Vous êtes sur la page 1sur 6

A essncia do latinismo no mundo jurdico

Introduo

No raramente nos deparamos com expresses latinas no nosso cotidiano, seja ao abrir um livro de cincias, seja nos antigos ritos religiosos, e, principalmente, nos tribunais, onde os operadores do Direito se deleitam com expresses que soam forte, misteriosas e aparentemente agressivas, mas que, por fim, acabam por embelezar as locues dos seus adeptos. cedio que, atualmente o latim considerado uma lngua morta, j que comumente no falado como lngua nativa, com exceo do Vaticano que ainda o adota como lngua oficial, que podemos dizer, possui um status de secundria, j que apenas utilizada para documentos e cerimnias, sendo a lngua falada, de fato, o italiano. No Brasil, a determinao da excluso da obrigatoriedade do ensino do latim nas escolas veio em razo da lei 4.024/61 que fixou as diretrizes e bases da educao nacional, hoje revogada pela lei 9.394/96. As nossas razes lingusticas encontram-se arraigadas ao latim, j que derivamos dele, e junto com o portugus temos tambm o francs, italiano, espanhol, catalo, provenal, reto-romano, o sardo e o romeno. denominadas lnguas neolatinas. O latim encontra o seu pice em pleno apogeu do Imprio Romano, onde diversas obras foram escritas neste idioma, sendo mais tarde, com a converso de Roma ao Cristianismo, difundido pela igreja catlica. Assim, toda a comunicao romana era regida pelo latim, e no poderia ser diferente a comunicao envolta com o Direito, que de onde o nosso atual alicerce jurdico derivado, sendo sobremaneira influenciado por expresses da cultura romana, surgindo apartir da frmulas eternizadas no nosso Direito hodierno, os brocardos jurdicos. So as

Os brocardos jurdicos

Com a Devida vnia do Professor Antnio Carlos Machado 1, que cita o impresso no Dicionrio jurdico brasileiro por Marcos Cludio Acquaviva , a palavra brocardo embora designe expresses latinas jurdicas, sua etimologia no possui nenhum vnculo com o latim. Trata-se, portanto, da latinizao sofrida pelo nome Burckard, nome de um bispo que viveu na cidade de Worms, Inglaterra, durante o sculo XI, responsvel pela compilao de vinte volumes de regras de Direito eclesistico, vindo a ser considerado como padro de formulao jurdica do mesmo modo no Direito convencional. Assumem os brocardos, por sua vez, o condo de expressarem mximas consagradas pelo Direito Romano, onde sintetizam toda a influncia e poder que outrora foram utilizados pelos juristas da antiga Roma. Os brocardos so, em sua essncia, como assinaturas indelveis de um passado de glria, onde as alternativas ali utilizadas se eternizaram apartir de uma expresso, como, e.g., Dormientibus non sucurrit jus (o Direito no socorre aos que dormem), Alea jacta est (a sorte est lanada), assim representando um momento histrico, importante para quem as proferiu, sendo hoje utilizadas nas suas mais diversas interpretaes conforme o contexto em que se queira utilizar, pois, conforme exemplifica mais uma expresso latina ubi societas, ibi jus (onde est a sociedade, est o Direito) proferidas por Ulpiano no Corpus Iuris Civilis, o Direito assim como suas frmulas acompanha a sociedade e no o inverso. Desta forma, conforme bem observa Antnio Carlos Machado, os brocardos so erigidos ao patamar de supressores de lacunas na lei, pois facultam, com todo o seu teor axiolgico e teleolgico, pois so verdadeiras chaves do Direito material, ao magistrado integrar o seu embasamento com esses instrumentos, que passam a desempenhar papel fundamental

conjuntamente com os costumes, a analogia e os princpios gerais do Direito

O exagero dos brocardos nos processos

O nosso Cdigo de Processo Civil estabelece em seu art. 156 que em todos os atos e termos do processo obrigatrio o uso do vernculo, o que deixa claro que para processos sob a competncia da justia brasileira s ser permitido o nosso idioma. Explicamos alhures, que o uso de expresses em latim no Direito ptrio veio em decorrncia do nosso Direito ter derivado do Romano, o que, todavia, no significa que deva haver exageros de expresses, que, por sua vez, podem obscurecer o entendimento do processo. Tais vcios podem comprometer a estrutura do processo, j que vlido dizer, nem todos sabem a traduo e uso de alguns brocardos, se aventurando a utiliza-los nas peas processuais. Alm desta problemtica, enfatize-se que, o que ora pleiteamos em juzo deve ser de conhecimento de todos, e exagerar em brocardos, neologismos, abreviaes, no se configura como uma comunicao pragmtica, clara, mas sim com um exibicionismo de erudio infundada, at por que quem sabe no precisa provar, principalmente na era em que vivemos, onde experimentamos um processo de Instantaneizao da informao.

A importncia dos brocardos para o Direito moderno

A moderao da utilizao de brocardos possibilita ao operador do Direito suscitar no seu trabalho a importncia desse tronco lingustico para o nosso Direito moderno, permitindo que expresses possam dar sentido ao texto, como nenhuma expresso em outra lngua melhor se expressaria, pois o latim transparece a sua real inteno, pela sua escrita e singularidade que lhe so inerentes.

Segundo o Professor Mriton Silva Lima, o latim ajuda as pessoas a raciocinarem, e mais, in verbis: A finalidade do latim aguar seu intelecto, para desenvolver o esprito de anlise, para acostumar-se calma e ponderao, para tornarse mais observador, para aperfeioar-se no poder de concentrao de esprito e para obrigar-se ateno.

Pelas sbias palavras do professor em comento, percebemos que o latim no simples pea de prateleira que serve apenas para embelezar, , acima de tudo, de onde o nosso vernculo se originou, um idioma universal, possui a literatura mais rica, tanto pela quantidade como pela qualidade, enaltece o nobre professor Mriton. Por sua fundamental importncia para o Direito surge a pergunta que no que calar: por que hoje nos cursos de Direito no se paga mais tal disciplina? Muito difcil a resposta, pois sabemos que se utilizam inmeras expresses em latim, e muitos alunos no conseguem captar a informao que o texto oferece, pois lhe falta a interpretao do termo. Ento, percebe-se que h um contra senso na nossa poltica educacional, pois cobra-se o que no se d.

Concluso

o Direito em sua majestade uma das mais belas obras do homem sobre esse admirvel mundo novo, o que hoje permitido vislumbrar por mrito dos romanos e o seu legado, do qual merece os louros o latim, os brocardos a ns transmitidos, que representam a marca indelvel de um momento de gloria

da humanidade, onde pari passu se construiu todo um imprio de cultura e superao humana. No foi em vo que empreguei algumas expresses latinas neste artigo, e sim para mostrar o seu brilhantismo, claro se usado com moderao, pois conforme a mxima popular tudo em excesso veneno. Palavras conclusas, devemos primar pela boa cultura, pois no justo deixarmos morrer as nossas origens, e sim lutarmos para que as universidades, sobre tudo as de Direito tragam tona a disciplina de latim, to importante para ns. Costumo expressar que o latim no morreu, apenas foi reservado para os mais sbios! este o nosso idioma originrio, no deixemos cair por cho sculos de cultura, que no se confunde com conservadorismo.

Notas:

1 O professor e Mestre Antnio Carlos Machado est ligado rea de Direito do Centro De Cincias Juridicas da UNIFOR (Universidade de Fortaleza). O eminente professor disponibiliza em seu site http://www.acmachado.net/, lies e curiosidades sobre o latim para livre consulta.

Referncias bibliogrficas:

BRASIL. Lei Federal n 9.394/96. Dispe sobre as Diretrizes e Bases da Educao. LATIM. In: WIKIPDIA, a enciclopdia livre. Flrida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Latim&oldid=26071606>. Acesso em: 31 jul. 2011.

VATICANO. In: WIKIPDIA, a enciclopdia livre. Flrida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Vaticano&oldid=26308535>. Acesso em: 31 jul. 2011. LIMA, Mriton Silva. Entrevista sobre a importncia do Latim no Direito. Rio de Janeiro, site Latim e Direito Constitucional, disponvel em: <http://www.latimedireito.adv.br/entrevis.htm> MACHADO, Antnio Carlos. (Janeiro de 2011). O latim jurdico. Acesso em 31 de julho de 2011, disponvel em pgina do latim: http://www.acmachado.net/hplatim/latimjur.html, 06 de abril de 2009. Entrevista concedida a Mariana MACHADO, Antnio Carlos. (Janeiro de 2011). O latim de ontem e de hoje. Acesso em 31 de julho de 2011, disponvel em pgina do latim: http://www.acmachado.net/hplatim/Latim1.html

Vous aimerez peut-être aussi