Vous êtes sur la page 1sur 30

MQUINAS SNCRONAS 31/01/2007 Ivan Camargo 1) Introduo A mquina sncrona elementar composta por trs enrolamentos no estator, defasados

s de 120 graus e um enrolamento no rotor alimentado em corrente contnua. O rotor da mquina sncrona (MS) pode ser liso ou com plos salientes. A mquina de rotor liso usada para acionamentos em alta velocidade (n = 1800 rpm ou 3600 rpm) e a de plos salientes para acionamentos em baixa velocidade. A figura 1 mostra esquematicamente a MS elementar com a representao dos seus quatro enrolamentos: trs fases no estator e o enrolamento de campo no rotor.

Figura 1: Mquina sncrona elementar. A MS usada, normalmente, como gerador. Praticamente toda a potncia eltrica gerada no mundo feita atravs de geradores sncronos. Uma das facilidades desta mquina, como ser visto adiante, poder operar em regime permanente como um controle de potncia ativa e reativa do sistema. Controlar a potncia reativa interessante para ajustar o fator de potncia de uma carga.

Exemplo 1 Em uma indstria, um motor sncrono, trifsico, de 4.400 V, 500 kVA, instalado em paralelo com vrios motores de induo. Os dados dos motores em operao so os seguintes: MIT: 600 kVA, fp = 0,8 (indutivo) MS: 400 kVA, fp = 1 a) Qual o fator de potncia (fp) da indstria? b) Como melhorar o fp desta indstria? Soluo P(MIT) = 600 . 0,8 = 480 kW P(MS) = 400 kW P(total) = 880 kW Q (MIT) = 600 . 0,6 = 360 kvar = Q(total) S(total) = (8802 + 3602)1/2 = 950 kVA fp = 880/950 = 0,92 (indutivo) Para melhorar o fp pode-se usar o motor sncrono at o limite da sua potncia aparente mxima (ou nominal). S(MS) = 500 kVA P(MS) = 400 kW Q(MS) = 300 kvar Acrescentando 300 kvar de potncia reativa na carga, tem-se: Q(total) = 360 300 = 60 kvar A potncia aparente da carga passa a ser: S(total) = (8802 + 602)1/2 = 882 kVA fp = 0,997 Melhorar o fator de potncia da carga sempre bom. Reduzindo a corrente total, reduz de forma significativa as perdas que variam com o quadrado desta corrente. 2) Gerador Sncrono Aplicando-se uma corrente contnua no enrolamento de campo (iF), e acionando-se mecanicamente o rotor a uma velocidade , o fluxo nas trs bobinas do estator vai

variar senoidalmente com o tempo produzindo um sistema trifsico de tenses equilibradas. O valor rms da tenso nas trs fases igual e, normalmente, a tenso do estator em vazio chamada de tenso interna ou tenso de excitao (E). O clculo de E simples e foi feito no caso do motor de induo trifsico. A expresso dada por: E = 4,44 f F NkW Onde (1)

F o fluxo produzido pela corrente de campo;


N o nmero de espiras do enrolamento do estator; kW o coeficiente de distribuio dos enrolamentos do estator; f a freqncia da variao do fluxo que proporcional velocidade de rotao do rotor . A freqncia de variao do fluxo em uma bobina do rotor depende do nmero de plos da mquina. Considere a bobina da fase a desenhada esquematicamente no eixo a da figura 2. Quando o rotor d uma volta completa em seu eixo, o fluxo na bobina completa dois ciclos.

Figura 2: Mquina sncrona de 4 plos A freqncia angular da tenso induzida (e) ser duas vezes a velocidade de rotao mecnica do rotor (m). Ento, para uma mquina de p plos:

e =

p m 2

(2)

Como,

e = 2f
e Ento: n= 120 f p

(3) (4)

m =

2n 60

(5)

Para permitir a conexo de geradores em paralelo, a tenso gerada por uma mquina sncrona essencialmente a freqncia constante. A operao deve ser feita, portanto, a velocidade constante. A velocidade de rotao dos geradores determinada pelo acionamento mecnico. Para motores de alta velocidade, usa-se geradores de plos lisos com 2 ou 4 plos. Para turbinas que tm o seu mximo rendimento em baixas velocidades, usa-se geradores de plos salientes com algumas dezenas de plos. Como a tenso interna (E) funo da freqncia e do fluxo e a freqncia constante. O controle de tenso de uma mquina sncrona feito atravs do controle do fluxo produzido pela corrente do campo. Para se obter o valor da tenso rms do estator em funo da corrente de campo, basta efetuar o ensaio em vazio do gerador. Aciona-se mecanicamente o gerador velocidade sncrona e varia-se a corrente de campo de zero ao seu valor mximo. Esta caracterstica chamada Caracterstica de Circuito Aberto (CCA) do gerador. A figura 3 mostra a CCA de uma mquina.
1,60

1,20 Tenso (E)

0,80

0,40

0,00 0,00

0,20

0,40

0,60

0,80

1,00

corrente de excitao

Figura 3: Caracterstica de Circuito Aberto (CCA).

Quando iF igual a zero, a tenso induzida ser dada pelo valor residual do fluxo. Com o aumento da corrente de excitao, o fluxo aumenta linearmente. A partir do momento que o circuito magntico da mquina satura, o aumento em iF no provoca aumento no fluxo e por conseqncia o valor da tenso induzida tambm satura. A parte linear da CCA chamada de linha de entreferro. Existe uma defasagem de 90 entre o fluxo e a tenso gerada. De fato, como a Lei de Faraday diz que a tenso igual variao do fluxo concatenado com o tempo, quando o fluxo mximo, sua variao mnima. Se representarmos o fluxo por uma funo cosenoidal do tempo, a tenso ser dada por uma funo senoidal. Representando esquematicamente a tenso gerada (E) e o fluxo (), ou a fora magnetomotriz (F), obtm-se o diagrama fasorial da figura 4.

Figura 4: Diagrama fasorial da mquina em vazio. Se a mquina for ligada a uma carga trifsica, as tenses vo provocar a circulao de correntes trifsicas nas bobinas do estator. O efeito da circulao de correntes no estator chamado de Reao da Armadura (RA). A reao da armadura produz uma fora magnetomotriz que gira no entreferro da mquina na velocidade da tenso induzida. A fase da corrente depende da carga. Suponha que a corrente da fase a esteja defasada da tenso interna (E) de um ngulo de radianos. A reao da armadura pode ser acrescentada ao diagrama fasorial anterior dando origem figura 5.
F

E RA

Figura 5: Reao da Armadura (RA) 5

Antes de desenvolver o circuito equivalente da mquina sncrona interessante observar que ela uma mquina que opera em regime permanente com tenso terminal e velocidade constantes. De fato, as diversas mquinas de um sistema so conectadas em paralelo. Todas elas so ligadas, atravs de transformadores trifsicos, ao sistema de transmisso. O sistema de transmisso faz a conexo s cargas. Normalmente, considera-se que a mquina esteja ligada a um sistema muito grande onde tenso e freqncia permanecem constantes independentemente do que ocorre na mquina. Este sistema chamado de barramento infinito. A figura 6 mostra, esquematicamente, as mquinas ligadas a um barramento infinito.

Figura 6: Mquinas ligadas a um barramento infinito Para se conectar um novo gerador rede (ou a um barramento infinito) preciso, inicialmente, sincronizar o novo gerador. Para sincronizar o gerador, so necessrios alguns ajustes: a) b) c) d) tenso terminal freqncia seqncia de fase fase

Usa-se um aparelho, chamado sincroscope, para ajustar a tenso terminal tenso da rede. possvel tambm fazer o ajuste atravs de um conjunto de trs lmpadas.

A figura 7 mostra o modelo esquemtico da conexo das lmpadas em paralelo com um disjuntor (D). Quando as lmpadas estiverem apagadas o disjuntor pode ser ligado e a mquina conectada rede.

Excitatriz Corrente de campo

Fora Motriz

Gerador Sncrono

c D

Figura 7: Conexo de um gerador sncrono rede Se a tenso terminal for diferente da tenso da rede, as lmpadas estaro acessas e deve ser feito um ajuste na corrente de campo. Se a freqncia for diferente, a luminosidade das lmpadas varia com o tempo. preciso ajustar a velocidade da fonte mecnica de energia. Se houver uma troca de fase, as lmpadas permanecem acessa e preciso alterar a conexo das fases. Finalmente, a defasagem das tenses trifsicas pode ser corrigida atravs da variao da velocidade da fonte mecnica. 3) Motor Sncrono O motor sncrono, por exigir uma fonte de corrente contnua, mais caro que o motor de induo trifsico (MIT). Alguns acionamentos que exigem velocidade constante podem ser feitos atravs deste tipo de motor. O motor sncrono no tem torque de partida. Quando o estator conectado a uma fonte trifsica de tenso alternada, as correntes do estator produzem um campo magntico girante (idntico ao do MIT) que roda a uma velocidade muito elevada. O rotor tenta

acompanhar o campo mas no consegue devido a inrcia mecnica. O que se observa a vibrao do rotor. Para partir um motor sncrono pode-se usar uma fonte de freqncia varivel o que caro e pouco usual. O procedimento mais normal acionar o motor sncrono como se ele fosse um motor de induo. Para isto, o enrolamento de campo deixado em aberto e so colocados barramentos extras no plo do rotor para que funcionem como uma gaiola de esquilo. Esses enrolamentos so chamados de enrolamentos amortecedores. Os enrolamentos amortecedores funcionam com os enrolamentos do rotor de um MIT. Desta forma, o motor sncrono parte e, quando a velocidade se aproximar da velocidade sncrona o enrolamento de campo acionado. Neste momento a mquina passa a funcionar como motor sncrono. Os enrolamentos amortecedores no tm nenhum efeito na mquina quando ela opera na velocidade sncrona. A tenso induzida e as correntes so nulas. No entanto, quando h uma alterao na velocidade de rotao da mquina, correntes so induzidas nestes enrolamentos no sentido de produzir um torque que se oponha variao da velocidade. Por este motivo so chamados enrolamentos amortecedores. 4) Circuito Equivalente em Regime Permanente A tenso induzida nos enrolamentos do estator (Er) de um gerador sncrono ser proporcional ao fluxo resultante no entreferro. Como foi visto, no caso das mquinas sncronas de plos lisos, fora magnetomotriz (fmm) e fluxo esto relacionados pela relutncia, constante, do entreferro. Assim, o fluxo (ou a fmm) resultante ser composto pelo fluxo produzido pelo campo (F) e pelo fluxo de reao da armadura (RA).

E r = E RA + E F

(6)

A tenso de reao da armadura (ERA) pode ser representada por uma reatncia de magnetizao (Xmag). Observando o diagrama fasorial da mquina, considerando que a tenso est atrasada de 90 em relao ao fluxo e que a corrente na fase est atrasada 90 em relao tenso, tem-se:

E RA = jX mag I a
Ento:

(7)

E F = jX mag I a + E r

(8)

A tenso induzida no estator (Er) diferente da tenso terminal (V). Da mesma forma que no transformador e no MIT, tem-se a resistncia do enrolamento e a parte do fluxo de disperso. Considerando a mquina operando como gerador, ou seja, com corrente positiva saindo da gerao e indo para carga tem-se:

V = E r RI a jXI a

(9)

Portanto, possvel determinar a tenso interna da mquina (EF) conhecendo-se as condies de carga da mquina, ou seja, a tenso terminal e a corrente (ambas em mdulo e ngulo).

E F = jX mag I a + jXI a + RI a + V

(10)

A reatncia sncrona da mquina (XS), por definio, a soma da reatncia de magnetizao e a de disperso.
X S = X mag + X

(11)

Ento:
E F = V + jX S I a + RI a

(12)

E o circuito equivalente dado pela figura 8.

I Xs E r V

Figura 8: Circuito Equivalente da Mquina Sncrona de Plos Lisos Para se obter os parmetros do circuito equivalente, mede-se a resistncia, por fase, e se faz os dois ensaios: em circuito aberto (CA) e em curto-circuito (CC). O primeiro ensaio j foi descrito na definio da curva de magnetizao da mquina, ou seja, na caracterstica de circuito aberto (CCA). O ensaio em CC feito medindo-se a corrente (mdia entre as trs fases) nos terminais do gerador em curto circuito, fazendo variar a corrente de excitao. Quando os terminais da mquina esto em CC a corrente de fase estar praticamente 90 atrasada em relao tenso interna (EF). A fmm resultante ser pequena e a mquina no satura. Desta forma, a caracterstica de curto circuito (CCC) de um gerador sncrono linear. O diagrama fasorial da mquina durante o ensaio em curto mostrado na figura 9 e as curvas CCA e CCC so mostradas simultaneamente na figura 10.

F RA

R E

Ia

Figura 9: Diagrama fasorial da mquina sncrona em curto circuito.


2,00 1,80 1,60 1,40 1,20 1,00 0,80 0,60 0,40 0,20 0,00 0,00 0,20 0,40 0,60 0,80 1,00 0,00 1,20 1,00 0,50 1,50 2,50 2,00 3,00

Figura 10: CCC e CCA da mquina sncrona. a) Reatncia sncrona no-saturada A partir dos dados dos ensaios, fcil obter o valor da impedncia interna da mquina. De fato, a impedncia ser a relao entre a tenso e a corrente obtidas para um mesmo valor de corrente de excitao (iF). No caso da impedncia sncrona no-saturada (ZNS) esta relao obtida na parte linear da curva de magnetizao. Portanto:

Z NS =

V NS Ia

(13)

Conhecendo-se o valor da resistncia por fase:


2 X NS = Z NS R 2

(14)

10

b) Reatncia sncrona saturada (XS) Normalmente os geradores sncronos operam com algum grau de saturao e conectados a um barramento de tenso constante. O nvel de saturao da mquina no se altera significativamente com a variao da corrente de campo uma vez que:

E r V = cte

(15)

Desta forma, interessante calcular a reatncia saturada da mquina que dada pela relao entre a tenso nominal (Vn) obtida no ensaio em circuito aberto e a corrente obtida na CCC para a mesma corrente de excitao.

ZS =

Vn Ia

(16)

2 X S = ZS R2

(17)

Conhecido o circuito equivalente da mquina sncrona e os parmetros que o compe, possvel traar o diagrama fasorial para operao da mquina como gerador ou como motor. Considerando a tenso terminal (V) como referncia, um gerador alimentando uma carga definida por uma corrente Ia apresenta o diagrama fasorial mostrado na figura 11.
E F = V + jX s I a + RI a

(18)

RA

R E jXsI V I rI

Figura 11: Diagrama fasorial do gerador alimentando uma carga indutiva. Ainda considerando a tenso terminal como referncia, a operao como motor pode ser caracterizada pela inverso do sentido positivo da corrente de armadura (figura 12).

11

Figura 12: Circuito Equivalente do Motor Sncrono Ento:


E F = V jX S I a RI a

(19)

E o diagrama fasorial apresentado na figura 12.

Figura 12: Diagrama fasorial do motor absorvendo uma corrente atrasada em relao tenso. Observe que o funcionamento como gerador caracterizado por uma defasagem entre tenso interna (EF) e tenso terminal (V) positiva. Quando a mquina opera como motor esta defasagem negativa. Este ngulo chamado ngulo de carga e normalmente notado pela letra grega . Exemplo 2 Dado a CCC e a CCA de um gerador sncrono trifsico de 200 MVA, 15,8 kV, 60 Hz. Calcular a reatncia no-saturada e saturada da mquina em ohms e em pu.
iF (A) CCA (kV) CCC (kA)

0 0 0

150 3,75 1,4

300 7,5 2,8

450 11,2 4,2

600 13,6 5,6

750 15 7

900 15,8 8,4

1050 16,15 9,8

1200 16,5 11,2

Soluo interessante transformar os valores em pu.

SB = 200 MVA (trifsico) VB = 15,8 kV (linha)

12

IB =

SB
3VB
VB 3

= 7,308 kA

VBF =

= 9,122 kV (fase)

ZB =

VBF = 1,247 IB

Como no foi dado o valor da resistncia por fase, assume-se que Z X. Ento: Para a corrente de campo vai-se assumir que a corrente que produz a tenso nominal em vazio a corrente nominal, neste caso, 900 A. Ento a tabela pode ser reescrita como:

iF (pu) CCA (pu) CCC (pu)

0,00 0,00 0,00

0,17 0,24 0,19

0,33 0,47 0,38

0,50 0,71 0,57

0,67 0,86 0,77

0,83 0,95 0,96

1,00 1,00 1,15

1,17 1,02 1,34

1,33 1,04 1,53

Como a CCC linear, basta um nico ponto para definir a reta que passa pela origem. O grfico (em pu) est mostrado na figura 10. Assim: X(NS) = 1,546 ohms X(NS) = 1,239 pu XS = 1,086 ohms XS = 0,870 pu
Exemplo 3

Qual a corrente de campo necessria para este gerador fornecer a sua potncia nominal com fator de potncia igual a 0,9 indutivo?
Soluo
V = 10 pu

I = 1 25,84 pu
E = V + jX s I = 1 + j 0,87.1 25,84 = 1,58629,58 pu

iF = 900 . 1,586 = 1427 A

13

5) Caracterstica de Potncia (ou Torque)

Considerando que a mquina funcione, em regime permanente, com tenso e freqncia constantes, a potncia complexa (S) trifsica fornecida pela mquina ser dada por:

S = 3.V .I *

(20)

Tomando o fasor de tenso terminal como referncia, tem-se:


V = V + j 0 = V 0

(21)

A tenso de excitao pode ser colocada em forma polar ou retangular usando a definio do ngulo de carga .
E = E = E (cos + jsen )

(22)

Desta forma o clculo da corrente, usando a conveno gerador, direto:


I= E V E cos V + jEsen = Z Z E cos V jEsen Z*

(23)

I* =

(24)

Substituindo o valor da impedncia conjugada (Z*) e separando a parte real da parte imaginria, tem-se:
I* = R ( E cos V ) + X S ( Esen ) X ( E cos V ) R ( Esen ) + j S 2 Z Z2

(25)

Voltando equao (20), e lembrando que a parte real da potncia complexa chamada de potncia ativa (P) e que a parte imaginria chamada de potncia reativa (Q), temse:
R (VE cos V 2 ) + X S (VEsen ) P=3 Z2 X (VE cos V 2 ) R (VEsen ) Q=3 S Z2

(26)

Fazendo a considerao usual de que a reatncia significativamente maior que a resistncia obtm-se:
P=3 VEsen XS

VE cos V 2 Q=3 XS

(27)

14

Estas duas expresses so muito importantes na anlise da mquina sncrona em regime permanente. A relao entre a potncia ativa trifsica e o torque a velocidade sncrona. Se a velocidade sncrona for tomada como velocidade de base em um sistema pu, o valor numrico da potncia ativa trifsica e do torque em pu ser o mesmo. Desta forma, considerando a mquina operando em regime permanente, a caracterstica de torque ou de potncia a mesma. interessante notar (equao 27) que a potncia varia senoidalmente com o ngulo de carga. A figura 13 mostra a caracterstica P x da mquina sncrona.

1,2 1 0,8 0,6 0,4 0,2 0 0,000

0,500

1,000

1,500

2,000

2,500

3,000

Figura 13: Caracterstica P (pu) x (rad) da mquina sncrona. O valor da potncia mxima varia com a tenso de excitao (E), portanto com a corrente de campo (iF). Mantendo a corrente de campo constante, se a potncia mecnica de acionamento de um gerador for aumentada o novo ponto de operao do gerador ser dado por um ngulo de carga maior, portanto com um maior fornecimento de potncia ativa para a rede. O equilbrio entre a potncia mecnica de entrada e a potncia eltrica de sada (de um gerador) deve ser mantido constantemente para que a velocidade permanea constante. Se a potncia mecnica continuar aumentando lentamente (de forma a permitir uma anlise em regime permanente) a potncia eltrica continua aumentando at o ngulo de carga atingir o seu valor de mxima potncia eltrica de sada ( = /2). A partir deste ponto, o aumento da potncia mecnica produz a reduo da potncia eltrica e a mquina perde a estabilidade. Este ponto chamado de limite de estabilidade esttica da mquina.

15

Exemplo 4

Um gerador sncrono trifsico de 5 kVA, 208 V, 4 plos, 60 Hz, tem reatncia sncrona igual a 8 . Qual a tenso de excitao se ele fornece a sua potncia nominal com fator de potncia igual a 0,8 indutivo?
Soluo

Tomando como grandezas de base os valores nominais da mquina: SB = 5.000 VA VB = 208 V IB = 13,88 A ZB = 8,65 Portanto
V = 10 pu S I = ( )* = 1 36,87 pu V

XS =

8,0 = 0,92 pu 8,65

E = V + jX S I = 1 + j 0,92.1 36,87 = 1,721725,44 pu

O mdulo da tenso interna (de linha) ser 358 volts.


Exemplo 5

Se a corrente de campo for aumentada em 20% sem nenhuma alterao na potncia mecnica, qual ser o fator de potncia do novo ponto de funcionamento do gerador?
Soluo

P = 0,8 pu (do exemplo anterior, que permanece constante). E = 1,2 E = 2,066 pu

O ngulo de carga vai se ajustar a nova condio. Como em pu:

16

P=

VEsen XS PX S = 20,87 E 'V

' = arcsin
Ento:
I '=

E ' 'V = 1,2895 51,6 pu jX S

O fator de potncia do gerador, nesta nova condio de carga, ser: fp =cos(-51,6) = 0,62 (indutivo)
Exemplo 6

Se a potncia mecnica for aumentando lentamente at o seu valor mximo (limite de estabilidade esttica) sem alterar a corrente de campo, qual ser a corrente do estator nesta nova condio operativa?
Soluo
Pmax = VEsen( / 2) = 1,8714 pu XS

I '=

1,721790 10 = 2,164 + 30,15 pu j 0,92

I = 30 A
Exemplo 7

A mquina dos exemplos anteriores funciona agora como motor absorvendo 3 kW da rede com um ajuste da corrente de excitao de forma a manter o fator de potncia unitrio. Qual a excitao e a corrente do motor nesta situao?
Soluo

P = 0,6 pu (motor) Q = 0 (fp =1)


S I ' = ( ) = 0,60 pu V E = V jX S I = 1 + j 0,92.0,6 = 1,1422 28,89 pu

17

O diagrama fasorial pode ser visto na figura do exemplo 7 onde se observa o ngulo de carga negativo.

Figura do exemplo 7: diagrama fasorial


Exemplo 8

Qual o mximo torque do motor do exemplo anterior supondo que a corrente de excitao permanea constante?
Soluo
Pmax = VEsen( / 2) = 1,2416 pu XS

Pmax = 1,2416 x 5 = 6,208 kW

s =

4f = 188,5 rad/s p

Tmax = (Pmax/s) = 32,9 Nm

interessante observar que o diagrama fasorial da mquina fornece tambm o lugar geomtrico da potncia ativa e da potncia reativa fornecida (ou absorvida) pela mquina. Como foi visto (equao 27):
P= VEsen XS

Supondo V e XS constantes:
P Esen

(28)

Da mesma forma:
Q= VE cos V 2 E cos V XS

(29)

18

Tomando a extremidade do fasor V como o zero de um par de ordenadas cartesianas, observa-se que a projeo vertical do fasor de excitao (E) proporcional potncia ativa (P) da mquina. J a projeo horizontal proporcional potncia reativa (Q). A figura 14 mostra esta equivalncia.

jXI

V Q I

Figura 14: Potncia ativa e reativa obtida do diagrama fasorial da mquina sncrona. A operao da mquina com torque mecnico constante, ou seja, com potncia ativa constante obtida variando a corrente de excitao e, por conseqncia, o fator de potncia da mquina.
Exemplo 9

Suponha que um gerador sncrono, trifsico, de plos lisos, 4 plos, 60 Hz, de 200 MVA, 13,8 kV, com reatncia sncrona de 1 pu opere com a tenso terminal constante (igual ao seu valor nominal) fornecendo a sua potncia aparente nominal com um fator de potncia igual a 0,8 indutivo. Calcular a tenso de excitao nesta situao, com fator de potncia unitrio e com fator de potncia igual a 0,8 capacitivo. O acionamento mecnico mantido constante.
Soluo

a) V = 10 pu
S I (a ) = ( )* = 1 36,87 pu V

X S = 1,0 pu

19

E (a ) = V + jX S I = 1 + j1.1 36,87 = 1,7926,56 pu

Para avaliar se a tenso de excitao est correta, pode-se usar:


P= VEsen = 0,8 pu XS

b) Com fp = 1, implica P = S = 0,8 pu. Ento:


S I (b) = ( )* = 0,80 pu V E (b) = V + jX S I = 1 + j1.0,80 = 1,2838,65 pu

c) com fp = 0,8 capacitivo, implica P = 0,8 (permanece constante) e S = 1 pu.


S I (c) = ( )* = 1,0 + 36,87 pu V E (c) = V + jX S I = 1 + j1.1 + 36,87 = 0,89463,43

d) O diagrama fasorial mostrando os trs pontos de operao mostrado na figura do exemplo 9.

P P = 0,8 E(b) E(c) c I(c) a V I(b) I(a) Q(c)<0 Q(b)=0 Q(a)>0 Q b jXI E(a)

Figura do exemplo 9: Diagrama Fasorial. fcil observar que o mdulo da corrente do estator passa por um mnimo quando o fator de potncia unitrio. A variao do mdulo da corrente de fase em funo da corrente de excitao chamada de curva em V da mquina sncrona.

20

Exemplo 10

Traar a curva em V para trs potncias ativas diferentes (0, 0,4 e 0,8 pu) do motor do exemplo anterior.
Soluo
2,50 2,00 Ia(pu) 1,50 1,00 0,50 0,00 0,00

0,50

1,00

1,50 iF(pu)

2,00

2,50

3,00

Figura do exemplo 10: Curva em V do motor sncrono Observa-se que quando o gerador est sobre-excitado ele fornece potncia ativa e reativa positivas. Ele funciona como se fosse um capacitor que fornece tambm potncia ativa. Quando o gerador est subexcitado ele continua fornecendo potncia ativa positiva e absorvendo potncia reativa (ou fornecendo potncia reativa negativa). Ele se comporta como se fosse um indutor. A mesma anlise pode ser feita para a operao da mquina como motor. Quando o motor est sobre-excitado ele absorve potncia ativa (ou gera potncia ativa negativa) e fornece potncia reativa. Quando ele est subexcitado ele continua absorvendo potncia ativa e passa a absorver tambm potncia reativa. A figura 15 mostra os quatro quadrantes de operao da mquina sncrona.

21

P P>0 Q<0 gerador subexcitado P>0 Q>0 gerador sobre-excitado

P<0 Q<0 motor subexcitado

P<0 Q>0 motor sobre-excitado

Figura 15: Possibilidades de funcionamento da mquina sncrona.


6) Curva de capacidade

Os limites de operao da mquina sncrona so definidos por trs parmetros: a) Corrente de armadura (I) b) Corrente de campo (iF) c) Limite de estabilidade esttica (). O lugar geomtrico da curva, centrada na extremidade do fasor de tenso terminal (V), com raio proporcional corrente de armadura, define a capacidade mxima de conduo de corrente pelos enrolamentos do estator. Da mesma forma, como a corrente de excitao (E) proporcional corrente de campo, pode-se definir uma outra circunferncia (de raio Emax ou iFmax) que seria centrada na origem do fasor de tenso (V). Finalmente, sabendo-se que o fasor de tenso de excitao (E) no pode estar mais de 90 (adiantado ou atrasado) em relao ao fasor de referncia (V), obtm-se o limite de estabilidade esttica atravs de uma reta perpendicular origem do fasor V. A figura 16 mostra esquematicamente a curva de capacidade da mquina sncrona de plos lisos.

22

Figura 16: Curva de Capacidade da mquina sncrona de plos lisos.


Exemplo 11

Traar a curva de capacidade de um gerador sncrono trifsico, 5 MVA, 11 kV, 60 Hz, cuja reatncia sncrona de 25 . Sabe-se que a corrente do estator pode atingir at 10% acima da sua corrente nominal e que a tenso de excitao pode chegar a 2,5 vezes a tenso nominal em vazio.
Soluo

SB = 5 MVA VB = 11 kV IB = 262,4 A ZB = 24,2 25,0 = 1,033 pu 24,2 Portanto, se


XS =
V = 10 pu

XImax = 1,1 x 1,033 = 1,136 pu


E max = i F max = 2 pu

A figura do exemplo 11 mostra a curva de capacidade para este exemplo.

23

iFmax = 2pu

Imax=1,136pu

V=1pu

max

Figura do exemplo 11: Curva de capacidade

7) Mquinas Sncronas de plos salientes

Como foi visto, as mquinas sncronas acionadas por turbinas hidrulicas so lentas e, normalmente, tm muitos plos. Para se fazer um rotor de muitos plos mais conveniente, em termos construtivos, colocar os enrolamentos do rotor concentrados em plos salientes.
Exemplo 12

O projeto da usina de Santo Antnio, no rio Madeira, prev que a turbina ter um mximo rendimento a uma velocidade de 81,81 rpm. Quantos plos ter o gerador associado?
Soluo

n=

120 f p
120 f = 88 plos n

p=

A anlise da mquina sncrona em regime permanente feita anteriormente levou em considerao que a relao entre fmm e fluxo, em qualquer parte do entreferro, era constante. Esta hiptese no mais vlida para as mquinas de plos salientes uma vez que a relutncia do entreferro no constante. A fase da reao da armadura (RA) depende da carga. Para cada carga, a relutncia do caminho magntico ser diferente. Em dois pontos limites a relutncia pode ser calculada com facilidade.

24

Exemplo 13

Calcular a reao da armadura quando a corrente de carga estiver em fase com a tenso interna ( = 0) e quando a corrente estiver atrasada de 90o em relao a esta mesma tenso ( = 90o )
Soluo

No primeiro caso, a reao da armadura vai enxergar a relutncia do caminho magntico em quadratura com o eixo da mquina uma vez que o fluxo produzido pelo rotor est a 90o em relao tenso interna.

Figura do exemplo 13: Posio do rotor em quadratura em relao ao eixo da fase a. A reatncia proporcional ao caminho magntico nesta situao chamada de reatncia de eixo em quadratura Xq. No outro caso, com a corrente atrasada 90o em relao tenso interna, a relutncia vista pela reao da armadura ser aquela proporcional ao menor caminho de entreferro uma vez que a corrente estar em oposio de fase em relao ao eixo direto do rotor. A reatncia vista neste ponto chamada reatncia de eixo direto Xd. Em qualquer situao evidente que Xd > Xq. No caso geral a corrente pode estar em qualquer posio em relao tenso interna. Vai depender essencialmente da carga, ou seja, do ngulo de carga e do fator de potncia. Para levar em considerao o efeito da diferena de relutncia, decompe-se a reao da armadura (ou a corrente de carga, que lhe proporcional), em duas componentes, uma

25

delas em fase com o eixo do rotor e uma outra em quadratura com este eixo. A componente de corrente em fase com o eixo do rotor chamada corrente de eixo direto (Id). A componente em quadratura chamada de corrente de eixo em quadratura (Iq). Com esta decomposio da corrente, o fluxo produzido pela reao da armadura tambm pode ser decomposto. Cada parcela do fluxo sendo proporcional sua reatncia de magnetizao. A decomposio do fasor de corrente I feita em relao tenso interna. Tomando-a como referncia ( = 0) pode-se obter as seguintes relaes:
I = Id + Iq I d = I d 90 I q = I q 0 I = I q jI d

(30)

O fluxo resultante, da mesma forma que foi feito para a mquina de plos lisos, ser a soma fasorial do fluxo do campo com o fluxo de reao da armadura que, neste caso, ter duas componentes fasoriais defasadas de 90o.

RAq = X q .I q RAd = X d .I d RA = X q I q + X d I d R = F + RA
As tenses, proporcionais aos fluxos e atrasadas de 90o em relao a eles (ou com um fator j em relao aos mesmos) podero ser escritas da seguinte forma, se for considerada tambm a queda de tenso resistiva:
V = E R I jX q I q jX d I d E = V + R I + jX q I q + jX d I d

(31)

(32)

Cujo diagrama fasorial mostrado na figura 17.

26

Figura 17: Diagrama fasorial da mquina de plos salientes. Observe que os fasores Id e Iq so definidos em relao referncia da tenso interna E. Normalmente, a referncia usada para a anlise fasorial da mquina em regime permanente, a tenso terminal (V), como foi feito em todos os exemplos anteriores. Alm disto, o valor do ngulo de carga () no , a princpio, conhecido. Os fasores Id e Iq ficam completamente definidos, em mdulo e ngulo quando se conhece o ngulo de carga.
I d = I d 90 = Isen( ) 90 I q = I q = I cos( )

(33)

O grande problema da determinao do diagrama fasorial da figura (17) o desconhecimento prvio do ngulo de carga. Como conseqncia, no possvel decompor o fasor de corrente. Para resolver este problema, soma-se zero equao (32), da seguinte forma:
0 = jX q I d jX q I d E = V + R I + jX q I q + jX d I d + jX q I d jX q I d E = V + R I + jX q I + j ( X d X q ) I d Esta equao pode ainda ser simplificada da seguinte forma, lembrando que o fasor jId est em fase com o fasor E. Pode-se definir um novo fasor E que estar em fase com ambos: E ' = V + R I + jX q I E = E ' + j( X d X q ) I d (35) (34)

27

Calculando o nmero complexo E obtm-se o valor do ngulo de carga . Desta forma possvel calcular a decomposio da corrente e o valor de Id. Ento, o diagrama completo do funcionamento da mquina de plos salientes pode ser traado.
Exemplo 14

Uma mquina sncrona de plos salientes, de 40 MVA, 12 kV, 60 Hz, tem reatncia de eixo direto igual a 1,2 pu e de eixo em quadratura igual a 0,8 pu. Esta mquina opera como um motor sncrono que absorve a corrente nominal com fator de potncia indutivo igual a 0,9. Determine a tenso de excitao.
Soluo

SB = 40 MVA VB = 12 kV IB = 1,924 kA ZB = 3,6


V = 10 pu

I = 1 25,84 pu E ' = V R I jX q I = 1 j 0,8.1 25,84 = 0,971 47,87 pu

I d = I d 90 = Isen( ) 90 = 1.sen(47,87 + 25,84) 137,87 I d = 0,375 137,87 E = E ' j ( X d X q ) I d = 1,121 47,87 pu Observe que a equao foi deduzida para o funcionamento como gerador e este exemplo para o funcionamento motor.
8) Caracterstica P x da mquina sncrona de plos salientes

Pode-se deduzir, da mesma forma que foi feito para a mquina de plos lisos, expresses para as potncias ativa e reativa em funo do ngulo de carga. Para isto, basta usar a definio de potncia complexa. Outra forma de se obter a mesma expresso usando relaes trigonomtricas do diagrama fasorial. Analisando a figura 17 observa-se que:
Vsen = X q I cos( ) cos( ) = Vsen XqI (36)

28

Da mesma forma, possvel obter uma relao para o seno de ( - ):


E V cos = X d Isen( ) sen( ) = E V cos XdI

(37)

Lembrando que a potncia ativa pode ser colocada em funo do coseno de e que este pode ser colocado em funo das relaes (36) e (37), tem-se:
P = VI cos cos = cos( ). cos + sen( ).sen

(38) (39)

Ento:
Vsen cos E V cos P =V + .sen Xq Xd

(40)

Rearranjando os termos, vem:


P= VEsen V 2 sen 2 1 1 + ( ) Xd 2 Xq Xd

(41)

Evidentemente, a mquina de plos lisos um caso particular da de plos saliente onde Xd = Xq = XS. possvel obter uma expresso equivalente para o conjugado uma vez que em regime permanente a velocidade permanece constante. Observe que, na mquina de plos salientes, existe uma parcela da potncia que independe da excitao. Esta parcela chamada de conjugado de relutncia. Fazendo um procedimento anlogo para potncia reativa (Q), obtm-se:
Q= VE cos sen 2 cos 2 V 2( + ) Xd Xq Xd

(42)

A equao 42 igual equao 27 quando Xd = Xq = XS.


Exemplo 15

Traar a curva P x para a mquina sncrona de plos salientes do exemplo anterior.


Soluo

V = 1 pu E = 0,82 pu 29

Xd = 1,2 Xq = 0,8 pu Ento a figura do exemplo 15 mostra a caracterstica P x da mquina.


1 0,8 0,6 0,4 0,2 0 0,000 -0,2 -0,4

0,500

1,000

1,500

2,000

2,500

3,000

Figura do exemplo 15: caracterstica P x Pode-se observar que o limite de estabilidade esttica menor que 90.
9) Referncias Bibliogrficas [1] SEN, P.C. Principles of Electric Machines and Power Electronics, New York, John Wiley and Sons, 1996. [2] MATSCH, L. W., MORGAN, J. D., "Electromagnetic and Electromechanical Machines", Harper and Row, NY, 1986. [3] ANDERSON, P.M., FOUAD, A.A., Power System Control and Stability, IEEE Press, NY, 1993. [4] KRAUSE, P.C., WASYNCZUK, O., SUDHOFF, S.D., Analysis of Electric Machinery, IEEE Press, NY, 1994. [5] NASAR, S. A., "Electric Machines and Transformers", Macmillan, NY, 1984. [6] NASAR, S. A., "Mquinas Eltricas", Coleo Schaum, McGraw-Hill, So Paulo, 1984.

30

Vous aimerez peut-être aussi