. In: FVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque e BRITTO, Jader de Medeiros. Dicionrio de Educadores no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ / MEC INEP, 1999. p.237-243. CAMPOS, Regina Helena de Freitas, LOURENO, rika, ANTONINI, Isabel Gontijo. Imagens do Psiclogo no Brasil dos anos 40 na correspondncia entre Helena Antipoff e Mira y Lopez. In: GUEDES, Maria do Carmo (org.). Histria e Historiografia da Psicologia revises e novas pesquisas. So Paulo: Educ, 1998. p.129-137. KOZULIN, Alex. Psychology in Utopia toward a social history of soviet psychology. London: Caambridge, 1984. MANACORDA, Mario Alighiero.(5a. ed.) Histria da Educao da antiguidade aos nossos dias. So Paulo: Cortez, 1995. PRATES, Maria Helena de Oliveira. Introduo Oficial do Movimento da Escola Nova no Ensino Pblico de Minas Gerais: a Escola de Aperfeioamento. Belo Horizonte: Faculdade de Educao / UFMG, 1989. (dissertao, mestrado em educao). (232 p.). RIBEIRO, Maria Luisa Santos. (15a.ed.ver.amp.) Histria da Educao Brasileira a organizao escolar. Campinas: Autores Associados, 1998.

Vous aimerez peut-être aussi