Vous êtes sur la page 1sur 20

Importncia do Georreferenciamento

Desmoulins Wanderley, Itaragil V. Marinho, Robi Tabolka dos Santos


Engenheiros Florestais Assessores Convnio EMATER/SUDEMA desmoulinswfs@bol.com.br, ivmarinho@bol.com.br, robytabolka@yahoo.com.br

Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) - GPS


um sofisticado sistema eletrnico de navegao, baseado em uma rede de satlites que permite localizao

instantnea em qualquer ponto da Terra. Seu desenvolvimento iniciou em 1978, tendo sido projetado inicialmente para uso militar dos EUA. Basicamente, o sistema GPS composto de trs partes denominadas segmento espacial, segmento de controle e segmento usurios.

Definio
Rpido Desenvolvimento da Geodsia Espacial estabelecimento de redes de satlites artificiais Posicionamento Tridimensional nveis Global, Regional e local Navegao Terrestre, Martima e Area Independncia das condies climticas

Definio
GPS Global Positioning System Sistema de Rdio-Navegao Base na utilizao de ondas de rdio
Emisso contnua por um conjunto de satlites artificiais; rbita ao redor da Terra; Recepo por Rastreadores de Satlites; Receptores Mudos (sem devoluo do sinal recebido)

A Tecnologia GPS
1 Segmento Espacial (composto por 28 satlites); 2 Segmento de Controle (Estaes Terrestres); 3 Segmento Usurio (Receptores de GPS).

Segmento Controle
Estaes de monitoramento;
Colorado, Hava, Atlntico Sul, Oceano ndico e Pacfico; Receptores de dupla frequncia; Clculo das posies dos satlites a cada 1,5 segundo; Modelamento dos erros de refrao atmosfrica; Calculo das correes e transmisso para os satlites uma vez ao dia e a cada 15 minutos para a estao mestra.

Segmento Controle
Estaes de campo Redes de antenas de rastreamento; Ajuste do tempo de passagem dos satlites; Controle dos erros dos relgios; Sincronizao ao tempo da estao mestra. Brasil Rede Brasileira de Monitoramento Contnuo (IBGE); Em operao desde 1996; Receptores de dupla frequncia;

Datum
O sistema geodsico adotado para referncia tanto das efemrides transmitidas quanto das precisas o World Geodetic System de 1984 (WGS-84). Isto acarreta que os resultados dos posicionamentos realizados com o GPS referem-se a este sistema geodsico, devendo ser transformados para o sistema SAD-69, adotado no Brasil. DATUM PLANIMTRICO ou Horizontal (marco): Referenciamento das posies materializado pelo marco geodsico Chu. DATUM Vertical (Referncia de nvel RN): Margrafo de Imbituba em Santa Catarina.

Coordenadas Geogrficas
Latitude e Longitude
LATITUDE: distncia angular ao Equador 0 a 90 para Norte ou Sul Norte: latitudes positivas Sul: latitudes negativas

LONGITUDE: afastamanto angular entre um ponto e o


meridiano de referncia 0 a 180 para Leste ou Oeste Meridiano de Greenwich

Coordenadas Retangulares
Sistema de Projeo UTM
Globo dividido em 60 fusos (Zonas, 24M, 24L, etc.) Amplitude dos fusos 6 de longitude Latitude da origem 0 (Equador) Coordenadas E (Este) e N (Norte) Falso Norte (translao Norte) 10.000.000 m Falso Este (translao Este) 500.000

Latitude N S Longitude W E
Meridiano de Greenwich Linha do Equador

Importncia do Georreferenciamento
Processo de identificao com localizao geogrfica (latitude e longitude), de determinado dado, de um conjunto de informaes, da ocorrncia de eventos, etc. Para o seu desenvolvimento se faz uso da tecnologia GPS, por si s, ou integrada com softwares, como os Sistemas de Informaes Geogrficas. A importncia do georreferenciamento est associada sua crescente aplicao em diversas reas do conhecimento humano, contribuindo com o desenvolvimento das mesmas, pois a sua utilizao agrega informao da localizao espacial do evento.

Atividades em que o Georreferenciamento pode ser aplicado


Localizao de empreendimentos, de pontos estratgicos, de imveis rurais, com a finalidade de geoposicionamento (locar a posio conforme as coordenadas geogrficas), e outros pontos de interesse; Na defesa sanitria animal, para localizao de unidades de criao de animal. Quando ocorre um evento sanitrio, por exemplo, um foco de uma doena, podem ser facilmente identificados os produtores existentes a determinadas distncias do foco, conforme a legislao sanitria exige. Nesses casos, podem-se utilizar os equipamentos GPS de navegao, com preciso variando em metros, pois o que interessa a determinao de um ponto que representa toda a unidade de criao.

Atividades em que o Georreferenciamento pode ser aplicado


O uso de geotecnologias j um fato comum e vem crescendo na diversidade de suas aplicaes, no se resumindo to somente a medio de reas rurais georreferenciadas, como foi no incio. Hoje, o interesse se foca na integrao de bancos de dados com a informao espacial, como em cadastros multifinalitrios urbanos e rurais. A agricultura de preciso um exemplo do uso dessa tecnologia no meio rural, pois cada vez mais so observados produtores fazendo mapeamentos de colheita, mapeamentos de fertilidade, aplicao de insumos a taxas variveis, e tudo isto feito com o emprego de GPS e Sistemas de Informaes Geogrficas.

Benefcios do georreferenciamento na rea rural


O GPS, seja o topogrfico ou o mais simples de navegao, na atualidade uma ferramenta indispensvel nas mais diversas atividades agrcolas, florestais e pastoris (locao de pastagens, currais, pontos de gua, cochos, etc.). Seja na medio de lavouras, talhes e cercados; na locao de pontos de amostragem de solo; de parcelas de inventrios florestais; no seu emprego na aplicao de insumos localizada; na orientao de linhas de percurso de tratores, com aparelhos denominados de barra de luzes e na colheita de gros. Para cada aplicao no meio rural, existe um tipo de aparelho GPS recomendado, bem como o tipo de software aplicativo que se deva utilizar.

Etapas do trabalho de georreferenciamento


Um trabalho tpico envolve cinco etapas: o planejamento, com a anlise da documentao e da legislao, consultas aos rgos envolvidos e a definio do que e como georreferenciar; a demarcao, com o reconhecimento dos limites e codificao dos vrtices nos padres da Norma Tcnica especfica; a medio, pelos mtodos e precises estabelecidos pela Norma; o relatrio, com a descrio dos trabalhos, resultados alcanados, a gerao dos produtos finais (planta, memorial descritivo e arquivos de controle) e; a certificao, com o devido acompanhamento at a entrega da planta e do memorial descritivo.

Uso Prtico do Georreferenciamento

Incio

= Waypoint

Programas computacionais de apoio


Software VantagePoint (Licenciado GPS Agrimensura):
transfere os pontos do aparelho GPS para o computador (e vice-versa), permitindo exportao dos dados;

Software DataGeosis (Verso TRIAL ou Licenciado GPS Agrimensura ):


permite o desenho de plantas, mapas, croquis e medies;

Software na plataforma CAD 2008:


permite o desenho de plantas, mapas, croquis e medies;

Na dvida, confie no GPS!

Obrigado!!!

Vous aimerez peut-être aussi