Vous êtes sur la page 1sur 46

www.LEISMUNICIPAIS.com.

br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

LEI N 604 - de 26 de Abril de 1976

MODIFICA O CDIGO DE POSTURAS DO MUNICPIO DE SO FRANCISCO DO SUL, ESTADO DE SANTA CATARINA, E D OUTRAS PROVIDNCIAS.

O PREFEITO MUNICIPAL DE SO FRANCISCO DO SUL, ESTADO DE SANTA CATARINA, FAO SABER QUE A CMARA MUNICIPAL APROVOU E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: TTULO I DISPOSIES GERAIS CAPTULO I Disposies Preliminares Este Cdigo contm medidas de polcia administrativa a cargo do Municpio em matria de higiene, segurana, ordem e costumes pblicos, institui normas disciplinadoras do funcionamento dos estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de servio, estabelece as necessrias relaes jurdicas entre o poder pblico local e os muncipes, visando a disciplinar o uso e o gozo dos direitos individuais e do bem-estar geral.
Art. 1 -

Todas as funes inerentes execuo deste Cdigo, bem como aplicao das sanes nele previstas, so exercidas pelos rgos municipais de acordo com a competncia a eles atribuda nas leis, regimentos e outros atos referentes organizao do Municpio de So Francisco do Sul.
Art. 2 Art.

Os casos omissos ou as dvidas suscitadas sero resolvidas pelo Prefeito, ouvidos os dirigentes dos rgos administrativos da Prefeitura.
3 -

CAPTULO II Das Infraes e das Penas


Art. 4 - Constitui infrao toda ao ou omisso contrria s disposies

deste Cdigo ou de outras leis, decretos, resolues ou atos baixados pelo Governo Municipal no uso de seu poder de polcia.
Art. 5 - Ser considerado infrator todo aquele que cometer, mandar, constranger ou auxiliar algum a praticar infrao, e, ainda, os encarregados da execuo das leis que, tendo conhecimento da infrao, deixarem de autuar o infrator.

Art. 6 - A pena, alm de impor a obrigao de fazer ou desfazer, ser pecuniria e constituir em multa proporcional Unidade Fiscal referida no

1 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Ttulo VII - Disposies Finais, deste Cdigo. 1 - A penalidade pecuniria ser judicialmente executada se, imposta de forma regular e pelos meios hbeis, o infrator se recusar a satisfaz-la no prazo legal. 2 - A multa no paga no prazo regulamentar ser inscrita em dvida ativa. 3 - Os infratores que estiverem em dbito de multa no podero participar de licitaes, celebrar contratos ou termos de qualquer natureza, ou transacionar a qualquer ttulo com a administrao municipal.
Art. 7 - As multas impostas sero graduadas, conforme o caso, dentro dos limites mnimo e mximo estabelecidos ao final de cada Ttulo, Captulo ou Seo deste Cdigo.

1 - Na imposio da multa, e para gradu-la, ter-se- em vista: I - a maior ou menor gravidade da infrao; II - as suas circunstncias atenuantes ou agravantes; III - os antecedentes do infrator, com relao s disposies deste Cdigo. 2 - As multas sero arbitradas pelas autoridades da Prefeitura que tiverem essa competncia definida no Regimento Interno.
Art. 8 - Nas reincidncias, as multas sero cominadas em dobro.

Pargrafo nico - Reincidente o que violar preceito deste Cdigo por cuja infrao j tiver sido autuado e punido.
Art. 9 - As penalidades a que se refere este Cdigo no isentam o infrator da

obrigao de reparar o dano resultante da infrao, na forma do art. 159 do Cdigo Civil. Pargrafo nico - Aplicada a multa, no fica o cumprimento da exigncia que a houver determinado. infrator desobrigado do

Art. 10 - Os dbitos decorrentes de multas no pagas nos prazos regulamentares

sero atualizados, nos seus valores monetrios, na base dos coeficientes de correo monetria que estiverem em vigor na data de liquidao das importncias devidas. Pargrafo nico - Na atualizao dos dbitos de multa de que trata este artigo, aplicar-se-o os coeficientes de correo monetria de dbitos fiscais, baixados trimestralmente pela secretaria de Planejamento da Presidncia da Repblica. CAPTULO III Da Apreenso de Bens
Art. 11 - A apreenso de bens consiste na tomada dos objetos que constiturem

2 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

prova material de infrao s disposies estabelecidas neste Cdigo, em lei ou regulamento.


Art. 12 - Da apreenso lavrar-se- auto que conter a descrio das coisas apreendidas e a indicao do lugar onde ficarem depositadas; o auto de apreenso pode ser lavrado cumulativamente com o de infrao nos termos do Ttulo II, Cap. III deste Cdigo.

Pargrafo nico - As coisas apreendidas sero recolhidas ao depsito da Prefeitura; quando a isto no se prestarem ou quando a apreenso se realizar fora da cidade, as coisas apreendidas podero ser depositadas em mos de terceiros, se idneos.
Art. 13 - A devoluo da coisa apreendida s se far depois de pagas as multas

que tiverem sido aplicadas e de indenizada a Prefeitura das despesas que tiverem sido feitas com a apreenso, o transporte e o depsito. 1 - No caso de no serem reclamadas e retiradas dentro de 10 (dez) dias, as coisas apreendidas sero vendidas em hasta pblica pela Prefeitura. 2 - A importncia, apurada na venda em hasta pblica das coisas apreendidas, ser aplicada na indenizao das multas e despesas de que trata o artigo anterior e entregue o saldo ao proprietrio que ser notificado no prazo de 5 (cinco) dias para receber o excedente, se j no houver comparecido para faze-lo. 3 - Prescreve-se em 01 (um) ms o direito de retirar o saldo da coisa vendida em hasta pblica; depois desse prazo, ficar ele em depsito para ser distribudo, a critrio do Prefeito, a instituies de assistncia social. 4 - No caso de material ou mercadoria perecvel, o prazo para reclamao ou retirada ser de 24 (vinte e quatro) horas; expirado esse prazo, se as referidas mercadorias ainda se encontrarem prprias para o consumo humano, podero ser doadas a instituies de assistncia social e no caso de estarem deterioradas devero ser inutilizadas. CAPTULO IV Das Penalidades Funcionais
Art. 14 - Sero punidos com multa equivalente a 03 (trs) dias dos respectivos

vencimentos: I - os funcionrios que se negarem a prestar assistncia ao muncipe, quando por este solicitada, para esclarecimento das normas consubstanciadas neste Cdigo; II - os agentes fiscais que, por negligencia ou m f, lavrarem autos sem obedincia aos requisitos legais, de forma a acarretar-lhes nulidades; III - os agentes fiscais que, tendo conhecimento de infrao, deixarem de autuar o infrator.
Art. 15 - As multas de que tratam o artigo 14 sero impostas pelo Prefeito,

3 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

mediante representao do chefe do rgo onde estiver lotado o agente fiscal, e sero devidas depois de transitada em julgado a deciso que as tiver imposto. CAPTULO V Da Responsabilidade pelas Penas
Art. 16 - No so diretamente passveis de aplicao das penas definidas neste

Cdigo: I - os incapazes na forma da lei; II - os que forem coagidos a cometer a infrao.


Art. 17 - Sempre que a infrao for praticada por qualquer dos agentes a que

se refere o artigo anterior a pena recair: I - sobre os pais, tutores ou pessoa sob cuja guarda estiver o menor; II - sobre o curador ou pessoa sob cuja guarda estiver o indivduo; III - sobre aquele quer der causa contraveno forada.
Art. 18 - Quando o infrator incorrer simultaneamente em mais de uma penalidade

constante de diferentes dispositivos aumentada de 2/3 (dois teros). TTULO II DO PROCESSO DE EXECUO DAS PENALIDADES CAPTULO I Da Notificao Preliminar

legais,

aplicar-se-

pena

maior

Art. 19 - Verificando-se infrao a este Cdigo, lei ou regulamento de posturas, ser expedida contra o infrator notificao preliminar estabelecendo o prazo para que este regularize a situao.

Pargrafo nico - o prazo para a regularizao da situao no deve exceder o mximo de 30 (trinta) dias e ser arbitrado pelo agente fiscal, no ato da notificao. A notificao ser feita em formulrio destacado de talonrio prprio, no qual ficar cpia a carbono, com o "ciente" do notificado, e conter os seguintes elementos:
Art. 20 -

I - nome do notificado ou denominao que o identifique; II - endereo do notificado ou seu representante; III - dia, ms, ano, hora e lugar da lavratura da notificao preliminar; IV - descrio do fato que a motivou e a indicao do dispositivo legal infringido;

4 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

V - prazo para regularizar a situao; VI - a multa ou pena a ser aplicada; VII - assinatura do notificante. 1 - Recusando-se o notificado a dar o "ciente", ser tal recusa declarada na notificao preliminar pela autoridade que a lavrar. 2 - Ao infrator dar-se- cpia da notificao preliminar. 3 - A recusa do recebimento, que ser declarada pela autoridade fiscal, no favorece ao infrator, nem o prejudica.
Art. 21 - No caso de o infrator ser analfabeto, fisicamente impossibilitado ou

incapaz na forma da lei, o agente fiscal competente indicar o fato no documento de fiscalizao, ficando assim justificada a falta de assinatura do infrator.
Art.

No caber imediatamente autuado:


22 -

notificao

preliminar,

devendo

infrator

ser

I - quando pilhado em flagrante; II - nas infraes capituladas no Ttulo III - Da Higiene Pblica
Art. 23 - Esgotado o prazo de que trata o pargrafo nico do artigo 19, sem

que o infrator tenha regularizado a situao perante a repartio competente, lavrar-se- auto de infrao. CAPTULO II Da Representao
Art. 24 - Quando incompetente para notificar preliminarmente ou para autuar, o

agente fiscal deve, e qualquer pessoa do povo pode, representar contra toda ao ou omisso contraria a disposies deste Cdigo ou de outras leis e regulamentos de posturas. 1 - No se admitir representao feita por quem haja sido scio, diretor, preposto ou empregado do infrator, quando relativa a fatos anteriores data em que tenha perdido essa qualidade. 2 - A representao far-se- em petio assinada e mencionar, em letra legvel, o nome, a profisso e o endereo do seu autor, e ser acompanhada de provas ou indicar os elementos desta e mencionar os meios ou as circunstncias em razo das quais se tornou conhecida a infrao.
Art.

Recebida a representao, a autoridade competente providenciar imediatamente as diligncias para verificar a respectiva veracidade e, conforme couber, notificar preliminarmente o infrator, autua-lo- ou arquivar a representao.
25 -

5 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

CAPTULO III Do Auto de Infrao


Art. 26 - Auto de infrao o instrumento no qual lavrada a descrio de

ocorrncia que, por sua natureza, caractersticas e demais aspectos peculiares, denote ter a pessoa fsica ou jurdica contra a qual lavrado, infringido ou tentado infringir dispositivos da legislao de posturas municipais.
Art. 27 - O auto de infrao, lavrado com preciso e clareza, sem entrelinhas,

emendas ou rasuras, dever: I - citar o local, dia, ms, ano e hora da lavratura; II - referir-se ao nome do infrator; mencionar inscrio municipal denominao que identifique o infrator e as testemunhas, se houver; ou

III - indicar o endereo o infrator ou do seu representante, quando for o caso; IV - descrever o fato que constitui a infrao e as circunstncias pertinentes, indicar o dispositivo legal ou regulamento violado e fazer referncia notificao preliminar que consignou a infrao, quando for o caso; V - conter a intimao ao infrator para pagar as multas devidas ou apresentar defesa e provas nos prazos previstos; VI - conter a assinatura de quem o lavrou; VII - conter a assinatura do infrator ou de seu representante. 1 - As omisses ou incorrees do auto no acarretaro sua nulidade, quando do processo constarem elementos suficientes para a determinao da infrao e do infrator. 2 - A assinatura no constitui formalidade essencial validade do auto, no implica em confisso, nem a recusa agravar a pena. 3 - Se o infrator ou quem o represente no puder ou no quiser assinar o auto, far-se- meno dessa circunstncia. O auto de infrao poder ser lavrado cumulativamente com o de apreenso, e conter tambm os elementos deste.
Art. 28 -

CAPTULO IV Da Defesa
Art. 29 - O infrator ter o prazo de 05 (cinco) dias para apresentar defesa

contra os atos dos agentes fiscais, contados da lavratura de infrao. Pargrafo nico - A defesa far-se- por petio, facultada a juntada de documentos.

6 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Art. 30 - A defesa contra os atos dos agentes fiscais ter efeito suspensivo

da cobrana de multas ou da aplicao de penalidade. CAPTULO V Da Deciso em Primeira Instncia


Art. 31 - A defesa contra atos praticados por agentes fiscais ser decidida

pela Assessoria de Planejamento no prazo de 10 (dez) dias. 1 - Se entender necessrio a autoridade poder, no prazo deste artigo, a requerimento da parte ou de oficio, dar vista, sucessivamente, ao autuado e ao autuante, ou ao reclamante e ao impugnante, por 05 (cinco) dias a cada um, para alegaes finais. 2 - Verificada a hiptese do pargrafo anterior, a autoridade ter novo prazo de 10 (dez) dias para proferir a deciso. 3 - A autoridade no fica adstrita s alegaes das partes, devendo julgar de acordo com sua convico face s provas produzidas. A deciso, redigida com simplicidade e clareza, concluir pela procedncia ou improcedncia do auto de infrao ou da reclamao, definindo expressamente os seus efeitos, num ou noutro caso.
Art. 32 Art. 33 - No sendo proferida a deciso no prazo legal, presumir-se- que a

autoridade mencionada no artigo 31 ratificou os termos do auto de infrao, podendo a parte interpor recurso. Pargrafo nico - Cessar com esse recurso a jurisdio da autoridade de Primeira Instncia. CAPTULO VI Do Recurso
Art. 34 - Da deciso de primeira instncia caber recurso ao Prefeito.

Pargrafo nico - O recurso de que trata este artigo dever ser interposto no prazo de 05 (cinco) dias, contados da data de cincia da deciso em primeira instncia, pelo autuado, reclamante ou autuante.
Art. 35 - O autuado ser notificado da deciso de primeira instncia:

I - Sempre que possvel, pessoalmente, mediante entrega, contra recibo, de cpia da deciso proferida; II - Por edital, se desconhecido o domicilio do infrator; III - Por carta, acompanhada de cpia da deciso com aviso de recebimento, datado e firmado pelo destinatrio ou algum de seu domicilio.
Art. 36 - O recurso far-se- por petio, facultada a juntada de documentos.

7 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Pargrafo nico: vedado, em uma s petio, recursos referentes a mais de uma deciso, ainda que versem sobre o mesmo assunto e alcancem o mesmo autuado ou reclamante, salvo quando proferidas em nico processo.
Art. 37 - Nenhum recurso voluntrio interposto pelo autuado ser encaminhado

sem o prvio depsito de metade da quantia exigida como pagamento de multa, extinguindo-se o direito do recorrente que no efetuar o depsito no prazo de 05 (cinco) dias contados da data da cincia da deciso em primeira instncia.
Art. 38 - As decises definitivas sero executadas:

I - pela notificao ao infrator para, no prazo de 05 (cinco) dias, satisfazer ao pagamento do valor da multa e, em conseqncia, receber a quantia depositada em garantia; II - pela notificao ao autuado para vir receber a importncia recolhida indevidamente como multa; III - pela notificao ao infrator para vir receber ou, quando for o caso, pagar, no prazo de 05 (cinco) dias a diferena entre o valor da multa e a importncia depositada em garantia; IV - pela notificao ao infrator para vir receber no prazo de 05 (cinco) dias, o saldo de que trata o pargrafo 2 do artigo 13 deste Cdigo; V - pela liberao das coisas apreendidas; VI - pela imediata inscrio, como dvida ativa, e remessa de certido cobrana executiva, dos dbitos a que se referem os incisos I e III deste artigo. TTULO III DA HIGIENE PPUBLICA CAPTULO I Disposies Gerais
Art. 39 - dever da Prefeitura de So Francisco do Sul zelar pela higiene

pblica em todo o territrio do Municpio, de acordo com as disposies deste Cdigo e as normas estabelecidas pelo Estado e pela Unio.
Art. 40 - A fiscalizao das condies de higiene visa a proteger a sade da

comunidade e compreende, basicamente: a higiene das vias pblicas, das habitaes particulares e coletivas; a higiene dos estabelecimentos comerciais, industriais e de servios; o controle dos servios urbanos, do lixo e da poluio ambiental. A Prefeitura designar fiscais para inspecionar de forma 41 sistemtica, a higiene pblica no Municpio, em colaborao com os Postos Estaduais de Sade.
Art.

1 - Nas inspees em que forem verificadas irregularidades, apresentar o fiscal encarregado relatrio circunstanciado, sugerindo medidas ou solicitando

8 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

providencias ao bem da Higiene Pblica. 2 - A Prefeitura tomar as medidas cabveis ao caso, quando estas forem da alada do governo municipal, ou remeter cpia do relatrio s autoridades federais ou estaduais competentes, para que tome as providencias necessrias. CAPTULO II Da Higiene das Vias Pblicas
Art. 42 - O servio de limpeza das ruas, praas e logradouros pblicos ser

executado diretamente pela Prefeitura ou por concesso.


Art. 43 - Os moradores sero responsveis pela limpeza do passeio e sarjetas,

fronteirias a sua residncia. 1 - A lavagem ou varredura do passeio e sarjeta dever ser efetuada em hora conveniente e de pouco movimento. 2 - absolutamente proibido, em qualquer caso, varrer lixo ou detritos slidos de qualquer natureza para os ralos logradouros pblicos. proibido varrer, do interior de prdios, de terrenos ou dos veculos, para via pblica, assim como despejar ou atirar papeis, anncios, reclames ou quaisquer detritos sobre o leito dos logradouros pblicos.
Art. 44 Art. 45 - A ningum licito, sobre qualquer pretexto, impedir ou dificultar o -

livre escoamento das guas pelos canos, valas, sarjetas ou canais das vias pblicas, danificando-os ou obstruindo-os.
Art.

Para preservar 46 terminantemente proibido:

de

maneira

geral

higiene

pblica

fica,

I - lavar roupas em chafarizes, fontes ou tanques situados nas vias pblicas; II - escoar guas servidas das residncias para a rua ou consentir em seu escoamento; III - conduzir, sem as precaues devidas, quaisquer materiais que possam comprometer o asseio das vias pblicas. IV - queimar, mesmo nos quintais prprios, lixo ou quaisquer corpos, em quantidade capaz de molestar a vizinhana; V - aterrar vias pblicas com lixo, materiais velhos ou quaisquer detritos; VI - conduzir pela cidade, vilas ou povoaes do Municpio, doentes portadores de molstias infecto-contagiosas, salvo com a necessria precauo de higiene e para fins de tratamento. VII - Depositar, lanar ou atirar, em qualquer rea pblica ou terrenos, edificados ou no, resduos slidos de qualquer natureza; (Redao acrescida pela Lei Complementar n 1/1998)

9 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

VIII - Sujar logradouros ou vias pblicas, em decorrncia de desmatamento; (Redao acrescida pela Lei Complementar n 1/1998)

obras

ou

IX - Depositar, lanar ou atirar, em mares, riachos, crregos, lagos, rios, ou s suas margens, resduos de qualquer natureza, que causem prejuzo limpeza urbana ou ao meio ambiente; (Redao acrescida pela Lei Complementar n 1/1998) X Os mercados, supermercados, matadouros, aougues, peixarias e estabelecimentos similares, devero acondicionar o lixo produzido, em sacos plsticos, manufaturados para este fim, dispondo-os em local a ser determinado para o recolhimento; (Redao acrescida pela Lei Complementar n 1/1998) XI - Os bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos de venda de alimentos para consumo imediato, sero dotados de recipientes de lixo, colocados em locais visveis e de fcil acesso ao pblico em geral; (Redao acrescida pela Lei Complementar n 1 /1998) XII - Nas feiras instaladas em vias ou logradouros pblicos, onde haja a venda de gneros alimentcios, produtos hortifrutigranjeiros ou outros pontos de interesse do abastecimento pblico, obrigatria a colocao de recipientes de recolhimento de lixo em local visvel e acessvel ao pblico, em quantidade de 1 (um) recipiente por banca instalada; (Redao acrescida pela Lei Complementar n 1/1998) XIII - Os vendedores ambulantes e veculos de qualquer espcie, destinados venda de alimentos de consumo imediato, devero ter recipiente de lixo neles fixado, ou colocados no solo, ao seu lado; (Redao acrescida pela Lei Complementar n 1/1998) XIV Todas as empresas que comercializem agrotxicos e produtos fitosanitrios, tero responsabilidade sobre os resduos por ele produzidos, seja em sua comercializao ou em seu manuseamento. (Redao acrescida pela Lei Complementar n 1 /1998)
Art. 47 - Na infrao de qualquer artigo deste captulo, ser imposta a multa

de 0,2 (dois dcimos) a 02 (duas) vezes o valor correspondente Unidade Fiscal vigente no exerccio, conforme Decreto baixado pelo Prefeito. CAPTULO III Do Controle da gua e do Sistema de Eliminao de Dejetos
Art.

proibido comprometer por qualquer forme, a limpeza das guas destinadas ao consumo pblico ou particular.
48 -

Art.

49 - Compete ao Servio Autnomo Municipal de guas e Esgotos de So Francisco do Sul - SAMAE - o exame peridico das redes e instalaes com o objetivo de constatar possvel existncia de condies que possam prejudicar a sade da comunidade.

Art. 50 - O Servio Autnomo Municipal de guas e Esgotos de So Francisco do

Sul fixar e controlar a execuo das normas disciplinares daquelas atividades, bem como a promoo de medidas destinadas a proteger a sade e o

10 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

bem-estar da populao. 1 - Nenhum prdio situado em via pblica dotada de rede de gua e esgotos poder ser habitado sem que esteja ligado s referidas redes. 2 - Quando no existir rede pblica de abastecimento de gua ou coletores de esgotos, o Servio Autnomo de guas e Esgotos, indicar as medidas a serem executadas. 3 - Constitui obrigao do proprietrio do imvel a execuo de instalaes domiciliares adequadas de abastecimento de gua potvel e de esgoto sanitrio, cabendo ao ocupante do imvel zelar pela necessria conservao. 4 - Nos prdios situados em logradouros providos de rede de abastecimento de gua proibida a abertura e manuteno de poos, salvo em casos especiais, mediante autorizao do Prefeito Municipal, ouvido o Servio Autnomo Municipal de guas e Esgotos de So Francisco do Sul e obedecidas as prescries do Cdigo de guas.
5l - Todo reservatrio de gua existente asseguradas as seguintes condies sanitrias: Art.

em

prdio,

dever

ter

I - impossibilidade absoluta de acesso ao seu interior de elementos que possam poluir ou contaminar a gua; II - facilidade absoluta de inspeo e limpeza; III - tampa removvel.
Art. 52 - Na infrao de dispositivos deste Captulo sero aplicadas as seguintes penalidades:

I - multa correspondente ao valor de 01 (uma) a 10 (dez) vezes a Unidade Fiscal fixada pelo Prefeito para o exerccio, de acordo com o Cdigo Tributrio de So Francisco do Sul; II - outras medidas previstas no Regulamento do SAMAE. CAPTULO IV Do Controle da Poluio Ambiental proibido causar qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas do meio-ambiente-solo, gua e ar, que, direta ou indiretamente:
Art. 53 -

I - crie ou possa criar condies nocivas ou ofensivas sade, segurana e ao bem - estar pblico; II - prejudique a fauna e a flora; III -prejudique a fauna e a flora; III - dissemine a fauna e a flora;

11 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

IV - prejudique o uso dos recursos naturais para fins domsticos, agropecurios, de piscicultura, recreativos e para outros objetivos teis perseguidos pela comunidade. Pargrafo nico - Inclui-se no conceito de meio-ambiente, a gua superficial ou de subsolo, o solo de propriedade pblica, privada ou de uso comum.
Art. 54 - Os esgotos domsticos, os resduos slidos ou lquidos das atividades industriais, comerciais e de oficinas, s podero ser lanados direta ou indiretamente nas guas interiores se no houver perigo de estas se tornarem poludas, conforme o disposto no artigo anterior. Art. 55 - Nas reas urbanas no permitido, seno distancia de 800 metros

das ruas e logradouros pblicos, a instalao de estrumeiras, ou depsitos em grande quantidade, de excrementos orgnicos.
Art. 56 - As chamins de qualquer espcie de foges de casas particulares ou

de estabelecimentos comerciais e industriais que pela natureza dos produtos, pelas matrias primas utilizadas, pelos combustveis empregados, ou por qualquer outro motivo, possam prejudicar sade pblica.
Art. 57 - expressamente proibida a instalao dentro do permetro da cidade

ou povoaes, de industrias que pela natureza dos produtos, pelas matrias primas utilizadas, pelos combustveis empregados, ou por qualquer outro motivo, possam prejudicar sade pblica.
Art. 58 - A Prefeitura desenvolver ao no sentido de:

I - adotar ou impor medidas corretivas no que respeita a atividades capazes de poluir o meio ambiente, de acordo com as exigncias deste cdigo. II - controlar as novas fontes de poluio ambiental, especialmente nas suas conseqncias com respeito s praias; III - controlar a poluio atravs de analise, estudos e levantamentos das caractersticas do solo, das guas e do ar. 1 - O Municpio poder celebrar convenio com rgos pblicos federais e estaduais para a execuo de projetos ou atividades que objetivem o controle da poluio do meio ambiente e dos planos estabelecimentos para a sua proteo. 2 - A Prefeitura poder, sempre que necessrio, contratar especialistas para a execuo de tarefas que visem proteo do meio ambiente contra os efeitos da poluio, inclusive a causada por rudos, mencionados no Ttulo IV, Captulo I, deste cdigo. 3 - As autoridades incumbidas da fiscalizao ou inspeo, para fins de controle de poluio ambiental, tero livre acesso, a qualquer dia e hora, s instalaes industriais, comerciais, agropecurias ou outras particulares ou pblicas, capazes de causar danos ao meio ambiente.

12 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Art.

Na infrao de dispositivos deste Captulo sero aplicadas as seguintes penalidades:


59 -

I - multa correspondente ao valor de 05 (cinco) a 20 (vinte) vezes a Unidade Fiscal (UF), vigente no exerccio, conforme Decreto baixado pelo Prefeito; II - interdio da atividade causadora da poluio. CAPTULO V Da Higiene das Habitaes
Art. 60 - As habitaes e os estabelecimentos em geral devero obedecer s

normas previstas na legislao urbanstica e s disposies deste Cdigo.


Art. 61 - As residncias devero ser pintadas de 05 em 05 anos, no mnimo,

salvo exigncias especiais das autoridades sanitrias.


Art. 62 - Os proprietrios ou inquilinos so obrigados a conservar em perfeito

estado de asseio os seus ptios, prdios e terrenos. 1 - No permitido, nos limites da cidade, vilas e povoados: I - terrenos cobertos de mato, pntano ou servindo de deposito de lixo; II - gua estagnada nos quintais ou ptios dos prdios. 2 - As providncias para o escoamento das guas estagnadas em terrenos particulares competem ao respectivo proprietrio.
Art. 63 - A Prefeitura poder promover, mediante indenizao das despesas com os servios e administrao, a execuo de trabalhos de drenagem ou aterros em propriedades privadas cujos responsveis se omitirem de faze-lo; poder ainda declarar insalubre toda construo ou habitao que no rena as condies de higiene indispensveis, ordenando a sua interdio ou demolio. Art. 64 - O lixo das habitaes ser acondicionado em recipientes fechados

para serem recolhidos pelo servio de limpeza pblica. Pargrafo nico - Os resduos de fabricas e oficinas, os restos de materiais de construo, os entulhos provenientes de demolies, as matrias excrementcias e restos de forragem das cocheiras e estbulos, as palhas e outros residuosa das casas comerciais, bem como terra, folhas de galhos dos jardins e quintais particulares sero removidos s custas dos respectivos inquilinos ou proprietrios.
Art. 65 - As casas de apartamentos e prdios de habitao coletiva devero ser adotados de instalao coletora, convenientemente localizada, perfeitamente vedada e dotada de dispositivos para limpeza e lavagem. Art. 66 - A Prefeitura regulamentar e fiscalizar a capacidade de hospedagem

dos hotis, penses, internatos destinados habitao coletiva.

outros

estabelecimentos

semelhantes

13 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Art. 67 - Na infrao de qualquer artigo deste captulo ser imposta a multa

correspondente ao valor de 0,2 (dois dcimos) a duas (duas) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto do prefeito, para o exerccio, de acordo com o Cdigo Tributrio de So Francisco do Sul. CAPTULO VI Da Higiene dos Servios

Estabelecimentos

Industriais,

Comerciais

Prestadores

de

SEO 1 Disposies Gerais


Art. 68 - A Prefeitura exercer, em colaborao com as autoridades sanitrias

do Estado, severa fiscalizao sobre a higiene dos estabelecimentos industriais comerciais e de servios localizados no Municpio.
Art.

No ser permitida a exposio ou venda de gneros alimentcios deteriorados, falsificados, adulterados ou nocivos sade, os quais sero apreendidos pelo funcionrio encarregado da fiscalizao e removidos para local destinado inutilizao dos mesmos.
69 -

1 - Para os efeitos deste Cdigo, consideram-se gneros alimentcios todas as substancias slidas ou liquidas destinadas a ser ingeridas pelo homem, excetuados os medicamentos. 2 - A inutilizao dos gneros no eximir o estabelecimento comercial ou ambulante do pagamento das multas e demais penalidades que possam sofrer em virtude da infrao. 3 - A reincidncia na prtica das infraes previstas neste artigo determinar a cassao da licena para o funcionamento do estabelecimento comercial, fixo ou ambulante. SEO 2 Da Higiene dos Produtos Expostos a Venda
Art. 70 - Os mercados, quintandas e casas congneres, alem das disposies gerais concernentes aos estabelecimentos de gneros alimentcios, devero observar os seguintes requisitos:

I - as verduras colocadas a venda a retalho, para serem consumidas sem cozimento, devero ser mantidas em recipientes ou dispositivos de superfcie impermevel e a prova de insetos, poeira e quaisquer contaminaes; II - as frutas venda sero colocadas sobre mesas ou estantes, rigorosamente limpas e afastadas um metro no mnimo ombreiras das portas externas; III - as gaiolas para aves sero providas de fundo mvel, para facilitar a sua limpeza, que ser feita diariamente; IV - os salames, salsichas e produtos similares, sero expostos a venda suspensos em ganhos de metal polido ou estanhado, ou colocados em vitrinas lavveis, ou ainda, acondicionados em embalagens hermeticamente fechadas

14 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

construdas de metal, plstico ou outro material impermevel, observados, rigorosamente, os preceitos de higiene. Pargrafo nico - proibido utilizar-se, depsitos de hortalias, legumes ou frutas. para outro qualquer fim, dos

Art. 71 - proibido ter em depsito ou exposto venda:

I - frutas no sazonadas; II - frutas descascadas ou expostas em fatias; II - aves doentes; IV - legumes, hortalias, frutas ou ovos deteriorados.
Art. 72 -

Nas

leiterias

estabelecimentos

que

vendem

laticnios

obrigatrio: I - a existncia de refrigeradores ou cmaras frigorficas, balces com tampo de mrmore, ao inoxidvel ou material equivalente; II - a existncia de prateleiras de mrmore, ao inoxidvel, frmica ou material equivalente; III - a apresentao do pessoal com uniforme apropriado, incluindo gorro, de preferncia de cor branca. 1 - O leite deve ser pasteurizado e fornecido em recipiente de vidro incolor ou outros materiais que possam ser esterilizados, ou, ainda, acondicionados em pacotes de plstico hermeticamente fechados. 2 - vedado em todo o territrio do Municpio a venda de leite em pipas ou lates providos ou no de medidores prprios. 3 - Os derivados de leite devem ser mantidos em instalaes higinicas protegidas da poeira e da ao de animais ou conservados em frigorficos quando se tratar de alimentos facilmente deteriorveis.
Art. 73 - A gua utilizada na manipulao ou preparo de gneros alimentcios

deve provir do servio de abastecimento pblico; a utilizao de outra fonte de abastecimento fica a depender de deciso do rgo responsvel por aquele servio.
Art. 74 - O gelo destinado ao uso alimentar dever ser fabricado com gua

potvel isenta de contaminao.


Art. 75 - As fabricas de doces e de massas, as refinarias, confeitarias e os estabelecimentos congneres devero ter:

padarias,

I - o piso e as paredes das salas onde se elaboram os produtos, revestidos de ladrilhos at a altura de dois metros;

15 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

II - as salas de preparo dos produtos com a janela e aberturas teladas e prova de insetos; Pargrafo nico - O pessoal que serve ao pblico deve pegar doces, frios e outros produtos com colheres ou pegadores apropriados. Os ambulantes, vendedores de alimentos preparados, no podero estacionar em locais em que seja facial a contaminao dos produtos expostos venda.
Art. 76 Art. 77 - Na infrao de qualquer artigo deste captulo ser imposta a multa

correspondente do valor de 0,5 (cinco dcimos) a 03 (trs) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto do Prefeito, para o exerccio. SEO 3 Da Higiene dos Aougues e das Peixarias
Art. 78 - Os aougues e peixarias devero atender s seguintes condies especficas para a sua instalao e funcionamento:

I - ser dotados de torneiras e de pias apropriadas; II - ter balces com tampo de mrmore, ao inoxidvel, frmica ou material equivalente, a juzo da Assessoria de Planejamento; III - ter cmaras frigorficas ou refrigeradores com capacidade proporcional s suas necessidades; IV - utilizar utenslios de manipulao, instrumentos e ferramentas de corte feitos de material inoxidvel, bem como mantidos em rigoroso estado de limpeza; V - quando localizados no interior de mercados, ter luz artificial incandescente ou fluorescente, no sendo permitida, qualquer que seja a finalidade, a existncia de lmpadas coloridas; VI - dispor de vitrinas, com molduras em ao inoxidvel ou metal niquelado onde ser exposta a mercadoria venda.
Art. 79 - Nos aougues s podero entrar carnes provenientes dos matadouros

devidamente licenciados, regularmente inspecionados e carimbados, e conduzidas em veculos apropriados.


Art. 80 -

Nos aougues, peixarias e estabelecimentos congneres no ser

permitido: I - o uso de moveis de madeira; II - o uso de cepo e o machado III - a explorao de qualquer outro ramo de negcio diverso da especialidad que lhes corresponde.

16 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Art. 81 - Os aougueiros e peixeiros so obrigados a observar as seguintes

prescries de higiene: I - manter o estabelecimento em completo estado de asseio e higiene; II - no guardar na sala de talho objetos que lhes sejam estranhos; III - usar sempre aventais e gorros brancos. Na infrao de qualquer artigo desta seo ser imposta multa correspondente ao valor de 01 (um) a 3 (trs) vezes o valor da Unidade Fiscal fixada em Decreto do Prefeito, para o exerccio.
Art. 82 -

SEO 4 Da Higiene dos Hotis, Penses, Restaurantes, Casas Padarias, Confeitarias e Estabelecimentos Congneres

de

Lanche,

Cafs,

Art. 83 - Os hotis, penses, restaurantes, casas de lanche, cafs, padarias,

confeitarias e estabelecimentos seguintes prescries:

congneres

observaro,

no

que

couber,

as

I - as cozinhas, copas e dispensas devero ser conservadas em perfeitas condies de higiene; II - devero ter e manter em perfeitas condies de higiene, sanitrios separados para os dois sexos, no sendo permitida entrada comum; III - nos sales de consumao no ser permitido o depsito de caixas ou qualquer material estranho s suas finalidades; IV - as mesas e balces devero ter tampo de mrmore, ao inoxidvel, frmica ou outro material equivalente, facilmente lavvel; V - devero ser dotados de pias e torneiras apropriadas; VI - as suas dependncias sero imunizadas pelo menos 02 (duas) vezes ao ano; VII - os guardanapos e toalhas de centro das mesas sero de uso individual; VIII - as roupas servidas devero ser guardadas em cestos ou outro tipo de depsito feito de material compacto ou telado, mas que seja provido de tampa, assegure boa ventilao e possa ser lavado; IX - os copos e louas logo aps a sua utilizao devero ser lavados com esponja embebida em detergente ou espuma de sabo; X - devero ser mantidos escorredores de copos apropriados; XI - os utenslios de cozinha, os copos, as louas, os talheres, xcaras e pratos devem estar sempre em perfeitas condies de uso. Ser apreendido e inutilizado, imediatamente, o material que estiver danificado, lascado ou trincado;

17 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

XII - a lavagem de louas e talheres dever fazer-se em gua corrente ou maquina de tipo aprovado, no sendo permitido, sob qualquer hiptese, a lavagem em baldes, tonis ou vasilhames; XIII - a higienizao da loua e talheres dever ser feita em esterilizadores, com gua mantida a temperatura de 100 C onde os objetos ficaro imersos durante pelo menos 05 (cinco) minutos; XIV - os esterilizadores devero ser providos de tampa e permanecero ligados durante o horrio em que o estabelecimento funcionar; XV - a loua e talheres devero ser guardados em armrios com ventiladas ou teladas, no podendo ficar expostos a poeira e insetos; portas

XVI - os aucareiros sero do tipo que permite a retirada do acar sem o levantamento da tampa e devero ser lavados diariamente, no sendo permitidas aderncias de acar ou de quaisquer outras substancias; XVII - os alimentos no podero ficar expostos e devero ser colocados em balces envidraados; 1 - No permitido servir caf em copos ou utenslios que no possam ser esterilizados em gua fervente, excetuando-se os copos confeccionados de material plstico ou papel, que devem ser destrudos aps uma nica utilizao. 2 - Os estabelecimentos mencionados no presente artigo sero obrigados a manter seus empregados ou garons convenientemente uniformizados.
Art. 84 - Na infrao de qualquer artigo desta Seo ser imposta multa correspondente ao valor de 01 (uma) a 03 (trs) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio.

SEO 5 Dos Sales de Barbeiro, Cabeleleiro e Estabelecimentos Congneres


Art. 85 - Nos sales de barbeiro, cabeleleiro e estabelecimentos congneres obrigatrio o uso de toalhas e golas individuais.

Pargrafo nico - Durante o trabalho, os oficiais ou empregados devero usar jaleco de cor clara e rigorosamente limpo.
Art. 86 - As toalhas ou panos que recobrirem o encosto da cabea nas cadeiras

devem ser usadas uma s vez para cada atendimento.


Art. 87 - Os instrumentos de trabalhos, logo aps a sua utilizao, devero

ser mergulhados esterilizados.

em

soluo

anti-spticos

lavados

em

gua

corrente,

ou

Art. 88 - Na infrao de qualquer artigo desta seo ser imposta a multa ao

valor 01 (uma0 a 03 (trs) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto do Prefeito, para o exerccio.

18 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

SEO 6 Da Higiene dos Hospitais, Casas de Sade e Materidades


Art. 89 - Nos hospitais, casas de sade e maternidades, alem das disposies

gerais deste Cdigo, que lhes forem aplicveis, obrigatria: I - a exigncia de uma lavanderia a gua quente com instalao completa de desinfeco. II - a existncia de deposito apropriado para roupa servida; III - a instalao de necrotrios, de acordo com o Cdigo de Edificaes; IV - a instalao de uma cozinha, com mnimo de trs peas, destinadas respectivamente a depsito de gneros, a preparo e distribuio de comida e a lavagem e esterilizao de louas e utenslios, devendo todas as peas ter os pisos e paredes revestidas de ladrilhos at a altura mnima de dois metros. Na infrao de qualquer penalidades da seguintes natureza:
Art. 90 -

artigo

desta

seo,

sero

aplicadas

I - multa correspondente ao valor de 05 (cinco) a 10 (dez) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto baixado pelo Prefeito, para o exerccio; II - processamento da interdio do estabelecimento. SEO 7 Da Higiene das Cocheiras e Estbulos
Art. 91 - As cocheiras e estbulos existentes no municpio permitidas nos termos do Art. 160, devero, alm da observncia de outras disposies deste Cdigo e da legislao urbanstica, que lhes forem aplicadas, obedecer s seguintes exigncias:

I - possuir muros divisrios, com 3,5 m (trs metros e meio) de afastamento da divisa do lote; II - possuir sarjetas de revestimento impermevel para guas residuais e sarjetas de contorno para as guas das chuvas; III - possuir depsito para estrume, prova de inseto e com a capacidade para receber a produo de vinte e quatro horas, a qual deve ser diariamente removida para lugar aprovado pela Prefeitura; IV - possuir depsito para ferragens, isolado da parte destinada aos animais e devidamente vedado contra ratos; V - manter completa separao entre os empregados e a parte destinada aos animais; VI - obedecer logradouro. a um recuo de pelo menos possveis compartimentos para

vinte

metros do

alinhamento

do

19 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Na infrao de qualquer artigo desta seo ser imposta multa correspondente ao valor de 01 (uma) a 03 (trs) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio.
Art. 92 -

TTULO IV DA POLCIA DE COSTUMES, SEGURANA E ORDEM PBLICA CAPTULO I Da Moralidade e do Sossego Pblico
Art. 93 - expressamente proibida s casas de comrcio e aos ambulantes a

exposio de gravuras, livros, revistas ou jornais pornogrficos ou obscenos. Pargrafo nico - A reincidncia na cassao da licena de funcionamento.
Art. 94 -

infrao

deste artigo

determinar

No sero permitidos banhos nos rios, crregos ou lagoas do Municpio, exceto nos locais designados pela Prefeitura como prprios para banhos ou esportes nuticos. Pargrafo nico - Os praticantes de esportes ou banhistas devero trajar-se com roupas apropriadas.

Art. 95 - Os proprietrios de estabelecimentos que vendam bebidas alcolicas

sero responsveis pela manuteno da ordem dos mesmos. Pargrafo nico - As desordens, algazarras, barulho, porventura verificadas nos referidos estabelecimentos, sujeitaro os proprietrios a multa, podendo nas reincidncias ser cassada a licena para o funcionamento do estabelecimento.
Art. 96 - expressamente proibido perturbar o sossego pblico com rudos ou

sons excessivos e evitveis, tais como: I - os de motores de exploso desprovidos de silencioso ou com estes em mau estado de funcionamento; II - os de aparelhos; buzinas, clarins, tmpanos, campainhas ou quaisquer outros

III - os de sistemas eletrnicos usados pelos estabelecimentos de venda de discos; IV - a propaganda realizada com alto-falante, bombos, tambores, cornetas e outros meios, sem previa autorizao da Prefeitura; V - os produzidos por arma de fogo; VI - os de morteiros, bombas e demais fogos de artifcio ruidosos; VII - os de apitos ou silvos de sereis de fabricas, cinemas ou outros estabelecimentos, por mais de 30 (trinta) segundos, antes das 07 (sete) e depois das 22 (vinte e duas) horas.

20 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

1 - Excetuam-se das proibies deste artigo: I - os tmpanos, sinetas ou sirenes dos veculos de assistncia, corpo de bombeiros e de policia quando em servios; II - os apitos da ronda e guardas policiais. 2 - Os valores mximos de nvel de som, so os indicados pela norma NB 95/66 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).
Art. 97 - Nas igrejas, conventos e capelas, os sinos no podero tocar antes

das 05 (cinco) e depois das 22 (vinte e duas) horas.


Art. 98 - proibido executar qualquer trabalho ou servio que produza rudos

antes das 07 (sete) e depois das 22 (vinte e duas) horas.


Art. 99 - A Prefeitura, antes a denuncia ou a construo, exigir das empresas concessionrias de servios de eletricidade, que fiscalizem as causas tcnicas dos rudos de aparelhos eltricos e instalem ou obriguem a instalao de dispositivos capazes de eliminar ou reduzir ao mnimo as correntes parasitas diretas ou induzidas, as oscilaes de alta freqncia, chispas e rudos prejudiciais radio recepo.

Pargrafo nico - As mquinas e aparelhos que, a despeito da aplicao de dispositivos especiais, no apresentarem diminuio sensvel das perturbaes, no podero funcionar aos domingos e feriados nem a partir das dezoito horas, nos dias teis.
Art. 100 - na infrao de qualquer artigo deste captulo ser imposta multa

correspondente de 02 (duas) a 08 (oito) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio. CAPTULO II Dos Divertimentos Pblicos
Art. 101 - So divertimentos pblicos, para os efeitos deste Cdigo, os que se realizarem nas vias pblicas, ou em recintos fechados de livre acesso ao pblico. Art. 102 - Nenhum divertimento pblico poder ser realizado sem licena da

Prefeitura. Pargrafo nico - O requerimento de licena para funcionamento de qualquer casa de diverses ser instrudo com prova de terem sido satisfeitas as exigncias relativas a construo e higiene do edifcio, e procedida a vistoria tcnica.
Art. 103 - Nas casas onde se realizem diverses pblicas sero observadas as

seguintes disposies, alm das estabelecidas pelo Cdigo de Edificaes: I - os sagues de rigorosamente limpos; entrada e as salas de espetculos sero mantidos

21 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

II - as portas e os corredores que do para o exterior sero amplos e conservar-se-o sempre livres de grades, mveis ou de quaisquer objetos que possam dificultar a retirada rpida do publico em caso de emergncia; III - todas as portas de sada sero encimadas pela inscrio "sada", legvel a distancia, luminosa de forma suave, quando se apagarem as luzes da sala; IV - os aparelhos destinados a renovao do ar devero ser conservados e mantidos em perfeito funcionamento; V - haver instalaes sanitrias independentes para homens e senhoras; VI - sero tomadas as precaues necessrias para evitar incndios, sendo obrigatria a adoo de extintores de fogo em locais visveis e de fcil acesso; VII - possuiro bebedouro automtico de gua hidrulica em perfeito estado de funcionamento; filtrada e escarradeira

VIII - durante os espetculos devero as portas conservar-se abertas, vedadas apenas com reposteiros ou cortinas; IX - devero ser imunizadas contra insetos estabelecida pelas autoridades sanitrias; e ratos na periodicidade

X - o mobilirio ser mantido em perfeito estado de conservao; Pargrafo nico - proibido aos espectadores, sem distino de sexo, assistir aos espetculos de chapu cabea ou fumar no local das funes.
Art. 104 - As casas de espetculos de sesses consecutivas, que no tiverem

exaustores suficientes, devem obedecer, entre a sada e entrada espectadores, lapso de tempo suficiente para efeito de renovao de ar.
Art. 105 -

de

Em todos os teatros, circos ou salas de espetculos, sero observados quatro lugares destinados s autoridades encarregadas da fiscalizao.
Art. 106 - Os programas anunciados sero executados integralmente, no podendo

os espetculos iniciar-se em horas diversas da marcada. Pargrafo nico - Em caso de modificao de programao ou de horrio, o empresrio devolver aos espectadores o preo integral da entrada.
Art. 107 - Os bilhetes de entrada no podero ser vendidos por preo superior ao anunciado e em nmero excedente lotao do teatro, cinema, circo ou sala de espetculos. Art.

No sero fornecidas licenas para a realizao de jogos ou diverses ruidosas em locais compreendidos em rea formada por um raio de 100 metros de hospitais e casas de sade ou maternidade.
108 -

22 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Art.

Para funcionamento de teatros, alm das demais aplicveis deste Cdigo, devero ser observadas as seguintes:
109 -

disposies

I - a parte destinada ao pblico, ser inteiramente separada da parte destinada aos artistas, no havendo entre as duas, mais que as indispensveis comunicaes de servio; II - a parte destinada aos artistas dever ser, quando possvel, de fcil e direta comunicao com as vias pblicas, de maneira que assegure sada e entrada franca, sem dependncia da parte destinada permanncia do pblico.
Art. 110 - Para funcionamento de cinemas sero ainda observadas as seguintes

disposies: I - s podero funcionar em pavimento trreo; II - os aparelhos de projeo ficaro em gabinete de fcil sada, construdos de materiais incombustveis; III - no interior das cabinas no poder existir maior nmero de pelculas do que as necessrias para as sesses de cada dia; as pelculas devero estar depositadas em recipiente especial incombustvel, hermeticamente fechado, que no seja aberto por mais tempo que o indispensvel ao servio.
Art. 111 - A armao de circos de pano ou parques de diverses s poder ser

permitida em certos locais, a juzo da Prefeitura. 1 - O prazo de autorizao de funcionamento dos estabelecimentos de que trata este artigo no poder exceder a um ano. 2 - Ao conceder a autorizao, poder a Prefeitura estabelecer as restries que julgar conveniente, no sentido de assegurar a ordem e a moralidade dos divertimentos e o sossego da vizinhana. 3 - A seu juzo, poder a Prefeitura no renovar a autorizao de circos ou parques de diverses, ou obriga-las a novas restries ao conceder-lhes a renovao pedida. 4 - Os circos e parques de diverses, embora autorizados, s podero ser flanqueados ao publico, depois de vistoriados, em todas as suas instalaes, pelas autoridades da Prefeitura.
Art. 112 - Para permitir armao de circo ou barracas em logradouros pblicos

poder a Prefeitura exigir, se o julgar conveniente, uma cauo arbitrada at o Maximo de 06 (seis) vezes a Unidade Fiscal vigente no Municpio, como garantia de despesas com a eventual limpeza e recomposio do logradouro. Pargrafo nico - O depsito ser restitudo integralmente se no houver necessidade de limpeza especial ou reparos; em caso contrrio, sero deduzidas dos mesmos as despesas feitas com tal servio. Na localizao de dancings ou de estabelecimentos de diverses noturnas, a Prefeitura ter sempre em vista o sossego e decoro da populao.
Art. 113 -

23 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Art. 114 - Os espetculos, bailes ou festas de carter pblico dependem para realizar-se, de previa licena da Prefeitura.

Pargrafo nico - Excetuam-se das disposies deste artigo as reunies de qualquer natureza, sem convites ou entradas pagas, levadas a efeito por clubes ou entidades de classe, em sua sede, ou as realizadas em residncias particulares.
Art.

expressamente proibido, durante os festejos carnavalescos, apresentar-se com fantasias indecorosas ou atirar gua e outras substancias que possam molestar os transeuntes.
115 -

Pargrafo nico - Fora do perodo destinado aos festejos carnavalescos, a ningum permitido apresentar-se mascarado ou fantasiado nas vias pblicas, salvo com licena especial das autoridades.
Art. 116 - Na infrao de qualquer artigo deste captulo, ser imposta multa correspondente ao valor de 01 (uma) a 03 (trs) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio.

CAPTULO III Dos Locais de Culto


Art. 117 - As igrejas, os templos e as casas de culto devem ser respeitados, sendo proibido pixar suas paredes e muros, ou neles pregar cartazes. Art. 118 - As igrejas, templos e casas de culto no podero admitir maior

numero de pessoas em qualquer de seus ofcios, do que a lotao comportada por suas instalaes.
Art. 119 - Na infrao de qualquer artigo deste captulo ser imposta multa

correspondente a ao valor 01 (uma) a 03 (trs) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio. CAPTULO IV Da Utilizao das Vias Pblicas SEO 1 Das Vias Pblicas em Geral
Art. 120 - Nenhuma obra, inclusive demolio, quando feita no alinhamento das

vias pblicas, poder dispensar o tapume provisrio, que dever ocupar uma faixa de largura, no mximo, igual a metade do passeio. 1 - Sero afixados nos tapumes construdos em esquinas, as placas de nomenclatura dos logradouros, de forma visvel. 2 - Somente se dispensar o tapume nos casos previstos no Cdigo de Edificaes do Municpio.
Art. 121 - Os andaimes devero satisfazer as seguintes condies:

24 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

I - apresentar perfeitas condies de segurana; II - ter largura do passeio, at o Maximo de 02 (dois) metros; III - no causar dano s arvores, aparelhos de iluminao e redes telefnicas e de distribuio de energia eltrica. Pargrafo nico - O andaime dever ser retirado quando ocorrer a paralisao da obra por mais de 60 dias.
Art.

Podero ser armados coretos ou palanques provisrios nos 122 logradouros pblicos, para comcios polticos, festividades religiosas, cvicas ou de carter popular, desde que sejam observadas as condies seguintes: I - sejam aprovadas pela Prefeitura, quanto sua localizao; II - no pertubem o transito pblico; III - no prejudiquem o calamento nem o escoamento das guas pluviais, correndo por conta dos responsveis pelas festividades os estragos por acaso verificados; IV - sejam removidos no prazo de 24 horas, a contar do encerramento dos festejos. Pargrafo nico - Uma vez findo o prazo estabelecido no item IV deste artigo, a Prefeitura promover a remoo do coreto ou palanque, cobrando ao responsvel as respectivas despesas e dano ao material removido o destino que achar conveniente.

Art. 123 - Nenhum material poder permanecer nos logradouros pblicos, exceto

nos casos previstos no pargrafo primeiro do artigo 35, deste Cdigo.


Art. 124 - O ajardinamento, a arborizao das praas e vias pblicas sero

atribuies exclusivas da Prefeitura, a no ser nos casos previstos na Lei sobre Parcelamento do Solo. Pargrafo nico - Nos logradouros abertos por particulares, com licena da Prefeitura, facultado aos interessados promover e custear a respectiva arborizao.
Art.

proibido podar, cortar, derrubar ou sacrificar as arvores da arborizao pblica, sem consentimento expresso da Prefeitura.
125 -

Art. 126 - No ser permitida a colocao de cartazes e anncios, nem a fixao de cabos ou fios nas arvores dos logradouros pblicos. Art. 127 - Os postes telegrficos, de iluminao e fora, as caixas-postais,

os hidrantes os alarmes de incndio e de policia e as balanas para pesagem de veculos, s podero ser colocados nos logradouros pblicos mediante autorizao da Prefeitura, que indicar a posio conveniente e as condies da respectiva instalao.

25 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Art. 128 - As colunas ou suportes de anncios, as caixas de papeis usados, os bancos e os abrigos de logradouros pblicos somente podero ser instalados mediante licena previa da Prefeitura. Art. 129 -

permitidas, condies:

As bancas para a venda de jornais e revistas podero ser nos logradouros pblicos, desde que satisfaam s seguintes

I - tenham sua localizao aprovada pela Prefeitura; II - apresentem bom aspecto quanto sua construo, a critrio da Assessoria de Planejamento; III - no perturbem o transito pblico; IV - sejam de fcil remoo. Pargrafo nico - A Prefeitura para manter a interesse pblico, pode determinar a qualquer tempo, a remoo de barraca de jornal para lugar que considerar mais adequado.
Art. 130 - Os estabelecimentos comerciais podero ocupar, com mesas e cadeiras, parte do passeio correspondente testada do edifcio, que fique livre para o transito pblico uma faixa do passeio mnima de dois metros. Art. 131 - As estatuas, relgios, fontes e quaisquer monumentos somente podero ser colocados nos logradouros pblicos se comprovado o seu valor artstico ou cvico, e a juzo da Prefeitura.

1 - Depender, ainda, de aprovao, o local escolhido para a fixao dos monumentos. 2 - No caso de paralisao ou mau funcionamento de relgio, ser instalado em logradouro pblico, seu mostrador dever permanecer coberto.
Art. 132 - Na infrao de qualquer artigo deste captulo, ser imposta multa correspondente ao valor de 0,5 (cinco dcimos) a 05 (cinco) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto do Prefeito, para o exerccio.

SEO 2 Do Trnsito Pblico


Art. 133 - O transito, de acordo com as leis vigentes, livre, e sua regulamentao tem por objetivo manter a ordem e a segurana e o bem estar dos transeuntes e da populao em geral.

Art.

134 - proibido embaraar ou impedir, por qualquer meio, o livre trnsito de pedestres ou veculos nas ruas, praas, passeios, estradas e caminhos pblicos, exceto para efeito de obras pblicas ou quando exigncias policiais o determinarem.

Pargrafo nico - Sempre que houver necessidade de interromper o trnsito,

26 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

dever ser colocada sinalizao vermelha claramente visvel de dia e luminosa noite.
Art. 135 - Compreende-se na proibio do artigo anterior o depsito quaisquer materiais, inclusive de construo, nas vias pblicas em geral.

de

1 - Tratando-se de materiais cuja descarga no possa ser feita diretamente no interior dos prdios, ser tolerada a sua permanncia na via pblica, desde que no impea completamente o trnsito, por tempo no superior a 03 (trs) horas. 2 - Nos casos previstos no pargrafo anterior, os responsveis pelos materiais depositados na via pblica ficam obrigados a advertir os veculos, a distncia conveniente, sobre os prejuzos ao livre transito.
Art. 136 - expressamente proibido nas ruas da cidade, vilas e povoados:

I - conduzir animais ou veculos em disparadas; II - conduzir animais bravos sem a necessria precauo; III - conduzir carros de bois sem guieiros; IV - atirar via pblica ou logradouros pblicos, corpos ou detritos que possam incomodar os transeuntes; V - dirigir carros automotrizes sem a habilitao da repartio de trnsito.
Art. 137 - expressamente proibido danificar ou retirar sinais de trnsito ou

de advertncia colocados nas vias, estradas ou caminhos pblicos.


Art.138 - As empresas de transporte coletivo que servem populao do Municpio por cia terrestre, martima e fluvial, bem como os txis e outros veculos de aluguel, mantero os seus terminais nos lugares determinados pela Prefeitura. 139 - As empresas de transporte coletivo que Municpio por cia terrestre, martima e fluvial, e, proprietrios de txis, lanchas, barcos ou outros transporte pblico, alm dos requisitos exigidos pela pelas clausulas contratuais, so obrigados a: Art.

servem populao do quando for o caso, os veculos destinados a legislao pertinente e

I - manterem, no interior dos veculos, aviso destacado sobre a sua lotao mxima, por cujo cumprimento se responsabilizar; II - comprovarem, sempre que forem solicitadas pela efetividade da manuteno tcnica e esttica dos veculos; fiscalizao, a

III - manterem limpos e higienizados os interiores dos veculos.


Art. 140 - Assiste Prefeitura o direito de impedir o trnsito de qualquer veiculo ou meio de transporte que possa ocasionar danos a via pblica, perturbar a tranqilidade e contaminar o ar atmosfrico.

27 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Art. 141 - proibido embaraar o transito ou molestar os pedestres por todos os meios e principalmente:

I - conduzir, pelos passeios, volumes de grande porte; II - conduzir, pelos passeios, veculos de qualquer espcie; III - patinar, a no ser nos logradouros a isso destinados; IV - amarrar animais em postes, arvores, grades ou portas; V - conduzir ou conservar animais sobre os passeios ou jardins. Pargrafo nico - Excetuam-se ao disposto no item II, deste artigo, carrinhos de crianas ou bicicletas de uso infantil.
Art 142 - Na infrao de qualquer artigo deste captulo, quando no prevista pena no Cdigo Nacional de Transito, ser imposta a multa correspondente ao valor de 01 (uma a 05 (cinco) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto do Prefeito, para o exerccio.

SEO 3 Dos Anncios e Cartazes


Art.

A explorao de meios de publicidade nas vias e logradouros pblicos, bem como nos lugares de acesso comum, depende de licena da Prefeitura, sujeitando o contribuinte ao pagamento da taxa respectiva.
143 -

1 - Incluem-se na obrigatoriedade deste artigo todos os cartazes, letreiros, programas, quadros, painis, emblemas, placas, avisos anncios e mostrurios, luminosos ou no, feitos por qualquer modo, processo ou engenho, suspenso, distribudos, afixados ou pintados em paredes, muros, tapumes, veculos ou caladas. 2 - Incluem-se ainda na obrigatoriedade deste artigo todos os anncios que, embora apostos em terrenos ou prprios de domnio privado, forem visveis dos lugares pblicos.
Art. 144 - A publicidade em lugares pblicos, por meio de ampliadores de voz,

alto-falantes e propagandistas, assim como feitas por meio de cinema ambulante, mudo ou falado, est igualmente sujeita previa licena e ao pagamento da taxa respectiva.
Art. 145 - No ser permitida a colocao de anncios ou cartazes quando:

I - provoquem pblico;

pela

sua

natureza,

aglomeraes

prejudiciais

ao

transito

II - prejudiquem de qualquer forma, os aspectos paisagsticos da cidade, seus panoramas naturais, monumentos tpicos, histricos e tradicionais; III - sejam ofensivos moral ou contenham dizeres desfavorveis a indivduos,

28 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

crenas e instituies; IV - obstruam, interceptem ou reduzam o vo das portas e janelas e respectivas bandeiras; V - contenham incorrees de linguagem; VI - estejam redigidas em lngua estrangeira, salvo a referncia a palavra que, por insuficincia do nosso lxico, a ele se hajam incorporado; VII - pelo seu nmero ou m distribuio, prejudiquem o aspecto das fachadas.
Art. 146 - Os pedidos de licena para publicidade ou propaganda por meio de

cartazes ou anncios devero mencionar: I - a natureza do material de confeco; II - a indicao dos locais em que sero colocados ou distribudos os cartazes e anncios; III - as dimenses; IV - as inscries e o texto; V - as cores empregadas; VI - o prazo pelo qual permanecero instalados ou distribudos.
Art. 147 - Tratando-se de anncios luminosos, os pedidos devero indicar o

sistema de iluminao a ser adotado. Pargrafo nico - Os anncios luminosos sero colocados a uma altura mnima de 2,50m (dois metros e cinqenta centmetros) do passeio. Os panfletos, os anncios destinados a serem lanados ou distribudos nas vias pblicas ou logradouros, no podero ter dimenses menores de 0,10m (dez centmetros) por 0,15m (quinze centmetros), nem maiores que 0,30m (trinta centmetros) por 0,45m (quarenta e cinco centmetros).
Art. 148 Art. 149 - Os anncios e letreiros devero ser conservados em boas condies,

renovados ou conservados, sempre que tais providncias sejam necessrias para o seu bom aspecto e segurana. Pargrafo nico - Desde que no hajam modificaes de dizeres ou de localizao, os consertos de anncios e letreiros s dependero de comunicao escrita Prefeitura.
Art.

Os anncios cujos responsveis no tenham satisfeito as 150 formalidades deste Captulo, podero ser apreendidos e retirados pela Prefeitura, at a regularizao daquelas formalidades, alem do pagamento da multa prevista na Lei.

Art. 151 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa

29 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

correspondente o valor de 01 (uma) a 05 (cinco) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto do Prefeito, para o exerccio. CAPTULO V Da Utilizao das Praias
Art.

A Prefeitura estabelecer, em colaborao com as autoridades competentes, um regulamento de utilizao das praias localizadas no municpio, visando a assegurar as condies de higiene e segurana para que elas permaneam como lugares pblicos de lazer para a populao.
152 -

Art. 153 - A atividade de lazer prioritria para as praias o banho de mar.

Pargrafo nico - S ser permitido a pratica de atividades esportivas que, a juzo da autoridade fiscalizadora, no ameacem a integridade fsica dos usurios da praia, estabelecendo-se as seguintes condies para esportes mais comuns: I - o futebol e o tnis de praia (frescobol) sero permitidos somente a partir das 14 (quatorze) horas, nos lugares demarcados pela Prefeitura; II - o voleibol e a peteca sero permitidos em qualquer horrio, desde que praticados em reas demarcadas e localizadas a uma distncia de 50 (cinqenta) metros da margem d`gua; III - os esportes aquticos, tais como motonutica,, esqui-aqutico e outros, em cuja pratica sejam utilizadas embarcaes a motor, devero obedecer o limite mximo de aproximao de 200 (duzentos) metros da margem d`gua.
Art. 154 - proibido, na faixa de areia da praia o transito ou a permanncia

de: I - animais de qualquer espcie; II - veculos automotores de qualquer tipo.


Art. 155 - Os comerciantes e outros detentores de licena para comercio nas

praias so responsveis pela limpeza da rea situada num raio de 20 (vinte) metros em torno de seus postos de venda. Pargrafo nico - Os comerciantes devero manter: I - recipientes para depsito de lixo, junto aos seus postos de venda; II - uma plaqueta com os seguintes dizeres " PROIBIDO LEVAR GARRAFAS E LATAS A PRAIA"
Art. 156 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta a multa

correspondente ao valor de 02 (duas) a 05 (cinco) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio. CAPTULO VI Das Medidas Referentes aos Animais

30 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Art. 157 - proibido a permanncia de animais nas vias pblicas. Art. 158 - Os animais encontrados nas ruas, praas, estradas ou caminhos pblicos sero recolhidos ao depsito da Municipalidade. Art.

O animal recolhido em virtude do disposto neste Captulo, ser retirado dentro do prazo mximo de 07 (sete) dias, mediante pagamento da multa e da taxa de manuteno respectiva.
159 -

Pargrafo nico - No sendo retirado o animal neste prazo dever a Prefeitura efetuar a sua venda em hasta pblica, precedida da necessria publicidade.
Art. 160 - proibido a criao de qualquer espcie de gado nas zonas centrais

de bairro do municpio. 1 - A manuteno de estbulos e cocheiras a serem localizadas fora das zonas referidas neste artigo, dependem de licena da Prefeitura e observao s exigncias do artigo 91; 2 - Os proprietrios de cevas atualmente existentes nas zonas centrais urbanas, ficam obrigados a remover os seus estabelecimentos para rea apropriada no prazo de 180 (cento e oitenta) dias a partir da publicao desta lei.
Art. 161 - Os ces que forem encontrados nas vias pblicas da cidade e vilas

sero apreendidos e recolhidos ao depsito da Prefeitura. 1 - Tratando-se de co no registrado ser o mesmo sacrificado, se no for registrado por seu dono, dentro de 10 (dez) dias, mediante o pagamento da multa e das taxas respectivas. 2 - Os proprietrios dos ces registrados sero notificados, devendo retira-los em idntico prazo, sem o que sero os animais igualmente sacrificados. 3 - Quando se tratar de animal de raa, poder a Prefeitura, a seu critrio, agir de conformidade com o que se estipula o pargrafo nico do artigo 159 deste Cdigo.
Art. 162 - Ser realizado, na Prefeitura, o licenciamento e registro de ces,

anualmente, mediante o pagamento da taxa respectiva. 1 - Aos proprietrios de ces registrados, a Prefeitura fornecer uma placa de identificao a ser colocada na coleira do animal. 2 - Para registro dos ces, obrigatria a apresentao de comprovantes de vacinao anti-rbica, que poder ser feita s expensas da Prefeitura.
Art. 163 - O co registrado poder andar solto na via pblica, desde que em

companhia de seu dono, respondendo este pelas perdas e danos que o animal causar a terceiros.

31 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

No ser permitido a passagem ou estacionamento de tropas ou rebanhos na cidade, exceto em logradouros para isso designados.
Art. 164 Art. 165 - Ficam proibidos os espetculos de feras e as exibies de cobras e quaisquer animais perigosos, nas vias pblicas ou sem as necessrias precaues para garantir a segurana dos espectadores. Art. 166 - expressamente proibido:

I - criar abelhas nos locais de mais concentrao urbana; II - criar galinhas nos pores e no inferior das habitaes; III - criar pombos nos forros das casas de residncias.
Art. 167 - expressamente proibido a qualquer pessoa maltratar os animais ou praticar ato de crueldade contra os mesmos, tais como:

I - transportar nos veculos de trao animal, carga ou passageiros de peso superior s suas foras; II - montar animais que j tenham a carga permitida; III - carregar animais com peso superior a 150 (cento e cinqenta) quilos; IV - fazer trabalhar animais doentes, enfraquecidos ou extremamente magros; feridos, extenuados, aleijados,

V - obrigar qualquer animal a trabalhar mais de 08 (oito) horas contnuas sem descano e mais de 06 (seis) horas, sem gua e alimento apropriado; VI - martirizar animais, para deles alcanar esforos excessivos; VII - castigar de qualquer modo animal cado, com ou sem veculo, fazendo-os levantar-se a custa de castigo e sofrimentos; VIII - castigar com rancor e excesso qualquer animal; IX - conduzir animais com a cabea para baixo, suspensos pelos ps ou em qualquer posio anormal, que lhes possa ocasionar sofrimento; X - transportar animais amarrados traseira de veculos, ou atados um a outro pela calda; XI - abandonar, em qualquer ponto, animais doentes, extenuados, enfraquecidos ou feridos; XII - amontoar animais em depsitos insuficientes ou sem gua, ar, luz e alimento; XIII - usar de instrumentos diferentes do chicote leve, para estmulo e correo de animais;

32 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

XIV - empregar arreios que possam constranger, ferir ou magoar o animal; XV - usar arreios sobre partes feridas, contuses ou chagas do animal; XVI - praticar todo e qualquer ato, mesmo no especificado neste Cdigo, que acarretar violncia e sofrimento para o animal.
Art. 168 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa

correspondente ao valor de 0,5 (cinco dcimos) a 02 (duas) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio. Pargrafo nico - Qualquer do povo poder autuar os infratores, devendo o auto respectivo, que ser assinado por duas testemunhas, ser enviado Prefeitura para os fins de direito. CAPTULO VII Da Extino de Insetos Nocivos
Art. 169 - Todo proprietrio de terreno, cultivado ou no, dentro dos limites

do municpio, obrigado a extinguir os formigueiros existentes dentro da sua propriedade.


Art.

Verificada, pelos fiscais da Prefeitura, a existncia de 170 formigueiro, ser feita intimao ao proprietrio do terreno onde os mesmos estiverem localizados, marcando-se o prazo de 20 (vinte) dias) para proceder ao seu extermnio.

Art. 171 - Se, no prazo fixado, no for extinto o formigueiro, a Prefeitura

incumbir-se- de faze-lo, cobrando do proprietrio as despesas que efetuar, acrescidas de 20%, pelo trabalho de administrao, alm da multa correspondente ao valor de 0,5 (cinco dcimos) a 02 (duas) vezes o valor da Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio. CAPTULO VIII Dos Inflamveis e Explosivos
Art. 172 - No interesse pblico a Prefeitura fiscalizar a fabricao, o comrcio, o transporte e o emprego de inflamveis e explosivos. Art. 173 - So considerados inflamveis:

I - o algodo, o fsforo e os materiais fosforados; II - a gasolina e demais derivados do petrleo; III - os teres, lcoois, aguardentes e leos em geral; IV - os carburetos, o alcatro e as matrias betuminosas lquidas; Toda e qualquer outra substancia cujo ponto de inflamabilidade seja acima de cento e trinta e cinco graus centgrados (135C).
Art. 174 - Consideram-se, explosivos:

33 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

I - os fogos de artifcio; II - a nitroglicerina e seus compostos e derivados; III - A plvora e o algodo-plvora; IV - as espoletas e os estopins; V - os fulminatos, cloratos formiatos e congneres; VI - os cartuchos de guerra, capa e minas.
Art. 175 - expressamente proibido:

I - fabricar explosivos sem licena especial das competentes e em local no determinado pela Prefeitura;

autoridades

federais

II - manter depsito de substancias inflamveis ou de explosivos sem atender s exigncias legais, quanto construo e segurana; III - depositar ou conservar inflamveis ou explosivos. nas vias pblicas, mesmo provisoriamente,

1 - Aos varejistas permitido conservar, em cmodos apropriados, em seus armazns ou lojas, a quantidade fixada pela Prefeitura na respectiva licena, de material inflamvel ou explosivo que no ultrapassar a venda provvel de vinte dias. 2 - Os fogueteiros e exploradores de pedreiras podero manter depsitos de explosivos correspondentes ao consumo de 30 (trinta) dias, desde que os depsitos estejam localizados a uma distancia mnima de 250 (duzentos e cinqenta) metros da habitao mais prxima e a que se refere este pargrafo forem superior a 500 (quinhentos) metros, permitido o depsito de maior quantidade de explosivos.
Art. 176 - Os depsitos de explosivos e inflamveis s sero construdos em

locais especialmente designados na zona rural e com licena da Prefeitura. 1 - Os depsitos de explosivos sero dotados de instalao para combate ao fogo e de extintores de incndio portteis, em quantidade e disposio convenientes. 2 - Todas as dependncias e anexos dos depsitos de explosivos ou inflamveis sero construdo de material incombustvel, admitindo-se o emprego de outro material apenas nos caibros, ripas e esquadrias.
Art. 177 - No ser permitido o transporte de explosivos ou inflamveis sem as precaues devidas.

1 - No podero ser explosivos e inflamveis.

transportados

simultaneamente,

no

mesmo

veiculo,

34 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

2 - Os veculos que transportarem explosivos ou inflamveis no podero conduzir outras pessoas alm do motorista e dos ajudantes.
Art. 178 - expressamente proibido:

I - queimar fogos de artifcio, bombas, busca-ps, morteiros e outros fogos perigosos, nos logradouros pblicos ou em janelas e portas que deitarem para os mesmos; II - soltar fogos em toda a extenso do Municpio; III - Soltar bales; IV - fazer fogueiras, nos logradouros pblicos, sem previa autorizao da Prefeitura; V - utilizar sem justo motivo, armas de fogo dentro do permetro urbano do Municpio; VI - fazer fogos ou armadilhas com armas de fogo, sem colocao de sinal visvel para advertncia aos passantes ou transeuntes. 1 - A proibio de que tratam os itens I, II, III e IV, poder ser suspensa mediante licena da Prefeitura, em dias de regozijo pblico ou festividades religiosas de carter tradicional, desde que tomadas as medidas de segurana necessrias. 2 - Os casos previstos no pargrafo 1 sero regulamentados pela Prefeitura, que poder inclusive estabelecer para cada caso, as exigncias que julgar necessrias ao interessa da segurana pblica.
Art. 179 - A instalao de postos de abastecimento de veculos, bombas de gasolina e depsitos de outros inflamveis, fica sujeita licena especial da Prefeitura.

1 - Os estabelecimentos do comercio varejista de combustveis minerais no podero ficar: I - a menos de 100m (cem metros) dos limites de escolas, quartis, asilos, hospitais e casas de sade e outros locais de grande concentrao de pessoas; II - em esquinas Francisco do Sul; consideradas importantes para o sistema virio de So

III - em outros locais, de acordo com a legislao urbanstica Francisco do Sul, a juzo da Assessoria de Planejamento do Municpio;

de

So

2 - Os estabelecimentos de comrcio varejista de minerais so obrigados a manter: I - compressor e balanas de ar em perfeito funcionamento; II - a medida oficial padro aferida pela agencia em Santa Catarina, do

35 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Instituto nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial INMETRO, para comprovao da exatido da quantidade dos produtos que vende; III - em local visvel, o certificado de aferio;

IV - extintores e demais equipamentos de preveno de incndio em quantidade suficiente e convenientemente localizados, sempre em perfeitas condies de funcionamento, observadas as prescries da legislao sobre preveno contra incndios para cada caso em particular; V perfeitas estabelecimento; condies de funcionamento, higiene e limpeza do

VI - seguro atualizado, contra incndio para cobertura de terceiros; VII - em lugar visvel do estabelecimento, um mapa do Francisco do Sul, com as indicaes de pontos tursticos; Municpio de So

VIII - em local acessvel, telefone pblico para uso durante 24 (vinte e quatro) horas do dia ou comprovante da solicitao para obt-lo; IX - sistema de iluminao dirigido com foco de luz voltado exclusivamente para baixo e com as luminrias protegidas lateralmente para evitar o ofuscamento dos motoristas e no perturbar os moradores das adjacncias; 3 - A prefeitura poder negar a licena se reconhecer que a instalao do deposito ou da bomba ir prejudicar de algum modo, a segurana pblica. 4 - A Prefeitura poder estabelecer, para cada caso, as exigncias que julgar necessrias ao interesse da segurana.
Art. 180 - Na infrao de qualquer artigo deste captulo ser imposta a multa correspondente ao valor de 02 (duas) a 10 (dez) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio, alm da apurao da responsabilidade civil ou criminal do infrator, quando for o caso.

CAPTULO IX Das Queimadas e dos Cortes de rvores e Pastagens


Art. 181 - A Prefeitura colabora como Estado e Unio para evitar a devastao

das florestas e estimular a plantao de arvores. Para evitar a propagao de incndios, queimadas, as medidas preventivas necessrias.
Art. 182 -

observar-se-o,

nas

Art. 183 - A ningum permitido atear fogo em roadas, palhadas ou matos que limitem com terras de outrem, sem tomar as seguintes precaues:

I - preparar aceiros de no mnimo 7m (sete metros) de largura; II - mandar aviso aos confinantes, com antecedncia mnima de 12 (doze) horas, marcando dia, hora e lugar para lanamento do fogo.

36 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Art. 184 - A ningum permitido atear fogo em matas, capoeiras, lavouras ou

campos alheios. Pargrafo nico - Salvo acordo entre os interessados, proibido queimar campos de criao em comum.
Art. 185 - O Governo do Municpio implementar, por meio de recursos prprios

e das reivindicaes que far ao IBDF, ao Estado e a outros competentes, a execuo de projetos de preservao de florestas, mananciais e outras reas cuja utilidade pblica for decretada.
Art. 186 -

rgos matas,

expressamente proibido o corte ou danificao de arvores ou arbustos nos logradouros, jardins e parques pblicos, urbanos ou rurais.

Art. 187 - Fica proibida a formao de pastagens na zona urbana do Municpio. Art. 188 - Na infrao de qualquer artigo deste Captulo, ser imposta multa

correspondente ao valor de 01 (uma) a 05 (cinco) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio. CAPTULO X Da Explorao de Pedreiras, Cascalheiras, Olarias e Depsitos de Areia e Saibro
Art. 189 - A explorao de pedreiras, cascalheiras, olarias e depsitos de areia e saibro depende de licena da Prefeitura, que a conceder, observados os preceitos deste Cdigo. Art.

A licena ser processada mediante apresentao de requerimento assinado pelo proprietrio do solo, ou pelo explorador, e instrudo de acordo com este artigo.
190 -

1 - Do requerimento devero constar as seguintes indicaes: a) nome e residncia do proprietrio do terreno; b) nome e residncia do explorador, se este no for o proprietrio; c) localizao precisa da entrada do terreno; d) declarao do processo de explorao e da qualidade do explosivo a ser empregado, se este for o caso. 2 - O requerimento de licena documentos: dever ser instrudo com os seguintes

a) prova de propriedade do terreno; b) autorizao para explorao passada pelo proprietrio em cartrio, no caso de no ser ele o explorador; c) planta da situao, com indicao do relevo do solo por meio de curvas de nvel, contendo a delimitao exata da rea a ser explorada com a localizao das respectivas instalaes e indicando as construes, logradouros, os mananciais e cursos d`gua situados em toda a faixa de largura de 100 metros em torno da rea a ser explorada; d) perfis do terreno em trs vias.

37 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

3 - No caso de se tratar de exploraes de pequeno porte, podero ser dispensados, a critrio da Prefeitura, os documentos indicados nas alneas "c" e "d" do pargrafo anterior.
Art. 191 - As licenas para exploraes sero sempre por prazo fixo.

1 - Ao conceder as licenas, a Prefeitura poder fazer as restries que julgar conveniente em defesa do interesse pblico. 2 - Ser interditada a atividade de explorao licenciada de acordo com este Cdigo, se posteriormente se verifique que acarreta perigo ou dano a propriedade ou interesse pblico. Os pedidos de prorrogao de licena para a continuao da explorao sero feitos por meios de requerimento e instrudos com o documento de licena anteriormente concedida.
Art. 192 Art. 193 - No ser permitida a explorao de pedreiras na zona urbana. Art. 194 - O desmonte de pedreiras pode ser feito a frio ou a fogo.

Pargrafo nico - A explorao de pedreiras a fogo fica sujeita s seguintes condies: I - declarao expressa da qualidade do explosivo a empregar; II - intervalo mnimo de trinta minutos entre cada serie de exploses; III - iamento, antes das exploses, de uma bandeira altura conveniente para ser vista distancia; IV - toque por trs vezes, com intervalo de dois minutos, de uma sineta e o aviso em brado prolongado, dando sinal de fogo.
Art. 195 - A instalao de olarias nas zonas urbanas e suburbanas do Municpio

deve obedecer s seguintes prescries: I - as chamins sero construdas de modo a no vizinhos pela fumaa ou emanaes nocivas; incomodar os moradores

II - quando as escavaes facilitarem a formao d depsitos de gua ser o explorador obrigado a fazer o devido escoamento ou aterrar as cavidades medida que for retirado o barro.
Art. 196 - A Prefeitura poder, a qualquer tempo, determinar a execuo de

obras no recinto da explorao de pedreiras ou cascalheiras, com o intuito de proteger propriedades particulares ou pblicas, ou evitar a obstruo das galerias de gua.
Art. 197 -

proibido a extrao de areia em todo os cursos de gua do

Municpio: I - a jusante do local em que recebam contribuies de esgotos;

38 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

II - quando modifiquem os leitos ou as margens dos mesmos; III - quando possibilitem a formao de locais ou causem, muralhas ou qualquer obra construda nas margens ou sobre os leitos dos rios.
Art. 198 - Na infrao de qualquer artigo deste capitulo ser imposta multa

correspondente ao valor de 02 (duas) a 10 (dez) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio, alem das que couberem pela responsabilidade civil ou criminal do infrator. CAPTULO XI Dos Muros, Cercas e Fachadas
Art. 199 - Os proprietrios de terrenos so obrigados a mura-los ou cerca-los,

dentro dos prazos fixados pela Prefeitura.


Art. 200 - Sero comuns os muros e as cercas divisrias entre propriedades

urbanas e rurais, devendo os proprietrios dos imveis confinantes concorrer em partes iguais para as despesas de sua construo e conservao, na forma do artigo 588 do Cdigo Civil. Pargrafo nico - Correro por conta exclusiva dos proprietrios ou possuidores a construo e conservao das cercas para conter aves domesticas, cabritos, carneiros, porcos e outros animais que exijam cercas especiais.
Art. 201 - Os terrenos no edificados, localizados nas zonas urbanas da sede e dos centros de bairro, indicados na lei de zoneamento, sero fechados no alinhamento existente ou projetado, com muros rebocados e caiados ou com grades de ferro ou de madeira assentes sobre alvenaria, devendo, em qualquer caso, ter a altura mnima de 1,80 m(um metro e oitenta centmetros) e sero, obrigatoriamente, dotados de passeio em toda a extenso da testada.

Pargrafo nico - Os muros dos terrenos que ultrapassarem 06 (seis) lotes no construdos e derem para as praias, podem ser substitudos por cercas vivas.
Art. 202 - A fim de preservar as caractersticas estticas e histricas da cidade, nas zonas especiais indicadas em lei, a Prefeitura s consentir que se construam, reconstruam ou consertem fachadas, muros e passeios, se obedecidas as orientaes e especificaes estabelecidas no plano urbanstico do Municpio, para as referidas zonas. Art.

S sero tolerados os consertos de fachadas, muros e passeios quando a rea em mau estado no exceder de um tero da obra ou rea total; excedendo essa frao, sero considerados em runas devendo, obrigatoriamente, ser reconstrudos.
203 -

Art. 204 - A fim de evitar prejuzos ou danos aos logradouros pblicos ou s

propriedades vizinhas, a Prefeitura poder exigir dos proprietrios de terrenos, a realizao de obras como, muralhas de arrimo e sustentao, revestimento de terras, construo de sarjetas e drenos e outras que couberem, quando os referidos terrenos se apresentarem numa das seguintes condies:

39 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

I - situarem-se em nvel superior ou inferior ao logradouro pblico; II - apresentarem ameaas de desabamento de terras no seu interior ou nas divisas, pondo em risco benfeitorias existentes no prprio terreno ou no vizinho; III - apresentarem sinais de infiltrao e desvio incorreto de guas pluviais que prejudiquem ou danifiquem logradouros pblicos ou propriedades vizinhas. Pargrafo nico - As exigncias a que se refere o caput deste artigo se aplicam aos terrenos localizados em reas urbanas, de expanso urbana ou rurais, construdos ou no.
Art. 205 - Os terrenos rurais, salvo acordo expresso entre os proprietrios,

sero fechados com: I - cerca de arme farpado com trs fios no mnimo, de 1,40m (um metro e quarenta centmetros) de altura; II - cercas vivas, de espcies vegetais adequadas e resistentes; III - telas de fios metlicos com altura mnima de 1,50m (um metro e cinqenta centmetros).
Art. 206 - proibido danificar, por qualquer meio, as cercas, muros e marcos

divisrios existentes.
Art.

O nus das construes mencionadas neste captulo caber aos proprietrios dos imveis.
207 -

Pargrafo nico - Ao serem intimados pela Prefeitura a executar o fechamento de terrenos, muros de arrimo, revestimento e outras obras mencionadas neste capitulo, os proprietrios que no atenderem intimao ficaro sujeitos, alm da multa mxima prevista, ao pagamento do custo dos servios feitos pela municipalidade, acrescido de 40% (quarenta por cento) como adicional relativo a administrao.
Art. 208 - Na infrao de qualquer artigo deste capitulo ser imposta multa

correspondente ao valor de 01 (uma) a 05 (cinco) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio, sem prejuzo da responsabilidade civil ou criminal que couber ao caso. TTULO V DO FUNCIONAMENTO DO COMRIO E DA INDUSTRIA CAPTULO I Do Licenciamento dos Estabelecimentos Industriais e Comerciais SEO 1 Da Indstria e do Comrcio Localizado
Art. 209 - Nenhum estabelecimento comercial ou industrial poder funcionar no

Municpio

sem

previa

licena

da

Prefeitura,

concedida

pedido

dos

40 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

interessados de acordo municipais e tributao.


Art.

com

as

normas

legais

sobre

zoneamento,

posturas

210 - No ser concedida licena, na rea do permetro urbano, aos estabelecimentos industriais que se enquadram dentro das proibies constantes do artigo 57 deste Cdigo. Art. 211 - A licena para o funcionamento de aougues, padarias, confeitarias,

leiterias, cafs, bares, restaurantes, hotis, penses e outros estabelecimentos congneres, ser sempre precedida de exame local e de aprovao da autoridade sanitria competente.
Art. 212 - Para efeito de fiscalizao, o proprietrio de estabelecimento licenciado colocar o alvar de localizao em lugar visvel e exibir autoridade competente sempre que esta o exigir.

Art. 213 - Para mudana de local de estabelecimento comercial ou industrial

dever ser solicitada a necessria permisso Prefeitura, que verificar se o novo local satisfaz s condies exigidas.
Art. 214 - A licena de localizao poder ser cassada:

I - quando o estabelecimento estiver exercendo atividades diferentes daquelas constantes da licena; II - como medida preventiva, a bem da higiene, da moral, ou do sossego e segurana pblica; III - por solicitao de fundamentem a solicitao. autoridade competente, provados os motivos que

1 - Cassada a licena, o estabelecimento ser imediatamente fechado. 2 - Poder ser imediatamente fechado todo o estabelecimento que exercer atividades sem a necessria licena expedida em conformidade com o que preceitua este Captulo. SEO 2 Do Comrcio Ambulante
Art. 215 - O exerccio do comrcio ambulante depender sempre de licena especfica, que ser concedida de conformidade com as prescries da legislao tributria do Municpio e do que preceitua este Cdigo.

Da licena concedida ao ambulante devero constar os seguintes elementos essenciais, alm de outros que forem estabelecidos:
Art. 216 -

I - nmero de inscrio no Cadastro Fiscal do Municpio; II - residncia do comerciante ou responsvel; III - nome, razo social ou denominao sob cuja responsabilidade funciona.

41 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Pargrafo nico - O vendedor ambulante no licenciado para o exerccio ou perodo em que esteja exercendo a atividade, ficar sujeito apreenso da mercadoria encontrada em seu poder.
Art. 217 - proibido ao vendedor ambulante:

I - estacionar nas vias pblicas e outros previamente determinados pela Prefeitura,

logradouros,

fora

dos

locais

II - impedir ou dificultar o transito nas vias pblicas ou outros logradouros; III - transitar pelos passeios conduzindo cestos ou outros volumes grandes, que de algum modo prejudiquem os transentes; IV - vender bebidas alcolicas; V - Vender armas e munies; VI - vender medicamentos ou quaisquer outros produtos farmacuticos; VII - vender carne verde ou fresca; VIII - vender aparelhos eletrodomsticos; IX - vender quaisquer gneros ou objetos que, a juzo do rgo competente, sejam julgados inconvenientes ou possam oferecer dano coletividade; X - comerciar qualquer mercadoria ou objeto no mencionado na licena.
Art. 218 - Na infrao de qualquer artigo deste captulo ser imposta multa

correspondente ao valor de 0,2 (dois dcimos) a 05 (cinco) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito para o exerccio. CAPTULO II Do Horrio de Funcionamento
Art. 219 - A abertura e o fechamento dos estabelecimentos industriais e comercias do Municpio obedecero ao seguinte horrio, observados os preceitos da legislao federal que regula o contrato e as condies do trabalho dos empregados:

I - para as industrias em geral: nos dias teis, abertura s 6 (seis) horas e fechamento s 18 (dezoito) horas; II - para o comrcio em geral: a) nos dias teis: abertura s 8 (oito) horas e fechamento s 18 (dezoito) horas; b) nos sbados: abertura s 8 (oito) horas e fechamento s 12 (doze (horas); 1 - Nos domingos permanecero fechados; e feriados nacionais e locais, os estabelecimentos

42 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

2 - Ser permitido o trabalho em horrios especiais, inclusive domingos, feriados nacionais e locais, excludo o expediente de escritrios, aos estabelecimentos que se dediquem s atividades seguintes: impresso de jornais, laticnios, purificao e distribuio de gua, produo e distribuio de energia eltrica, servio telefnico, produo e distribuio de gs, servio de esgotos, servio de transporte coletivo ou outras atividades, que a juzo da autoridade competente, seja estendida tal prerrogativa. 3 - O Prefeito Municipal, poder, mediante solicitao de classes interessadas, prorrogar o horrio dos estabelecimentos comerciais at s 22 horas na ultima quinzena de cada ano.
Art. 220 - Por motivo de convenincia pblica, podero funcionar em horrios

especias os seguintes estabelecimentos: I - varejistas de frutas, legumes, verduras, aves e ovos: a) nos dias teis: das 6 (seis) s 20 (vinte) horas; b) aos domingos e feriados: das 6 (seis) s 12 (doze) horas. II -varejistas de peixe: a) nos dias teis: das 5 (cinco) s 17 (dezessete) horas; b) aos domingos e feriados: das 5 (cinco) s 17 (dezessete) horas. III - aougues e varejistas de carne fresca: a) nos dias teis: das 5 (cinco) s 18 (dezoito) horas; b) aos domingos e feriados: das 5 (cinco) s 18 (dezoito) horas. IV - padarias: a) nos dias teis: das 5 (cinco) s 22 (vinte e duas) horas; b) aos domingos e feriados: das 5 (cinco) s 18 (dezoito) horas. V - farmcias: a) nos dias teis: das 8 (oito) s 18 (dezoito) horas; b) aos domingos e feriados: mesmo horrio, para o estabelecimento que estiver de planto, obedecida a escala organizada pela Prefeitura. VI - restaurantes, bares, botequins, confeitarias, sorveterias e bilhares: a) nos dias teis: das 7 (sete) s 24 (vinte e quatro) horas; b) aos domingos e feriados: das 7 (sete) s 22 (vinte e duas) horas. VII - restaurantes, bares, botequins, confeitarias, sorveterias, bilhares e danceterias, localizados na orla martima comercial podero funcionar, nos sbados e feriados, at as 04 (quatro) horas da manh seguinte, sendo que, no perodo compreendido entre 14 de novembro e 20 de maro, igualmente podero adotar esse horrio, em qualquer dia da semana, inclusive com msica ao vivo, respeitadas as normas da ABNT quanto aos nveis mximos de som. (Redao dada

43 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

pela Lei n 237 237/2003, renumerando-se os incisos subsequentes) VIII - agencias de aluguel de automvel, de bicicletas e similares: a) nos dias teis: das 6 (seis) s 22 (vinte e duas) horas; b) aos domingos e feriados: das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. IX - charutarias e bombonieres: a) nos dias teis: das 7 (sete) s 22 (vinte e duas) horas; b) aos domingos e feriados: das 7 (sete) s 12 (doze) horas. X - barbeiros, cabeleleiros, massagistas e engraxates: a) nos dias teis: das 8 (oito) s 20 (vinte) horas; b) aos sbados e vsperas de feriados: das 8 (oito) s 22 (vinte e duas) horas. XI - cafs e leiterias: a) nos dias teis: das 5 (cinco) s 22 (vinte e duas) horas; b) aos domingos e feriados: das 5 (cinco) s 12 (doze) horas. XII - distribuidores e vendedores de jornais e revistas: a) nos dias teis: das 5 (cinco) s 24 (vinte e quatro) horas; b) aos domingos e feriados: das 5 (cinco) s 18 (dezoito) horas. XIII - lojas de flores e coroas: a) nos dias teis e feriados: das 7 (sete) s 12 (doze) horas; b) aos domingos e feriados: das 7 (sete) s 12 (doze) horas. XIV - carvoaria e similares: a) nos dias teis: das 6 (seis) s 18 (dezoito) horas; b) aos domingos e feriados: das 6 (seis) s 12 (doze) horas. XIV - dancings, cabars e similares: XV - Cabars e similares: (Redao dada pela Lei n 237 237/2003) Das 20 (vinte) horas s 02 (duas) horas da manh seguinte. XVI - casa de loterias: a) nos dias teis: das 8 (oito) s 20 (vinte) horas; b) aos domingos e feriados: das 8 (oito) s 14 (quatorze) horas. XVII - postos de gasolina e empresas funerrias: Podero funcionar em qualquer dia e horrio. 1 - As farmcias, mesmo quando no estiverem de planto, podero em caso de

44 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

urgncia, atender ao publico a qualquer hora do dia e da noite. 2 - Quando fechadas as farmcias, dever-se- afixar porta uma placa com a indicao dos estabelecimentos anlogos que estiverem de planto. 3 - Para o funcionamento dos estabelecimentos de mais de um ramo de comrcio ser observado o horrio determinado para a espcie principal, tomando-se como base para a sua determinao o estoque e a principal fonte de receita do estabelecimento.
Art. 221 - Na infrao de qualquer artigo deste captulo ser imposta multa

correspondente a 01 (uma) a 05 (cinco) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio. TTULO VI Dos Estabelecimentos Agrcolas, Industriais e Comerciais, Localizados na Zona Rural
Art.

Aplicam-se, no que couber, aos estabelecimentos agrcolas, industriais e comerciais localizados na zona rural do Municpio, as prescries deste Cdigo em geral e especialmente as deste Ttulo.
222 -

Art. 223 - No que respeita ao lanamento de resduos provenientes das atividades agrcolas e industriais, ou de fabricao ou beneficiamento em geral, aplica-se no que couber, o que dispe o Ttulo III, Captulo IV, sobre poluio ambiental. Art. 224 - Os agricultores e proprietrios situados s margens de cursos de

gua so obrigados a absterem-se da pratica de atos que prejudiquem ou embarguem o regime e o curso das correntes, ressalvados os casos previstos na legislao especifica. 1 - Os infratores ao disposto neste artigo ficam obrigados a removerem os obstculos criados. 2 - Quando o infrator, no caso de ser intimado, no remover os obstculos a que se refere este artigo, a remoo ser feita pela Prefeitura Municipal, cobrando-se do infrator as despesas acrescidas de 40% (quarenta por cento) a titulo de administrao das obras e a multa correspondente infrao.
Art. 225 - Aos estabelecimentos localizados na zona rural sero aplicadas penalidades da seguinte forma:

I - na infrao aos dispositivos especificamente mencionados neste Ttulo, multa correspondente ao valor de 0,5 (cinco dcimo) a 3 (trs) vezes a Unidade Fiscal fixada em Decreto pelo Prefeito, para o exerccio. II - nas demais infraes, a multa e outras penalidades previstas respectivos Captulos e Sees deste Cdigo onde se enquadre o caso. TTULO VII Disposies Gerais nos

45 de 46

6/12/aaaa 09:50

www.LEISMUNICIPAIS.com.br - Informao legal em tempo real

http://www.leismunicipais.com.br/cgi-local/form_vig.pl

Art. 226 - Para efeito deste Cdigo, Unidade Fiscal o valor, expresso em

cruzeiros, que o Prefeito fixar em Decreto, para cada exerccio, de acordo com o artigo 129 do Cdigo Tributrio do Municpio de So Francisco do Sul. Este Cdigo entrar em vigor 60 (sessenta) dias aps a sua publicao, revogada a Lei n 443 de 05 de setembro de 1969 e as disposies em contrario.
Art. 227 -

Prefeitura Municipal de So Francisco do Sul, 26 de Abril de 1976. JOS SCHMIDT Prefeito Municipal

46 de 46

6/12/aaaa 09:50

Vous aimerez peut-être aussi