Vous êtes sur la page 1sur 7

Transporte no xilema

A gua e os ies minerais, uma vez chegados ao xilema por absoro radicular, constituem a seiva bruta, ou seiva xilmica, que agora pode ser distribuda pela planta.

O movimento ascendente da seiva bruta explicado por duas hipteses: Hiptese da presso radicular;

Hiptese da tenso-coeso-adeso.

Transporte no xilema Hiptese da Presso Radicular


Postula que existe uma presso formada na raiz (presso radicular) que impele a seiva bruta para cima. A acumulao de ies nas clulas radiculares (por transporte activo), faz com que a concentrao de solutos aumente no interior das mesmas, pelo que a gua entra na raiz por osmose. A acumulao de gua na raiz provoca ento uma presso radicular que fora a gua a subir. Dois fenmenos apoiam esta teoria: Exsudao: sada da gua pela zona de cortes efectuados, resultado da realizao de podas tardias, consequncia da presso radicular. Gutao: libertao de gua sob a forma de gotculas pelas folhas atravs de hidtodos ou estomas aquferos (estruturas especializadas), ocorre devido elevada presso radicular.

Transporte no xilema Hiptese da Presso Radicular

Exsudao

Gutao

Transporte no xilema Hiptese da Presso Radicular

Limitaes da Hiptese da Presso Radicular: Os valores da presso radicular no so suficientes para explicar a ascenso de gua at ao topo de certas rvores.

Existem vrias espcies de plantas que no apresentam presso radicular.

A presso radicular participa na ascenso da seiva xilmica, contudo, h outros factores que colaboram neste fenmeno.

Transporte no xilema Hiptese da Tenso-Coeso-Adeso


Baseia-se em trs princpios: 1 Na Coeso entre as molculas de gua, fora que as mantm unidas umas s outras, possibilitando a formao de colunas contnuas;

2 Na Adeso das molculas de gua s paredes do xilema;

3 Na Tenso gerada nas clulas do mesfilo; esta fora tambm designada por fora de suco. tanto maior quanto maior for a taxa de transpirao e de fotossntese. Estes dois fenmenos fazem aumentar a presso osmtica das clulas das folhas, que absorvem a gua das clulas vizinhas e estas do xilema. Esta fora, que gerada nas folhas, transmite-se at raiz onde a gua absorvida do solo.

Transporte no floema

A ascenso xilmica resulta no transporte de gua e de sais minerais at s folhas, necessrios realizao de fotossntese. Contudo, a fotossntese no ocorre em todas as clulas. Deste modo, os compostos orgnicos produzidos neste processo tm de ser transportados pelo floema para as restantes clulas. Assim, a seiva flomica ou elaborada difere da seiva xilmica, pois contm compostos orgnicos resultantes da fotossntese, o que lhe confere uma certa viscosidade. Pode tambm incluir, substncias minerais e hormonas vegetais.

Transporte no floema Experincia de Malpighi

a Remoo de um anel do caule. b Formao de um inchao na zona imediatamente acima do corte,


devido acumulao de seiva flomica.

c Morte da raiz e consequente morte da planta.

Transporte no floema Experincias em afdios

O contedo flomico encontra-se sob presso e flui em todas as direces.

A composio da seiva elaborada varia de espcie para espcie mas, na generalidade, contm 10% a 20% de sacarose, ou outros acares, cidos aminados, nucletidos, hormonas e ies inorgnicos.

Transporte no floema Hiptese do fluxo de massa ou do


fluxo sob presso Os glcidos sintetizados nas folhas so convertidos em sacarose antes de entrarem no floema. A sacarose passa das clulas das folhas para as clulas de companhia do floema por transporte activo. Atravs de pontes citoplasmticas (plasmodesmos), a sacarose passa das clulas de companhia para os tubos crivosos do floema. O aumento da concentrao de sacarose nas clulas dos tubos crivosos provoca uma entrada de gua provinda do xilema, ficando estas trgidas. A presso de turgescncia obriga a soluo de sacarose a deslocar-se atravs da placa crivosa para a clula seguinte do tubo e assim sucessivamente.

Transporte no floema Hiptese do fluxo de massa ou do


fluxo sob presso Este fluxo gera um gradiente de concentrao decrescente, desde o local de produo (folhas) at ao local de consumo/reserva (fruto, caule, raiz...) Esta hiptese foi formulada por Mnch em 1930. Modelo Fsico de Mnch Modelo do Fluxo de Massa

gua destilada
Soluo de sacarose concentrada Soluo de sacarose diluda

Transporte no floema Hiptese do fluxo de massa ou do


fluxo sob presso

Esta teoria considera que os movimentos se devem existncia de um gradiente de concentrao de sacarose, que se estabelece entre um rgo produtor de acar e um local de consumo desse mesmo acar.

Mnch usou um modelo fsico para explicar a sua teoria: usou dois recipientes, A e B, de membrana permevel gua e impermevel sacarose. O recipiente A cheio com soluo concentrada de sacarose e o recipiente B com soluo diluda de sacarose. Os recipientes so ligados por um tubo e mergulhados numa tina com gua destilada. O que se verifica que a entrada de gua para o recipiente A, com a soluo hipertnica, causa um aumento tal de presso que a soluo se desloca no tubo at ao recipiente B, arrastando consigo a sacarose. No recipiente B a gua sai novamente para a tina. Este fluxo pra quando as concentraes se igualam nos recipientes A e B, mas se for adicionada sacarose ao recipiente A, este fluxo continua.

Transporte no floema Hiptese do fluxo de massa ou do


fluxo sob presso Objeces a esta hiptese: Segundo esta teoria, o papel dos elementos dos tubos crivosos relativamente passivo, o que no parece de acordo com o facto de estes serem clulas vivas, ainda que altamente modificadas. Esta teoria tambm no permite explicar deslocaes simultneas de seiva elaborada, no mesmo tubo flomico, em sentidos opostos (para baixo da folha e para cima de um rgo de reserva, por exemplo, em pocas de crescimento intenso), bem como o facto de as placas crivosas serem obstculos importantes, que necessitariam de uma presso flomica bem mais elevada do que a registada para serem ultrapassadas. Deste modo, vrios autores consideraram que deveria existir transporte activo no interior dos tubos crivosos, o que parece comprovado pelo facto de substncias inibidoras da respirao celular causarem importante reduo de velocidade na deslocao da seiva elaborada. No entanto, os estudos realizados no permitiram, at agora, descobrir um outro mecanismo que permita explicar melhor o processo de translocao no floema, pelo que se permanece na dvida.

Animaes:
http://bcs.whfreeman.com/thelifewire/content/chp 36/36020.html

http://www.biology.ualberta.ca/facilities/multimedia/ uploads/alberta/transport.swf

Vous aimerez peut-être aussi