Vous êtes sur la page 1sur 3

A malandragem do marketing-reverso

Alceu A. Sperana

Muitas vezes eles esto a servio de causas canalhas, como j dizia Graciliano Ramos em Memrias do Crcere. Mas no h como desprezar a inteligncia e a capacidade dos marqueteiros eleitorais. At seria f deles, no fosse o aluguel de seus talentos para alguns dos maiores sacanas da Repblica. Em Cascavel (PR), tentaram transformar um projeto elitista de reduo do nmero de vereadores em proposta popular. Alegavam que a medida traria economia para o Municpio, tentando convencer a populao, ardilosamente, que menor representao popular traz vantagens e economia. Na verdade, sonham com nenhuma representao alm daquela que o poder econmico pode comprar. Nem pensar em vereadores representando movimentos de sem-tetos, sem-terras, sem-nada. Por isso venderam uma proposta antipovo como se fosse iniciativa popular. Desta vez, danaram.

Uma trama interessante se deu no Cear, onde o governo estadual do mesmo bloco federal de poder. Como foram adquiridos trens eltricos e ningum deu muita ateno a isso, j que o governo no fez mais que a obrigao, plantaram o boato de que os novos veculos eltricos no caberiam nos tneis: ficariam entalados quando entrassem em operao. O passo seguinte foi criar uma polmica em torno do assunto: afinal, os trens eltricos passam pelos tneis ou ficam entalados? Para responder a essa questo, o governo no mandou apenas o corpo tcnico emitir laudos e divulg-los pela imprensa, como normalmente se faz. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) promoveu um teste aberto, convidando a participar os internautas que davam nas redes sociais, como o Twitter e o Facebook, muita repercusso ao boato do suposto entalamento. O teste serviria para provar o que os tcnicos, o governo e a imprensa j sabiam: os trens eltricos so compatveis com os tneis. Claro, jamais seriam adquiridos se no o fossem. Seria um absurdo imperdovel um governo de Estado, com um quadro tcnico altamente qualificado e responsvel, adquirir trens que no caberiam nos tneis inexistentes. Assim, monta-se a alegre caravana de internautas para um ostensivo teste de trafegabilidade dos novos trens eltricos nos tneis.

Duas centenas de pessoas participam e logo comeam a chover imagens e opinies nas redes sociais e na ingnua imprensa blogueira: os caluniadores quebraram a cara, porque os trens passam, sim, pelos tneis! claro quer passam. S os oposicionistas mais nscios e irresponsveis compraram a falsa ideia de que no passavam. Por a se v que muitos boatos so espalhados pelos prprios caluniados para depois provar que esto certos. Num episdio lastimvel e jamais apurado, em Cascavel ningum jamais disse que o diploma de mdico de Lsias Tom (PPS) era falso, mas apareceram panfletos afirmando esse absurdo. A o candidato chorou nos debates da TV e se elegeu, atropelando os favoritos. Ao tentar se reeleger apresentando apenas obras, desabou para o quarto lugar. E em Fortaleza no deu outra: os trens no s entram nos tneis, o que se comprovou no passeio sobre um Veculo Leve sobre Trilhos (VLT), como agora, alm dos desmentidos dramticos, entram no rol de truques para propaganda as visitas guiadas, uma espcie de comcio turstico. Em outros lugares, juntam os objetos comprados na frente da prefeitura e abrem um barulhento foguetrio. Logo descobriro que os passeios-comcios e outros truques de marketing-reverso do mais prestgio (e menos riscos de derrota) que corridas em kartdromo.

Vous aimerez peut-être aussi