Vous êtes sur la page 1sur 1

apresenta

POR DENTRO DA TECNOLOGIA

OS DESAFIOS DO PR-SAL
Poos esto localizados a mais de 5 mil metros de profundidade Perfurao exige alta tecnologia e conhecimento do ambiente corrosivo Campo de Tupi inicia produo-teste em maro de 2009

descoberta do pr-sal, faixa que se estende ao longo de 800 quilmetros entre o Esprito Santo e Santa Catarina, trouxe diversos desaos para a Petrobras. Anal, o petrleo encontrado nessa rea est a profundidades que superam os 5 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal. O campo de Tupi, o principal do pr-sal, tem uma reserva estimada entre 5 bilhes e 8 bilhes de barris de petrleo, uma das maiores descobertas do mundo dos ltimos anos. Chegar at esse leo e trazlo para as plataformas so tarefas que exigem conhecimento e tecnologia. A Petrobras uma das empresas pioneiras em perfurao profunda, com dcadas de experincia na operao dos campos brasileiros. Para ampliar esse trabalho, foi criado no ano passado o Prosal (Programa Tecnolgico para o Desenvolvimento da Produo dos Reservatrios Pr-sal). A profundidade elevada, os custos e o tempo de perfurao tambm. O sal causa tenses que podem fazer um poo se fechar, explica o gelogo Cristiano Sombra, coordenador do Prosal. A empresa j realizou a extrao do primeiro leo no Campo de Jubarte, no Esprito Santo. Mas a primeira produo-teste em Tupi s dever ser feita em maro de 2009.

1 2
rvore-de-natal

PESQUISA DE MATERIAIS
Conforme o sal perfurado, ele pode exercer tenses muito grandes a ponto de fechar um poo. Por isso, preciso descer fortes revestimentos de ao depois das perfuraes. O espao entre o revestimento e a rocha tambm deve ser preenchido com um cimento especial.

0 at 2 200 m
AJUSTE DA TEMPERATURA
O petrleo sai da rocha muito quente e pode formar precipitaes ao entrar nas linhas exveis que esto em contato com o mar gelado. Para evitar problemas no uxo, tcnicos pesquisam produtos qumicos que inibam e dissolvam as precipitaes, alm do aquecimento das linhas.

Revestimento de ao

2 200 at 3 000 m

3 000 at 5 000 m

3
RESERVATRIO DE PETRLEO

CUSTOS, TEMPO E CONHECIMENTO


O primeiro poo do pr-sal demorou meses para ser perfurado e custou US$ 200 milhes. Pesquisadores investem no estudo das rochas-reservatrios, ainda pouco conhecidas, para diminuir o tempo de perfurao e os custos de produo. As pesquisas so sobre formas de posicionar os poos de acordo com a geometria das rochas.

VOC SABIA?
Estima-se que as rochas-reservatrios de petrleo do pr-sal estejam ali h mais de 110 milhes de anos, quando a frica e a Amrica do Sul se separaram (os continentes formavam um s bloco de terra: o chamado Pangea). Na ruptura deste continente se formou um lago onde se depositou a matria orgnica, que gerou o petrleo, e o sal. Esta espessa camada formada h milhes de anos impediu que o petrleo subisse at nveis mais prximos da superfcie.

Rochas carbonticas (rocha-reservatrio do pr-sal)

Acesse nosso novo site e conra este infogrco em verso animada em www.pordentrodatecnologia.com.br

Contedo publicitrio produzido pela rea de projetos especiais do

da Editora Abril, sob encomenda da Petrobras.

Ilustraes: Erenito Betta

Depois dos 5 000 m

Vous aimerez peut-être aussi