Vous êtes sur la page 1sur 23

ESCOAMENTO SUPERFICIAL

1 Definio e abordagem introdutria No contexto do ciclo hidrolgico, o escoamento superficial um dos componentes mais importantes para dimensionamentos hidrulicos e manejo da bacia hidrogrfica. Por isso, um dos mais estudados e modelados pela cincia hidrolgica. O escoamento superficial pode ser dividido em 2 componentes: o escoamento superficial direto (surface runoff) e o escoamento base ou subterrneo. O primeiro componente gerado pelo excesso de precipitao que escoa sobre a superfcie do solo, provocado pelo umedecimento do perfil do solo, principalmente a sua camada superior, reduzindo a sua capacidade de infiltrao e consequentemente disponibilizando o excesso para formar o escoamento na superfcie ou pela intensidade elevada da precipitao o qual supera a capacidade de infiltrao atual do solo, provocando o seu escoamento. Esta parcela do escoamento conhecida como precipitao efetiva ou deflvio superficial direto. A sua importncia est diretamente associada a dimensionamentos de obras hidrulicas, como barragens, terraos, bacias de conteno e outros. Em drenagem, sua relao especialmente importante para canais coletores ou drenos de encosta, determinando-se uma vazo de projeto mxima associada a uma freqncia de ocorrncia. O escoamento de base aquele produzido pelo fluxo de gua do aqfero livre, sendo importante do ponto de vista ambiental, uma vez que refletir a produo de gua na bacia durante as estaes secas. ainda especialmente importante em regies que possuem regime pluvial caracterizado por chuvas de baixa intensidade e longa durao e relevo consideravelmente plano, onde o escoamento pela superfcie dificilmente significativo. Os fatores ambientais que interferem no escoamento so: Caractersticas da precipitao, especialmente sua intensidade. Deve-se mencionar que uma precipitao de origem convectiva (alta intensidade e curta durao) importante para estudos de cheias em pequenas bacias e precipitaes de origem ciclnica so importantes para o manejo de grandes bacias. Atributos do solo: normalmente solos de maior permeabilidade podem proporcionar hidrgrafas com menores valores mximos, uma vez que haver menor escoamento sobre a superfcie. De modo oposto, solos pesados, com baixa permeabilidade, tm tendncia a gerar maior escoamento sobre a superfcie, provocando valores mais elevados de vazes mximas. Manejo do solo: este aspecto especialmente importante, uma vez que o emprego de tcnicas de manejo sem preocupao com o destino da gua da chuva pode ser danoso para o ambiente e para a cultura instalada. Deve-se estudar e aplicar tcnicas que visem manter a gua no solo, reduzindo o escoamento superficial direto. Bom exemplo de manejo da superfcie do solo a manuteno de palhada, provocando reduo de impacto de gotas e energia do deflvio pelo aumento de rugosidade superficial. Alm disto, h manuteno de umidade no solo, reduzindo o efeito de secas severas sobre as plantas.

C.R.Mello/Marciano

6.2 Anlise de Hidrgrafas Hidrgrafas so representaes grficas dos valores de vazo de um curso dgua no tempo, sendo possvel extrair, de forma aproximada, a parcela do escoamento superficial direto e do escoamento base. Em bacias compostas apenas por cursos dgua efmeros, a hidrgrafa constituda somente pelo escoamento superficial direto. A Figura 1 representa os componentes principais de uma hidrgrafa.
D Q Tc CG = D/2 D = durao da precipitao Tc = tempo de concentrao Tp = tempo de pico Ta = tempo de ascenso A e C = inflexes da hidrgrafa CG = centro de gravidade da precipitao

Tp

Ta Deflvio QC QA

C A
Escoamento subterrneo

Ta

Tc

Tempo

Figura 1 - Representao da hidrgrafa e seus principais componentes. O deflvio pode ser separado por quatro procedimentos, sendo o mais usual aquele que considera uma reta crescente entre as inflexes A e C na hidrgrafa. Ao determinar o coeficiente angular desta reta [(Ta,QA);(Tc,QC)], calcula-se a parcela do escoamento base incrementando-se, em cada intervalo de tempo, o valor deste coeficiente, comeando pelo valor de vazo QA at que o valor QC seja atingido. Assim, dispondo-se do valor total da vazo, previamente medido, subtrai-se o valor do escoamento base, encontrando-se os valores de vazo do escoamento superficial direto. As inflexes A e C podem ser determinadas visualmente com base nos valores de vazo, (no caso de A), e dividindo-se os ltimos valores de vazo, os quais pertencem apenas ao escoamento base, pelos valores anteriores, obtendo-se um valor aproximadamente constante. Isto feito at que se encontre um valor consideravelmente diferente dos j obtidos, significando que um valor de vazo consideravelmente mais alto foi atingido. Uma outra forma plotar num papel monolog, os valores de vazo; como o escoamento base tem caracterstica exponencial, este ser uma reta quando plotado em papel monolog; assim, fica fcil verificar, neste grfico, o ponto de inflexo C. Este procedimento o mesmo das constantes, porm de forma grfica. Esta anlise possvel devido a algumas consideraes sobre o comportamento do escoamento base, uma vez que a partir de C somente este tipo de escoamento existe. Este escoamento pode ser matematicamente representado por uma equao diferencial ordinria de primeira ordem:

C.R.Mello/Marciano

dQ = K Q dt cuja soluo :
Qf dQ Qi dt

(1)

= Kt
ti

tf

(2)

Qf = K (tf ti) (3) Qi Como Qf menor Qi (h depleo do escoamento base com o passar do tempo), o sinal negativo do segundo membro da equao 3 anulado. A diferena tf ti pode ser considerada constante, uma vez que o intervalo de tempo entre as leituras normalmente fixo. Chamando tf ti de t, tem-se: Ln
Qf = e ( K t ) (4) Qi O segundo membro da equao 4 uma constante, uma vez que e representa o nmero de Neper (2,718282), K conhecido como fator de reao, dependente das caractersticas do meio, sendo uma constante prpria das condies locais de escoamento e t constante. Desta forma, ao se obter a razo entre vazes do escoamento base, obter-se- um valor prximo, praticamente constante, justificando o emprego desta metodologia para separao dos escoamentos. Uma outra forma de obteno da inflexo C por meio de equaes empricas, que relacionam o tempo decorrido entre a vazo de pico e a inflexo:

N = a A BHb

(5)

Com a identificao de A e C, pode-se avaliar o tipo de escoamento da seguinte forma: - Se QA for maior QC: escoamento tipo I, caracterizando uma no recarga do aqfero provocada pela precipitao e a depleo do mesmo continua. (efeito de uma chuva de elevada intensidade e curta durao no incio do perodo chuvoso).
Q

tempo

- Se QA = QC: escoamento tipo II, no h recarga, mas a depleo do aqfero no continua.

C.R.Mello/Marciano

- Se QA menor QC: escoamento tipo III, havendo recarga do aqfero.


Q

tempo

tempo

O prximo passo separar o escoamento superficial direto, do subterrneo. Existem 3 formas geomtricas e 1 forma baseada em mdia mvel, pouco utilizada, desenvolvida pelo Institute of Hydrology, Inglaterra. As formas baseadas em geometria analtica so mais usadas:
Q

a) Metodologia 1
Q4 Q3

Q5

Q6 Q7

Q S5 QS6 QS7

Q8 Q9

Q2 Q1 QA

QS4 QS3

QS8

QS9 QC

QS2

QS1

Esta metodologia consiste em considerar o escoamento base com aumento (ou Tempo reduo) de vazo, por meio de uma reta, com alteraes proporcionais inclinao da reta AC. O procedimento consiste em, primeiramente, separar o escoamento base e por subtrao do escoamento total, o escoamento superficial direto. A inclinao da reta AC dada por:

TA

T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 T9 TC

C.R.Mello/Marciano

QC QA m = tg( ) = (6) TC TA Deve-se alertar para o fato de que o valor a ser adicionado ou subtrado (no caso da figura acima, adicionado), deve ser corrigido para o intervalo de tempo da hidrgrafa (t = T1-TA, T2 T1, T3 T2, e assim por diante) e no por unidade de tempo na frmula acima. Assim, tem-se: J = m t (7)

Assim, se os valores de vazo estiverem sendo medidos a cada 2 horas, o valor de m deve ser multiplicado por 2, para posterior aplicao ao clculo. As vazes subterrneas so dadas por:
QSB1 = QA + J; QSB2 = QSB1 + J; QSB3 = QSB2 + J; etc

(8)

Se o clculo pela equao 8 estiver correto, a soma QSB9 + J ser igual a QC. As vazes do escoamento superficial so dadas pela diferena entre a vazo total e vazo subterrnea: QS1 = Q1 QSB1; QS2 = Q2 QSB2; QS3 = Q3 QSB3, etc. Nota-se que nos pontos A e C, as vazes superficiais so iguais a zero, no havendo presena de escoamento superficial direto. O escoamento superficial direto obtido pelo clculo da rea acima da reta AC, e para isto, emprega-se o princpio de integrao numrica conhecido como regra dos trapzios. Assim, tem-se: entre A e QS1, forma-se um tringulo, assim como entre C e QS9. Nos pontos intermedirios, so formados trapzios aproximados. Com isto, temse:

QS1 t (QS1 + QS2 ) (QS2 + QS3) t + (QS3 + QS4 ) t + + t + 2 2 2 2 (QS4 + QS5 ) t + (QS5 + QS6) t + (QS6 + QS7 ) t + (QS7 + QS8) t + 2 2 2 2 (QS8 + QS9 ) t + QS9 t 2 2 (9) ESD =

Colocando-se t/2 em evidncia, tem-se:

ESD =

t (2 QS1 + 2 QS 2 + ... + 2 QS 9 ) 2
N i =1

ESD = (QSi ) t

(10)

em N o nmero de vazes que formam a hidrgrafa. Esta ltima equao corresponde a uma integral na forma discreta.

C.R.Mello/Marciano

b) Metodologia 2

Q B

D C A Tempo

Neste caso, faz-se um prolongamento da depleo a partir de C, encontrandose a reta vertical que passa pela vazo mxima, determinando-se o ponto D. Ligandose D a A, fecha-se a rea correspondente ao escoamento superficial direto. c) Metodologia 3
Q

Tempo

Aqui, prolonga-se a depleo a partir de A at encontrar com a reta vertical que passa pela vazo de pico. A reta DC ento determinada. Observa-se que a metodologia 3 superestima o escoamento superficial direto, enquanto a metodologia 2 subestima, em relao metodologia 1. Portanto, esta ltima tem produzido melhores resultados e deve ser privilegiado. Exemplo 3. Separar o escoamento superficial direto do escoamento de base (subterrneo) na hidrgrafa a seguir.

C.R.Mello/Marciano

T (30 min)

Q (m3s-1)

1 5 2 5 3 4,5 4 5 (A) 5 10 6 15 7 18 8 25 9 27 10 24 11 20 12 15 (C) 0,75 13 13 0,87 14 11 0,85 15 10 0,91 16 9 0,90 17 8 0,89 18 7 0,88 - Clculo da taxa de variao vide Figura 4)

Escoamento Subterrneo (m3s-1) 5,0 5,0 4,5 5,0 6,25 (=5+1,25) 7,50 (=6+1,25) 8,75 10,0 11,25 12,5 13,75 15,0 (=13,75+1,25) 13,0 11,0 10,0 9,0 8,0 7,0 da vazo (inclinao da

Escoamento Superficial (m3s-1) 0,0 0,0 0,0 0,0 3,75 (=10-6,25) 7,50 (=15-7,50) 9,25 15,00 15,75 11,50 6,25 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 reta de escoamento

Q 15 5 = = 1,25 m3s-1/30 minutos t 12 4


Clculo

Regra Q t = 69,00 * 30 * 60 = 124200 m3

do

deflvio:

do

Trapzio

- Supondo uma bacia de rea 10 km2, o deflvio, em lmina ser: 124200 m3/10x106m2= 0,01242m x 1000 = 12,42 mm. 3. Obteno dos valores de vazo e curva-chave O monitoramento dos valores de vazo numa bacia hidrogrfica deve ser feito na seo de controle da mesma, uma vez que toda a rede de corpos dgua drenam para este ponto. Para se conseguir monitorar a vazo, utiliza-se instrumentos de medio, entre os quais pode-se destacar: - vertedores - calhas Parshall ou WSC - estaes fluviomtricas (ou linmtricas) Em todas as situaes, deve-se instalar um equipamento conhecido como lingrafo, o qual monitora os valores de lmina dgua. Portanto, para os 3 dispositivos destacados, necessrio que haja uma prvia calibrao (ou relao matemtica) dos valores de vazo com a respectiva altura da lmina dgua que passa pelos equipamentos. O dimensionamento de vertedores e calhas seguem algumas normas padronizadas, e maiores informaes podem ser encontradas em Azevedo Neto e Alvarez, (1991). Uma vez obtida a srie de nveis (linigrama), transforma-se esta srie em uma srie de vazo atravs do uso da curva-chae daquela seo. Curva-chave o termo

C.R.Mello/Marciano

usado na hidrologia para designar a relao entre a cota (nvel d'gua) e a vazo que escoa numa dada seo transversal de um curso d'gua. Tambm conhecida como curva de calibragem, cota-vazo e cota-descarga a qual permite o clculo indireto da vazo na referida seo a partir da leitura da cota num dado momento. A curva-chave de uma seo pode ser representada de trs formas: a forma grfica, a equao matemtica e a tabela de calibragem. No primeiro caso da representao grfica, tem-se os valores de cota (H) no eixo das e abscissas os valores de vazo (Q) no eixo das ordenadas (Figura 3).

0,5 0,4 Q (m3/s) 0,3 0,2 0,1 0 0

Q = -1,6555h3 + 3,2234h2 - 1,245h + 0,1541 R2 = 0,9935

0,2

0,4

0,6 h(m)

0,8

1,2

Figura 3 - Representao grfica de uma curva chave A equao matemtica utiliza a vazo em funo da cota. So duas as formas de equaes mais utilizadas. A forma de potncia: Q = a (H - Ho)n onde: a e n - coeficientes de ajuste para cada curva-chave H - cota referente a uma vazo Q Ho - cota referente a vazo nula e a forma polinomial dos tipos quadrticas e cbicas: Q = a0 + a1H+a2H2 + . . . + anHn 2.2 onde: a0, a1, a2,an e n - coeficientes de ajuste para cada curva; H - cota referente a uma vazo Q comum ajustar mais de uma equao curva-chave, por faixas de cota, visto que raramente uma nica equao capaz de representar a curva-chave em toda sua extenso. Outra forma de apresentao a Tabela de Calibragem, cujos valores so extrados do grfico da curva-chave ou da aplicao direta da(s) equao(es) aos valores de cota. Trata-se de uma tabela onde se apresentam duas colunas, uma para os valores de cota e outra para os valores de vazo, e tantas linhas quanto necessrias para se obter a aproximao desejada da curva traada. Os valores intermedirios, em geral, so calculados por interpolao linear (Sefione, 2002).

C.R.Mello/Marciano

Em geral, chega-se curva-chave utilizando-se da representao grfica e seguindo as etapas descritas a seguir: escolhe-se um local ao longo do curso d'gua, atravs de uma srie de critrios hidrulicos e logsticos, onde se deseja conhecer os valores de vazo. A se instala a estao fluviomtrica, composta de rguas linimtricas e/ou lingrafos, permitindo o registro manual dirio ou automtico do nvel de gua no rio ao longo do tempo, que compem a srie histrica de cotas observadas da estao; periodicamente faz-se medies diretas da vazo junto estao. Associa-se a cada medida de vazo a cota referente, obtendo-se um ponto no grfico QxH. Procura-se, dentro do possvel, determinar esses valores de vazo para uma faixa de cotas medidas o mais ampla e contnua possvel, obtendo-se um conjunto de pontos; traa-se ento a curva de maior aderncia aos pontos - calibragem da curva manualmente, ou utilizando-se de programas ou planilhas computacionais, geralmente pelo mtodo dos mnimos quadrados. por ltimo convertem-se, atravs da curva-chave (tabela ou equao), os valores de nvel de gua para vazes, obtendo-se assim a srie histrica de vazes da estao ou fluviograma, produto final do processo, como mostra a Figura 4.

importante ressaltar que geralmente a seo transversal do rio sofre alteraes no seu perfil, devido a eroso, deposio de sedimentos, ao antrpica, vegetao, etc., o que forosamente obriga a freqentes ajustes na curva-chave apoiados em novas medidas de vazo, que devem ser feitas periodicamente. A Figura 5 mostra uma instalao fluviomtrica na seo de controle de uma bacia hidrogrfica, com um lingrafo automtico armazenando informaes a cada 15 minutos em um data logger, que descarregado por meio de computador porttil, em forma de planilha eletrnica. Observa-se tambm um processo de medio de vazo para construo de curva-chave neste mesmo local, com utilizao de molinete.

Figura 4 - Exemplo da obteno do fluviograma por meio do linigrama para a bacia hidrogrfica do Ribeiro Marcela, Nazareno, MG.

Q(m 3/s) 0,000 31/01/04 20:46 01/02/04 16:16 02/02/04 09:36 02/02/04 21:39 03/02/04 17:09 04/02/04 12:39 05/02/04 08:09 06/02/04 03:39 07/02/04 08:39 08/02/04 04:09 08/02/04 23:39 09/02/04 19:10 10/02/04 14:40 11/02/04 10:10 12/02/04 05:40 13/02/04 01:10 13/02/04 20:40 Data/hora 14/02/04 16:10 15/02/04 11:40 16/02/04 07:10 17/02/04 01:39 17/02/04 21:09 18/02/04 16:39 19/02/04 12:09 20/02/04 07:39 21/02/04 03:09 21/02/04 22:39 22/02/04 18:09 23/02/04 13:39 24/02/04 09:09 25/02/04 04:39 26/02/04 00:09 26/02/04 19:39 27/02/04 15:24 28/02/04 10:54 29/02/04 06:24 0,200 0,400 0,600 0,800 1,000 1,200 1,400

Nvel d'gua (m)


2 1,8 1,6 1,4 1,2 1 0,8 0,6 0,4 0,2 0 31/01/04 20:46 01/02/04 17:31 02/02/04 09:39 03/02/04 01:24

Q (m /s) 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0 0 Q = -1,6555h3 + 3,2234h2 - 1,245h + 0,1541 R2 = 0,9935 0,2 0,4 CURVA CHAVE

03/02/04 22:09 04/02/04 18:54 05/02/04 15:39 06/02/04 21:54 07/02/04 18:39 08/02/04 15:24 09/02/04 12:09 10/02/04 08:55 11/02/04 05:40 12/02/04 02:25 12/02/04 23:10 13/02/04 19:55

FLUVIOGRAMA

Data/hora

14/02/04 16:40 15/02/04 13:25 16/02/04 10:10 17/02/04 05:54 18/02/04 02:39 18/02/04 23:24 19/02/04 20:09 20/02/04 16:54 21/02/04 13:39 22/02/04 10:24 23/02/04 07:09 24/02/04 03:54

LINIGRAMA

H (m)

0,6 0,8 1 1,2

C.R.Mello/Marciano

25/02/04 00:39 25/02/04 21:24 26/02/04 18:09 27/02/04 15:09 28/02/04 11:54 29/02/04 08:39

10

C.R.Mello/Marciano

Figura 5. Esquema do monitoramento de vazo em uma bacia hidrogrfica, mostrando uma estao fluviomtrica com lingrafo e medio de vazo com molinete para calibrao de curva-chave para esta estao. A medio de vazo consiste em determinar a rea da seo de medio e a velocidade em vrios pontos distribudos em verticais desta mesma seo para posterior obteno da velocidade mdia em cada vertical, este processo conhecido como batimetria. A rea da seo determinada por medio da largura da seo e da profundidade em vrios pontos da mesma, verticais onde so realizadas medies da velocidade com molinete em um ou mais pontos. O nmero de verticais definida em funo da largura da seo e o nmero de medies da velocidade em funo da profundidade da mesma (Martins & Paiva, 2001). A Tabela 1 mostra as equaes para C B clculo da velocidade mdia em funo da profundidade da vertical (nmero de pontos de medio) e a Tabela 2 apresenta o espaamento recomendado entre as verticais como funo da largura do rio. Tabela 1- Expresses para clculo da velocidade mdia em funo da profundidade da vertical de medio. Posio relativa Np* Velocidade mdia h (m) profundidade h V0,6 1 0,6h 0,15-0,6 V0,2 + V0,8 2 0,2 e 0,8h 0,6-1,2 2 V0,2 + 2V0,6 + V0,8 3 0,2; 0,6 e 0,8h 1,2-2,0 4 V0,2 + 2V0,4 + 2V0,6 + V0,8 0,2; 0,4; 0,6 e 4 2,0-4,0 0,8h 6 10cm da Vsup + 2(V0,2 + V0,4 + V0,6 + V0,8 ) + Vfundo superfcie; 0,2; 6 >4,0 0,4; 0,6 e 0,8h; 15 10 a 25cm do fundo *Np: nmero de pontos na vertical Fonte: DNAEE (1977)

11

C.R.Mello/Marciano

Tabela 2 Espaamento recomendado entre verticais. Largura da seo do rio (m) Espaamento entre as verticais (m) 3 0,30 3-6 0,50 6-15 1,00 15-50 2,00 50-80 4,00 80-150 6,00 150-250 8,00 250 12,00 Fonte: Azevedo Neto (1966) citado por Martins & Paiva (2001).

Com as velocidades mdias determinadas para cada vertical, a profundidade de cada vertical e a distncia entre as verticais possvel calcular a vazo da seo. Assim, tem-se um par de pontos (vazo x altura de gua) o qual ser usado na regresso para calibrao da curva-chave.
D1 D2 D3 D4 D5 D6 D7 D8 D9 V1 V2 H1 H2 H3 H4 H5 H6 H7 H8 Hn V4 V5 V3

Figura 6 - Representao da seo de um curso dgua e do perfil da velocidade ao longo da profundidade. Exemplo de obteno da vazo a partir de batimetria realizada com molinete hidromtrico na seo de controle da bacia hidrogrfica do ribeiro Marcela, Nazareno-MG. Data: 07/04/2004 Largura da seo: 2,4m Profundidade da vertical: 0,97m Vertical DMD* (cm) Prof (cm) 1 40 82 2 80 95 3 120 97 4 160 92 5 200 33 *DMD- distncia da margem direita

12

C.R.Mello/Marciano

Vertical 1

Prof (cm) 20%P 16 60%P 49 80%P 66 20%P 19 60%P 57 80%P 76 20%P 19 60%P 58 80%P 77 20%P 18 60%P 55 80%P 74 20%P 7 60%P 20 80%P 26

V(m/s) 0,221 0,155 0,051 0,355 0,501 0,355 0,315 0,488 0,301 0,368 0,400 0,063 0,076 0,081 0,073

Vm(m/s) 0,1455

rea(m ) Q(m /s) 0,164 0,0239

0,4280

0,354

0,1515

0,3980

0,384

0,1528

0,3078

0,378

0,1163

0,0780

0,316

0,0246

Qt= 0,47 m3/s Par de pontos (Qxh) para curva chave: 0,47 x 0,97

4. Sries histricas de vazo importantes para estudos hidrolgicos O monitoramento hidrolgico feito de forma contnua ao longo de todo o dia, quando se dispe de lingrafo instalado junto seo de controle. Assim, detecta-se todo o comportamento das vazes ao longo do tempo, facilitando a identificao de cheias no perodo de chuvas e consequentemente de valores mximos ao longo do ano. Da mesma forma, possvel obter os valores mnimos anuais e os valores mdios dirios, mensais e anuais. Com os valores de vazo monitorados pode-se obter informaes extremamente teis para diversos estudos hidrolgicos a partir da constituio de sries histricas, de forma semelhante ao aplicado precipitao. Assim, formam-se sries histricas de valores mximos, mnimos e mdios anuais. A partir da srie histrica de valores mnimos, obtm-se tambm sries histricas de valores mnimos associados a intervalos dirios, como mnimos de 7 dias, por meio de mdia mvel. Todas estas informaes podem ser utilizadas em algumas reas de pesquisa atuais na hidrologia, especialmente a regionalizao hidrolgica de bacias hidrogrficas e modelos de simulao hidrolgica. Especificamente, trabalha-se com valores mximos para estimativa de valores extremos associados a uma freqncia de ocorrncia, para posterior aplicao ao dimensionamento de obras hidrulicas. Isto possvel pela aplicao de um modelo de probabilidades, o que ser discutido no prximo item, ou por meio de modelos de sries temporais. As vazes mnimas so extremamente importantes para aplicao a projetos de irrigao e projetos/processos de licenciamento ambienta do uso da gua. Da mesma forma, estima-se valores mnimos associados a um tempo de recorrncia para aplicao a projetos, como o Q7,10, a qual significa vazo mnima de 7dias com tempo de retorno de 10 anos. As vazes mdias so teis para determinao do balano hdrico anual em bacias hidrogrficas, conforme j discutido no captulo de bacias hidrogrficas. No entanto, so importantes para avaliao qualitativa das condies ambientais da bacia, uma vez que a produo de gua ser reflexo do manejo do solo e uso da gua na bacia hidrogrfica e a resposta da bacia a esta situao refletida na relao entre o deflvio e a precipitao anual. Isto significa que a aplicao de tcnicas

13

C.R.Mello/Marciano

conservacionistas de uso do solo e seus efeitos podero ser avaliados em longo prazo com tcnicas de determinao do balano hdrico em bacias hidrogrficas. ESTIMATIVA DA VAZO MXIMA PARA PROJETOS 1. Introduo Dados de vazo em bacias hidrogrficas so extremamente raros no Brasil, existindo algumas informaes para grandes bacias, normalmente monitoradas por empresas de energia eltrica ou indstrias de grande porte. Sendo assim, a disponibilidade de dados de precipitao muito superior de vazo, graas grande quantidade de postos meteorolgicos em funcionamento. Isto levou a gerao de modelos que relacionam a precipitao possvel vazo ou escoamento superficial direto que esta proporciona. Deve-se ressaltar que grande parte dos modelos foram desenvolvidos para as condies fisiogrficas dos EUA, havendo carncia de informaes que possam ser utilizadas para aplicao e ajuste destes modelos no Brasil. No entanto, os modelos que sero apresentados neste tpico so os mais simples e prticos para se estimar o valor de vazo para projetos hidrulicos, do ponto de vista de pequenas bacias hidrogrficas. Logicamente, trata-se de previso de valores e o comportamento fsico real do escoamento superficial direto no ser exatamente o calculado, haja vista grande variabilidade espacial dos fatores ambientais que interferem diretamente no fenmeno, os quais no so abordados pelos modelos. 2 Mtodo Racional Este mtodo leva o nome racional pela coerncia na anlise dimensional das variveis, sendo o mais simples e mais usual em pequenas reas. um modelo emprico cujo objetivo aplicar um redutor na precipitao intensa, significando um percentual do total precipitado que escoa, superficialmente sendo que este redutor influenciado pela cobertura vegetal, classe de solos, declividade e tempo de retorno da precipitao, existindo tabelas com valores propostos para este fator (Tabela 1). A forma geral do mtodo : (1) Em que Q a vazo (L T ), I, a intensidade da precipitao (L T ), A, rea da bacia (L2) e C, o fator de reduo (adimensional), conhecido como coeficiente de escoamento superficial ou de deflvio. Observe que ao se multiplicar I por A, resulta na unidade de Q. Para se obter a vazo em m3 s-1, trabalhando-se com a intensidade de precipitao em mm h-1 e rea em ha, a equao 1 fica:

Q = CI A

-1

-1

C I A 360 Observa-se que o mtodo Racional transforma um processo complexo, com muitas variveis envolvidas, em algo bastante simples, resumindo toda a complexidade apenas no fator C. Os principais problemas deste mtodo, quando aplicado a bacias hidrogrficas so: - no existir nenhuma considerao sobre variabilidade espacial e temporal da precipitao na bacia, assim como de fatores fsicos, em especial Q=

14

C.R.Mello/Marciano

cobertura vegetal, classe de solo e declividade, os quais interferem decisivamente no processo; no considera a forma da bacia, apenas a rea total; recomendado, com algumas precaues, apenas para bacias menores que 8 km2 (Schwab et al., 1993).

Na Tabela 1 tem-se valores para o coeficiente de escoamento superficial de acordo com vrios tipos de cobertura da superfcie, declividade e tempos de retorno. Tabela 1. Valores de C para vrias superfcies, declividade e tempos de retorno. Superfcie Asfalto Concreto/telhado Gramados (Cobrimento de 50% da rea) - Plano (0-2%) - Mdia (2-7%) - Inclinado (>7%) Gramados (Cobrimento de 50 a 70% da rea) - Plano (0-2%) - Mdia (2-7%) - Inclinado (>7%) Gramados (Cobrimento maior que 75% da rea) - Plano (0-2%) - Mdia (2-7%) - Inclinado (>7%) Campos cultivados - Plano (0-2%) - Mdio (2-7%) - Inclinado (>7%) Pastos - Plano (0-2%) - Mdio (2-7%) - Inclinado (>7%) Florestas/Reflorestamentos - Plano (0-2%) - Mdio (2-7%) - Inclinado (>7%) Fonte: Chow et al. (1988). 2 0,73 0,75 0,32 0,37 0,40 0,25 0,33 0,37 0,21 0,29 0,34 0,31 0,35 0,39 0,25 0,33 0,37 0,22 0,31 0,35 Tempos de Retorno (anos) 5 0,77 0,80 0,34 0,40 0,43 0,28 0,36 0,40 0,23 0,32 0,37 0,34 0,38 0,42 0,28 0,36 0,40 0,25 0,34 0,39 10 0,81 0,83 0,37 0,43 0,45 0,30 0,38 0,42 0,25 0,35 0,40 0,36 0,41 0,44 0,30 0,38 0,42 0,28 0,36 0,41 25 0,86 0,88 0,40 0,46 0,49 0,34 0,42 0,46 0,29 0,39 0,44 0,40 0,44 0,48 0,34 0,42 0,46 0,31 0,40 0,45 50 0,90 0,92 0,44 0,49 0,52 0,37 0,45 0,49 0,32 0,42 0,47 0,43 0,48 0,51 0,37 0,45 0,49 0,35 0,43 0,48 100 0,95 0,97 0,47 0,53 0,55 0,41 0,49 0,53 0,36 0,46 0,51 0,47 0,51 0,54 0,41 0,49 0,53 0,39 0,47 0,52 500 1,00 1,00 0,58 0,61 0,62 0,53 0,58 0,60 0,49 0,56 0,58 0,57 0,60 0,61 0,53 0,58 0,60 0,48 0,56 0,58

Para se determinar a chuva de projeto, utiliza-se a equao de chuvas intensas, j mencionada anteriormente. Nesta equao, o tempo de durao da precipitao para bacias hidrogrficas deve ser considerado como sendo igual ao tempo de concentrao da bacia. Tempo de concentrao o tempo necessrio para que toda a bacia participe do escoamento na seo de controle, ou seja, refere-se ao tempo necessrio para que uma gota da chuva que atinja o ponto mais distante da seo de controle, passe por ela. Assim, garante-se a participao de toda a bacia e tem-se a situao de vazo mxima de pico. O clculo do tempo de concentrao pode ser feito por meio de vrias frmulas. A seguir apresentam-se algumas delas:

15

C.R.Mello/Marciano

Equao de Kirpich

tc = 57 L0, 77 S 0,385
(2) Em que tc o tempo de concentrao (minutos), L o comprimento do talvegue principal (aproximadamente igual ao comprimento do curso dgua principal) (km) e S a declividade de L (m/km). Equao de Ven Te Chow
0,64

L tc = 52,64 S 0

(3) Em que tc = tempo de concentrao (minutos), L =comprimento do talvegue principal (km), S0 =declividade mdia do talvegue, (m km-1) Equao de Picking
1 3

L2 tc = 51,79 S 0

(4)

Em que tc = tempo de concentrao (minutos), L =comprimento do talvegue principal (km), S0 =declividade mdia do talvegue, m km-1. Equao de Giandotti

tc =

4 A + 1,5L 0,8 H

(5)

Em que tc = tempo de concentrao (h), A = rea da bacia, km2 L =comprimento do talvegue principal (km), H =diferena de nvel entre a nascente e a foz (m). Equao SCS Lag
0,8 1000 0,7 0,5

tc = 3,42L 9 CN

So

(6)

em que; tc = tempo de concentrao (h), L =comprimento do talvegue principal (km), S0 =declividade mdia do talvegue, m km-1. CN = nmero da curva

16

C.R.Mello/Marciano

Equao SCS mtodo cinemtico Lt tc = 16,67 (7) Vt Em que Lt =comprimento de cada trecho constitudo por uma cobertura vegetal distinta (km) Vt = velocidade da gua em cada trecho (m s-1). Na Tabela 2 tem-se valores de Vt associados s caractersticas de cada trecho e declividade. Tabela 2 Velocidades mdias de escoamento superficial (m s-1) para clculo de tc Declividade (%) Escoamento Cobertura 0 -3 4 -7 8 -11 >12 Florestas 0 0,5 0,5 0,8 0,8 1,0 >1,0 Sobre a Pastos 0 0,8 0,8 1,1 1,1 1,3 >1,3 superfcie do reas cultivadas 0 0,9 0,9 1,4 1,4 1,7 >1,7 terreno Pavimentos 0 2,6 2,6 4,0 4,0 5,2 >5,2 Mal definidos 0 0,6 0,6 1,2 1,2 2,1 >2 ,1 Em canais Bem definidos Equao de Manning Fonte: Chow et al. (1988). Equao de Manning:

V=
(8)

1 23 Rh I 1 2 n

Em que n o coeficiente de rugosidade de Manning, Rh o raio hidrulico e I a declividade do canal ou trecho (m/m). Rh deve ser obtido dividindo-se a rea molhada pelo permetro molhado do canal. Equao de Dodge
0,17

tc = 21,88 A0,41So (9)

Em que tc = tempo de concentrao (minutos), A = rea da bacia, km2 S0 =declividade mdia do talvegue, m m-1. Quanto s equaes de determinao do tempo de concentrao, faz-se necessrias algumas observaes a respeito das reas de drenagem das bacias para as quais as mesmas foram geradas: Kirpich, embora largamente utilizada, foi desenvolvida para bacias de at 0,5km2. Ven Te Chow foi obtida para bacias de at 24,28 km2 SCS Lag bacias rurais com reas de drenagem at 8Km2. A equao apresenta resultados compatveis com as demais para valores de CN prximos a 100 e para valores de comprimento do talvegue inferiores a 10 km. Como o tc muito dependente do CN a equao aplica-se a situaes em que o escoamento sobre a superfcie do terreno predominante. Dodge foi determinada para bacias rurais com reas variando de 140 a 930 km2. Como estas bacias tm grande porte, supe-se que seus parmetros reflitam melhor as condies de escoamento em canais.

17

C.R.Mello/Marciano

De acordo com as equaes apresentadas anteriormente, o comprimento e a declividade do curso dgua principal da bacia so as caractersticas mais freqentemente utilizadas para o clculo do tempo de concentrao. difcil dizer qual mtodo mais preciso em determinada bacia, pois todas foram obtidas para condies particulares. Dentre estas, entretanto, a de uso mais freqente a proposta por Kirpich, apesar da mesma ser conservadora e ter tendncia a subestimar o valor de tc e por conseqncia, superestimar a intensidade de precipitao e a vazo. Deve-se ressaltar que as caractersticas fisiogrficas da bacia devem ser previamente estudadas e determinadas, com auxlio de fotografia area, cartas topogrficas ou Sistema de Informaes Geogrficas e visitas rea do projeto, com o objetivo de se conhecer a ocupao atual da bacia, as classes de solo predominantes e caractersticas gerais da cobertura vegetal. Tudo isto de suma importncia para uma boa escolha de coeficientes do escoamento superficial e clculos adequados para o tempo de concentrao. 2. Determinao da chuva de projeto 2.1 Determinao do tempo de retorno A chuva crtica para projeto de obras hidrulicas escolhida com base em critrios econmicos, sendo o perodo de retorno de 5 a 10 anos normalmente utilizado no caso de projeto de sistemas de drenagem agrcola (Pruski, et al., 2003). Quando se conhece a vida til da obra a ser projetada e o risco mximo permissvel o tempo de retorno pode ser assim calculado: Considerando P a probabilidade de ocorrncia em qualquer dos anos, J a probabilidade de no ocorrncia em qualquer dos anos: J = 1 P (10) Sendo W a probabilidade de no ocorrncia em um ano especfico e p a probabilidade de ocorrncia em um ano especfico: (11) W =Jn, sendo n o perodo em anos p = 1 W (12) substituindo (6) e (5) em (7), tem-se:

p = 1 (1 P) n sendo P =
1 n ) TR 1
1 n

1 TR

(13)

p = 1 (1

(14) (15)

TR =

1 (1 P)

Em termos prticos, esta equao pode ser aplicada da seguinte forma:

TR =

1 1 (1 k )
1 n

(16)

onde k o risco assumido para a obra a ser projetada e n a vida til da obra (anos) 2.2 Fixao do tempo de durao da chuva intensa Quando se considera o tempo de durao da chuva menor que o tempo de concentrao da bacia, ocorrer uma vazo de pico menor que a mxima porque no haver participao de toda bacia hidrogrfica no escoamento, propiciando uma vazo

18

C.R.Mello/Marciano

de pico menor. Se for adotado o tempo de durao maior que o tempo de concentrao da bacia, tambm no se obter vazo de pico mxima, uma vez que a durao da chuva ser consideravelmente alta, reduzindo sua intensidade mxima. Neste caso, haver formao de um patamar de vazo mxima, conhecido como curva S. Graficamente tem-se:
Q td = tc td > tc

td < tc

Figura1 Comportamento da hidrgrafa de acordo com a durao da precipitao considerada Exemplo 1. Seja uma bacia hidrogrfica de rea igual a 50 ha, que apresenta comprimento do talvegue principal igual a 5 km e declividade entre a extremidade do curso dgua e a seo de controle igual a 8%, com a seguinte distribuio das caractersticas de superfcie: 10 ha, ocupando 1 km de comprimento, coberto por floresta, com declividade de 10%; 20 ha, ocupando 2 km de comprimento, coberto por milho, com declividade de 4% e 20 ha, ocupando 2 km de comprimento, coberto com pasto e declividade de 20%. Determinar a vazo de projeto para uma barragem a ser construda na seo de controle da mesma, utilizando a frmula de Kirpich e o mtodo da velocidade mdia para o tempo de concentrao. Considere uma vida til de 30 anos e um risco de 80% para o projeto e a seguinte equao de chuvas intensas:
I= 842,702 TR0,179

tempo

(10,39 + td)0,736

, em que I expresso em mm/h, TR, em anos e td, em minutos.

a) Determinao do coeficiente de escoamento superficial Neste caso, deve-se calcular o fator C, com base numa mdia ponderada pela rea. Assim, aplicando-se a Tabela 4, tem-se: rea 1 (Floresta): C = 0,45 rea 2 (Milho): C = 0,44 rea 3 (Pastagem): C = 0,46
C=

10 0,45 + 20 0,44 + 20 0,46 = 0,45 50

b) Determinao da precipitao intensa Clculo de tc por Kirpich

L = 5 km .: Para declividade de 8%, S ser igual a 400 m em 5 km (ou 8m em cada 100 m) = 80 m/km.

19

C.R.Mello/Marciano

tc = 57 50,77 80 0,385 = 36,4 minutos

Clculo da precipitao intensa determinando-se o TR pela equao 11

TR =

1 1 (1 k )
1 n

1 1 (1 0,8)
1 30

= 19,14anos

I=
-

842,702 19,14 0,179 = 84,32 mm/h (10,39 + 36,4)0,736


Clculo de tc pela velocidade mdia (Tabela 2, considerando valores mdios)

Trecho 1: Lt = 1 km e Vt = 0,9 m/s .: 1,11 km/m s-1 Trecho 2: Lt = 2 km e Vt = 0,9 m/s .: 2,22 km/m s-1 Trecho 3: Lt = 2 km e Vt = 1,6 m/s .: 1,25 km/ m s-1

tc = 16,67 (1,11 + 2,22 + 1,25) = 76,35 minutos


Clculo da precipitao intensa por esta metodologia

I=

842,702 19,14 0,179 = 53,53 mm/h (10,39 + 76,35)0,736

c) Clculo da vazo - Por Kirpich

Q=
-

0,45 84,32 50 = 5,27 m3 s-1 360 0,45 53,53 50 = 3,35 m3 s-1 360

Pelo mtodo da velocidade

Q=

Obs.: Comparando-se as metodologias, observa-se a situao comentada anteriormente, onde o valor da vazo de projeto calculado com base no tempo de concentrao pela metodologia de Kirpich superior ao da outra metodologia, gerando um valor 57% superior.

3 Hidrgrafa Unitrio Triangular (HUT) 3.1 Abordagem introdutria A fim de reduzir as dificuldades na elaborao da hidrgrafa unitria de uma bacia hidrogrfica, tais como a existncia de monitoramento de vazes (valores de Q), a dificuldade de extrapolao do HU de uma bacia para outra e maior complexidade matemtica, foi desenvolvido um modelo de HU que simplifica o processo de estimativa de vazes e tempo de pico para uma hidrgrafa produzida por uma dada precipitao efetiva.

20

C.R.Mello/Marciano

A idia central ajustar a hidrgrafa a uma forma triangular (aproximando as curvas de ascenso e recesso a uma reta), o que facilita o entendimento e o clculo da vazo de pico. O SCS-USDA props um modelo de HU com esta aproximao, que ficou conhecido pela sigla HUT, associando os parmetros da hidrgrafa (vazo de pico e tempo de pico) s caractersticas fsicas da bacia. Ao se calcular a rea deste tringulo, automaticamente se determina o volume de deflvio. Uma vez considerado unitrio, esta rea ser igual de uma precipitao unitria, que para este modelo de 1 cm. A Figura 3 ilustra uma hidrgrafa triangular e a seguir as idias bsicas desenvolvidas por esta metodologia.
Q D tp Qp

ta

te

tempo

Figura 3. Representao de uma hidrgrafa triangular. Por esta Figura, pode-se desenvolver o seguinte raciocnio, a partir do clculo da rea da hidrgrafa:

Qp ta Qp te + =Q 2 2

(24)

Em que, Q a quantidade de deflvio, Qp a vazo de pico da hidrgrafa, ta o tempo de ascenso da hidrgrafa, te, o tempo de recesso. Ainda na Figura 3, D representa o tempo de durao da precipitao unitria, normalmente igual ao tempo de monitoramento da precipitao para apenas 1 evento efetivo; tp representa o tempo de pico da hidrgrafa. O valor de te ajustado ao valor de ta como sendo:

te = H ta (25) A partir de avaliao de vrias bacias norte-americanas, concluram que H igual 1,67. Para uma precipitao efetiva unitria qualquer Pu (0,1 mm; 1,0 mm; 10,0 mm), tem-se valor de Q na equao 24. O desenvolvimento da equao para o clculo da vazo de pico para a hidrgrafa unitria fica: Da equao 24, tem-se, multiplicando cruzado:

qp (ta + te ) = 2 Pu
E isolando-se qp:

(26) (27)

qp =

Substituindo a equao 25 na 27, considerando H = 1,67, obtm-se:

2 Pu ta + te

21

C.R.Mello/Marciano

qp =

2 Pu 2,67 ta

(28)

Ao se analisar as unidades da equao 28, observa-se que para Pu em mm e ta, em horas, a vazo de pico (qp) ser obtida em mm h-1 ou, em termos de anlise dimensional, LT-1. Para obter a vazo em unidades L3T-1, necessrio multiplicar a equao 28 pela rea da bacia, que possui unidade em L2:

qp =

2 Pu A 2,67 ta

(29)

Para obter a vazo de pico (qp) em m3 s-1, a partir da equao 29, trabalhandose com Pu em mm, A em km2 e ta em horas, necessrio multiplicar esta equao por uma constante de transformao de unidades da seguinte forma: - km2 para m2 = multiplica-se por 106 (no numerador da equao da 29); - mm para m = dividi-se por 103 (no numerador da equao da 29); - hora para segundo = multiplica-se por 3600 (no denominador da equao 29); Assim, a constante ser:
10 6 10
3

1 = 0,278 3600

Multiplicando-se a equao 19 por 0,278, obtm-se:

qp =

Em que, qp a vazo de pico do HUT, em m3 s-1, Pu, a precipitao unitria, em mm, A representa a rea da bacia, em km2 e ta tempo de ascenso, em horas. Esta equao vlida para bacias menores que 8 km2 (800 ha). A determinao do tempo de pico (tp) do HUT feita com base no tempo de concentrao da bacia. O SCS-USDA produz a seguinte equao emprica para este clculo, considerando as caractersticas fisiogrficas da bacia, e o fato, observado em vrias bacias, de que, em mdia, tp = 0,60 x tc:

0,208 Pu A ta

(30)

Em que, tp obtido em horas, L o comprimento hidrulico ou comprimento do curso dgua principal (m), S, capacidade mxima de absoro de gua da bacia (vide mtodo CN) e X, a declividade do curso dgua, em percentagem. Observa-se pela Figura 3 que:

S 2,6 L + 1 25,4 tp = 1900 X 0,50


0 ,80

0 , 70

(31)

ta = tp +

D 2

(32)

Exemplo 4. A partir da bacia hidrogrfica do exemplo 4, calcular a vazo de pico do hidrograma, considerando a umidade antecedente da situao 3*. O comprimento hidrulico de 120 m e a declividade, igual a 12,5% e precipitao unitria de 10 mm. Do exemplo anterior, a lmina infiltrada de 31,2 mm (letra e) e o deflvio (precipitao efetiva) de 13,8 mm (letra d). O valor de S de 52 mm (letra c). A precipitao est sendo monitorada a cada 10 minutos e h apenas um evento efetivo.
*

Ocorreram precipitaes nos ltimos 5 dias, com o solo saturado, considerando o total precipitado maior que 53 mm, para a poca de crescimento, e maior que 28 mm em outro perodo.

22

C.R.Mello/Marciano

- Clculo de tp e ta

52 2,6 (120) + 1 25,4 tp = 0,5 1900 (12,5)


0 ,80

0 , 70

= 0,039 horas = 2,33 minutos

Como D igual a 10 minutos, ta ser igual a: ta = 10/2 + 2,33 = 7,33 minutos = 0,122 horas. O valor da vazo de pico unitria ser (rea = 1,5 ha ou 0,015 km2):
qp = 0,208 10 0,015 3 -1 = 0,256 m s 0,122

Observe que este valor diz respeito vazo de pico unitria, ou seja, para um evento de 10 mm em 10 minutos. Recordando, do tpico anterior, que Q = P x q, temse que: P = 13,8/10 = 1,38 Assim, a vazo de pico para este evento ser: Q = 1,38 x 0,256 = 0,350 m3 s-1 Note que, para obteno da vazo de pico final, que o objetivo do exerccio, no faz diferena o valor de Pu adotado. Assim, por exemplo, se Pu for igual 1, a vazo de pico unitria seria 0,0256 m3 s-1. Porm, a relao entre a precipitao efetiva e Pu seria de 13,8 e vazo final no mudaria. Obs.: Com o deflvio, calculado pelo mtodo do nmero da curva (CN) e a vazo de pico, calculada por esta metodologia, ficam definidas as condies necessrias para o desenvolvimento de projetos hidrulicos, como terraos, bacias de conteno, barragens e aplicao de modelos para estimativa da perda de solo em bacias, a ser apresentado no prximo tpico.

23

Vous aimerez peut-être aussi