Vous êtes sur la page 1sur 3

Programa Especial de Formao Pedaggica (2011/2012)

Componente Curricular: Escola e Currculo Aluno: Valtemir de Alencar e Silva Sntese: Aula 1 Texto: Currculo e Autopoise: a produo do conhecimento Data: 19/05/2012 Currculo e Autopoise nos Ginsios Vocacionais Respeitar a individualidade do ser humano, sua capacidade criativa, origens e valores adquiridos de sua famlia essencial para que uma mera troca de informaes possa resultar em um processo efetivo de ensino-aprendizagem. Penso que quando alguma coisa faz sentido, tem importncia e instiga algum a querer entender essa coisa, criado um caminho de duas vias entre os participantes onde conhecimentos sero assimilados e novos conhecimentos gerados. Dito isso, as ideias de autopoise para o currculo/conhecimento defendidas por COSTA (2011) fazem bastante sentido pra mim. bvio que os seres humanos no so mquinas sem emoo e pesquisar/criar formas de aliar esta emoo e racionalidade ao processo de ensino-aprendizagem podem fazer toda a diferena. A criao de um elo emocional entre professor-aluno sempre me pareceu um forte diferencial para os docentes que demonstravam ter domnio sobre sua rea de atuao, claro que aliada a escolha de assuntos e a capacidade de demonstrar a diferena que decifr-los poderia fazer na vida do aluno. Da mesma maneira que COSTA (2011), tambm me preocupo em como encontrar formas de preparar profissionais para atuar na educao, mas acho que tambm deve ser considerado o quanto este profissional est disposto a mergulhar no processo para que o educando se sinta confiante a participar do mesmo e com ele interagir por completo tanto como sujeito quanto como objeto. MASCELLANI (1999) descreve no currculo adotado para os Ginsios Vocacionais (uma classes experimentais criadas pelo governo na dcada de 1960 para criar e avaliar novas prticas pedaggicas) vrios componentes que, ao me ver, soam semelhantes s ideias de COSTA(2011), principalmente no que se refere aprendizagem significativa:

currculo formado a partir das necessidades psicolgicas bsicas dos adolescentes na comunidade situada; estudos preparatrios (propeduticos) e prticas de participao social

incorporados ao currculo; respeito aos componentes culturais da regio e do municpio; integrao do antigo e o novo no sentido de processo de transformao educacional e cultural; desenvolvimento da capacitao de professores sob a tica de uma pedagogia social; compromisso com a realidade; estmulo a atitudes de iniciativa e independncia; entendimento do conhecimento como construo histrica; desenvolvimento da atitude crtica em relao realidade e compromisso social coma comunidade; valorizao do trabalho em grupo.

Muitas questes ainda sero levantadas. deveria se criar uma ruptura em todos os nveis de ensino escolares ou comear apenas para os iniciantes do ensino fundamental? Qual o tempo reservado para a formao/retreinamento de professores? O material de aula, salas, equipamentos poderia ser reaproveitado ou tudo tem que ser repensado? Isso contando apenas o carter administrativo da situao. E o carter poltico? Interessa classe dominante a formao em massa de cabeas pensantes, conscientes e questionadoras? Independentemente da resposta, acredito piamente que a situao s tem chance de mudana se o professor assumir a liderana do processo e se conscientizar que precisa comear com sua prpria vida: o ensino-aprendizagem se torna sua razo/emoo de viver e a sua vida de destina a criar e transmitir esta razo/emoo. O debate acalorado mas a situao atual est a mostra. Professores desvalorizados e alunos semi analfabetos, todos insatisfeitos. Devemos estar atentos a novas polticas que se auto promovem como defensoras do ensino mas que, de fato, so as suas verdadeiras algozes. Morrendo a educao, morremos ss, morremos ns.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS COSTA, M. Z. Currculo e Autopoise: a produo do conhecimento. In: COSTA, M. Z., GONSALVES, E. P., CARVALHO, M. E. P. (Org.). Currculo e contemporaneidade: questes emergentes. Campinas, SP: Editora Alnea, 2011. p. 85-86. MASCELLANI, M. N. Uma Pedagogia para o Trabalhador. So Paulo: USP, 1999.

Vous aimerez peut-être aussi