Vous êtes sur la page 1sur 15

Minerais Cristal Slido homogneo, ordenado escala atmica, ou seja com estrutura interna ordenada (arranjo regular e peridico

o dos tomos) e definido por uma composio qumica. Mineral Chama-se mineral a um cristal natural e inorgnico com uma estrutura interna cristalina, com composio qumica bem definida (fixa ou varivel entre certos limites tambm bem definidos) e podendo assumir a forma de um poliedro. A esta definio de mineral, bastante restritiva, excluem-se alguns exemplos abaixo citados:

mercrio nativo - uma vez que no slido, mas sim lquido; opala e calcednia - uma vez que no tem estrutura interna cristalina mas sim amorfa, sendo classificada como um mineralide; prola - uma vez que no inorgnica mas sim produzida por um animal; limonite - xido de ferro hidratado sem estrutura interna cristalina; mbar - uma vez que no inorgnico mas sim uma resina fssil produzida por gimnosprmicas.

Mineralogia Ramo das Cincias da Terra que estuda os minerais e que est intimamente ligada fsica e qumica. Sendo a definio de mineral, a de uma substncia natural, de composio qumica estabelecida entre determinados limites e estrutura atmica bem definida, so especialmente as propriedades fsicas e qumicas que permitem a sua identificao e estudo. O estudo dos minerais particularmente importante, quer porque a sua utilizao econmica como matria-prima indispensvel na nossa sociedade, quer para a compreenso da origem e evoluo das rochas.

Formao dos Cristais A matria cristalina pode-se formar, fundamentalmente, por 3 processos de cristalizao: 1. a partir de uma soluo 2. a partir de uma substncia fundida 3. a partir de um gs 1. A cristalizao a partir de uma soluo pode efectuar-se por evaporao lenta e gradual do dissolvente tornando-se as solues sobressaturadas e conduzindo cristalizao das substncias a dissolvidas. Pode tambm ocorrer precipitao de solues saturadas, devido diminuio da temperatura e/ou diminuio da presso. Exemplos mais comuns so os de cristalizao dos minerais Calcite (CaCO3 - carbonato de clcio) e Halite (NaCl - Cloreto de sdio). Minerais constituintes de rochas como o Calcrio e Salgema, respectivamente. 2. A partir de uma substncia fundida tambm se pode dar Cristalizao. Quando um magma arrefece os diferentes ies so atrados uns pelos outros formando "ncleos cristalinos" dos diferentes minerais. A cristalizao efectua-se pelo acarreio de ies, nas mesmas propores em que formam as partculas constituintes da rocha slida resultante. Exemplos mais comuns so os minerais silicatados como a Olivina, Quartzo, Moscovite, Biotite, Feldspatos, que so minerais constituintes de rochas como o Granito e Gabro. 3. A terceira forma de cristalizao, a partir de um gs ou vapor, menos frequente que as anteriores, embora os princpios fundamentais sejam idnticos. Os tomos dos elementos dissociados agrupam-se lentamente quando se d o arrefecimento de um gs, at formar um slido com uma estrutura cristalina bem definida. Como exemplo deste modo de cristalizao temos os cristais de Enxofre que se formam por arrefecimento das fumarolas vulcnicas e vapores carregados de enxofre, nas regies vulcnicas.

Propriedades dos Minerais Os minerais apresentam propriedades fsicas, qumicas e pticas que permitem a sua caracterizao e identificao. As propriedades fsicas dos minerais por serem de uso fcil e imediato e observveis em amostra de mo, so as mais utilizadas para uma primeira identificao. O conhecimento destas propriedades e a maneira prtica de as

investigar fundamental na identificao de minerais, conjuntamente com a utilizao de tabelas ou chaves dicotmicas.

Propriedades Fsicas Clivagem Propriedade que alguns minerais tm de se fragmentarem segundo determinadas superfcies planas e paralelas. A estas superfcies planas chama-se plano de clivagem.

Geralmente brilhantes Planos de clivagem: Direco cristalogrfica definida Podem repetir-se paralelamente a si prprios.

Correspondem s direces onde as ligaes inicas ou atmicas so mais fracas.

Como bons exemplos de minerais com boa clivagem temos:

A moscovite apresentando uma nica direco de clivagem - clivagem basal. A calcite apresentando trs direces de clivagem - clivagem rombodrica. A galena apresentando uma clivagem cbica.

Segue-se uma figura ilustrando estes trs exemplos apresentados. MOSCOVITE GALENA CALCITE

Basal

Cblica

Rombodrica

Fractura Designa-se por fractura a maneira como certos minerais partem, esta rotura no tem direces ou planos definidos e distinguem-se facilmente dos planos de clivagem por serem: Geralmente baas Superfcies de fractura: Irregulares e no planas No se repetem paralelamente a si prprias. Os principais tipos de fractura so: Fractura com superfcies cncavas e convexas, lisas ou estriadas, semelhantes a conchas. Ex: quartzo Fractura com esqurolas pontiagudas (aguadas),

Conchoidal, concoidal Esquirolosa

semelhana da madeira quando parte. Ex: anfbolas Fractura onde o mineral parte segundo uma superfcie irregular. Ex: turmalina

Irregular

Ilustrao da clivagem e fractura dos Minerais:

Clivagem Dureza

Fractura

A dureza a resistncia que o mineral oferece a ser riscado por outro mineral ou objecto alternativo. A dureza depende do tipo de ligaes qumicas presentes no mineral, ou seja, quanto mais fortes forem estas ligaes maior dureza ter o mineral. Poder ser avaliada comparando-a com a de certos minerais-padro. A escala de dureza mais vulgar constituda por minerais-padro, a escala de Mohs, constituda por 10 graus correspondentes s durezas relativas de 10 minerais, ordenados por ordem crescente de dureza. Cada um dos minerais desta escala risca o anterior, de dureza inferior, e riscado pelo seguinte na escala, portanto de dureza superior.

Quando se vai riscar um mineral mais duro com outro menos duro, este vai desgastar-se sobre o mais duro, semelhana de quando se escreve com giz no quadro preto ou quando se escreve com o lpis no papel. Podero tambm utilizarem-se objectos de dureza conhecida, para evitar o desgaste constante dos minerais, sendo os mais comuns:

Unha Prego (cobre) Canivete (ao) Vidro

Escala de Mohs

Grau 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Mineral Talco Gesso Calcite Fluorite Apatite Ortose Quartzo Topzio Corindo

Avaliao Expedita da Dureza dos Minerais

Brilho O brilho dos minerais o modo como estes reflectem a luz incidente nas suas superfcies, de preferncia as no alteradas. Quanto ao brilho dividem-se os minerais em: Brilho Metlico Caracterstico de determinados minerais que apresentam elevado ndice de refraco, como por exemplo metais nativos (ouro, prata). Tm aparncia brilhante dos metais. Brilho um pouco menos intenso que o metlico, exemplo volframite. Caracterstico dos minerais de cor clara , em geral transparentes ou translcidos. Individializam-se variedades dentro deste brilho:

Brilho Sub-metlico

Brilho No Metlico

Vtreo - semelhante, no aspecto ao vidro. Nacarado - aspecto do das prolas; Gorduroso - aspecto oleoso; Sedoso - semelhante ao da seda; Adamantino - aspecto semelhante ao diamante, brilho intenso; Resinoso - aspecto da resina.

do

Cor A cor dos minerais a caracterstica mais fcil de observar, e pode ser muito importante, quando tpica de um mineral, mas h o caso de minerais que podem apresentar vrias cores. Resulta da absoro de algumas radiaes da luz branca que incide sobre o mineral. Assim quanto cor, os minerais podem ser: Idiocromticos Minerais cuja cor caracterstica e invarivel de amostra para amostra. Minerais que apresentam cores variveis. Exemplo do quartzo que vai desde o incolor, rosa, lils, amarelo, fumado, etc.

Alocromticos

Chama-se risca ou trao cor do p fino que se forma quando se risca o mineral numa porcelana no vidrada. Quando o mineral mais duro que a porcelana (dureza 7), no se pode observar a risca, ou seja o mineral no se reduz a p visto ter dureza superior. A cor da risca importante na distino de minerais que apresentam a mesma cor, por exemplo o caso da magnetite, da goetite, hematite ambos de cor negra mas com risca distintas, respectivamente, preta, amarelada e avermelhada. Quanto risca os minerais podem-se subdividir: Minerais brilho metlico e sub-metlico Regra geral produzem risca de cor escura. Por vezes de cor bastante diferente da do mineral. Ex. pirite amarelo-lato e risca quase preta.

Minerais de brilho no metlico e alocromticos Minerais de brilho no metlico e idiocromticos

Geralmente tem trao branco ou acinzentado. Trao da cor do mineral, em geral mais esbatida.

Diafaneidade Diafaneidade ou transparncia a maior ou menor permeabilidade luz dos minerais, ou seja a quantidade de luz que deixam atravessar. Os minerais podem ser: Hialinos Atravs dos quais os objectos so visveis sem modificao da cor. Atravs dos quais os objectos so visveis com possveis modificao da cor, mantendo-se os contornos ntidos. Deixam-se atravessar parcialmente pela luz, mas os objectos no so claramente visveis. No se deixam atravessar pela luz.

Transparentes

Translcidos

Opacos

Hialino Sabor e Cheiro

Transparente

Translcido

Opaco

Para certos minerais estas propriedades so bons elementos de diagnstico. So por exemplo os casos de: Halite - Sabor salgado Silvite - Sabor amargo Arsenopirite - Cheiro a alho Enxofre - Cheiro a ovos pobres

Magnetismo

Certos minerais so fortemente atrados pelo man como a magnetite e a pirrotite, outros no so atrados ou so muito pouco atrados. Para diagnosticar esta propriedade utiliza-se um man ou uma bssola. Radioactividade Alguns minerais possuem propriedades radioactivas. So exemplo os minerais de urnio. Esta propriedade pode evidenciar-se utilizando contadores de partculas - contador Geiger. Fluorescncia A luz ultravioleta invisvel para os seres humanos, porque as suas ondas so muito curtas e no detectadas pelos nossos olhos. Mas alguns minerais emitem luz quando expostos a luz ultravioleta, dizem-se que so minerais fluorescentes.Estes minerais absorvem a luz ultravioleta e reflectem-na em ondas mais longas estas detectados pelos nossos olhos. Exemplo mais comum da fluorite, mineral que d o nome a propriedade.

Propriedades Qumicas dos Minerais Estas propriedades so estudadas em laboratrios mineralgicos utilizando variadas tcnicas desde as clssicas at s tcnicas mais sofisticadas, como difraco de raios X ou microssonda electrnica. Principais classes em que, esto agrupados os minerais Elementos nativos so os minerais que ocorrem na natureza em estado puro, no combinado - como o ouro, prata, cobre, enxofre, diamante, grafite. minerais metlicos de que so exemplo a pirite, calcopirite, galena, blenda. minerais comuns, sobretudo nos ambientes mais superficiais da Terra, de que fazem parte entre muitos outros a hematite, goethite, pirolusite e magnetite. Classe restrita que rene os halogenetos naturais como a halite, silvite, fluorite. calcite, dolomite, malaquite, rodocrosite. so os minerais mais abundantes da crosta terrestre e so prprios das rochas endgenas (magmticas e metamrficas) embora apaream em rochas sedimentares. Como exemplos, olivina, turmalina, piroxenas, anfbolas, biotite, moscovite, quartzo e feldspatos.

Sulfuretos

xidos e hidrxidos

Halides

Carbonatos, nitratos e boratos Silicatos

Propriedades pticas dos Minerais O estudo e observao das propriedades pticas dos minerais muito importante mas tambm muito complexo, pois s assim, podemos estudar minerais que formam as rochas mesmo quando so to pequenos que no se vem a olho nu. Para se poderem observar as rochas e os minerais ao microscpio petrogrfico necessrio cort-los em lminas delgadas muito finas com 0,03 mm de

espessura para a luz transmitida do microscpio os poder atravessar.

Observao de Minerais ao Microscpio Petrogrfico Os minerais podem ser observados ao microscpio de duas formas que diferem pelas modificaes que a luz sofre na travessia: A) Luz Paralela ou nicis paralelos - Os minerais so iluminados por feixe paralelo de luz B) Luz polarizada ou nicis cruzados - A iluminao dos minerais igual da observao em luz paralela, s que se sujeita a luz emergente da lmina a uma nova polarizao Analisador. A observao em luz paralela indicada para na observao de propriedades pticas vulgares, tais como:

Diafaneidade - Os minerais negros so opacos (no deixam atravessar a luz), os restantes so transparentes ou traslcidos. Hbito - d-se o nome de hbito de um cristal ao seu aspecto geral. Exemplos de hbitos: - Hbito rombodrico - quando os cristais tm a forma de losangos. - Hbito prismtico - quando os cristais tm a forma de prismas - Hbito acicular - quando os cristais tm a forma de agulhas

Forma dos minerais Cristais eudricos limitados por linhas poligonais correspondentes s faces dos cristais. Cristais andricos possuem limites irregulares. Clivagem presena de uma ou mais sries de linhas paralelas que cortam o mineral

Cor cor que o mineral apresenta em luz transmitida. Pleocrosmo variao de cor do mineral com a orientao da iluminao em luz polarizada ou seja rodando a platina Algumas imagens microscpicas de minerais em luz paralela e luz cruzada:

Feldspato - Microclina

Observao microscpica em luz polarizada

Moscovite

Observao microscpica em luz polarizada

Quartzo

Luz natural

Luz polarizada

COMO CITAR ESTA PUBLICAO (HOW TO CITE THIS PUBLICATION): Instituto Geolgico e Mineiro (2001). Litoteca de Portas Abertas. Instituto Geolgico e Mineiro Verso Online no site do INETI: http://eGeo.ineti.pt/geociencias/edicoes_online/diversos/guiao_litoteca/indice.htm

Vous aimerez peut-être aussi