Vous êtes sur la page 1sur 4

Curso de Direito Financeiro e Tributrio Prof.

Andr Medeiros

REGRA MATRIZ DE INCIDNCIA TRIBUTRIA


1.- Conceitos e caractersticas A regra-matriz de incidncia (RMI) ou norma-padro de incidncia uma unidade indecomponvel para a criao do tributo, consistindoem uma norma tributria em sentido estrito, em razo de ser ela quem define a incidncia fiscal. Sua construo, por assim dizer, obra do cientista do Direito. uma operao lgica de abstrao, em que se separa o inseparvel. Trata-se de um processo mental, que permite que se faa no objeto de estudo uma ruptura (seco) provisria, para atender aos fins do nosso estudo, da mesma forma, por exemplo, que o ortopedista realiza a faanha de retirar do corpo humano seu esqueleto sseo para estud-lo. O criador da RMI o doutrinador Paulo de Barros Carvalho, que, para tanto, utilizou algumas lies sustentadas por Geraldo Ataliba.

2.- Elementos Constitutivos (Hiptese e Conseqncia) A RMI dividida, inicialmente, em Hiptese, Suposto, Descritor ou Antecedente, que traz a previso de um fato (ex.: se algum industrializar produtos), eConseqncia ou Prescritor, que prescreve a relao jurdica (obrigao tributria) que se vai instaurar, onde e quando acontecer o evento cogitado no suposto (ex.: aquele algum dever pagar Fazenda Federal 10% do valor do produto industrializado). Enquanto a Hiptese alude a um fato, a Conseqncia prescreve os efeitos jurdicos que o acontecimento ir propagar. 2.1.- Subdiviso dos elementos constitutivos 2.1.1.- Os critrios da Hiptese so: Critrio Material, Critrio Espacial e Critrio Temporal. Critrio Material refere-se a um comportamento de pessoas, fsicas ou jurdicas, caracterizando-se pelo encontro de expresses genricas designativas de comportamentos de pessoas, sejam aqueles que encerram um fazer, um dar ou, simplesmente, um ser (estado), como por exemplo: vender mercadorias, industrializar produtos, ser proprietrio de bem imvel, auferir rendas, pavimentar ruas, etc. Critrio Espacial traz os locais em que o fato deve ocorrer, a fim de que irradie os efeitos que lhe so caractersticos. Algumas vezes, tal critrio explcito, outras vezes implcito, sendo uma opo do legislador. Subdivide-se, por seu turno, em trs espcies: a) hiptese cujo critrio espacial faz meno a determinado local para a ocorrncia do fato tpico, como por exemplo nos casos dos Impostos de Importao e Exportao (desembarao aduaneiro); observem aqui que, apesar de a lei tributria dizer que tais impostos incidem na entrada ou sada do territrio nacional, respectivamente, a norma jurdica formada define que o momento para tal (critrio espacial) s pode ser o do desembarao aduaneiro. b) hiptese em que o critrio espacial alude a reas especficas, de tal sorte que o acontecimento apenas ocorrer se dentro delas estiver geograficamente contido, como por exemplo nos casos do IPTU (zona urbana) e ITR (zona rural); c) hiptese de critrio espacial bem genrico, onde todo e qualquer fato, que suceda sob o manto da vigncia territorial da lei instituidora, estar apto a desencadear seus efeitos peculiares. Todos os demais tributos esto aqui enquadrados. Critrio Temporal o grupo de indicaes, contidas no suposto da regra e que nos oferecem elementos para saber, com exatido, em que preciso instante acontece o fato descrito, passando a existir o liame jurdico que amarra devedor e credor, em funo de um objeto: o pagamento do tributo. um dado instante, uma hora, um trecho, uma frao de tempo.

Calha fiveleta trazer as brilhantes palavras de Paulo de Barros Carvalho sobre a contradio instaurada pela doutrina nacional, no caso do antigo ICM, no 3. Simpsio de Direito Tributrio, realizado em So Paulo: Lobrigar nesses timos toda a complexidade da hiptese normativa do ICM entregar-se, imbele, aos desacertos algumas vezes leigos e inconseqentes do legislador; navegar em mares de escolhos; seguir pelo caminho das dvidas e incertezas e regressar pela vereda sombria das hesitaes. Quando se recorre perfrase porque falta o termo prprio, e o intrprete no pode ficar sob o signo da insegurana, em assuntos desse timbre. H de desapegar-se da estreiteza textual, para galgar o altiplano do Direito; desadorar o esquema verbal, em obsquio da organizao que lhe abriga, d sentido e tom de juridicidade.

2.1.2.- Os critrios da Conseqncia so: o Critrio Pessoal e o Critrio Quantitativo.


O Critrio Pessoal o conjunto de elementos, colhidos no prescritor da norma, e que nos aponta quem so os sujeitos da relao jurdica, sujeito ativo, credor ou pretensor (j por ns estudado), de um lado, e sujeito passivo ou devedor, do outro, que iremos, ainda, estudar detalhadamente. O Critrio Quantitativo aquele referente s grandezas mediante as quais o legislador pretendeu dimensionar o fato gerador do tributo, para efeito de definir a quantia a ser paga pelo sujeito passivo, a ttulo de tributo. Subdivide-se este em Base de Clculo e Alquota. A Base de clculo possui trs funes: a) a de medir as propores reais do fato (ex.: nos casos das taxas); b) a de compor a especfica determinao da dvida e; c) a de confirmar, infirmar ou afirmar o verdadeiro critrio material da descrio contida no antecedente da norma. Nunca vem determinada no plano normativo. Temos, aqui, uma referncia abstrata, tais como o valor da operao ou o valor venal do imvel. A Alquota, por sua vez, integra a estrutura da regra-modelo de incidncia. Congregada base de clculo, d a compostura numrica da dvida,produzindo o valor que pode ser exigido pelo sujeito ativo, em cumprimento da obrigao que nascera pelo acontecimento do fato tpico.

Por manter uma forte proximidade com a base de clculo, sua presena no contexto normativo obrigatria, visto que a grandeza mensuradora do critrio material da hiptese exigncia constitucional inarredvel, conforme os artigos 145, 2. e 154, I, da CF. CASUSTICA

a) Identificar a(s) regra(s)-matriz(es) de incidncia na seguinte lei, comentando eventual(is) inconstitucionalidade(s) tributria(s). Art. 1. - Todo aquele contribuinte, pessoa fsica ou jurdica, titular do estabelecimento industrial, que industrializa produto, em territrio nacional, ou importa produtos industrializados do exterior, recolher Taxa de Industrializao de Produtos Tupiniquins (TIPT), em favor da Unio, no exato instante da sada do respectivo produto do estabelecimento industrial ou, no caso da exportao, quando o produto deixar o territrio nacional, sob pena de 1/10 (hum dcuplo) do valor de cada operao, a ttulo de acrscimo tributrio, a ser destinado Unio. Pargrafo Primeiro Para compor a respectiva taxa, acima descrita, servir como base de clculo o preo da operao, na sada do produto, ou, no caso da exportao, o preo da operao, acrescido dos encargos cambiais devidos pelo importador. Pargrafo Segundo Todo contribuinte ser obrigado a manter escriturao contbil prpria para toda e qualquer operao fiscal acima estatuda, sob pena de imediato enquadramento em regime especial. Art. 2. A alquota, em ambos os casos da TIPT, ser de 5% (cinco por cento) sobre o valor total da operao.

b) Compor a(s) regra(s)-matriz(es) de incidncia tributria de acordo com a seguinte lei: Art. 1. - Todos os contribuintes localizados dentro dos limites geogrficos do Estado da Bahia ficaro obrigados a recolher, sob o valor da operao, 11% (onze por cento) de alquota fixa, a ttulo de ICMS, no timo de sada das mercadorias de cada estabelecimento comercial, credenciado a funcionar neste Estado, quando realizem operaes relativas circulao de mercadorias.

Vous aimerez peut-être aussi